Quando recorrem ao Marx, é que a coisa realmente anda feia

Tempo de leitura: 5 min

É este o início de outro crash financeiro?

A História se repete depois de quatro anos, quando os mercados globais entram em derretimento. Texto de Julian Knight

Sunday, 7 August 2011

do jornal britânico Independent

Talvez tenha algo a ver com agosto, quando muitos dos líderes do mundo estão em férias, mas o mês está se tornando notório pela confusão no mercado financeiro. Quatro anos atrás as mandíbulas que esmagaram o crédito se fecharam. O início foi marcado pela decisão do BNP Paribas [baseado na França, um dos maiores bancos do mundo] de fechar dois de seus fundos expostos à crise do sub-prime nos Estados Unidos, no dia 9 de agosto de 2007. Dentro de algumas semanas, as filas começaram a se formar nas portas das agencias do Northern Rock [banco britânico estatizado por causa da crise].

Quatro anos e muitos resgates depois, a economia do mundo parece de novo à beira do precipício, com os mercados de ações de todo o mundo perdendo bilhões de dólares em um dos mais sangrentos derretimentos desde o crash de 2008. O preço das ações despencou no Brasil, em Tóquio, Nova York, Londres, México e em toda a Europa.

Mais de 10% sumiram do índice FTSE 100 de Londres — equivalente a 270 bilhões de libras [cerca de 700 bilhões de reais] — em uma semana e 114 bilhões de libras foram perdidos* [cerca de 300 bilhões de reais] apenas na sexta-feira. O índice perdeu 600 pontos na semana, fechando em 5.240, no mesmo nível do início do ano. Em Nova York o índice Dow Jones despencou 5,3% em uma semana.

Angus Campbell, chefe de vendas da Capital Spreads, disse na sexta-feira: “No começo do ano, os investidores estavam esperando crescimento global… Mas agora há um repensar maciço já que parece que o crescimento global vai estancar. Isso causou a tremenda quantidade de vendas — é realmente a mentalidade do rebanho”.

Desta vez, os empréstimos sub-prime [empréstimos para comprar casas, de alto risco, nos Estados Unidos] não estão na raiz do problema, mas uma coisa potencialmente muito pior. Muitos governos ocidentais, tendo socorrido os bancos seguindo o modelo keynesiano de imprimir moeda para enfrentar a recessão, estão de tal forma carregados de dívidas que os mercados perderam a fé de que eles conseguirão pagar os juros, o que dizer do principal. A aparentemente inesgotável linha de crédito dos governos, que mantém funcionando o sistema financeiro e o fundo de pensão de quem lê, é o que está sendo esmagado desta vez.

Na semana passada, o governo da Espanha viu o seu custo de fazer empréstimos crescer 0,5% em pouco tempo — agora é 4% mais caro para o governo espanhol fazer empréstimos que a taxa de juros paga pelo governo da Alemanha. Mas os espanhóis não parecem estar tão mal quando a Itália. A confusão do mercado anda de mãos dadas com a confusão política do fraco governo de Silvio Berlusconi, que está fazendo muito pouco para desfazer a impressão de que, com dívida igual a 128% de seu PIB, a oitava maior economia do mundo pode pagar as contas. De novo, os juros que os italianos pagam estão se aproximando do pago pelos espanhóis, em direção às taxas da Grécia.

O problema da Itália é mais grave, já que boa parte de suas dívidas é de curto prazo, o que significa que precisa ir aos mercados mais regulamente que os espanhóis, irlandeses e gregos. A Itália não está falida, mas está sendo trazida para o vortex do risco cada vez maior enfrentado pelos políticos e pelo Banco Central Europeu. Alguns analistas consideram que o pacote de resgate de 1 trilhão de euros lançado há pouco tempo terá de ser elevado para 4 trilhões se os italianos não conseguirem se livrar de suas dívidas e buscarem um resgate. Esta conta será muito alta mesmo para os alemães. Não é por acaso que o primeiro-ministro finlandês Jyrki Katainen disse na semana passada que a Europa “está numa situação muito perigosa”.

Enfrentando os mercados em queda livre na semana passada, o chefe do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, disse à Espanha e à Itália que os dois paises precisavam de novos pacotes de austeridade. Os espanhóis vão divulgar o deles em 19 de agosto, enquanto os italianos dizem que vão tentar chegar a um “consenso nacional” até setembro.

“De cara, o BCE fez um convite explícito à Espanha e Itália para que façam mais. Isso provavelmente será feito. Se as coisas se tornarem espetacularmente ruins nas próximas semanas, o BCE não terá escolha a não ser expandir a compra de papéis dos governos”, disse Gilles Moec, um economista do Deutsche Bank. A dívida espanhola e italiana poderia ser comprada em massa pelo BCE, o que já está acontecendo com a dívida grega.

Mas o sr. Trichet revelou que não existe unanimidade no BCE sobre a necessidade de comprar dívida italiana e espanhola. Os corretores ficaram com as orelhas ardendo com as palavras do chefe da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, ditas em 21 de julho, quando ele se disse “profundamente preocupado” com as economias espanhola e italiana. Ele colocou parte da culpa no que chamou de “comunicação indisciplinada, complexidade e incompletude” do pacote de resgate da Grécia.

Em resumo, os mercados estão nervosos e esperando pelos pingos nos is do resgate grego. “Um mês atrás viamos o fim no horizonte, mas agora poderemos ter mais quatro ou cinco anos a percorrer.  O que vimos é uma mudança psicológica. A diferença é que no primeiro aperto de crédito vimos um movimento coordenado em busca do resgate. Mas agora temos visto tentativas parciais de solução do problema”, disse David Bloom, chefe de estratégia do HSBC.

Ação lenta e disputas políticas no coração da eurozona parecem ser um grande problema para os mercados: “Com a crise da Lehmann, tinhamos Hank Paulson e alguns líderes-chave que podiam juntar as pessoas e rapidamente lidar com as coisas. Na Europa não se pode fazer o mesmo. Há fraqueza institucional”, disse Dan Morris, estrategista de mercado do JP Morgan.

Tudo isso acontece em meio a preocupações com os sistemas bancários da União Europeia e do Reino Unico; tendo enfrentado as dificuldades de crédito e tendo sido resgatados pelos contribuintes, os bancos agora enfrentam o risco de ver o que acreditavam ser seus investimentos dourados — dívidas de governos — valer muito menos que originalmente imaginavam. E é aqui que está o risco para o Reino Unido.

Os bancos britânicos controlam quantidades massivas de dívida da eurozona — na semana passada o RBS assumiu a perda de 733 milhões de libras [equivalentes a 1,9 bilhão de reais] em dívidas do governo grego, mas isso é pouco. Algumas estimativas colocam a exposição de bancos britânicos a dívidas de governos da eurozona em 200 bilhões de libras [equivalentes a 520 bilhões de reais]. Ainda assim, apesar deste risco, o Reino Unido ainda é visto como um paraíso, com o governo capaz de emprestar aos menores juros dos últimos 50 anos.

Mas existe outra tempestade em potencial para os investidores. Os números econômicos dos Estados Unidos não são bons e com isso vem o medo de uma recessão dupla. Mesmo os mercados emergentes não estão a salvo: “Temos vários contágios ao mesmo tempo em andamento na economia mundial e isso atinge as economias em desenvolvimento, porque os maiores mercados são os dos Estados Unidos e da Europa”, disse Phil Poole, chefe de estratégia de investimento global do HSBC.

Karl Marx, que sem dúvida teria exultado com o banho de sangue nos mercados, uma vez disse: “A História se repete, primeiro como tragédia, depois como farsa”. A semana passada certamente parecia a repetição da História, com mais que um toque de farsa.

Additional reporting by Laura Chesters.

*Quando os jornais escrevem dinheiro “perdido” na bolsa, isso significa que os papéis se desvalorizaram.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

O mercado, tão viciado quanto um usuário de crack… | Viva Marabá Pará Brasil

[…] outro lado do Atlântico, como notou o Independent, os bancos britânicos tem uma exposição equivalente a 520 bilhões de reais em papéis de paises […]

O mercado, tão viciado quanto um usuário de crack | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] outro lado do Atlântico, como notou o Independent, os bancos britânicos tem uma exposição equivalente a mais de 500 bilhões de reais à dívida […]

VAMOSÀLUTA

Meus amigos! Já sabemos que o CAPITALISMO nasceu da emancipação da burguesia contra a sociedade feudal. E de lá para cá vem se desenvolvendo (a seu modo, claro) e chegou onde estamos vendo. Ainda no início do século passado Lênin prevera a condição imperialista que este nefasto modelo alcançaria. Hoje vemos os principais centros imperialistas (UE e USA) se deteriorando, e o pior, buscando uma maneira de se proteger (A BURGUESIA) e transferir essa crise sistêmica para os trabalhadores com ajustes fiscais, desemprego, etc. Esse modelo sociopoliticoeconômico e cultural jamais resolverá os problemas do ser humano enquanto ser humano, haja vista que basta ouvirem o primeiro estalo para correrem e sacrificar os trabalhadores. Diante disso, meus amigos, apesar de nosso país não estar no olho deste furação, sabemos que também o capital domina em terras canarinhas. Vem aí a copa, uma vitrina para o mundo, mas ela passará, e aí, quem terá ganhado com esse grande evento mundial? A elite burguesa, claro. Se existe bilhões para a promoção desse evento, por que não há o mesmo para EDUCAÇÃO, SAÚDE, HABITAÇÃO…? Sabe? Na verdade o grande problema enfrentado pelos trabalhadores tem um plano de fundo POLÍTICO, pois bem sabemos que as prioridades são definidas por quem tem poder (BURGUESIA), daí vemos para onde vão os orçamentos e os recursos em si. Meus amigos, a copa de 2014 (ressalto que não sou contra a copa) será um momento oportuno para estudantes, agricultores, operários, intelectuais…, que têm ideias progressistas para emancipação dos trabalhadores, se unirem para superar essa sociedade da exclusão social (CAPITALISMO), exigindo ruptura profunda, não apenas a lógica reformista tocada atualmente. Desde já debatamos e preparemo-nos! Pelo SOCIALISMO já, mais justo e humano com os trabalhadores, que produzem as riquezas deste país (7ª maior economia do mundo), mas não usufruem delas.

    João Batista

    Lênin, o desgraçado que matou mais de 100 milhões, e você usa uma citação dele como “exemplo de sábio”? Vocês comunistas safados são piores que os nazistas em sua época! Vocês tem sangue nas mãos, e agora querem trazer a matança para o ocidente. Vá estudar economia seu porco!!! E só daí verá que essas crises infladas são causadas,quase sempre, por intervencionismo do próprio estado. Vá esquerdar em outro lugar sua mula!!!

Ozeias Laurentino

Cada qual de acordo com sua necessidade e produtividade,'' karl Marx'' não produziu dançou especuladores financeiros, é o capitalismo se matando para dar lugar ao socialismo. O velho não quer morrer e o novo demora nascer.

EUJÁSABIA

Nós sabemos que Karl Marx deixou sua principal obra (O CAPITAL) inacabada, tendo sido "concluída" por seu colega Engels.É interessante observarmos isso: sua obra tem um caráter científico, claro, e por ser científica jamais será concluida, pois a ciência não é estática. Portanto, as dificuldades enfrentadas por países que tentam implantar o socialismo é perfeitamente normal, dado o seu caráter científico e complexo. Afinal, não se encomenda um modelo sociopoliticoeconômico pelo Correio, mas se edifica sobre a realidade de cada país, daí as feições peculiares de cada tentativa de implantação do socialismo pelo mundo. Ao contrário do zumzumzum de algumas mariposas jornalísticas da grande mídia (a serviço da burguesia) o Socialismo Científico é uma ciência em ascenção pelo mundo, mas o que vemos apodrecendo é o Capitalismo (que exclui a maior parte da população, os trabalhadores, dos resultados alcançados pelo desenvolvimento). Viva o Socialismo!!! Trabalhadores de todo o Brasil, unamo-nos!

    Luiz Fortaleza

    Mas importante ainda é o método de análise de Marx, muito pouco compreendido pelos intelectuais tanto de esquerda como de direita. E isso ele deixa claro em algumas de suas obras como Teses sobre Feuerbach, A ideologia alemã, Critica para a economia política e 2 prefácio de O capital. Ele parte da realidade como base de fundamentação do conhecimento, mas não através de uma postura empírica positivista, e sim de um posição apriori abstrata, alguns elementos abstratos, para captar o real sem ser passivo, mas ativo nessa relação com o real. O real, o ser, é determinante do conhecimento e não o contrário, logo ele parte do concreto para o abstrato, mas um abstrato concreto. Aí vem a mediação entre a aparência e essência, ser e conhecimento, abstrato e concreto, fenômeno e ,,,

RouGe

Em razão da discussão, e mesmo para clarificar algumas questões, recomendo um curto e didático artigo (Afinal o que é capitalismo?) que expõe de maneira geral o funcionamento do capitalismo conforme MARX.
http://www.criticadodireito.com.br/edicoes-anteriores/nu...

abraços

urbano

Esses jornalistas economicos ( ou seria melhor dizer economistas metidos a jornalistas) consideram que a economia é pouco mais do que um jogo ( no caso de Kriquete). Um lance aqui, uma tatica ali e ganha quem tiver mais sorte e os melhores jogadores. Se esquecem de que a conta sera paga por alguem e que o mercado financeiro vive da produção real queiram ou não.

EUNAOSABIA

O único problema de Karl Marx é que ele não era marxista, ele mesmo disse isso… e esses bobalhões ainda caem na dele….

Pelegada plenfeteira vai a loucura com esse tipo de postagem… acham mesmo que Marx tem serventia para alguma coisa…

Tem lunático abaixo pregando a imediata e drástica redução das taxas de juros, bem como a fixação do câmbio… vai procurar te informar sobre economia rapaz… deixa de publicar tuas sandices… sai desse lodo intelectual de ficar caindo na lábia de certos blogueiros por aí, perdidos e sem compromisso com a verdade.

É isso que dá não ter uma cultura formal mais adequada, não passam de papagaios repetidores de jargões…

Um monte de bla bla bla…. repetitivo e completamente inútil… pior de tudo… só se criam nesses ambientes mesmo… boa parte até que tem uma cultura formal satisfatória, mas seu fanatismo e sua ideologia completamente fracassada os leva s produzir suas já conhecidas bobagens… coitados..

Me façam um favor… não alimentem os trolls… sigam o conselho de alguns por aqui…me deixem em paz.

    Luiz Fortaleza

    A ignorância intelectual aí foi gritante… se nem os capitalistas ignoram Marx, pq eu um simples mortal vou ignorar? Vc já leu O capital de Marx, o terceiro tomo? Leia q vc vai se perceber um ignorante que cai na ladainha neoliberal.

    EUNAOSABIA

    Não alimentem os trolls… Marx nunca foi marxista… no fundo ele é um moral de cueca..nunca praticou o que pregrava… uma ideologia fracassada e que só produziu, morte, genocídio e desgraça onde tentou ser implantada… tem horas que não dá pra aguentar vocês rapaz…

    Silvio I

    EUNAOSABIA:
    Você e livre, e tem o direito de pensar como quiser. Mais não se pode negar, que o capitalismo se fundamenta sobre cinco leis enunciadas por Marx. Ele também escreveu sobre o comunismo junto com Engel que era um capitalista Inglês. O comunismo foi depois digamos melhorado por Lênin.E o comunismo foi deturpado por Stalin. Trotski teve serias desavenencias com Stalin, e este solicitou a os americanos, que o mata sem, coisa que efetuaram em México.

    cronopio

    "Praticou o que pregava"? Você só pode estar brincando? Marx não escreveu um tratado moral. Marx escreveu um livro sobre o sistema capitalista, não um livro de auto-ajuda. Reflita um pouco antes de dizer bobagens. Vá estudar um pouco, para variar.

    CESAR

    "uma ideologia fracassada e que só produziu, morte, genocídio e desgraça onde tentou ser implantada…" VC ESTÁ FALANDO DO CAPITALISMO?

    Luiz Fortaleza

    Realmente Marx disse que não queria que sua teoria se transformasse num dogma e por isso que disse isso, mas seu parceiro maior, Engels, se curvou pq o marxismo significava naquele período do final do século XIX, algo emblemático para diferenciar dos liberais clássicos. Nenhum curso de economia, os economistas burgueses, trabalham com a categoria "mais valia (absoluta e relativa) que Marx desenvolveu a partir do economista clássico burguês David Ricardo que deixou pelo caminho, aonde se dá o próprio de exploração do trabalho pelo capital. O próprio Aristóteles quase descobria esse fenômeno da exploração, só que ele vivia numa sociedade de escravos e não de assalariados e Marx relata isso em O Capital. O segundo tomo de O Capital, Marx historia toda a perversidade da exploração capitalista na Inglaterra no período das primeiras fábricas onde pessoas eram obrigadas a trabalharem nessas industrias fétidas, senão eram consideradas, pelas leis monárquicas criadas pra isso, marginais, vagabundos, obrigando o Estado monárquico a tomar os filhos das famílias pobres. Um milhão de camponeses irlandeses foram expulso de suas terras para serem obrigados a trabalhar nas primeiras fábricas de tecelão…. muitos moravam nas ruas… é impressionante como Marx conta essa tragédia histórica no Reino Unido nesta parte de O Capital. Marx ia ao museu de Londres estudar os livros azuis – os economista burgueses – para compreender a sociedade capitalista emergente e percebeu vários erros teóricos dos clássicos, mas não deixou de elogiar algumas posições teóricas dos mesmos. Não vou dar é uma aula aqui. Fui.

francisco.latorre

capitalismo?.. financeiro?..

foi pro saco. ou vai. logo logo pra já.

mais. caiu por si mesmo.

são as tais contradições internas. incontornáveis.

..

ninguém mais acredita em papel pintado.

questão de crédito. ou descrédito.

in dolar we trust. sai de cartaz. sob vaias apupos tomates.

hora de construir futuro.

que o passado esse.. foi. e não volta.

..

semanariopolitico

Constatar que, quando a burguesia recorre a Marx é sinal de que a coisa está 'feia' – normal. Afinal, eles mandam e desmandam no mundo a séculos e estão nesta posição – de dominação – porque entendem um pouco de economia e política, (apesar da crise inevitável e colapso do capitalismo).

Triste mesmo é ver a centro esquerda tradicional – institucional – relegar Marx ao passado, revisa-lo, distorce-lo a torto e a direito a fim de provar suas teses reformistas, 'pós-moderninhas' – típicas de 'sociais liberais imperialistas', (Lênin ao se referir aos sociais democratas russos os apelidou carinhosamente com esta pecha).

Falar em revolução socialista, leninismo então, a esta 'esquerda', é pecado. Enquanto isso o mundo beira a guerra imperilaista…

monge scéptico

Afinal para foi o dinheiro?O que há na realidade? Q mecanismo é esse que faz com que dinheiro desapareça? Usura? Um especialista por favor, para explicar as razões dessa recorrência.
Parece usura…………………………

Polengo

Marx sabe mais do capitalismo que qualquer capitalista, porque entendeu que devia estudar a fundo o seu inimigo.
Jä estes, só se preocupam com seus "amigos".

Silvio I

Azenha:
Parece-me que a única solução possível, e uma mistura de socialismo com capitalismo. Não temos informação suficiente do que está ocorrendo na China, e se vai a dar resultado. Mais me parece que estão devagar colocando alguma coisa assim,lógico pelas informações, ainda falta muito.Mais o importante e que começou.China após de ter sido um Império tive sua decadência, organizada pelos ingleses,e a guerra com Japão.Apos 200 anos com a chegada de Mao Se Tung que impõe o comunismo, e que começou a China, a voltar a ocupar uma posição no mundo.As modificações posteriores, onde mistura com o capital, tem levado a China a uma posição, que será de aqui a poucos anos, a primeira potencia econômica do mundo.Esperemos que não comece a invadir com guerras os outros países.

Iconoclasta

"Saques e violência se espalham por Londres em segunda noite de tumultos" Num cantinho de uma folhinha da FSP..que o PIG omita ou relegue tal noticia bombastica compreende-se…que a blogosfera dita "progressista" tambem o faça..compreende-se tambem…nossos "progressistas" são quase totalmente pautados pelo mainstream midiatico e pouco tem de inciativa reflexiva e autonomia de agenda. Tudo gato do mesmo saco…

    Bonifa

    Também penso assim… É muito mainstream para quem deveria publicar também o que ocorre nos bastidores, nas ruas e nas reuniões de progressistas que se multiplicam por toda a Europa. Não que se exagere, mas que pelo menos se diga o está se passando de fato.

Luiz Fortaleza

George Soros, o maior especulador do mundo, disse em 2008 que voltou a ler Marx. Os capitalistas leem Marx, mesmo que seja escondido, pena que os trabalhadores nem conhecem esse teórico anticapitalista. Se o conhecessem, os capitalistas estariam fritos historicamente. Como é uma leitura difícil, só os sabichões ainda entendem e quando entendem, pq a estrutura do pensamento de Marx é complicada.

    Bonifa

    FHC confessou que passou um ano tentando ler O Capital com o auxílio de um grupo de amigos. Torrou o cérebro e não entendeu nada.

    EUNAOSABIA

    Se Fernando Henrique, que é considerado um dos dez intelectuais vivos mais importantes do mundo não entendeu o capital, imagina tu rapaz…

    Jorge Leite Pinto

    Considerado por quem?
    Se for por ti, eu até entendo, pois pela quantidade de asneiras que vomitas…
    E ainda por cima és arrogante e grosseiro.

    Silvio I

    EUNAOSABIA:
    Ele diz que não entendeu. Isso após de ser presidente, porque ates de isso ele entendia muito bem.Não e difícil de entender, vai a qualquer lugar ai, e da uma leitura, que você também vai entender.

    Politico Novo

    KKKkkkk intelectual??? só porque FHC foi um estudante razoavel que logo se corrompeu, fez um acordo com a CIA e recebe dinheiro dela até HJ, em troca a própria Cia elogia seus trabalhos, pelo motivo da grande tese dele (e da CIA) é a eterna dependencia do Brasil e da América Latina aos Estados Unidos. o eu não sabia, se informe.

    Politico Novo

    Enãosabia, FHC recebe oficialmente através da Fundação Ford, que como se sabe é o braço da Cia para comprar pessoas, emitir opniões, etc…
    As ultimas remessas contabilizadas da Fundação Ford a FHC U$$ 300.000 cada … a troca de estimular o Neoliberalismo em nosso Pais

    Bonifa

    Eu entendi. Quem não entendeu foi ele. Agora você não brinque com estas coisas porque lugar de menino é no blog do Cabeção.

    cronopio

    Vamos com calma. Fernando Henrique participou, em 1958, de um dos primeiros grupos de estudo de O Capital. Grupo do qual faziam parte Paul Singer, Fernando Novais, Bento Prado, Roberto Schwartz, entre outros. FHC escreveu uma excelente tese de doutorado, "Capitalismo e escravidão no Brasil Colonial" (hoje um tanto ultrapassada, é verdade) partindo de premissas marxistas. O seu livro seguinte, "Empresário industrial e desenvolvimento econômico" já indicava que o teórico iria mudar de perspectiva. Nesse livro FHC deixa bastante claro que, na sua visão, a única alternativa viável para o Brasil da época era um "subcapitalismo". O erro de FHC foi achar que, contra todas as evidências, era possível, para os assim chamados "países subdesenvolvidos", trilhar um caminho alternativo em direção à superação de suas condições econômicas, sociais e políticas. Ora, FHC percebeu que um país "subdesenvolvido" não podia apenas seguir o exemplo dos "desenvolvidos", pois deveria enfrentar condições históricas muito diferentes das que vigoravam quando os países desenvolvidos trilhavam sua própria industrialização. Vale lembrar que, ao comprometer-se com um cargo de poder dentro do PSDB, FCH teve de abdicar de muitas de suas convicções pessoais e negociar o poder com os grupos de capital que financiaram sua candidatura. Não por outro motivo, FHC recomendou: "esqueçam tudo o que escrevi". Além disso, acho no mínimo provinciano afirmar que FHC é um dos dez intelectuais mais importantes do mundo. Ele não produz nada relevante há pelo menos quatro décadas e seus livros, embora tenham sido escritos com rigor e apuro acadêmico, estão sabidamente superados. Além disso, como político, FHC mostrou ser infinitamente inferior a Lula, e qualquer líder mundial atual sabe disso. Finalmente, acho que, embora seja a obra que melhor tenha destrinchado as entranhas do sistema capitalista, é preciso lembrar que O Capital não é a Bíblia e que não iremos encontrar o mapa dos planos divinos ali. É sintomático disso que o próprio Marx, diante da institucionalização do marxismo, tenha afirmado não ser marxista.

    CESAR

    MÃO É Á TOA QUE VC SE CHAMA "eunãosabia"

    Silvio I

    Luiz Fortaleza:
    Marx escreveu O Capital, que foi lançado no ano 1858. Consta de cinco livros, e no terceiro livro nos conta perfeitamente, tudo o que está ocorrendo, no mundo capitalista.

    Luiz Fortaleza

    Eu passei um ano lendo O Capital e entendi 60% do que ele quis dizer, aí participei de um grupo de estudo lendo o 1º capítulo mais complicado, que aparentemente é simples, pq é pedagógico, mas é de uma complexidade que vc nem imagina. Uma professora de economia, colega minha de doutorado, da Universidade Federal de Sergipe, me mostrou uma outra perspectiva de leitura que eu não tinha atinado e aí percebi que estava lendo errado o primeiro capítulo que é o núcleo de todo o livro – a mercadoria e o dinheiro – onde está todo o caráter do fetichismo do dinheiro e da mercadoria, que é uma discussão complicadíssima. Mas O capital se divide em três temas eixo: Processo de produção da mercadoria ou da mais valia, processo de circulação da mercadoria e efetivação da mais valia em dinheiro e processo global da produção onde se dá a pane do processo de valorização do valor. Esse "eunãosabia" não sabe nada mesmo, nem ver o caráter ontológico do pensamento de Marx. FHC não é o maior intelectual do mundo e nem do Brasil, Florestan Fernandes foi seu orientador de doutorado e este é muito mais intérprete da sociedade brasileira do que o próprio FHC que só tem fama.

Rogério Floripa

O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções.
Karl Marx

Documentário – Vamos Fazer Dinheiro
O documentário mostra as chamadas “economias emergentes” por
dentro, na visão de grandes investidores http://fwd4.me/07hk

assalariado.

Então ficamos assim, …

O modo de produção capitalista faliu, o povo e os governos mais a esquerda não aceitam mais que suas matrizes ideologicas do capital exportem inflação e fome para as suas colonias, causados por mais esta crise do capital. O Estado capitalista, burguês, já não consegue manter a ordem, a ordem capitalista e, reprimem sem piedade os povos em nome dos lucros, agora, escassos. Olhem para a Siria, Iemem, Grecia, Espanha, Inglaterra,… Enfim, o tsunami capitalista se aproxima. Cabe aos socialistas (de fato), se apresentarem ao mundo, mostrar as verdadeiras origens ciclícas economicas deste modo de produção, concentrador de riquezas pelos donos do capital -(fabricas, latifúndio, bancos,…), e que distribui, muita miséria e violencia para a sociedade e para os verdadeiros produtores destas riquezas, apropriado por estes, através de muitas guerras e exploração entre os humanos

Conclusão, o capital imperialista, leia- se G7, está se alimentando de sua própria carne ( o Estado), que, através de sua maquina de fazer dinheiro, conhecida por nós como casa da moeda, os alimenta através da ciranda financeira que, por sua vez, é fruto do acumulo do capital industrial da burguesia patronal as custas da expropriação da MAIS VALIA, que é o trabalho não pago, pelas elites do capital aos seus colaboradores. Socialistas do mundo, uni-vos!

    FrancoAtirador

    .
    .
    Camarada assalariado.

    Você matou a martelo.

    Um abraço libertário.
    .
    .

João PR

Pessoal, leiam sobre o plebiscito que a Islândia promoveu recentemente!

A população de lá disse NAO a um acordo financeiro.

Podem encontrar muita informação na internet, pois o PIG não noticiou o fato. Segue uma sugestão de link http://www.dw-world.de/dw/article/0,,5329147,00.h…

Palmas

Capital não tem pátria no que diz ao mercado financeiro, principalmente.E os políticos? a eles o poder domina suas cabeças, esquecendo-se que foram eleitos, fazem juramento ao seu povo e depois…Político cada vez mais não tem pátria, e, ainda mais se for da turma liberal.

Francisco

Mas Marx não tinha "morrido"? Mas ele não era ultrapassado? Mas o único "fantasma que assombrava o mundo" não era o da obesidade? Mas a classe trabalhadora não tinha deixado de existir? Mas os luditas já não tinham sido varridos da história e não poderiam estar tocando fogo em Londres? Mas movimentos de massa, como o egípcio, demandando bandeiras iluministas como a democracia já não tinham sido enterrados pelo "pós-moderno"?

Mas, afinal de contas, a História não tinha acabado?

Onde é que você estava em agosto de 2011? | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] E aqui um artigo do jornal britânico Independent sobre a nova fase da crise na Europa   […]

Roberto Locatelli

É nessas horas que percebemos o racha do capital. Enquanto a Fiesp (a Fiesp!!) se une à CUT para exigir redução da taxa Selic, comentaristas econômicos como Miriam Leitão, Sardenberg e outros dizem que o governo deveria aumentar a taxa de juros ainda mais "para nos proteger".

É que a Fiesp representa o capital INDUSTRIAL, enquanto esses "jornalistas" são portavozes do capital FINANCEIRO.

Mas que esse "racha" não nos iluda. Na hora H eles se unem contra os trabalhadores.

Quanto à citação de Marx no texto, francamente, que falta de senso. Marx não "exultou" com as crises do capitalismo. Ele as analisou friamente e mostrou que o sistema capitalista tem prazo de validade, como qualquer sistema econômico já construído pela humanidade ao longo da História.

Carlos Araújo

Cadê o economista EUNAOSABIA?? cadê o nosso especialista em economia do Blog??? eunãosabia, cadê você ?

Alexei_Alves

Os pensamentos de Karl Marx, Adam Smith, Keynes, etc. deveriam ser ensinado nas escolas.
Ou então a história se repetirá como farsa mais uma vez, e mais uma vez, e mais uma vez…..

ZePovinho

Cadê o EUNAOSABIA?????????????????Aguardo uma aula sobre o quê devemos fazer.
Eu proponho extinguir o BACEN e transformá-lo,novamente,numa mera superintendência como a SUMOC.

    Valdeci Elias

    Ele deve estar assistindo a Rede Globo, pra poder comentar.

Luana

As bolsas vão ficar com os seus agentes com a cara no computador e poucos negócios, os países vão ficar com as crises cambiais e os EU vão injetar dólares no mercado, Azenha.

    Luiz

    Luana,
    O Alan Greenspan está agora mesmo no noticiário dizendo que o EU nunca falirão pois podem emitir dólares. É a canalhice total. Antes agiam como se a crise fosse sistêmica ou ocasional. Agora falam abertamente o que já estava combinado desde que receberam os apoios do Reagan, Busch (os dois) e do Clinton.
    Resultado: o ocidente fica com o capital e a China fica com a produção industrial. O Brasil tem que se cuidar para ficar com alguma coisa!

Luiz

Ora, se os bancos emprestam a países que têm pouca capacidade de pagamento, a juros altissímos, porquê o sistema financeiro tem que os salvar ? Que se virem, que lancem as perdas como prejuízos, como fazem todas as empresas.
Claro que isto não acontece! É a promiscuidade governos/empresários/imprensa!
Assim esta crise só vai ter fim quando os bancos forem os donos do mundo.

    @yakolev

    Infelizmente, já há um bom tempo, parece q os bancos já são os donos, principalmente via seus consórcios e autarquias espalhados pelo planeta, na forma d Bancos Centrais e "Nacionais", assim penso q a crise só começará a ter fim qdo ocorrer o contrário, ou seja, qdo os banqueiros começarem a perder o controle financeiro do mundo…

    Marcos

    Concordo Luiz, chegamos a pagar 49% ao ano no governo FHC. É melhor os países fazerem como a Argentina.
    Moratória, seguida de negociação. Os abonados tem que perder também.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Eles não perdem nunca,

    apenas deixam de ganhar.
    .
    .

    xicobarreto

    Com cerveja.
    A banca vive das crisis assim como os vampiros vivem de sangue.
    Um pais será e somente será soberano quando tiver controle de suas riquezas encima e debaixo do solo.
    Se depender da banca, estara fadado a se esborrachar e ter que alimenta-la para depois se esborrachar e e ter que alimenta-la, pois nao tem fundo suficiente para mandar a banca catar carochunha.
    O agiota não necessariamente quer receber a conta, quer o premio, o juro, quer alem de tudo te escravizar.
    Quando o país quebrar, a banca quer os ativos, depois de retirar todo ar, devolverá, por R$ 1, 00 ao ativo para o governo recuperar, a banca empresta o dinheiro, o governo recupera o ativo e depois a banca compra com R$ do BNDES a perder de vista. è este o circulo da maldade, heheheh

    FrancoAtirador

    .
    .
    Agiotagem oficializada.
    .
    .

    Silvio I

    Luiz:
    E doloroso, mais sempre se saio de uma crise com uma guerra mundial. Assim foi em 1914, em 1936,porque a segunda grande guerra, começou em Espanha, em esse ano, após se generalizou em 1939.Quando acabou EUA estava a cabeça do mundo, e muitos países de América do Sul, estavam muito bem, economicamente.

    FrancoAtirador

    .
    .
    E será a "solução" adotada por eles,
    se o Tea Party tomar o poder.
    .
    .

    João PR

    Concordo plenamente Luiz.

    No capitalismo financeiro as coisas são assim: os lucros são privados, os prejuízos são públicos!

    Não sei se você conhece o caso da Islândia, que recentemente consultou a população, e disse NÃO a um acordo financeiro. Vale a pena ler (encontra-se fácil no google, basta colocar os termos islândia plebiscito).

    Enfim, acho que se os bancos especularam (e seus clientes também) que corram o risco, e percam o dinheiro. Porque o velhinho espanhol, italiano (ou brasileiro) tem que pagar com o arrocho em sua pensão por uma irresponsabilidade (ou crime) do sistema financeiro??

    Bonifa

    Neste caso, os políticos são a desculpa dos bancos. Foram os políticos que deram aval aos bancos e meteram na fogueira o dinheiro e o crédito dos países. E os políticos foram eleitos pelo povo, é o que alegam os bancos, então o próprio povo teria dado aval para que hoje os bancos possam exigir que se meta a corda no nobre pescoço do pobre povo. Aí está o ponto chave da questão. O povo, hoje, diz que estes políticos não têm legitimidade para representá-lo, porque o sistema não permitia nenhuma outra opção.

Fabio_Passos

O Brasil ainda mantém o cassino aberto.

Precisamos nos proteger.
Os eua e a europa insistem na irresponsabilidade neoliberal… a cada novo plano de austeridade mergulham mais fundo no buraco.

Já passou da hora de baixar os juros e controlar o câmbio.
É decisão soberana.
Necessária para proteger nosso país das irresponsabilidades cometidas pelos países centrais do capitalismo.

    marcos

    infelizmente fabio se o centro ir pro saco a gente pode tirar leite de pedra que não vai resolver

    os problemas são estruturais e complicados…nos ultimos 4 anos estamos vendo politicas keynesianas e neoliberais sempre apliacados em conjunto (o que deveria ser contraditorio mas na logica do capital faz todo sentido, afinal keynesianismo pros ricos e neo-liberalismo pros pobres virou regra nesses tempos)

    sem conta que depois da dobradinha jp-morgam e gorverno grego nada do que os poderosos do dia disserem deve ser levado a serio

    Fabio_Passos

    Imagine.
    É exatamente nos momentos de debilidade extrema das nações centrais que os povos da periferia podem construir soluções alternativas… para além dos consensos ditados pelas nações imperialistas.
    Foi o que ensaiamos, de forma muito tímida, em 2008-09. E por tomar decisões autônomas, contrárias ao besteirol idiotizante dos neoliberais, conseguimos escapar da crise com menos danos.

    Hoje as superpotências definem qual será nosso destino.

    Pois é exatamente esta janela histórica – crise aguda do sistema capitalista – que nos permitirá definir qual será nosso destino segundo nossos interesses.

    É a hora da verdade.
    Vamos afundar com os países centrais?
    Ou vamos nos preparar para romper com o sistema arruinado e desenvolver nossas próprias soluções?

    Roberto Locatelli

    É verdade, Fabio.

    Cabe a nós, blogueiros (e também os sindicatos, movimentos, etc) pressionar democraticamente o governo para isso. Os governos de centro-esquerda como os que temos na América Latina nos protegeram da crise. Mas agora, nessa nova crise, é preciso muito mais radicalismo anti-mercado. Isso exige pressão popular.

    xicobarreto

    O Brasil tem e deve de alguma forma se descolar desta crise, afinal ainda temos muito o que explorar internamente, e evitar o maximo em distribuir os ativos em maos da nação, pois serão estes ativos que poderão dar sustentação economica ao Pais, para pelo menos suprir de oxigenio nossa economia, pois se os paises desenvolvidos cairem, havera uma brutal recessão mundial, hoje somos um dos paises ou se não for o maior paise transferidor de renda para fora, temos que pulverizar as ações das empresas brasileiras, dar oportunidades para formação de poupança interna, a coisa esta preocupante mas ainda é tempo de se descolar da crie, creio que o governo tem este pensamento, baseado na crise de 2008, nossa conjuntura economica é diversas dos países desenvolvido.

    Silvio I

    xicobarreto:
    Parece-me a melhor solução neste momento não permitir sair mais capital do Brasil. E este capital colocar o para produzir. Tratar o mercado interno, para que este se amplie.Exportar o máximo que puder,e importar aquilo que e importante importar, não espelhinhos nem bugigangas.

    Bonifa

    Os tais planos de austeridade nada mais são do que a tarefa que incumbiram aos políticos de tentarem arrancar do povo o mais que puderem arrancar, para darem aos bancos em nome de uma dívida impagável e que em breve o povo vai descobrir que não fez esta dívida e nada tem a ver com ela. Vão tentar arrancar o máximo: cortando qualquer benefício social, vendendo o patrimônio do povo (privatizando) e, em breve, exigindo a perda do próprio território das nações.

    Caíto

    Perfeito, Fabio.

    Só não vê quem não quer.

FrancoAtirador

.
.
Hoje, os povos do mundo inteiro estão se conscientizando
de que esses "papéis voláteis" (dinheiro fictício) negociados em bolsas
só enchem a barriga dos magnatas das megacorporações,
enquanto esvaziam, cada vez mais, a barriga dos trabalhadores.

E a responsabilidade maior por essa espoliação é dos governos
dos países capitalistas que desviam o capital produtivo, real,
através da política de acumulação da riqueza originária da produção,
em superávits fiscais, para pagamento de juros reais sobre dívidas virtuais.

O neoliberalismo conseguiu criar uma figura econômica sui generis:

A APROPRIAÇÃO DA MAIS-VALIA DO CAPITAL PELO CAPITAL.

Nem Adam Smith sonharia com um fenômeno dessa natureza.

Enquanto isso, Karl Marx chuta o caixão.
.
.

    @yakolev

    Menos Caro FrancoAtirador;
    a especulação é um negócio como outro qq, afinal se até o velho Marx especulava (uma d suas inúmeras fontes d renda, fora o patrocínio do amigo Engels, outro q especulava bem),
    o problema como lembrava tanto os pais do comunismo moderno, como conservadores como Ron Paul é q:
    1) a mesma sempre se restringiu a poucos e como sabemos, negócios d poucos, p/poucos, boa coisa não gera,
    2) os especuladores d grande porte (incluindo a alta cúpula da Rússia soviética), devido sua proximidade c/o poder, qdo eles mesmos já não o dominam ou o encarnam, sempre praticaram o chamado "Socialismo para os ricos, Capitalismo p/os pobres" ou capitalização dos lucros e socialização dos prejuízos;
    Assim, como bradava o saudoso Barão de Itararé “ou nos locupletemos todos ou implantemos a moralidade”, vale p/o negócio especulativo, vale p/a política. Ou regras e instrução financeiras iguais p/todos ou… a barbárie q ora vemos, q sempre tem sido…

    @yakolev

    Em suma, fossem as pessoas mais educadas financeiramente E ativas politicamente, não permitiriam essa espoliação q vc bem lembra por parte dos governos, não apenas os capitalistas, como tb os teocratas e os comunistas d fachada como o da Coréia do Norte e da China…

    assalariado.

    Camarada Franco, voce matou a pau!!

    Saudações Comunistas.

Deixe seu comentário

Leia também