Quando era ministro da Saúde, Serra normatizou aborto

Tempo de leitura: < 1 min

Deu no Amigos do Presidente Lula que antes de se tornar veículo da extrema-direita, o candidato José Serra era progressista e normatizou o aborto no SUS:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Amor

Olha, a questão é séria, e não é escrevendo besteiras como Baruch Ramses escreveu que iremos chegar em quem está certo ou errado nesta disputa nojenta pelos votos e mais usando a igreja a questão do aborto é séria demais para virar jogo político, eu só acho que todos que se dizem a favor do aborto seja ele qual for o caso deveriam por as mãos na conciencia antes de dizer tanta besteira. Voces ja imaginaram matar uma criança recem nascida ou ainda pegar esta criança e colocá-la dentro de um liquidificar e bate-la até que vire uma carne moida, pois isto é o aborto, recentemente o pais não parou para ver o julgamento dos Nardones que cometeram um crime, com o aborto estaremos no mesmo nivel deles é cruel demais para ficarmos brincando como estão fazendo. Deveriamos sim exigir dos nossos políticos uma política limpa e sadia e esta é a hora, se bem que fica dificil com os dois candidatos que temos. Avaliem isto e deixem de escrever tanta besteiras, agir é bem melhor.

Helena

Seria interessante q o texto fosse colocado na íntegra!!! se o documento é oficila, que se publique a fonte original, inclusive com o nome da fonte, página e data……vários depoimentos aqui já citaram em quais casos o aborto ficou citado

Helena

Sobre a questão do aborto « Contraponto

[…] http://www.viomundo.com.br/politica/quando-era-progressista-serra-autorizou-aborto.html […]

Marcelo

PROJETO DE LEI DO SENADO, Nº 78 de 1993

Autor: SENADOR – Eva Blay (PSDB) Suplente de FHC

Ementa: DISCIPLINA A PRATICA DO ABORTO, ALTERA O DECRETO-LEI 2848, DE 07 DE DEZEMBRO DE 1940 – CODIGO PENAL – E DA OUTRAS PROVIDENCIAS.

Data de apresentação: 23/06/1993

Thiago Vilela

Serra normatizou o aborto quando era Ministro da Saúde? Ótimo. Acho sensacional ele ter enfrentado os interesses da Igreja e ter conseguido aprovar uma norma como essa. Ainda que não descriminalize a prática e seja dentro dos limites da lei – que ainda é muito reacionária.

Luiz Cláudio

É pura conversa essa história de que o aborto trata da questão da saúde da mulher, pelo contrário, mulheres que abortam se tornam depressivas, desenvolvem tendência ao suicídio, podem também não não conseguir mais engravidar no futuro e etc.

ROSANGELA

Que tal colocar o documento na ingetra…falam da imprensa que manipula informações e fazem o mesmo..vergonhoso.

Vladimir Oliveira

Concordo com aqueles que dizem que Serra não pode ser criticado por ter cumprido a lei. No entanto, aos olhos do conservadorismo religioso elevado à milésima potência, tal procedimento é tido como demoníaco. Significa, para essas pessoas, assassinato de crianças inocentes. A discussão é capenga, eu sei; em nada contribui para o debate político de alto nível que todos merecemos, mas acho relevante que se traga à baila o assunto a fim de que a hipocrisia, quem sabe, dê lugar à sensatez.. Os setores religiosos que, à época, criticaram Serra, hoje endossam seu discurso moralista. Uma questão que cabe a Serra responder é: será que ele mudou de posição ou quem sabe esses tais setores tornaram-se mais compreensivos e tolerantes?

    LINDIMAR

    so pra lembrar que nesse caso a propria lei ja regulamenta.
    quando houver risco de vida a mae ouu estupro e é disso que o texto ta falando

César

Bom dia, Azenha!

achei ótimo o post sobre a normatização do aborto pelo Serra, sem entrar no mérito da questão, mas para questionar a diferença de tratamento que foi dada pelas organizações religiosas e grande mídia e também para combater o pensamento único na rede. Quero inclusive replicar o post para amigos cristãos de vários segmentos que me enviaram mensagnes justificando não votarem em Dilma por ela não ter uma posição definida quanto ao tema, mas para isso acho importante saber e divulgar também a data, página etc do D.O. em que foi publicada a norma técnica, ou ao menos onde encontrá-la no sítio do Ministério da Saúde, pois não obtive êxito em minha pesquisa.

Um abraço,

César.

rickmoon

Azenha, sinto falta de um artigo que fale sobre os tempos em que Serra era senador. Ou melhor, do tempo em que não era senador: eleito, nem tomou posse em troca do ministério do planejamento. Deixou a vaga para o suplente Pedro Piva, megaempresário do papel e financiador da campanha de Serra… Isto não daria um excelente post?

Luciana

Perai.. eu nao quero o Serra para presidente e concordo que ele fez varias merdas.. Mas o que está escrito ai é em relacao ao aborto de mulheres que foram ESTUPRADAS… Nada mais que logico e coerente. E como nao acho justo pessoas falarem mal do PT sem razao.. Tambem nao acho legal fazer o mesmo com o adversario..
E nao que venha ao caso.. Mas o aborto precisa ser liberado em um pais democratico e laico.. Aborto tem que ser direito da mulher escolher e nao do Estado. Eu nao sou a favor do aborto, mas da legalizacao.

    Marcelo

    O direito da mulher de escolher está nos inúmeros métodos anti-concepção.

    Depois que ela escolheu fecundar o óvulo, ela ainda continuar escolhendo é irresponsabilidade.

    E o Estado pagar pela irresponsabilidade alheia é a população pagar pela irresponsabilidade alheia.

    Ainda tem uma coisa que me intriga, se é direito da mulher escolher, se é uma questão de escolha livre, consciente e unilateral sobre ter ou não uma criança que já foi gerada, não tem sentido legalizar o aborto e manter qualquer responsabilização sobre o homem que fecundou o óvulo. Foi escolha da mulher, não dele. Não entendo como isso passa batido, se o aborto é legalizado por ser direito da mulher, então ela também tem de arcar sozinha se escolher ficar com o filho.

    Luciana

    O estado paga muito dinheiro para internar mulheres que fazem aborto em clinicas clandestinas. E sim, é dirfeito da mulher porque na maioria dos casos quem tem que cuidar da crianca 'é a mulher. Existem leis e mais leis, mas no final, quem cuida do filho é a mulher, quem vive com o filho é a mae ou a familia da mae. Claro estou genelarizando.
    E quando falo da liberacao do aborto, nao estou dizendo pra virar festa.. É claro que tudo tem que ter um acompanhamento, principalmente porque nao deve ser facil fazer um aborto, mas em algumas situacoes talvez seja necessario(dependo de quem vive a situacao).
    E o mais estranho de tudo é que é a igreja quem condena isso e é por causa da igreja que nao é legalizado o aborto no Brasil. A mesma igreja que condena o uso de preservativos… Ironico, nao?

Tânia Ferreira

Azenha, será que não tem outro jeito de tratar esse tema? Claro que o Serra não fez nada de errado, fez cumprir um direito publicando a Norma do Aborto previsto em Lei. Se agora ele é contra, temd e desmascarar é isso, que mudou de opinião e não colocar a Norma como uma coisa indevida.

Wagner

Ridículo usarem um assunto tao preocupante dessa forma. Duvido e muito que, se qualquer um de vcs aqui falando de regularização do aborto como um demonio, tivessem alguem próximo, vc mesmo no caso das mulheres ou até íntimo (irmã, namorada, esposa etc), sofrido qualquer tipo de violência (ESTUPRO por um FDP que merece ter o pau cortado fora) e que gerasse uma gravidez inesperada ainda estariam utilizando deste discurso pobre e sem pensamento. Você vai deixar sua esposa ter um filho que nao é seu e foi gerado por um estupro? Parabens pq eu nao deixaria. Agora… Religião? Estamos no século XXI, vamos se phoder, tem coisas muito mais preocupantes nesse país. Acham que a Dilma ou o Serra estão preocupados com o bem-estar da população? Estão preocupados em ganhar e só isso. É igual uma partida de futebol, você vai ficar com pena de chutar a bola forte por correr o risco de machucar o goleiro? Ele que se phoda, e é o que esses 2 ai na política e mais uma grande parte tb pensam da população e dos próprios adversários. Doa a quem doer. Quem realmente pensa em algo produivo, nao pensa, faz, e nao se mete nesse círculo de cobras que só querem morar em Brasília e mamar nas tetas do governo por 4 anos. Saúde, educação, transporte, segurança. Sempre vai ter um empresa interessada em melhorar esses aspectos, e o governo só entra de gaiato. Pensem nisso.

NEWTON SANTOS

Em época de disputa eleitoral os ânimos ficam exaltados. o que devia ser debate, vira embate e depois vira combate. clima fica regido pelas emoções mais primitivas, orgulho fala mais alto, ninguém quer ser feliz pois prefere ganhar a discussão e termina por ninguém ouvir ninguém. Num forum de debates cada dum tem direito a manifestar sua opinião e o dever democrático de respeitar a dos outros. Não vejo razão para troca de ofensas e xingamentos, isso leva a que? Por acaso vai ficar com a verdade, a vitória e a razão quem xingar mais, gritar mais, falar mais alto, berrar mais? Vai ficar à beira de um infarto, trombose, gastrite e/ou laringite, no mínimo.

Marat

Se a equipe da Dilma for bem esperta, terá de responder aos ataques, desmascarar os boatos e mostrar a todos a enormidade de hipocrisias que selam o acordo PSDB/PIG

José Manoel

ATENÇÃO PT: VAMOS DIVULGAR ESSES DOCUMENTOS ÀS IGREJAS EVANGÉLICAS E CATÓLICA PARA DESMASCARAR O SERRA E O PSDB.

ZePovinho

Na realidade eu acho que Serra é um aborto que deu certo….

@wmporto

O José do Pulo: o salto triplo do Ministro José Serra
(prática do aborto pelo SUS)
Luiz Carlos Lodi da Cruz
Sacerdote. Presidente do Pró-Vida de Anápolis. Advogado. Estudante de Licenciatura em Bioética no Pontifício Ateneu Regina Apostolorum – Roma
http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=985

FBI: José Serra e a questão do aborto | Maria Frô

[…] (Imagens, via Viomundo) […]

Distractions

Acho que já falaram aqui…
mas….o Serra não está normatizando o aborto e sim os cuidados tomados para preservar a saúde da mulher que sofreu um aborto.
Não sou médica…mas quanto ao esvaizamento da cavidade uterina acredito que esteja querendo dizer sobre o procedimento da "curetagem" em que é necessário fazer uma "limpeza" no útero da mulher que por algum motivo sofreu um aborto….

    Reginaldo

    O documento fala em procedimentos para interromper a gestação. Se isso nao é realizar aborto, o que é? Dito isto, a iniciativa é altamente positiva, humanitária do secretário J. Yunes. Apenas contrasta com o discurso hipócrita e moralista que hoje Serra sustenta.

    soninhaz

    tb pensei a mesma coisa, sem contar qeu lá no inicio fala das vitimas de violencia, portanto, um procedimento assegurado por lei, ao estado.

    O_Brasileiro

    Regulamenta o aborto, sim! Nos casos de estupro, como autoriza a lei!
    Mas os pastores e os padres fingem que não vêem! Pensam mais em si mesmos do que nas suas religiões!

Marat

Você sabe quando o PIG vai divulgar esse documento???

Paulo Cavalcanti

Prezado Azenha,

A norma criada por Serra, visa preservar a saúde e a vida de mulhers com as consequências do aborto, feito clandestinamente, isso é muito positivo.

O que mata é a DEMAGOGIA do cara de pau, do discurso fdp. Depois ele vai cantar em igreja evangélica – assista aqui: http://www.youtube.com/watch?v=xnpVwqDyHkQ

E acusar Dilma de ter duas caras. Como é bom, fazer discurso para eleitor desinformado, e com apoio do PIG

    Edimundo

    Prezado Paulo!
    A resolução do Ministro Serra, ao contrário do que você afirma não visa " … preservar a saúde e a vida de mulheres com as consequências do aborto, feito clandestinamente….", mas praticar o aborto promiramente dito, posto que a referida Resolução Ministerial fala em procedimento para interrupção da gravidez – Procedimento diferenciado de acordo com a idade gestacional – I 12 semans – esvaziamento da cavidade ulterina por dois métodos: 1- Dilatação do Colo , e 2_ Aspiração Manual, mediante autorização da paciente ou seu representante legal para a prática abortiva. Para que a motivação: "mulheres vítimas de estupro e por razões de saúde" não constitua mero eufemismo para camuflar uma prática generalisada, basta verificar a coincidência entre o número de estupros e o número de abortos realizados. Não faço na oportunidade nenhum juízo de valor. obrigado!

Baixada Carioca

Serve para contrapor aos discursos demagógicos do tucano mentiroso, porque a norma em si é boa.
Agora os evangélicos e católicos sabem disso?

mara sallai

Pena que o aborto uma questao tao importante para saude fisica e mental das mulheres tenha se tornado um discussao politica ignorante ,reacionaria e igrejeira.O pior com jornalistas que eu respeito se posicionando de forma duvidosa em passos importantes que foram dados na saude publica no que se refere ao aborto.
Lamentavel.

    soninhaz

    concordo plenamente, é uma hipocrisia todo esse discurso, por que a dilma não assume que esta é uma questão de saúde pública? e que o presidente é um chefe de estado não de igreja? pelo menos marina em algum momento falou em fazer um plebiscito…deixa o povo decidir…

    O_Brasileiro

    Efeito do fanatismo religioso, antes ignorado aqui no Brasil!

Graça

A informação é relevante porque o Serra, no final da campanha, insistiu na tecla de que Dilma tem duas caras. Em entrevista a O Globo (é, o assunto não ficou mesmo só na internet e nas igrejas), afirmou que sempre foi contra o aborto e que mantinha a posição; era coerente. Dilma é que dizia uma coisa, pra depois desdizer. Portanto, vale para esclarecer o eleitor sobre o assunto. Ele, como ministro, tratou de normatizar o aborto. Podia não ter feito, como, aliás, não fez em relação a muitos outros problemas de saúde.

Guilherme Torres

Mas a hipocrisia na campanha trata-se de posição em relação ao aborto dos candidatos. Não se trata de uma normatização de algo previsto em Lei. Aí nesse caso nada muda em relação à posição em relação ao tema. O que quero dizer é que essa notícia não tem poder de desconstrução do discurso da mídia e dos conservadores. Mesmo com essa notícia eles poderão seguir espalhando os boatos, calúnias e hipocrisias que quiserem, e de leva vocês pagar de manipuladores. Na verdade quero qualificar nossa luta contra essa candidatura do conservadorismo-elitista-midiático.

Grande abraço!

Luiz Ricardo

Acho a divulgação dessa informação importante, não para demonizar o Serra (como tentam fazer com a Dilma, na questão do aborto), mas para tornar claro a hipocrisia deste candidato. Tanto o Serra quanto a Dilma tem posições parecidas quando o aborto é tratado como questão de saúde pública.

Guilherme Torres

E tem mais um problema nessa questão,

Vi essa mesma notícia reproduzida no Conversa Afiada. Me surpreende você Azenha, e mais o PHA, que tanto reclamam da mídia, jogar o jogo deles. Esse tipo de notícia manipulada aí só serve pra dividir com o Serra tudo o que a gente tem criticado. A questão não é quem é a favor ou contra, ou quem normatizou o quê, mas sim o uso do poder e liderança de pastores e padres pra politizar a religião, pra usufruir de sua visibilidade e influência e orientar o voto do fiel. Temos que discutir que essa questão do aborto pregada por alguns religiosos é incoerente, porque o que está em pauta não é o incentivo ao aborto, mas simplesmente a descriminilazição. Na hora que a pessoa decidir se aborta ou não é que entra questões religiosas, e aí que um padre ou pastor, e também profissionais de saúde e assistência social, podem dar sua opinião, conversar, orientar.

O PIG e nós todos estamos desvirtuando um debate importante pra ganhar votos pros nossos candidatos.

Não joguemos o jogo deles.

    Luiz Carlos Azenha

    Guilherme, trata-se de informação relevante. Com ela, evita-se a farta hipocrisia que temos visto na campanha. abs

    Alan Tern

    Desculpe, Azenha, mas não vejo como essa informação pode evitar hipocrisia.

    Você quer dizer que Serra foi hipócrita ao dizer que sempre foi contra a legalização do aborto mas assinou essa normatização? Ela não descriminaliza o aborto, apenas normatiza o atendimento público nos casos previstos em lei, o que se fazia necessário desde 1940. Serra se disse contra a legalização em geral, não contra os casos já contemplados na lei.

    Ou será que você quer dizer que Serra é hipócrita por insinuar que Dilma mudou de posição em relação ao assunto? Nesse caso, no que exatamente a informação exibida aqui influencia?

    E aliás, que mal há se ela realmente mudou de opinião? Saber ouvir, ponderar argumentos, ter coragem de assumir que outros argumentos são válidos, e finalmente mudar de opinião a respeito de um assunto não são verdadeiras marcas de um estadista? Ou será que é melhor ser intransigente pelo bem da consistência, e descartar todo e qualquer argumento contrário à sua posição?

    Carlos

    E os fundamentalistas distinguem entre descriminalizar e normatizar?

    Pelo que sei, para a maioria deles aborto é aborto e ponto. Se a gravidez foi fruto de estupro, se ameaça a vida da mãe, se… não interessa.

    Alan Tern

    Então vamos nos aproveitar da ignorância dos fundamentalistas e entrar no jogo sujo de criar factóides e escândalos inexistentes seguindo a cartilha do PiG, é isso? Pois ainda não vejo esse documento como sendo prova cabal da hipocrisia de ninguém.

    ruypenalva

    My friend, política não é colégio de freiras. Esqueça jogo limpo na política. É vale tudo. Você quer fazer como o Batman que so entrava em sanitário feminino tapando os olhos? Ouça o que estou dizendo – Quem é contra não normatiza, muda, protesta.

    Alan Tern

    Ruy, no meu entendimento, Serra disse ser contra a legalização indiscriminada do aborto, e também disse ser contra alterações na legislação sobre o tema. Logo, minha conclusão é a de que ele não é contra aborto em caso de estupro ou risco de vida à mãe (casos previstos em lei). Estou muito enganado?

    Como ministro da saúde, acho louvável que ele tenha enfrentado setores religiosos da sociedade e assinado essa normatização, que era necessária para poder padronizar o acesso ao tratamento nos casos previstos em lei através do sistema público de saúde. Se ele é vampiro, zé pedágio, demônio, bicho-papão, pelo menos isso ele fez de bom.

    Benjamin Malucelli

    A informação é altamente relevante. Sabemos todos da normatização do aborto, mas a hipocrisia deles exige que a informação seja divulgada. Querem transformar a Dilma em demônio e o Serra em santo. É preciso que as pessoas saibam o que o santo Serra apoiou quando era ministro.

    soninhaz

    também fiquei surpresa de ver essa materia aqui desse jeito…parece que agora a questão é religiosa, vamos voltar à idade média

Hag

Votei e votarei na Dilma, por ser uma candidatura mais nacionalista. Mas essa questão do abortamento não deve ser tratada no mesmo nível da campanha do Serra. Como ministro, ele fez o que tinha de fazer. Em vez de a esquerda se deixar pautar pela direita, que tal assumir que não vai precarizar as relações de trabalho, com o "negociado sobre o legislado", como o governo FHC tentou fazer durante todo o segundo mandato? A defesa dos direitos sociais deve ser a tônica de Dilma, que deve ela pautar sua própria campanha, ou ficará como o cachorro atrás do rabo. "Continuar o que Lula fez" já virou coisa antiga. Eleitorado busca o NOVO. O NOVO tem que ter personalidade, ou não é novo, mas o lugar-comum. Ousadia. Não baixar o nível da campanha ou seguir as pautas da direita.

ZePovinho

Na guerra política que Serra quer travar,meus amigos,o moralismo está muito abaixo da política.Ele fez uma coisa boa,porém quer utilizar isso contra Dilma.Quer jogar a responsabilidade sobre ela,escondendo o que fez quando era ministro.
Estamos,apenas,dizendo a verdade.

Alan Tern

Não entendi qual é a grande polêmica. O que é mostrado é apenas uma normatização do atendimento que deve ser fornecido nos casos já previstos em lei: estupro e risco de vida da mãe. Não vejo como isso possa ser diferente da posição da Dilma, ou da posição que Serra declarou. Aliás, diga-se de passagem, ambos dizem a mesma coisa de formas diferentes.

Será que agora vamos nos valer de táticas PiGueanas para atacar Serra, inventar escândalo onde não existe?

    Adolfo Neto

    A questão é só mostrar que a postura das duas candidaturas é igual e racional. Mas a candidatura Serra tentou impingir a Dilma o apoio indiscriminado ao aborto.

    Alan Tern

    Concordo plenamente que a postura de ambos é igual e racional, e que se tentou espalhar o boato de que Dilma é pró-aborto (o que pode ser claramente refutado aqui: http://www.youtube.com/watch?v=ITAwV6gg3kY ). Mas o documento aqui apresentado não mostra nada disso.

    Benjamin Malucelli

    A questão é que há diferentes maneiras de dizer a mesma coisa, de passar a mesma informação para a população. E as informações que a imprensa tem passado sobre a Dilma são sempre deturpadas.

Guilherme Torres

Meus caros,

Me parece que vocês estão fazendo uma leitura errada do documento. Aí trata-se de normatização para os casos já previstos em Lei, como estupro e risco de morte para a gestante. Os elementos selecionados estão com claro objetivo de dar a ideia sobre o aborto em casos gerais. Isso me parece manipulação, tudo que criticamos dessa velha mídia elitista conservadora. Tomemos cuidado pra não jogarmos o jogo dele. Eu buscaria melhor o documento oficial para analisar.

    ruypenalva

    Ora, my friend, mas se o cara normatiza o que está previsto em lei e não tenta mudar a lei ele está de acordo. Quem não está de acordo não aponhe sua assinatura.

    Baruch Ramses

    Mas não está dizendo nada difrente. A Manchete diz que " Normatizou" o aborto pelo SUS.

Mirtes Trinta

Gente, vamos ter cuidado para não cairmos no ridículo do conservadorismo. Serra normatizou o aborto previsto em Lei, que era um direito desde a década de 1940. Ele, sob pressão, cumpriu a lei. Qual o problema:

    O_Brasileiro

    O problema é que as igrejas são contrárias a QUALQUER tipo de aborto, inclusive os previstos pela lei!

ruypenalva

Pois é, como um material desse, que o Ministro Temporão devia ter conhecimento, e não exploraram. Ficaram no visual de João Santana. Foi a campanha mais Zen que eu já vi, só felicibyte. Parecia o nascimento de Budha num jardim de asfódelo. Enquanto isso, Mara, o mal e sua encarnação, esperava Dilma na árvora Bô. Marina era Lucifer, que segundo os muçulmanos não quer o mal a, mas apenas morre de inveja de Cristo. Merleau Ponty traga meus sais e peça pro João Santana olhar um pouco pra realidade que a Kali Yuga ainda dura mais de 400 mil anos. Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar…mas eu não vou dançar um samba em traje de maiô.

Lea

Se alguém tem como chegar isso a CNBB, tem que mandar rapidamente.

    Baruch Ramses

    Lea. Por acaso você acha que eles não sabem. Heis uma cópia do email que mandei para os bispos do CNBB Sul em resposta a carta que mandaram para o fiéis da Igreja Católica.
    Solicito , que por infelizmente, conta a minha vontade, ter sido batizado na igreja católica, que eu seja excomungado e nunca mais menhum padre "pedófilo" ou não. diga meu nome.
    Raça de víboras. o Brasil não está mais no tempo da escravidão. Dilma não fará o que vocês disseram, mas seriam bom , para que no futuro não nasça bispos como esta corja ai do Sul,

    O_Brasileiro

    Uma parte da Igreja Católica está sempre do lado dos poderosos…

    Marcel Pinheiro

    A maior instituição caritativa do mundo, a Igreja Católica, sempre do lado dos poderosos? A Igreja está do lado dos indefesos, como a criança no ventre da mãe. Você já viu a imagem de um aborto? Já viu a criança tentando escapar da curetagem? Veja e diga se aquela criança é poderosa!

Deixe seu comentário

Leia também