Roda Viva: Dilma mostra firmeza e desmonta “lenda” da oposição

Tempo de leitura: 4 min

do Vermelho

A candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, esteve nesta segunda-feira (28) no estúdio da TV Cultura, em São Paulo, onde gravou sua entrevista ao programa Roda Viva. A ex-ministra chegou à sede pouco depois das 18h. Dilma é a terceira candidata presidencial a participar do programa. Os candidatos José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) também já foram sabatinados pelo pool de jornalistas convidados pelo programa.

Mediado pelo jornalista Heródoto Barbeiro, o Roda Viva desta segunda teve como entrevistadores os jornalistas Germano Oliveira (Chefe de redação da sucursal do jornal O Globo, em São Paulo), Luiz Fernando Rila (editor-executivo e coordenador da cobertura eleitoral do Grupo Estado), Sérgio Dávila (editor-executivo do jornal Folha de S. Paulo) e Vera Brandimarte (diretora de redação do jornal Valor Econômico).

Mesmo sendo encostada na parede muitas vezes com perguntas incisivas, a candidata petista não deixou perguntas no ar e mostrou firmeza nas respostas e conhecimento dos assuntos abordados. Com isso, desmontou uma “lenda” criada pelos oposicionistas de que ela não estaria preparada para participar de sabatinas como a do Roda Viva e que estaria “fugindo” do debate.

A ex-ministra aproveitou a rodada de perguntas para falar sobre a atribuição de que não teria competência para para ser presidente: “Concordo que não tenho experiência eleitoral, mas até acho positivo. Tenho aprendido muito em termos de retorno da população. Entendo que muitos queiram dizer que eu sou um poste, mas isso não me transforma num poste”, disse Dilma.

Entre outros temas, a candidata defendeu as reformas tributária e política, negou que sua campanha estivesse por trás de qualquer “dossiê” contra adversários e disse ser a favor da união civil entre homossexuais.

Leia os principais trechos da entrevista da ex-ministra:

À sombra de Lula
– O presidente sempre será uma das pessoas mais importantes desse processo. […] Vou querer muito que o presidente me aconselhe, até porque tenho uma relação forte com ele. Lula jamais seria capaz de ter um tipo de interferência [em um possível governo Dilma. […] Vou querer que o presidente me ajude a aprovar reformas importantes e que ele participe do conselho, mas terei certeza de que ele participará como ex-presidente.

Dossiê
“Se há dossiê, porque até agora eu não vi papel nenhum, se foi feito, não foi pela minha campanha. […] Até hoje não vi nenhum papel sobre isso. […] Lanzetta era uma empresa contratada para fornecer pessoal. A gente indicava e ele fornecida uma análise de mídia. Não somos responsáveis pelo o que uma empresa terceirizada [faz]. Nós não somos os únicos clientes [da empresa]. […] Não podemos aceitar acusações sem provas. Quem acusa é que prova. […] É importante que o jornal (Folha) mostre os documentos ao público. Enquanto não mostrar as provas, é uma acusação infundada. Não podemos aceitar acusações sem provas”.

Aborto
“Sempre digo uma coisa: não acredito que tem uma mulher que seja a favor do aborto. Não acho que as mulheres fazem aborto porque são a favor. […] O que eu acho é que mulheres têm o direito de fazer [o aborto] na rede pública porque não se pode deixar, e tem de deixar acessível. Mulheres ricas vão à clínica, as pobres usam a agulha de tricô. Eu protesto que alguém seja a favor do aborto”.

Homossexuais
“Sou a favor da união civil [entre pessoas do mesmo sexo]. A questão do casamento é uma questão religiosa. Eu como indivíduo me posicionaria sobre a religião. Agora, os direitos civis básicos, como aposentadoria, têm de ser reconhecidos de forma civil”.

“Poste”
“Experiência administrativa eu tenho bastante. Presidi o conselho da Petrobras, fui secretária da Fazenda e sempre fui dessa área de energia. […] Agora, concordo contigo. Eu não tenho experiência eleitoral. Mas fico pensando se isso não é uma vantagem em um quadro em que há tanto desgaste no quadro político. Eu lamento. Nesse período de pré candidatura, tenho tido um contato grande com a população e tenho aprendido muito em termos de retorno. […] Eu entendo que muitos queiram dizer que eu sou um poste, mas isso não me torna um poste”.

Impostos
“[Sou a favor de] diminuir [a carga tributária] sobre investimento, empresas que têm folhas de salários maiores, fazer uma tributação mais proporcional. Sou a favor de uma avaliação e redução na área de energia elétrica”.

Oposição
“Acredito que eleição a gente deixa claro as nossas diferenças e faz as disputas. Mas ninguém governa se não for pra todos. […] E se a oposição não for raivosa, […] dá para governar com todos os partidos. Mas é obrigatório governar com os outros partidos nos governos e prefeituras”.

Dívida pública
“Dizem que a nossa dívida é muito alta. Isso não é verdade”, afirma Dilma, sobre o nível de endividamento do País. Sobre a alta taxa de juros, a candidata diz que “os outros países tão com taxa próxima de zero porque precisavam disso por razões cíclicas. Eles estão fazendo isso porque estão numa situação extremamente complicada. Caminhamos para uma redução célere da taxa”.

Reforma política
“Sou a favor de uma reforma política. Acho que o Brasil precisa de uma reforma política em que haja financiamento público de campanha e voto em lista”.

SERVIÇO

A entrevista vai ar ar nesta segunda-feira, às 22h, pela emissora. Para quem não tem acesso à TV Cultura, a TV BRASIL e emissoras públicas estaduais mostram a entrevista de Dilma ao Roda Viva a partir da meia noite. A entrevista também pode ser assistida no site do Roda Viva:
http://www.tvcultura.com.br/rodaviva/


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

YAN

Canditata, pelo que eu sei a Mãe do Presidente Lula não veio de familia Rica, como quase 95% dos brasileiros, faço uma pergunta caso a mãeo do Presidente com todas as dificuldadeque passou, tivesse abortado-o; Você hoje estaria disputando o cargo de Presidente da Rebública – O Brasil precisa é de educação. Gostaria que a Senhora respodesse está única Pergunta Se Presidente Lula fosse abortado onde vc estaria agora, outra pergunta vc seria favorável ao Aborto do Presidente Lula, não saia pela tangente seja honesta e responda com principios e sem esquivas. A vida é Um compartimento. E vc Como Candidata está dentro de um Compartimento chamado Vida. Responda Por Favor sem esquiva, responda com autenticidade, esqueça neste momento que vc é canditada a Presidencia da República e simplismente responda sem o interesse do voto.

wagner

A quantidade de penas de aluguel na rede é incrível.Convesa A fiada tem como patrocinador nada menos que a CEF.

Gildo Araújo

Não assisti ao Roda Viva, mas assisti ela afirmando no Programa do Ratinho, que política deve ser feita com princípios éticos, na mesma semana em que foi multada pela Justiça Eleitoral e também dizendo que não existe dinheiro pra Saúde por culpa dos congressistas que não aprovaram a CPMF, na mesma semana em que a arrecadação de tributos subiu 16,80%, então tá explicado porquê o Presidente Lula da Silva é seu fã número um, pois como bem sabemos, o Presidente Lula da Silva não é íntimo dos princípios éticos.

dvorak

Pode não ter experiência eleitoral, mas já adquiriu uma das "qualidades" de qualquer político que se preze:dizer o que se quer ouvir, mesmo que nada seja feito depois de eleito….O "divino" também falou que era a favor de uma reforma política. E o que temos?

Ah, ia me esquecendo, o "divino" já ganhou o hexa (multado pela sexta vez pelo TSE)….Pra frente Brasil!!!!

eheheheheheheheheeheh

    Jorge Braga

    Dvorak, acho que voce nao acompanha as atividades parlamentares. O governo colocou em pauta tanto a reforma política quanto a tributária, mas os parlamentares boicotaram.

    Leider_Lincoln

    Mas você não pode esperar coerência de um troll que papagaia aqui o que lê nos esgostos da vida…

    Gildo Araújo

    Os parlamentares boicotaram? O Governo Petista tem o apoio de 15 partidos e mesmo assim não consegue fazer as reformas estruturais que o Brasil tanto precisa. Antigamente Lula da Silva dizia que FHC não aprovava nada porque vivia enfurnado no Pálacio do Planalto e agora que ele é o Presidente da República quem será o culpado pela pasmaceira brasileira?

    jose neto

    parabens pela sua reportagem…

Messias Macedo

ERRATA RELEVANTE:

“… NÓS recebemos um país que detinha quatrocentos bilhões de reais disponíveis para o crédito da população! Hoje, dispomos de um trilhão e quatrocentos bilhões de reais…” Trechos de declaração proferida pela magnífica Dilma Brasileira Rousseff no programa ‘Roda Viva’

BRASIL NAÇÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Beto Crispim – BH

Tô doido pra ver a Diminha com o careca vapiresco. Ele vai levar uma sova, vai pedir pra cuspir e pular fora. Dilmmmmmmmmmmmmmma

Ricardo Azevedo

Alguem pode me responder o que ela irá fazer para melhorar os portos, aeroportos e estradas?
Pois ela gaguejou e começou a falar sobre hidreletricas..

Gerson Carneiro

Eu, se tivesse casado com uma mulé arretada dessa, eu num queria nem que Deus me ajudasse.

    clemes

    Gerson, vai apanhar da tua mulher, hein…Não adianta pedir socorro aqui, não. Abs

Igor Tkaczenko

Nossa, ela está mais preparada do que eu supunha, um monstro (ou seria uma monstra?). Será a era Dilma a da derrocada final da velha mídia, e reconstrução de novos paradigmas jornalísticos no Brasil. Dilma exercerá função mais incisiva contra o chamado PIG do que fez Lula. Dilma tem missão neste país, e das boas. Boa sorte Presidenta. Deus esteja convosco.

samuel alves

Grande AZENHA.

Pega aquele banner de UM DIA SEM GLOBO E MUDA para UMA COPA SEM GLOBO E DEIXA ELE DIRETO NA PRIMEIRA PAGINA ATÉ ACABAR A COPA.

ACHO LEGAL O BLOG INCENTIVAR UMA COPA SEM GLOBO.

A MAIORIA DO PESSOAL AQUI DO ABC OAULISTA CONTINUA NÃO VENDO A GLOBO.

SE O NOSSO BLOG LANCAR ESTA CAMPANHA O PESSOAL VAI PARTICPAR E VAI DAR MAIS DESTAQUE AO BLOG.

ATÉ A VITÓRIA SEMPRE

    clemes

    Samuel, letras minúsculas, please. Abs

Carlos

Verdadeiro? http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Politica/23

    clemes

    Carlos, Acabei de telefonar pro Vox Populi, em BH. Estou aguardando o retorno. A pesquisa não está no site do instituto. A única coisa confirmada é que hoje a Bandeirantes vai divulgar no jornal da Band uma pesquisa. Assim que tiver mais informações, posto aqui. Abs

sergio

Pesquisa Vox Populi

Dilma 40%
Ze Alagão 35%

Bye bye Serra 2000 e sempre

    Carlos

    O PIG tá escondendo?

Eibel

Em tempos de Copa DILMAIS deu uma tremenda goleada no PIG.. Ah…Ah…Ah…

Otimizar site

A cada dia que se passa Dilma vem dando demonstraçao de firmeza e confiança,, e isto é muito importante para os debates nacional nas emisoras para a eleiçao presidencial.

Abdelnur

….bom mesmo foi o "PASSA MOLEQUE" que Dilma deu no representante da Folha….

beattrice

Azenha,
o único escorregão, pra não dizer que não houve nenhum,
foi quando perguntada sobre o programa na área de saúde, em que o Heródoto, hábil como uma raposa, tratou de fazer lobby das OAS, que vêm destruindo o SUS em SP. E ainda foram importados pelo Rio.
Salta fora dessa Dilma!

Alexandre

Agora vendo quem os entrevistadores representam, confirmei minhas suspeitas. A Dilma entrou na cova dos leões e saiu bem vivinha. Confirmou outra conficção minha: vai trucidar o serra num debate, pois ela sabe, enquanto ele é só um rolando o lero.

Joney

Para nós, nenhuma surpresa. Para os 5%, quero dizer, para os 3% uma indigestão. Para Serra e seus amestrados da Folha, Veja, Estadão, Globo e piores uma prévia do que terão que engolir a partir de 2011 e, ou capaz de apostar, até 2018. Dilma se mostrou competende, equilibrada, firme, simpática, sábia etc etc etc. Se ela é poste, Serra é o quê? Sabão em pó vagabundo que tenta ganhar mercado do líder se vendendo a um real?

mariazinha

Só ELA, D. DILMA, possui estatura e competência para ser presidente do BRASIL.
DILMAIS!
As MULHERES brasileiras descobriram que precisam ajudar aos seus HOMENS!
Votarão em Dilma, para tornar o Brasil melhor e mais justo para todos os brasileiros.
AVANTE, brasileiros!

Aguinaldo Munhoz

Esplêndida!!!! Mandou bem!!! Tenho certeza,de que, quem assistiu, se tinha algo contra a Dilma, já não tem mais. Firme, decidida, convincente e melhor, colocou no bolso a "trupe" da Folha…. Parabéns PRESIDENTA!!!!!

Supertramp68

Acaba de sair do forno e esta na fase de acabamento mais um candidato bionico, a Dilmarionete, bem treinada, representara o povo brasileiro como ninguem.

    Marcus Vinicius

    É só isso que você tem pra falar? Patético… mas como o choro é livre, sinta-se á vontade !!

José Silva

É impressão minha ou os "guardiões da liberdade de imprensa" estão meio perdidos ao se dirigir à nossa futura presidenta? A sensação em quase todas as perguntas foi de que eram feitas com uma vontade contida de enquadrar acomapanhada de um certo receio de estar falando com a pessoa que poderá fazer um debate público e sério do papel da imprensa no Brasil, e com conteúdo suficiente para acabar com uma série de benefícios injustos que o atual sistema lhe oferece. Acho que tem um monte de dono de jornal/revista e televisão arrependido de ter criado tanta mentira em relação a Dilma e agora estão expostos ao ridículo e sem credibilidade.

    beattrice

    O receio era perceptível, da parte de alguns quase palpável.
    O digno representante do grupinho do Cosme Velho por exemplo engolia em seco todo o tempo, patético.

Messias Macedo

Eu insisto: cabe a quem acusa o ônus da prova! E, reitero, *o jornal ao qual o senhor trabalha [e defende] não provou a **acusação! Portanto, eu permito dizer que acusação sem provas é acusação ***infundada!” Dilma Brasileira Rousseff: magnífica, na entrevista ao ‘Roda Viva’ [TV Brasil/TV Cultura]
*A Folha da ditabranda
**sobre o tal dossiê, que na verdade responde pelo livro ‘Os Porões da Privataria’, do ínclito jornalista Amaury Ribeiro Junior, a ser lançado daqui a alguns dias, para desespero da DEMOtucanalha!
***não fossem as circunstâncias estratégicas, Dilma diria “acusação sem provas é acusação leviana, atitude torpe…!”

NOTA: a compostura e a consistência da resposta serena e contundente de Dilma “afunhanhou” o lacaio da vez dos Frias da ditabranda!

Dilma é linda! E Magnífica! Nacionalista, decente e muito competente!

BRASIL NAÇÂO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    beattrice

    Faço minhas suas palavras, esse trecho foi brilhante, assertivo e contundente, sem nenhuma sombra de grosseria, na medida rigorosamente exata.

    Messias Macedo

    Dileta Beattrice, tenho uma filha chamada Beatriz! E quando leio o seu nome [Beatrice] lembro-me da personagem do filme 'O Carteiro e o Poeta' – sobre a vida do ínclito escritor Pablo Neruda!

    Hasta la Victoria Siempre!

    Felicidades! E muito obrigado pela deferência!

    … Ah, entendi a sua mensagem subliminar: "Temos que endurecer, sem perder a ternura jamais" Ernesto 'Che' Guevara

    BRASI NAÇÃO
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

Messias Macedo

… Depois da entrevista memorável de ontem (28/06/10) no ‘Roda Viva’, eu passei a entender melhor o porquê do PIG desastraso e infame pretendeu imputar a alcunha de “o poste” em relação à Dilma!: é porque Dilma Brasileira Rousseff é um “poste” com luz, muita luz!
(Não é à toa que a ex-secretária e ex-ministra das Minas e Energia é uma experta/catedrática na área de energia e mineração!)

Dilma Brasileira Rousseff, a primeira mulher presidente do Brasil, porque o honesto e trabalhador povo brasileiro quer gente decente e competente!

BRASIL NAÇÂO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Polengo

Eu acho que a dilma não vai pro debate com o serra.
Mas é uma pena, acredito que seria um esmigalhamento implacável.

Afinal, de tudo o que o serra já fez pela campanha da dilma, só falta ele dar essa chance a ela.

    Alexandre Tambelli

    Polengo! A DILMA afirmou que irá em todos os debates de TV, não lembro se foi na entrevista da REDE TV no domingo ou no Roda Viva na TV CULTURA! Assista ambas as entrevistas e confira a nossa futura Presidenta, uma candidata com luz própria e muito inteligente!

Silvio Santos

Pessoal,

Depois de mais um aumento da audiência da GLOBO, obtida com a bem sucedida campanha dos adolescentes do twitter e redes sociais, peço encarecidamente uma força para meu SBT: me boicotem, companheiros !!

sonia-santana

Foi excelente. Firme. Tá preparada. Com ela não sentirei " vergonha alheia" ( sabe como é… como senti vendo o Serra falar dos espirros dos porquinhos…morri de vergonha…por ele!! )
Sabe do que fala, é seria . foi simpática.
Adorei

Parabens pela perfomance!

Leider_Lincoln

AS parte em que ela trucida o Sérgio D'Ávila, expondo-o ao mais absoluto ridículo foi a melhor. Ele ficou tão desmoralizado que nem fez mais perguntas. Decerto estava tentando achar aonde enfiar a cara de tacho. O Heródoto, diga-se de passagem, foi, na melhor das hipóteses, um cretino. Ele não deixava a Dilma responde nem concluir raciocínios.
Também adorei as espetadas, como a menção indireta ao processo que enfiaram no Serra e a maneira como ela reagiu às tentativas de dizer que entre ela e Serra não haveria diferenças significativas.
Ela não apenas se saiu bem diante do pelotão de fuzilamento como ainda mandou pelo menos um para a forca. Mas ainda assim eu gostaria de ouvir o Plínio…

    beattrice

    Não me passou desapercebida a estratégia de que ela rigorosamente não cita o nome do Zé sem noção, never ever.

monge scéptico

Ai está, Só vi este vídeo. Mas vou buscar a entrevista toda no site. Quem diz a verdade, não tem preocupações;
nada atinge a quem diz a verdade. Se momentâneamente é bombardeado, nomomento seguinte, quem a ação
reprovadora é , o acusador. Para não me estender por demais, apenas digo: DILMÉDILMA, LULÉLULA E nós o
povo consciente e responsável que vai elêge-los!!!!!( sempre aventarei a hipótese do LULA candidato).

Maria Lucia AP

A cada entrevista Dilma Rousseff confirma diante de todos que será a Presidenta do Brasil.
Não há como deixar de reconhecer a genialidade do Presidente Lula ao se fixar no nome de sua Ministra da Casa Civil como uma possível candidata. Ela venceu todas as etapas até ser sagrada oficialmente candidata dentro do PT e agora caminha a passos largos para ser eleita por uma significativa maioria de votos.
Tratemos agora de dotar o país de um Congresso à altura da futura Presidenta para que venham os avanços que o povo brasileiro tanto almeja.

    beattrice

    Maria Lúcia,
    a entrevista no RODA VIVA ontem lembrou os melhores momentos de um programa que já foi ícone nacional, e não pelo amadorismo, petulância e incompetência dos entevistadores, mas pelo brilhantismo da candidata que superou a todos em todos os quesitos, inclusive na boa educação da qual certamente eles não disfrutam.
    Em tempo,
    além do Congresso, urge preocupar-se com o desmantelamento da mentira que representa a candidatura Al-ckmin, para onde vão correr todos os órfãos serristas no momento da derrota, como já ocorreu antes.

Jair Orichio Junior

O que a mídia não vai aceitar nunca que um Analfabeto SEM DEDO e SEM DIPROMA governou melhor que todos os presidentes que já passaram lá… e que agora vem uma técnica que conhece de gerenciamento e vai fazer melhor ainda… e eles diziam que o Lula não tinha quem colocar no lugar dele até 2014…. É, NazitucanoDEMoniacos… vocês estão enrolados até 2018…quiça 2022!!!

priscila presotto

Ameeei!
Por este motivo a quero como nossa presidente!

Jairo_Beraldo

Irretocável…deixou o funcionário da folha com cara de tacho. Levantaram uma dúvida polemica no programa… PRESIDENTE DILMA ou PRESIDENTA DILMA?
Ela respondeu que Bachelet e Cristina são chamadas de PRESIDENTA…e aqui, como chamaremos?

Fernando César Oliveira

[youtube QHnBhGv8lLM http://www.youtube.com/watch?v=QHnBhGv8lLM youtube]
http://www.youtube.com/watch?v=QHnBhGv8lLM

Trecho da participação de Dilma Roussef, candidata do PT à Presidência da República, no programa "Roda Viva", da TV Cultura, exibido em 28 de junho de 2010.

Sérgio D'Ávilla — A senhora encomendou, a senhora sabia da existência desse dossiê?

Dilma Rousseff – Se há dossiê, porque até hoje eu não vi papel nenhum, não foi pela minha campanha, foi produzido em outras circunstâncias. […] Isso que se chamava dossiê era uma reportagem investigativa patrocinada pelo jornal Estado de Minas há dois anos […] Não somos responsáveis pelo que faz uma empresa. Não somos os únicos clientes [da empresa]. […] Não podemos aceitar acusações sem provas. Quem acusa é quem prova . […] Vocês provaram isso? É importante que o jornal (Folha) traga essas provas a público. […] Enquanto não mostrar as provas, é uma acusação infundada."

Deixe seu comentário

Leia também