VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas
Cartas de Minas

Puente Llaguno, o documentário que poucos viram no Brasil

21 de outubro de 2010 às 05h25

Muitos brasileiros já assistiram ao documentário A Revolução Não Será Televisionada, que trata do golpe midiático aplicado em Hugo Chávez, na Venezuela.

Mas pouca gente conhece Puente Llaguno, cuja primeira parte reproduzo acima.

Para ver as partes seguintes, é só ir ao meu canal no You Tube (A Revolução também está lá).

Trata-se de uma análise cuidadosa dos eventos midiáticos que levaram à deposição temporária do presidente venezuelano em 11 de abril de 2002.

A manipulação de uma imagem foi crucial para causar condenação mundial contra o governo chavista nas horas que antecederam o golpe.

De cima da Ponte Lllaguno, em Caracas, chavistas foram flagrados atirando.

A eles foi atribuído um “massacre” que causou comoção e indignação dentro e fora da Venezuela.

Mais tarde ficou provado que a imagem tinha sido manipulada para não mostrar que, na verdade, eles reagiam contra fogo de franco-atiradores postados em edifícios e de agentes da Polícia Metropolitana a serviço da oposição, que foram os verdadeiros responsáveis pela morte de 19 pessoas.

Não se trata, aqui, de comparar situações tão distintas quanto as da Venezuela em 2003 e do Brasil em 2010.

É apenas para demonstrar que o poder de desfazer as mentiras da mídia, mesmo para um governo, é limitado. E que muitas vezes a gente só vai descobrir lá na frente, passados muitos anos, o que de fato se passou em dado momento político ou eleitoral, quais forças atuaram, se houve ou não interferência estrangeira, subterrânea ou dissimulada. Serve de alerta.

 

27 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Jair de Souza: El País publica ficha falsa de Chávez « Viomundo – O que você não vê na mídia

24/01/2013 - 14h55

[…] Puente Llaguno: O documentário que poucos viram no Brasil […]

Responder

Helio Jacinto

24/10/2010 - 09h30

Eu não conhecia a história completa,aqui relatada.
Me lembro do posicionamento da Globo e do Estadão favoráveis ao Golpe Militar,também lembro muito bem da pressa do Governo Norte Americano em reconhecer o Governo Golpista que havia prendido Chaves.
No Brasil,Arthur Virgílio,Serra,Alckmim,Demostenes Torres e Políticos da Direita em geral aplaudiam o Golpe.
O mesmo pessoal que vibrou com a queda de Chaves,hoje serra fileiras com Serra.

Responder

Baixada Carioca

22/10/2010 - 00h13

Alguém disse que a mídia é o quarto poder. O filma "Mad City" discute o poder da mídia sobre a opinião pública e, ao que nos parece, ela é quem exercia de fato o poder. Talvez seja por isso que lutam diuturnamente contra a candidatura Dilma: querem retomar o poder.

Responder

    MARCELO GERGULL

    23/10/2010 - 02h57

    AVISO AOS NAVEGANTES

    JÁ NO PRIMEIRO TURNO, VÍ EM MINHA CIDADE A ""IMPARCIALIDADE" MONTADA. SOMOS GOVERNADOS HA MALDITOS 12 ANOS PELO PSDB. NA TOTAL IMPOSSIBILIDADE DE ALAVANCAR VOTOS PARA SERRA, O PV LOCAL E SOMENTE O PV,CONSEGUIU ESPALHAR SANTINHOS DA MARINA DENTRO DAS ESCOLAS.

    JÁ SERIA TRISTE, SE O PV LOCAL NÃO FOSSE TOCADO PELA SECRETÁRIA DE OBRAS ! ENGRAÇADO, QUE OS MUITOS FISCAIS DO PSDB NEM LIGAVAM PARA AS CENTENAS DE PANFLETOS DE MARINA, ESPALHADOS AO LADO DAS FILAS DE VOTAÇÃO

    QUE OS BRASILEIROS CUIDEM DESSA ELEIÇÃO, POIS ONDE HOUVER GOVERNO PSDB, HAVERÁ MONTAGEM DE CIRCO NO SEGUNDO TURNO

Almerindo

21/10/2010 - 16h47

NUUUUSSSA… Aguentar o Vereza, E PIOR, SE DIZENDO ESPÍRITA é de matar, viu??!! O VERDADEIRO espírita deseja o bem para TODOS os povos, O PROGRESSO desses, e não as trevas, não a iniquidade.

Responder

Anita

21/10/2010 - 16h22

Nessa linha recomento também o documentário "4th World War" ou A Quarta Guerra Mundial… com revelações sinistras sobre o poder

Responder

Joãozinho

21/10/2010 - 15h11

Essa noite eu tive um sonho, ou melhor um pesadelo, No pesadelo o PIG, detonava o Serra, pipocava mesmo, e o JN em edição extraordinária dizia a todo momento que tinha sido o PT, e eles lançavam o Aécio como substituto do Serra e ganhavam as eleições. Eu acordei com o coração disparado de tanto terror só de ter tido ese pesadêlo. Mas vendo esses vídeos agora e de ver tantas mentiras e armações que o PIG faz, nada é impossível em se tratando do PIG. ALERTA TOTAL ALERTA TOTAL ALERTA TOTAL – O FHC já reuniu com empresarios norte-americanos e garantiu que estarão de volta ao poder. ALERTA TOTAL ALERTA TOTAL – câmeras man filmando tudo, inclusive as andanças do Serra. O GOLPE PODE SER FATAL.- a sede de poder deles não tem limites. pode ser que tenha sido só um pesadelo, mas….ficar alerta e alertar não custa nada né.

Responder

will

21/10/2010 - 14h36

eu vi toda essa história na época que vc postou, azenha. inclusive a contraprova de todo esse episódio da ponte, perplexo!
serviu para tornar minha suspeita em convicção dos males da imprensa.
a "revolução" foi algo inacreditável que a oposição e o pig de lá fizeram. e ainda acham ruim…

Responder

Lili

21/10/2010 - 14h30

Estou começando a ficar com medo de novo. Tomara que chegue logo 1º de novembro.

Responder

Marcio H Silva

21/10/2010 - 14h17

Pelo que andei lendo nos Blogs, creio que a campanha da Dilma, além de muitas coisas, tem que focar em supervisionar as seções eleitorais no dia da eleição a fim de inibir falcatruas. Com as intenções de votos distantes de 12% a 15% todo cuidado é pouco.

Responder

Lícia Maria Cota

21/10/2010 - 14h10

Olá companheiros,

O Azenha tem razão! devemos refletir e ver o que é que estão impondo ao povo brasileiro. o que não é imposição, mas é real é a mudança na vida de todos nós, pois nosso poder de compra, tanto a vista qto. a prazo aumentou, e muito. A educação, com novas escolas técnicas e universidades, e graças a Deus e ao LULA, nossa mesa está muito mais farta. Até dia 31, com a vitória do 13.

Responder

francisco.latorre

21/10/2010 - 13h56

..

onze de setembro. história como encenação.

[youtube zZhaP1DQnMU&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=zZhaP1DQnMU&feature=related youtube]

a arquitetura da destruição.

..

outras duas partes aqui.. http://bit.ly/anrcbr

..

Responder

francisco.latorre

21/10/2010 - 13h40

interferência estrangeira.

dilma é do brasil.

serra?.. é deles.

calabar silvério.

..

só tem dois partidos na américa do sul.

o da sulamerica e o da norteamerika.

dilma é sulamerica.

serra é norteamerika.

..

Responder

Hudson Luiz

21/10/2010 - 13h33

Serra ganha prorrogação do seu horário eleitoral

A edição do Jornal Nacional de ontem (quarta-feira, 20/10/2010) foi prorrogação do programa eleitoral de José Serra.

Sem nenhum pudor o casal de âncoras William Bonner e Fátima Bernardes entrou em cena, emendados ao fim do programa eleitoral de José Serra, para a segunda parte do telejornal mais assistido pela família brasileira levando ao ar matéria sobre uma agressão que o presidenciável tucano teria sofrido por parte de manifestantes petistas no bairro de Campo Grande, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, isto após intensa hostilidade também sofrida por Serra e seus acompanhantes.

Continue lendo:
http://www.dissolvendo-no-ar.blogspot.com

Responder

    Baixada Carioca

    21/10/2010 - 23h59

    Esse novo quadro do tucano acontece de segunda a sábado com o aval da dona cureau.

Yacov

21/10/2010 - 12h13

Muito boa idéia, ChanceLer. Si liga PT!!! Façam exatamente isso que vai ser uma paulada na molera do ÇErRa e dos PIGs, ou seja, matarão dois coelhos com uma só cajadada. Mostrem primeiro a bolinha de papel "assassina", atingindo o cabeção do ÇerRA, depois a encenação na mídia e por fim, a culpabilização esdrúxula do PT. E falem assim: 'tá vendo porque não é bom tretar com esses malas??? Porque depois, eles posam de vítima na grande mídia e ainda nos culpam por sua violência auto-inflingida, sem contar que a violência de seus militantes e seguranças também é devidamente escondida. E aí poderia mostrar umas imagens dos seguranças do ÇErRA rasgando bandeiras do PT na mesma ocasião e enfrentando os mosquiteiros da FUNASA que ele demitiu quando foi ministro, causando desemprego e surto de Dengue no RIO..

"O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo – O que passa na gLOBo é um braZil para TOLOS"

Responder

Carlos J. R. Araújo

21/10/2010 - 12h06

A elite venezuelana é e sempre foi pior do que a brasileira. É altamente preconceituosa, discriminatória, elitista e, de certa forma, parasita. Difere da brasileira apenas por que a arrogância e a pretensão de gozar com exclusividade dos favores governamentais são maiores do que as da elite brasileira. Lá e cá elas querem o mesmo e o de sempre em todos os lugares:: privilégios políticos fiscais e financeiros, sinecuras, mesuras e distinções sociais, exclusividade do ensino universitário e, mais que tudo, que o pobre "fique no seu lugar" – na miséria.

Nestes dez anos, Chavez fez o que a elite nunca fez ou permitiu fazer, principalmente diminuindo o número de pobres e miseráveis. É uma ofensa para a elite venezuelana. E é uma pena que Chavez não seja um Fidel e mande a elite venezuelana para Miami. De preferência, de barco, e o Caribe que tome conta dela.

Responder

blogdacoroa

21/10/2010 - 11h38

E o desemprego, cadê?
http://blogdacoroa.wordpress.com/2010/10/21/e-o-d

Responder

mariazinha

21/10/2010 - 10h47

Pois então, meu querido Azenha, hoje, vivemos momentos parecidos, nessas eleições brasileiras? Tem muita gente achando que estamos prestes a sofrer um golpe de proporção incalculável, muito pior; espero que os brasileiros consigam rechaçar o golpe que a oposição prepara junto das forças da direita dos buches/sionistas. A única solução para os brasileiros é dar a D. DILMA votos tantos, tantos ,mesmo com as urnas eleitorais viciadas pelos traidores, não consigam mudar o resultado a favor dela. http://grupobeatrice.blogspot.com/2010/10/mas-afi
AVANTE, brasileiros!

Responder

Aracy_

21/10/2010 - 09h42

Excelente indicação, obrigada. Já vi as duas primeiras partes do documentário e pretendo assisti-lo até o fim.
A ambição pelo poder realmente não tem limites. Receio que enfrentemos nos próximos dias uma distorção de fatos e imagens pela mídia comercial capaz de superar nossas piores experiências passadas.

Responder

Luiz Fernando

21/10/2010 - 09h05

Moro em Brasília, no ônibus uma eleitora que ainda acredita naquelas mentiras iniciais da campanha do Serra, falou que a Dilma é autoritária, – o PSDB, está tentando colar isso na Dilma – mas o Serra vai privatizar tudo, parece que ela estava com medo de votar na Dilma, o PT tem que chamar todos os eleitores a votar com amor, sem medo de ser feliz. Azenha nunca vi uma publicação de um comentário meu.

Responder

Jair de Souza

21/10/2010 - 08h36

Azenha, muito obrigado por ter divulgado este documentário que, como eu dizia ontem num comentário sobre a tentativa do PSDB de tirar proveito do tumulto em Campo Grande, é uma aula sobre até que ponto a sordidez da mídia corporativa pode chegar. Penso que se trata de um documentário de fundamental importância para alertar a todas do que se pode esperar dos setores defensores do grande capital quando eles se sentem desesperados. Novamente, obrigado.

Responder

tiagob4

21/10/2010 - 08h27

Para corroborar com o que você diz vale lembrar a chamada carta Brandi que o Lacerda forjou contra o governo de Getulio. Quantos demorou para ser desmintida? E que estragos causo?

Responder

progrock1000

21/10/2010 - 08h02

Olá Azenha:

Sugiro a você e seus leitores que assistam também ao excelente "War on Democracy".

Responder

    chanceLer

    21/10/2010 - 10h01

    O mais patético é que o candidato quando é atingido pela bolinha de papel na parte posterior da careca, está com os dois braços erguidos com os dedos em sinal de "V". O impacto do insignificante objeto que pesava em torno de dois quilos (segundo o índio, seu vice)sequer o fez mudar de postura, revelando que o contato não o afetou em nada.
    Essas imagens deveriam ser usadas pela campanha da DILMA para provar o quanto os tucanos tentam enganar o povão com o auxílio da mídia. É um ótimo material de campanha.
    Decerto que o SBT vai tentar interditar sua utilização.
    Já vejo no programa da DILMA, a candidata, inicialmente, conclamando a militância a atos pacíficos, condenando a violência e, depois, o locutor narrando a cena, reprovando a farsa e finalizando: é assim que o candidato tucano tenta enganar o povo! Imagine o que eles não fazem no anonimato e na ausência de imagens!
    Pode-se também dá um tapa com luva de pelica no PIG: Se Serra ludibria a imprensa, imagine o que ele não é capaz de fazer!

Deixe uma resposta