Serrano: “Judiciário impede que a sociedade conheça seu passado”

Tempo de leitura: 2 min

O coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra foi declarado torturador em ação impetrada pela família Teles

por Conceição Lemes

O coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, torturador e comandante do DOI-Codi-SP entre 1970 e 1974, deveria depor amanhã, em Brasília, na Comissão Nacional da Verdade.

Porém, nesta quinta-feira 9, ele conseguiu na Justiça o direito de ficar calado na audiência pública.

O habeas corpus foi concedido pela 12ª Vara Federal do Distrito Federal. A decisão, no entanto, não permite que ele falte à audiência, para a qual foi convocado.

Segundo a Folha/UOL, o advogado Octávio de Freitas Costa disse que “a saúde de Ustra está bem debilitada. Ele tem mais de 80 anos, é cardiopata e acabou de sair de uma cirurgia na coluna.”  O advogado disse também que foi pedida à Comissão que garanta a”segurança física e moral do coronel”.

“É uma decisão infeliz, representa um imenso atraso para o país”, condena o  advogado Pedro Serrano, professor de Direito Constitucional da PUC-SP. “Mais uma vez o Judiciário impede que a sociedade brasileira conheça a história do seu passado. Contribui, assim, para deixá-lo debaixo do tapete e estimular que ele volte a se repetir.”

“A ordem judicial tem de ser respeitada e cumprida”, acrescenta Serrano. “Mas, ao menos, no plano político merece todas as críticas.”

Leia também:

Pedro Serrano: Condenação de Ustra abre portas para novas ações


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

ISAAC J. A. CARMO

O coronel Ustra não queria falar, mas acabou falando de forma desastrosa e desrepeitosa, ao se referir à Presidenta Dilma acusando-a de ter participado de grupos terroristas para implantar o comunismo no País. Segundo foi noticiado na mídia, o coronel afirmou: “Inclusive nas quatro organizações terroristas que nossa atual presidenta da República, hoje está lá na Presidência da República, ela pertenceu a quatro organizações terroristas que tinham isso, de implantar o comunismo no Brasil.” Antes de tudo, o coronel deveria, em respeito às vítimas da repressão – e Dilma foi uma delas -,no mínimo se ater ao depoimento que fosse útil pelo menos para que o que se omitiu da história viesse à tona, já que tudo ou quase tudo, matéria de informação, foi negado à sociedade.

    JOSE NETO

    O judiciário inconsequente cria uma situação absurda em que o CRIMINOSO beneficia-se do direito de calar-se sobre os temas que o incriminam e exercita livremente sua virulenta falta de civismo, educação e respeito para com as vítimas das suas brutalidades e as autoridades constituidas. Assemelha-se aquele outro pit bull de pijama, o tal de General Rocha Paiva insolente e provocador. Felizmente a mentalidade dos militares da ativa avoluiu para outro nível nos dias de hoje. Perceberam hoje que foram usados pelas elites apátridas entreguistas.

Edgar Rocha

Nosso judiciário tem impedido que saibamos do passado. O que não é novidade, dado que eles não conseguem colaborar sequer com o conhecimento sobre o presente. a quantas anda os juízes paulistas, apontados como detentores de bens não declarados pelo CNJ?

Francisco

“Nós combatiamos o comunismo!”

É a justificativa pifia.

Todos os que eles combateram já estiveram no poder.

O Brasil esta “comunista” agora? Ustra esta sendo censurado? Ele e o Lobão?

“Anular a Lei da Anistia é revanchismo!”.

Todos os que foram torturados estão no poder há mais de dez anos.

Nesse tempo Ustra já foi preso, torturado, estuprado, morto e sumido? Cuidado Ustra, a vontade é grande, não nos dê idéias…

“Temos democracia hoje no Brasil, porque fizemos o golpe!”.

Parece até que não tinhamos um presidente eleito e popular antes do golpe. Homem de cabelo branco e mentiroso, que vergonha!

Temos democracia hoje, Ustra, porque oPTamos por ela!!!

Cosme

Indignação, esta é a palavra!

Urbano

A nossa justiça é seletiva e muito.

Messias Franca de Macedo

[Data venia]

[MAIS] UM ERRO CRASSO DO JULGAMENTO DE EXCEÇÃO DO SÉCULO!

###################

Um erro crasso cometido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, pode mudar as penas do julgamento da Ação Penal 470, o chamado ‘mensalão’. Trata-se de uma simples troca de datas, mas que traz uma grande consequência para os envolvidos no crime, especialmente o ex-ministro José Dirceu, uma vez que as punições contra a corrupção mudaram de um período a outro.
Para Barbosa, o encontro entre Dirceu e o presidente do PTB José Carlos Martinez, quando teria sido acertado um “pacote” de R$ 20 milhões, ocorreu em dezembro de 2003. Em novembro daquele ano, as penas para corrupção, por iniciativa do governo Lula, foram ampliadas. Martinez, na verdade, morreu em 4 de outubro de 2003, em desastre de avião. Caso o encontro tenha realmente acontecido e com o teor apurado pelo Supremo, esse crime foi cometido quando a legislação previa penas menores para aquele tipo de ato.
A questão foi trazida à tona por vários advogados em seus embargos declaratórios ao STF, como lembrou em artigo o jornalista Paulo Moreira Leite, da revista Istoé. A grande questão, aqui, é em relação às leis vigentes no período. Se o encontro tivesse ocorrido em dezembro, a punição para o crime teria sido maior – mínima de dois anos e máxima de 12 anos, como foi de fato definido pela corte. Porém, se ocorreu, o encontro só pode ter acontecido antes de 4 de outubro, data em que Martinez morreu. Naquela data, a punição para crime de corrupção era menor: mínima de um ano e máxima de oito anos.
O erro, tão básico, poderia ter sido evitado com uma simples consulta ao Wikipedia, como lembrou Paulo Moreira Leite. No site, há a data exata em que Martinez morreu: repita-se, 4 de outubro de 2003.

FONTE: ‘Brasil 247’

BOA AUDIÊNCIA http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=fzsYd5g-k7U

####################

LÁ VEM O MATUTO COM ‘O DIÁRIO DO MENTIRÃO’ NAS MÃOS!

… Na verdade, diante da DESMORALIZAÇÃO DO JULGAMENTO DO MENTIRÃO, esse ‘EMBARGO ESCULHAMBATÓRIO’ [risos] relativo ao “acordo corruptivo pós-póstumo” (sic), ressuscitada uma das partes (idem sic) pelo ‘glorioso [e, convenhamos, folclórico!] ‘Joaquim Coitado do Ruy Barbosa’… Esse ‘EMBARGO ESCULHAMBATÓRIO’ [risos] “cairá como uma luva” nas mãos sujas e irresponsáveis dos assassinos de reputações: jornalistas amigos dos patrões barões e os mesmos barões da grande MÉRDIA nativa! Bom álibi para “saltarem da canoa furada”, feito porcos, e terem a desculpa para defenestrar o, no mínimo, imprudente relator da tal Ação penal 470!… Quem (sobre)viver, verá!…
supremoTF: aspas monstruosas e letras submicroscópicas! O que não deixa de ser um risco iminente à nossa subdemocracia de bananas!
(… É oposição ao Brasil ‘toMATADA’!…)

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Franca de Macedo

AINDA SOBRE “Judiciário impede que a sociedade conheça seu passado”

BOMBA?! QUE NADA: NITROGLICERINA PURA! ENTENDA MAIS UM CAPÍTULO DO ‘MENTIRÃO’!

###################

ERRO CRASSO PODE MUDAR PENAS NA AÇÃO PENAL 470

Diferentes advogados dos réus condenados no chamado mensalão levantam a mesma questão em seus embargos declaratórios ao STF: contradição de datas em que José Dirceu “fechou o pacote” de R$ 20 milhões com José Carlos Martinez; para Joaquim Barbosa, isso teria acontecido em dezembro de 2003; Martinez, porém, morreu em 4 de outubro daquele ano, em desastre de avião; antes disso, penas que puniam corrupção eram mais leves; elas foram agravadas em novembro, por iniciativa do governo Lula; assim, alteração no dia do encontro acarretaria revisão da pena estabelecida por legislação mais dura; comparações foram feitas por jornalista Paulo Moreira Leite, em sua coluna na revista Istoé.
10 DE MAIO DE 2013 ÀS 12:48

FrancoAtirador

.
.
Por que será que, na Hora da Verdade,

esses militares de pijama se micham?

Passam o dia todo nos Clubes Militares

se vangloriando dos ‘feitos heróicos’

realizados no período da Ditadura Militar,

narrando uns para os outros, com orgulho,

como torturaram e mataram os ‘subversivos’,

e agora, no pega pra capar, acovardam-se.
.
.
Convoquem logo o general Newton Cruz

e o general Leônidas Pires Gonçalves!

Tenho certeza que esses não se calarão.
.
.

Messias Franca de Macedo

O JUDICIÁRIO DO BARBOSA, DO GILMAR & DE OUTRAS BIZARRICES!

######################

“A corrupção, o paraíso é o Judiciário. Todo mundo diz: ‘Na hora que for para Justiça vai resolver’. Vai levar 20 anos.” Por Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, criticando a impunidade referendada e a morosidade do Judiciário em discurso proferido no lançamento de um programa estadual que auxilia prefeituras a disponibilizar portais de acesso a informações públicas.

######################

… O ‘Joaquim [Coitado do Ruy] Barbosa’ mudou só se foi o ‘brazil’!…
… Sobre o Gilmar
deixa pra lá!…

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Willian

Se não fosse dado o habeas corpus e ele ficasse calado o que aconteceria?

ma.rosa

Nesta situação se pede garantias sobre a moral e a saúde deste “psicopata”, ou seja todas as garantias com os “seus direitos humanos”.Mas qdo. se trata de qualquer outro “réu’, pobre coitado, sem nenhuma garantia e nenhum “direito humano”, só a condenação e a desmoralização, principalmente qdo. é ladrão de galinhas e ou de algo para “matar” sua fome!!!

sebastiao

Me recuso a comentar algo sobre canalhas !!!

Francisco

Tem gente tonta que ainda não entendeu o óbvio: o judiciário é parte envolvida…

PS. Quantos juizes confrontaram o regime? porque os salários do judiciário sempre foram tão altos? tinham a função de cala-boca?

Luís Carlos

O judiciário merece muitas críticas. Faz seu papel de poder mais reacionário e conservados da república. Protege assassinos, seqüestradores e torturadores, além de especuladores.

Fabio Passos

Esta e a “justica” do Brasil: Protetora de assassinos e torturadores.
O mau exemplo veio inclusive do stf… para os supremos covardes, os facinoras que cometeram crimes contra a humanidade devem ficar impunes.

Sr_Andante

É sempre bom repetira a verdade que bate sem dó em nossas caras : “Judiciário, o maior inimigo público brasileiro.”

Marisa

Um pulha como esse chega aos 80 anos! Tomara mesmo que viva muitos anos e que ainda possamos vê-lo pagar pelos crimes hediondos que cometeu.
Ainda tenho esperança, sim ainda tenho.

Luis

Por quê é que sempre se diz isso, “ordem do judiciário tem que cumprir”? Os caras fazem o que querem e ficam com aquela cara amarrada, tem que cumprir nada, mandar logo esse torturador abrir o bico, esse judiciário é o rei do papo furado, cúmplice.

francisco pereira neto

E a decisão dele torturar as pessoas não foi infeliz?
Oitenta anos, cardiopata, debilitado…
Tomara que ele viva duzentos anos e cada vez mais sofrendo. E nem assim, sua pena será suficiente que pague pelos horrores que ele cometeu.

Deixe seu comentário

Leia também