FHC quase fez brasileiro usar crachá emitido pelos EUA em território nacional

Tempo de leitura: 3 min

FHCfez-580x773

PT e militância devem responder a ataques tucanos

Ex-presidente usou imagem em rede social para caçoar da presidenta Dilma Rouseff, mas teve as mazelas de seu governo lembradas pelos internautas

1/03/2015 – 06h53 / Por Agência PT

da Página do PT

O senso de humor do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) costuma colocá-lo em situações constrangedoras. Na quinta-feira (26), o tucano resolveu ironizar discurso da presidenta Dilma Rousseff que atribuiu parte da culpa pelas irregularidades na Petrobras à falta de investigações na gestão tucana.

Ele posou com uma cédula de R$ 2 e um cartaz com os dizeres “Foi FHC”, referindo-se à criação do Plano Real, que ocorreu, na verdade, no governo de Itamar Franco. Mas o tiro saiu pela culatra e o tucano mais uma vez virou piada nas redes.

Para o vice-presidente Nacional do PT e coordenador de Mídias Sociais do partido, Alberto Cantalice, quando atacado, o PT e a militância devem responder e relembrar à população os escândalos de corrupção, em nível nacional e regional, que por muitos anos não eram investigados.

“Mesmo com a blindagem da grande mídia em torno de nomes como FHC e outros tucanos, nós estamos conseguindo, juntamente com blogs e mídias alternativas, desnudar esses figurões e relembrar as mazelas que eles foram responsáveis”, defende Cantalice.

Não há como esquecer a tentativa frustrada do governo tucano de sucatear e vender a baixíssimos preços a Petrobras. Foi FHC que, na época, tentou-se até mesmo mudar o nome da empresa para Petrobrax no esforço de torna-la mais atrativa para o mercado internacional e a petrolífera teve um prejuízo estimado em US$ 50 bilhões.

Ao ver a brincadeira do tucano, dezenas de brasileiros também lembraram que foi o governo FHC conhecido por engavetar as investigações de corrupção. Prova é que  entre os três últimos presidentes do Brasil, o tucano foi o que menos combateu a corrupção, segundo pesquisa Vox Populi realizada no final de 2014.

Foi durante dos mandatos de FHC também que então procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, recebeu a fama “engavetador-geral da República”.

Foi FHC também que institucionalizou no Brasil uma onda de privatizações, entre elas, a mineradora Vale do Rio Doce, vendida a preços irrisórios.

Poucos conseguem esquecer ainda do episódio em que o ex-presidente chamou os aposentados de “vagabundos”, quando defendeu mudanças no fator previdenciário, em 1999, ou quando deixou o País diante de um Apagão elétrico em 2001.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias

PS do Viomundo: FHC foi impedido pelos militares de entregar a base de lançamentos de Alcântara, no Maranhão, aos Estados Unidos, com uma cláusula no contrato que exigiria crachás emitidos pelos EUA para brasileiros circularem em território nacional!

Vejam a íntegra do contrato no link abaixo.

Do artigo VI, Controles de Acesso, número 5:

O Governo da República Federativa do Brasil assegurará que todos os Representantes Brasileiros portem, de forma visível, crachás de identificação enquanto estiverem cumprindo atribuições relacionadas com Atividades de Lançamento. O acesso às áreas restritas referidas no Artigo IV, parágrafo 3, e aos locais e áreas que tenham sido especificamente reservados exclusivamente para trabalhos com Veículos de Lançamento, Espaçonaves e Equipamentos Afins será controlado pelo Governo dos Estados Unidos da América ou, como autorizado na(s) licença(s) de exportação, por Licenciados Norte-americanos, por meio de crachás que serão emitidos unicamente pelo Governo dos Estados Unidos da América ou por Licenciados Norte-americanos, se autorizados pelo Governo dos Estados Unidos da América, e incluirão o nome e a fotografia do portador.

Leia também:

Serra quer para a Petrobras o que não quer para a Chevron


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Yawara Nanbiquará

Em 1997 a Vale (http://pt.wikipedia.org/wiki/Vale_S.A.#Privatiza.C3.A7.C3.A3o_da_companhia), foi Privatizada (doada) pela metade do preço da US-Robotics (http://www.highbeam.com/doc/1P2-703811.html) (http://www.nytimes.com/1997/02/27/business/3com-plans-to-acquire-us-robotics.html) Americana, aquela que fazia modem discada no inicio da internet. Se comparada a Vale, na época da transação, a US-Robotics era um gapão de 200m2. E a Vale foi vendida para os amigos do Rei.

anac

E os milicos brasileiros adoram FHC, querem os tucanos de volta. Por pouco não tiveram que lamber as botas dos militares estadunidense em pleno território brasileiro na Base de Alcântara. O tragédia que matou militares e civis brasileiros ainda hoje não foram apontados os culpados. Mas sabemos que esteve por trás daquela tragedia provocada para inviabilizar o projeto aeroespacial brasileiro e facilitar a entrega da Base aos estados unidos.

JARBAS

ESTE SUJEITO É O DO TIPO: EU GANHEI; NÓS EMPATAMOS; VOCES PERDERAM! CLÁSSICO.

Lukas

Como dói nos corações as duas vitórias no primeiro turno de FHC. Passou, gente, passou…

    anac

    O PT está 16 anos no poder. Não é pouco e terá mais. Quem detém há 16 anos o PODER DE MANDO é o PT. De FHC os candidatos tucanos não querem nem a presença nas eleições porque atrapalha.
    Assim com a derrota subindo a cabeça os tucanos nunca mais voltarão ao poder, a presidência. Para os rola bostas não passará nunca a dor de corno, pois seus candidatos tucanos continuarão sendo DERROTADOS nas urnas.

    abolicionista

    Lukas, você provavelmente é apenas um garoto, mas tratar política como futebol só mostra a baixeza de seu comportamento. Que tal amadurecermos um pouco, para o bem do país?

Elias

Enquanto o site do “jornal britânico Financial Times listou 10 motivos para acreditar que Dilma poderia sofrer impeachment”, A BBC Brasil consultou cientistas políticos e apresentou “cinco motivos pelos quais os brasilianistas consideram improvável um processo de impeachment no Brasil”. 02/03/2015 – 3 hora atrás

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2015-03-02/5-razoes-pelas-quais-impeachment-de-dilma-e-improvavel-segundo-brasilianistas.html

Roberto

Foi FHC quem disse que comemorar o dia 7 de setembro era uma “palhaçada”. O que ele gostaria mesmo era de comemorar o “4 de julho”…

Maris D.

Sábado, dia 28 de fevereiro, ocorreu uma manifestação anti-Dilma e anti-PT, convocada por empresários de Chapecó-SC, muitos dos quais obrigaram seus funcionários a participar. Num certo momento a turba passou em frente a um prédio onde um dos dos apartamentos exibia uma bandeira do PC do B e outra do MST .
Um dos manifestantes, pasmem, invadiu o prédio, chegou até o apartamento, agrediu verbal e fisicamente as duas moradoras, foi até a sacada e tentou arrancar as bandeiras à força. Os manifestantes na rua foram ao êxtase fascista. Esse é o ambiente de hostilidade estimulado e fomentado pela mídia golpista.
Veja o vídeo.
https://www.youtube.com/watch?v=YTIz23YIX2s
https://www.facebook.com/RenovaSantaCatarina/photos/a.688384501230014.1073741829.685855821482882/805889156146214/?type=1&theater

FrancoAtirador

.
.
CIRO GOMES, QUE JÁ FOI DO PSDB,
.
FALA SOBRE A PRIVATARIA TUCANA
.
https://www.youtube.com/watch?v=NlKBplAd-pg

FrancoAtirador

.
.
Petistas foram Presos.
Os Outros estão Soltos,
Todos Soltos. E Acusando.
.
https://www.youtube.com/watch?v=-bRWzbZNB8g

Zé Brasil

Falar o quê mais sobre este morto-vivo.

Só sobrevive pelo monte de asneira que fala e a sua imprensa de coleira, aquela do “vocês precisam me dar uma mãozinha, no que os pulhas do pig deram o corpo e alma ao invés de uma única mão, se é que um dia tiveram uma”.

Já que é impossível de sua parte portar-se como um Estadista e não um imberbe participante de um grêmio escolar brincando de política, “THC”, nos faça um favor: deite-se hoje a noite com um firme propósito em sua mente, como os gurus indianos o fazem, e peça para não acordar amanhã.

Vá lá, quebra o nosso galho, pois você não nos fará qualquer falta!

Talvez, o Bill “mãos nos ombros” Clinton ou o Blair, ou algum de seus donos lá de fora lhe mande uma coroa de flores num ato formal do tipo patrão para empregado pelos bons serviços prestados.

Já chega de prejudicar o Brasil, bra”z”ileiro ingrato!

Nelson

Vejamos a reação de José Dirceu diante do plebiscito que pedia a anulação do leilão criminoso da Vale do Rio Doce, que pesquei no mesmo link anterior, http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0309200709.htm:

‘O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu também demonstrou insatisfação. “Nem o PT nem o governo [devem encampar a reestatização da Vale]. A questão do leilão da Vale tem de ser analisada pela Justiça. Existem outras questões mais importantes para o governo resolver, mas os movimentos têm todo o direito de fazer. Eu sou contra”‘.

Então, amigo, eu penso que de nada adianta os petistas virem querer relembrar das safadezas feitas pelo FHC, se na hora de chamar os tucanos na pua, o PT vira, como diz a turma do Pânico, o maior arregão.

Fica uma forte impressão de que o PT está é querendo nos engabelar.

Nelson

Em 2007, sindicatos, associações e movimentos sociais organizaram um plebiscito popular para sensibilizar o povo brasileiro para a necessidade de anular o criminoso leilão da Vale do Rio Doce realizado pelo vende-pátria FHC. Vejamos a reação da alta direção do PT diante do esforço popular para resgatar o que era seu, que fui buscar em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0309200709.htm:

“O presidente, que discursara na manhã de sábado [no 3º Congresso do PT], ficou contrariado na noite do mesmo dia ao saber da decisão [pela realização do plebiscito], relataram à Folha dois de seus assessores.
Governador de Sergipe e petista próximo a Lula, Marcelo Déda evitou comentar o caso e resumiu em apenas uma palavra o plebiscito: “anacrônico”.

O então presidente do partido, Ricardo Berzoini, afirmou: “Eu tenho uma posição de que nós não devemos criar qualquer dúvida sobre os compromissos do PT com contratos e atos jurídicos. No entanto, nesse caso, há ações na Justiça questionando [o leilão da Vale]. O Poder Judiciário é quem vai decidir. Portanto, não há problema com relação ao texto que foi aprovado. Eu seria contra se fosse um texto que falasse de ações do governo”. “É uma ação dos movimentos sociais que o PT está apoiando, o que não quer dizer que um eventual resultado do plebiscito vincule a ação política do partido.”

Continua…

Nelson

É sempre salutar refrescar a memória e expor ao povo brasileiro o que foi, na realidade, por destrás da imensa propaganda midiática que sempre o apoiou e defendeu, o [des]governo Fernando Henrique Cardoso.

Sem dúvidas, o governo mais corrupto da história brasileira e, quando se faz uma projeção dos prejuízos monumentais, imensuráveis, que legou a nossa nação, também o mais deletério de todos.

Porém, não podemos, também, esconder o comportamento do PT perante os tucanos. No próximo comentário, eu escreverei sobre isso

Julio Silveira

Digo mais, alem de lembrar e procurar trazer a lembrança o triste governo do FHC, convem também lembrar e trazer a lembrança de todos os petistas, mas principalmente os graudos, o que eles já foram.

alvaro

Foi FHC que chamou os aposentados de vagabundos.
Foi FHC que elevou a taxa selic a 49% ano.
Foi FHC que vendeu a Vale do Rio Doce.

    Romanelli

    Nem tudo foi exclusivo com THC
    .
    De certo, foi em seu governo que o BANESTADO floresceu e a remessa pela CC5 cresceu ..com ele o chanceler brasileiro teve que tirar o SAPATO pra entrar nos EUA ..THC deu passa moleque ao inventar PRA SI, a um custo de US$ 250 mil /voto a reeleição, aquilo foi um GOLPE..

    ..Com ele o desemprego foi recorde, assim como com o aumento da Carga tributária ..a VENDA DA VALE foi o maior dos crimes e da falta de visão ..a internação de 4 crises externas, o maior dos seus feitos ..THC tentou tb, na falta de não saber gerenciar nem domar, tentou desmontar o Estado, ou reduzi-lo a uma mínimo
    .
    De Dom Fernando tb colhemos e reintroduzimos as palavras APAGÃO e racionamento energético
    .
    Agora, tem muita coisa similar entre ele e seus sucessores:
    .
    THC e LULA nadaram de braço em seus 2os mandadtos .. THC congelou criminosamente o cambio (tal qual Lula e Dilma) tentando represar a inflação, catapultar a eficiência via importação, e o consumo da população, mas, em um cenário Internacional desfavorável, não teve tempo de manter a brincadeira (coisa que só agora com DILMA explodiu)
    .
    Tal qual seus sucessores, THC lançou mão da SELIC PLACEBO pra ganhar tempo com a inflação de demanda, deixando a estrutural leve livre e solta.
    .
    O crescimento medíocre, as contas internas explodindo e as externas derreiam, a ALTA ESTIMA no pé, o pessimismo galopante, a falta do FIM DO TÚNEL , o desestimulo à industria e o país ficando de joelhos e emparedado são outros pontos que o ligam a Dama de bege que esta no Planalto.
    .
    ah sim, como não, em todos estes governos diversos presente o fisiologismo e a COOPTAÇÃO da base de apoio, que em emprego, poer, ou em dinheiro vivo

Alex A.

Durante manifestação Anti Dilma em Chapecó-Sc , golpista invade apartamento de moça Pró Dilma para arrancar bandeiras vermelhas da sacada

https://www.facebook.com/RenovaSantaCatarina/photos/a.688384501230014.1073741829.685855821482882/805889156146214/?type=1&theater

NILSON

O Brasileiro nos tempos do desgoverno do FHC precisava marcar seu próprio território.

FrancoAtirador

.
.
Entrevista
.
IVANA BENTES
Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural
do Ministério da Cultura (MinC)
.
Demandas para os próximos quatro anos:
.
Retomada da Política dos Pontos de Cultura,
.
Foco na Cultura de Periferia e na Mídia Livre
.
Por Ivan Longo, na Revista Fórum
.
(http://www.revistaforum.com.br/blog/2015/02/rearticular-e-ampliar-os-pontos-de-cultura-sera-uma-prioridade-minc-garante-ivana-bentes)
.
.

FrancoAtirador

.
.
Blog da Cidadania, por Eduardo Guimarães
.
Abertura de contas no HSBC de 1997 a 2002 supera a de 2006 a 2007
.
O Brasil sabe o que os milicos fizeram, general Pimentel
.
Maioria rejeita impeachment de Dilma Rousseff
.
Polícia infringiu a lei ao permitir provocadores em ato em defesa da Petrobrás
.
Lula em ato pró Petrobrás: “A gente quer paz, mas sabemos brigar”
.
Petróleo que Globo diz estar “no fundo do mar” já enche 700 mil barris/dia
.
Indústria de mentiras antipetistas inventa filme sobre José Dirceu
.
Mídia brasileira oculta histórico golpista do prefeito de Caracas
.
Indústria de mentiras sobre Lula funciona sem parar há 25 anos
.
Abertura de contas brasileiras no HSBC suíço teve pico durante privatizações de FHC
.
(http://www.blogdacidadania.com.br/author/eduguim)
.
.

Vinicius moura

Vamos pra cima desses safados do psdb e da globo

FrancoAtirador

.
.
Vítimas de Projeto de Eugenia nos United States of America
ganham Indenização em mais um Estado Norte-Americano.
.
Depois da Carolina do Norte, agora foi a vez da Virgínia
aprovar a Lei que determina o pagamento às pessoas
que sofreram esterilização, por serem consideradas
‘indesejáveis’ ou com doenças mentais, naquele estado.
.
Cerca de 65 mil Norte-Americanos foram Esterilizados
em 33 Estados da ‘Maior Democracia do Planeta Terra’.
.
.
01/03/2015
Brasil Soberano
.
Legisladores do Estado americano da Virgínia determinaram o pagamento de indenizações para as pessoas que foram obrigadas a passar por esterilização décadas atrás.
.
As vítimas vão receber US$ 25 mil (quase R$ 72 mil) depois de uma longa batalha legal realizada por ativistas.
.
Com outros 30 Estados americanos, a Virgínia também tinha um programa de esterilização para pessoas consideradas indesejáveis ou com doenças mentais.
.
Entre as décadas de 1920 e 1970 mais de 8 mil pessoas passaram por estas operações na Virgínia.
.
No total quase 65 mil americanos foram esterilizados em 33 Estados.
.
Acredita-se que o programa implantado naquele Estado americano tenha servido de modelo para as políticas introduzidas por Adolf Hitler na década de 1940, quando ele tentou criar uma raça superior.
.
Além dos Estados Unidos, vários outros países tiveram políticas de esterilização obrigatória no século 20, entre eles Suécia, Canadá e Japão.
.
Sem aviso
.
Mais de um quinto das pessoas que passaram pela esterilização obrigatória no Estado da Virgínia eram negros e dois terços eram de mulheres.
.
De acordo com a correspondente da BBC Rajini Vaidhanathan, muitas delas foram a um hospital para passar por outros procedimentos e não sabiam o que estava acontecendo com elas.
.
Em 1927, a Suprema Corte dos Estados Unidos manteve a lei da eugenia no Estado da Virgínia, que determinava as esterilizações obrigatórias. Esta lei permaneceu em vigor até 1979.
.
O governo do Estado fez um pedido de desculpas pela política no ano de 2001.
.
Ativistas afirmam que há apenas 11 vítimas do programa que ainda estão vivas.
Entre elas está Lewis Reynolds, de 87 anos:
.
“Eu não pude ter uma família como todo mundo.
Eles tiraram os meus direitos”,
disse ele à agência de notícias Associated Press.
.
O Estado da Virgínia é o segundo, depois da Carolina do Norte, a aprovar um pacote de indenizações para as vítimas do programa que ainda estão vivas.
.
Em 2013 os legisladores da Carolina da Norte aprovaram o pagamento de US$ 50 mil (cerca de R$ 143 mil) para as vítimas no Estado.
Acredita-se que são 1,8 mil pessoas contempladas.
.
Terra / Plano Brasil
.
.
(http://brasilsoberanoelivre.blogspot.com.br/2015/03/eua-vitimas-de-projeto-de-eugenia.html)
.
.

Helenita

Errata: “nunca mais se ouviu falar”.

Aproveitando, quem foi que entregou os minérios do subsolo brasileiro de presente para os testas de ferro que ganharam a Companhia Vale do Rio Doce?
E mais, quem foi que entregou os satélites de comunicação e defesa do País e suas redes de fibra ótica para os estrangeiros que ganharam a Embratel na bacia das almas?

Helenita

Quem foi que criou uma tal de Rede da Solidariedade especialmente para a Sra Ruth Cardoso e abarrotou essa ONG de verbas federais, cujo destino mais se ouviu falar???

Para quem não se lembra, incontáveis decretos foram emitidos onde se determinava aos gestores de verbas nos ministérios, inclusive da Previdência Social, que recolhesse os recursos de que dispunham e os destinasse à essa tal de Rede da Solidariedade… As repartições públicas sofriam com escassez até de água mineral, de papel, de fotocópias, de cartuchos para impressoras, enfim, faltava o essencial para se trabalhar. Lembro-me muito bem desse periodo negro do Serviço Público Federal

Sertão/PE

Este é um verdadeiro vigarista:

Vamos lembrar a esse corrupto o escândalo do caso do Banco Marka do Salvatore Cacciola.

Euler

FHC. Não vale os dois reais da imagem.

Deixe seu comentário

Leia também