“PT tem de sair dos tapetes de Brasília e ganhar as ruas do Brasil”

Tempo de leitura: 4 min

Onda vermelha PT

Raimundo (1) julian

Raimundo Bonfim e Julian Rodrigues: Luta política, debate ideológico e gente na rua

Raimundo Bonfim e Julian Rodrigues, especial para o Viomundo

A última pesquisa do Datafolha quantificou o que muitos de nós já intuíamos.

Os índices de bom/ótimo do governo Dilma caíram de 42% para 23%.

A avaliação negativa subiu de 24% para 44%. Mais preocupante ainda: a parcela dos eleitores que têm o PT como partido favorito caiu de 22% para 12%. Isso tudo em pouco mais de um mês.

A composição conservadora do Ministério (com Kátia Abreu e Levy como símbolos) e a opção pelo ajuste fiscal — afetando as políticas sociais —  trouxe decepção, desconforto e um distanciamento do governo do bloco político e social que se mobilizou para reeleger Dilma.

Por outro lado, a direita, a grande mídia e setores conservadores do Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Federal operam 24h por dia para desgastar o governo e criminalizar o PT. A ofensiva sobre a Petrobras é para mudar o regime de partilha para concessão, inviabilizar a estatal como operadora única do pré-sal – e, no limite, viabilizar sua privatização.

Tudo é escândalo, tudo é crise, mas o foco é só o governo e o PT, eximindo qualquer outro Partido. Uma ofensiva brutal, diuturna. Na última semana, voltaram a sinalizar com o cenário do impeachment, em um movimento liderado pelo próprio FHC.  A militância que foi às ruas está atônita com o avanço da direita e se sente traída com as primeiras medidas do governo.

Do nosso lado, a estratégia vitoriosa que nos permitiu derrotar Marina no primeiro turno e Aécio no segundo foi abandonada.

Desde a eleição, Dilma só falou com a nação na posse e na primeira reunião do novo ministério. Silêncio absoluto. Não há mais confrontação de projetos. Obviamente que com corte de gastos sociais e aumento de juros ficou mais difícil sustentar a polarização programática.

A opção pela apatia e pelo imobilismo pode levar o campo progressista à nossa maior derrota. Enquanto os conservadores não pararam a campanha eleitoral por um minuto sequer, Dilma e a maioria do PT depuseram as armas. Agimos como um lutador de boxe que acabou de ganhar um round difícil, por pontos, e, imediatamente depois  resolveu sentou-se no corner e se deixa espancar, sorrindo.

A esse cenário de crise política é preciso acrescentar as dificuldades econômicas. Com quadro internacional difícil, as medidas fiscalistas, o aumento de juros, restrição de direitos e benefícios previdenciários e mais o brutal racionamento de água em São Paulo.  2015 tende a ter crescimento zero ou levemente negativo.

Renda e emprego — o grande trunfo da nossa sustentação — podem começar a ser afetados.

É preciso reagir imediatamente à ofensiva conservadora, privatista e golpista.  Os discursos de Lula e Rui Falcão na festa de aniversário do PT sinalizaram um rumo importante. O desafio é transformar essas intenções em mobilização concreta.

O caminho é rearticular o bloco político e social que viabilizou a histórica vitória de Dilma no segundo turno. Recompor a frente de esquerda e progressista que rejeitou Aécio e votou   para aprofundar as mudanças no segundo governo Dilma. Um bloco liderado pelo movimento sindical, popular e social, como por exemplo, o Levante Popular da Juventude e Consulta Popular, PT, PSOL PCdoB, setores do PSB e PDT, artistas e intelectuais progressistas.

Como disse o Márcio Pochmann: “uma frente de esquerda com uma agenda alternativa”. A rigor, nem é uma agenda alternativa, mas o programa vitorioso nas eleições: constituinte exclusiva para reforma política, democratização da mídia, reforma agrária e urbana, mais políticas sociais, aprofundamento do modelo de desenvolvimento com distribuição de renda.

A tarefa é complexa: defender o governo Dilma contra o golpismo de direita, e, ao mesmo tempo, combater e  derrotar o ajuste fiscal proposto pelo próprio governo.

A melhor maneira de enfrentar a ofensiva conservadora é a luta política permanente e a mobilização social. Debate ideológico e gente na rua.

O modelo de governabilidade baseado em concessões ao grande capital, baixo enfrentamento político, afastamento dos movimentos sociais e de suas bandeiras históricas, abandono da luta pela hegemonia e alianças com a centro-direita esgotou-se.

Não é mais possível continuar melhorando a vida da maioria do povo sem dar um salto político rumo às reformas estruturais.

No atual cenário de crise econômica e direita em ascensão avançar com o projeto democrático-popular demanda atingir de frente interesses econômicos, com uma reforma tributária que taxe as grandes fortunas e acelerando a reforma agrária, por exemplo.

No front político-ideológico, sem enfrentar a questão da reforma política e da regulamentação da grande mídia é impossível qualquer avanço. É claro que precisamos defender o governo, mas em especial, urge que a esquerda e os movimentos sociais disputem nas ruas a implementação do programa vitorioso. E o PT deve ser a principal força política a nos liderar nesse imperioso embate – que deve sair dos tapetes de Brasília e ganhar as praças e ruas do País.

Julian Rodrigues, licenciado em Letras e especialista em economia do trabalho, é  ativista de Direitos Humanos e LGBT.

Raimundo Bonfim, advogado, é coordenador geral da Central de Movimentos Populares (CMP-SP).

Leia também:

Miro Borges: Propina na Petrobras no governo FHC fica longe das manchetes


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Cristiano

Car@s,

Reforma tributária, taxação de grandes fortunas, lei de meios etc. Ideias ótimas! Acho que o PT assinaria embaixo de todas elas, mas como fazê-las valer com o Congresso que temos? Com a correlação de forças atual, o que mais o governo pode fazer senão buscar linhas de menor resistência no cenário de confronto para avançar? Acho que a melhor estratégia é deixar que as investidas das forças reacionárias e golpistas se esgotem na sua própria mediocridade, sem valorizá-las, juntando energia para fortalecer o bloco de poder por meio de alianças com todos os segmentos da sociedade.

Messias Franca de Macedo

… A CASA GRANDE ESTÁ RUINDO NA LAMA!…

#################

JN esconde nome de Eduardo Cunha da Lava Jato

QUA, 11/02/2015 – 20:56

ATUALIZADO EM 11/02/2015 – 20:57

Reportagem da Rede TV! com a contadora de Alberto Yousseff revela a amizade de Ari Ariza – que trabalhava com o doleiro – com o presidente da Câmara Eduardo Cunha. No depoimento, ela revela a existência de uma nota fiscal no valor de um milhão de reais emitida.

O Jornal Nacional escondeu a informação

(…)

FONTE: http://jornalggn.com.br/noticia/jn-esconde-nome-de-eduardo-cunha-da-lava-jato

Messias Franca de Macedo

BOMBA! EXTRA!…

IMPEACHMENT SIM!…

Do energúmeno Eduardo Cunha!

Viu, estropício maligno!…

##################

Ex-contadora de Youssef revela possível envolvimento de Eduardo Cunha

[UM VÍDEO BOMBÁSTICO ACOMPANHA A MATÉRIA HISTÓRICA]

Meire Poza era contadora do doleiro Alberto Youssef, preso pela operação Lava Jato, da Polícia Federal. Segundo ela, “Ari (Ari Ariza, agente autônomo de investimento que trabalhava com Alberto Youssef) sempre disse que ele e o deputado Eduardo Cunha são bons amigos”. “Foi emitida uma nota no valor de mais de um milhão. O Ari dizia que qualquer problema com a nota ele falaria com o Eduardo Cunha”, disse. Meire afirmou que Ari sempre disse ser amigo do deputado e presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB): “Existe essa amizade dele com o deputado Eduardo Cunha”. Ela afirma que, depois de ter sido deflagrada a operação Lava Jato, esteve com o Ari, porque ele tinha preocupação com a nota emitida. ‘Se você precisar de alguma coisa, eu posso falar com o Eduardo Cunha’, afirmou Ari à Meire, segundo entrevista exclusiva à RedeTV!.

11/02/2015 11h44

FONTE: http://www.redetv.uol.com.br/Video.aspx?118,31,440760,jornalismo,,ex-contadora-de-youssef-revela-possivel-envolvimento-de-eduardo-cunha

Jullio Damasceno

“Ninguém mais segura bandeira de graça.”
Lula – na comemoração dos 35 anos do PT.

Romanelli

Porque srs JORNALISTAS, porque ?

Entendo quando blogueiros alugados, encabrestados, comprometidos, aficionados, militantes e/ou patrocinados não querem emprestar seus espaços pra debates e enfrentamentos democráticos.

Entendo quando jornalistas, revoltados contras as grandes corporações, acusam, denunciam, reclamam ou se dizem VÍTIMAS de censura e de violência, de cerceamento de opinião e falta de liberdade às pautas.

Entendo quanto os JORNALISTAS se evocam da lei, da constituição para ter o direito a livre expressão, à palavra.

O que não entendo é porque em se pedindo do ético, do certo, do correto e respeitoso, do porque muitos JORNALISTAS censuram quem não ofende, quem não fere as regras, quem não mente nem insufla, tudo isso sem dar a mínima satisfação.

NADA a comentar !!!

Porque srs jornalista ? PORQUE eu sofro constantemente CENSURA neste espaço ? ..porque, se em outros pontos me liberam pra me expressar ?

Porque se o próprio AZENHA, quando já questionei, diz que eu não firo nenhum código de conduta na opinião dele ?

Afinal, a liberdade de expressão só serve pra vocês e pros que comungam do mesmo pensamento que os seus ?

Será que a borduna de vocês dói menos nos pequenos que as usadas pelos grandes com capital ?

então ? então como amadurecermos, trocarmos experiências, opiniões, pontos de vista, como aprendermos a tolerar e conviver com os contrários ?..

..como, se este tipo de censura só nos leva a mais intolerância, mais isolacionismo, a mais maniqueísmo, este que nos cega e/ou nos turva a alma diante de outras visões de mundo ?

Por favor Azenha, Conceição, ou quem de plantão, tenham mais boa vontade e deixem que os colegas nos interpelem e nos convenção, ou se deixem convencer

grato

Miguel

Este negócio de ir para as ruas é o mote que eles querem para polarizar a situação e agravar a “crise”.
Dilma esta correta em jogar em silêncio e mover as peças quietinha.
Dilma venceu as eleições, mas temos um congresso que é uma tristeza.

    Cristiano

    Muito bem colocado, Miguel!

FrancoAtirador

.
.
DEM COMANDARÁ REFORMA POLÍTICA
NO CONGRESSO DE CUNHA E RENAN

O partido mais Democrático e Ético da Nação,

que já teve em seus quadros homens ilustres

como José Roberto Arruda e Demóstenes Torres,

presidirá Comissão que irá enfim mudar o País.
.
.

abolicionista

O único jeito do PT ganhar as ruas é mandando a PM reprimir trabalhador.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Estado Mínimo no Neoliberalismo:

    É o mínimo de Efetivo Policial necessário

    à Repressão das Manifestações Coletivas

    contrárias ao Sistema em funcionamento.
    .
    .

Yoshi

Defender o governo com Katia Abreu no ministério?

obrigado, mas passo…o Levy até dava pra aguentar…afinal, aguentamos o Meirelles, e no final até foi importante dada a estratégia de não confrontar os “mercados” enquanto implantavam-se políticas sociais absolutamente indispensáveis

mas Katia Abreu? Sério? não dá…foi mal, Dilma, mas nessa tu tá sozinha…

    Maria

    Não é defender o governo, a Dilma ou o PT. É defender o Brasil desses abutres. Até acho que temos que nos manifestar para empurrar a Dilma a fazer o que o campo popular acha correto, mas não podemos nos omitir diante da possibilidade da direita entregar a Petrobras, perdermos as melhorias sociais e a democracia. Portanto é nos defender. Não tô nem aí mais com a Dilma, pra mim ela é no mínimo suspeita, mas temos que carregar a mala pesada até o fim, pois fora isso é uma direita bruta, racista, homofóbica, torturadora, fascista e neoneoneoliberal. O que você prefere?

Arnoldo

Se os que estão no governo tem que governar e ao mesmo tempo puxar a mobilização, então a vida será mais dura do que já é. Se é que isso é possível…
Diria que a poeira também tem que ser sacudida nos movimentos, Ong’s e sindicatos. Todos devemos tomar atitudes!

Messias Franca de Macedo

Moro vai comer 1% do PIB
O Nordeste não tem consumo … Melhor fechar mesmo …

Publicado em 10/02/2015

A cidade de Bacabeira http://pt.wikipedia.org/wiki/Bacabeira no Maranhão tem 16 mil habitantes.
E se preparou para receber mais 70 mil.
Ali se construiria a refinaria Premium I da Petrobras (a Premium II seria no Ceará).
( O PiG que chama nordestino de burro e bovino sempre combateu as duas refinarias, com o argumento de que não há consumo no Nordeste.
(…)
E ver o que vai dar lá na frente.
É mais fácil imaginar que vá dar num desmantelamento do PT e a eleição do Berlusconi, como aconteceu na Itália, depois da Operação Mãos Limpas contra a Máfia.
Uma coisa é uma coisa.
Outra coisa é outra coisa.
Os Berlusconis daqui são os filhos do Roberto Marinho, que não tem nome próprio – e que o Berlusconi comeu com farofa na Itália.
E na senzala, na Itália, não tinha o Lula, com o legado dele – no Governo e na Petrobras.
Devagar com o andor.

Paulo Henrique Amorim

FONTE: http://www.conversaafiada.com.br/economia/2015/02/10/moro-vai-comer-1-do-pib/#comment-1832987

Francisco

Foi um rio que passou em minha vida/
e meu coração se deixou levar…

Messias Franca de Macedo

EM TEMPO:

creio que o título do texto deveria ser:

“PT e os outros setores da esquerda têm de sair dos tapetes de Brasília e ganhar as praças e ruas do Brasil”

Respeitosamente,

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Franca de Macedo

Carlos Lacerda vive!

… No ‘MAU Dia Brasil’ do rádio de hoje, o ex porta-voz da ditadura militar “desancou bonito” no lombo da presidente Dilma Rousseff!
Exaltou o fato de a tal pesquisa de popularidade ter indicado que ‘trocentos’% dos entrevistados acreditam que a presidente sabia das maracutaias na Petrobras!
Um delinquente!
Um golpista desavergonhado!
Deve ser íntimo do ‘Zé Tucano’ do ‘miniSTÉRIO’ da Justiça!
O energúmeno fascista chegou ao ponto de afirmar:
“Os bilhões de reais depositados por brasileiros no HSBC dariam para custear o dobro dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo!”
Como se uma coisa tivesse a ver com a outra!
Na verdade tem: o estratagema vil e covarde de tentar associar o governo petista a todo o tipo de corrupção e malfeitos!
O Garcia “aposta na ficha” de que muitos ouvintes irão imaginar que há dinheiro sujo da Dilma e do Lula sendo lavado no HSBC da Suíça!
E dinheiro do “Petrolão”!
Incitação criminosa ao ódio na população!
Um irresponsável ao proferir sandices, utilizando-se dos sinais eletromagnéticos convertidos em concessões públicas pelo Estado brasileiro…
Não satisfeito, terminou o programete infame reiterando que o governo federal tentará aprovar a Lei dos Meios.
A Lei, segundo o Garcia, “que pretende calar os opositores, cercear a liberdade de expressão dos jornalistas, assim como acontece na Venezuela e na Bolívia”!
O Alexandre Garcia “da Globo” sabe que está mentindo!
Ele sabe que está ludibriando a boa fé das pessoas!
Que poderão acreditar nas patranhas de uma [suposta!] estrela Global!
Porém, o que o Garcia “da Globo” mais sabe é agradar os patrões!
E passar na caixa registradora do projac!
Infame!

rogerio zanuto

O Lula que me desculpe, mas com a Dilma fodend… a militância e os movimentos sociais eu não mexo uma palha para defender o governo. Estou com cara de bunda frente aos amigos que defendi o governo Dilma e eles me enfiam goela abaixo a Katia Abreu e o Levy.
Estou sem argumentos e sem vergonha de enfrentar o debate.
Ou a Dilma age pelo e para a povo, ou eu me calo.

Vlad

“…a direita, a grande mídia e setores conservadores do Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Federal operam 24h por dia para desgastar o governo e criminalizar o PT.”

Cara, esse lance de coitadismo e mania de perseguição, ora adotado pela gatunagem e seus serviçais, não cola mais.

“Tudo é escândalo, tudo é crise, mas o foco é só o governo e o PT, eximindo qualquer outro Partido”
Estão há quatro governos no poder e querem que creditem os desmandos a quem? Marechal Deodoro?

Edgar Rocha

No pé que está a coisa, periga o PT sair às ruas em defesa do que foi prometido em campanha e a Dilma mandar descer o pau no “bando de baderneiros que mancham o partido pelo radicalismo e falta de diálogo” (as aspas são pra endossar o termo figurado, ela não falou isto, ainda). Mesmo depois do discurso no Aniversário do PT, se os petistas saírem às ruas pra defender os projetos, nem o Lula vai apoiar. Acho que ele diria que não foi bem isto que ele pediu. Uma coisa é apoiar o Governo, outra coisa é defender o projeto. O projeto fica pra depois, como sempre. O negócio agora é defender a Dilma, a Kátia Abreu, o Levy. Até o companheiro Cunha. É preciso apoiá-los pra governar. Segundo o eterno presidente, Dilma fez o que é certo e petista bom, obedece.

E aí, acha que alguém vai topar? Digo, topar defender reformas e o projeto inicial do Governo?

Caso contrário, chame os figurões do PT, da CUT e dos Sindicatos pra “lutar pelo governo democrático”. E boa sorte com a militância aguerrida. Melhor pagar bem pra carregar as bandeiras na passeata.

FrancoAtirador

.
.
Não sei bem por que tenho a Sensação

de que o PT perdeu o Trem da História.

Educação e Saúde Públicas e Gratuitas,

Lei da Mídia-Empresa, Auditoria da Dívida,

Reforma Tributária, com Imposto Progressivo,

Reformas Urbana, Agrária, Federativa, Eleitoral.

Quanto mais o tempo passa, tudo parece ficar

cada vez mais distante do Povo Brasileiro…
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    O Môpho da Burrocracia no Phodêr

    E o Phedôr da Plutocracia Apátrida

    Asfixiaram um Sonho de Soberania.
    .
    .

    Romanelli

    tai, concordo com todos os temas ..mas não sei se pensamos igual

    Embora, de todos listados eu excluiria a “auditoria da divida” ..isso seria fazer marola de forma desnecessária

    .pra mim, muito mais importante é que, com TANTA carga tributária e serviços de péssima qualidade (na educação, saúde e segurança), como ainda temos governantes que querem e fazem ainda MAIS divida ..estas que normalmente acabam em seus salários e em mais mordomias e desvios

    e eis o problema, não é a divida em si, mas o descontrole e desperdícios que existem sobre os recursos públicos, a necessidade compulsiva em ficarmos contraindo cada vez mais e mais dívida a um custo altíssimo, sem no entanto ofertarmos algo de real ao contribuinte que acaba pagando a conta por tudo.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Prezado Romannelli.

    Que Partido Político encamparia tuas propostas?

    E, especificamente, qual Candidat@ sugeririas?
    .
    .

Luis

Concordo com tudo que está escrito. Mas e ai? Quando começa? Vai esperar ficar mais complicado?
Realmente desanimador.
Posso não fazer parte de nenhum partido, mas fiz minha parte na campanha (primeiro e segundo turno) e agora esse abandono. Ninguém fala nada.

FrancoAtirador

.
.
O Aumento da Rejeição ao Governo de PT/PMDB et Caterva

não ocorreu por causa exclusiva da Corrupção na Petrobras,

mas muitíssimo mais pelas Medidas Recessivas Anunciadas

que afetam diretamente toda a Classe Trabalhadora do BraSil.

Juros Altos e Desproteção Social só petista ‘CDF’ pra apoiar.
.
.

    Julio Silveira

    Petista CDF é boa, rsrsrs, mas é verdade, o caractem que ser muito Czão mesmo.

FrancoAtirador

.
.
HSBC SWISS LEAKS

LISTA HERVÉ FALCIANI

Celebridades de G.A.F.E.*
Magnatas dos Negócios no braZil

FAMÍGLIA SAFRA (http://abre.ai/safrarios_do_hsbc)

FAMÍGLIA STEINBRUCH (http://abre.ai/famiglia-hsbc-steinbruch)

(http://projects.icij.org/swiss-leaks/people/edmond-j-safra)
(http://projects.icij.org/swiss-leaks/people/the-steinbruch-family)

Deixe seu comentário

Leia também