PCdoB declara guerra à oligarquia rural

Tempo de leitura: 3 min

25 de Maio de 2011 – 8h17

Código Florestal: em defesa do Brasil e dos pequenos camponeses

Editorial do Vermelho, do PCdoB

Finalmente se encerrou na madrugada de terça (24) para quarta-feira a batalha legislativa em torno do Código Florestal no âmbito da Câmara dos Deputados. Agora a matéria será tema de debate e deliberação no Senado. Houve renhida batalha, idas e vindas, adiamentos, acordos, rompimentos e reconciliação de posições. Mas no final revelou-se ampla maioria a favor do novo Código Florestal, que garantiu esmagadora vitória das forças que defendiam o Relatório, elaborado com rara competência política pelo deputado comunista Aldo Rebelo.

Além de defender justas posições, Aldo valeu-se da sua profícua experiência parlamentar, no exercício da qual ocupou o mais alto cargo da Câmara dos Deputados, para conduzir com sobriedade, firmeza e flexibilidade as negociações que, em determinados momentos, pareciam ter chegado a um impasse.

Uma peça legislativa não é o alfa e o ômega dos problemas, nem de sua solução. Assim, não se pode depositar na lei aprovada as expectativas de solução das contradições do modelo agrícola brasileiro nem das questões ambientais. A agricultura, como o meio ambiente no Brasil, não sofre as agruras da existência ou não de leis. Ambos padecem as injunções do sistema capitalista e em especial do modelo agrícola vigente no país. Malgrado isso, a existência de um Código Florestal moderno estabelece um importante marco legal e ajuda a disciplinar as ações dos agentes econômicos e sociais e de indivíduos isolados. O país, que se modernizou nas últimas décadas, não pode ser regido por leis anacrônicas, como era o anterior Código, ainda mais quando estas tornam ilegal a ação produtiva de milhões de pequenos e médios agricultores.

Entre outros, o novo Código Florestal tem dois grande méritos: uma visão equilibrada entre desenvolvimento econômico e defesa ambiental e a defesa dos interesses do agricultor familiar, do pequeno e médio produtor rural, num país de enorme concentração da propriedade da terra.

A ideologização no debate entre o que se convencionou chamar de “ruralistas” e “ambientalistas”, com uma visível instrumentalização de argumentos funcionais a interesses antinacionais e antissociais, foi um fator negativo e mais confundiu que esclareceu. A mídia e políticos folclóricos, falsos esquerdistas e demagogos, fizeram seu jogo no sentido de aumentar a confusão.

Foi o próprio Aldo Rebelo quem se encarregou de evidenciar a questão social envolvida na polêmica, ao demonstrar que são os pequenos e médios agricultores e aqueles dedicados à agricultura familiar os mais prejudicados com os condicionamentos existentes no anterior código à produção agrícola.

Os latifundiários capitalistas, um dos setores mais reacionários das classes dominantes brasileiras, dedicados ao grande agronegócio exportador, estes já depredaram à vontade o meio ambiente, tão impunemente como dilapidam a economia nacional. Não estão preocupados nem com a segurança alimentar do povo brasileiro, para a qual a pequena agricultura dá importante contribuição, nem com a soberania nacional do país, nem com o equilíbrio ambiental. Seus superlucros estão vinculados a um modelo econômico dependente. Estão ligados por mil e um fios não só aos ciclos de demanda internacional, como também ao capital financeiro.

Um dos principais entraves a que o Brasil seja um país plenamente desenvolvido continua sendo o latifúndio. O modelo agrícola prevalecente, voltado principalmente para a exportação de commodities, cada vez mais entrelaçado com o capital financeiro internacional, os grandes produtores mundiais de insumos, implementos, sementes transgênicas, etc., contribui enormemente para manter o país dependente e põe em risco a segurança alimentar do povo brasileiro.

O engajamento a favor do novo Código Florestal de entidades corporativas dos latifundiários, ideologicamente de direita, com forte influência política e posições destacadas nos grandes partidos das classes dominantes, nada tem a ver com aliança de interesses, opiniões, orientações e estratégias com as forças políticas progressistas que apoiaram o novo Código. Tais entidades, assim como políticos herdeiros da famigerada UDR, continuam sendo figadais inimigos dos camponeses, dos trabalhadores agrícolas em geral e do povo brasileiro.

Por outro lado, muita especulação foi feita durante os debates do Código Florestal, sobre o ambientalismo. Aqui as posições variavam entre o pitoresco, o oportunismo, a hipocrisia e o entreguismo.

Não cabem dúvidas de que o problema ambiental se tornou um dos mais agudos em todo o mundo. A maioria dos críticos não tem coragem de dizer por quê. Está na essência do sistema capitalista-imperialista o produtivismo predador. Hoje interessadas em conter o desenvolvimento dos países que se mantiveram no atraso econômico e social e no controle das suas riquezas naturais, incluindo a biodiversidade, as potências capitalistas querem descarregar sobre os países chamados emergentes a responsabilidade pela solução dos – insanáveis sob o sistema capitalista – problemas ambientais.

Por isso, acionam suas agências de diversionismo e provocação que se escondem sob o disfarce de organizações não governamentais de “defesa do meio ambiente”, financiadas com o dinheiro do capital financeiro internacional. Tais ONGs não só não ajudam a vincar um pensamento correto sobre a defesa do meio ambiente no nosso país, como atuam na direção contrária aos interesses nacionais.

O movimento popular brasileiro e as forças progressistas não podem dividir-se entre latifundiários capitalistas e “ambientalistas” a serviço das estratégias do imperialismo. Têm uma plataforma de luta, entre as quais se inclui a reforma agrária antilatifundiária e a soberania alimentar do povo brasileiro.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Marcelo Lopes

Vocês já se permitiram ler os comentários sobre as falácias do Aldo Rebelo no Portal Vermelho? Ele parece contar com o apoio da maioria dos membos do PC do B… isso é sério? Fora não haver nenhuma espécie de espaço para a manifestação dos possíveis membros do partido que discordem deste absurdo!

márcio santilli

Quero reafirmar que eu espero que o PCdoB reveja a posição de apoiar o relatório reacionário e predatório elaborado pelo deputado Aldo Rebelo e aprovado pela Câmara dos Deputados.

iching

Sinceramente, acho que o Partido contribuiria mais se não tentasse elaborar um texto tão fora do real. Parece uma piada esse editorial para a infelicidade da esquerda tão combalida nesse país. Que azar o nosso, pois sem esquerdas competentes, danou-se a democracia em qualquer lugar desse mundo.

ewa

Não dá pra acreditar nas críticas dos comentaristas: VOCÊS NÃO LERAM AS JUSTIFICATIVAS DO ALDO REBELO????? Uma coisa é ser anticomunista, a outra é não ler e não gostar, só porque os ruralistas por acaso desta vez estão a favor de alguma coisa que o PCdo B propõe. Contra argumentem o Aldo com fatos e dados, se puderem, e não com papo ambientalista-festivo.

    luiz pinheiro

    "Os ruralistas, por acaso, desta vez estão a favor de alguma coisa que o PCdo B propõe"
    Tenho ímpetos de rir, mas só consigo chorar.

Ana Claudia

Tentativa de justificar o injustificável!!! Sério, o nível de dissimulação do texto passou dos limites. Senti-me ofendida!

    ACRodrigues

    "Ao transformar a Natureza em mercadoria, a sobrevivência do homem, na Terra, não está mais garantida" . Parabéns pelo Editorial, parabéns Aldo! Vamos estudar mais pessoal! Vale para você também, Ana Cláudia!

Vinicius

Esse editorial é de uma falsidade absurda… Além do texto é muito ruim. SInceramente, não dá pra levar a sério esse partido.

Nilson Moura Messias

O ufanismo do Pc do B, é semelhante aos dos ruralistas, os maiores predadores do campo. Acho que escreveram o artigo, quando estavam embriagados, comemorando juntamente com os novos "companheiros" Ronaldo Caiado e Katia Abreu.

Laurindo

Que incoerência! Quando o vendido Aldo apresentou o texto do código, eu, filho de comunista já falecido, talvez contaminado pela lembrança paterna, pois até já cogitei de me filiar ao PCdoB, acreditei que ele seria expulso do partido. No decorrer do tempo, estranhei o silêncio do partido. Aí vem esse texto. Que desgraça! Fora PCdoB!!!!
ET.: vai ser engraçado ver os ruralistas, nas próximas eleições, dividindo seus votos entre Caiado, Aldo, Kátia Abreu e outros do mesmo DNA.

Lazlo Kovacs

"Pessoaldo" PC do B, vamos voltar à aula: hoje, Hegel; amanhã, Marx; depois, Lukacs; depois, Korsch. Depois, "realpolitik".

ZehLuiz

Este editorial está digno dos dois maiores representantes de nossa política: Justo Chico Anísio Veríssimo e João Saulo Laranjeira Plenário!

Ricardo Machado

Entendo que enquanto o mundo inteiro se preocupa com a diminuição radical de emissão de CO2, a revisão do Código Florestal defende um processo que significará uma onda de desmatamento e emissões incontroláveis de gás carbônico. O Código Florestal se manteve vivo até agora por conta da luta dos brasileiros que defendem o meio ambiente e a natureza, que é um bem estratégico do povo. Mesmo assim, embora esteja na lei, nunca foi respeitado pelos governos nem pelo agronegócio. Até agora, o setor ruralista age da seguinte forma: ignora as determinações do Código Florestal para derrubar as florestas; quando são pegos com a motosserra na mão, culpam a rigidez da legislação em vigor

    Heitor

    "…significará uma onda de desmatamento e emissões incontroláveis de gás carbônico…"
    apenas complementando, desmatamento e MORTE das pessoas engajadas na defesa do meio ambiente…

william

PC de B = Comunistas de Bost. Marx, Lenin, João Amazozas, Prestes e tantos outros grande Comunista estam nesse momento envergonhados desse verdadeiro Comunalha. E a proposito indico a leitura do Livro 'A Revolução dos bichos'. Um grande abraços a todos os amigos. A todos que tombaram na luta contra a repressão, PRESENTE!!!!!

Mayron Régis

todas as metralhadoras foram apontadas para aldo rebelo e o PC do B que envelheceram por certo, como envelheceu o PT, o PSDB por obra e graça do PMDB, mas o bestiário do congresso nacional vai onde seus interesses materiais lhes compele: a agiotagem internacional. o dinheiro que financia as campanhas eleitorais vem de onde mesmo? dos bancos.

Rosane

Continua…
Tivemos que engolir isso. A esquizofrenia começou o PT ao lado de Blairo Magi poderia estar afinal contra o MST? A favor do latifundio e contra os trabalhadores rurais? Poderia estar ao lado dos plantadores de cana e denunciar o trabalho escravo? Estar ao lado dos madeireiros e ao mesmo tempo proteger os extrativistas e as terras indígenas? Danou-se tudo, não é? Hoje temos um congresso cheio de ruralistas que se elegeram com o apoio de Lula e espera-se que defendam a classe trabalhadora, nossas reservas naturais? Sinceramente! Esse é o preço da incoerência e vem muito mais por aí. Com essa "base governista" a Dilma que aguarde. De minha parte só posso lamentar muito mesmo!

Luiz Carlos Garrocho

PCdoB com a bancada ruralista? E o nosso "comunista" chama isso de proteção da agricultura familiar! E ainda, para justificar a torpeza, acusam os ambientalistas de estarem à serviço do grande capital!
Que coisa virou a política! Que coisa virou essa esquerda que tende para o DEM e a ele se alia!
Triste fim, camarada!

Rosane

Não vale a pena falar do PC do quê???? Mas é preciso falar com grande pesar e desconforto da dita cuja "base governista" do governo. Ficou bem claro afinal, quem realmente manda neste país. Quais são os interesses que sempre serão contemplados. A contradição não é só do PC de quem???? Mas principalmente do PT (daqui a alguns tempos vai ser P de quem?) Diga-se de passagem todas as contradições são fatais. e o poder a qualquer custo é antiético e imoral. Desde quando faz algum sentido um partido surgido da base sindical para defender os trabalhadores se aliar a madeireiros e latifundiários e tê-los como base de seu governo? O próprio PT está destruindo as bases do PT. Em Mato Grosso, por exemplo os "petistas" deixaram de ter candidaturas próprias para fazer parte do governo do Blairo Magi.

João Bahia

Vão querer transformar latifundiário em herói nacional, defensor dos pobres, provedor de alimentos para o povo brasileiro (era só o que me faltava)… É a versão hi-tech extendida do coronelismo… saiu dos rincões para dominar o Brasil… e com a ajuda do PC do B… no final some o partido (vira PPS – se anula) e ficam os donos da terra…

enio

O que está por trás é a anistia e a porteira aberta para os grandes ruralistas, boa parte já de estrangeiros, que mandam e desmandam no interior do país. E não os pequenos agricultores. Quanto custará isso para o Brasil? E parece que o antigo partidão continuar firme como nunca, tem duas siglas: uma com os tucanos e outra com os petistas. Isso sim que é política.

João Bahia

Mas tudo tem o seu preço, e o PC do B ainda vai pagar o dele…

WOP

Que blá, blá, blá… O PC do B foi uma decepção!

Mayron Régis

naum entendi bulhufas de nada. já naum se fazem comunistas como antigamente.

Clayton Cunha Filho

PCdoB / tu não me engana! / você matou o vocalista do Nirvana!

    Carolina

    PC do B, tu não me engana, nos Tundercats apoiou o Moon Ha!

fernandoeudonatelo

Tem uma coisa que me preocupa nessas discussões e que, mesmo agora com a aprovação do texto do Código, não tem sido avaliado.

Os organismos públicos de assistência e regularização rural ficaram no escanteio. Parece que a Embrapa, Cotraf, Emater,INCRA, não existem.

Sem a participação dessas instituições e empresas públicas, fica difícil saber se o Estado realmente está ou estará presente no campo. E que estratégias de desenvolvimento produtivo vão traçar, isto é, se elas puderem traçar.

A. Ferreira

Soberania alimentar. Esse é um dos maiores engodos que já li nos últimos tempos. Quem pesquisar verá que os mais interessados na aprovação do novo código são os grandes proprietários de comodities. Vocês acreditam que a CNA está apoiando porque está preocupada com a fome e bem estar do povo braileiro? Só se for na China.

arlindo b mendonca

se todos puderen ler o ultimo discurso do filme o grande ditador de chaplin,iriam entender que os grandes
males da humanidade,sao a ganancia e o egoismo, que a tudo e a todos destroi.

João Manoel

Lamentável! O martelo ficou só.

FrancoAtirador

.
.
Depois dessa,

o PCdoB vai substituir o "comunista" do nome do partido

e passará a se chamar: "Partido Cambalacho do Brazil"
.
.

Zilda

Esse PC do B!….Marx deve dar cambalhota no túmulo quando algum comunista do naipe de Aldo apela para o nome dele.

Maria Antonia

Voces podem me dizer como faço para me desfiliar do PC do B????????????? vergonha/vergonha/vergonha

Maria Antonia

O PC do B deveria neste instante convocar o CC -Comitê Central e avaliar com toda o rigor a posibilidade de fusão do PC do B com o DEM, ou o PPS para não ficarem pior na foto. Do jeito que a coisa tá, receio que vão renegar as vítimas do Araguaia, os sem terra assassinados. Mas não vale dizer que isso é sectarismo, afinal, a ampla aliança do PC do B com a Casa Grande está legitimada.

    rafael martelo

    e muito simplismo e meiocriodade isso que vc ta dizendo colega então segindo seu raciocinio o PSOL agora e governista eo PV tambem aliais os dois partidos deviam se fundir não e mesmo, mais não e assim querido isso foi uma votação no congresso daqui uns tempos vai ter a discução das 40 horas ai o de luta PV vai ficar contra os trabalhadores ia como vc explica, a segindo seu racioncinio a CONTAG que apoiou o relatorio do Aldo e pelega dos ruralistas tambem devia fundir com CNA parece que vc não entende nada de politíca

Maria Alice

¨ PCdoB declara guerra à oligarquia rural¨ : só se for guerra de travesseiros na lua-de-mel…

gui

voces estao loucos????????? que isso, q medo de voces, imbecis

Rafael

hahaha… só pode ser piada!
A foto do Aldo com a Kátia Abreu diz tudo.
E ainda se dizem comunistas.

David R. da Silva

Como diz o adágio popular: Um cachorro, cheira o Outro. O Pc do B, acha que somos idiotas! Aliar-se á Miss Desmatamento, UDR….e ainda nos acintar com esse ridículo texto? Há muito que o neoruralista Aldo e seu Partido, se tornaram a caricatura do Cinismo e da Hipocrisia. Tem que ter estômago!

dukrai

o PCdoBesta tá rebolando mais que minhoca na ponta do anzol e além do mais, mal agradecido. dizer que os latifundiários capitalistas, reacionários e de direita e a UDR "nada tem a ver com aliança de interesses, opiniões, orientações e estratégias com as forças políticas progressistas que apoiaram o novo Código." kkkkkkkkkkkkkkkkk

waleria

Está gostoso de ver a reação dos estrangeiros, seus jornais, inconformados com um Brasil soberano, que não aceita mais espelhinhos.

Parabéns Aldo, parabéns PC do B, parabéns Brasil!

Os europeus e suas ongs multinacionais que vão querer legislar lá na terra deles.

Parabéns Aldo!

waleria

Parabéns PC do B

Parabéns Aldo Rebelo!

Carlos

O PC do B tem interesses próprios partidários, que estão acimar de quaisquer outros. E o partido alega que são táticas. Fazer o quê?

Julio Silveira

Me impressiona com eles gostam de usar o povo brasileiro como escusa para ações que prejudicam o povo.
Chapeuzinho Vermelho (PCdoB) e o Lobo mau (Demo) se encontraram na floresta casaram e pretendem ser felizes para sempre.

Klaus

O texto foi escrito em Novilíngua, aquele idioma da Oceania do livro "1984" de George Orwell. Falta agora o PC do B editar o passado para que o texto não contradiza tudo que pregou no passado. Cadê o Winston Smith quando precisamos dele?

    M. S. Romares

    Klaus, meudeusdocéu, contradiza não. Isso é Novilíngua??

    Klaus

    Não, é português "mau"-escrito mesmo. ;)

    Fernando

    Mau escrito porque o correto é contradisa, com S e não Z.

rafaelmartelo

fiquem com o PIG e nós ficamos com os 4,3 milhoes de pequenos agricultires beneficiados com o novo codigo, ficamos com a CONTAG que representa milhões de trabalhadores rurais, ficamos tambem com meio ambiente que vai ser beneficiado pro uma lei racional que não vai prescisar decreto apos decreto para suspender sua aplicação como e atualmente onde na pratica não temos lei ambiental nenhuma, so uma bela e idealizada lesgislação que se fosse aplicada retiraria milhoes de pobres agricultores das beiras dos rios como se fossem praga faria o pais perder um terço de sua area produtiva pricipalmente os pequenos produtores aqueles que realmente produzem a comida que chega na nossa mesa consequentemente elevaria o preço dos alimentos e ai quem seria prejudicado são os mais pobres e não os grandes esses acabariam ate ganhando mais a terra iria valorizar, mais parace que ta dificil entederem esse raciocinio e bem melhor acreditar no PIG e no greenpeace, mas nos comunistas não caimos em discurso facil e nem esmorecemos diante de campanhas de difamação e desinformação como esta quem vem sendo feita contra o Aldo e o PCdoB.

    GSG

    Reforma Agrária neles para resolver estes problemas, agora anistiar os desmatadores…kkkk só otário acredita nisto!

Vitor Vogel

Interessante essa súbita onda de anti-comunismo. Onde será que vai dar? Me lembro que o palocci era um desses nos primórdios dos anos 1980, nos tempos de Libelu…

    Fabio SP

    Comunista come criancinha!

    Gabriel

    Vitor, sejamos francos, você que apoia o Aldo pensa mesmo que esse projeto é coisa de comunista ou socialista?

    A bancada dita de esquerda que apoia o artigo diz que é "pra dar mais direitos ao pequeno trabalhador e combater as oligarquias". Se for assim então por que TODA a bancada ligada a CNA -ou seja, a oligarquia rural- apoia o projeto?

    Visto isso, acabam recorrendo à boa e velha falácia de dizer que o projeto é contra "interesses imperialistas". Quer dizer que agora eu posso justificar qualquer coisa absurda sob a sombra dessa falácia (que o Aldo e seus seguidores utilizam também para o seu projeto relativo à língua)?

    O negócio aqui não é anti-comunismo e sim saber se o PCdoB faz questão de fazer que o Marx esteja certo inclusive nessa frase: "tudo que eu sei é que eu não sou marxista".

Vitor Vogel

Parabéns ao PCdoB e ao Aldo.

betinho2

Já a bastante tempo venho defendendo uma teoria, pelas leituras e estudos que tenho feito.
Capitalismo e Comunismo, dois extremos que se encontram do outro lado, duas faces de uma mesma moeda, filhos da mesma mãe geradora. Trotski foi financiado por David Rockefeller para ser logo contragolpeado. A industria Gorki, ou Gorski, que fabricou mais de 6 mil motores para a marinha de Lenin e motores veiculares, civis e militares na Rússia, era na verdade uma assossiação entre a Austin Company e a Fomoco, Ford Motors Company. Comunismo, gerado pelo capitalista para criar o contraponto e justificar o domínio dos "bons" contra os "maus". Resalte-se que o verdadeiro comunismo de Marx nunca foi implementado, teve sua teoria surrupiada e desvirtuada. Eu cheguei a pensar que os "nossos" PC e PCdB tivessem escapado dessa armação. Pelo contrário, um se transformou no PPS e o outro caminha para ser um PPSdB, confirmando minha teoria.

    Adriano

    Não confunda alhos com bugalhos, amigo. O mundo não é preto no branco. O modo de produção capitalista é cheio de nuances, e estes dialogam com a evolução da sociedade através dos tempos. No Comunismo, há ausência do Estado, com o Socialismo como meio de se alcançar uma sociedade sem exploração do homem pelo homem, onde há Liberdade e Igualdade. Isso pressupõe uma evolução enorme da Sociedade Civil, extremamente difícil de se alcançar, daí o fato de NUNCA ter havido uma nação Comunista. Nunca, como vc disse. Então não temos como dizer como foi o Comunismo se ele sequer existiu. É um ideal a ser alcançado. Dizer que é uma furada usando como exemplo as primeiras tentativas, como a União Soviética é raso, é o que o PIG faz a todo momento. E é mais fácil ceder ao dominador do que enfrentá-lo, como o PCdoB vem fazendo, como o PT parece fazer também. Mas a luta continua. Abraços.

    betinho2

    Adriano
    Não vejo onde tenha confundido. Apesar disso você, por rodeios acaba concordando comigo. O comunismo que foi implantado nunca existiu como socialismo democrático. E esse eu defendo ardorosamente. É o que vigora em Cuba, que os reacionários não conseguem ver, é o que Hugo Chaves, Evo Morales, Rafael Correa e Mojica estão implantando e Lula, Dilma e Kirstner tem como meta.
    Portanto, apesar de comunismo e socialismo terem estado assossiados, na verdade nunca coexistiram verdadeiramente.
    Viva o Socialism, abaixo o comunismo do PCdB, agora rumo ao PPSdB.

Pedro Henrique

Ruralistas vaiam anúncio de morte de extrativistas do Pará

Era perto das 16h quando uma cena grotesca aconteceu no plenário da Câmara dos Deputados. O líder do Partido Verde, José Sarney Filho, lia uma reportagem sobre o extrativista José Claudio Ribeiro da Silva (foto), brutalmente assassinado pela manhã no Pará, junto com sua mulher Maria do Espírito Santo da Silva, também uma liderança amazônica. Ao dizer que o casal que procurava defender os recursos naturais havia morrido em uma emboscada, ouviu-se uma vaia. Vinha das galerias e também de alguns deputados ruralistas.A indignidade foi contada no Twitter e muito replicada. "Foi um absurdo o que aconteceu", diz Tasso Rezende de Azevedo, ex-diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro. "Ficamos estarrecidos". A informação é do jornal Valor Econômico, edição de hoje 25/5.

O assassinato de Zé Claudio, como era conhecido, e de Maria do Espírito Santo aconteceu às 7h da manhã, a 50 km de Nova Ipixuna, sudeste do Estado, na comunidade de Maçaranduba. "Eles vinham no carro deles, indo para a cidade. Tinha uma ponte meio danificada no igarapé. Ele desceu para ver e ali foi a emboscada", conta Atanagildo Matos, diretor da regional Belém do Conselho Nacional das Populações Extrativistas, o ex-Conselho Nacional dos Seringueiros. Zé Claudio foi morto fora do carro, Maria foi baleada dentro do veículo. Uma orelha foi arrancada pelos pistoleiros, conta Atanagildo, o primeiro a ser avisado por Clara Santos, sobrinha de Zé Claudio.

O casal vinha sofrendo ameaças desde 2008. "É um área muito tensa, que vinha sofrendo muita pressão de madeireiros e carvoeiros", conta Atanagildo. "Era a última área da região com potencial florestal muito bom. Zé Claudio e Maria resistiam muito ao desmatamento." Os dois viviam em Nova Ipixuna há 24 anos, em um terreno de 20 hectares no Projeto de Assentamento Agroextrativista (Paex) Praialta – Piranheira, às margens do lago de Tucuruí. Extraíam óleo de andiroba e castanha.

Em palestra em novembro, no evento TEDx Amazônia, Zé Claudio denunciava o desmate. "É um desastre para quem vive do extrativismo como eu, que sou castanheiro desde os 7 anos da idade, vivo da floresta e protejo ela de todo jeito. Por isso, vivo com a bala na cabeça, a qualquer hora".

Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência estava no Fórum Interconselhos quando um dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) deu a notícia. Foi ao Palácio, relatou à presidente Dilma Rousseff e ela determinou ao ministro da Justiça José Eduardo Cardozo que a Polícia Federal apure o assassinato dos sindicalistas.
Do blog Diário Gauche

    Conceição Lemes

    Pedro Henrique, obrigada pela dica. Já postei. O Cristóvão Feil é ótimo. abs

    cesar

    absurdo e o sarney filho lider do "modelo de desenvolvimento sustentavel que e o maranhão" querer prestar essa homenagem

betinho2

Parece que a exemplo do outro, logo teremos o PPSdB.

jorge morgan

O PCdoB mente e cria um clima de cinismo indefensavel. A aliança com os ruralistas e com os desmatadores da mata demonstra que o Partido Comunista esta no caminho errado. Infelizmente, a beleza da falsa Manuela não ira salvar o partidão, pelo contrario, so nos mostra que o PCdoB caminha para a esquerda festiva. Mas esse é o Brasil !!!

Pedro Henrique

O estalinista PC do B também chegou a conclusão que fora do capitalismo e do latifúndio não há salvação.
Não acredite no que eles falam mas sim naquilo que fazem.

LuisCPPrudente

Estou envergonhado da atitude do partido que sempre apoiei, o PCdoB. Considero inexplicável a união do PCdoB com o latifúndio.

Leo V

Talvez sirva para entender porque a juventude da qual Cesare Battisti fazia parte na Itália dos anos 1970 era inimiga do Partido Comunista Italiano também.

Era a mesma coisa: PC junto com a Direita.

Carlos Silva

Para vocês criticarem as estratégias do PC DO B que visam proteger a soberania Nacional,primeiramente terão que estudar o Marxismo-Leninismo,coisa difícil,poís parece que aqui só tem trotsquistas e esquerdistas pequeno-burgueses, salvo honrosas exceçôes é claro.

    R. Clécio

    Prezado Carlos, com todo o respeito, estudar o Marxismo-Leninismo vai muito além de ler as cartilhas do partido… e os militantes do pcdob não estão entre os mais estudiosos em não importa qual matéria. Seria interessante que o pc do b deixasse claro qual é sua tese, sua leitura historico-dialética de, neste momento, ser revolucionàrio estar junto com Caiado e Lupion. O senhor hà de concordar que isso iluminaria pontos importantes da "estratégia revolucionària" (caberia tb incluir nestes novos conceitos a aliança tb revolucionària do ministro dos esportes com R. Teixeira, reconhecido internacionalmente por sua probidade).

    luiz pinheiro

    Carlos, lamento informar que o Aldo não citou nem uma vezinha nem o Marx nem o Lenin na argumentação dele.

Ana

Aliança burra e despudorada. Mancha o partido, mancha a biografia. Não existe justiça social sem se pensar também na preservação das florestas! Foi uma pisada feia, sem volta. A vida é feita de fatos, não de intenções.

soninha

fica mais facil acreditar que comunista come criancinha

Dóri

Gente do ceu……isso é pensar que as pessoas nao tem cerebro

Paulo Silva

Os comentaristas daqui, ao que parece, querem que os representantes do Greenpeace votem as leis brasileiras e não o Congresso eleito pelo povo brasileiro, Foram mais de 400 votos a favor do Brasil contra uns 60 gatos pingados que aceitam a interferência externa em assuntos internos. Lá na Holanda, terra do Greenpeace, não tem nem Código Florestal! Nem lá , nem em nenhum país europeu , muito menos nos Estados Unidos. Eles podem plantar aonde quiserem. E agora querem impedir a agricultura brasileira de competir com eles usando (mui amigos!) a desculpa de proteger a Amazônia. Acordem brasileiros! Não é só do PIG que vem a manipulação. Viva o Brasil! Bravo, Aldo Rabelo!

    betinho2

    Paulo
    Só um exemplo: Na Alemanha, no Canadá e em mais um pais da Europa que não lembro, por LEI, as florestas são propriedade do Estado, e ninguem mete o machado sem uma autorização, depois de um estudo socio/ambiental. Se meter é cadeia.
    Se adotassemos isso aqui, já que voce e outros lobbystas defendem, realmente, não precisariamos um Código Florestal. Era só ir aboletando a cadeia com os desmatadores.

    Para pararem de ficar usando exemplo do que não conhecem, fui Diretor Superintendente de 3 Agropecuárias S/As em Diamantino MT de acionistas alemães. Se você tiver noçaõ do que é a cultura de preservação desse pessoal não ficaria escrevendo o que escreve. Você e outros mais. E sou sincero em diser, paguei mico com eles, mesmo tendo já à época preocupação com o meio ambiente. Paguei mico com bituca e lacre de cigarro, pra vc ter idéia. Com administração e condução do cultivo da fazenda, as recomendações eram mais severas do que nossa própria legislação, mas ai não houve mico porque sou também preservacionista por natureza e cultura familiar.
    Então não venham aqui sofismar querendo que acreditemos nos "achismos" de voces, porque eu conheço.

    Vitor Vogel

    ao amigo que crê na benevolência canadense com suas florestas, veja o que acontece por lá:
    http://safenature-luta.blogspot.com/2009/10/oil-s

    desmatamento para extração de betume para produzir petróleo…

    por favor, vamos pro mundo real…

    betinho2

    Vitor
    Vamos lá.
    Interessante que os defensores do Código da Impunidade criticam o Greenpeace (eu também), mas nessa hora você se vale de uma materia "torta" justamente dessa ONG para rebater o que escrevi acima. Na matéria "enviesada", diversas fotos e nenhuma mostrando derrubada de floresta, conforme afirmado no artigo.
    Mas vamos à verdade. Oil Sands no Canadá equivale ao nosso Xisto Betuminoso, unidade da Petrobras em São Mateus, a mais de 50 anos funcionando. A diferença é que aqui é extraido da rocha e no Canadá da areia. No Canadá, é uma região com alta concentração, segunda reserva mundial (a primeira é na Venezuela). Dois patamares de óleo. Um superficial, que pela alta concentração de betume simplesmente não tem floresta na superfície, é uma terra "morta". Outro a profundidades de 150 a 300 metros aproximadamente. Nesses locais a superfície fica intocada, pois abrem poços (parecido com a exploração de petroleo) e injetam vapor e água a mais de 500 graus, liquifazendo o betume e extraindo por bombeamento. Além de não haver derrubada de floresta, a superfície é posteriormente (ao fim da exploração) refeita e recuperada. Ambientalmente correto.
    Agora, lembrar que o grosso da grana do Greenpeace vem das Fundações Rockfeller, que não tem interesse que o Canadá, altamente dependente de energia, explore suas reservas de xisto betuminoso. Alias uma tendencia mundial será a exploração dessas reservas, que certamente não agrada as famosas "7 irmãs", da qual a Standart Oil dos Rockefeller faz parte.
    Simples assim.
    Bom proveito com os "ensinamentos" do Greenpeace.

    Lucas

    Esse discurso de "ambientalistas estrangeiros malvados" é exatamente o usado pela ditadura para justificar um sem número de atentados contra o meio-ambiente e população brasileiros. Tudo que a Europa, China e Estados Unidos mais querem é que nós devastemos nosso país para continuar exportando comida e matéria-prima pra eles. O único futuro viável está no domínio da tecnologia. Exportar produtos agrícolas é o atraso e a ruína.

    luiz pinheiro

    Paulo, a votação que voce fala, dos 400 a 60, foi a do texto base do Aldo Rebelo. Esse texto até dá para discutir. O problema é que depois o próprio Aldo, e o PCdoB, apoiaram a emenda do PMDB, que é um desastre, uma verdadeira farra para o ruralista, o latifundiário devastador. Essa ganhou por 280 a 180, ou coisa que o valha. Os ruralistas se sentiram muito fortes e exageraram demais na dose. E o relator contribuiu, porque abandonou o próprio relatório para apoiar outro texto que vai muito além. Ou seja, primeiro foi votado, pro forme, um texto acordado com o governo, para depois o relator apoiar uma emenda que não incorporou ao relatório, o que não é muito usual.

conceição oliveira

Minha resposta ao PCdoB:
José Cláudio: “Eu vivo da Floresta eu a protejo de todo jeito e por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora” http://mariafro.com.br/wordpress/2011/05/25/jose-

Regina Braga

Gente,O Portal Vermelho,vai trabalhar no blog do Noblat? O casal assassinado,tbémsão falsos esquerdistas?

    Vitor Vogel

    confundir aliados pontuais com parceiros estratégicos é erro de iniciante. ou quem dirige os ecologistas do PT é o muy amigo PSOL ou o PV do tucano gabeira?

    betinho2

    Aliados pontuais?…não, isso não é encontro casual, é casamento sem prazo de término. Golpe do báu mesmo.

mello

Que vergonha, PCdoB !!! Lamentável! Pior: abominável!!

robledo duarte

Só perde para um texo do tosco CQC.

Pedro Luiz Paredes

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Gabriel

O código é tão anti-oligarquia que quem fez mais lobby pela aprovação foi à digníssima "comuna" Katia Abreu.

betinho2

Na verdade o PCdB também entra no rol dos desmatadores. Desmataram a crença de que era um partido sério e ético.

    Jair Pelegrin

    Vergonhosa a posição do partido e do Aldo Rebelo. Dizer o que??

Erick Magalhaes

Só uma dúvida: por que os ruralistas gostaram tanto dessa guerra á oligarquia rural? Será que ninguém avisou que era uma guerra?

EdiSilva

Eu pensei que o texto fosse uma ironia, mas não achei sinais disto. Deve estar bem escondido e eu não percebi.
O Vermelho engoliu mesmo esta história? Acredita no que escreveu?

Bertold

Esses comunistas são uma piada pronta. Onde já se viu substituir a aliança "operário-camponesa" pela aliança "latifúndio-agronegócio rural-urbana"? kkkkkkkkk…

Ruth Alexandre

"Anhan Cláudia, senta lá…"

Chepeuzinho Vermelho

Só faltava essa, o PCdoB, querer nos fazer engolir tamanha mentira.

Viver muito tem dessas coisas amargas, se vê um partido como o PCdoB cometer um crime de lesa-pátria e sair cantando o Hino Nacional.
RURALISTAS VERMELHOS, deve ser nova tendência no PCdoB.

Pedro1

Por quê, para defender o pequeno agricultor, tem que anistiar aqueles que cometeram crime ambiental?

Marisa Novaes

O PCdB,……..bebeu!!!!

Wanderson Aguilar

PC do B inventa materialismo surreal essa é uma nova tése marxista que acredita que a revolução proletária e camponesa virá depois do armagedom!

Como se diz aqui em Salvador "a cara nem arde"!

O texto é de um malabarismo de deixar o pessoal do Cirque du Solei desconjuntado.

paulo chacon

O PCdoB é aliado do kassab(minúsculo mesmo) em São Paulo. Precisa dizer mais alguma coisa?

Guilherme Milani, SP

Que papo é esse? O relator do malfadado código florestal, que agradou até a Katia Abreu, é Aldo Rebelo, do PC do B. Agora, de repente, públicam esse texto pedindo união de camponeses? Faz favor! Chega de hipocrisia, disso já estamos de saco cheio!

Henrique

Discurso tão esquizofrênico quanto o do Aldo Rabelo… É a velha teoria do rabo da cobra onde extrema direita e extrema esquerda se encontram! Lamentável tanta gente ter morrido na historia das lutas populares para isso…. lamentável….

ricardo silveira

Será que entendi direito? Trata-se do esforço de aprofundar as contradições para fazer a revolução? Porque apoiar as reivindicações das forças políticas mais atrasadas e reacionárias do país só pode ser explicado a partir do entendimento: “quanto pior melhor”. Fazia tempo que não lia alguma coisa tão anacrônica. Os ruralistas devem estar rindo de rachar o bico.

Uélintom

Espero que tenham aprendido a lição no PT. Foi como criar um cão raivoso, que fingia lamber a mão do dono, e na hora H, mordeu. Foi a imagem que se formou ao ver o discurso irado de Rebelo exigindo saber se realmente a Presidente disse o que disse sobre a votação.

Mas, eu sempre me pergunto: quem é esse cara que se diz chamar Aldo Rebelo – o mesmo nome de um militante de esquerda que combateu no Araguaia e que provavelmente morreu por lá – ?

Bene

Acho que o que é defendido com unhas e dentes pelos latifundiários do agronegócio só é bom para eles. O Brasil e os brasileiros, simples motais, perdem com este código aprovado. Onde o PC do B está com a cabeça? Será que perderam o foco?

betinho2

Cinismo puro. Depois da traição ao se aliarem ao latifundio, a volta do "discurso", para enganar os eleitores na próxima eleição. Nunca votei no PCdB, mas sempre respeitei suas posições. Mas daqui pra frente terão de mim o combate contra o falso discurso que praticam.

Patricia

Nunca vi tanto cinismo: "O engajamento a favor do novo Código Florestal de entidades corporativas dos latifundiários, ideologicamente de direita, com forte influência política e posições destacadas nos grandes partidos das classes dominantes, nada tem a ver com aliança de interesses, opiniões, orientações e estratégias com as forças políticas progressistas que apoiaram o novo Código. Tais entidades, assim como políticos herdeiros da famigerada UDR, continuam sendo figadais inimigos dos camponeses, dos trabalhadores agrícolas em geral e do povo brasileiro."

Stalinismo na veia!!!!

José Mendes

Meo, to achando que o partidão não tem volta. Cda vez mais a direita…

José Roberto

Antigamente os editoriais do PCdoB eram feitos na Albânia, pelo visto agora é feito pela UDR.

ramirocatelan

É piada isso, né?

Marcelo Fraga

Se, para o PCdoB, defender causas contrárias às dos latifundiários desmatadores é ser falso esquerdista, então não tenho vergonha de dizer que para o PCdoB eu sou um falso esquerdista.

Não sou como os deputados do PCdoB, que andam às voltas com os setores mais reacionários e fascistas da política brasileira.

    Chico Nunes

    Proponho a troca do símbolo da "foice" pelo motoserra. Já de muito tempo, que o PCdoB não mete medo nem em bebê. Gostaram do poder e se lambuzaram com ele. Estão mais para neocomunistas, haja visto a celebridade Orlando Silva. É uma pena que o delegado Protógenes tenha pairado pelas bandas de lá.
    Não acredito nos partidos políticos como ferramenta de transformação social. Os movimentos sociais são instrumento mais representativos e democráticos de transformação.

Rasec

PCdoB e PMDB: que base aliada de Dilma!
Foi vergonhosa a postura do PCdoB!

Mimo

Pera aí, o PC do B quer agora justificar uma aliança desidiosa e oportunista com os latifundiários. Será que eles pensam que somos idiotas!

Nivaldo

Azenha.
Meu Deus dá para entender este texto do PCdoB? O pior de tudo é a síntese… "O movimento popular brasileiro e as forças progressistas não podem dividir-se entre latifundiários capitalistas e “ambientalistas” a serviço das estratégias do imperialismo". A liderança do PCdoB leu o texto de reforma do código? Conclusão: PCdoB a caminho do PPS. Alguma dúvida?
Se é que vale eu dizer isto: Parabéns pelo seu Blog. Um abraço.

hugo

É inacreditável. Tem a cara do PCdoB dos meus tempos de estudante. Fazia aliança com a direita a qual bancava transporte e alimentação para ida aos congressos e discurso de esquerda e extrema agressividade contra os financiadores para nós estudantes. No caso do Código Florestal, o Aldo, grande ícone do partido, serviu de mula para passar a droga que os ruralistas e desmatadores queriam passar, e conseguiram. Arrematam com um discurso demagógico genérico de defesa do meio ambiente. Talvez seja para que as chamas das florestas derrubadas no queimem por demais o pelo das raposas do PCdoB.

José Ricardo

Eu nunca vi tamanha distorção da realidade. Difícil de acreditar que um dia o Pc do B foi de esquerda. A Justificativa é uma peça digna de entrar nos anais, no altar das coisas mais estapafúrdias da realidade. Aldo Rebelo demonstra como o Pc Do B degringolou para uma posição anacrônica, fato já demonstrado na sua opinião sobre raposa terra do Sol

FrancoAtirador

.
.
A QUE CAMPONESES O PCdoB SE REFERE?
.
.
Com a licença dos administradores do Viomundo,
transcrevo o artigo do Leandro Fortes,
publicado aqui mesmo no blog.

25 de maio de 2011 às 18:26

Leandro Fortes: A balada de José e Maria

A balada de José e Maria

Posted by Leandro Fortes under Ruralismo, no Brasília Eu Vi

José Roque dos Santos, 59 anos, e Maria do Socorro Diniz, 58 anos, o casal das fotos ao lado, não têm escolaridade, nem terra, nem futuro algum. São dois lavradores de Doverlândia, um município perdido de Goiás, de pouco mais de 7 mil habitantes. À meia noite de segunda-feira, 23 de maio, o casal foi colocado dentro de um ônibus com outras 30 pessoas e, em troca de lanche e uma camiseta, foram enviados pelo sindicato rural local para Brasília, a seis horas de viagem de lá. José e Maria se juntaram, então, a outras centenas de infelizes enviados à capital federal pela Confederação Nacional de Agricultura (CNA) para, exatamente como gado tocado no pasto, pressionar os deputados federais a votar a favor do projeto de Código Florestal do deputado Aldo Rebelo, do Partido Comunista do Brasil.

Conversei com o casal enquanto ambos, José e Maria, eram obrigados a segurar cartazes pela votação do texto de Rebelo, defendido por figuras humanas do calibre da senadora Kátia Abreu, do DEM de Tocantins, presidente da CNA, e do deputado Ronaldo Caiado, do DEM de Goiás, ex-presidente da União Democrática Ruralista (UDR), velha agremiação de latifundiários de inspiração fascista.

José e Maria não sabem ler e nem têm a menor idéia do que é o Código Florestal. Quando lhes perguntei a razão do apoio ao projeto, assim me falaram:

José – Acho que vai ser bom pra nós e pros nossos netos, foi o que disseram.

Maria – É pra cuidar das terras, do futuro do Brasil.

Afora isso, não sabem nada. Nem uma pálida idéia do que é o projeto de Aldo Rebelo, muito menos o que é reserva ambiental e mata ciliar. Nada.

Os cartazes, me contaram, foram entregues por um certo “Luís, do sindicato dos fazendeiros” de Doverlândia, também responsável pela distribuição das camisetas da CNA. Eles foram embarcados em direção a Brasília sem chance de contestação. Os dois não têm um único centímetro de terra, mas trabalham na terra de quem manda, no caso, um fazendeiro da região. Enfrentaram um frio de 9 graus na viagem até Brasília, tomaram café com leite e pão em barraquinhas armadas em frente ao Congresso e, quando os encontrei, tomavam conta da fila de doces, frutas e confeitos que a CNA havia preparado na entrada da Câmara dos Deputados para impressionar a mídia. Tinham esperança de conseguir um almoço de graça e se mandar de volta para Doverlândia, às 17 horas de terça-feira, dia 24, a tempo de dormir em casa. Triste ilusão.

As gentes usadas como gado pela CNA para garantir a aprovação do projeto de um comunista ficaram enfurnadas no Congresso até tarde da noite, famintas e exaustas, obrigadas a se espremer nas galerias e a servir de claque contra os opositores do Código Florestal. E, é claro, a aplaudir Ronaldo Caiado.

Que essa perversão social ainda exista no Brasil, não me surpreende. Há anos tenho denunciado, como repórter, esse estado de coisas.

O que me surpreendeu mesmo é que os deputados do PCdoB não tenham se retirado do plenário, senão por respeito a José e Maria e à história do partido, mas ao menos por vergonha de serem cúmplices da miserável escravidão a que o casal de Doverlândia e seus companheiros da terra foram submetidos em troca de lanches e camiseta.
.
.

carlos coelho manaus

logo logo o pcdob vai se juntar ao roberto freire o que será uma pena!

rara competencia? isso tem outro nome

    FrancoAtirador

    .
    .
    Paradoxalmente o Roberto Freire (PPS) votou contra o projeto de Aldo Rebelo:

    PPS
    Arnaldo Jardim SP Sim
    Arnaldo Jordy PA Não
    Augusto Carvalho DF Sim
    Carmen Zanotto SC Sim
    César Halum TO Sim
    Dimas Ramalho SP Sim
    Geraldo Thadeu MG Sim
    Moreira Mendes RO Sim

    Roberto Freire SP Não

    Rubens Bueno PR Sim
    Sandro Alex PR Sim
    Stepan Nercessian RJ Sim

    Total PPS: 12
    .
    .
    Mas não se iludam. Não foi por convicção ideológica.

    Isto aconteceu porque os latifundiários não quiseram dar a sua quota,

    visto que esse ex-esquerdista é um político tão decadente e desimportante

    que já não tem o menor poder de barganha em lugar nenhum.
    .
    .

waldez

eu ñ imagino a quantidade de cinismo que alguém do PCdoB precisa ter pra escrever "falsos esquedistas".

Bruno Moreno

Nem todo mundo vai entender a ironia. E viva o autismo comunista!

Marcelo Luiz

Sim, nada melhor que destruir com o capitalismo do que deixa-lo acabar com o meio em que extrai sua matriz produtiva.

Deixe seu comentário

Leia também