Rodrigo Vianna: O impeachment, feito por Cunha, é um golpe do PSDB; “você, Cunha, arranca o PT da presidência, e nós livramos a sua cara!”

Tempo de leitura: 4 min

cunha, aécio, paulinho e serra
Esses aí querem tirar Dilma para combater a corrupção?

O impeachment, feito por Cunha, é um golpe do PSDB

dezembro 3, 2015 12:25 Atualizado

O golpe tucano é assim: “você, Cunha, arranca o PT da presidência, e nós livramos a sua cara!” Ou seja, trata-se de um golpe parlamentar. Promovido pelo homem mais sujo do Brasil, com apoio dos que perderam a eleição em 2014.

por Rodrigo Vianna, no Escrevinhador, sugestão de Messias Macedo 

A decisão de Eduardo Cunha, de dar seguimento a um pedido de impeachment formulado pela oposição, gera imensas dificuldades para o país: cria incerteza na economia, atrasa decisões de investimento, aumenta a probabilidade de que a recessão se aprofunde.

Mas, do ponto de vista estritamente político, a decisão não chega a ser um desastre para Dilma. Por alguns motivos, que passo a listar.

Primeiro: o momento de abrir o processo não é o mais adequado, se a ideia é mobilizar as pessoas na rua para derrubar Dilma.

Desde o começo de 2015, este blogueiro tem dito que a hora da verdade para Dilma seria o primeiro semestre de 2016, quando a economia chegaria ao fundo do poço, provocando (além da crise política e econômica) também instabilidade social. Para a oposição, o momento ideal de abrir o impeachment seria maio ou junho de 2016. A base social de Dilma estaria ainda mais frágil, e o desemprego poderia criar uma espécie de consenso pela derrubada.

Cunha, no entanto, não podia esperar. Agiu por vingança. E essa será a disputa agora: uma disputa de narrativas.

Aécio/Serra/Cunha/Temer e a mídia golpista tentarão caracterizar o impeachment como fato consumado, um dado da realidade. Reparem como as manchetes dos portais não trazem o contexto, não dizem: “Acuado e ameaçado de prisão, Cunha se vinga e abre impeachment”.

Os portais da Folha (UOL) e da Globo (G-1) preferem uma saída técnica, tipo: “saiba o passo a passo do impeachment”. A ideia é criar esse clima de “naturalização”.

Pode dar certo? Pode. Mas, neste momento, Dilma tem grandes chances de caracterizar a decisão de Cunha como manobra, e não decisão técnica. Pra isso, é preciso travar a guerra de comunicação.

Governo, PT e forças democráticas em geral devem mostrar a decisão de Cunha como aquilo que é: um movimento de vingança, de uso indevido do cargo.  Acusado de esconder dinheiro na Suica, às portas de perder o mandato e de ir pra cadeia, Cunha usa a presidência da Câmara para se livrar dos problemas. E, pra isso, lança o país num abismo – em parceria com líderes do PSDB.

Reparem que jornalistas com um pingo de responsabilidade, mesmo em organismos comandados pela direita, já se insurgem.  Foi o que fez Jorge Bastos Morenos (“O Globo”), em sua conta no twitter: “Sinto-me, como todos os brasileiros, ofendido na minha inteligência com a alegação de Cunha de que tomou uma decisão técnica. Foi vingança.”

Segundo: vai ficando claro para a população que há uma articulação PMDB/PSDB para tomar o poder, sem passar pelas urnas.

Durante dias, ouvimos falar na mídia de uma barganha PT/Cunha. Mas o que vemos agora é que no fim essa barganha não se desenvolveu.

A barganha em curso é outra: “você, Cunha, arranca o PT da presidência, e nós livramos a sua cara!” Ou seja, trata-se de um golpe parlamentar. Promovido pelo homem mais sujo do Brasil, com apoio dos que perderam a eleição no voto em 2014. Aécio, Serra, Paulinho, Cunha e Temer não querem combater a corrupção. Eles querem o poder, sem precisar do voto popular.

Cunha teria consultado outras lideranças, avisado o vice Michel Temer, e recebido sinal verde para a operação. A oposição tucana (com exceção de Alckmin, às voltas com uma crise em São Paulo) percebeu que esse era o momento para fechar o acordo com o PMDB. Com o presidente da Câmara acuado e Temer amedrontado diante da Lava-Jato, os peemedebistas estariam mais propícios a patrocinar o golpe.

Esse cenário, de articulação palaciana e de um impeachment que surge quando as ruas estão vazias (ou seja, é fruto de um grande acordo “por cima”), pode tirar o PT e a esquerda da letargia.

A tentativa de impeachment pode dar a Dilma e ao PT a chance de falarem em nome da democracia.

Terceiro: o impeachment surge num momento em que o governo reorganiza sua base no Congresso. Nas últimas votações, Dilma ganhou, enterrou a pauta-bomba.

Tanto nas ruas, como no Congresso, o momento não é o mais propício para o golpe. Mas eles vão tentar…

Hoje, eu diria que a presidenta tem 60% de chance de ficar no cargo. E de sair da crise mais forte do que entrou.

Se cair, abrir-se-á um período de mais instabilidade. Aécio, na sequência, tentará derrubar Temer, para que novas eleições sejam convocadas. Serra, por sua vez, tentará sustentar Temer até 2018, para ser ele (o estadista da Mooca) o comandante do país.

É um enredo em que o país está seqüestrado por interesses privados.

O PT errou muito, entregou-se a todo tipo de acordo e se lambuzou na zona cinzenta dos interesses privados que dominam o Estado brasileiro. Tudo isso é fato. Ainda assim, na undécima hora, o PT mostrou compromisso com a democracia ao recusar a barganha de Cunha.

Agora, é preciso travar a disputa final. Pra ganhar ou perder.

Mas há boas chances de vitória, se o lado da democracia agir de forma unida e sem medo de um embate total. Do outro lado, há o que existe de mais podre e atrasado nesse país. Uma disputa tão grave como a travada em 1954, 1961 e 1964.

Não está escrito nas estrelas quem vai vencer. Depende da disputa real, que está em pleno curso. Nas redes e nas ruas.

Leia também:

No pedido de impeachment, oposição omitiu decretos de créditos suplementares assinados por Temer 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Roberto Locatelli

Eles estão preparando o golpe há muito tempo, sob orientação do Pentágono e da CIA. Começou com as tais “jornadas” de junho de 2013, do “movimento passe livre” (hoje extinto) e com a participação dos black blocs, que recebiam R$ 50,00 por manifestação. Alguns da esquerda caíram na armadilha e apoiaram aquilo.

Depois, veio o tal “Não Vai Ter Copa”, já mais declaradamente contra o governo Dilma, movimento que foi entusiasticamente apoiado pelo PSOL, PSTU e outros de mesma extirpe.

Agora o terceiro ataque é o golpe propriamente dito. Marina Itaú, como vimos, apoia, mesmo que envergonhadinha. O PSOL — talvez pressionado pela sua base — se posicionou contra ESTE impeachment. Segundo Luciana Genro, “impeachment nascido de chantagem de Cunha não terá apoio do PSOL”. Ou seja, o PSOL, assim como a Rede, preferem o impeachment do TSE.

    Lukas

    Pô, parece que tá todo mundo recebendo dinheiro tanto para defender quanto para atacar o governo Dilma e só nós, comentaristas de Viomundo estamos de fora desta bocada. Eu por exemplo, tô zerado nesta história.

    Locatelli, você que me parece bem informado, com quem será que eu falo para pegar os meus caraminguás?

Messias Franca de Macedo

“Ninguém pode ficar nas mãos de um chantagista”, diz Cláudio Couto

SAB, 05/12/2015 – 16:51

Para o cientista político e professor da FGV, apesar do cenário de crise, o momento é mais favorável à presidente Dilma Rousseff do que ao pedido de impeachment aceito pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://apublica.org/2015/12/truco-ninguem-pode-ficar-nas-maos-de-um-chantagista-diz-claudio-couto-2/

Messias Franca de Macedo

O povo homenageia Cunha cantando com Caetano e Gil

SAB, 05/12/2015 – 18:02

do Facebook, página Quebrando o Tabu

Ontem no Rio de Janeiro teve show do Caetano Veloso e Gilberto Gil. Durante a música “ODEIO” a plateia fez uma belíssima homenagem ao nosso querido deputado Eduardo Cunha.

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/o-povo-homenageia-cunha-cantando-com-caetano-e-gil

O VÍDEO DO “ODEIO VOCÊ, ‘CUnha'”!

https://www.facebook.com/video.php?v=1002000083189712&fref=nf

C.Paoliello

Falando em golpistas, CNN recusou-se a publicar artigo de Eva Golinger sobre a perfeição do sistema eleitoral venezuelano:

https://actualidad.rt.com/opinion/eva_golinger/193370-cnn-saber-verdad-sistema-electoral-venezuela

Vicente

“Temos que travar a batalha de comunicação”

Continuem tentando… enquanto isso, a LG demite 450 em Taubaté/SP e o preço do litro da gasolina no Rio chega a R$ 3,78.

Messias Franca de Macedo

ENTENDA os estertores da tragédia!

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Propina como doação continuaria no 2º mandato de Dilma, diz empreiteiro

(…)

CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/12/1715335-propina-como-doacao-continuaria-no-2-mandato-de-dilma-diz-empreiteiro.shtml

    Messias Franca de Macedo

    ENTENDA os estertores da tragédia!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Propina como doação continuaria no 2º mandato de Dilma, diz empreiteiro

    (…)

    CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/12/1715335-propina-como-doacao-continuaria-no-2-mandato-de-dilma-diz-empreiteiro.shtml

    Messias Franca de Macedo

    O GOLPE ESTÁ DADO!
    *’Marina [Silva?!], delator “premiado” Ricardo Pessoa da UTC &$ o TSE do gilmar DANTAS’!
    O derradeiro capítulo(?!)
    Perdão pelo pessimismo!
    Fui vencido pelo realismo surreal!
    ‘O golpe jurídico-midiático que se arrasta desde o antanho do Mentirão’ não tem retorno: é questão de sobrevivência para os nazifasciterroristas, canalhas entreguistas/antinacionalistas &$ [mega]corruptos!

    *”Quem ‘vazou’ o depoimento do delator “premiado” Ricardo Pessoa para a **Blábláblárina [Silva?!]?

    **Cassar Dilma e Temer no TSE é mais viável, diz Marina
    04/12/2015

    (…)

    CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2015/12/04/cassar-dilma-e-temer-no-tse-e-mais-viavel-diz-marina/

    EM TEMPO:
    somente uma *rotunda mobilização popular poderá deter a materialização cabal do golpe em curso!
    *Lembrando o saudoso e valoroso Leonel de Moura Brizola!

Pega essa então

Messias Franca de Macedo

SENSACIONAL! EXTRA!…

“Amigo do Lula, segundo o PIG”, pecuarista Bumlai “amarra os chifres dos golpistas na lama da Samarco”!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

ENTENDA

#####################################

Bumlai diz à PF que ajudou a fundar PFL e PSDB

Pecuarista nega que tenha desviado dinheiro do BNDES para o PT

Por Leonel Rocha

04/12/2015 20:24

(…)

FONTE: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/bunlai-diz-a-pf-que-ajudou-a-fundar-pfl-e-psdb/

Messias Franca de Macedo

[… E a Blábláblárina [Silva?!] adere como visgo aos golpistas!…]

Marina [Silva?!] ‘A Escrota arrivista’ destila ódio e ressentimento!
E ainda por cima golpista a ‘Aecista’ de merda!
Entenda a patife “que engana os incautos”!

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Cassação, impeachment não!
Cassar Dilma e Temer no TSE é mais viável, diz Marina

Fernando Rodrigues

04/12/2015 20:46

(…)

CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2015/12/04/cassar-dilma-e-temer-no-tse-e-mais-viavel-diz-marina/

luis

Fiquei aliviado com o que está acontecendo, sinceramente, era difícil ver uma mulher honesta e um governo que pode e deve ser melhor ser achacado por uma pessoa como o Cunha. Agora acabou, ele desceu a única carta que tinha na manga, acho que depende de nós trucarmos a figurinha e ganhar o jogo. É lógico que demais petistas do governo deverão ajudar, pois ficar toda semana sendo manchete do PIG relacionados a corrupção deveria criar um cuidado que parece que muitos companheiros não estão tendo. Se precisar estarei na rua ajudando a Democracia e também a minha querida presidenta. Que Deus nos proteja dessa sórdida oposição.

FrancoAtirador

.
.
Finalmente!
.
Chegou a Hora de Radicalizar:
.
Quem fez Campanha contra o PT
.
vai Cair Fora do Governo Federal.
.
.

Cynthia

Não vai ter golpe! As pessoas de bem precisam se unir e ir às ruas defender a democracia, pois a oposição já está se organizando para defender o impítim dia 13! Peço aos que são mais articulados que conclamem as pessoas pelas redes socias! Eu não tenho facebook e nem twitter.

Messias Franca de Macedo

Ex-ministro de FHC decreta: “Impeachment de Dilma nasce morto”

Por jornalista Carlos Eduardo

04/12/2015

Para o ex-ministro da Fazenda dos governos de José Sarney e Fernando Henrique Cardoso, Luiz Carlos Bresser-Pereira, a abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, anunciado na quarta-feira (2), pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), nasce “morto”.
“Primeiro, em relação ao impeachment, eu acho que ele nasce morto. Já sabíamos que ele não tinha base jurídica razoável. A presidente tem muitos defeitos e dificuldades, mas não cometeu crime nenhum. É uma mulher de alta dignidade”, disse.
“Esse pedido de impeachment nasce de uma chantagem feita pelo Eduardo Cunha e, portanto, é moralmente muito prejudicado. Segundo, eu nunca acreditei que o impeachment viesse a acontecer”, completou Bresser-Pereira, em entrevista ao jornal “Estado de S. Paulo” publicada nesta sexta-feira (4).
(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.ocafezinho.com/2015/12/04/ex-ministro-de-fhc-decreta-impeachment-de-dilma-nasce-morto/#comment-138627

Urbano

Com essa crise, capaz de faltar alfafa importada dos isteites para os abestados da oposição ao Brasil…

    Urbano

    Isso em relação aos abestados abastados, claro…

Lukas

Todos aqui tentam esquecer que o PT, de bom grado, salvaria Cunha se isto compensasse politicamente. Pesando os prós e contras, o partido decidiu que seus três deputados do Conselho de Ética votariam contra Cunha. Não foi uma decisão baseada na ética, mas apenas na política. Ficaria insustentável para o partido uma decisão destas.

Quanto a tentativa de colar a oposição à Cunha, veremos como ela se comportará no Conselho de Ética. Até agora, foi contra Cunha e antes do PT.

P.S. Impressionante como Rodrigo Vianna é bem informado. Sabe o que se passa dentro da cabeça de Aécio, Serra e Temer. Pena não conseguir entrar na cabeça do Lula. Ficaria surpreso com o que encontraria lá.

    Nelson

    “Do outro lado, há o que existe de mais podre e atrasado nesse país.”

    A julgar pelos comentários que vem postando desde sempre neste Viomundo, o Sr Lukas está firmemente com este “outro lado” a que faz menção o Viana.

    Gabriel Braga

    Já eu fico impressionado em como você é bem informado,pois sabe os motivos que levaram o PT a não salvar Cunha.Ora bolas não interessa o porque disso ter acontecido,mas o fato é que o PT não aceitou ser chantageado.

    E se você se impressiona com o fato do Rodrigo saber o que se passa na cabeça de Aécio,Serra e Temer,sua capacidade é ainda maior,pois consegue ler os pensamentos do Rui Falcão,dos deputados do PT no conselho de ética da Câmara e do Lula!

    Ulisses

    Impressionante é como um coxinha inventa história para jogar no colo do PT o Cunha, depois dele virar um cancro político. Afinal quem apareceu Somos todos Cunha? Seu papo abobrinha é para leitor de PIG, que só lê cabeçalho de notícia, não para quem está esclarecido politicamente como os leitores deste blog.

    Carlos Adonias

    Ao Lukas eu pergunto então: o que você entende por decisão ética e decisão política?

    Lukas

    Nelson, Gabriel e Ulisses: lembrem-se que vocês já odiaram Collor, Sarney, Maluf e Kátia Abreu, e hoje eles estão com o PT.

    Não falem muito que um dia o Lula, se precisar, vai abraçar o Eduardo Cunha no jardim da casa dele.

    Franciscão

    Lukas meu kerido, deixa ser kretino…

    Sidnei Brito

    Esse Lukas!
    A oposição elege Cunha e ainda dá manchetes do tipo “Dilma derrotada”.
    A oposição de braços dados com Cunha no golpe, e o Lukas preocupado com o que o PT “poderia” ter feito no Conselho de Ética, não com o que efetivamente fez.
    O Lukas parece ser daqueles que acreditam na mídia.
    Por isso, coitado, acreditou que o PT aceitaria a chantagem de Cunha. Se tivesse aceitado, hoje não poderia sonhar com o impeachment de uma presidenta honesta, mas poderia vir aqui acusar o PT der estar aliado a Cunha.
    Não tendo as coisas saído do jeito que não somente Lukas, mas toda a oposição sonhava, só lhes restou jogar-se aos colos – e aos pés – de Cunha.
    Assim como também só sobrou a Cunha aliar-se aos amigos de Lukas.
    É a vida, amigo!

Deixe seu comentário

Leia também