SP terá internet grátis em 120 praças. Ajude a fazer o projeto

Tempo de leitura: 2 min

por Patricia Cornils, via Facebook

Na próxima sexta-feira, dia 10, a Secretaria de Serviços da prefeitura de São Paulo vai realizar uma audiência pública sobre o projeto Praças Digitais. O projeto visa oferecer conexão internet sem fio, wi fi, gratuita e aberta, em 120 praças de todos os 96 distritos da cidade. O edital da licitação para contratar o serviço foi publicado hoje pelo Diário Oficial e pode ser baixado no seguinte link: http://t.co/Y2bBnf8PmX .

Nas Praças Digitais, os cidadãos de São Paulo poderão acessar a internet a partir de diversos dispositivos: smartphones, tablets, notebooks, netbooks etc. Elas vão usar equipamentos homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com o padrão IEEE 802.11 (wi fi). Um dos pressupostos do projeto é a qualidade na conexão: nas praças, os paulistanos poderão fazer download e upload com a velocidade mínima de 512 kbps, efetivos.

O edital vai estabelecer parâmetros de qualidade, estabilidade e garantia de banda para contemplar diversos usos, inclusive streaming (transmissão ao vivo pela internet) e voz sobre ip. A lista preliminar das praças a serem contempladas pode ser consultada a partir da página 75 do edital.

As especificações técnicas serão apresentadas na audiência pública, para a qual estão convidados provedores, operadoras, integradores, fornecedores de equipamentos, entidades da sociedade civil e cidadãos interessados no tema. A audiência pública é um dos passos para a realização da licitação para a oferta do serviço, a ser realizada até julho.

O edital das Praças Digitais está em consulta pública e as contribuições podem ser enviadas até o dia 17 de maio, no seguinte link:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/planejamento/prodam/licitacoes/consultas_publicas/index.php?p=5551

A audiência pública é aberta, limitada à capacidade do auditório (250 pessoas). Começa às 10 horas da manhã de sexta-feira, dia 10. O endereço: Viaduto do Chá, 15 (Edifício Matarazzo), 7o. andar.

As notícias sobre o andamento da consulta pública podem ser acompanhadas pelo Twitter @wifi_livre e pela comunidade Wifi_livre do facebook.

Abaixo, veja como funcionam as praças conectadas no arquipélago de Cabo Verde:

Tradição e Modernidade (24) from Luiz Carlos Azenha on Vimeo.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Gerson Carneiro

Agora vai!

souza

a democracia da informação agradece.

claudio

A ideia de disponibilizar internet grátis é ótima! Não há dúvida; no entanto, há de se considerar a falta de segurança… e também a falta de abrigos contra chuva…

Claudio

Parabéns ao Haddad e a todos que votaram nele. Fizeram excelente escolha.

Douglas

qual é a velocidade? 512kbps? muito bom de devagar.

Mardones

Muito bom. Depois das praças de sampa, que tal as praças do Brasil? Já existe o projeto Cidades Digitais – que é escondido por quase todo mundo. Esta iniciativa já benefia várias cidades de pequeno porte e infelizmente não tem repercussão.

Ah, depois das praças, as praias também poderiam contar o serviço gratuito. Já imaginou tomar aquele sol e ler ‘os sujinhos’. k k k

Silvia Lopes

Cidade Tiradentes será beneficiada nesse projeto? Gostaria que tivéssemos uma praça com wi-fi gratuito aqui também, milhares de moradores, principalmente os jovens sem condições de arcar com despesa de internet mas com acesso à rede seria tudo de bom, tomara que Haddad nos ajude.

Roberto Locatelli

Que alívio. Quando o office-boy do Carlos Slim (Paulo Bernardo) veio aqui tentar fazer o Haddad desistir da ideia, pensei: “pronto, acabou”. Que nada, o Haddad mostrou que não se deixa influenciar por certos “petistas”.

Fabio Passos

Olha so que iniciativa legal.
Oferecer acesso gratuito a lazer, cultura e a informacao plural para a populacao.
A populacao ganha cada vez mais liberdade para escapar do pensamento unico do PiG.

Parabens ao Haddad e ao povo de Sao Paulo.
Ha muito nao aparecia nenhum exemplo positivo para o Brasil em termos de politica publica em Sao Paulo. 120 pracas ja e um projeto significativo. Invejavel por outras cidades brasileiras.

willian

Só aparece notícia boa de São Paulo agora. Parabéns ao editor do blog.

    demetrius

    Isso aí uilham, pra ver notícia ruim você já sabe que sites acessar, né?
    Então vaza pra lá, vaza.

    Abs.

    Willian

    Antes, era só vir aqui.

    Lucas

    que tal você recuperar dos tempos Kassabianos uma boa notícia de São Paulo, de preferência uma que não seja a venda de terreno público com aparelhos públicos de saúde para a iniciativa privada, ou a proibição da doação de sopas para moradores de rua, ou então a proibição de artistas de ruas nas ruas, ou então a lotação de militares nas sub-prefeituras. Sei lá, qualquer coisa boa, vamos ver o que você consegue arranjar.

    Willian

    Toda administração tem coisas boas e ruins. Noticiar as boas ou as ruins é decisão de quem noticia, dependendo do foco que se queira dar. Mesmo os problemas da cidade de São Paulo são sempre focados, agora, nas soluções que o prefeito vai dar a eles.

    Rodrigo Leme

    Cada um vê o que quer, mas vou citar só uma coisa: lei cidade limpa.

    Lei essa que Haddad está desfazendo de fininho, aos poucos.

    E por falar em de finindh, que aconteceu com o fim do pagamento da inspeção veicular?

    E por falar em pagamento, e a proposta mequetrefe de aumento pros professores municipais?

    Critica à gestao paulistana: tudo o que você nao vê mais no Vi O Mundo…

    Rodrigo Leme

    HAHAHAHAHAHAH, bem por aí mesmo. Agora ninguém vai falar que a cidade é uma merda (inclusive gente que nem daqui é), virou o paraíso na terra.

    Altemar

    Affff!!!

    demetrius

    Isso mesmo, antes.
    Quando o poder tava na mão de quem você apóia.

    Abs

Deixe seu comentário

Leia também