VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.

PSOL se coloca como alternativa à esquerda ao PT

04 de março de 2016 às 16h31

Captura de Tela 2016-03-04 às 16.30.57

Nota do PSOL contra a Operação Aletheia

Foi deflagrada na manhã de hoje nova fase da Operação Lava Jato. A “Aletheia” teve como alvo o ex-presidente Lula, familiares, colaboradores diretos, seu instituto e empresas com ele relacionadas.

O PSOL denuncia os esquemas de corrupção desde sua origem, como nos casos do Mensalão, das propinas de Cunha e vários escândalos que passam governos do PSDB (como em SP, MG), PMDB (RJ), DEM, PSB e outros, bem como vem atuando a favor das investigações na CPI da Petrobras da Câmara dos Deputados. O PSOL se orgulha de não ter nenhum representante sendo investigado.

O PSOL considera que todas as denúncias relativas à corrupção na Petrobras devem ser apuradas e que ninguém está acima da lei. Exigimos que a operação não proteja ninguém – como fazem com os tucanos –, nem direcionem as investigações apenas para um lado.

A seletividade de divulgação tem protegido partidos tradicionais, como o PSDB e o PMDB de Cunha, e a pirotecnia dos operativos policiais é destinada a turbinar o ato pró-impeachment do dia 13 de março.

Contudo, não podemos deixar de reconhecer que a condução coercitiva do ex-presidente Lula para depor e a prisão de pessoas próximas a ele não são fatos corriqueiros. Mesmo que os acontecimentos estejam sendo superdimensionados para favorecer a manifestação conservadora de 13 de março, devemos reconhecer o simbolismo do fato: representa um momento de declínio acelerado do PT e de seus governos.

A reprodução pelo PT da mesma política do PSDB está na origem desta crise. Tanto no escândalo de corrupção, tanto na condução econômica da crise, especialmente agora que o governo Dilma aprofunda o ajuste, a recessão e ataca direitos dos trabalhadores (as), do povo pobre e dos setores oprimidos.

A corrupção não começou com o PT: ele se apossou da expertise dos partidos conservadores, especialmente do PSDB e PMDB, reafirmando o declínio de seu projeto e tendo potencial desmoralizante para toda a esquerda. A possível delação premiada do senador Delcidio é sintomática dos elos que unem os governos tucanos e petistas.

A opção do PSOL é construir uma alternativa de esquerda à crise econômica e política. Este será o melhor caminho para construir outro projeto de país.

Executiva Nacional do PSOL, 4 de março de 2016.

Leia também:

Milton Temer: Nem a República do Galeão ousou

O livro da blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

Compre agora online e receba na sua casa!

 

25 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Urbano

06/03/2016 - 17h16

O futebol em questão é de campo e não de salão…

Responder

Luiz Clete

05/03/2016 - 19h56

O bob jefferson, em quem o zé dirceu acreditou, falou em entrevista: ou muda o sistema, ou o PSOL irá pelo mesmo caminho. Pronto! já se corrompeu com esse oportunismo. O psol malandramente se apresenta com solução na crise dos partidos, mas se esquece que a crise, muito mais que dos partidos, é do sistema e não há proposta do psol para mudar esse sistema, e ainda se orgulha de não ter ninguém nos esquemas de corrupção, claro, NUNCA foi poder e se depender da minha militância, nunca será.

Responder

Ninguém

05/03/2016 - 14h23

Nada de novo no front. Esperar o quê do PSOL? Continua sendo a esquerda que a direita adora.

Responder

    Julio Silveira

    08/03/2016 - 07h44

    Par um ninguém, realmente sua opinião é de um ninguém muito mal informado, e mal intencionado. Por que, ninguém, você mostra quase fazer crer que é o PSDB que está no poder e não o PT. Dizer que é o PSOL a esquerda que a direita gosta, como? essa é uma piada de mau gosto, que já não suporto mais, já que quem governa aos moldes da direita é verdadeiramente o PT. O PSOL não chegou lá, não se pode atribuir a eles essa responsabilidade. É como o próprio Lula diz cheio de sentimentos, quem mais lucrou em seu governo? Então ninguém pode dizer que é o PSOL, a esquerda que a direita gosta. E antes que me acuses de ser PSol, como a maioria dos que para fugir em arrivismos sem querer ver a realidade fazem, quero te afirmar que tenho votado no PT desde sua existência, sem vinculações partidárias, mas esquerdista convicto, por tudo que aprendi e assimilei nas bandeiras da esquerda, com as quais me identifico, também por crer em centrar forças aonde poderia ser mais viável eleitoralmente para tentar mudar o país, coisa que nunca quiseram de fato fazer acontecer. Por ser esquerda, sinceramente todos veem que é o PT que tem sido o representante de fato da esquerda que a direita gosta. Gostam tanto que até lhe deram, e foi aceito, o papel de laranja.

Julio Silveira

05/03/2016 - 13h52

Vejo nos comentários sobre essa exposição do PSOL a cara do PT, uma cara desagradável, altista e profundamente desrespeitosa. Acreditam, ainda serem a única voz de esquerda, e sou sincero, apesar de estar solidário ao Lula pela situação que vive, sem desconhecer que ele mesmo a ajudou a criar, não esqueço sua negação a ideologias esquerdistas. Coisa que os petistas parecem fazer questão de esconder. Ninguém é louco de negar a liderança popular do Lula, mas também não pode perder a sanidade ao não reconhecer que o que diz a nota do PSOL é logica e fática. O PT, ainda é um grande partido, mas optou por deixar de ser a representação de uma esquerda autentica quando sucumbiu ante os anseios eleitorais imediatistas de seus dirigentes que hoje sofrem pelas própria inconsequências. Ao PT, na hora de ser tão acido com um partido de nomes que surgiu de suas próprias hostes, no tempo em que sentiam orgulho de carregar uma bandeira de esquerda, menos. PT e petistas, menos.

Responder

FrancoAtirador

05/03/2016 - 13h26

.
.
O IMPEACHMENT DE LULA
.
“Fragilizados o Governo e as Estruturas Partidárias de Esquerda,
o ex-Presidente Lula se afigura como o Último Obstáculo”
.
(http://www.scoop.it/t/evs-noticias/p/4060755207/2016/03/05/o-impeachment-de-lula)
.
.

Responder

Guillermo

05/03/2016 - 13h22

A globo e o moro colocaram a bola na área e o PSOL quer marcar? Que vergonha!

Responder

05/03/2016 - 12h47

Se lula e Dilma caírem, foda-se o povo brasileiro, pois seremos o principal partido de esquerda do Brasil.
Bando de pequeno burguês!

Responder

Babi

05/03/2016 - 12h45

Luciana Genro apoiou o golpe neonazista na Ucrânia, que foi financiado pelos EUA;
A própria chamou o golpe militar no Egito de revolução, e quando viu que deu merda disse só que não deu certo…
Já recebeu dinheiro de campanha da Gerdau (faz parte do Millenium) e do gruo Zaffari
Apoiou a farsa do mensalão
E fez um estranho pedido de apoio a Fernando Henrique Cardoso em 2015, contra a lei da mordaça
Em 2013 Randolfe Rodrigues apoiou para presidência do senado o mesmo candidato do DEM e PSDB
O mesmo foi acusado no mensalão do Amapá (parece que ganhava mesada do Governador João Capibeiribe para votar a favor de suas propostas), com fartas provas
Marcelo Freixo defende as UPPs no Rio
Heloisa Helena recebeu apoio dos líderes PSDB do Alagoas.
O ex dirigente do partido em Goiás Martiniano Cavalcante pegou dinheiro emprestado de Carlinhos Cachoeira, numa história super mal contada
Janira Rocha ex presidente do partido no Rio foi acusada de caixa 2
O partido é um balaio de gatos, com candidatos pró israel (Solange Pacheco); que defendem a intervenção militar (candidato do PSOL à prefeitura de Cubatão, Toninho da Elétrica); que chamam a presidenta de terrorista e são contra à descriminalização do aborto (Avilete Cruz); e tem ainda o surreal Cabo Daciolo.
Isso que é um partido nanico, que tem 1 única prefeitura, 5 deputados federia (PT/70; PMDB/66; PSDB/54) e o único senador eleito pelo partido migrou para a REDE. Imagina se fosse um partido maior e com mais poder.

Responder

05/03/2016 - 12h12

Essa esquerda pequeno burguesa é um vexame.

Responder

Sérgio Rodrigues

05/03/2016 - 11h53

Oportunistas…abutres…

Responder

não é da sua conta desgraça

04/03/2016 - 20h45

PSOL partido de oportunistasssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

Responder

Natan Bastos

04/03/2016 - 20h24

Reafirmo o que outros disseram: OPORTUNISTAS !

Responder

Mauricio Gomes

04/03/2016 - 19h31

Atenção!!!!!! O PT do Rio de Janeiro, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estão organizando um ato contra o impeachment da presidente Dilma a ser realizado na porta da Rede Globo no próximo domingo; nesta sexta-feira 4, dia em que a Operação Lava Jato cumpriu um mandado de condução coercitiva contra o ex-presidente Lula, a Globo foi alvo de protestos, que acabou sendo transmitido ao vivo pela própria emissora; nas redes sociais, o termo “Fora Rede Globo” virou pauta mundial.

Responder

    Samuel

    05/03/2016 - 11h16

    Deveríamos convocar uma manifestaçáo na Candelária nos moldes da Diretas já.

Octavio

04/03/2016 - 18h14

O que se esperava de um partido que acredita que quem é inocente não precisa de advogado.

Responder

Sergio Govea

04/03/2016 - 18h13

O PSOL está perdendo uma ótima oportunidade de ficar quieto.

Luciana, expulsa do PT em 2003, por não concordar com uma votação no Parlamento, move-se com o ódio dos bicudos e das marinas.

Se o PSOL ganhar alguma eleição, quem preencherá os cargos ? O PT ? O DEM ? O PSDB ?

Responder

Maria Rita

04/03/2016 - 17h46

Com essa PSOL, só me resta dizer uma coisa: Vai ver se tem alguém na esquina? Que oportunismo barato, moralismo fora de hora. Francamente!

Responder

luiza

04/03/2016 - 17h39

Não sejam oportunistas. A bandeira de todo brasileiro decente neste momento é em defesa da democracia e do respeito as regras do jogo que elegeram uma presidenta com maioria de votos. O país está em vias de sofrer um golpe de Estado e vocês do PSol estão fazendo campanha para ampliar a militância? Deveriam ter vergonha de agir assim.
Coloquem a mão na consciência e caiam na real.
Não aprovo esse expediente oportunista de vocês. Que decepçâo!

Responder

Antonio Luiz

04/03/2016 - 17h02

O povo do PSOL acha que a gente troca de partido como se troca de sabonete. Eles se acham …

Responder

Mauricio Gomes

04/03/2016 - 16h48

Oportunistas! Acham que irão tirar proveito dessa vergonha, mas serão esmagados pela direita fascista em segundos. Não precisa apoiar o Lula e nem o PT, mas precisavam defender a democracia e o estado de direito. Essa é a esquerda que a direita adora, são quinta-colunas!

Responder

    Eduardo Souto Jorge

    04/03/2016 - 17h08

    Perfeito Mauricio, esses caras do PSOL tem e’ que explicar o que fizeram com o prefeito de Macapa.

Deixe uma resposta