Paulo Henrique Amorim: O PT quer se livrar do Zé Dirceu?

Tempo de leitura: 4 min

PT AJUDOU A CONDENAR O DIRCEU

Por Paulo Henrique Amorim, no Conversa Afiada

Não deve parecer estranho que a nota oficial do Diretório Nacional do PT, da semana passada, tenha sido tão discreta ao defender o José Dirceu, condenado à prisão perpétua pelo Presidente Joaquim Barbosa.

Aliás, o PT jamais mencionou pelo nome os companheiros condenados.

O PT defendeu os condenados do mensalão com o constrangimento de quem é obrigado a proteger o genro chantagista.

(Ou não foi o PT que demitiu e depois readmitiu o Delúbio? Não foi o PT que tirou o Genoino da Presidência? E trata o Dirceu como se fosse chefe de ONG?)

E por que?

Porque o PT fez, como a UDN, uma interpretação moral do mensalão, ou melhor, da AP 470.

O PT ficou com vergonha de seus líderes.

O Tarso Genro, o José Eduardo Cardozo, o zé do Dantas, esses, então, só não celebraram porque seria um erro político fatal.

O PT jamais enfrentou o Supremo.

E jamais enfrentou o Supremo na arena em que o Supremo julgou a liderança petista: na arena política.

Dirceu, Genoino e João Paulo foram condenados sem prova.

E Delúbio cometeu um crime eleitoral, já prescrito, o de Caixa 2.

O PT ganhou a eleição de 2002 e dois de seus principais aliados estavam quebrados: o PTB de Roberto Jefferson, e o PL de José Alencar.

O que ia fazer o Dirceu?

Renunciar à vitória e não deixar o Lula governar?

Ele fez o que TODOS os partidos brasileiros fazem – com exceção, é claro, do imaculado PSDB: mandou o Delúbio recorrer ao Caixa 2..

O PT corria o risco de levar e não governar.

O que esteve em jogo no Supremo foi se o PT tinha o direito de governar, mesmo depois de ganhar a eleição.

Quando o Ministério Público Federal, sob a batuta do inesquecível Antonio Fernando – depois advogado de Daniel Dantas – denunciou “Ali Babá e os 40 ladrões”, para regozijo do PiG, quis dizer assim: se o Lula botar a cabeça pra fora, a gente pega o Ali Babá!

O Supremo queria, nessa ordem: a cabeça do Dirceu, Genoino, Gushiken e João Paulo.

Depois, a do Lula e da Dilma.

Foram trucidados três presidentes do PT – Gushiken, Dirceu e Genoino e um Presidente da Câmara, o João Paulo, na linha direta de sucessão do Presidente.

(Gushiken foi absolvido à beira da morte, sem ouvir a retratação do Pizolatto).

O objetivo do Supremo não era “restaurar a moralidade”!

Era decepar o PT.

E conseguiu.

Com a ajuda do PT.

Porque o PT – a “UDN de tamancas”, segundo o Darci Ribeiro – se deixou conduzir pela cantilena moralista.

E o que estava em jogo era o PODER !

Não era Ética, a Ética do Gilmar Dantas.

A nota do Diretório revela que o PT não entendeu a relevância da queda do crime de quadrilha, nos embargos infringentes.

O Joaquim Barbosa e o Ataulfo Merval de Paiva entenderam perfeitamente.

É porque sem o crime de quadrilha não tem domínio de fato.

Sem a quadrilha, o Dirceu dominava o que?

Que quadrilha?

A de São João?

A queda do crime de quadrilha desmancha a lógica de toda a condenação dos petistas.

E é por isso que a revisão criminal se torna inevitável.

O que pode permitir, eventualmente, que Dirceu reassuma o controle político do PT, formalmente, mais cedo do que se pensa.

O Barbosa entendeu a natureza do julgamento muito mais do que o PT.

Barbosa entendeu que o gesto desafiador do Dirceu – e do Genoino – , com os punhos cerrados, erguidos, atingia o estômago do processo.

Eu não fui condenado – e muito menos derrotado, diz o gesto.

E é por isso que Barbosa deixará Dirceu na masmorra enquanto for tolerável.

Até o ponto em que não contribuir para reforçar a imagem de mártir que já cobre Dirceu.

Pouco antes de ser preso, um dos condenados disse ao ansioso blogueiro:

“Eles acham que vão nos derrotar, nos abater? Eles não entendem do que somos feitos. Nós somos quadros. Nós somos de Partido. Nós vamos fazer o que fazemos até a morte. Nós não temos compulsória aos 70 anos.”

Dirceu pode estar na rua, em regime aberto, por volta de novembro.

Quem mais teme esse momento não é o Barbosa, que já terá ido embora.

É o PT.

PS do Viomundo: José Dirceu é odiado por muitos. Inclusive na esquerda. Não pelos seus muitos defeitos, mas por seus méritos. É um estrategista brilhante. É inteligente. Bem informado. Corajoso. Como me disse hoje João Vicente Goulart, o filho do Jango, ninguém chuta cachorro morto. Jango estava vivo e provavelmente se elegeria presidente em 1965. Ou ele, ou Juscelino. O resto é picaretagem historialista de… deixa pra lá. O motivo de alguns petistas desejarem o enterro de Dirceu é o medo da sombra de Dirceu. São aqueles que vivem apenas de sugar o brilho alheio. Os arrivistas. Os capachos. Alguns alcançaram inclusive o ministério de Dilma pela capacidade de dizer amém. Os amigos jornalistas que me restaram na mídia patronal dizem: “A melhor forma de f…. o PT é ouvir um petista em off. Estão sempre querendo destruir uns aos outros”.  Uma vergonha.

Leia também:

O golpe dos empresários “revolucionários” de 64, visto dos Estados Unidos


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Rina ibirajaraa de Alencaar Laboissiere

Aguardo a volta do GENIO do PT. O poderoso CHEFÃO Dirceu.

Euler

Sempre achei estranho o fato de Dilma e Lula nunca terem comparecido ao presídio da Papuda para prestarem sua solidariedade a Dirceu, Genoino e Delúbio. São companheiros de longa data dos dois, especialmente de Lula, e seria natural que eles demonstrassem o mínimo de solidariedade, mesmo que se recusassem a comentar o mérito das decisões do STF.

Carlos Lima

Azenha, o PHA é um bom jornalista, bem antenado, porém seu blog não publica quem aponta as mazelas petistas, parece que para seu blog só bom se bajular as sua ideias. Não creio que o PT esteja fazendo isso com o grande Zé Dirceu, Foi apenas uma questão que a fila anda nos assuntos. O assunto agora é a Petrobras e a sarna do PMDB. Se eu fosse o PT o PMDB já tinha sido defenestrado, o PMDB não é importante para o povo do Brasil, quiçá do Rio de Janeiro onde parece que foi infiltrado pelo crime organizado, haja DELTA para isso. O PT calou-se com as cachoeiras das obras do PMDB no RJ e com a CPI do CACHOEIRA/VEJA. Como defender o Zé nestas circunstâncias? O PT tem medo até do carro da GLOBO, faça ideia dos donos, um único deputado medíocre violou a governabilidade. Tudo de ruim que acontece com o PT vem do RJ, Roberto Jeferson e Barbosa que o digam. O PT deveria se afastar do RJ, a terra da coca e das drogas e também da GLOBO é uma mentira de estado, pois lá é armadilha de pegar “xexeu” para o PT. Quanto mais fizerem por lá mais será refém de malandros e do levar vantagem em tudo. Chega né PT, insistir no RJ é burrice e sadomasoquismo.

FrancoAtirador

.
.
Juiz preferido por Joaquim Barbosa se afasta da execução da AP 470

Substituto da Vara de Execuções Penais do DF, Bruno Ribeiro,
que mantém irregularmente o ex-ministro José Dirceu em regime fechado,
está sendo investigado pela Corregedoria do TJ-DF.

Por Najla Passos, na Carta Maior

Brasília – O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) vai designar um novo juiz para responder pelas execuções penais dos condenados pela ação penal 470.

Isso porque o juiz substituto Bruno André Silva Ribeiro, alçado ao posto por determinação direta e mal explicada do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, se declarou suspeito de atuar no caso, alegando “motivo de foro íntimo”.

Não se sabe, porém, se Barbosa voltará a ter a palavra final nos assuntos de competência do tribunal do DF.

Na verdade, a motivação de Bruno, de íntima, não tem nada, como o próprio juiz esclarece em ato publicado antes de se afastar da função.

Ele está sendo investigado pela Corregedoria do TJDF por ter exorbitado suas funções no cumprimento da tarefa, ao pedir esclarecimentos ao governador do Distrito Federal, Agnelo Queirós, sobre supostas regalias concedidas aos presos.

Ao responder aos questionamentos, o governador negou as acusações, mas cuidou de recordar ao juiz preferido de Barbosa que, em função do cargo que ocupa, só tem a obrigação legal de prestar contas dos seus atos às instâncias superiores do Judiciário.

A resposta justificou a abertura de investigação contra Bruno pela Corregedoria.

“Considerando a investigação preliminar aberta pela Ilustre Corregedoria do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios,
tendo como fundamento o encaminhamento efetuado pelo Exmo. Sr. Governador do Distrito Federal contra este Magistrado,
declaro-me suspeito por motivo de foro íntimo
relativamente às execuções penais envolvendo os sentenciados da Ação Penal no. 470/STF”,
justificou o juiz.

Suspeição anunciada

Bruno já deveria ter se declarado suspeito para cuidar do caso desde que foi eleito para o posto, depois que o juiz titular da Vara de Execuções Penais do DF, Ademar Vasconcelhos,
tentou colocar um fim na prisão irregular em regime fechado de Dirceu, Delúbio e também do ex-presidente do PT, José Genoíno,
todos eles condenados ao semiaberto.

Primeiro, porque assumiu a tarefa por meios poucos tradicionais
para uma justiça que se diz isenta e técnica.

Segundo, porque é filho do ex-deputado distrital pelo PSDB
e ex-secretário da gestão tucana de José Roberto Arruda, Raimundo Ribeiro.

Entretanto, manteve-se firme no posto. E sempre alimentando polêmicas.

Em função de uma denúncia sem provas feita pela Folha de S. Paulo de que Dirceu havia usado um aparelho celular dentro do presídio,
regressou com ele para o regime fechado, mantendo-o irregularmente em regime mais severo do que para o qual ele foi condenado
mesmo depois de tomar ciência de que a sindicância interna nada comprovou sobre o fato.

A decisão se Dirceu será mantido irregularmente em regime fechado ou não, porém, foi remetida ao STF.

Segundo o próprio Bruno explicou em outro ato de ofício, as atribuições designadas a ele por Barbosa para a execução penal dos condenados excluem questões referentes à mudança de regime de cumprimento de pena, por qualquer motivo.

(http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Juiz-preferido-por-Joaquim-Barbosa-se-afasta-da-execucao-da-AP-470/4/30576)
.
.

Deco

Então se todos partidos fazem, eles estão liberados para fazer também? E se o crime já está prescrito vamos esquecer e seguir em frente ?
o blog do Amorim deveria se chamar “Conversa Fiada” .

Mario SF Alves

Aos pragmatissimos petistas empoderados

Ainda que reconhecendo algumas razoes nesse seu hibernar tao frio e prolongado, entendo que, infelizmente, a unica voz, a unica onda, o unico som, capaz de traze-los de volta ao real e’ a Internacinal. Estao anestesiados e alguns ainda pior do que isso, estao deslumbrados.

Nem o Putin seria capaz de acordar aqueles que so admitem a realidade pela resultante da correlacao de forcas.

Eduardo Guimarães

Os petistas não podem se esquecer que não há como distinguir Governo e Partido dos Trabalhadores,assim como não há como distinguir PSDB/DEM e oposição! José Dirceu e PT conhecem a importância do silêncio e da trincheira! O tempo é o senhor de tudo! A precipitação e o fogo amigo sómente serve aos inimigos, PIG e seus aliadosPSDB,DEM, Psol e outros frustados e derrotistas!

    Urbano

    Eduardo, sua última frase é uma verdadeira enciclopédia. Ela explicita o âmago da situação, que muita gente não entende; ou melhor, nem se apercebe.

Maria Izabel L Silva

Concordo com O PHA e com o Azenha. Ando muito p da vida com esse partido. Mas quero lembrar que foram petistas como eu que contribuíram para pagar a multa do Dirceu. De tostão em tostão foi mais de 1 milhão de reais. Porém tem uns merdas no PT que não valem 1 conto …

Dinha

Ele têm medo do porque com Dirceu presidente REALMENTE seria diferente.

lukas

Texto encomendado, claramente.

    Joaquim

    Comentário encomendado, naturalmente.

Eduardo Guimarães

Sou leitor assíduo do PHA. Talvez ele estivesse hoje um tanto inseguro e nervoso. Sua analise parece defensiva ! Discordo de suas conclusões. É muito importante saber quando usar as trincheiras! Dirceu e PT são inseparáveis, não se traem!

Francisco

A esquerda só se une na cadeia…

    Joaquim

    E os reacinhas como você só se reúnem nas Marchas pela Ditadura.

José Souza

Muita gente de dentro do PT não sabe ainda a força que José Dirceu dentro e fora do partido. Nós, que admiramos o JD, estamos esperando a hora de reconduzi-lo ao lugar de onde não deveria ter saído. Dai pra frente é por conta dele e, creio, vai longe. Força Dirceu.

Hell Back

Também comecei a desconfiar disso quando o Lula em uma de suas entrevistas, muito antes do julgamento, quando ele afirmou, mais ou menos assim: “Isso o que fizeram com Zé Dirceu foi uma das maiores injustiças que eu já vi”. Parece que ele já sabia do destino do Dirceu!

vinícius

Reescrevo aqui o que escrevi lá no conversafiada:

Calma, PHA!
Há mais coisas entre o céu e terra que possamos imaginar.
Penso que devemos ter calma porque, hoje, nós conseguimos ver muito mais coisas quando comparado com a realidade política de 8 anos atrás.
A pancada em cima do partido dos trabalhadores e do presidente Lula foi muito forte e teve muitas consequências.

Se o presidente Lula e o PT ainda desempenham papel importante na política brasileira é porque são fortes.

Hoje é fácil criticar decisões e posicionamentos passados.

Até você, PHA, cometeu equívocos quando colocava esperanças em um novo membro do STF. Esse mesmo, é esse que vc e todos nós sabemos como age e porque age. Esse tal de JB.

Portanto, PHA, muita calma nessa hora!

    carmen

    Muita calma nesta hora.

Márcio Joffily

Qual foi ou é o papel do Luís Inácio nessa história: foi cúmplice da tramoia ou não sabia de nada ? Ah, por um momento, esqueci, o Luís Inácio paira acima do charlatanismo do baixo clero ! Isso é coisa do mordomo, visto que, por não gostar do ex-guerrilheiro, o mais preparado para substituir a contento, e muito mais, o Luís Inácio, passou-lhe a perna.

    Joaquim

    Brilhante ! Escreva um livro de ficção e, quem sabe, apareça no ranking da Veja. Você parece ter vocação pra delírios. E a Veja adora delírios.

Maura Angela Moraes

O receio é que assim que o Dirceu puder se candidatar, ele(Dirceu) será recebido de braços abertos pelos eleitores do PT, seja para que cargo for. É preocupante não?É o mesmo caso do Eduardo Suplicy, que ninguém abre mão da candidatura dele.

HELBERT FAGUNDES

Boa tarde,

esse nome é forte: Dirceu!! Soa como se falasse por si só.

Urbano

No PT nacional o que existe de mais valioso vem a ser a Galáxia Luiz Inácio Lula da Silva e mais umas dez estrelas de primeira grandeza, incluindo-se os anônimos de dentro do partido, e só! Precisa-se conhecer o saco de gatos que se tornou o PT pernambucano, um verdadeiro caldo feito a partir da burrice, do egoísmo e da incompetência. Aí o eduardo moita, que faz parte de um caldo idêntico e inerente à esquerda de Pernambuco, só que acrescido de muita água nada potável, o que lhe transforma em garapa, sendo mais esperto (nunca confundam com inteligência) apoderou-se da liderança política, e a transformou na politicagem do velho coronelato estadual. O rebengue e o panamá estão guardados para a ilusão de vir a ser presidente do Brasil.

    Urbano

    Nem precisaria dizer, mas não vou deixar desamparados os despercebidos: o José Dirceu e o Genoíno são duas dessas dez estrelas. Havia bem mais, que formavam a constelação da dita elite do PT, porém queimaram o parco combustível muito depressa, e hoje em dia só espelham (e muito mal, devido à grossa camada de fuligem em suas atmosferas) a luz colossal da Galáxia Luís Inácio Lula da Silva.
    Além do mais, o Eterno Presidente Lula, nos tempos atuais, é um Cidadão do Mundo, que se preocupa com o bem de todo o orbe terrestre, em especial trabalhando contra a miséria que devasta bilhões de seres humanos. Daí não dispor quase de tempo para mazelas menores perpetradas pelos fascistas. Cadê os deputados, senadores, prefeitos e governadores do PT? Só querem usufruir das benesses do cargo? Quantos levantaram uma palha para defender os companheiros, que colocaram a sua própria vida em jogo, a fim de defender o Brasil? Os mercenários fascistas estão aí querendo voltar a fazer a única coisa que sabem fazer, qual seja o serviço sujo contra o Brasil e seu povo, para benefício próprio e principalmente dos patrões do Norte, que alugam tal serviço.

    Urbano

    Eu disse atmosfera me referindo a uma sopa qualquer de elementos que circundem as estrelas…

Tutameia

o que se aprende com a historia??? que não se aprende nada com a historia..
(Fidel lendo a carta de despedida do Che – que só era pra ser lida se ele morresse – logo que ele virou as costas, não restando a ele a não ser se imolar na Bolívia…a “picaretagem” de Stalin em Trotsky)

Cláudio

Realmente, choca observar o comportamento dos senadores do PT diante desta situação. Senador Paim, então, lamentável. Aqui na Bahia não vejo nenhuma figura de realce do partido falar sobre esses companheiros. Mutismo total. Até aqueles mais próximos a Zé Dirceu não sei aonde enfiaram as caras, parece que isso não existe. Nem a imprensa local os questionam. Mutismo total!!

Rafael

maravilhoso texto.

O PT se tornou um partido covarde. Como se alguém se importasse ainda com a imagem do PT. Existe sim muitos anti-petistas e a culpa principalmente da mídia. Eu não sou petista, não simpatizo com o PT de hoje, como a maioria de quem um dia simpatizou com o PT. mas independente disso meu voto é pra Dilma Roussef.

Meire Quadros

Todo apoio aos companheiros injustiçados,presos políticos
viva Zé Dirceu,Genuino,Jõao Paulo Cunha e Delubio.

Leo V

Sobre o PS do Viomundo, aqui uma historinha que é uma aula de ciência política (serve ao que diz o PS sobre o Pt e sobre a relação Serra-Aécio):

“Conta-se que um dirigente trabalhista já rodado e muito experiente, não me recordo se Aneurin Bevan, conversava um dia nos corredores do parlamento britânico com um jovem deputado conservador, e este referiu-se aos trabalhistas dizendo: «Vocês, os meus inimigos». Mas Bevan logo o corrigiu: «Atenção! Nós somos os seus adversários. Os seus inimigos são os seus companheiros de partido». Passa Palavra”
http://passapalavra.info/2013/12/89554

cirineu fernandes

Pelo que estamos vendo o Diretorio Nacional mais uma vez se mostra muito timido em defender os nossos presos politico , isto reforça o discurso da direita que diz que o PT usa e suga os companheiros e depois abandona na chapada, é lamentavel que o PT ainda não deflagou uma campanha pra anular a AP 470 que esta mais que comprovado que foi uma condenação politica. o PT esta com medo da midia e da opinião pública , se o PT continuar se refugiando no ventre da covardia a direita vai continuar avançando e quando acordarmos poderá ser tarde demais

Julio Silveira

Sou franco, as vezes me espanto com as metamorfoses que percebo em gente que para mim sempre foi insuspeita e do qual sempre admirei. A minha surpresa agora vem do P.H. Por que aqueles, como eu, que o acompanharam a algum tempo atrás, com alguma memória, não deve ter esquecido de sua contundente critica ao J.D., critica que naquele tempo me pareceu profundamente pertinente, a ponto de pessoas, como eu, virem, já daquele tempo, olhando este cidadão com suspeição. De critico a defensor ferrenho, o que mudou? ou quem mudou? ou em que mudaram? eu gostaria de saber.
Mas uma coisa deve ser certa o J.D. deve ter mudado, deve ter percebido que seu empenho na punição aos Petistas mais combativos de seu partido, a um tempo atrás, os chamados radicais, pode ter sido uma grande bola fora. Que os seus preferidos os pragmáticos companheiros são pragmáticos também na hora em que necessitariam se expor aos olhos da sociedade. Ante qualquer trama bem urdida, para defendê-lo. Ainda assim acredito que o PT deve conhecê-lo bem, até melhor que eu, e provavelmente saiba quando é o momento de colocar suas barbas de molho.

luiz carlos ubaldo

O que seria de nós sem o companheiro Zé Dirceu? São uns cretinos ingratos esses vampiros que se acovardaram diante das caluinias sofridas por quem tanto deu de sua vida em favor de nosso povo!

    mineiro

    assino em baixo , a quanto tempo nos comentaristas e alguns blogueiros vem batendo nessa tecla. que o pt nao fez nada a favor de seus companheiros e muito pelo contrario esta tentando ferrar com eles. o texto é a pura verdade o pt tragado ,estragado , tucanado , covarde , omisso e tudo mais nao moveu um dedo se quer. é uma vergonha, me sinto envergonhado por esse por esse partido, o pt hoje é a outra face dos demonios tucanos , nao se diferencia em nada , é tudo da mesma laia. o texto so comprova o que todos nos ja sabiamos. nao vou tirar o meu da reta , porque no começo desse linchamento do mentirao , eu acreditei nissa imbecilidade , mas eu e os brasileiros nao esta por dentro do que aconteceu , mas o pt. deixar fazer o que fez com os seus companheiros é de uma traiçao do tamanho do brasil. por que eu digo que o pt é tucano ate debaixo de agua.

    normando

    A começar pelo Lula que já há um bom tempo se distanciou do destino do JD.

Jair de Souza

Concordo bastante com o PS de Viomundo. José Dirceu incomoda a muita gente, em todos os setores políticos do país. Sobre ele foi lançada uma campanha difamatória das mais monstruosas já praticadas no Brasil. O próprio autor deste artigo(PHA), que talvez esteja hoje arrependido, e o jornalista Mino Carta foram implacáveis perseguidores de José Dirceu até bem pouco tempo atrás. Quem lesse o blog Conversa Afiada (de PHA) e a Carta Capital (de Mino Carta), lá pelos anos 2007, 2008, 2009, receberia como mensagem a imagem de um José Dirceu como um verdadeiro crápula, um elemento totalmente a serviço de Daniel Dantas. É lógico que essa campanha difamatória vindo de jornalistas que se colocavam no campo da imprensa democrática contribuiu em muito para que José Dirceu fosse odiado até mesmo entre gente de esquerda, os quais, por lógica, deveriam ter por ele um alto respeito.

É bom ver agora que PHA e Mino Carta não consideram mais José Dirceu como o principal adversário a derrotar. A mudança de atitude de quem errou no passado deve sempre ser bem-vinda. Mas, continua faltando uma autocrítica desses jornalistas pelos danos que eles ajudaram a causar sobre a figura de um líder político tão importante como José Dirceu.

Por falar em autocrítica, se eles resolverem um dia fazê-la em relação ao que diziam de José Dirceu, que aproveitem para fazer também outra sobre a imagem maravilhosa que eles difundiam sobre Joaquim Barbosa antes de o mesmo revelar ao público sua verdadeira identidade. Quem lesse as citadas publicações naquele período em que havia enfrentamentos entre JB e GM por questões de pouca ou nenhuma significância não poderia deixar de notar a auréola que tratavam de colocar sobre a figura de JB.

Creio que esta segunda autocrítica seria muito mais fácil de fazer: todos podemos alegar termos sido pegos de surpresa, uma vez que até o Lula também foi. No primeiro caso, entretanto, o erro foi muito mais sério.

Flavio Lima

Essa é a melhor explicação da falta de reação do PT contra essa farsa. “Fogo amigo” (mui amigo) contra o Zé Dirceu, e o Genoíno foi de embrulho. Só não contavam (setores do próprio PT) com a reação da militância. Vamos recolocar nosso partido nos trilhos progressistas.

Adson

O objetivo da “FARSA DO MENTIRÃO” era tirar o José Dirceu do cenario politico, e os demais lideres politicos do PT, afim enfraquecer e pegar o presidente Lula, bem como a Dilma, e aí, adeus governo petista, o José Dirceu seria o sucessor natural do presidente Lula, e os ricos e poderosos o temem, pois sabem que o José Dirceu na presidencia da republica, as reformas que o país tanto necessita, ele lutaria para aprova-las (reforma politica, reforma fiscal, reforma tributaria, reforma do poder judiciario, reforma agraria e a lei da midia), e essas reformas os ricos e poderosos não querem ver aprovadas de jeito nenhum, o “PIG” apenas adiou a eleição do José Dirceu para 2018, e ele voltará muito mais fortalecido, e desde já, já estou fazendo campanha para o José Dirceu, é de homens como José Dirceu, Genuino, João Paulo, Delubio Soares que o Brasil precisa, para o bem do povo brasileiro.

romildo

Zé Dirceu vai voltar e chefiará novamente a Casa Civil.

tiago carneiro

E quem são esses petistas do Off?

Guimarães e Pimentel, do Ceará, na minha opinião, são dois grandes exemplos desse tipo desqualificado de Pestista que não merece carregar a estrela no peito.

Ernê Cavalcante

Não acho que o PT tenha feito isso com intenção de “fritar” o ZD, porém, a luta que este partido empreende contra a Direitona Maquiavélica é muito desgastante e cansativa, até porque, falta muito apoio popular conscientizado. As pessoas sentem que está havendo grande injustiça, mas não tem consciência crítica e poder de mobilização suficiente para arrebanhar multidões na luta pela reversão deste “inferno astral”. Ademais, o trauma da ditadura Militar ainda existe. As antigas lideranças estão receosas e às novas lideranças talvez falte conhecimento histórico e filosófico. É preciso a militância ser mais unida e estudar mais para conhecer o monstro contra o qual luta, pois só assim poderá vencê-lo.

José X.

Nossa, não concordo com nada disso. Não com o artigo, não com o PS, não com os comentários.

Meu palpite é que a aparente (falta de) atuação do PT) é estratégica: está dizendo que o PT joga de acordo com as regras, seja para ganhar ou seja para perder.

Acredito que os próprios condenados tenham consciência disso, caso contrário já teriam posto a boca no mundo – em off, como diz o Azenha.

Que existe muito gente folgada e vagabunda no PT eu acredito, gente carregada nas costas por Lula e Dilma. Mas nesse caso acho que o PT está certo em não entrar no jogo sujo de mídia+judiciário+mp+tucanos(e seus penduricalhos, como DEM e PPS).

    francisco.latorre

    isso.

    pha é aquele que dizia. e repetia. ‘lula tem medo’.

    que minou dirceu. o quanto pôde.

    agora detona o pt.

    ..

    autocrítica?.. no mundinho da blogaria..

    vão esperando.

    ..

    Mário SF Alves

    Concordo.

Lucas

se não vejamos, os petistas são aqueles que mais odeiam o discurso de que “todos os partidos são iguais”, “PT e PSDB são a mesma coisa”. Será mesmo? Citação direta do texto: “Ele fez o que TODOS os partidos brasileiros fazem, (…) recorrer ao caixa 2”.

Engraçado que quando cabe, todos os partidos são iguais, até mesmo aqueles que não fazem caixa 2 por nem sequer ter tamanho suficiente para burlar a lei e não serem pegos.
Mas quando se trata de fazer marketing para ganhar votos, “absurdo dizer que PT e PSDB são a mesma coisa!”

Haja hipocrisiiiiiaaa!

Fabio Passos

Libertem os presos políticos!

José Dirceu e José Genoíno são heróis do povo brasileiro.
Arriscaram a vida lutando por justiça e democracia.

É dever de todo cidadão lutar pela liberdade dos companheiros presos na farsa do mentirão.

    Sagarana

    Me inclui fora dessa!

    Joaquim

    Quem não conhece um mínimo da nossa história (não aquela contada nos livros da poderosas editoras) está naturalmente fora. Junte-se à meia dúzia que prefere a Marcha da Família pela Ditadura, que é seu lugar.

    AEVER NÉSCIO

    Sinta-se incluído.

Jean

Concordo com o artigo publicado. O PT, partido do qual faço parte desde 1989, deixou sim a desejar no embate jurídico, político e moral ao não defender os principais fundadores do partido. Entendo que na verdade faltou coragem, faltou ousadia, e acima de tudo lealdade.

    tiago carneiro

    O PT do RUi Falção é um PT Bundão…

Mariza

realmente o PT, deixou a desejar com relação aos companheiros presos injustamente, mas tem muitos do partido que não se conformam com isso. Espero sinceramente que que a justiça seja feita e aguardá-los de braços abertos, com respeito e admiração pelo sacrifício que estão passando. Tenho certeza que todas as mudanças no Brasil de bom que hoje acontece tem a participação dos mesmos. O PT não precisa se omitir. Eles são MÁRTIRES E NÃO BANDIDOS. Ganharemos a eleição, vamos a luta hoje mais do que nunca. DIREITA NUNCA MAIS. Viva nossos HERÓIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

EDSON TADEU

ó principal medo do Dirceu é que eles sabem que entre qualquer um deles e Dirceu, Claro, Dirceu ganha de pau, entao eles nao querem um concorrente a posiçoes que eles esperam um dia alcançar, mas com Dirceu no caminho isso talvez seja impossivel, Impossivel por que o lugar fica para o Dirceu. Impossivel porque tendo Dirceu na direçao muitos deles serao descartados e ai está o mêdo deles.

Deixe seu comentário

Leia também