PT paulista prevê segundo turno por pequena margem em SP

Tempo de leitura: 2 min

Captura de Tela 2014-09-13 às 17.37.11

por Luiz Carlos Azenha

As pesquisas internas do PT paulista indicam nos últimos dias um crescimento lento, mas constante, da candidatura de Alexandre Padilha.

Números internos: 39% para Geraldo Alckmin, 20% para Paulo Skaf e 11% para Padilha.

A pesquisa mais recente do Datafolha mostra o governador Geraldo Alckmin com 49% em trajetória de queda, Skaf estável com 22% e Padilha em ascensão com 9% (divulgada no dia 10 de setembro).

Alckmin ainda venceria no primeiro turno.

Porém, a preocupação com possível segundo turno teria levado o governador Alckmin a pedir direito de resposta à propaganda eleitoral do PT, concedido para a próxima segunda-feira, num tema decisivo.

Trata-se do BOM, o Bilhete Ônibus Metropolitano, do governo estadual, que Padilha mencionou brevemente (ouça no programa acima, a partir dos 2’24”) como não sendo de integração completa. O juiz eleitoral considerou a informação inverídica. Padilha tem prometido o Bilhete Único Metropolitano, que daria um desconto considerável aos usuários do sistema de transportes. Para reforçar sua mensagem, convocou a ex-prefeita Marta Suplicy e o atual prefeito Fernando Haddad, cujas iniciativas no setor foram bem sucedidas e deram grande retorno político-eleitoral.

Padilha tem batido em dois outros pontos muito vulneráveis de Alckmin: a falta de água em São Paulo e a demora na expansão das linhas de Metrô.

Os comerciais curtos resumem: “São Paulo não pode ficar sem água. Vou fazer as obras que eles não fizeram até hoje. Para São Paulo ter água dia e noite”.

É algo que ecoa, especialmente nas cidades e nos bairros paulistanos onde a água tem faltado:

No jingle da campanha, o indício mais claro da inflexão à esquerda que, invariavelmente, o PT faz em época de campanha: Alckmin é definido como o candidato dos ricos e Skaf, o dos patrões.

A propaganda de Padilha está muito bem articulada, com mensagens curtas, didáticas, direto ao ponto.

No entanto, além da força do antipetismo em São Paulo e da blindagem da mídia, Alckmin também tem um programa eleitoral bem feito (ao contrário de seu colega de partido, Aécio Neves). Enquanto o senador busca “respeitabilidade” usando terno, Alckmin faz papel do bonachão de camisa de mangas dobradas.

Uma eventual recuperação de Dilma Rousseff contra Marina Silva entre os paulistas, o que já está acontecendo, pode ajudar Alexandre Padilha. Alckmin não pode contar com a força de Aécio; ao contrário, carrega o peso do fracasso tucano na campanha nacional.

As projeções internas do PT cravam um primeiro turno com Alckmin marcando 35% dos votos, Skaf com 18% e Padilha com outros 18%.

A campanha deste ano tem sido marcada por grande volatilidade, especialmente depois do acidente que matou o candidato do PSB ao Planalto, Eduardo Campos.

Alckmin ainda é favoritíssimo, mas sabe que corre risco em caso de segundo turno, quando enfrentaria uma aliança entre Skaf e Padilha.

Leia também:

Armando Boito: Marina representa casamento do Itaú com WWF


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

paulo bueno

PADILHA NÂO CHEGA NO 2° TURNO ALCKIMIM VAI VENCER NO1°
proganada do SKAF e do PADILHA foi muito fraca
não monstrou a situação critica da segurança em SP
nem a falta de agua
não explararam os pontos fracos do PSDB
se tivessem se unidos e os 2 atarem ALCKIMIM ao mesmo tempo
se tivesse colado adesivos pela cidade “FORA ALCKIMIM”
mas ninguém fez nada a campanha dos 2 foi fraquinha
marketing fraco ruim ,,,,deveriam ter colocado mais medo na população
gente com medo de sair nas ruas …….gente reclamando da falta de agua …….crianças sem ler e escrever na rede estadual…….metro privatizado……menor salario do Brasil para PM em SP ……..enfim PT foi omisso em termos de campanha…..vai perder feio…

marcelo

Agora temos o início da campanha:

Todos contra o xeraldo!

e três vivas pro Padilha!
Viva!
Viva!
Viva!

Donizeti – SP

Acredito que o Padilha vai ter em torno de 30% dos votos válidos em 05 de outubro, esse é o piso de votos do PT aqui em São Paulo e isso faz tempo.

Tá na cara que a mídia tucana e seus institutos de pesquisa estão fazendo o máximo para segurar a subida do Padilha, em 2010 com o Mercadante foi igual, o candidato do PT não saia dos 12% a 16%, na semana da eleição em primeiro turno foi para 22% e na apuração do primeiro turno Mercadante teve 33,5% dos voto, e o Alckmin ganhou no primeiro turno por 0,6% por cento, menos de 1%, isso porque os outros candidatos eram muito fracos, ficaram na faixa de 4 a 5%.

O Skaf é mais competitivo, vai ter segundo turno em São Paulo e com o Padilha para derrotar esse verdadeiro volume morto que é o Alckimin e o PSDB paulita.

Júlio De Bem

O grande problema no PT-SP eh que, passadas as eleições, nao se diferencia o PT do PSDB.

    Yacov

    Você precisa trocar as lentes dos teus óculos, ou então passar a usá-los, ‘amigão’.

    “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

    Júlio De Bem

    Torço muito pra que as lentes não sejam como as suas. E viva no suplicy né?

    J. Alberto

    Muito bem lembrado amigo, essa é a eleição mais tucanizada da história de São Paulo: os 3 principais candidatos tanto ao governo como ao senado, quando não tucanos de fábrica, são versões tucanizadas dos políticos de seus partidos… Assim fica difícil!!!

    E pra piorar em 2010 o candidato de esquerda teve seus votos impugnados… Cuidado Maringoni!!!

    Assim fica difícil ter perspectiva de melhora…

J. Alberto

Gostaria muito de ver o Padilha ganhando esta eleição, mas acho muito difícil não pelo seu patamar atual mas sim pela própria quantidade de votos do chuchu. Explico: só um milagre faria perder um candidato que faz 49% dos votos em primeiro turno. Aliás, se o chuchu tiver entre 42% e 45% acho que a eleição dificilmente muda de quadro.

Acredito que faltou uma grande articulação entre todos os opositores para atacar o chuchu. Ele é o que mais tem votos, portanto deveria ser o principal alvo para que se seus votos se espalhem entre os adversários, equilibrando a disputa.

Um erro fatal que infelizmente dará mais 4 anos de poder ao PSDB. INFELIZMENTE.

    Fabio

    Concordo.
    Tanto o PT paulista, que é quase morto como o PMDB não partiram para cima do chuchu para mostrar ao paulista o mal que é esse governo tucano.
    Onde foi mostrado o trensalão? o sucateamento dos serviços publicos paulistas?
    O chuchu vai ficar mais quatro anos roubando SP graças a passividade do PT e PMDB nessa campanha.

    Yacov

    Eu diria TRAIRAGEM do PMDB que sempre apoiou o PSDB em São Paulo.

    “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

Urbano

Em decorrência de São Paulo ser o Estado mais rico do nosso país, as hienas da oposição ao Brasil cravaram suas presas há longo tempo; coisa de séculos. A intenção, má, claro, é de só largar, quando conseguirem reverter esse quadro.

Elias

Fazendo uma comparação entre Haddad e Padilha nas pesquisas do Datafolha. Ou Nhacafolha

Embora seja uma comparação entre a capital de São Paulo e o Governo do estado, dá para ter uma ideia do desempenho do PT. Como ele (o PT) aparece baixo nas pesquisas e de repente chega ao 2º turno.

1º turno, pesquisa Datafolha, 2012. Deixando de lado os meses de jun/jul/ago e pulando direto para setembro, mês vigente neste momento.

Dia 12 de setembro de 2012: Russomanno 32% – Serra 20% – Haddad 17%

Dia 20 de setembro de 2012: Russomanno 35% – Serra 21% – Haddad 15%

Dia 27 de setembro de 2012: Russomanno 30% – Serra 22% – Haddad 18%

Dia 3 de outubrode 2012: Russomanno 25% – Serra 23% – Haddad 19%

Dia 6 de outubrode 2012 (sábado, a um dia da eleição): Serra 24% – Russomanno 23% – Haddad 20%

Faz-se apuração dos votos. Resultado: Serra 30,75% – Haddad 28,92% – Russomanno 21,60%

2º turno nem se faz necessário especificar as pesquisas do Nhacafolha.

Resultado: Haddad 55,57% – Serra 44,43%

Então! Por que não acreditar que Padilha chegue ao 2º turno?

    Elias

    Acrescentando: Por que não acreditar que Padilha chegue ao 2º turno e que ele vença Alckmin?

    Donizeti – SP

    Concordo com voce Elias, o PT tem cerca de 30% dos votos no Estado de São Paulo e não é de hoje.

    Em 2010 os institutos de pesquisa fizeram de tudo para segurar a subida do candidato a governador do PT, o Mercadante.

    Recupere as pesquisas de 2010 e veja como eles forçaram a barra para eleger o Alckmin em 2010.

    Naquele ano as pesquisas “empacaram” o Mercadante em 12% a 16%, só na semana da eleição é que o Mercadante deu uma subida, acho que foi para 22%, e na apuração teve 33,5% dos votos, o picolé de chuchu ganhou por menos de 1% no primeiro turno.

    Vai dar Padilha no segundo turno, não tenho dúvidas, será o fim da tucanolândia paulista.

José Mario

Se não tiver segundo turno estou ferrado. Acreditei e acredito tanto no Companheiro Padilha que apostei mais de quarenta caixas de cerveja que ia para o segundo turno e ganhava. Para piorar ou melhorar a minha situação acrescentei que a cervas deveriam ser acompanhadas com linguicinha e pão. Companheiros, Colegas, Camaradas e amigos sou professor estadual se tiver que pagar tudo isso, com a merda de salário que ganho, vou a falência. Vamos com Padilha pelo amor de mim.

    emerson57

    Seu Zé,
    Se depender de minha vontade o sr. vai perder a aposta porque o Padilha vai VENCER no primeiro turno.

tiao

Se der segundo turno entre Geraldo e Skaf,voto nulo com todo prazer.

    J. Alberto

    Se for pra escolher entre dois direitalhas, prefiro o de oposição (Skaf), alternando sempre que possível… Antes uma “democracia” de direita do que um latifúndio de direita…

Igor_

Isso seria muito de bom, até “um sonho” a se realizar. O PIG iria desmoronar por alguns momentos, ao menos. Mas creio, relamente, diante da atual situação, ser apenas um sonho. Espero que nã e o osonho torne-se realidade para o bem de SP. O “pessaoal” fica sem água e sob todos desmandos gov. de Alckmin/PSDB , mas contunua com ele. Mas é assim pelo fato de que a mídia (PIG) ser 100% pró- PSDB , ser um braço do PSDB no poder. A mídia (PIG) é quem faz oposição. A mída poupa o PSDB de absolutamente tudo os blindando de todos escandâlos e notícias ruins. O PIG somente “metralha” o PT. Como o PT não regulou a mídia paga o preço, por não haver pluralidade de mídia no Brasil, e ter deixado o PIG espalhar ódio, ter “criado” uma espécieonda até de onda anti-PT contra pelo país. Agora resta ao PT ver no vai isso nas eleições.

FrancoAtirador

.
.
‘NO LLORES POR MI MARINÉCA’

Após reportagem relatar que candidata do PSB chorou
ao falar sobre as críticas que teria recebido de Lula,
o ex-presidente se manifestou a respeito:
“Dona Marina não precisa contar
inverdades a meu respeito para chorar”

(http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/09/lula-diz-que-marina-silva-usa-de-inverdades-e-nao-precisa-chorar-por-ele)
.
.
Sab, 13/09/2014 – 17:02 Atualizado em 13/09/2014 – 17:19
Jornal GGN

O ex-presidente Lula rebateu, na tarde deste sábado (13), as acusações de Marina Silva ao PT, após reportagem da Folha, na qual Marina teria chorado ao falar de Lula e do embate com Dilma Rousseff (PT) nesta eleição.

Lula disse que não costuma citar nome de adversários em palanques do PT, mas que abriria uma exceção para deixar claro que ele jamais falou mal de Marina.

“Vocês nunca me viram xingando um adversário.
Eu prefiro falar bem da minha candidata.
Mas hoje, surpreendentemente,
vi na Folha uma manchete que não sei se é verdade,
mas dizia que Marina chorou
falando que eu tinha falado dela em algum lugar.
Primeiro, dona Marina,
não precisa contar inverdades a meu respeito.
Que ela chore por outra coisa”,
respondeu o ex-presidente,
durante agenda em São Paulo,
ao lado de Eduardo Suplicy,
Alexandre Padilha e Fernando Haddad.

“Nunca falei mal da dona Marina
e vou morrer sem falar mal da dona Marina.
Ela é que tem que explicar por que nasceu,
cresceu e ganhou todos os cargos no PT
e falou mal do PT essa semana.
Eu não tenho que me explicar,
porque eu vou morrer sem falar mal dela
e de qualquer pessoa que tenha saído do PT.
Eu tenho é a obrigação de falar bem d
a minha candidata que é Dilma Rousseff”,
acrescentou.

O presidente de honra do PT aproveitou para criticar Marina
pelos recuos constantes em matéria de propostas de governo,
além da migração de legendas que ela experimentou nos últimos anos.

“Em democracia, todo mundo tem direito de participar,
todo mundo é igual, cada um escolhe quem quiser.
Um verdadeiro líder não muda de partido toda hora.
Um verdadeiro líder não muda de opinião.
Um verdadeiro líder evolui,
que é o que está acontecendo com a Dilma”,
disparou.

Segundo ele, Dilma foi escolhida para ser sua sucessora
porque reúne mais condições, entre os nomes cotados,
de “tomar conta de uma família de 200 mil brasileiros”.

“Eu tinha que escolher aquela que eu achava mais preparada.
Se a companheira [Marina] está chateada porque eu não escolhi ela,
paciência, mas eu nunca falei dela em nenhum comício,
a não ser aqui, para citar esse caso”, frisou.

Cumprindo agenda em Minas Gerais,
a presidente Dilma também reagiu ao choro de Marina.

Segundo a candidata à reeleição,
quem não aguenta pressão
não deveria concorrer à Presidência.

“Acho que, (para) ser presidente,
a gente tem que aguentar a barra.
Não sou contra as pessoas chorarem, não.
Chorar é intrínseco ao ser humano,
é o que nos distingue.
Mas eu acho que o mais característico nosso,
graças a Deus, é que o homem é um bicho que ri,
ri até de si mesmo.”

O Instituto Lula disponibilizou a fala de 20 minutos
do ex-presidente durante o comício em São Paulo.

Ouça abaixo:

(https://soundcloud.com/institutolula/fala-de-lula-apos-caminhada-em-sapopemba)
(https://www.facebook.com/Lula)

http://jornalggn.com.br/noticia/lula-a-marina-um-verdadeiro-lider-nao-muda-de-opiniao-ou-de-partido-toda-hora

Lukas

Um post para animar a militância.

Léo

Na minha avaliação o Padilha alcança 25 dos votos validos. Skaf, 22, Alckmim 40% e o restante 3%.

Quero salientar que em 2010, Marcadante alcaçou 35% dos votos validos, sendo que nas vesperas das eleiçeos as pesquisas só dava 28%. Garfaram, nada mais, nada menos do que 7%.

Hoje Padilha dever ter de 15 a 20%, e o que falta, conseguira até 05/10/14.

Alckmin, esta baixando igual as aguas do Cantareira.

    Vicente

    Alckmin 52%
    Skaf 23%
    Padilha 20%
    Outros 5%

Francisco

Se houver segundo turno, o que ainda tem de água na Cantareira evapora e com ela, Alckmin…

Fabio Passos

Se houver segundo turno… alckmin perde para qualquer adversário.

Diogo

Pimenta da Veiga: “Vamos ter um encontro com alguns setores específicos, juventude, algumas minorias, negros, índios, COISAS DESSE TIPO”:
https://www.youtube.com/watch?v=bsIjRN89pyM

Pois bem. O Flávio Renegado mandou uma bela resposta pro candidato do PSDB:
https://www.youtube.com/watch?v=m-L_jI-QiIE

Deixe seu comentário

Leia também