Rui Martins explica seu voto em Marina: De olho “na revolução do futuro”

Tempo de leitura: 4 min

Rui Martins-1

Porque decidi votar em Marina e lutar por ela

20/8/2014 15:23

Por Rui Martins, de Genebra, no Correio do Brasil

A partir de hoje, estamos entrando num momento histórico, envolvendo a política e o povo brasileiros que logo vai votar. Momento tão importante como foi, há doze anos, a eleição do sindicalista metalúrgico Lula para a Presidência, levando a Brasília um verdadeiro representante do povo.

O caminho aberto diminuiu a injustiça e as desigualdades sociais. Criaram-se bases para se resgatar a triste herança dos séculos de escravidão e de se iniciar o processo para se acabar com as consequências do outro século de semiescravidão no qual viviam e ainda vivem milhões de descendentes dos escravos.

O Brasil mudou com Lula e isso é visível e todos nós sentimos. Porém ninguém pode assumir sozinho a solução de tantos problemas, que se foram avolumando em tantos séculos de governos dirigidos por elites. Ainda restam áreas não solucionadas, surgiram também divergências, foram feitos compromissos, que atrasam ou comprometem os sonhos das novas gerações de um Brasil mais justo e menos desigual.

Muitos esperavam o retorno de Lula, para restituir a confiança e acertar as arestas do que foi mal concluído ou ficou por fazer. A opção de Lula de não retornar irá perpetuar, na memória de todos nós a do pioneiro e desbravador, mas sua ausência não pode ser substituída por delegação.

Sem Lula, todos nós de esquerda que o apoiamos mesmo tantas vezes criticando, temos a liberdade de optar de nos lançarmos na busca de um outra opção, que favoreça ainda outros excluídos, reformule e renove a maneira de se fazer política e permita se abrir um novo caminho, sem manter compromissos com as figuras corruptas que conseguiram sobreviver e mesmo pactuar com estes doze anos de lulismo.

Chegou a hora de mudar porque o tempo pode desviar os melhores projetos. Existe um clima geral de insatisfação e de falta de rumo, que só poderá ser preenchido com novas metas, novos desafios, novas pessoas, mesmo que sejam sonhos ou utopias. Estávamos quase habituados a calar no peito nossas decepções, pois afinal somos humanos e imperfeitos, mas ninguém pode nos impedir de reacender a chama de novas esperanças e de novas metas, na verdade as velhas esperanças e velhas metas das reformas de base, que nos foram roubadas pelo Golpe de 64.

A maioria dessas Reformas não foram feitas e o Brasil cresceu dentro do modelo neoliberal do incentivo ao consumo, que retirou da miséria 30 milhões, essa é porém uma solução de efeitos temporários que não pode ser aplicada indefinidamente.

O crescimento intensivo tem provocado a monocultura da soja, a pecuária extensiva e o desmatamento de nossas florestas, sem ter sido feita a esperada reforma agrária, se aceitando a pressão da Monsanto que nos impôs os cereais OGM, mesmo quando nossos parceiros comerciais europeus nos preferiam sem OGM [Organismos Geneticamente Modificados].

Sem se falar nas pressões do agronegócio sobre as terras indígenas, invasões, tentativas de remarcações das reservas, em nome de uma agricultura desenfreada, que não garante a necessidades das populações locais, mas voltada apenas para a exportação.

O crescimento sustentável é a grande Revolução do futuro, ainda mais num Brasil que dispõe de água, sol e ventos para fazerem funcionar suas turbinas. Os países que evoluírem para as energias alternativas serão os grandes países do amanhã e ajudarão a criar o planeta mais justo no futuro, no qual todos poderão comer sem as injunções atuais dos mercados.

Precisamos repensar a política, precisamos repensar a economia, saber o que realmente é essencial, para que as populações com o crescimento da robotização não sejam condenadas ao desemprego, e tenham, isso sim, uma vida mais plena.

Por isso, decidi votar e lutar por Marina Silva. Porque ela nos traz novos desafios e nos obrigará a novas soluções políticas e mesmo econômicas. E todo esforço é sempre sadio.

Esta não é uma declaração de ruptura aos petistas, muito menos aos lulistas, mesmo porque talvez sejamos chamados a nos reunirmos num segundo turno.

Aproveito para apelar aos brasileiros do exterior, emigrantes como eu, para votarem também em Marina. Somos mais de meio milhão de eleitores e, num pleito de resultados apertados, eles poderão mostrar sua importância dando os votos decisivos.

Faz alguns anos, batalhamos juntos em favor dos Brasileirinhos Apátridas, pois os filhos dos emigrantes brasileiros seriam apátridas, não fosse a campanha iniciada ainda no fim do século passado, da qual resultou a Proposta de Emenda Constitucional 172/00, transformada em setembro de 2007, na Emenda Constitucional 54/07, restituindo a nacionalidade brasileira nata aos filhos dos emigrantes, graças ao senador Lúcio Alcântara e deputados Carlito Merss e Rita Camata, de partidos diferentes num momento importante de consenso em favor dos filhos da emigração.

É hora de nos unirmos outra vez, mesmo porque, apesar de nossos insistentes apelos em favor de uma verdadeira política de emigração, tivemos a frustração de ver ignoradas as reivindicações constantes do encontro do PT Internacional em Havana, a Carta de Havana, e do Documento dos Núcleos Petistas do Exterior, nos quais se pedia (inclusive com minha participação) a emancipação política dos emigrantes, atualmente sujeitos à tutela dos diplomatas e dos lobbys de despachantes, advogados e religiosos, a representatividade parlamentar dos emigrantes e o voto por correspondência para os emigrantes.

Eleito duas vezes, por emigrantes da região Europa, para um Conselho de Representantes dos Emigantes, reclamei sem sucesso a criação de uma Comissão de Transição, com representantes dos Ministérios, órgãos ligados à emigração, que pudesse indicar a melhor solução institucional para uma real política de emigração. Deixo essa idéia para a futura equipe de Marina.

E, enfim, apelo aos companheiros que lutaram comigo pela não extradição do italiano Cesare Battisti, a participarem desta nova luta. Tenho certeza de que vivemos um momento histórico.

Leia também:

Altamiro Borges: Vai ter foto da Marina com Heráclito e Bornhausen


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Shirley

Mudar o que está dando certo! Esse é o discurso inconformado e desesperado da Direita. Vamos acordar para mais um golpe, pois sorrateiramente tem confundido até mesmo aqueles que se dizem da esquerda. A capacidade Grande Mídia de alienar é repugnante! Não acredito em Marina, porque sei que ela não suportaria a pressão que Dilma e Lula tem diariamente. Seria mais um Jango da vida, expulsa do poder!!

Estelina Rodrigues de Farias

Vc acredita em Papai Noel, Rui Martins? Meu título de eleitor é do consulado brasileiro de Frankfurt, mas jamais seguiria seu conselho para votar na candidata de banqueiros sonegadores de imposto de renda. Marina deixou o PT, deixou o Partido Verde e se sustenta agora no Partido Socialista por puro oportunismo. Acorda meu povo.

Regina Braga

Meu Deus…vamos apelar para o voto útil,com bláblá! Mas ela é o plano A do psdb-dem,,,a candidatura do menino não foi até agora deferida…O vice do Alckimin é o arrecadador do dinheiro…se vai para o governador ou para a bláblá não sabemos.Vai convidar o Lula e o FHC…e os esqueletos do armário tbém vão estar presentes…Ela é uma hospedeira histórica,vai para todos os lados e nada.Chego a preferir o Aécio…Quanta bobagem,no argumento.Bláblá pode sim,comprometer todas as conquistas do pt…e pode soterrar o BRICs.E como disse Luiza Erundina, uma vez…Ela deseduca na política!

Urbano

Pelo menos até agora, o Rui Martins só perde para os judas, em Sábado de Aleluia…

Gilberto

O problema não é ele votar em Marina. O problema é que quem publicou deve ter achado que ele tinha feito uma exposição de motivos. Não fez. Enalteceu o Lula, algo envergonhado, citou uma frase que deve ter copiado das propagandas de Marina e aí dedicou metade do texto à propagandear sua luta para resolver um problema pessoal. E fez mal feito, pq pelo que eu vi a maioria não entendeu sequer o problema. Assim vamos mal…

    Seu Zé

    Por aí mesmo.

L@!r M@r+e5

Se ela é tão boa e Dilma tão ruim, porque o Lula aparece no programa da Dilma?

Cada uma…

Ricardo

Viomundo, isso foi alguma pegadinha? Por que repercutir a opinião de alguém que se diz de esquerda, mas que vai votar em uma candidata aliada às velhas elites pelo fato de ela ser um “nome novo”? O nome pode até ser novo, mas as ideias são as de antigamente: http://vermelho.org.br/noticia/248110-1

FrancoAtirador

.
.
Faleceu em Londres, aos 90 anos de idade,

o ator e diretor cinematográfico inglês

Richard Attenborough, realizador dos filmes

Gandhi (1982): http://abre.ai/gandhi

Cry Freedom (1987): http://abre.ai/cry_freedom

Chaplin (1992): http://abre.ai/chaplin

(http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/morreu-o-actor-e-realizador-richard-attenborough-1667500#/0)
.
.

Bertold

Oh dó, tá maluco homem?

Ailton C

“Chegou a hora de mudar porque o tempo pode desviar os melhores projetos. Existe um clima geral de insatisfação e de falta de rumo, que só poderá ser preenchido com novas metas, novos desafios, novas pessoas, mesmo que sejam sonhos ou utopias.”

Sr. Rui, o Brasil é a 7ª economia do mundo, aqui não se pode brincar, sonhos ou utopias é para passeios na Disney, aqui temos uma administração que tira o povo da miséria, tem programas de incentivos à educação, à moradia, à produção de alimentos por pequenos produtores que hoje conseguem seus equipamentos e vivem contentes com o trabalho e a produção de alimentos para 70% do consumo nacional. Procure ler mais sobre o Brasil e saiba que apesar de fazermos as maiores hidrelétricas do mundo, também investimos em energia alternativa, como a eólica que é abundante no nordeste.
Enfim, se é só para sonhar, fique onde está e simplesmente não atrapalhe o que está sendo feito de bom para esse país. Que tal o sr. achar um meio de levar Marina para a Finlândia? Nós brasileiros ficaríamos imensamente agradecidos.

José Souza

Sr. Rui, entendi sua explicação mas voto em Dilma.

MT

Vixe esse dai ta tão desinformado que não sabe nem o que escreve.
“…reformule e renove a maneira de se fazer política e permita se abrir um novo caminho.” Renovar a maneira de fazer política? A Marina?
“Existe um clima geral de insatisfação e de falta de rumo, que só poderá ser preenchido com novas metas, novos desafios, novas pessoas”.
Clima de insatisfação? Com essa frase acabou de dizer que se informa sempre pelos velhos meios de comunicação.
O Brasil não esta mil maravilhas. Mas dizer que há uma falta de rumo, ai já é demais né.

Dimas

Sabe de nada, inocente!

Lafaiete de Souza Spínola

Aqui está um trecho do texto publicado pelo Rui Martins, em 2012:

“Daqui de longe, vendo o tumulto provocado com o processo Mensalão e a grande imprensa assanhada, me parece assistir a um show de hospício, no qual os réus e suspeitos financiam seus acusadores. O Brasil padece de sadomasoquismo, mas quem bate sempre é a direita e quem chora e geme é a esquerda.
Não vou sequer falar do Mensalão, em si mesmo, porque aqui na Suíça, país considerado dos mais honestos politicamente, ninguém entende o que se passa no Brasil. Pela simples razão de que os suíços têm seu Mensalão, perfeitamente legal e integrado na estrutura política do país.
Cada deputado ou senador eleito é imediatamente contatado por bancos, laboratórios farmacêuticos, seguradoras, investidores e outros grupos para fazer parte do conselho de administração, mediante um régio pagamento mensal. Um antigo presidente da Câmara dos deputados, Peter Hess, era vice-presidente de 42 conselhos de administração de empresas suíças e faturava cerca de meio-milhão de dólares mensais.
Com tal generosidade, na verdade uma versão helvética do Mensalão, os grupos econômicos que governam a Suíça têm assegurada a vitória dos seus projetos de lei e a derrota das propostas indesejáveis. E nunca houve uma grita geral da imprensa suíça contra esse tipo de controle e colonização do parlamento suíço.”

NOTAS:
1. Só a maioria do povo brasileiro não sabe que a Suíça sempre foi o paraíso, onde os corruptos protegem suas riquezas.
2. Só a maioria do povo brasileiro não sabe que a Suíça tem sido o paraíso para os bancos que protegem essas fortunas.
3. Só a maioria do povo brasileiro não sabe da existência de muitos outros paraísos, pois a Suíça, com o passar do tempo, ficou muito visada.
3. Só a maioria do povo brasileiro sabe que a minha defesa por UM PROJETO PAR A EDUCAÇÂO NO BRASIL é necessário.
4. O povo brasileiro diz: Isso não vai ser feito, pois eles não querem!
5. O povo brasileiro vota, sem acreditar que qualquer partido que esteja no poder queira investir alto na educação. Dizem: todos são iguais!
6. O povo brasileiro não recebeu e não recebe educação de qualidade; não tem tempo nem meios para obter informações. Está, quase, anestesiado!

SOBRE INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO

Nesse mundo globalizado, quem não investe em Educação estará mais vulnerável. O Brasil, todos sabemos, é um país de analfabetos e semianalfabetos. Um diploma de segundo grau, quase sempre, não passa de um pedaço de papel. O IDEB e testes internacionais estão aí para comprovar a quem duvida dessa verdade. Depois do primeiro impacto inicial, o bolsa família passa à fase da saturação no que diz respeito à ampliação do mercado interno.

Segundo estatísticas, as classes D e E representam cerca de 75 milhões de habitantes, aproximadamente 40% da nossa população. O poder aquisitivo desses nossos conterrâneos está em torno de, mirrados, 10%. O que podemos esperar dentro desse quadro de calamidade?

Um investimento de pelo menos 15% do PIB na educação, em nossas condições concretas, daria um impulso, em curto prazo, no nosso mercado interno, desde que haja uma mobilização nacional. Boa parte das nossas reservas poderia ser usada, inicialmente, para a construção de escolas, em tempo integral, tipo CIEPS, porém mais amplas, com áreas dedicadas à cultura e ao esporte. Tudo isso nas cidades e no campo.

Reservando aos pequenos agricultores o fornecimento da alimentação dessas escolas, haveria um crescimento do mercado interno oriundo da renda desses agricultores, além de mantê-los em suas terras.

Sugiro que se aplique cerca de 40% das reservas na construção de grandes centros educacionais e na preparação urgente de professores, tudo federalizado.

NOTAS:
1. O PIB PER CÁPITA da Finlândia é de aproximadamente US$ 55.000,00.
2. O do Brasil está em torno de US$ 12.000,00.
3. A Finlândia investe cerca de 6% na educação, o que dá US$ 3.300,00.
4. O Brasil dedica por volta de 5%, num total de US$ 600,00.
5. A Finlândia, portanto, investe 5.5 vezes mais que o Brasil, na área.
6. Se passarmos a investir 15% do PIB, dá para ver que não é um exagero, como
alguns afirmam. Neste caso, a Finlândia continua investindo 80% mais que o Brasil.

Devemos considerar, ainda:
Que a nossa população em fase escolar, percentualmente, é maior que a da Finlândia.
Que a Finlândia investiu na educação para chegar a esse patamar de bem estar.
Que a Finlândia, ainda, era um país madeireiro e pobre, quando tomou essa decisão de dar prioridade à educação.
Que não se deve esperar melhores dias para assim proceder, pois esses dias podem não chegar ou tornar-se muito tarde, prolongando essa injustiça social e mantendo a nossa fragilidade na segurança.

Proponho:
Que se invista, pelo menos, 15% do PIB na educação básica.
A total federalização da educação básica.
Uma auditoria da dívida pública!
Que se pague 5% do salário/entrada por cada filho matriculado.
Que se crie algo similar a uma CPMF de 0,5%, exclusivamente para essa finalidade (deixando de ser algo provisório).
Para isso, proponho uma mobilização nacional!

Nena

Você chegou a esta conclusão aí de Genebra? Vai se catar, continue por aí na sua luta pelos imigrantes despatriado ??? Copiei pra você, caro Martins:
Nos termos da Constituição Federal de 1988, os filhos de brasileiros nascidos no exterior são brasileiros natos, desde que registrados em Repartição Consular …Então qual é o seu problema ?

Carlos

Vai na frente que eu não vou!

Claudio Gress

A mesma conversa mole de sempre . É sempre a mesma estrutura de texto.
1 – Elogia – se Lula , posto que impossível negar os avanços do PT .
2 . Nenhuma crítica ao PSDB , nunca !
3. Tenta-se separar Dilma de Lula , tentativa feita desde os primeiros dias de governo Dilma , numa personificação da política , sem qualquer amparo em idéias do ocidente.
4. Pontua metas não atingidas pelo PT . Como se em 12 anos alguém cumpre todas as metas , mesmo numa simples padaria , imagina no país !

Passamos a assistir agora a variante ” nada a ver” desta estrutura de texto , posto que Marina vem com um discurso verdóide , falso , tentando conciliar o inconciliável : o capital especulativo e a economia verde .
Política não é brincadeira. Envolve o futuro nosso ,de nossas famílias e de uma nação. Qualquer debate político tem de trazer propostas verdadeiras e não falsas afirmações sobre economia verde e reforma agrária . agrária .
Um pouco mais de consistência nos textos , por favor .Vejam este trecho : ” Por isso, decidi votar e lutar por Marina Silva. Porque ela nos traz novos desafios e nos obrigará a novas soluções políticas e mesmo econômicas. E todo esforço é sempre sadio.”
Por isso … ? O Brasil é país do sol e dos rios … ? Precisamos de novos desafios …. quais ?
Portanto , sem qualquer novidade política , num texto escrito por um anti – petista típico , envergonhado em ir contra a distribuição de renda

Lukas

Caramba, como os comrntaristas são ressentidos. Não votar em Dilma é considerado ofensa pessoal ou sinal de mau caratismo.

E ainda se consideram democratas e progressistas. Nada mais próximo da intolerancia direitista americana do que um petista.

Elias

Sr. Rui Martins

Não concordo com nada do que o SR. disse e não defendo o direito de dizê-lo. O Viomundo lhe deu o espaço por ser democrático. Eu sou pragmático. E fique sabendo que dos 500 mil (ou meio milhão) de eleitores brasileiros no exterior, mais da metade votará em Dilma. Aguarde e verá.

marco

Leia sr.Rui.O senhor,como muitos,são ex-petistas Cabeças de Bagre,e por isso,deverá votar na BAGRELA!Eu nunca fui PT,sr.Rui,por achar que muitos deles,eram e muitos permanecem,Cabeças de Bagres,e o sr. é um deles.Eu não gosto de Muqueca!

maria joaquina

Não devemos nos preocupar com “bllabarina,fadinha da floresta”- basta juntar o seu personalismo que se caracteriza principalmente por querer o poder pelo poder, um vice que tem grande afinidade com tudo e todos que contrariam o seu discurso tido como renovador e até mesmo revolucionário, por sua vez, tem também uma fada madrinha representante dos banqueiros e, para azar seu, uma coordenadora de campanha “a tia”, que,quer queiram ou não, sempre esteve em sintonia com os movimentos populares e afins.Neste andar da carruagem ,suponho que, em breve, a mesma estará vivendo o seu inferno na ‘TERRA DO NUNCA’.

Valdeci Elias

Preocupado com OGM[Organismos Geneticamente Modificados] , e vai votar no Rei da Soja Transgênica pra vice-presidente do Brasil ?!?! KKKKkkkkkkkkkkkkkkkkk

edir

O que diz Minc , sucessor de Marina no Ministério do Meio Ambiente !!!
Marina foi boa ministra. Mas em cinco anos não visitou o CNPQ para resolver a falta de acesso de pesquisadores a parques nacionais. No MMA, fomos ao CNPQ e avançamos a parceria com a Ciência, para pesquisadores poderem promover estudos em parques.

Marina defendeu a Biodiversidade. Mas não conseguiu unir governo e o Grupo de 77 países e aprovar o pagamento para o uso sustentável da Biodiversidade. No MMA, presidimos pelo Brasil o Grupo dos Países Megabiodiversos e fechamos o acordo. Minha sucessora, a ministra Izabella Teixeira teve papel de destaque na aprovação deste pagamento na Convenção da Biodiversidade realizada em Nagoya.

Marina defendeu uma Política de Clima. Mas não uniu Universidade, Embrapa e Ministérios da Ciência e Tecnologia para aprovar a lei. No Ministério do Meio Ambiente (MMA), conseguimos articular a sociedade: Brasil foi o primeiro país emergente a ter Lei do Clima!

Marina confrontou ruralistas. Mas não articulou uma frente e uma plataforma que unisse ecologistas, agricultura familiar, FETRAF, CONTAG e Ministério do Desenvolvimento Agrário. No MMA, nós conseguimos isto!

Marina defendeu a Amazônia. Mas licenciou usinas do Rio Madeira sem condicionantes ambientais para Saneamento, Biodiversidade, Prevenção de Incêndios. No MMA, exigimos isto!

Marina defendeu seringueiros. Mas licenciou a BR-Cuiabá-Santarém sem antes implantar parques. Resultado: aumentou o desmatamento no entorno. No MMA, impedimos que isso acontecesse com a BR-Porto Velho-Manaus, que cortaria o coração verde da Floresta Amazônica, negando seu licenciamento.

edir

Pode ter certeza que Dilma secou a fonte de privilégio dele. Conheco alguns aqui. Vôos, hoteis, diárias e mais outras coisas.

edir

Eu vivo na ALemanha, sou Dilma.
Nem conheci esse tal do Rui.
Mas é destes que usa verba pública para nos “representar” , eu conheco essa gente. Vôo para o Brasil, estadia em hotéis, tudo pelo “próximo”.

anac

Assim é fácil. De Genebra, o papel aceita tudo. Se revolução foi entregar a Neca Setubal do Itau, ou seja, ao mercado financeiro do capitalismo selvagem o Brasil então estaremos todos mortos e mal pagos com dois meses de governo Marina, a insustentável. Não sobrará um para contar a estória. Só Rui, em Genebra.

Urbano

Ao que parece, até o momento, o ui (que) martírio conseguiu a unanimidade. Seria ótimo que o Rui tivesse o conhecimento devido (caso não tenha sido apagão) dos maus momentos que o Brasil já passou nas mãos da ditadura, do sarna, do collor e do danoso ferrando henriqueaux. No caso de querer pular no vazio do penhasco, que vá só, mas induzir aos demais para fazer o mesmo, não. Desse jeito, é para se perguntar se está querendo ser algum novo profeta de fancaria, ao estilo jim Jones…

    Urbano

    O até o momento correspondia ao horário (9h31 de hoje) do último comentário publicado.

Francisco de Assis

Rui Martins declara ser mais um recalcado com o Itamaraty.

Se Joaquim Barbosa fosse candidato, teria o seu voto.

Interessante é que, para um dos lados, ele cita prós e contras.

Do lado de Osmarina, só os prós.

Ah, vá!

Zazof

Sou doutor em um programa de pós-graduação em desenvolvimento sustentável e não consigo definir – de fato – esse conceito. Os ecologistas mais fundamentalistas se dizem sustentáveis assim como a Monsanto ou a Dow Chemicals, apesar de todas as atrocidades que cometeram contra a humanidade. Ninguém é contra! O foco nas gerações futuras, apesar de inteligente, nos passa uma ideia de não necessidade de ações imediatas. Esse conceito é um excelente aglutinador de recursos e atores políticos, mas o é, precisamente, por ser vago e impreciso. Talvez por isso Marina consiga unir banqueiros, ruralistas e socialistas em seu apoio, e é certamente por isso que não consigo imaginar o que viria a ser um governo dela.

    evair da costa nunes

    Zazof, matou a cobra e mostrou a cobra morta exatamente ninguém diz-se contra a sustentabilidade, mas qual, como, para quem????????Bancos como o apoiador de Marina???????

Joao Pereira

O Rui, a despeito de sua grande contribuicao com a campanha dos Brasileirinhos Apatridas, esta’ “viajando” em sua analise a respeito da Marina como agente revolucionaria. Ele esta’ se deixando contaminar pelo pessimismo e nihilismo da imprensa golpista, e deixando de prestar atencao no que realmente esta’ ocorrendo: Marina e’ o plano B da direita golpista neo-liberal para voltar ao poder e nos levar de volta aos tempos de FHC. Neca Setubal disse, dois dias atras, que Marina ira’ governar com o PSDB e o PT, e os operadores do mercado. Tal confusao e’ profunda desonestidade para com o publico, ou absoluta incapacidade para o raciocinio logico (ou ambas as coisas) ?

    Mário SF Alves

    “…Marina e’ o plano B da direita golpista neo-liberal para voltar ao poder e nos levar de volta aos tempos de FHC.”
    _____________________________
    Sim, de novo a direita golpista ante o fracasso quase geral do golpe branco via STF, resolveu utilizar a estratégia Marina, de novo. Antes, nas eleições de 2010, como mera estratégia visando cavar o segundo turno. Conseguiram. Mas, e agora, ficarão só na estratégia ou vão pro tudo ou nada com ela mesma e, com isso, por o AhÉSim pra escanteio de vez?

    evair da costa nunes

    João Pereira, sinto, mas os operadores do mercado já participam das decisões, todas as reuniões do COPOM são precedidas de reuniões com os principais agentes do merado financeiro e o COPOM faz o balizamento, entre a voracidade da banca os interesses do país e a maioria de sua população, daí sai a SELIC e os viés de baixa ou alta dos juros para as próximas reunões desse órgão!!!!!!

    L@!r M@r+e5

    PSDB já deixou o governo, amigo. Onde hoje em dia os bancos participam da reunião do COPOM?

Liz Almeida

Mudança? Nova política?

Até agora o único partido que deixou claro que fará o que estiver ao seu alcance por uma Reforma Política ampla foi o PT.

dinarte

DILMA 2014,DILMA 2014,DILMA 2014,DILMA DILMA 2014, DILMA 2014, DILMA 2014 ,DILMA 2014, DILMA 2014, DILMA 2014, DILMA 2014, DILMA 2014, DILMA 2014,DILMA 2014, DILMA 2014, ……………………………..esse é o meu comentário para o artigo imbecil que esse cara escreveu.

Celso

Pura perda de tempo em ler a publicação acima. Lembrou-me o Barão de Itararé, quando dizia que “de onde menos se espera, daí é que não sai nada mesmo”. E se dar ao luxo de convocar a outros brasileiros residentes no exterior a votar na Maria Osmarina Silva e Souza, quanta pretensão.Bastaria observar que em todas as pesquisas até esta data publicadas, mesmo com todas as manipulações de resultados, apresentam um único resultado que é Dilma em primeiro lugar. Deveria se informar melhor sobre o Brasil, pois parece que desconhece as mudanças ocorridas nos últimos anos. Propor mudar simplesmente para termos novos desafios, é nos transformar em meros experimentos de políticos inexperientes. Agradeço sua “colaboração” e lhe peço, fica por aí mesmo.

JoãoP

Esse cara é muito engraçado, ele continua em Genebra e prega para nós um governo de ideias medievais com sanguessugas do mercado, tudo abençoado pela fadinha da floresta. Então, tá. Dilma, pra mim, Dilma para todos que não perderam o juizo!

paulo

Com o Gianetti? Então tá.

FrancoAtirador

.
.
Só se forem Reformas Faciais de Base…

ACORDA, BONITA!

TAGs: Beleza, Maquiagem, Tutoriais

COMO ESCOLHER O TOM DA BASE PELA INTERNET?

4 PASSOS INFALÍVEIS (OU QUASE)…

(http://www.acordabonita.com/2012/12/como-escolher-o-tom-da-base-pela-internet-4-passos-infaliveis-ou-quase)
.
.

Francisco

Quer ir? Vá.

“Na falta” de Lula, Marina “serve”. Então tá.

O sujeito sai falando em principios e não para de atrelar transformações sociais a pessoas.

Um dia essas pessoas vão faltar, meu caro. Não haverá mais principios?

Principios coletivos são longevos, alguns imorredouros.

Para isso existem os partidos: coletivos que perseguem principios.

Na falta de Lula, meu caro, tem o PT, na falta do PT tem o socialismo.

Na falta do socialismo, tem a nação, o povo.

Lula, Marina, Dilma, Fidel, não me fazem a menor falta…

E se eles pretendem ser socialistas – estão contentissimos que eu pense assim…

José X.

Quem é esse tal Rui Martins ? O que está fazendo no Viomundo ? Nunca ouvi falar…

Mário SF Alves

Ninguém entendeu nada até agora. O texto é um tremendo alerta. Fala de revolução.

Sim, revolução à 64; revolução à Paraguai; revolução à domínio do fato sem o fato; revolução verde; revolução anarco-capitalista…

Ora!
_________________________________
É ou não é? Diga aí, Itaúúúúúúúúú……………

Um novo Jânio-Marina-Quadros?

________________________________________________
Revolução do futuro??? Já??? Agora??? Com a Marina tipo Jânio Quadros e sua Rede???

Ma nem que o Brasil fosse uma ilha isolada do mundo, ou mesmo da Rússia, da China e do imperialismo norte-americano. Nem assim.

___________________________________________________________
Revolução do futuro???

Quem sabe, depois de mais uns dois mandatos do PT, com a população politicamente mais esclarecida, quando o Império já tiver ido pras cucuias, quem sabe?

Ou será que o desenvolvimento socioeconómico ou mesmo o desenvolvimentismo do Brasil tende a fortalecer os músculos do tal imperialismo que hoje só se segura pelo poder das armas?

E a possível paralisação/suspensão temporária/desativação marino-silvista deste possível desenvolvimento socioeconômico capitalista significaria o quê em relação aos interesses do dito Império?

    Mário SF Alves

    “Ou será que o desenvolvimento socioeconómico ou mesmo o desenvolvimentismo do Brasil tende a fortalecer os músculos do tal imperialismo que hoje só se segura pelo poder das armas?”
    ________________
    Ou melhor, “…que hoje só se segura pelo IMORAL poder das armas.”

Jair de Souza

Eu acho que eu entendo a “lógica” do Sr. Rui Martins quando ele diz que vai votar com a visão na “revolução do futuro”. É por isso que ele decidiu escolher o que há de mais atrasado em política, escolheu alguém que representa as forças econômicas mais anti-sociais e antipovo existentes (os banqueiros do Itaú e os defensores do neoliberalismo, associados ao pentecostalismo criacionista bushiano). A esperança de gente como o Sr. Rui Martins deve ser que, se Marina chega a ganhar, haverá uma destruição total de tudo o que cheire a interesse popular e, assim, o Sr. Rui Martins e outros “puros” defensores da justiça social poderão começar sua luta a partir do zero, sem os vícios do passado. Não é isso, grande pensador revolucionário Rui Martins?

Paulo Roberto Gomes

Um clima geral de insatisfação ? Só se for em Ipanema, Leblon, Barra, etc. Reformas de base com Marina ? Ah tá, a dona do Itaú vai fazer as reformas de base.

Vai lutar por Marina ? De Genebra ? Ah, entendi.

Democraticamente respeito o voto de qualquer um, e democraticamente também exerço meu direito de mandar este cara pra pqp

terezinha

Defendo sempre a liberdade de manifestacao. Mas o senhor rui deveria ouvir o que pensa a neca, dona do itau, que e quem vai cuidar do galinheiro. pobre moço. Ele nao tem ideia do liberalismo do Gianetti e que marina ja liberou o banco central para os banqueiros, sugiro que ele leia o blog de osmarino.

assalariado.

Tudo bem, Sr. Rui Martins, voto é livre. Podemos ficar então nos embates e debates, com relação a ficar contra “tudo isso ai.” Ou ficar só na vontade de “favorcer outros excluidos”. Confesso que sou critico a esse Governo da governabilidade e, por várias vezes achei possivel, para que mudassem os rumos da “governabilidade”. Claro, não tenho ilusão com a social democracia petista e seus genéricos pois, a prioridade é com o acordo feito em 2002. Carta ao Brasileiros, lembram- se? Compromisso nº 1 assumido nesses 12 anos para com, a burguesia “nacional” e internacional.

Ah, sim! “Chegou a hora de mudar”. Pra onde?

Oba, oba, não resolve.

Fora isso, ainda tem a questão da (hegemonia) politica que as elites do capital tem no Congresso. Como quebraremos isso nestas eleiçoes? Por outro lado, não vejo nem um candidato (a), dizer como aumentar e arrumar dinheiro para alavancar o desenvolvimento necessário. Oras, como sabemos, existe um tal tripé economico que engesa a economia pelos 4 lados da história, de acordo o modo de produção capitalista, por hora em crise globalizada. O tripé? Segundo a teoria Republicana capitalista, para arrumar a economia, é se apoiar no controle da inflação, cambio flutuante e superavit primario. Todos estes pontos, são contraditórios entre si, ou não? Pois é, Marx falou que as crises do capital se dão no excesso/ abundancia de mercadorias. E agora?

Isso sem falar na tal “independencia” do Banco Central, e do pagamento dos titulos publicos que consomem mais de 42% ao ano, do orçamento da união, … O pouco que minha culta ignorancia me permite entender, por economia capitalista o Sr. Rui Martins nem se preocupou em mencionar tal situações. Por que? Avançar no achismo, “contra tudo que está ai”, é complicado. Ou então, escreva mais um post e se posicione melhor com qual propostas a Dona Marina e sua equipe de troia, vai comandar esse tal “favorcer outros excluidos”.

Saudaçoes Socialistas.

    Mário SF Alves

    “…equipe de troia…”

    Equipe cavalo de troia. Como se já não nos bastasse a mídia cavalo-de-troia.

Zilda

A falta que faz uma formação politica mais consistente e informações precisas sobre a realidade. Será que o Rui viu a entrevista de Neca Setúbal, uma das donas do Itaú, amiga e assessora de Marina? Conhece a tortuosa trajetória da candidata? SEi não, se quem tem acesso a informações demonstra esse grau de ingenuidade o que dizer do povão que só tem a TV Globo diante de si?!….

    Mário SF Alves

    “Sei não, se quem tem acesso a informações demonstra esse grau de ingenuidade o que dizer do povão que só tem a TV Globo diante de si?!….”
    ________________________________
    Tem razão, Zilda. Infelizmente.

    A sorte é que no Brasil de hoje, a maioria das pessoas – a trancos e barrancos – já adquiriu certa resistência imunológica a esse lenga-lenga futurista de banqueiros, mídia fora da lei, intelectuais feagaceanicos, assemelhados e cia. O que conta é o vamos ver do aqui e do agora. E… mesmo sem o famigerado culto à personalidades, o que conta é Lula + Dilma.

Joao_Mineirim

Marina não representa revolução do futuro, representa involução para os tempos das cavernas.
A mulher vive com os dois pés firmemente plantados no ar.
O que algumas pessoas não entendem, ou fazem força para não entender, é que não adianta o governo central ir na direção do progresso, se os governos regionais e locais irem na direção oposta.
Parece que o brasileiro não compreende a repartição de competências entre os poderes e esferas insculpidas na Constituição de 1988. Talvez, desconheçam e ainda enxergam o modelo monárquico ou da ditadura em que o poder central manda em tudo. Se for tão dificil assim compreender, devemos criar no Brasil um estado unitário, com um só poder central. Substituiremos os poderes regionais e locais por administradores, sem poder político. Talvez resolva.

    Mário SF Alves

    “Talvez, desconheçam e ainda enxergam o modelo monárquico ou da ditadura em que o poder central manda em tudo.”
    ____________________
    Pois é… e nem assim tiveram peito pra superar séculos e séculos de atraso na modificação da estrutura fundiária mais arcaica e incivilizante do mundo.

Heitor

Prefiro votar no Maluf do que em alguém que mistura Estado e religião

ana s.

Essas são as pessoas que mais me indignam, pois elas estão querendo devolver o Brasil pra direita não por convicção, mas por estupidez!

Bacellar

<a href="” rel=”nofollow”>

Já disseram tudo…

Luis Eduardo

Fico imaginando daqui a dois anos, Marina presidente, ele escrevendo outro artigo como este pra dizer que está “desiludido”. Não terá sido por falta de aviso.

    JoãoP

    Não conheco esse Rui Martins, mas se eu fosse da família dele eu recomendaria um tratamento urgente, ele está delirando.

    carmen silvia

    O cara comete esses equívocos e depois a culpa é da política e dos políticos.Quando vamos assumir nossas responsabilidades pelo que acontece no país.Marina não é uma incógnita,seu ideário está aí pra quem quiser ver ou ler.Concordo com Luis Eduardo,depois não digam que não avisei.

Patrick

Não vai votar em Dilma por causa da Monsanto, mas vai votar em Marina que tem um vice da tropa de choque da Monsanto. Entendi, só que não.

Maria Izabel L Silva

Azenha. Conceição. Isso é um deboche? Esse rapaz não tem a mínima noção de quem é a Marina. Como poderia se ele mora na Suíça. O quadro que ele pinta, é o da ‘Fadinha da Floresta” de 2010. É Patético. E ainda tem a cara de pau de dizer que é algo novo. Me mostre a “revolução do futuro” em um programa igualzinho ao de Aécio, coordenado pelo Banco Itau. “Crescimento intensivo provocado pela monocultura da soja … com pressões do agronegócio sobre as terras indígenas”? Esse cara não sabe que o vice de Marina é ofice boy do agronegócio? Ainda diz que “não é uma ruptura com os petistas”. É sim meu caro. Essa “novidade” que você apoia, e que você parece não conhecer, de novo não tem nada. É pra superar essa merda que nós elegemos a Dilma. Se você quer voltar aos tempos de FHC, paciência mas não deboche da minha cara.

Mardones

Cesare Battisti e Achile Lollo são ótimos companheiros. Céus!!!!!!!!!!!!

Maurici Aazevedo

Que o indivíduo tenha a sua preferência, eu não discuto. Porém, vinda de petista! FaÇa-me o favor!!!

jose marcos

Perfeito Rosa, resumiu tudo. Para acrescentar ao que o “sonhatico” falou sobre novas politicas econômicas: realmente a marina vai mudar, entregando o comando do Banco Central para os banqueiros. Como pode um sujeito, aparentemente esclarecido, ser tão alienado em relação as verdadeiras idéias e a turma que anda com a Marina.

Luís Carlos

Rui, como todos nós, tem o direito de manifestar seu apoio a qualquer candidatura. Escolheu Marina. Por outro lado, soa demasiado desconexo os argumentos e os fatos. O Vice de Marina é o “rei da soja” defensor do agronegócio. Será que Beto Albuquerque não usa insumos da Monsanto e de outras empresas do ramo? Não defenderá interesses dessas empresas?
A cabeça da área econômica de Marina é banqueira. Uma das donas do Itaú que quer Banco Central com “autonomia” (do governo, claro, mas não do “mercado”) e já preconiza inflação menor, porém às custas de juros mais altos, gerando desemprego, menor consumo, cortes orçamentários do Governo Federal e dos demais, certamente da seguridade social, aí incluídas saúde, previdência e assistência social. Será governo do Itaú para os muito ricos.
Por fim, Marina é a negação da política. É a teocracia imposta ao Estado laico, com sua única representante da divina providência.
Até posso concordar com algumas razões apresentadas por Rui, porém a escolha é contraditória. Fico com Dilma.

Edson

A declaração de voto é uma abstração. De quem fala Rui Martins? De Marina e do Itaú, do Eduardo Gianetti, do Lara Rezende, dos mercadistas, da autonomia do Banco Central? De Marina e seu vice, Beto Albuquerque, defensor dos transgênicos? E que política Marina e os seus propagam? Rui parece muito mal informado sobre a disputa em jogo no Brasil.

Gildo

Além de tudo que a Rosa disse, o que foi feito no Ministério do Meio Ambiente, quando ela esteve lá? Quem está assessorando a candidata indica o rumo que ela terá que seguir necessáriamente. Como ela irá desenvolver a economia, contrariando os interesses dos banqueiros (a sua coordenação de campanha é da família Itaú), os formuladores das políticas monetária e fiscal, são economistas ligadoa ao consenso de Washington, que só interessa aos Estados Unidos da América,etc,etc. Não dá. Entre alguém que está fazendo e alguém que diz que ainda vai fazer e pior, quando podia fazer não fez, a opção é clara. Seria muito bom Rui, se ela representasse essa mudança, que, do meu ponto de vista, ela nem terá coragem de defender na campanha. Vamos acompanhar os acontecimentos.

danilogs

O argumento para justificar o voto em Marina é um clichê, pois o “clima total de insatisfação” não existe, pois Dilma tem maioria de votos, podendo até vencer no primeiro turno! Certamente, ele está se “informando” muito pela grande imprensa, pois está fora do país – em Genebra, e talvez não tenha notícia que o mentor econômico de Marina seja Gianetti da Fonseca, economista liberal que defende o estado mínimo, o tripé-econômico, independência do Banco Central e até o aumento de preços da carne e do leite, no intuito de se preservar natureza, apesar de, claro, seu bifão suculento e o leitinho com ovo-maltine e sustagem de suas crianças ficarem preservados. Desconhece, certamente, a coordenadora de campanha de marina, a banqueira filantropa Neca Setubal que, segundo os jornais de hoje, também ferrenha defensora da independência do Banco Central por lei. No mais, fica-nos a dúvida que esperamos que Rui Martins oriente: Marina deve ou não ser fotografada ao lado de Bonhalsen e Heráclito ?

Urbano

Explicar voto em czarina silva não é bem explicação, não; está mais para (amaciando holisticamente a palavra) con-tor-ci-o-nis-mo. Óbvio, ululante que tem todo o direito de votar nela; agora, explicar? Brincadeira…

    Urbano

    Essa revolução do futuro, a cazarina silva já está fazendo dentro do PSB. E é bom não se esquecer que no ecológico dela só existe o eco; o lógico é meramente mirabolante.

    Urbano

    Czarina, eu quis dizer. Sim… neca de desafio; mais intenção de governar de fato e apagar o a pagar…

Rosa

Apostar em Marina como algo novo, quando seu vice é ligado ao agronegócio e é a favor dos transgênicos da Monsanto, onde a coordenadora de sua campanha é do Banco Itau, inadimplente com a RF, quando sua equipe econômica é formada por ortodoxos que querem juros altos, salários achatados e desemprego pra conter a inflação? NÃO,obrigada.
Não me iludo com o diferencial que a candidata diz representar.

Deixe seu comentário

Leia também