Protesto contra a Copa termina com 230 prisões no centro de SP

Tempo de leitura: 5 min

Fotos e vídeos de Silvio César

Manifestantes pedem o fim da Polícia Militar:

Os mascarados compareceram:

Sobre Sócrates e Ronaldo:



Sobre a UNIP e a Uninove:

O preparo:

Heitor:

Alexandre:

23 de Fevereiro de 2014•03h37 • atualizado às 04h29

PM isola manifestantes no centro de SP com estratégia ‘ninja’

Pela 1ª vez, ação contou com grupo de PMs treinados em artes marciais para atuação específica em protestos; ação rápida resultou em ao menos 230 prisões, o maior número desde manifestações de 2013

Janaina Garcia e Vagner Magalhães, no Terra

Ataque surpresa, em bloco e coordenado, amparado pelo isolamento de ruas da região central, com auxílio de um helicóptero, e proibição de circulação de pedestres. A mudança de estratégia da Polícia Militar de São Paulo “atingiu o objetivo”, segundo avaliação própria, de evitar ataque em massa de black blocs a prédios públicos e privados. Assim, garantiu o maior número de pessoas detidas na capital paulista desde os protestos de mês de junho – foram 230, encaminhadas a quatro delegacias do centro e dos Jardins.

A estratégia de impedir que os manifestantes se espalhassem pelo centro também teve, pela pela primeira vez, a ação de um grupo de ao menos 100 PMs treinados em artes marciais para atuação específica em protestos. O grupo foi batizado de “Tropa do Braço” e contou com PMs à paisana infiltrados entre os manifestantes.

Ao contrário de manifestações anteriores, os policiais também cercaram as possíveis rotas de fuga. No quarteirão em que começou o confronto, a polícia fechou as duas saídas da rua Xavier de Toledo, em frente à estação Anhangabaú do metrô e ao Theatro Municipal de São Paulo. Assim, a maioria dos manifestantes acabou cercada, sem chance de prosseguir em marcha.

Os poucos que conseguiram escapar iniciaram um quebra-quebra nas ruas Barão de Itapetininga e Sete de Abril, em direção à praça da República, local de onde havia partido o protesto. Dos 230 detidos, a grande maioria não trajava preto e não tinha o rosto encoberto por roupas escuras – uma das características mais marcantes dos black blocs.

“Prenderam um monte de gente e agora estão fazendo um sorteio de artigos do código penal para o registro da ocorrência. Tem desacato, desobediência, resistência e lesão corporal, já que uma policial teve o braço quebrado. O problema é que não há a individualização das condutas. Entram todos no mesmo saco”, disse o advogado ativista André Zanardo, que esteve no 78º Distrito Policial, para onde foram levados 30 dos manifestantes.

“Não sou black bloc, e no ônibus em que fui trazida à delegacia (1º Distrito Policial, na Liberdade) não tinha nenhum black bloc. Revistaram a minha bolsa e nela só havia meu celular, meus documentos, uma garrafinha d’água  e uma barra de cereal”, disse a estudante de Relações Internacionais Nicole Morales Nunes, de 20 anos.

A estudante conversou com o Terra ao ser liberada do DP – a exemplo de todos os 35 detidos encaminhados para lá em um ônibus da PM e também liberados. “Sou totalmente contra a Copa; acho que o País não tem dinheiro para isso. Mas o que me marcou nisso tudo foi ouvir um PM, dentro do ônibus, falando que não tínhamos ‘direitos coisa nenhuma’”, disse.

“Fui xingado de vagabundo várias vezes e humilhado quando tentei erguer minhas calças – ouvi um PM me dizer que eu merecia era um cassetete. Não sou black bloc e fui preso quando tentava defender minha namorada, mas tenho minha ideologia e não acho que isso seja um crime”, afirmou o  estudante João Pedro Teodoro Estácio, 18 anos.

Skate, bandeira preta e próteses

Entre os manifestantes, Vinícios Viotti, 18 anos, tentava se virar com seu skate. Viotti conta não possui as duas pernas, desde que nasceu, mas costuma frequentar as manifestações. As próteses, que costuma utilizar, eram carregadas por um amigo.

Morador de Lauzane Paulista, na zona norte da cidade, ele disse estar ali com a intenção de “mudar o País”. “É preciso mudar o que está aí. não dá para ficar em casa”, disse ele.

O rapaz conta que no meio da confusão sofre um pouco, mas que consegue se virar bem com o skate. “Os policiais me xingam, ameaçam me levar preso, mas terminou tudo bem”, disse o rapaz, estudante de Gestão em Tecnologia da Informação.

Outro manifestante completou: “O Brasil pode não mudar, mas não vamos ficar na fotografia dos covardes. Quem está bagunçando são os políticos”.

Para comandante, ação da PM “atingiu objetivo”

Para o comandante da operação durante o protesto, major Larry Saraiva, o resultado da ação da PM “atingiu o objetivo”. “Porque nossa principal meta era evitar depredações, e as pessoas foram presas. Os casos em que houve de bancos quebrados, por exemplo, foram de grupos isolados”, concluiu Saraiva. Durante o protesto, pelo menos duas agências do banco Itaú tiveram as portas de vidro quebradas.

Na véspera do protesto, durante apresentação de artefatos explosivos supostamente usados por black blocs, o porta-voz da PM, capitão Emerson Massera, havia garantido o “direito de livre manifestação da população” com a ação da Tropa do Braço.

Entre os 35 detidos no 3º DP, por exemplo, nenhum portava armas ou “objetos que garantissem a manutenção da prisão”, alegou o delegado titular, José Sampaio Lopes Filho. Já no 4º DP (Consolação), um funcionário informou que havia uma porção de drogas com dois dos detidos –com os demais, dos 37 levados para lá, nada foi encontrado. No 87º Distrito Policial foram apreendidas pedras e um martelo com os 30 manifestantes.

PMs nos xingavam, diz fotógrafo

Entre os detidos na rua Xavier de Toledo, estavam os repórteres Sérgio Roxo, do jornal O Globo, Paulo Piza, do portal G1-SP, e Reynaldo Turollo Júnior, do jornal Folha de S.Paulo.

Além deles, estavam também dois fotógrafos freelancers que tentavam registrar as prisões e as agressões cometidas por policiais e por manifestantes.

Um dos fotógrafos é Rodrigo Zaim, 22 anos, que disse ter apanhado de cassetete durante a prisão e ouvido xingamentos como “arrombado” proferidos por PMs.

“Eu estava fotografando, e, de repente, começou uma correria. Os PMs cercaram o grupo onde eu estava, formando um quadrado, e foram estreitando, estreitando, e nos xingavam bastante. A palavra mais comum deles para nós era ‘arrombado’. Vi quando um manifestante, já ajoelhado, foi  imobilizado por quatro dos policias ‘ninjas’ (da Tropa do Braço) – um deles surgiu como um raio, de tão rápido”, declarou Zaim.

Leia também:

Demian Melo: Marco Antonio Villa, o vendedor da ditabranda


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Victor Diego ENSA

Essas manifestações que explodiram desde o ano passado por uma série de motivos por todo o Brasil, principalmente durante a copa das confederações deixou algumas pessoas divididas sobre o certo e errado e agora que se aproxima a copa do mundo novamente essas manifestações estão voltando com toda força. Manifestar é um direito de todos mas sempre tem uma minoria que quer apenas confusão com autoridades e atrapalhar os manifestantes que estão lá pacificamente.

Tales (ENSA)

À medida que a Copa do Mundo se aproxima, mais e mais manifestaçoes surgem em vários pontos das mais diversas cidades. A indignação com o descaso de parte do governo no investimento massivo em saúde (infra-estrutura de hospitais e postos de saúde e aperfeiçoamento do programa Mais Médicos), educação (melhor qualidade de ensino e devida remuneração aos professores) e segurança (reforço em áreas distintas dos municípios), levaram grande parte da população ir para às ruas protestar mais uma vez em prol de melhorias em todos esses aspectos. Acredito que a incidência de protestos durante a realização dos jogos será bem maior, principalmente para chamar a atenção das grandes mídias de diversas nações, para assim mostrar a situação em que o Brasil vive. Um país que oferece lazer e diversão, mas que ao mesmo tempo sofre com as consequências desse entretenimento.

Vitória Nogueira Tavares

Agora que o governo já investiu nas obras dos estádios, faltando poucos meses para a Copa do Mundo que querem sair às ruas para protestar? Tinham que ter protestado quando souberam que o Brasil sediaria a Copa. E como você quer um Brasil melhor, com boa educação, saúde, meios de transportes decentes se sai por aí protestando fazendo badernas, arruaças, depredações, criando organizações para poder fazer anarquia?
E para piorar, muitas pessoas que estão envolvidas em manifestações contra a Copa, vão estar presentes nos jogos da mesma, vestindo verde e amarelo, torcendo loucamente pela Seleção, que hipocrisia é esta? Enquanto você está comemorando o gol da sua Seleção pessoas sem condições financeiras, humildes, trabalhadoras estarão nos hospitais implorando por um médico, estudantes e trabalhadores ficarão horas e horas esperando os metrôs ou ônibus. Portanto, quando for protestar, que seja um protesto pacífico, pois se for em um protesto desordenado certamente correrá o risco de ser preso ou acontecer alguma fatalidade é como diz aquele velho ditado “diga-me com quem andas e eu te direi quem és”, se você está presente neste tipo de manifestação caótica é porque está pedindo para a polícia agir, só não reclame depois.

Anna Luíza (ENSA)

Muitos brasileiros estão indo as ruas manifestarem contra a copa do mundo que sera sediada no Brasil nesse ano de 2014. Quando houve o sorteio do pais que sediaria esse grande evento todos comemoraram, ficaram felizes por termos essa grande festa aki, no Brasil. Agora, há quase 100 dias da copa eles estão indo a rua se manifestarem por não concordarem com o evento. Por que assim que foi divulgado que seria aqui no Brasil eles nao se manifestram e falaram que não concordavam com a copa? Não adianta agora, depois dos estadios prontos e cidades tranformadas eles se manifestarem. Quando houver algum jogo do Brasil e o nosso time vencer sem duvidas esses mesmos manifestantes sairam nao ruas comemorando a vitória da seleção Brasileira e que gritando o orgulho por serem Brasileiros.

Juliana Eloy

A população brasileira não se mostra conformada com o fato do Brasil ser a sede da Copa do Mundo 2014, e não desiste de lutar a favor de seus direitos, inúmeras manifestações com um único objetivo. Desejam o investimento em setores que beneficiam a saúde e a educação do país, e não a criação de mais estádios,que serão áreas inúteis após os jogos, sendo assim, será um investimento vazio, que favorecerá apenas um momento específico. A população está correta em questionarem o governo, mas as autoridades não estão se mostrando eficazes de solucionarem este problema, pois estão ordenando os policiais a “humilharem” e “espancarem” os manifestantes, como ocorreu neste ultimo movimento. O governo deveria se expor de forma mais superior à estes descontentamentos, deveriam persuadir a população de que a Copa poderia trazer grandes benefícios para o país, mostrar o lado da razão, da lógica… Fazer do Brasil um país mais turístico, mais amplo a diversidades.

Wagner Franklin

Eu acho que agora ser anti-copa está na moda, porque na hora que decidiu que o brasil que sediaria a copa do mundo de 2014, todos ficaram calados, só agora que todos os estádios estão prontos que as pessoas vão manifestar. Outra coisa também, quando o brasil ganhar algum jogo da copa, as mesmas pessoas que manifestaram vão vestir a camisa do brasil e vão falar “tenho orgulho de ser brasileiro”.

Rodrigo Granato (ENSA)

Muitos vão às ruas para protestarem e garantirem seus diretos como cidadãos brasileiros, mas nem sempre se alcança o que se espera. Muitos resolvem praticar o vandalismo,outros vão as ruas mas não tem muito menos argumentos para estarem ali e tem realmente aqueles que buscam melhorias em vários setores do país. A grande pergunta é: Por que investir em Copa e não investir na educação,saúde,transporte,etc? Muitos acreditam que com a Copa o brasil se tornará cada vez mais desorganizado e desestruturado para receber tanta gente. No contexto atual do Brasil convivemos com o patriotismo momentâneo. Muitos reprovam a capacidade do país sediar a Copa, mas é também esta parcela que compra televisores e enchem os estádios para presenciar os jogos do evento.

Povo 1

A direita não gosta de Dilma por uma única razão. Dilma é honesta.

A direita gosta de corrupção. Quem tiver argumento contra esta afirmação que a escreva.

    abolicionista

    A direita não gosta da Dilma porque ela reduziu as taxas de juros e por conta de seu passado vermelho. Não há nenhuma lógica em dizer que a direita gosta de corrupção. A direita gosta de se manter no poder, dentro ou fora da lei.

J Souza

“O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta segunda-feira, 24, que a experiência adotada Polícia Militar de São Paulo no protesto do último sábado, 22 – um “pelotão ninja” da Polícia Militar especializado em artes marciais e sem armas de fogo – será avaliada pelo governo federal e pelos secretários estaduais de Segurança Pública. ”

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,uso-de-pelotao-ninja-sera-avaliado-para-outros-estados-diz-cardozo,1134150,0.htm

    J Souza

    “Após a palestra, o ministro não quis comentar a recente revisão do Manual da Garantia da Lei e da Ordem, documento que define normas para o engajamento das Forças Armadas no papel de polícia.

    Na primeira versão, publicada em dezembro, o manual apresentava movimentos sociais como “força oponente” a ser enfrentada. “O manual foi revisto, não tenho nada a dizer, está autoexplicado”, disse Amorim.”

    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,espionagem-mira-recursos-naturais-diz-celso-amorim,1134179,0.htm

Fabio Passos

Montar uma armadilha e prender aleatoriamente 230 manifestantes é um abuso injustificável.
O PiG está difamando e a PM prendendo manifestantes. Eu não fico do lado do PiG e da PM de jeito nenhum.
As demandas que aparecem nos vídeos são genuínas da esquerda. O investimento gasto na copa seria mais bem gasto no resgate da dívida social com a população pobre.
Também desconfio do caráter “revolucionário” de garotinhos brancos da classe média. Assim que passa a juventude abandonam a solidariedade com os trabalhadores por um lugar aconchegante na varanda da casa-grande… exemplos não faltam. Mas não podemos ignorar as demandas justas dos manifestantes e seu direito a protestar.

Hell Back

Ninguém vai escrever nada sobre a tática – fora da lei – (Caldeira de Hamburgo) usada pela PMSP para conter os manifestantes?

FrancoAtirador

.
.
Imagina o que a Polícia Militar Assassina

fará com os Servidores Públicos Federais

na próxima Greve Geral em março e abril.
.
.

Luís Carlos

“…não necessariamente um golpe leva a uma ditadura”. Frase do Leo V em mensagem abaixo. Esqueceu de dizer que golpes nunca são democráticos. Prece que defesa da democracia serve apenas para atingir objetivos de desestabilizar governos. Onde mesmo há algo parecido com isso? Seria no livro de G. Sharp, que tem sido utilizado para balizar treinamento dado pela OTPOR/CANVAS, financiados pelos EUA para desestabilizar e derrubar governos contrãrios aos interesses econômicos e geopolíticos dos EUA? Não é mero acaso.

Maria Fulô

É desanimador ver alguém como Azenha dando gás para esses ridículos “Protestos” onde numa cidade com 20 milhões de pessoas menos de mil (descontados os soldados e jornalistas) comparecem e, como sabido, boa parte deles é “manifestante” profissional. Espero que seja apenas um erro – de fato – de observação.

    Luiz Carlos Azenha

    Se são tão irrelevantes, por que se preocupar?

Márcio

A conversa dessa esquerda burocratizada está me dando náuseas.

PT, PCdoB, em que monstro se transformaram?

Completamente parados na história, com um vocabulário e um conceitual político pobre e cada vez mais reacionário.

Creem ser a vanguarda!! Saibam que em breve serão apenas páginas nos livros de história.

Quem viver verá!

    Luís Carlos

    As páginas em que estarão PT e PCdoB não serão sobre golpismo contra governo eleito por trabalhadores. Essa parte será encontrada nas páginas que falarem sobre Anonymous, Black Blocs e demais anarquistas seguidores de Sharp e treinados pela OTPOR/CANVAS, claro, financiados pelos EUA. Quem viver lerá!

MP

E agora os coxinhas inventaram outra… Está circulando nas redes sociais uma suposta capa da revista Veja, na qual aparece Lula chorando, e escrito abaixo “Interpol descobre desvio de mais de R$ 500 bilhões em paraísos fiscais em nome de 18 integrantes do PT”. E tem gente acreditando nessa barbaridade!

Vejam no link abaixo.

http://www.robsonpiresxerife.com/notas/capa-da-revista-veja-de-fevereiro-que-circula-na-internet-rsrsrs/

Luís Carlos

Sugiro leitura de matéria da Caros Amigos que está nas bancas tratando sobre manifestações e onde se fundamentam. Muito material na internet sendo acessado sobre ideologias anarquistas e, é claro, material de G. Sharp, que fundamenta golpismo mundial em curso. O apoio dos EUA e participação do Anonymous, Black Blocs e outros, todos como papéis definidos a executarem, de acordo com seus mentores e financiadores para desestabilizar governos democraticamente eleitos. Para alguns desses participantes a desestabilização de governos e golpes são meios justificados, desde que atinjam seus fins, e mesmo que não tenham apoio da população, nem que haja amplo espaço de discussão social sobre isso. Basta dar o golpe que entendem necessário, pois seriam “iluminados” guiando ignorantes incapazes de saberem o que querem e o que fazer.
Na Venezuela, fica evidente a característica burguesa do golpe liderado pelo corrupto e golpista Leopoldo.
Aqui no Brasil, segundo pesquisadora entrevistada na edição de Caros Amigos dessa semana (Esther Solano Galleno da UNIFESP) não há morador de periferias distantes nos Black Blocs, e teria encontrado apenas dois negros, “são em número muito reduzido”.
Parece mais do mesmo com dominação de pensamento burguês impondo caminhos para trabalhadores.

FrancoAtirador

.
.
Polícia Militar do PSDB quer reacender o estopim.
.
.

Roberto Locatelli

Frase que mais se ouviu na última baderna:

“Ô Dilma, cê vai caí, a Ucrânia é aqui”

    Luís Carlos

    Locatelli
    A máscara de democrátismo desse grupo caiu. Leo V disse em mensagem abaixo que “…nem todo golpe leva a ditadura”, ou seja, deixou claro apreço a golpes, como se golpes fossem evidencia de democracia e liberdade. Justamente o contrário, o golpismo desbragado desses grupos seguidores de Sharp e treinados pelo CANVAS, orquestrados pelo Anonymous, de fato, ao contrário do que alegam, desprezam democracia, se valendo de golpes para impor sua vontade anarquista, à revelia do desejo da classe trabalhadora para ficar à deriva diante das ambições rentistas dos EUA e de aliados, com a tentativa de ressucotar cadáver da ALCA, rebatizado. Aliás, a palavra trabalhador está longe de ser encontrada nessas manifestações, visto que organzação do movimento operário e conquistas da classe trabalhadora não são objetivos deles.

Roberto Locatelli

Notei que meu comentário anterior incomodou muito os excrementos tucanos.

O fato é que movimento popular se constroi nos sindicatos e organizações de bairros.

Lá em cima, Quinzinho Barbosa prende e arrebenta o PT. Cá embaixo, os black-blocs queimam e arrebentam o movimento popular. Jogada combinada.

    abolicionista

    A luta está apenas começando, caro Roberto. E não se iluda, o capital financeiro não poderá ser combatido por nenhum tipo de nacionalismo, muito menos por um nacional-desenvolvimentismo, como o da nossa presidenta. A luta está apenas começando. É preciso criar instâncias representativas para os trabalhadores prestadores de serviço, para o imenso precariado brasileiro. A futura luta de classes surgirá daí. Além disso, precisamos colocar em pauta um movimento internacionalista, como está ocorrendo na Europa, onde os trabalhadores estão organizando greves continentais. No mundo todo, as instâncias representativas estão cada vez mais esvaziadas, “desempoderadas”. A democracia se tornou uma embalagem sem conteúdo, um pastel de vento. A judicialização da política, que tem causado tanto alarde, é apenas um sintoma disso. O poder executivo deve abaixar a cabeça diante do poder maior, o poder da finança. Até os Black Blocs, com toda a desorganização que lhes é própria, perceberam que o poder já não emana do planalto. Nesse sentido, pouco importa que os Blocos Negros sejam pagos ou não, que sejam de direita ou de esquerda. O que importa, a verdadeira questão, é que eles protagonizaram os maiores movimentos sociais da década no Brasil. Expulsaram os movimentos sociais das manifestações? Sim, mas, afinal, como tiveram força para fazê-lo? Como os sindicatos se enfraqueceram tanto? Será que o motor da história é tão fraco assim? Ou precisamos reorganizar a classe trabalhadora sobre novas bases? Acorde, companheiro. Tudo que é sólido se desmancha no ar, os termos da luta não são mais os mesmos.

Joao Carlos

Onde estavam esses coxinhas na privatização da Vale, do sistema Elétrico, telefônico e na implementação do PROER????? Ah estavam do lado de lá, porque a mãe Globo não lhes contou a verdade na época!!

    Leo V

    Não, não estavam. O perfil dos manifestantes era de esquerda e extrema-esquerda.

    Agora, com o seu comentário o que temos certeza é que você é que está do lado de lá hoje.

    Legal, vc era contra a privatização da Vale ontem, e hoje é a favor da remoção de famílias, por vezes sem indenizações, de leis de exceção para satisfazer o interesse de transnacionais como a FIFA, e da Globo.

Mário SF Alves

I- “Não é uma conspiração tão complicada assim, afinal. Nem moderna. Os romanos a praticavam há mais de mil anos. Fomentavam revoltas domésticas nos povos que desejavam dominar. Às vezes financiavam inclusive movimentos contra Roma, sempre com objetivo de dividir e conquistar. – See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/02/23/o-grande-perigo-esta-de-volta/#sthash.1l60YqXt.dpuf

II- Quem participa de manifestações que contam com a presença de mascarados, portanto, pode estar participando de um ataque à nossa democracia sem o saber. Afinal, como saber que não há, entre os mascarados, gente que defende o golpe militar ou mercenários pagos por organizações de extrema-direita? – See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/02/23/o-grande-perigo-esta-de-volta/#sthash.1l60YqXt.dpuf

Fonte (da luz): http://www.ocafezinho.com/2014/02/23/o-grande-perigo-esta-de-volta/
________________________________
Em tempo:

Entendi patavina desse “See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/02/23/o-grande-perigo-esta-de-volta/#sthash.1l60YqXt.dpuf” que saiu não sei de onde junto à colagem parcial que fiz do O Cafezinho.

SPYstates in accion?

    abolicionista

    Caro Mário, se existe algum tipo de imperialismo contemporâneo, ele não é praticado por uma nação. O imperialismo do mundo neoliberal é o imperialismo dos financistas. O imperialismo do capital rentista financia as campanhas de todos os grandes partidos, sejam de esquerda ou de direita. Nos EUA, quando Bush subiu ao trono, os Neocoms acharam que era hora de ir para cima da China. As grandes corporações, como o Walmart pressionaram o governo para que desistisse do plano. Afinal grande parte dos lucros do Walmart vêm da China. Pronto. Para piorar, são os chineses os grandes compradores dos títulos da dívida americana. Obama é um fantoche, não se iluda. Os embaixadores americanos fomentam golpes em países como a Venezuela apenas para abrir caminho para a “desregulamentação do mercado”, que é uma questão muito mais econômica do que política. Hoje os EUA ainda são a sede do capital financeiro e o dólar ainda é uma espécie de lastro mundial, mas o governo americano tem se endividado cada vez mais para manter seu estatuto de cavalaria global. São as finanças meu caro, é delas que emana o poder político no mundo globalizado. É triste dizer, mas nossa luta não pode mais ser uma luta pautada pelo nacionalismo. Pois nosso inimigo não respeita fronteiras. Enquanto as revoltas permanecerem presas ao paradigma nacional, há pouca chance de arranhar o império das finanças. O capital rentista considera a classe trabalhadora uma categoria superada. Nos EUA, grande parte da administração das forças armadas já é privatizada. Caminhamos para algo semelhante no Brasil, onde a necessidade de “enxugar o Estado” se tornou hegemônica. A luta está apenas começando, meu caro.

    Mário SF Alves

    Entendo. Tem luz nesse túnel. E tanto pode ser a mesma, a de sempre, a velha, locomotiva desenfreada vindo em direção oposta, quanto pode ser o início de uma nova era. Faz algum sentido.
    ________________________________________

    Mas, parece que você, por mais lúcido que tenha sido agora, está tirando o governo fora dessa equação. Está menosprezando o papel do governo. E você acha razoável isso? Fazendo isso, automaticamente você não se alinha com aqueles que historicamente sempre detiveram o poder e que incessantemente e impiedosamente batem no governo? Refiro-me ao poder que no Brasil sempre determinou a abjeta exclusão da maioria, que isso fique bem claro.

Irineu

Azenha e leitores,
Esse artigo foi escrito por Leonard Boff em julho de 2013
Quero dividi-lo a vocês, pois tudo que é bom tem que disseminar.

http://leonardoboff.wordpress.com/2013/07/07/contra-as-tramoias-da-direita-sustentar-a-dilma-roussef/

Luís Carlos

Na Caros Amigos tem matéria assinada por Lilian Primi sobre manufestaçòes de rua. Interessante depoimento de pesquisadora dos Black Blocs informando que quase nenhum negro ou morador de periferia integra esse grupo, sendo, de fato, constituído basicamente por “classe média”. Outro aspecto interessante é relato de fala de ativistas da Tunísia dizendo “agora temos liberdade mas o que faremos com ela?”. Segundo pesquisadora, a Tunísia está paralisada após “vitória” dos manifestantes. Ainda salta aos olhos frase de integrante de grupos das manifestações dizendo que não entendem que estariam contribuindo para a direita retomar poder, e que não pretendem eleger governo.

    Luís Carlos

    Na Carta Capital também tem boas matérias sobre manifestações na Venezuela e como a classe média liderada por político corrupto tenta “saída” de Maduro, na marra. Matérias assinadas por Claudia Jardim, de Caracas, e por Antonio Luiz M. C. Costa.

Luís Carlos

O novo presidente da Ucrânia, biônico, não eleito pelo povo, já gala em ir ao FMI. Rápidamente começara ficar de joelhos e beijar os pés dos EUA.

    Mário SF Alves

    Logo, logo o sofrido povo ucraniano – que em realidade não tem nada a ver com isso – vai saber quão terrível é o amargor do fel que lhe impuseram goela abaixo na troca e submissão a esse outro império.

    abolicionista

    Aí é que está, caro Mário, a outra opção também não era muito melhor. Merkel ou Putin? Será que são esses os termos da escolha? Ainda que sejam, como chegamos até aqui? Reflita, a grande questão é superar o paradigma nacionalista. Não adianta limitarmos-nos a apoiar um país e criticarmos outros. É preciso criticar o modelo do Estado-empresa, que suga o sangue e o suor do povo para salvar os bancos, para saudar suas “dívidas”. Vale relembrar a velha lição marxista: nossa luta não é contra um país, mas contra a irracionalidade do Capital, em todas as suas formas. Talvez a primeira coisa a fazer seja mesmo avaliarmos o tamanho de nossa derrota.

    Mário SF Alves

    “Talvez a primeira coisa -sensata- a fazer seja mesmo avaliarmos o tamanho de nossa derrota.”
    _________________________________________

    Derrota??? Com todo o respeito, e não obstante a importância do seu chamado à avaliação, prezado abolicionista, cabe controvérsia.

    ________________________________________________________

    Sei que a queda de braços é complicada. Sei que está complicado definir a correlação de forças, no entanto… ainda estão rolando os dados, não?

    Não há como não lembrar o Jango. Não há como não lembrar o papel da CIA no golpe civil-militar de 64. Não há como não lembrar a invasão à Baia dos Porcos e posterior boicote econômico ao povo de Cuba. Não há como não lembrar o neoliberalíssimo Ronald Reagan apregoando aos quatro cantos do mundo que a U.R.S.S. era o mal do mundo. Assim como, enfim, não há como não lembrar o chamado Fim da História, igualmente apregoado logo após o esfacelamento do dito demônio soviético.
    _________________________________________

    Tem uma equação aí, companheiro.

Heitor

Não gosto de polícia de jeito nenhum, mas no estágio que chegamos e tendo em vista o interesse norte americano, alemão e inglês em nosso país, SENTA A PUA polícia!!! Se ao menos viessem com propostas devesse ouvi-los, mas é sempre a mesma conversinha “a lá” Marina, Dudu e Aébrio, não chegam a lugar nenhum e generalizam: “contra tudo que está aí” “contra todos”…senta a pua nesses caras porque a questão é de interesse nacional e soberania brasileira. Ucrânia aqui não Sr. Obama vigarista!!!

da Ciuva

Vorta, Lula!

Eu

Pra vocês da ex-querda que estão defendendo a polícia do Geraldinho opus day, vejam quem é seu novo companheiro de trincheira “democrática”.

Não adianta ir atrás, o sujeito já apagou o fachobook dele…

    Luís Carlos

    Para o pessoal da nova direita que sempre defende os interesses dos EUA de desestabilizar governos como o do Brasil e da Venezuela, vale lembrar que trabalhadores brasileiros elegeram governo e vão defendê-lo de golpes que nunca são democráticos.

Wildner Arcanjo de Morais

O problema é um estádio como o Arena das Dunas servir a um jogo do Estadual do RN, onde eu e um ricaço lá de Ponta Negra terem que pagar pelo mesmo valor do ingresso, pois o ingresso não pode subir tanto de valor depois da copa do mundo. E de ver um negro que nasceu na periferia de Natal poder frequentar cinema, restaurante e fazer compras em lojas do Natal Shopping. E ver um negro de periferia de Natal, nascido na Zona Oeste, poder tirar a vaga de um filho deles dentro da UFRN. É ver um filho de um negro Nascido na Zona Oeste de Natal, portanto, PERIFERIA, e que continua a morar na Zona Oeste de Natal, estudar na mesma escola particular e poder se dar ao luxo de ir ou não para a Universidade Pública (que de pública nunca teve nada nesse país a não ser o nome) ou Particular, frequentada até pouco tempo exclusivamente pelos seus filhos… Meus caros, este é o problema… O futebol é e sempre foi o esporte do povão, da periferia, onde se jogava bola até no meio das ruas imundas, cheias de esgoto da periferia. Levar este esporte para um outro patamar, levar o povo que gosta deste esporte para um outro nível de experiência, e portanto, de consciência, não é algo a ser permitido para a periferia, para o pobre que economiza dinheiro para ir, com a família, ver América X ABC.

Hell Back

Ninguém vai escrever nada sobre a tática – fora da lei – (Caldeira de Hamburgo)usada pela PMSP para conter os manifestantes?

Irineu

Azenha e leitores,
Veja o texto interessante que li no grupo do face PRIVATARIA TUCANA onde também faço parte.
REFLITAM.

Marcelo Fernandes‎A Privataria Tucana

Gilson Caroni Filho
há 12 horas próximo a Rio de Janeiro · Editado
Ao ler que o presidente ucraniano foi deposto, um jovem escreveu em sua página: ” o povo pode tudo”. Talvez ele não saiba que o que aconteceu na Ucrânia foi um golpe de Estado, contando com milícias fascistas, extremistas chechenos e patrocínio aberto dos EUA para isolar a Rússia.

Tenho lido análises corretíssimas de quadros políticos do PSOL, do PSTU, do PCB ,além de outras siglas de pequena base política, sobre o golpe que está em andamento na Venezuela. Estão certíssimos ao dizer que as manifestações nas ruas são golpistas. E são precisos ao assinalar o papel da mídia privada venezuelana na arquitetura desse retrocesso.

O interessante é que fingem ignorar o que ocorre no Brasil. Aqui, Black Blocs são vistos como tática de um grupo da juventude que vive ” uma crise de representação”. Os que vão à rua para gritar ” não vai ter Copa” apenas expressam sua insatisfação com emprego de verbas públicas que poderiam ir para ensino e educação. Seria fácil desmontar essa falácia, mas não o fazem. Por que? Será que não perceberam que o alvo das articulações estadunidenses não é apenas o governo Maduro, mas a América Latina?

Será que não aprenderam porra nenhuma com 1964? Será que não veem as barbaridades cometidas no julgamento da Ação Penal 470 por um STF tocando a música da grande imprensa? Inocência, esquizofrenia política ou oportunismo? Alguém precisa pegar a capa de ” O Globo “, de cinco décadas atrás, e recortar a foto de página inteira com milhares de pessoas que participaram da triste ” Marcha da Família com Deus e pela Liberdade”.

Em seguida, selecionar as fotos que o mesmo jornal vem publicando de presos e torturados à época, num regime totalmente apoiado pelas famílias que controlam a grande imprensa no Brasil. Feito isso, esfregar na cara do jovem extasiado com as imagens que são transmitidas da Ucrânia, e perguntar:” o povo pode tudo, seu babaca?” Vamos fazer isso? Ou a indignação de vocês só existe quando a vítima é o Eduardo Freixo?

Minha paciência começa a se esgotar. Se você não gostou do que está escrito, não venha com comentários agressivos. Nunca me manifestei nas barbaridades que você escreve. Deleto sem qualquer problema. Um bom domingo.

Wildner Arcanjo de Morais

Vamos fazer o seguinte:

Saímos todos as ruas para pedir constituinte exclusiva para mudar o sistema político Brasileiro. Quem tem peito para fazer isso?

Ah… isso não pode, a Dilma já propôs isso, não dá pra fazer de novo (é do governo não presta!)…

Tá bom… eu entendo…

    Maria Helena

    Pois é, Wildner. Mas para essa manifestação o Departamento de Estado norte-americano (via organizaçoes de direita e imprensa vendida) não vai fornecer quentinhas, faixas, coletes e caneleiras, nem gritos de guerra idiotas. Só entram se for para desestabilizar; jamais para mudarmos o que está errado no país. Fico preocupada porque não vejo nossa força se contrapor aos coxinhas manipulados. Para você ter uma idéia, existe um abaixo-assinado pedindo ao Senado que abra o processo de impeachment do Barbosa e o nº de assinaturas quase não aumenta. Até pode acontecer que esse “Vigilante” vaidoso e egocêntrico seja designado para liderar o golpe proto-fascista, bem de acordo com nossa sociedade do espetáculo, que somente existe porque tem cameras filmando.

    Luís Carlos

    Eles não querem constituinte. Querem golpe pois acham que “nem todo golpe gera ditadura”. Como se fundamentam em ideais anarquistas não estão preocupados (supostamente) com quem assumirá governo, nem se haverá um “amanhã”, após desestabilizar governo, como ocorre na Tunísia hoje. Se perguntam lá “sobre o que fazer com a ‘liberdade’ que tem agora”. O país está paralizado.
    O MST, já fez essa proposta, mas quantos que estão nas ruas querem isso? Institucionalidade para esses grupos é nociva. Tem pouco ou nenhum apreço pelas conquistas da CF de 1988. De fato, querem golpe, pois é sobre isso que lêem e é nisso que se fundamentam.

Paulão

Para quem ainda não entendeu, e também para os que não querem entender, vejam o artigo do Miguel do Rosário sobre a utilização das esquerdas, como buchas, pelos golpistas de sempre, e os mascarados fazendo o trabalho sujo. O Objetivo é instaurar o caos e facilitar a mudança de governo como está acontecendo em vários lugares do mundo com ou sem Copa.
http://www.ocafezinho.com/2014/02/23/o-grande-perigo-esta-de-volta/

Mario SF Alves

“Prefiro adjetivar quem debate com você, não manifestações, governos, etc. Sendo assim, certamente não vais te opor que me refira a você com golpista, visto que, como escreveste em mensagem mais acima, entendes que nem todos golpes geram ditaduras. Posso, com isso, entender que de fato, defendes golpes e, portanto, és golpista, evidenciando mais sua epistemologia, o “lugar político de onde falas” e sua pouca afeição pela democracia.
De minha parte, tenha certeza, defenderei o governo eleito pelos trabalhadores democraticamente, defenderei as conquistas dos trabalhadores, entre elas a democracia alcançado com sangue de muito trabalhador preso, torturado, mulheres estupradas e outros tantos assassinados, que você parece desprezar. Essa história foi escrita por milhões e você e os irresponsáveis que vão às ruas tentar desestabilizar governo eleito por trabalhadores para trazer de volta argumentos antigos que ouvimos de ditadores não passarão.“

———————————
Passa a regua e fecha conta. DISSE TUDO, valoroso L. Carlos.

    Luís Carlos

    Digitei errado. Era “refiro” no começo do parágrafo e não “prefiro”.
    Abraço.

Mario SF Alves

A quem interessar possa, dois pontos.

http://www.youtube.com/watch?v=Vfjp-j1KtXk

Leo V

relato do professor da USP Márcio Moretto, que estava no protesto:

“Estávamos todos apavorados”
Márcio Moretto, professor da USP que foi preso no protesto de ontem, relata sua experiência no cerco policial e na delegacia

http://brasil.elpais.com/brasil/2014/02/23/politica/1393192949_387701.html

    Valdeci Elias

    É a sina do gado. Um dia é levado pelo boiadeiro pra beber agua,e comer no pasto. Outro dia, pode ser que seja conduzido pro matadouro.
    A vida de quem se deixar ser manipulado, e usado com massa de manobra é assim mesmo.

    Leo V

    Massa de manobra eu acho que tende a ser quem é acrítico a políticos eleitos, por exemplo.

    É ridículo vcs partidários acusarem quem não está sob contro9le de vcs de ser “manipulado”.

    O engraçado é que a acusação a quem tem autonomia de ser “manipulado” vem dos dois lados da moeda: PSDB e PT. Artilharia espúria da velha política, acusar que não age sob meu comando de ser manipulado pelo adversário.

    Os petistas assim cavam o buraco que vai deixa-los pra trás na história junto com o PSDB. Não sabe se renovar e respirar ar fresco. A mesma velha política dos coronéis…

zé eduardo

A estratégia dos protestos é tão boa que, no final, além de rolar a Copa, o Aécio ganha as eleições.

Ah! Mas qual o problema, neh! Todos os políticos são iguais: Aécio, Dilma, Marina…O bom mesmo é o anarquismo mirim dos blacks blocks ou socialismo de “massas” da esquerda messiânica.

Boa diversão a todos.

JULIO*Dilma2014/Contagem(MG)

Sou petista, sou Dilmista, sou plenamente favorável, à COPA. Sou contra manisfestação de mascarados que promovem o vandalismo, deveriam ter se mani
festado na epoca que o país foi escolhido. Esse discurso de gasto publico
com a COPA é pueril, pois uma pessoa medianamente informada sabe que esses
gastos com a COPA, jamais seriam revertidos para a area social, entre con
trapartida, o legado para as cidades sedes estão ai para todos, BH, inaugu
rará no próximo mês um moderno sistema de VLT, graças a COPA. O simples
evento da COPA, gerou milhares de empregos, e ainda vai gerar mais, além
dar um UP GRADE no PIB.
Para finalizar há de se respeitar a vontade da maioria da população que é
amplamente favorável.

    Wildner Arcanjo de Morais

    Aqui em Natal, se não fosse a construção do Arena das Dunas, as obras de mobilidade pública só sairiam daqui a uns 1000 anos (no mínimo)…
    No final das contas esse povo está servindo como massa de manobra. Acham-se tão inteligentes mas fazem o jogo daqueles que os manipulam, como gado indo para o abate. Só estão ganhando a antipatia da população e isto para qualquer movimento é muito ruim.

    edir

    movimento mínimo e insignificante. Só para aparecerem. Há mais de 20 anos os nossos mestres (educacdores) apanham da polícia em todos os estados quando fazem greve. Os (contra a Copa “por uma educacäo melhor”) e nunca se incomodaram com isso. Näo adianta que voces näo me convencem. Vamos impedir as realizacäoes dos desfiles de carnaval ? a verba para os desfiles saem das prefeituras e capitais com grande gastos, parte saem do governo estadual. Vamos fazer manifestacöes contra as pensöes das filhas de militares ? saem dos cofres da Uniäo todos os anos mais de 4 bilhöes de reais para pagamento dessas pensöes para aquelas que nunca contribuiram com um centavo para aposentar.
    Vamos sair às ruas contra as pensöes de filhas de juízes/e altos funcionários públicos que os Governos dos Estados desembolsam dos cofres públicos (Maite Proenca é um exemplo, pai juíz , ela recebe uma pensäo mensal de 13 mil reais. Vamos sair ás ruas contra as mordomias dos ministro do STF , viagens e estadias paga com dinheiro públicos para o JB näo sair mais da Europa. Cada semana ele está num pais dando (palestras) com dinheiro do povo. Vamos sair às ruas contra os altos salários de funcionários públicos. Na semana passada o Ministro Marco Aurélio mandou o Senado pagar salários de mais de mil funcionários que recebem salários na média de 29 mil reais. O TCU mandou cancelar o pagamento mas o Ministro mandou o senado pagar. Teria aqui uma centenas de motivos ara sair às ruas.

    Luís Carlos

    Tem boas matérias na Carta Capital, que não é El País, sobre manifestações na Venezuela, desmascarando aquele fenômeno assinadas por Cláudia Jardim, de Caracas e por Antônio Luiz M. C. Costa.
    As semelhanças e sincronismo com o Brasil são coincidência? Certamente aqui no Brasil é muitíssimo menor. Trabalhadores brasileiros perceberam quem são os que protestam, quais objetivos e seus aliados internos e externos.
    Aliás a Ucrânia tem novo presidente e não foi eleito pelo povo. Os EUA adoram isso. O capital também.

Mário SF Alves

“Remember Remember the 11th of OTHER september”. Oops… quis dizer isso mesmo “dia 11 de um outro – e talvez mais nefasto ainda – setembro”.

Leo V

“PM de São Paulo usa a tática proibida na Alemanha conhecida como “Caldeira de Hamburgo” (Hamburger Kessel) para prender manifestantes. A tática consiste em cercar os manifestantes por quanto tempo for necessário até que possam levá-los detidos. Durante o cerco, os manifestantes são impedidos de comer, beber ou ir ao banheiro. A primeira utilização da”Caldeira de Hamburgo” foi em 1986 e levou 13 horas para a polícia deter os manifestantes que protestavam contra a energia nuclear em Hamburgo (Alemanha). Os quatro policiais responsáveis pelo caso de Hamburgo foram condenados por crime de privação de liberdade.”

Mais sobre essa prática: https://en.wikipedia.org/wiki/Kettling

Marcos Rocha

Há muito tempo, muito galáxia muito, muito distante…

A esquerda protestava nas ruas. E a direita rotulava a todos de baderneiros.

A polícia batia nos baderneiros, e a direita vibrava.

A esquerda engajada torcia contra a seleção de Medici e a direitada alienada a favor.

Havia um partido, de barbudos, que metia medo em todos os cidadãos de bem. Faziam abomináveis greves e agitações populares. A direita pedia que a polícia prendesse e arrebentasse esses barbudos baderneiros.

Aí uns caras, sempre apoiados pelos barbudos e pela esquerda, invadia, ops…ocupava fazendas pelo Brasil afora, derrubando cercas, matando gado e arrasando plantações. A direita pedia sova no lombo deles.

————-

Hoje os tais barbudos chegaram lá e não estão mais nem tão barbudos, nem tão à esquerda.

Os ex-barbudos engajados torcem pela seleção e a direitada alienada também.

A esquerda protesta nas ruas. E a direita e os ex-barbudos, rotulam a todos de baderneiros.

A polícia continua a bater nos baderneiros, e a direita continua a vibrar – agora em companhia dos ex-barbudos.

A baderna é tamanha que os manifestantes, digo, baderneiros, serão enquadrados como TERRORISTAS.

A direita vibra! Quem diria que precisaria dos barbudos no poder para que esses baderneiros fossem criminalizados?!?

____

Provavelmente daqui a 30 anos os que forem enquadrados hoje como terroristas receberão polpudas pensões a título de indenização pela repressão estatal.

Os ex-barbudos que estiverem vivos bradarão contra as indenizações: – Eram todos terroristas, terroristas! – para chacota dos jovens que ainda não nasceram.

Eu, particularmente, estou me divertindo muito.

A atual fobia governista contra “aqueles que escondem o rosto”, me fez lembrar recente invasão da reitoria da USP, quando os estudantes (?) cobriam suas faces com camisetas e a direitada os chamava de bandidos (afinal cobriam os rostos e quem não deve não tem nada a esconder, não é mesmo?). A PM achou garrafas de molotov com os estudantes (que alegaram terem sido plantadas pelos tiras).

Ora: máscaras + molotov = TERRORISMO.

Mas posso esperar pela próxima ocupação da reitoria, quando os Bin Ladenzinhos terão o que merecem.

Lembrei-me também de integrantes do MST que, durantes as invasão, cobrem o rosto com camisetas e bradam seus facôes e foices no ar. Armas brancas?

Realmente, mal posso esperar…

    Luís Carlos

    Trinta anos atrás vivíamos sob uma ditadura que invadia casas, estuprava mulheres, raptava pessoas, torturava e assassinava, fechava Congresso e cassava mandatos políticos designados pelo povo, fechava meios de comunicação que eram críticos ao regime ditatorial e sumia com jornalistas como Herzog e mentia para todo país que ele havia se matado na prisão. Ditadura que andava de mãos dadas com interesses estadunidenses. Uma pequena diferença que você deixou de mencionar, “por acaso”.

    Mário SF Alves

    Se me permite, diria que é raciocínio quase perfeito. Pena que engessa o tempo. Mal de conservador. Eu entendo. Eu também pensava engessada e romanticamente assim.
    __________________________________________
    Vivemos uma estranha e incomum época, Marcos Rocha. Vivemos no rodopio de uma crise única, turbinada a zeros e uns, a bits e bytes e à computação quase quântica. Uma época singular. Depois dela, nada será como antes. E não duvide se lhe disserem que o mar vai virar sertão. Nada será como antes, seja pro bem, seja pro mal. Nem com todo o malabarismo retórico, sopas de letrinhas de (in)Vejas, falsos mensalões e astrólogos enfilosofados.
    ___________________________________________________
    Ah, os barbudos… é, pois é. Pois é, sem barbas tanto se pode ir ao inferno quanto à Roma. Nenhum dos dois serve. Aliás, sem barbas também se pode SONHAR e AGIR em prol de uma democracia de fato e de direito, não? Apesar dos SPYstates.

    edir

    Gracas a Deus esses xiitas deicharam o PT. Agora que o PT ficou sem os xiitas eu passei a ser militante do PT.

Leo V

Gilberto Maringoni

https://www.facebook.com/gilberto.maringoni/posts/10203278404461280

NATURALIZAÇÃO DA EXCEÇÃO
Na toada em que caminhamos, o pior legado da Copa não será a coleção de arenas de duvidosa serventia posterior.

Não serão as obras de mobilidade que se revelam pura realidade virtual.

Não será a privatização dos aeroportos.

Não será o uso e abuso dos dinheiros públicos em negócios privados.

O pior legado da Copa será a naturalização da exceção.

O que se viu na noite de sábado em São Paulo é parte disso.

Pode-se deplorar a palavra de ordem “Não vai ter Copa”.

Pode-se torcer o nariz pelo fato de existirem protestos contra a Copa.

Mas não se pode ficar indiferente a uma repressão brutal, que buscou intimidar a população desde o início da tarde na capital paulista.

(Duas horas antes da manifestação, a estação de metrô São Joaquim, distante 2,5 quilômetros da praça da República, onde haveria o ato, tinha sua plataforma de embarque em direção ao centro ocupada por cerca de 200 policiais).

A responsabilidade pela injustificável selvageria, com mais de cem prisões e agressões a ativistas, jornalistas e advogados, é do governo do estado, comandado por Geraldo Alckmin, do PSDB e apoiador do Opus Dei.

Embora não tenha responsabilidade direta neste episódio, o governo federal se mostra, lamentavelmente, omisso.

São Paulo é um ente federado. Mas não é outro país.

O ministro da Justiça – aquele senhor que afirmou não ter participado do IV Encontro Nacional dos Estudantes, em 1977, selvagemente reprimido pela Polícia Militar, por ter tido “medo” – não pode ficar calado quando o direito constitucional de ir e vir e de reunião é pisoteado.

Não pode ter medo de Geraldo Alckmin.

Ajuda indiretamente na criação desse clima de exceção o fato de o governo federal colocar como prioridade o endurecimento da legislação sobre manifestações públicas.

E reforça a diretriz do mandatário paulista a presidenta da República afirmar que colocará o exército nas ruas para coibir protestos.

O golpe de 1964 completa meio século neste ano.

A campanha das Diretas, que acabou com a ditadura, faz trinta anos.

O que menos precisamos é ter, num regime democrático, a banalização da exceção.

Quem ganha com isso não é o setor da sociedade que foi às ruas há três décadas.

São os trogloditas que aplaudiram os tanques em 1964.

E que estão aí, vivos, lépidos e fagueiros.

    Marcos Rocha

    O articulista está louco?

    Medo de Geraldo Alckmin?

    Dá uma olhadinha lá no blog do Nassif e no do Eduardo “sou governo” Guimarães e veja o que a esquerda(?) petista e governista pensa das manifestações.

    Aliás, veja o que alguns sugerem seja feito com os manifestantes futuros terroristas).

    O AI-5 vem aí, meu. E não vem do PSDB, nem da OPUS DEI…

    Luís Carlos

    Claro
    Geraldo Alckmim é um pobre coitado. O PSDB também não tem nenhuma relação com a polícia militar de SP. Alckmim nada tem haver com OPUS DEI. O golpe e a ditadura serão impostas pelo PT, como teria sido também por Jango, não é? Onde e quando já ouvimos isso? Quando a direita também visitou as ruas brasileiras antes? Claro! Quando ratos saíram das casernas para invadir casas, raptar, estuprar, torturar, assassinar, fechar o Congresso, matar jornalistas e tudo isso dizendo que estava evitando a ditadura vermelha de Jango… …o Brasil já ouviu e viu isso antes.

    Mário SF Alves

    Só rindo. Deus meu! Até que ponto chega o despudor da direita golpista.
    AI-5???
    Faz a mínima ideia do que foi isso, companheiro?

    ____________________________________
    Olha, tô pra te dizer o seguinte:

    Isso aí que você está dizendo apenas se justificaria se o Governo (de coalizão) da República Federativa do Brasil estivesse na contingência (e na iminência) de implantar um regime ditatorial no Brasil.

    Nada passa por aí.

    Acorda Olavo!
    ______________________________________________
    Agora num ponto você pode ter razão: essa lei antiterror, a qual apenas conheço de ouvir falar, é tudo o que os SPYstates queriam. Lembra que queriam uma lei que enquadrasse o MST como entidade/movimento terrorista? Não? Tá nos telegramas (250.000) vazados pelo WikiLeaks.
    NB: Telegramas vazados das embaixadas dos SPYstaters ao redor do mundo.

    Marcos Rocha

    Mario SF Alves

    O termo AI-5, obviamente, é uma “licença poética”. Ninguém acha – pelo menos eu não acho -, que o PT vai fechar o Congresso.

    É o mesmo exagero linguístico que se vê por aqui, quando qualquer um que não concorde com o Governo é taxado de fascista e até nazista.

    Mas a comparação com o AI-5 tem sim seu valor, na medida em que se discute repressão de manifestações populares, e isso vc não pode negar.

    E vc há de convir comigo: basta ler alguns comentários nesse mesmo post e você terá a impressão de estar no Blog do Reinaldo Azevedo.

    Não são pessoas de esquerda. São apenas governistas fanáticos.

    E governistas fanáticos me assustam, tanto quando golpistas de direita.

    Marcos Rocha

    Luíz Carlos

    Você finge que não, mas claro que entendeu minha menção ao Geraldo.

    O que eu ironizei é que o autor Maringoni ataca a truculência tucana e clama por uma atitude do Governo Federal contra essa truculência.

    Oras bolas. Não me parece que as pessoas que postaram nesse tópico são eleitoras do Geraldo ou do PSDB, mas a grande maioria parabeniza a polícia e põe-se contra os manifestantes.

    O Governo Federal já avisou que vai por os milicos para coibir manifestações na Copa.

    Quem vai alçar os manifestantes à condição de terroristas é o GOverno Federal.

    Logo…

    Luís Carlos

    Se orquestrações financiadas e insufladas do exterior estão em curso no Brasil e outros países como Venezuela, usando de toda sorte de táticas rasteiras para esconder seu verdadeiro objetivo, você quer dizer que governo eleito pelos trabalhadores deve ficar inerte e ver o golpe encabeçado pelos EUA avançar? Não ficará e todos iremos denunciar a farsa. Lutará com todas possibilidades para garantir vitórias dos trabalhadores e evitar que o embuste da ALCA derrotada por Lula e outros líderes e enterrada no começo da década passada retorne com outro nome. Míopes defendem esse lixo, como nazistas fizeram na Ucrânia.

Valdeci Elias

A essa hora , Alkmin deve estar recebendo uma chamada da alta cupula do PSDB . Essa tropa ninja, não pode ser usada na Copa, se não, não vai haver sacolejo nacional e nem segundo turno.

    Wildner Arcanjo de Morais

    O Camarada tá preocupado é com a eleição Estadual. Ele tá se lixando para o PSDB nacional. É mais ou menos assim :”Vão se os dedos (eleição presidencial) mas ficam os anéis (o estado de SP)” ou seria o contrário?!?

MarcusM

Que piada… no primeiro vídeo em que todos pedem o fim da PM assassina, o fim da chacina… o menino do megafone tentando puxar, em vão, um “não vai ter copa”…

edir

O governo do Estado de São Paulo gastou em 2013 com publicidade R$ 238 milhões, segundo o portal Transparência. Este valor é duas vezes o total pago em investimentos na Secretaria de Educação do Estado (R$ 110 milhões). É mais do que os investimentos pagos, somados, nas secretarias de educação e segurança (R$ 108 milhões). Os valores não estão corrigidos. A Liderança do PT na Assembleia paulista encaminhará hoje ao secretário da Casa Civil, Edson Aparecido, pedido de informações sobre os critérios utilizados para a distribuição de recursos da publicidade oficial. O maior gasto foi justamente na Casa Civil: R$ 191 milhões. Segundo os números do PT, as despesas de publicidade do governo cresceram 141%, entre 2011 e 2013, saltando de R$ 99 milhões para R$ 238 milhões.

    Luís Carlos

    A indignação deles é seletiva, todos sabemos. O PSDB não está envolvido em corrupção, para os democráticos manifestantes, só o governo federal e o PT.
    Aliás, se não aparecer na Globo ou na Veja, na CNN, na FOX ou no El País, para eles está tudo bem.

edir

Näo vai ter copa.
Mas vai ter carnaval.
Näo vai ter copa.
Mas vai ter formula 1.
Näo vai ter copa.
Mas vai ter torneiro de basquete/Volei/Tenis etc….
Näo vai ter copa.
mMs vai ter Rock in Rio.
E depois dizem que esses movimentos näo säo políticos ?
Me enganam que eu gosto.

    Mário SF Alves

    E por falar nisso, e o Pelé, hein?

    Claro, há a suspeita de que ele fez a Copa de 70 sob os auspícios da ditadura civil-militar, mas… cá entre nós… ainda não surgiu ninguém que jogasse mais bola do que ele, né não?
    ____________________________________________
    Tragédia:

    Enquanto os fabulosos pés do Pelé faziam maravilhas em campo, no BraSil real, nos porões da ditadura, os torturadores escalpelavam vivos milhares de brasileiros generalizada e covardemente denominados comunistas/terroristas a serviço do ouro de Moscou. Era a gloriosa época do dito milagre econômico, onde, diziam, só faltava esperar o bolo crescer pra dividir.

    edir

    Se voce condena o Pelé por ter jogado na época, deveria condenar toda a equipe. Voces estäo atacando o Pelé porque ele é o anfitriäo da Copa. Voces säo mesmo fanáticos talibäs, näo aceitam e nem respeitam quem gosta do futebol e que votou nesse governo. Falam em democracia e direitos, mas desde sejam seguindo o pensamentos de voces. Perderam a nocäo das coisas. Eu näo gosto de carnaval, mas respeito quem gosta, näo gosto de futebol, mas respeito quem gosta, isso é ser democrático. Cobrar melhoria na saude e educacäo sómente nessa época é ser cínico.

    Mário SF Alves

    Eu??? Atacando o Pelé??? Tá doidão? Eu disse SUSPEITA, meu caro, suspeita. Além do mais, cadê sua paciência? Qual o ponto do “mas… cá entre nós… ainda não surgiu ninguém que jogasse mais bola do que ele”? você não entendeu.
    _____________________________
    Edir, não nos deixemos levar por emoções frívolas. Isso só embaralha o meio de campo.
    _________________________________________
    Ainda resta dúvida?
    Abs.,
    Mário.

edir

Esses manifestantes näo protestam contra as verbas públicas que säo gastos no carnaval em todo Brasil. Em 2013 só em 20 capitais foram gastos quase 200 mihöes de reais, agora soma-se nas demais cidades do Brasil.

edir

Comentário postado no g+ por uma moradora de Porto Alegre – Helen Pires

Porto Alegre esta sendo transformada numa capital de 1° mundo
com ciclovias, muitas placas de indicação
melhorou muito as condições da vias públicas (passarelas, viadutos), facilidades de acesso , há tudo num processo de
transformação espetacular por conta de 2 jogos da Copa…
O dinheiro disponibilizado para as cidades que vão sediar estes jogos não foi somente para obras nos estádios
e sim para um todo criando muitas vagas de trabalho achei Positiva esta transformação!!!

edir

Uma pergunta que nenhum manifestante me responde.
Quase todos os anos tem greve dos professores, que reivindicam näo só melhores salários como tambem melhoria na educacäo. Vejo os policias descer o cassetete nos professores, e näo vejo nenhum desses manifestantes (contra copa/pela Educacäo) apoiar os mestres. Porque ?

    Leo V

    Você não vê porque não vai às ruas.

    Você quer que diga os nomes deles? Os partidos à esquerda do PT estão invariavelmente apoiando greves de professores, muitos de seus militantes são inclusive professores.

    Agora, se vc estava vivo ano passado deve ter ficado sabendo disso aqui:
    http://oglobo.globo.com/rio/professores-agradecem-participacao-de-black-blocs-nas-manifestacoes-de-segunda-feira-10309964

    Wildner Arcanjo de Morais

    Nunca ví, nos meus 20 anos de aluno e nem nos meus quase 25 anos de aluno e profissional. Aqui em Natal, todo ano tem uma manifestação dessas e quase todo ano a policia senta o cassete nos professores, nunca ví um revoltoso do busão sair em defesa dos professores. No final são todos mesmo ou massa de manobras, ou deslumbrados (maiê!!! tô na GROBO!) ou um bando de hipócritas!

    edir

    Ah !Leo V se eu pudesse clonar o Everton e encher o Brasil com jovens como ele, eu faria. Veja que exemplo.
    http://www.youtube.com/watch?v=ZA5WIR20U08#t=0

Leo V

Relato do jornalista Mauro Donato:

“Grato aos colegas pelos compartilhamentos e indignação demonstrada. Hoje o corpo acusa todas as demais agressões que ontem estavam anestesiadas pelo calor do momento. Parece que fui atropelado. Vendo ao vídeo, contei 24 segundos de corredor polonês, devo ter enfrentado de 6 a 7 policiais que até chute desferiram pelas costas. Beleza. E o major informa ao UOL que os agredidos podem procurar a corregedoria mas deverão “identificar” os agressores. What ?????? 99% deles estavam, como sempre, sem identificação.”

https://www.facebook.com/mauro.donato.56/posts/784875708207911?stream_ref=10

Leo V

Via Pablo Ortellado no facebook:

“Na imprensa ninguém se dá o trabalho de desmontar esse discurso?
i) PM alega que sua função é garantir o direito de manifestação e isolar e reprimir os “vândalos”; ii) PM estima mil manifestantes; iii) PM prende 230 pessoas, logo 23% da manifestação, v) as detenções são tão aleatórias que 5 jornalistas em serviço são presos.
Apenas com essa cadeia de fatos e afirmações oficiais não é possível concluir que i) é obviamente falso?”

Andre

Noite de sexta feira tive uma linda e calorosa conversa com pessoas que se dizem de esquerda e que apoiam manifestações, gente me ‘recitando’ Lenin – uma estudante mal saida das fraldas e que acha que é uma grade teórica, embora tenha revelado um enorme desprezo por qualquer estudo, teoria ou a universidade (são esses que estão pedido melhor educação?). Quando questionei a politica do ódio foi me dito por um deles que eles tinham ódio sim e agem com base no ódio. Alguns eram do PSOL.
Nossa conversa foi interrompida por outra pessoa que começou a falar mal dos politicos e me chamar de hipócrita – eu não sou politico e nunca vi essa pessoa para ela me agredir verbalmente dessa forma. Tentei discutir: o resultado é que fui agredido fisicamente e os ‘progressistas’ que querem mudar o Brasil para melhor diziam “mete a porrada nele”. Quase fui linchado por essas pessoas que defendem as manifestações, são ‘de esquerda’ e ‘progressitas’. Fui salvo por um popular que estava na rua.
São nazistas, não importa as faixa, não importa a filiação partidária, a atitude é nazista. Merecem a jaula.

    Luís Carlos

    André
    Não são democráticos. Defendem violência, contra a polîtica (mesmo discurso feito pela Globo e Veja e toda mídia corporativa há décadas) exatamente por defenderem golpismo e judicialização da política e criminalização de partidos e de movimento populares que tem compromisso com trabalhadores como MST que não se dobram ao imperialismo e à mídia corporativa.
    São os mesmos discursos na Venezuela, na Ucrânia, no Egito na Tailândia. Tentaram na Argentina e colocaram rabo entre as pernas pelo apoio popular que tem governo argentino. Queimaram fusca de Itamar, disseram que fariam vaquinha para ajudá-lo e nada. Mentiram como todos que são contra trabalhadores. Fazem discurso em favor da democracia mas ferram trabalhadores. Morte de Santiago foi “efeito colateral” para eles. Se retiram por poucos dias, pela vergonha de terem matado trabalhador e ficarem sem máscara do discurso de “luta pela democracia”. Nada fizeram pela morte de Santiago. Família do jornalista não teve nenhum apoio de Black Blocs, Anonymous, OTPOR/CANVAS que demonizam política, políticos, partidos, movimentos populares e trabalhadores., que demonizam democracia e governos eleitos por seus povos. Essa gente que está na rua não ala a palavra trabalhador. Não tem compromisso com trabalhadores e negam a palavra, a classe, nossas lutas e conquistas.

Leo V

Os relatos que surgem de manifestantes e pessoas que estavam lá para fazer pesquisa dão uma ideia do que ocorreu totalmente diferente de quando se lê os jornais:

“Acabo de chegar em casa , depois de mais de 4 h detida. Estavamos em mais ou menos 60 pessoas, tinhamos saido do 3 dp- na rua aurora, e nos dirigiamos para a 1dp -a da liberdade, rua da gloria, e para chegar lá tinhamos que passar pelo Vale do Anhangabau, e nisso ao esperarmos o resto do povo num lugar meio circular, eles nos cercam por todos os lados, e não permitem-nos sair. quando isso acontecceu não sabiamos o que fazer… e logo em seguida eles abriram uma via , e foram meio que nos guiando.. assim que uma boa parte das pessoas estava seguindo o caminho dos gambé, eles vem pra cima dos dois lados. e massacram todos que estão ali. me cassetearam, espancaram meu amigo , que QUEBROU O BRAÇO ,além de deiaxr em muitas pessoas inumeros ferimentos, vergões etc. Então nos colocaram na parede, revistaram nossa boa, e nada de oferecer socorro aos feridos.
Daí nos separaram, garotas numa viatura garotos noutras viaturas… e assim que o carro anda, eles de raiva tacam spray de pimenta na parte traseira onde estavamos e ao mesmo tempo ficva jogando violentamente o carro de um lado pro outro pra que nos machucassemos ainda mais.Nem preciso comentar que horrível foi isso….

Voltamos para a 3 DP, e lá ficamos por 3 horas. aguardando. Com os braços imobilizados.Nisso encontramos os advogados ativistas… tiramos fotos com nosso rg pra registro deles..e aguardamos.

Até que fomos liberados 2am , sem que eles nos notificassem que seriamos acusados de desacato art 331 .

E foi isso.. repressão sofrida hj … engraçado que me parece realmente normal…

e Aliás.. pode ser neura da minha cabeça, mas assim que estou chegando em casa, vejo uma viatura estacionando bem em frente a minha casa. Eles ainda estão lá…

Dado a perseguição a VÁRIAS PESSOAS COM QUEM MILITO, DEVO DIZER A TODOS MANIFESTANTES PARA NÃO SE EXPOREM!!!!!”

Marcelo

Com uma pauta dessas e tem gente que ainda acredita que estas manifestações são de direita. Piada.

    Joca de Ipanema

    E nem de esquerda também, Marcelo. São, antes de tudo, antidemocratas, que não sabem conviver com o contrário. A razão nunca vem pela força. Aliás, a força só é justa, se exercida por eles. Se há reação, chamam de repressão. A receita é antiga. N´~os aqui, e a humanidade, já viu esse filme antes.

Apolônio

Qualquer país civilizado e democrático do mundo, as manifestações mesmos pacíficas, tem roteiro, hora para iniciar e para acabar. Não podem ficar impedindo o direito de ir e vir das pessoas. Quebra- quebra, é reprimido com energia. As pessoas que promovem quebra – quebra, nesses países, são processados e presos. O que me consta, as normas são aplicadas nos países Europeus e nos EUA. Nem por isso, esses países são taxados de ditadura, muito pelo contrário. O Brasil precisa de ser um país sério. Temos que proteger nossa democracia, ela é um patrimônio inestimável. Democracia se faz com eleição, com votos, não podemos ficar indo na onda dessa pequena minoria que querem colocar as autoridades, que municipais, estaduais e federal na parede. Isto que é ditadura, é a minoria que quer prevalecer.

emerson57

se neguinho quer mudar tudoqueaiestá,
que escolha um candidato que o representa.
democracia é o governo da maioria.
o povo escolheu, aqui, na Venezuela, etc.
o RESTO é golpe!

José X.

Cidinha Campos:
http://tinyurl.com/mhbqcd7

Cidinha Campos: Freixo, o intocável

“Ter dois advogados em seu gabinete, pagos com dinheiro público, trabalhando num instituto que defende black blocs, só seria questionável se o contratante fosse o Bolsonaro. Freixo não! Sem falar nos outros dois advogados na mesma situação exonerados recentemente.”

José X.

Da Reuters http://tinyurl.com/nntsqte:
Libertada, Yulia Tymoshenko diz que acabou a ditadura na Ucrânia.

Na Venezuela, Maduro é chamado de ditador. (Aliás, isso não é novidade em relação à Venezuela)

Antes disso, no Egito, Morsi era chamado de ditador…

Na Tailândia também está acontecendo algo parecido, embora não esteja aparecendo na mídia. Do site Counterpunch:
How the West Manufactures “Opposition Movements” http://tinyurl.com/o5aveea
Down and Out in Thailand http://tinyurl.com/kujvc7l

No Brasil, já estão começando a dizer que existe ditadura…vejam a primeira foro acima, com aquela faixa enorme em vermelho.

Parece tudo orquestrado…

    Luís Carlos

    São movimentos orquestrados. Na Ucrânia é espantoso. Chamar de ditadura um governo eleito pelo povo? Aqui tentam o mesmo golpe com pretexto de protestar contra a Copa.

Luiza

Os mais ricos apoiam o Menos Médico, Menos Emprego, Mais Selic, Mais Militares, e usam a Copa como discurso, para derrubar a Dilma.

    Luís Carlos

    Exatamente. Nesses protestos não há palavras de ordem contra aumento da taxa SELIC e ganhos de bancos golpistas como Itaú. Quebrar vidraças do banco em nada ajudam a desmascarar banco golpista e seus super lucros com manobras de extorsão e chantagem com apoio da mídia corporativa.
    Nem uma palavra dos manifestantes contra corporações médicas que são contra Mais Médicos.
    São contra Dilma e PT. Fazem jogo dos que querem derrubar governos eleitos pois não tem voto nem apoio popular.

    Ozzy Gasosa

    Disse tudo!

Jossimar

Parabéns à polícia. Da próxima vez prendam uns quinhentos. Este papo furado das faixas é só para enganar os trouxas e tentar passar para a sociedade que estão querendo melhorar o país.
Quem diz que os políticos não prestam e não precisamos deles é democrata ou ditador?
Concordo que precisamos melhorar a qualidade de nossos políticos, mas isto se faz através de eleições e voto , onde o povo vai depurando e tentando eleger os melhores.
Precisamos melhorar nossas escolhas? Sim. Mas, através do voto.
Quanto à Copa, acredito que a grande maioria é a favor e a quer aqui.
Reparo que os que são contra a copa não falam a verdade. Dizem que o país gastou 35 bilhões com a copa, mas não dizem deste valor, uns 7 bi foram com estádios – apesar de gostarem de dizer que o Brasil é o país do futebol, nem estádios decentes tínhamos, agora temos – e o resto com obras nas cidades sede, que eram necessárias, mas só Deus sabe quando seriam feitas se não fosse a Copa. Jamais vi qualquer um destes que criticam a Copa informar aos cidadãos que existe sites – http://www.portal2014.org.br/ – este é um deles, onde há informações oficiais sobre a copa, com obras, estádios, cidades sede, onde o cidadão pode se esclarecer.
Isto porque a intenção destas pessoas/mídia não é informar, mas tumultuar, com a clara intenção de atingir o governo do PT.

PARA PERCEBER COMO O PT MUDOU O BRASIL NÃO É PRECISO REPORTAGENS NA MÍDIA, BASTAR OLHAR EM VOLTA.

    Leo V

    O que é subir ao poder não?

    Agora vemos petistas aplaudindo a polícia por impedir o direito de manifestação, e prendendo pessoas sem acusação.

    Com isso cimentam o caminho para os capitalistas ficarem livres de qualquer possibilidade de reivindicação por parte dos trabalhadores.

    É por isso que a via de tomar o poder do Estado sempre é funesta. Tá aí mais uma vez a prova do PT esse ano, se fosse necessário.

    Luís Carlos

    Quem está apoiando capitalistas aqui e no mundo são os mesmos que estão nas ruas para desestabilizar governos eleitos por trabalhadores, seguindo cartilha de Sharp, aplicada por OTPOR/CANVAS, Anonymous e Blacks Blocs.

    Mário SF Alves

    Subir ao poder? Que poder, ô gênio, que poder? Você está sonhando ou está de má-fé. Não acredito que seja só mais um secularmente excluído e por isso mesmo seja tão ingênuo.
    __________________________________
    E antes que você funda esses frágeis neurônios, vou me repetir¹: “uma coisa é conquistar o governo, outra coisa, muito diferente, é conquistar o poder”.

    ¹ A bem da verdade, essa síntese é do prof. Plínio de A. Sampaio, e é de domínio público, pois foi dita durante entrevista na grande mídia corporativa/concessão pública, quando da primeira vitória presidencial do Lula. Em tempo: na época, ele, Plínio, ainda era filiado ao PT.

Bode do Lula

[Interessante que nenhum dos mascarados é negro!] seria bom, ficaria mais fácil para PM escolher alvo.

    Mário SF Alves

    Interessantíssimo. De fato. Resta saber em quem eles votariam – se fosse o caso – se na presidenta Dilma ou se na nova dama da ferro alemã, a rainha da austeridade, condição fundamental do radicalismo neoliberal europeu.
    _________________________________________

    A propósito, será que as denúncias de ação neonazista na Ucrânia (e na Venezuela?)são falsas?

Bode do Lula

Veja agora a cara do verdadeiro BB mascarado do Brasil, sem levar em conta os que nem usam isso: Sarney, Maluf, Renan, etc,,,e agora ninguém chega ou fica no poder se não defender que o povo é que filho da p* e tem que trabalhar como escravo para sustentar todos esses, e tem que ainda ficar rezando com um Rosário
========================

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/quem-e-julio-faerman-o-homem-chave-para-desvendar-a-corrupcao-na-petrobras

Paulo Henrique Cason

Parabéns para a Polícia de São Paulo! Democracia e direito à manifestação não pode ser confundido com baderna, nem liberdade com permissividade. É passada a hora de muito maior rigor e inteligência da Polícia, tanto contra os baderneiros quanto contra os bandidos, afinal, democracia se faz com paz, e para ter paz é preciso ter ordem!

Leo V

Do professor da USP Pablo Ortellado via facebook:

“Qualquer matéria sobre a manifestação de hoje em São Paulo que não mencione que: i) a manifestação seguia pacífica e foi gratuitamente atacada pela polícia; ii) que os policiais estavam em número muito elevado e emboscaram a manifestação; iii) que os policiais, como de costume, estavam sem identificação; e iv) que as prisões de manifestantes foram completamente arbitrárias e abusivas, não é uma matéria jornalística — é apenas falsificação dos fatos e propaganda política.
Muitos editores creem que estão sendo responsáveis ao relatar seletivamente os fatos de maneira a não incentivar novas manifestações. Não se trata de governismo estadual, nem governismo federal — trata-se apenas da defesa da ordem social.”

    Márcio Gonçalves

    Qualquer organização de manifestações que não leve em conta que pelo menos alguns mascarados apresentam indícios de influência da extrema-direita está ignorando um fato relevante e servindo de cavalo-de-troia, de camuflagem para interesses que não os progressistas.

    Luís Carlos

    Manifestaçoões com mascarados não são democráticas nem feitas por defensores da democracia. Todos já bem quem são os mascarados e qual finalidade deles. Junto com Anonymous estão orquestrando golpes pela mundo. Sequer fizeram vaquinha para ajudar Itamar a comprar novo fusca queimado por eles. Não defendem conquistas dos trabalhadores.

    Leo V

    Em que pesquisa e fatos vc baseia o que afirma?

    Quem pesquisa NAS RUAS os black blocs desde o ano passado, ainda nao encontrou nenhum de direita.

    Leo V

    Luis Carlos,

    por que em vez de ficar repetindo esse mantra sobre mascarados e golpe de direita, por que vc não foi ontem ver com seus próprios olhos a manifestação?

    repetir mil vezes uma mentira não vai fazer ela virar verdade.

    O que está ocorrendo é unidade governos-mídia-governistas-direitistas-polícia contra o direito de manifestação e criminalização de manifestantes e até advogados. Foi o que ocorreu ontem. O golpe de direita está sendo dado sim, nisso eu concordo. Mas ele vem de cima, não das ruas.

    Luís Carlos

    Quem picha na sede do PT “Dilma = Maduro” diz claramente o que pretende e quem defende. Não precisa de pesquisa. Golpismo na Venezuela está aqui também, disfarçando, manobrando, manipulando. Porém está isolado. Trabalhadores brasileiros não engolem ladainha da Globo, da CNN ou do El País. Sabemos o que é golpe contra democracia. Já passamos por isso. Globo e seus jagunços terão que se esforçar muito mais para desestabilizar governo. Movimentos populares de trabalhadores não deixarão conquistas suadas irem pelo ralo. MST já deu o tom e isolou grupos organizados pelo Anonymous, Black Blocs e OTPOR/CANVAS.
    Esses grupo não tem boca para denunciar ganhos astronômicos dos bancos como golpista Itaú (será que por apoiar a Rede de Marina?) nem manobras da mîdia corporativa como Globo e El País que exigem elevação dos juros sob “risco de inflação”. Não tem boca para denunciar entidades médicas corporativas que são contra maior programa social deste país junto com Bolsa Família, que é Mais Médicos. Não defendem SUS que é conquista dos trabalhadores. Têm pauta, agenda e método da OTPOR/CANVAS que são as mesmas dos EUA e seus especuladores. Desestabilizar governos como escreve Sharp, com “golpes suaves”, “democráticos” para beneficiar interesses depôs EUA e seus aliados, contra trabalhadores. Querem recuperar a porcaria da ALCA derrotada por Lula e outras lideranças sulamericanas, agora com outro nome. Querem impor seus fantoches, sempre de joelhos, lambedores de botas e traidores de seus países e povos. O imperialismo colonialista quer sufocar América Larina e todos países da Europa (Ucrânia, depiis da Grécia ter sido saqueada) África (Egito), e Ásia (Tailândia) que ousarem ser autônomos para libertarem seus povos. A Venezuela está atravessada na garganta dos especuladores dos EUA. Quem vai a rua com essa pauta apóia EUA e trai nossas nações. Não derrubarão a revolução bolivariana, nem derrubarão governo popular brasileiro e argentino.
    Globo e golpistas devem meter o rabo entre as pernas, pois Tática não deu certo.

    Leo V

    Se apegar a um pichação (uma única), mostra bem o descabimento do argumento.

    Ou seja, não é pauta de nenhum grupo organizado que vai às ruas. Em Porto Alegre, onde correu a tal pichação, as pessoas estão organizadas pelo transporte público gratuito. Ponto, é isso que existe de fato, dizer qualquer outra coisa é desculpa de conservador.

    Be, se tiver um nazista infiltrado na manifestação e pichar uma suástica então é um golpe nazista que está em curso? Até onde sei as reuniões do Bloco de Lutas pelo Transporte são abertas. Por que vc não pede para um amigo gaúcho ir lá ver o que é discutido?

    Luís Carlos

    Um infiltrado? Talvez tenha sido outro “infiltrado” que ateou fogo em foto do Pelé? Claro que não repercutido pela grande mídia corporativa do centro do país, pois pegaria mal, não teria apoio popular esse ato do “infiltrado”?
    Também foram “infiltrados” que quebraram agência de banco público Banrisul? Estranha escolha de quem prega luta contra capital privado? Aliás, parece que ato estava todo “infiltrado”.

    Luís Carlos

    Te incomoda a denúncia permanente da orquestração golpista aqui, na Venezuela, na Ucrânia e em outros países? Não vou parar de falar. Você não vai me calar, nem a todos que defendem governo eleito pelos trabalhadores.
    Esse mantra será repetido pois a grande mídia não fala, nem espero que faça, pois sabemos dos interesses dela. Falarei permanentemente sobre a tentativa de golpe em curso e ataques a partidos políticos e criminalização de partidos e judiciarização da política. Sabemos que alguns tem saudade de época em que país tinha apenas dois partidos, por isso demonizam partidos políticos.

Roberto Locatelli

As “marchas da família com Deus pela liberdade, em 1964, ostentavam faixas tecendo loas à democracia, mas eram golpistas.

Da mesma forma, os black-blocs e seus satélites (o estrume atrai moscas) portam faixas falando da Educação, contra os ricos, bla bla bla, estão em perfeita sintonia com o golpe de estado que a direita almeja.

Na Venezuela, eles foram derrotados. No Egito e na Ucrania, venceram, pois lá os governos eram fracos. E no Brasil, os black-blocs serão derrotados ou o golpe de estado será vitorioso?

    Bode do Lula

    E não deixe de parabenizar o governo do PSDB de SP, pois o governo federal se omitiu em mandar o exército.

    Mário SF Alves

    Ih! Locatelli, o bode agora provocou. Saia dessa, se puder. Tô meio que de brincadeira, mas parece que agora ele teve razão, não?

    Rodrigo Leme

    Digo mais: protesto só é bom qdo serve ao PT.

    Luís Carlos

    Protesto é bom quando serve a interesses dos trabalhadores, não dos EUA e de golpistas como a Globo, CNN e El País.

    Mário SF Alves

    E por que haveria de ser diferente, cara? Você só pode estar posando de politicamente ingênuo. Tá não?

    Marcilio Serrano

    Voltastes???

    Nenhuma palavra nos protestos contra o trensalão tucano, Azeredo ou Andrea Matarazzo ou fábrica de picolé de 200 milhões comprada pela filha do Serra(a se fosse o filho do Lula??) ou mesmo atuação partidária dos procuradores de Minas e SP, De Grandis que o diga. Vamos todos reclamar disto também ou não???

    Rodrigo, Estas pensando que somos otários????

    Continuas mais PSDBista(já falei que não tem mal ser de direita basta assumir) e ridículo do que nunca né mesmo Johnny Bravo???

    Esqueci você vota no Ivan Valente né mesmo Black Bloc….simplesmente ridículo para não falar outra coisa.

    Luís Carlos

    Black Blocs foram desmascarados no Brasil. Trabalhadores não apoiarão Black Blocs pois estes não apóiam trabalhadores, pelo contrário. Quem optar por apoio a Black Blocs ficará no isolamento, como estão os mascarados. Querem derrubar governo democraticamente eleito na Venezuela e quem tem apoio da população trabalhadora.

    Leo V

    Seja honesto. A polícia prendeu manifestantes a esmo, tanto que prendeu 5 jornalistas.

    A repressão não foi a esse fantasma criado pela mídia chamado black bloc, mas a todos os manifestantes. Foi impedido o direito de manifestação e vc aplaude.

    Falam em golpe de direita. Oras, como se precisasse!!! Com a proibição de manifestações, com todo esse arsenal posto para garantir os interesses do capital, o golpe de direita já está em curso, e vem do governo e da burguesia, não das ruas!

    Luís Carlos

    O governo que você chama de “governo da burguesia” foi eleito pelos trabalhadores deste país contra interesses que dominaram Brasil por séculos. Não te vi defendendo Mais Médicos que é odiado e atacado pela burguesia e foi iniciativa desse governo eleito democraticamente. Não vi manifestantes defendendo redução da energia elétrica que foi iniciativa do governo que foi eleito pelos trabalhadores e impacta na economia das casas das famílias, gera milhões de empregos e foi atacado pela burguesia que odeia povo. Não vejo nessas manifestações defesa da iniciativa do governo federal de abertura de dezenas de universidades federais públicas nos últimos 12 anos, o que não ocorria nas última décadas. Nem mesmo defendem que sejam abertos registros da ditadura civil militar que assolou Brasil e que sejam punidos seus verdugos, operadores e financiadores, além dos divulgadores como a Globo, por exemplo. Silêncio sobre isso. MS não apóiam iniciativa do governo federal eleito pelos trabalhadores brasileiros de desmascarar e punir torturadores, estupradores, assassinos e golpistas.
    As disputas que ainda temos com a burguesia e são manipuladas pela mídia corporativa, a qual você lê e indica, como El País, jornal defensor do império colonialista que dizimou América Latina, como a redução dos juros que alcançam lucros enormes aos bancos golpistas como Itaú não vemos denunciado. E por favor, não nos diga que quebrar vitrines de bancos serve para luta contra capital. Não fazem denúncia dos juros escorchantes que locupletam bancos e outros especuladores. Porque não é a pauta da OTPOR/CANVAS. Conhece? Ou vais dizer que essa organização golpista não está dando a pauta na Venezuela, no Egito, na Ucrância, na Tailàndia e aqui no Brasil? Nem é pauta da burguesada do Anonymous. Muito menos do patrão deles, os EUA, que os financiam, ” para democracia mundial”.

    Mário SF Alves

    Haja neurônios. Leo V, tá cada vez mais difícil entender sua lógica. Você tem certeza de que sabe mesmo o que é uma ditadura?
    ________________________________
    Já ouviu falar em tortura?
    Faz ideia do seja uma sessão de tortura com torturadores treinados pela CIA?
    Já ouviu falar em frei Tito? Tem ideia do que aconteceu com ele nos porões da ditadura? Sabia que ele, um franciscano, se matou na França em razão das sevícias e toda sorte de desumanidade a ele impostas pelos torturadores?
    ____________________________________________
    Acorda, sujeito!

    Leo V

    Mario,

    eu não sei o que é tortura, eu não moro na periferia.

    Eu que não entendo a sua lógica, onde eu falei de “ditadura”? Eu falei em “golpe de direita”.
    Então vou de ensinar um pouco de lógica formal.
    Um golpe pode levar a uma ditadura, mas não necessariamente um golpe leva a uma ditadura.

    Dito isso, repito: o golpe de direita está em curso, e vindo dos governos-mídia-burguesia. Golpe de direita não significa mudar governo, basta restringir a democracia, a possibilidade de greves, movimentos sociais existirem, reivindicarem etc. O golpe de direita é aquela que deixa os capitalistas tranquilos, que quebra a organização da classe trabalhadora. Isso pode se dar com uma bandeira vermelha no palácio do planalto, pouco importa. O que importa são os fatos, não as siglas ou cores.

    Mário SF Alves

    Leo,
    Francamente, eu sabia que você ia pegar por aí.
    _____________________________
    Pois é, no Egito, a coisa rolou, rolou e … acabou como, mesmo?
    _____________________________________
    Claro, longe de mim fazer tabula rasa entre realidades tão díspares, tão distintas, quanto Brasil e Venezuela e menos ainda entre Brasil e Egito. Mas… pense, companheiro, pense. Não lhe falta muito, tenho certeza disso.
    ________________________________________________
    O jogo jogado é jogo bruto. A queda de braços é violenta e a correlação de forças… o que dizer sobre ela? O jogo da direita sempre foi um jogo, INJUSTIFICADAMENTE E DESPROPORCIONALMENTE bruto. No Brasil, no intervalo entre 64 e 85, a repressão paramilitar e militar aos resistentes – aos quais rotularam pelo denominador comum de comunistas/terroristas – foi conduzida com tamanha e desproporcional violência que foi como se tais brasileiros fossem invasores estrangeiros no Brasil. A loucura foi tamanha que soou como se os próprios EUA estivessem se defendendo de um ataque soviético.

    Mas, tá, relativizemos. Sessenta e quatro, U.R.S.S., guerra-fria e a revolução social cubana e a crise dos mísseis logo ali. É. Admita-se. Ainda que forçando ao extremo a barra, admita-se. Mas, o que dizer da realidade das ruas no Brasil de agora, nos dias que correm? Justifique o movimento golpista intitulado mensalão do PT. Justifique a mídia corporativa nesse eterno enfrentamento e sabotagem ao Governo Federal. Justifique o impacto da crise de 2008, quando a mídia corporativa cansou de nos bombardear com o terror de um TSUNAMI. Na realidade uma marolinha, como disse muito bem o Lula. Considere a questão da bolinha de papel midiaticamente transformada em ataque terrorista. Considere a intervenção do Papa Bento XVI, à época, nas eleições passadas. Considere o antes e o depois do Lula. Considere o que vem ocorrendo na Venezuela desde o golpe de estado contra o Hugo Chávez. Considere e justifique. Justifique diante disso o #nãovaitercopa no País do futebol, no País do maior jogador de futebol de todos os tempos.

    Luís Carlos

    E um golpe também não leva em consideração conquistas populares. Golpes são golpes, e jamais se fundamentam em democracia participativa. SEMPRE usam da força, intimidação e violência, mesmo nos moldes de SHARP.
    Sim, você não sabe o que é tortura. Mas o Brasil sabe, e todos também sabemos que seu discurso de golpe dado por governo trabalhista também já foi feito antes, contra Jango. Você cada vez me surpreende menos a cada passo que dá em sua sanha contra política, contra partidos, pautado pela mídia corporativa e apoiando golpes.

edward

Esse protesto de Copa é uma baita nota fora.

Faz acreditar que o único governo, que, realmente, buscou melhorar a pobreza em nosso País, agindo incorretamente.

Esses jovens há dez anos atrás eram garotos e não viram como o País foi espoliado. Lembro-me do FHC, dando risadas, e vendendo a Vale por 3 bilhões de dólares,( quatrocentos anos de exploração não acabará com estes minérios brasileiros). O ano passado esta mesma Vale lucrou 30 bilhões de reais, ou quase 14 bilhões de dólares.

Estavam vendendo a Petrobrás, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica, tudo que se esbarrou com a eleição de Lula.

Ora, o BNDES financiou os estádios, que renderam milhares de empregos. Os empréstimos ficaram em torno de 6 bilhões, mas serão pagos. O que se gastou realmente foi em obras em aeroportos, vias públicas, pontes, viadutos ( 30 bilhões), enfim obras que já eram cobradas e que redundará sempre em benefício do povo. Durante a Copa, o País irá receber milhares de turistas, que irão nos trazer divisas. Houve muito investimento privado em hotéis e no turismo. E elas irão continuar pois o evento incentivou e muito o turismo.

Agora, falar em educação. Jovens, no governo do FHC não houve a construção de nenhuma universidade federal. E no governo Lula/Dilma, nada menos do 16 universidades federais foram construídas.

Se protesto deve ser feito, que seja contra o pagamento de juros extorsivos e amortizações da dívida pública herdada do governo de FHC, que hoje representa 40% do orçamento da união, ou seja, 900 bilhões de reais. Como sempre há uma negociação, acabamos chutando a dívida para frente e pagando aí por volta de 200 bilhões de dólares de juros.

Ora, na Saúde gastamos 80 bilhões. Na educação 80 bilhões. Ora, bolas, 200 bilhões de juros por ano, dá para pagar as despesas da educação, da saúde, da Copa e tudo mais.

Eta molecada idiota!

    Rodrigo

    “mas serão pagos.”

    “O que se gastou realmente foi em obras em aeroportos, vias públicas, pontes, viadutos ( 30 bilhões), enfim obras que já eram cobradas e que redundará sempre em benefício do povo.”

    Santa inocência, Batman.

    Luís Carlos

    Não protestam contra juros extorsivos porque não são contra isso, pelo contrário. Os organizadores dessa manifestações como Anonymous, OTPOR/CANVAS, etc, apóiam essa pauta dos banqueiros. Eles querem apenas desestabilizar democracias e governos eleitos pelos trabalhadores. Jamais irão atacar juros elevados e altos lucros dos bancos. Não denunciarão corrupção eleitoral com dinheiro privado pagando campanhas eleitorais. Jamais serão favoráveis a financiamento público de campanha para maior chance de trabalhadores serem eleitos. Não ē esse objetivo deles. Eles querem desestabilizar governos eleitos por trabalhadores e derrotar conquistas dos trabalhadores como o SUS. Por isso não denunciam entidades médicas que são contra Mais Médicos.

    Mário SF Alves

    Prezado Luis Carlos,

    Quero lhe dizer que há algum tempo leio seus comentários. Tenho uma avaliação positiva sobre eles. Parabéns. E, antes que eu me esqueça, dessa vez você se superou. Obrigado.
    __________________________
    Em tempo:
    “Não protestam contra juros extorsivos porque não são contra isso, pelo contrário. Os organizadores dessa manifestações como Anonymous, OTPOR/CANVAS, etc, apóiam essa pauta dos banqueiros.”

    A propósito, não seria interessante saber como é que dinheiro pelos serviços prestados vai parar na conta deles?
    Ou será que trabalham só de bandidos mesmo?

    Luís Carlos

    Mário
    Obrigado. O apreço é mútuo.
    Estamos diante de situação clara de ataque a governo trabalhista eleito por trabalhadores e contra conquistas dos trabalhadores. Não tenho ilusões sobre limites do governo até o momento, sobre situações que não avançaram como todos trabalhadores gostaríamos, entre elas a taxa SELIC e a questão da regulação da mídia. Sem dúvida pontos ainda sem resultados nos governos de Lula e Dilma, porém afirmar que o “golpe de direita vem do governo”, e afirmar que “golpes necessariamente não terminam em ditaduras” ou ainda disseminar discurso da grande mídia que ataca partidos e a política, dentre outros argumentos evidenciam ataque sistemático contra PT, contra governo eleito democraticamente pelos trabalhadores e contra democracia e conquistas da classe trabalhadora. Lutarei contra golpistas, sempre. e entendo que todos trabalhadores devem defender o legado conquistado por todos nós contra o niilismo golpista e apolítico que se apresenta com imposição.

    Mario SF Alves

    “…dentre outros argumentos evidenciam ataque sistemático contra PT, contra governo eleito democraticamente pelos trabalhadores e contra democracia e conquistas da classe trabalhadora. “

    ———————–
    Claro. Vale – eeepa – vale pegar dai`, dois pontos.

    Governo eleito democraticamente. E`exatamente isso. Ou melhor, e mais do que isso. E` governo eleito democraticamente na contra-corrente da poderosi`ssima influencia do poder hegemonico, seja ele ideolo’gico ou economico.

    —————————–
    Desculpa a digitacao. Estou usando um teclado virtual.

    .

    Mário SF Alves

    Parabéns, edward. Valeu. Ganhei a tarde. Grato.

    ____________________________
    Contudo, ainda acredito nas ruas. Se tiverem juízo podem contribuir, sim.

Leo V

Do padre Julio Lancelotti, da pastoral de rua e militante de Direitos Humanos, no facebook:

“Acompanhei a manifestação desta tarde em S.Paulo .a PM diz 1200 manifestantes e 1000 PMs ,pelo que vi o contingente Militar de GUERRA era maior ,impressionante e deprimente a força e o aparato militar ,parecia a UCRANIA .
A PM armou uma armadilha , dividiu a manifestação , cercou e encurralou os manifestantes .
Muitas bombas e prisões .
Impressionante o contraste e o perfil dos que se manifestavam e a truculência Militar .
Isso é só a amostra do vem vem pela frente neste ano nefasto de COPA .”

Quem quiser ler uma cobertura equilibrada, leia jornais estrangeiros. O El País, apesar de direitista internamente, tem uma cobertura mais isenta sobre as manifestações aqui: http://brasil.elpais.com/brasil/2014/02/23/politica/1393111858_875595.html

    Graça

    Padre, não existe “posicionamento interno de direita”. Direita e esquerda são questões ideológicas que pautam as posições e atos de pessoas e instituições. O El País é como O Globo. Jamais será imparcial. Então, Padre, desconfie, antes que seja tarde demais para arrepender-se.

    Leo V

    Sobre o El País, fui eu que coloquei, não o padre.

    Quer saber o que acontece no seu país, leia a imprensa estrangeira, seja em que país vc estiver. Será mais próximo de um equilíbrio.

    Luís Carlos

    Seguindo sua lógica, se queres saber o que acontece na Venezuela assista a CNN e nãos Telesur. Mídia corporativa é inimiga da democracia e contra trabalahdores em qualquer lugar do mundo. El Paîs é tão golpista quanto qualquer veículo da mídia corporativa. A recomendação não foi de ler Couterpunch ou DemocracyNow ou blogs latino americanos de esquerda, por exemplo, mas o El País do Rei Juan Carlos, monarca “apolítico” inimigo do chavismo e defensor do imperialismo colonialista.

    Mário SF Alves

    Graça, desconfio que esse V do Leo é V de vingança.

    “Remember Remember the 11th of September”. Oops… quis dizer “fifth of”.

    ____________________________________________
    Overdoses de “tropa da elite” acabam resultando nisso. Nesse conceito medíocre e estereotipado de sistema.

    Pena que em se tratando de um Leo V pobre ele estará lutando contra si próprio.

    Leo V

    Luis Carlos,

    é mais facil encontrar cobertura na imprensa estrangeira do que na do próprio país. Não é ciência exata evidentemente.

    Ok, entao que tal ler uma imprensa feita aqui: http://www.vice.com/pt_br/read/segundo-ato-contra-a-copa-sao-paulo-22-fevereiro

    emerson57

    COBERTURA ISENTA NO “EL PAIS”?
    faz-me-rir.
    cobertura isenta: tv telesur, http://www.aporrea.org/ blogs progressistas e….
    no PIG (proba imprensa gloryosa)!!!!
    et. no pig, Há que se tomar o cuidado de inverter o sinal de todas as equações e afirmações…

    Leo V

    Eu escrevi “equilibrada”, não isenta. Leia a matéria e compare com a cobertura da manifestação da Folha ou do G1 por exemplo.

    É natural que a imprensa estrangeira reflita melhor os acontecimentos do que a imprensa do próprio país, muito mais envolvida com os interesses locais.

    Luís Carlos

    É natural que toda mídia corporativa siga a mesma pauta orquestrada, dando mesmo sentido e mesmas palavras. Mídia corporativa é igual em todo mundo e servem como aparelho ideológico contra trabalahdores e governos eleitos democraticamente. Todas manipula, mentem e omitem contra classe trabalhadora. Todas estão atacando governos eleitos porquês defendem interesses dos EUA e seus aliados, como sempre fizeram, defendi golpes.

    Luís Carlos

    El País faz cobertura isenta? O mesmo que que mentiu mostrando foro de outra pessoas afirmando que era Chavez. O mesmo que repercutiu o “porque não te calas” do Rei espanhol assassino de elefantes e sonegador.
    El País é como Globo, Veja e CNN. Jamais farão cobertura isenta e equilibrada. Apenas contra trabalhadores. Se eles estão de uma lado, trabalhadores estarão de outro. Com dizia Brizola, “se Globo é a favor de algo, nós somos contra”. Isso vale para El País e toda mídia corporativa que apoia visceralmente imperialismo mundial contra trabalhadores. El País como tOda grande mídia trama contra governos populares democraticamente eleitos pelos trabalhadores. Apoia banqueiros e demais rentistas. El Paīs é lixo como Globo é lixo, como Veja é lixo. Mentem, omitem e deturpam informações. Como toda mídia corporativa El País orquestra e manipula golpe na Venezuela, Ucrânia, Argentina e Brasil e todos países quem interessam aos EUA sejam desestabilizados. Nenhum trabalhador a redita no EL País, porque não acredita em inimigos.

    Mário SF Alves

    De novo, brilhante, caro Luis Carlos. Tirou daí, prezado, é fazer o jogo chinfrim do pior capitalismo do mundo. Ou seja, o capitalismo subdesenvolvimentista naZional, regido a ferro e fogo pelo regime Casa Grande-Brasil-Eterna-Senzala e sob os auspícios da pior elite do mundo¹.

    ¹Por pior elite do mundo entenda-se: a eterna sócia a serviço dos SPYstates of America nesse empreendimento secular chamado BraZil.

Roberto Locatelli

Os mascarados são teleguiados de Washington, seja no Brasil, na Venezuela, na Ucrânia ou no Egito.

Na Venezuela, foram peça-chave na tentativa de golpe contra Maduro.

Em Porto Alegre, picharam a sede do PT com a expressão “Dilma=Maduro”.

http://www.sul21.com.br/jornal/direcao-pt-critica-bloco-de-lutas-por-pichacao-dilmamaduro/

    Bode do Lula

    [ Os mascarados são teleguiados de Washington, seja no Brasil, na Venezuela, na Ucrânia ou no Egito. ] isso é verdade. Nem adianta ser amigos dos caras, na dita dura foi assim, o Brasil crescia em ritmo chinês e esses caras destruíram, os mesmos que agora impõe ritmo de crescimento pior do que do saara africano

    Leo V

    Os zapatistas são mascarados. Eles também sao teleguiados de Washington?

    Por que em vez de ficar repetindo esse tipo de besteira e assassinato de reputação, não leia material de quem está nas ruas pesquisando, fazendo entrevistas, por que não procure estudar um pouco?
    Ou a sua intenção não é esclarecer, mas justamente confundir, difamar? Se diz de “esquerda” mas tem o mesmo padrão de comportamento do tal PIG e dos tucanos.

    Luís Carlos

    Você compara zapatistas com esses mascarados que estão nas ruas do Brasil, Venezuela, Ucrània e Egito? Qualquer zapatista sabe quem é inimigo e quem é aliado. Tem altíssimo grau de organização e discernimento. Estudam e se organizam na luta contra i impêrio que os massacra, não apoiam ess império. O Zapatismo é movimento da primeira metade do século XX, que jamais, JAMAIS se dobraria para ser usado por interesses de imperialistas contra pautas popualares.
    Os mascarados brasileiros e venezuelanos sequer sabem que foi Zapata ou qual a lut dele no México. Só conhecem o que OPTOR/CANVAS querem que eles saibam.

    Leo V

    Não estou comparando Luis Carlos,

    mas pela lógica do Locatelli ser mascarado é ser de direita. Então os zapatistas o são.

    De qualquer forma, seria bom saber o que recentemente o Subcomandante Marcos escreveu sobre os que criminalizam os black clos lá do México. Incrível como a história se repete em todos os lugares:
    http://colectivolibertarioevora.wordpress.com/2013/11/06/ezln-mensagem-do-subcomandante-marcos-aos-anarquistas/

    Roberto Locatelli

    Em Porto Alegre, os mascarados pixaram a sede do PT com a expressão “Dilma=Maduro”.

    Em São Paulo, eles gritavam: “Escuta Dilmaaa, cê vai caí; abre seu olho qu’a Ucrânia é aqui”.

    Não tenho dúvida sobre a quem esses mascarados são úteis.

    Luís Carlos

    Exato Locatelli
    Ainda tem “democrata” por aqui defendendo estas orquestrações contra governo brasileiro, da Venezuela, achando que toda manifestação de rua é de esquerda. Fica claro o que querem, derrotar democracia conquistada por trabalhadores. Porém aqui no Brasil caiu a máscara dos mascarados e dos defensores deles, inclusive de defensores deles que comentam por aqui, com tom “imparcial”, independente e autônomo, dizendo inclusive que o jornal El País da Espanha é isento e faz cobertura “mais equilibrada” tentando fazer incautos engolires manipulações da mídia corporativa mundial. Caiu a máscara anti trabalhadores.

ricardo almeida

Quanto ao assunto copa do mundo o govero tem que sair para o debate e defender posicao cade seus intelectuais seus formadores de opinoes acorda Pt,mas nao adianta vir de plimplim vai ter copa sim…….

Lucas Gomes

vergonhoso!!! olhem só o que aparece no site do UOL:
“A Polícia Militar alega que o confronto começou após os manifestantes terem gritado que iriam começar a correr e quebrar tudo.”
depois ainda tem gente que lê o PiG e fica reproduzindo o mantra do “protesto violento”. Alguém ainda acredita que a PM não é a culpada por 90% dos casos de tumulto nos protestos??

    Miguel Matos

    A polícia deveria ter baixado o sarrafo nessa comissão de frente formada por bandidos mascarados. Deveriam ter sido todos presos e processados, entre outros crimes, por formação de quadrilha.

    jd

    Se quem organiza estes protestos não aceitasse a presença de mascarados as coisas ficariam mais claras. Aceitando, ficam sujeitos às consequências, pois é sabido que são delinquentes. Aliás, na real, esse pessoal sabe contra o que está protestando? Acredita piamente que há uma boa causa por trás? Sim, porque saúde e educação não vale e ser conta a copa não passa de sabotagem ao país. Então o que querem esses “revolucionários”? A maioria esmagadora desses pivetes nunca deu bola pra política e um belo dia as “redes sociais” os despertaram para a vida e se deram conta de que tudo estava errado. Santa paciência!

    Luís Carlos

    E tem gente que defende mascarados como se fossem democratas. Defendem até, golpe forjado pela OTPOR/CANVAS, Anonymous e Black Blocs guiados pelo texto de Sharp, desestabilizados governos eleitos por trabalhadores como na Venezuela, na Ucrânia, na Tailàndia e tentam aqui no Brasil também, sob o disfarce, conforme escrito por Sharp, de serem manifestações “pacíficas e domcráticas”. Não colou e não vai colar. Foram desmascarados, literalmente, pela Tática fascista e pauta única orquestrada por interesses dos EUA, em diferentes países do mundo, concomitantemente. Todos grupos fazem parte do mesmo arranjo, com seus papéis e funções diferentes a serem desempenhados nas manifestações.

ricardo silveira

Por que não há manifestações em frente ao Bandeirantes ou ao Ministério Público contra os tucanos que roubam São Paulo desde o governo Covas? Por que não há manifestações em frente ao Congresso para que seja feita a Reforma Política sem o financiamento privado das campanhas eleitorais? Por que não em frente às emissoras do PIG que mentem sobre o Brasil e sobre o que vai pelo mundo. E mais, porque não ganham eleições se têm todos os meios de manipulação da opinião para formar maioria e ganhar eleições? Simples, por que a população não os quer, não confia em quem sempre teve o poder na mão e os excluiu. Então, lhes sobra tentar o Golpe, como tenta há anos a direita na Venezuela.

    Igor

    Olha, basta ver as pautas, as reivindicações, os gritos dos manifestantes que vc perceberá que eles não são os golpistas que você imagina.

    Ou pedir o fim da PM, a estatização de universidades particulares, a tarifa zero, criticar a Globo, o fim das remoções forçadas são pautas ‘coxinhas’, de ‘quem sempre teve o poder nas mãos’?

    Roberto Locatelli

    Na sede do PT de Porto Alegre os mascarados picharam “Dilma=Maduro”. E não são golpistas. Sei, sei…

    Leo V

    Locatelli,

    Vc viu se quem pichou era mascarado?

    Segundo, uma pessoa pichou.

    Numa manifestação um manifestante pode pichar qualquer coisa que venha na cabeça, não significa que os outros compartilhem com o que foi pichar.

    Jorge Vianna do PT quer passar uma lei antiterrorismo absurda. Terrível que venha de alguém do PT. Mas eu sei diferenciar e sei que nem todo mundo no PT concorda com a posição dele.

    Luís Carlos

    Claro, o problema é o PT, mesmo discurso do PSDB, DEM e da Globo e Veja. Coincidência não?

    Leo V

    Onde eu disse que o problema é o PT?

    edir

    Na Alemanha tem um deputado da extrema esquerda que uns anos atrás queria a todo custo acabar com a polícia. Enfrentou um policial numa manifestacäo e o feriu, odiava a policia. Uns anos depois, estava em sua casa numa cidadezinha calma, enquanto tomava o café da tarde no terraco, chegou um grupo do leste europeu para assaltar sua casa (näo sabiam que ele era deputado)pegaram ele de surpresa, amarraram, deram uns sopapos no coitado, e roubaram o que lhes interessavam e foram embora. Sabe o que foi a primeira coisa que ele fez ? foi exatamente pedir socorro à polícia. Nessa hora a policia era para ele importante.

    ricardo silveira

    Com o necessário respeito. A pauta dos partidos que se dizem de esquerda, embora vivam abraçados aos partidos da direita, é ingênua, para não dizer burra e reacionária. Será que não sabem o que significa o fato de que mais de 80% das matrículas do ensino superior são em instituições privadas? Quanto custa isso? Pergunte aos mentores intelectuais dessa meninada se sabem, pois a meninada que serve de massa de manobra nem desconfia. Ora, é desejável que no mínimo se inverta o quadro de matrículas – das instituições privadas para as públicas –, mas, alguém tem noção de quanto custa isso? Então fiquemos com o mais fácil: conforme dados oficiais, nas 12 cidades que sediarão a Copa foram investidos em educação 49,4 bilhões só em 2013. Os recursos estimados com os estádios da copa são de 8,1 bilhões. Será que essa pauta da esquerda reacionária se justifica? Será que é a Copa a causa dos problemas sociais? Ora, a Copa vai gerar emprego, renda, estimular e gerar negócios que movimentam a economia. Acorda! Por que a meninada não quis discutir com o governo de São Paulo quando este propôs que a discussão deveria incluir os empresários, pois o custo da tarifa zero tem que ser dividida com o capital. Essa é a questão relevante. Essas mobilizações estão fazendo a pauta da direita que quer o poder, só isso. Não é para dividir a riqueza socialmente produzida, ao contrário, e é por isso que a direita pôs a meninada na rua.

    Fernando

    Se nem você vai, por que cobra os outros?

    José X.

    Exatamente.

    Olhem isso aqui:

    “Governo de SP autoriza aumento em tarifas de ônibus intermunicipais”

    http://tinyurl.com/le59pjf
    (site do Terra)

    Alguém por acaso viu o MPL se manifestar ?

    Tá começando a parecer que aquelas teorias conspiratórias não são tão absurdas assim. Vide Ucrânia e Venezuela.

    Leo V

    Engraçado por que os tucanos dizem que o MPL é petista pelos menos motivos.

    É engraçado como vcs tem como critério de avaliação de um movimento social o quanto ele pode ser instrumentalizado para o proveito de seus partidos.

    Quando o governo federal autorizar o aumento das passagens interestaduais os tucanos vão dizer que o MPL é petista porque não se manifestou.

    Quando aumentarem as passagens de avião alguém que vai reclamar também pq o MPL não se manifestou e vai criar uma teoria para dizer que ele é pau mandado de algum partido.

    Quem não tem autonomia, não entende que outros possam ter, desconhecem o significado da palavra. Então é natural que pense que se ele não é mandado pelo meu parido, só pode ser pelo outro.

    Luís Carlos

    Você quer dizer que o MPL e seus militantes não estão ligados a partidos? Ninguém do PSOL, REDE, PT,nenhum partido? Esse discurso contra partidos, tentando se distanciar como se fossem unppinúteis e ruins serve a interesses que não o da democracia. Então MPL não tem militantes filiados a partidos?

    José X.

    “Engraçado por que os tucanos dizem que o MPL é petista pelos menos motivos.”

    Fato: Haddad não teve nem tempo de respirar quando chegou à prefeitura, o pessoal do mpl não deu tempo.

    Fato: o mpl NUNCA protestou contra os aumentos de passagem tucanos em SP. Inclusive este mais recente.

    Fato: em SP, o mpl é um bando de idiotas manipulados, ou um bando de vendidos. Talvez as duas coisas. Efetivamente, são linha auxiliar do PSDB paulista.

    Leo V

    Na cidade em que eu morava, quando o novo prefeito eleito do PSDB assumiu a repefitura, ele nem teve tempo de respirar também, em 2005, o MPL e outras organiações puxaram manifestações contra aumento da tarifa e ele acabou tendo que ceder e revogar o aumento.

    Não é tarefa das pessoas deixar governante respirar. É o governo que está a serviço das pessoas, não o contrário. Se o Haddad queria “respirar”, que não aumentasse as tarifas oras. Bonito isso, agora direito de manifestação é só depois de um ano de tomada a posse do governante, faz-me rir.

    Leo V

    Jose X,

    Eu sei que vc é mal intencionado, pois ignorância não é, já que colei inúmeras vezes notícias de manifestações do MPL em governos do PSDB.

    http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/sp-metroviarios-e-mpl-fazem-protesto-contra-alckmin-e-cartel-no-metro,5eea36b366e70410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

    Aqui, histórico em São Paulo: http://saopaulo.mpl.org.br/historico/790-2/

    http://saopaulo.mpl.org.br/historico/luta-contra-o-aumento-de-2010/

    http://saopaulo.mpl.org.br/historico/luta-contra-o-aumento-de-2006/

    Em Florianópolis, por duas vezes a população fez o prefeito revogar aumentos de tarifas, em 2004 e 2005, respectivamente, em prefeituras do PP e PSDB respectivamente. E assim foi em outras cidades também.

    Por favor, se quer ser respeitado, pare de repetir falácias sem base na realidade, e que vc sabe muito bem que não tem base na realidade.

    Luís Carlos

    “Bem intencionados” só os que vão para rua com pautas guiadas pelo texto de Sharp, orquestradas pela OTPOR/CANVAS, chamadas pelo golpistas do Anonymous e agitadas por Black Blocs. Todos eles tem papéis e funções determinadas, orquestradas. Desempenham seus papéis cpsob disfarce de serem manifestações “democråticas e pacíficas” conforme ensina Sharp, com objetivo de desestabilizar governos eleitos democraticamente. Na Venezuela, governo que radicaliza na democracia participativa, é atacado pelos manifestantes “democráticos” que ” defendem trabalhadores” e são contra “ditadura” alegando “ditadura e corrupção”. Alguma semelhança com manifestações aqui no Brasil ou na Ucrânia, ou ainda na Tailândia? Querem que povo acredite que é sõ coincidência. Basta ler texto de Sharp e saber quem é CANVAS, financiados pelos EUA.

    Leo V

    Luis Carlos,

    o comentário do Jose X é sobre o MPL.

    Vc está falando sobre o MPL?

    Você quer dizer que o MPL surgido em 2005 no Forum Social Mundial a partir de campanhas pelo passe livre já existentes em diversas cidades é financiado pela CIA? Vc quer dizer que a pauta de transporte público gratuito e desmercantilização do transporte é financiado pela CIA?

    Engraçado, pois para um Reinaldo de Azevedo e Olavo de Carvalho isso é comunismo da pior espécie. Já para os governistas, são direitistas. É natural ser chamado assim por ambos os lados que não possuem controle sobre o movimento.

    Luís Carlos

    Falo sobre os “bem intencionados” já que te referiste a José X como mal intencionado. Aliás, lamento sua insistência em adjetivar pessoas que postam mensagens e comentários com posições diferentes das suas.

    Leo V

    Luis Carlos,

    eu já postei incontaveis vezes notícias de manifestações do MPL em governo Alckmin, Kassab etc. para o Jose X

    E ele insiste em dizer que o MPL só faz manifestação em governo do PT e coisa do tipo.

    Se isso não é má fé, má intenção, já que não pode ser mais ignorância, qual o nome que se dá então?

    José X.

    O tal Leo V me chama de “mal intencionado”, e me passa 3 links de manifestações em SP “contra o PSDB”…vamos ver:

    link 1: *UMA* manifestação, essa eu não conhecia, pelo jeito aproveitaram uma manifestação dos metroviários…

    http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/sp-metroviarios-e-mpl-fazem-protesto-contra-alckmin-e-cartel-no-metro,5eea36b366e70410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

    link 2: manifestação *CONTRA KASSAB*
    http://saopaulo.mpl.org.br/historico/luta-contra-o-aumento-de-2010/

    link 3: manifestação *CONTRA KASSAB*
    http://saopaulo.mpl.org.br/historico/luta-contra-o-aumento-de-2006/

    Agora vocês podem ver quem é “mal-intencionado”…

    Leo V

    Ah, vc quer uma manifestação em que tinha prefeito do PSDB?

    Tem que ser do PSDB? Não serve pra vc do DEM e PSD então né? rsrsrs.

    Tem que ser em São Paulo ou serve em outra cidade?
    Se tiver que ser em São Paulo primeiro tem que ser eleito um prefeito do PSDB, certo? Mas porque o Kassab não serve? Ele nao é de direita? Não era o vice do Serra?

    Obviamente a má intenção Jose X. Se seu argumento era que MPL só fazia manifestação em governo do PT, ela já foi pro ralo.

    Segunda revolta da catraca em Florianópolis, 2005, o prefeito era Dario Berger do PSDB.

    Mas eu sei que não adianta, sua intenção não é esclarecer, mas confundir, ficar repetindo as mesas coisas, tipo propaganda de guerra.

Bonifa

Viva a Copa, viva a Copa com todo o entusiasmo possível! O questionamento da sua realização fez todos os olhares do Mundo se voltarem para o Brasil: Serão capazes de realizar uma copa, ou não? Terão alguma disciplina, estes seres tropicais inferiores? O México, para fazer sua Copa, tinha um rico vizinho para avalizar e apoiar. O Brasil não tem vizinhos, senão vizinhos mais pobres que ele. Ele mesmo terá de ser todo o responsável por sua Copa. E sua realização salvará o Brasil do obscurantismo de quintal isolado e afastado das potências centrais. A importância na Copa não está nos empregos gerados, nem na construção de infraestrutura de mobilidade urbana e turismo. A importância da Copa está na construção da independência nacional.

    GuaranaTai

    Por que você não vai discursar sobre independência pra todos aqueles que foram sumariamente despejados de suas casa. Ou pra aqueles que tiveram seus direitos desrespeitados? Ou pra aqueles que vão ter que fechar a porta de seus negócios em um raio de vários quilometros dos estádios?

    Claudio

    Vai ter copa. Vai ter eleição. Não vai ter 2.o turno. Chora que o choro também é livre.

    Leo V

    Claudio,

    triste ver como a midia consegue pautar o horizonte político: política resumida a eleger governantes.

    Impressionante como vcs governistas não tem princípios, e se alinham a um Reinaldo de Azevedo na criminalização e repressão de manifestações por direitos para os trabalhadores, simplesmente porque receiam que quem sabe elas possam prejudicar o desempenho eleitoral do seu candidato.

    O que existe são os de cima, governo e capital, e os de baixo, os que vivem da venda da sua força de trabalho. O resto é papo. As práticas são o critério da verdade.

    Bode do Lula

    [ Por que você não vai discursar sobre independência pra todos aqueles que foram sumariamente despejados de suas casa] o que foram removidos foram barracos imundos que faria vergonha um turista ver aquilo. Mesmo que fique perambulando pelas ruas, depois da copa haverá muitos apartamentos e quartos de hotéis para todo morar.

    Luís Carlos

    Leo V
    Vocé insiste em adjetivar pessoas que postam mensagens contrárias a suas posições, dando tom pejorativo (governista) a quem concorda com inicativas do governo. Sempre defendi postura contrária sobre isso, mas definitivamente, passaremos a usar sua mesma tática, adjetivando-o de golpista, por defender manifestações orquestradas em diferentes paîses do mundo por interesses dos EUA, que financia OTPOR/CANVAS para organizarem manifestações descritas por Sharp, contando com fascistas do Anonymous e agitadores dos Black Blocs. Golpistas como na Venezuela que atacam governo eleito e que defende trabalahdores contra tirania do império colonizadores e seus traidores naquele país, ou como aqui no Brasil, que fazem mesmo discurso contra política, demonizando e criminalizando partidos como faz Veja e Globo, inimigos incontestáveis dos trabalahdores, ou como fazem El País e CNN e toda mídia corporativa.

    Leo V

    Luis Carlos,

    desde o início desde ano só o que vejo aqui é adjetivação de quem vai ás ruas de direitistas, fascista, manipulado etc.

    Como vc quer que eu chame aqueles que usam esse tipo de adjetivo para desqualificar quem não está sob controle de partidos ou do governo?

    Ser contra movimentos sociais que pautas questões como transporte público só porque pode atrapalhar a reeleição de um governante se não é governismo é o que?

    Luís Carlos

    Refiro adjetivar quem debate com você, não manifestações, governos, etc. Sendo assim, certamente não vais te opor que me refira a você com golpista, visto que, como escreveste em mensagem mais acima, entendes que nem todos golpes geram ditaduras. Posso, com isso, entender que de fato, defendes golpes e, portanto, és golpista, evidenciando mais sua epistemologia, o “lugar político de onde falas” e sua pouca afeição pela democracia.
    De minha parte, tenha certeza, defenderei o governo eleito pelos trabalhadores democraticamente, defenderei as conquistas dos trabalhadores, entre elas a democracia alcançado com sangue de muito trabalhador preso, torturado, mulheres estupradas e outros tantos assassinados, que você parece desprezar. Essa história foi escrita por milhões e você e os irresponsáveis que vão às ruas tentar desestabilizar governo eleito por trabalhadores para trazer de volta argumentos antigos que ouvimos de ditadores não passarão.

    João

    Nossa! Quanta bobagem que vc falou! Pelo visto, sua visão de país independente e soberano é bem limitada e alienada. Parcee idiea de coxinha que se deslumbra com o que é importado e se mede pelo estrangeiro!

    Absalão

    Grande coisa fazer uma copa.
    A Argentina fez com uma mão às costas.
    Aposto que até o Paraguai faz.
    Mas será que os guaranis teriam tanta desfaçatez a ponto de torrar dezenas de bilhões de dinheiro público (a não ser que já tenham privatizado o bndes)em obras questionáveis e superfaturadas?

    Francisco

    gozado, será que vç se lembra em 1995; no 1.ano do fhc quando criou o proer? foram 18 bilhões num primeiro momento e depois 6, ou seja 24 BILHOES de reais. Mais informações e outros assuntos ,vç pode ler os Livros: privataria tucana ,príncipe da privataria e operação banqueiro.

    emerson57

    “A Argentina fez com uma mão às costas.”
    CORRETÍSSIMO!
    la mano de dios.

    Lucas Gomes

    a independência nacional será realizada através de um evento FIFA?! meu deus, reviram-se nos túmulos centenas de fundadores do PT… vejam só que tipo de apoiador o partido ganhou nos últimos tempos…

Lucas Gomes

ficou clara a mensagem da polícia “#nãovaiterprotestonaCopa”.
enquanto isso os coxinhas já vão estocando a cerveja e fazendo seus bolões, pensando na glória que será vaiar a Dilma no estádio. Afinal, para essa gente investimento em esporte significa estádio padrão FIFA onde pobre não entra.

Fabio Nogueira

Tinha veias saltadas na testa enquanto gritava “de que adianta quebrar vidro de bancos, sua esquerdalha infantil? Fica fazendo jogo da direita!”. Então foi embora, e ao se virar estava escrito na camiseta “Um Outro Capitalismo É Possível”.

    JULIO*Dilma2014/Contagem(MG)

    De que adianta mesmo quebrar as vidraças dos bancos, pois afinal quem vãi
    pagar os prejuizos seremos nós os correntistas. Queria vê-los protestando
    na frente do Banco Central, quando da maldita reunião do COPOM, para aumen
    tar a taxa SELIC, ai sim os apoiaria. No mais são golpista a serviço da direita capitalista.

    Roberto Locatelli

    Pode esperar sentado. Por outro lado, se o BC começar a BAIXAR a taxa Selic, aí sim eles são capazes de protestar.

Deixe seu comentário

Leia também