Bolsa Família teve impacto na queda da mortalidade infantil

Tempo de leitura: 2 min
Ministra Tereza Campello: “Os estudos mostram que as família se dedicam a comprar comida com esses recursos e isso já é um elemento de alteração do padrão de vida da criança"

Ministra Tereza Campello: “Os estudos mostram que as família se dedicam a comprar comida com esses recursos e isso já é um elemento de alteração do padrão de vida da criança"

Yara Aquino

Repórter da Agência Brasil

Brasília – Uma pesquisa feita para avaliar os impactos do Programa Bolsa Família nas taxas de mortalidade infantil mostra redução de 17% na mortalidade de crianças menores de 5 anos, entre 2004 e 2009. A pesquisa foi feita com dados de cerca de 50% dos municípios brasileiros e revela que o programa contribuiu, principalmente, para a redução dos óbitos em decorrência da desnutrição. A pesquisa registra que o Programa Saúde da Família também contribuiu para a queda dos números.

Os dados apontam que a condicionalidade do Bolsa Família de determinar que as crianças estejam com o cartão de vacinação em dia foi um ponto importante, já que aumentou a cobertura de imunização contra doenças como sarampo e pólio. O aumento da renda das famílias beneficiadas, que ampliaram o acesso a alimentos e bens relacionados à saúde, também é citado. Esses fatores foram destacados pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.

“O Bolsa Família melhorou a alimentação das mães. Os estudos mostram que as família se dedicam a comprar comida com esses recursos e isso já é um elemento de alteração do padrão de vida da criança. Ter acompanhamento pré-natal também contribui muito porque a criança já é cuidada antes mesmo de nascer”, disse.

A pesquisa aponta que o Programa Saúde da Família, que oferece atenção básica à saúde, teve papel na redução da mortalidade causada por doenças como diarreia e infecções respiratórias. A redução no número de grávidas que davam à luz sem receber atendimento pré-natal também foi registrada pela pesquisa.

“Os dois programas se complementam para evitar o adoecimento das crianças na primeira infância. É importante observar como uma pequena quantia de dinheiro pode ter tamanho benefício em relação à mortalidade infantil”, avaliou Maurício Barreto, mestre em saúde comunitária e titular em epidemiologia do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A pesquisa foi conduzida pelo mestre em saúde comunitária da UFBA, Davide Rasella, com a participação de pesquisadores da instituição. Os resultados foram publicados pela revista The Lancet, periódico científico da área de saúde, com sede no Reino Unido.

Edição: Denise Griesinger

 Leia também:

Tijolaço: Quem ganha com o bolsa-boato?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Fátima Oliveira: Por que o Bolsa Família desperta tanto ódio de classe? | Jornal A Verdade

[…] Bolsa Família teve impacto na queda da mortalidade infantil […]

Fátima Oliveira: Por que o Bolsa Família desperta tanto ódio de classe? – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Bolsa Família teve impacto na queda da mortalidade infantil […]

Caixa: "Não foi a flexibilização dos pagamentos que causou corrida às agências" – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Bolsa Família teve impacto na queda da mortalidade infantil […]

Gerson Carneiro

O Bolsa Família recebido pelo Aécio passou de avô pra neto.

Urbano

E o Eterno Presidente Lula e o Bono estão idealizando um ‘Bolsa Família’ a nível mundial. Dessa forma, os crápulas da oposição ao Brasil deverão recorrer à onu.

Fabio Passos

Os racistinhas do PiG-psdb adorariam acabar com o bolsa familia.
aecio vai ter coragem de defender a fome para milhoes de brasileiros?

A “elite” branca quer ganhar eleição mas não pode mostrar a verdadeira face…

Roddrigo

Quando em 2006 e 2010 us cumpanhêro lançaram os boatos que, se eleitos, os tucanos ou adversários do PT iriam acabar com o Bolsa-Família, Lula não disse que era criminoso nem desumano. Dilma, pega leve que na eleição nóis faz o diabo!

Alemao

Bendita seja a dona Ruth, porque se fosse depender do Lula…

    Pedro Teixeira

    É por isso que Serra é o atual presidente do Brasil!

FrancoAtirador

.
.
BOLSA FAMÍLIA: QUEM SABE FAZ A HORA

Uma dimensão negligenciada do boato sobre a extinção do Bolsa Família foi a mobilização instantânea de 900 mil pessoas, detentoras do benefício em 13 estados.

As suspeitas quanto à origem da mentira produziram vapor.

Mas o potencial político da mobilização de dezenas de milhares de brasileiros tocados pela ameaça a um direito adquirido, persistiu na sombra.

Não deveria.

Essa foi a primeira ‘manifestação conjunta’, não eleitoral, de um universo considerado uma esfinge política à direita e à esquerda.

Se foi um ensaio de coisa pior, certamente a octanagem da amostra está sendo analisada com cuidado por quem de direito.

Ainda que as investigações desqualifiquem tal suspeita, o governo não deveria menosprezar a preciosa informação que lhe chegou por vias tortas.

Criado há dez anos sob o guarda-chuva da política brasileira de segurança alimentar, apelidada de Fome Zero, o Bolsa Família tem poder inflamável 14 vezes superior à escala das ‘mobilizações’ provocadas pela boataria.

As mulheres detém a titularidade de 94% dos cartões de acesso aos saques.
Gerem um benefício que contempla uma população equivalente a 25% do país.
Quem são? O que pensam?
Que papel essas brasileiras podem ter na construção de um Estado social que ordene o desenvolvimento do país?

Se a escala atingida pelo Bolsa Família deu razão ao modelo instituído há dez anos, hoje a ausência de um fórum participativo específico para as 14 milhões de famílias inseridas no programa soa como uma aberração democrática.

Que não seja lembrado no futuro como uma negligência histórica.

(Carta Maior;6ª-feira,24/05/2013)

Íntegra em:

(http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=6&post_id=1251)

Fabio Passos

Otima noticia.
Isto o PiG esconde da populacao.

E todo mundo sabe quem sao os canalhas que tentam acabar com o bolsa-familia e atirar milhoes de brasileiros na miseria e na fome.

Chupa, PiG!

Roddrigo

Seria de se espantar se não tivesse. E, nesse caso, o pessoal estaria gastando em cachaça.

Adriano Gomes

E o pessoal ainda diz que é bolsa vagabundagem … vai entender…

    Márcio Gaspar

    “Bolsa vagabundagem” são aqueles pensões gordas, mas bem gordas, e bota gorda nisso!!! daquelas “filhas solteiras” de desembargadores, promotores, juízes, auditores etc. Pensões que chegam a 43 mil reais, a média fica em torno de 20 paus!!! São as heranças das Capitanias Hereditárias. A riqueza é hereditária como a pobreza também, mas tentar mudar isso, principalmente, na pobreza, aí, é bolsa vagabundagem, mas se tentar mexer na bolsas das “filhas solteiras” rah!!! Aí vão lutar na justiça com unhas e dentes, vão contratar advogados para ver letra por letra o que diz a lei. Já sabem como termina; juiz que analisar o processo vai pensar na sua filha.

    Bonifa

    Seu comentário é muito importante. Seria bom um levantamento em números, mesmo que aproximados, destas considerações.

    Marcio H Silva

    Não esquecer da Maitê que criticou o bolsa familia no GNT e recebe polpuda pensão do Estado de SP apesar de ser casada por doze anos e ter emprego bem remunerado……

    Marcio H Silva

    Bonifa, veja aqui a matéria das “solteironas” que recebem pensão do judiciário. Imaginava que este direito era só dos Militares da defesa, que FHC tirou em seu governo.
    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/filhas-solteiras-que-perderam-pensoes-entram-na-justica

Urbano

Isso é uma tragédia para os bandidos da oposição ao Brasil…

Deixe seu comentário

Leia também