Kotscho: Como explicar o fenômeno Dilma, que sobe no Ibope?

Tempo de leitura: 2 min

Dilma e o Povo

Como explicar este fenômeno Dilma, que sobe no Ibope?

por Ricardo Kotscho, no seu Balaio, no R7, sugerido por Júlio César Macedo Amorim

Para quem lê, vê e ouve diariamente os principais veículos da imprensa brasileira, a popularidade da presidente Dilma Rousseff deveria estar abaixo do res do chão. Depois de apanhar sem dó nem piedade feito cão sem dono da mídia familiar tucana, antes, durante e, principalmente, depois de ser reeleita presidente da República, eis que a pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira mostra que aconteceu tudo exatamente ao contrário do que a feroz oposição comandada pela dupla FHC-Aécio poderia esperar.

Como os analistas e especialistas de plantão irão explicar que a aprovação ao governo Dilma, em meio à enxurrada de denúncias de corrupção na Petrobras, não só não tenha caído, como ainda subiu dois pontos? Entre os entrevistados pelo Ibope, em pesquisa encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), o índice de “ótimo” ou “bom” passou de 38% para 40%, enquanto a avaliação negativa caiu de 28% em setembro para 27% em dezembro.

A aprovação pessoal da presidente subiu para 52% (era de 45% em setembro) e a desaprovação caiu de 46% para 41%. O índice dos que confiam em Dilma também cresceu: de 45% passou para 51%, e o dos que não confiam nela caiu na mesma proporção, de 50% para 44%.

A própria reeleição de Dilma, apesar de todos os ventos contrários, já poderia ser considerada algo entre o milagre e o fenômeno. Melhorar seus índices no Ibope, então, depois de tudo o que aconteceu nas últimas semanas, em que a presidente não teve um único minuto de trégua, o que é?

Peço a ajuda dos caros leitores do Balaio para responder a esta pergunta intrigante, já que ela foge à minha pobre capacidade de análise. O mais incrível é que 44% dos entrevistados avaliaram que a maioria das notícias divulgadas neste período foram desfavoráveis a Dilma (este índice era de 32% em setembro).

Se, mesmo assim, a maioria aprovou a presidente, de duas uma: a imprensa já não está com essa bola toda, e a população encontrou outras formas para se informar fora da grande mídia, ou Dilma é mesmo um fenômeno de resiliência que ainda não foi explicado pelos livros dos nossos sábios cientistas políticos.

Como explicar?

Leia também:

No debate sobre o porto de Mariel, PSDB e  a direita brasileira demonstraram ignorância, desinformação, atraso e preconceito


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

WALTER BEZERRA DO NORDESTE

MEUS AMIGOS E COMPANHEIROS…SAUDAÇÕES DILMENSES…KKK…
ATENÇÃO PLAY BOY, ARRANJA OUTRA COISA PRA FAZER POIS SERÃO 04 ANOS E DEPOIS O BARBUDIM VEM DE NOVO PRA MAIS OITO…VAI PENSANDO AÍ EM 2028 PRA VER SE TERÁ VAGA…
A DILMA CRESCE PORQUE O PT FOI O ÚNICO GOVERNO QUE APARELHOU A POLÍCIA FEDERAL E MANDA APURAR TUDO…DOA A QUEM DOER…DAÍ AS INVESTIDAS DA MIDIA GOLPISTA ACABA SENDO SÓ NÓTICIA DAS APURAÇÕES.. ELES ACABAM FAZENDO MANCHETE E PROPAGANDA DO EFICINETE TRABALHO DA POLÍCIA FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO…ESTÁ EXPLICADO…

Emma

No que me concerne: diversifico cada vez mais os meios de informação. E também acho que não seja a hora de “bater” em Dilma quando há tantos mal intencionados e rancorosos tentando derrubá-la. Apesar de eu estar insatisfeita com algumas ações do governo, esse é o momento de apoiar a presidente.

Cláudio

**** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
**** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****

************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

Gomes

A verdade é que “coisas” como a Veja, e outras menos caricatas, não tem efeito político nenhum hoje em dia, porque na prática pregam apenas para os já convertidos e não tem a menor intimidade com o povão.

Mas há que se ficar vigilante, porque percebendo que o caminho atual não os levará a lugar algum, podem e irão com certeza mudar de estratégia. Eles representam os ricos e poderosos, tendo recursos ilimitados à sua disposição.

Nelson Sales e Silva.

Vai cair da sabedoria, meu amigo Você tem que lamentar é a tua falta de capacidade para ver que a direita só pensa em dinheiro.

Francisco

A resposta é simples: de quem você compraria usado um “Bolsa Família”, de Dilma ou dos Marinho?

Por mais que os oligarcas façam, é dificil reduzir outras pessoas ao seu nível de credibilidade.

    Zebitela

    PREDESTINAÇÃO

    “Agora, pois, assim dirás à minha serva, Dilma Vana Rousseff, Assim diz o SENHOR: Eu te tomei de detrás da malhada das ovelhas, para que viesses a ser chefe sobre o meu povo brasileiro para tirá-lo da penúria, da mentira, da fome e da miséria .” (2 Samuel 7:8 – paráfrase)

José Eduardo Camargo

Os barões da mídia e o tucanato, do alto de sua arrogância e prepotência de classe, ainda não entenderam ou se recusam a aceitar que, ao contrário do que pensam, o povo não é burro. Muito pelo contrário! Pois burros são eles!
A exceção é o eleitor paulista! Ou ele é também burro ou é masoquista, pois gosta de ser maltratado pelos sucessivos governos tucanos de SP. Acho que o paulista sofre da infame Síndrome de Estocolmo: ama os sequestradores que o torturam diuturnamente há 20 anos!

    Pierre

    PERFEITO, José Eduardo.
    aplaudo seu comentario!!!

    Mauro Assis

    A resposta está no que vc escreveu: o eleitor paulista, mais educado, com mais acesso a informação e menos dependente dos programas do governo federal escolhe com mais liberdade.

    Emma

    Continuam insistindo que apenas os paulistas são bem informados e votam com lucidez? Mais que prepotente essa é uma ideia ridícula, que não se sustenta sob qualquer ótica.
    Sou sulista, não necessito do Bolsa Família, não tenho emprego público, sequer sou filiada ao PT. Assim como eu, vários amigos e conhecidos estão dentro desse perfil. Todos votamos em Dilma.
    Como disse uma jornalista num importante canal de televisão no dia seguinte ao resultado das eleições: ” ficamos todos órfãos com a derrota de Aécio”. Por favor, amadureçam e absorvam essa orfandade. Já passou da hora.

henrique de oliveira

Para mim são dois os fatores: 1º Dilma transfere segurança e honestidade 2º realmente a mídia tradicional golpista familiar já não faz mais a cabeça de ninguém , depois das eleições vi muitos eleitores do Aécio dizendo que fez cagada ao votar nele , ou seja depois que a poeira baixou e a tal operação lava jato caiu em descredito a turma viu a burrada que fizeram.

Carlos Ribeiro

Penso que Lobão, Dolabella, Gentilli, Roger e mais alguns, são os responsáveis, meu caro Kotscho!

Mineirim

Retificando… Da última para a primeira frase do artigo: como explicar? Ora, quem lê, vê e ouve? Ninguém, uai…

Mineirim

Da última para a primeira página do artigo: como explicar? Ora, quem lê, vê e ouve? Ninguém…

Arquimedes Andrade

A população mais pobre e os movimentos sociais já aprenderam a lição: sem os governos do PT não têm a perder.

Maria

Minha contribuição: o pior que pode acontecer a uma pessoa ou mesmo auma instituição é fechar-se e pautar-se pela idéia que tem de si mesmo. Não consultar os outros. Mesmo quando alguém desclassificado por nós nos critica, devemos prestar atenção “se até alguém assism burro viu meu defeito…”

Assim está a direita, desde décadas atrás. A TV e as rádios também.(Jornal, não cito, pois a massa não lê.

Pautam-se e avaliam-se pelo próprio critério. Então o povão que tem seu critério diferente e não tão precário, e serve a alguma coisa, verificou que tantas escorregadas continuadas da mídia geral, mormente TV e rádios,
mostravam, ao invés de esconder, a atuação política da mídia. Ou seja, a mídia se comportava em dissonância com o “instinto” de verdade do povão.
Então o povão desconectou de vez com a informação óbvia, e passou a usar a informação escondida na mídia, nas comparações, nos fatos, nos números.

    benedito Carvalho

    Não sei se houve época na história da imprensa brasileira onde ela ouvia o povo. A imprensa se vigia e melhora a qualidade de suas informações, quando tem que enfrentar a concorrência, que se faz com jornalismo sério e não com essa imprensa partidária que temos hoje, na mão de grandes grupos econômicos. O jornalismo hoje está desconectado da vida real da sociedade brasileira, que o que se passa no Brasil é o que acontece no eixo Rio-São Paulo. Não compreendem que o Brasil é muito diferente de décadas atrás. Quer um exemplo: os grandes jornalões não têm mais correspondentes em outros estados do país.não fazem reportagens in locco e, com isso, têm uma visão parcial do que acontece nesses recantos. O jornal O Estado de São Paulo, por exemplo, durante a ditadura militar mantinha um grupo de correspondentes na Amazônia, mas depois se retirou. Existem muitos repórteres que não conhecem o país e, por isso, não percebem as mudanças que ocorrem no norte e nordeste. Pelo contrário, dão voz para os que chamam os nordestinos de “desinformados”, como fez o ex-presidente, que não compreendeu que esses nordestinos não são mais aqueles que lhe deram um jegue para montar na campanha eleitoral do Príncipe dos Sociólogos, que diz gostar da carne de bode. Lembram? Aliás, a crise de hegemonia do PSDB na sociedade brasileira o cega, pois eles e esperam que uma mídia desinformada seja sua porta-voz, enquanto o PT cresce, mesmo com esse vendável de críticas que sofre diariamente. Ricardo K. que conhece bem esse país sabe disso, pois viajou muito por esse país. Talvez esteja ai uma das razões dessa surpresa com a aprovação da Dilma, mesmo com os bombardeios que sofreu na campanha eleitoral. O que acontece no Brasil não só o que ocorre na Av. Paulista. Na verdade, como dizia uma musiquinha: “O Brasil não conhece o Brasil” e, por isso certa elite que vive como caranguejo nas orlas vive com o ressentimento, surpresos com o novo Brasil que temos diante de nós. Alguns, nostálgicos, ficam com suas mantras pedindo a volta dos militares que, no período do tal milagre criou uma classe média consumidora que querem mante seus privilégios. Um viagem pelo o que chamavam “Brasil profundo” faria um bem danado, inclusive para muitos intelectuais fechados na cademia.

Rodrigo Leme

Ou a mentira é bem contada, né?

O João Santana tem que ganhar busto na porta da sede do PT.

    Marli Izilda Ribeiro

    Rodrigo Lema, se tudo que vem acontecendo e crescendo no Brasil fosse mentira, ja não teria essa popularidade, não se consegue manter a mentira por muito tempo, a resposta esta ai para quem quiser ver depois de tantas mentiras, incitação ao odio nessas eleições Dilma continua com credibilidade e ai te pergunto quem realmente vem mentindo de forma ate antipatriota com seu proprio povo a imprensa que não age com lealdade, usando dois pesos e duas medidas ao dar a notícia, os jornais que o povão ve fazendo o noticiário manipulando conforme suas conveniências, uma oposição que não fez oposição decente nestes 12 anos, sim porque oposição e necessaria precisamos aceitar mesmo que não compartilhemos dos mesmo ideais, so que essa oposição embora no Brasil hoje muitos jovens e que a ajudaram por desconhecimento real da historia, mas nos que vivemos esses governos sabemos quem são, oposição se faz seriedade, mostrando suas obras e pelo que todos sabem por onde a oposição passa deixa rastro e sempre governam contra o povo, então a mentira não esta nesse lado e sim no da extrema direita e oposição, o povo não cai mais nessa, o emprego e melhoria do salário dele e que conta. por isso nossa defesa ao governo.

Caracol

Como disse o Julio, “nada demais”, Dona Dilma bebeu nas fontes do Brizola, uma água encantada que lhe fecha o corpo na seguinte base: quanto mais porrada leva, mais cresce.
Pena mesmo é que ela não é um Brizola, que levava porrada mas dava também.

leo

Tenho sincero lamento por quem investe confiança nessa senhora e em seu partido. Da mesmíssima forma, por quem viu no PSDB e no Aécio a esperança para mudar o país. Meu lamento não é pelos pobres e necessitados, mas pelos intelectuais formadores de opinião que ainda se entregam a uma ideologia romântica e ultrapassada de esquerda, num show de ignorância e cegueira de dar inveja a um judeu chamado Leon Davidovich Bronstein, mais conhecido como Trotski.

Carlos Cintra

Simples: Pesquisa comprada, ou ainda, quem acredita nessas pesquisas?

Vocês, mas só quando lhes convém.

    Julio Silva

    Quem comprou a pesquisa elevando a popularidade da Dilma, a CNI?????

    A pesquisa do Datafolha????

    Me poupe, Carlos

    Marli Izilda Ribeiro

    Simples Carlos, leia todos os depoimentos e verá se a pesquisa foi comprada, procure ver nas empresas se os trabalhadores tem sua opinião, pesquisa e pessoas compradas não fazem parte de nossa ideologia, sou uma senhora e falo com conhecimento de causa sobre o passado historico deste país de antes da ditadura ainda era jovem no governo Janio Quadros, então por favor não entre nessa que o atual governo não e bom para o país, todos ganharam nesses dois governos, e as obras continuam, queremos liberdade, e melhorias para todo o povo brasileiro, não foi isso que governos anteriores fizeram. E tenha certeza se todos trabalharem junto por melhorias em todas as áreas, verão que ate a violência sera diminuida, a oposição que mais alguns aqui dizem em mudança, voces não perceberam que o candidato da oposição nunca em dia nenhum da campanha folou sobre programas, pois bem no dia do lançamento da campanha dele em um jantar ele disse a alguns banqueiros e empresarios as medidas serão ruins eles vão reclamar um pouco mas seremos o governo do século, Graças a Deus ele não ganhou, ou porque acha que nunca falou sobre as medidas que tomaria, com certeza seria contra o povo e a favor do capital internacional, então acho ate correto não gostarem do atual governo mas não inventem o que não pe verdade.

Julio Silveira

Nada demais. Contra a Dilma foi feito um trabalho, muito bem urdido, por forças do atraso, muito bem aglutinadas para minar sua alta popularidade. Foi uma tentativa vã, como se vê, mas o governo que fique atento, tem que trabalhar com a perspectiva de que eles estão por aí atuantes e tramando como sempre fizeram, no intuito de lucrarem o poder, e com isso o principal alvo, o domínio econômico por trás. Por que sem esse pano de fundo o Brasil poderia ser um país com índices de honestidade muito maiores, com homens mais honrados e imbuídos de perspectiva publica e cívica, e a politica onde deságua toda a cultura pátria poderia ser feita com muito mais indutora de bons princípios, recheados de ética e interesse publico de todas a partes, sem o abrigo de justificativas baseadas em pragmatismos nem apenas retorica.

Deixe seu comentário

Leia também