Patrus Ananias: “Vamos governar para todos, mas fazendo sempre a opção preferencial pelos pobres”

Tempo de leitura: 7 min

por Conceição Lemes

Tudo estava dentro do script programado. Repetir 2008, ou seja, uma grande aliança em torno da candidatura à reeleição de Marcio Lacerda (PSB) à prefeitura de Belo Horizonte, tendo um petista como vice.

Parecia até uma daquelas reportagens que vão sozinhas para a gráfica ou para o vídeo, de tão iguais que são ano após ano. Do tipo, “os cemitérios estão lotados no Dia de Finados”, ou “não vai faltar peixe na Semana Santa”.

Até que o PSB, dizem que por imposição do senador Aécio Neves (PSDB), decidiu não fechar chapa com o PT para a Câmara Municipal, rompendo um acordo feito anteriormente.  O PT decidiu então desembarcar da candidatura Marcio e lançar Patrus Ananias como candidato a prefeito de Beagá.

A militância petista de Minas que há tempos andava cabisbaixa, desanimada, está empolgadíssima. Foi por aí comecei esta entrevista com Patrus Ananias, que foi vereador, relator da Lei Orgânica do município de Belo Horizonte, prefeito, deputado federal e ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo ex-presidente Lula.

Viomundo – Nos últimos dias, conversei com mineiros de Belo Horizonte, Brasília e São Paulo, que estão muito felizes com a sua candidatura a prefeito. O senhor pretende resgatar na campanha o PT histórico, de militância realmente na rua?

Patrus Ananias – Eu tenho mais de 30 anos de militância no Partido dos Trabalhadores. Só que a minha militância vai além do PT. É uma militância social também, pois sempre procurei exercer os meus direitos e deveres de cidadania e de participação política. E é claro que essa nossa história de compromissos, de engajamento, contribui para motivar não só a militância do PT como a dos partidos coligados conosco, como a do PCdoB e PMDB, e a militância social.

As minhas experiências na vida pública foram experiências muito bem-sucedidas, pois se basearam principalmente na ética, na democracia e na competência de gestão, sempre trabalhando em equipe. Essa é uma direção importante, porque tanto na vida quanto na política ninguém faz nada sozinho. Todas as grandes conquistas são coletivas, compartilhadas.

Cito, por exemplo, a minha experiência como prefeito de Belo Horizonte. Foi um divisor de águas na história da cidade. Depois, sobretudo a minha experiência como ministro do Desenvolvimento Social e do Combate à Fome. Nós implantamos no Brasil o ministério e as políticas públicas sociais. Foi uma grande marca do governo do presidente Lula.

Por tudo isso, há uma sintonia com as pessoas, o que me deixa feliz e mais motivado para fazer uma bela campanha. E, se ganharmos, fazermos um governo que atenda às melhores expectativas da população de Belo Horizonte.

Viomundo – Passava pela sua cabeça sair candidato a prefeito?

Patrus Ananias — Sinceramente, não estava no meu horizonte. Eu já estava com a vida devidamente programada em termos de atividades profissionais; retomei as minhas aulas na Faculdade de Direito da PUC—Minas.

É uma candidatura que não postulei, não pleiteei. As condições se colocaram e vieram. Eu aceitei com muita convicção, muita motivação, inclusive pelas condições em que a candidatura se colocou. Primeiro, assegurando efetivamente a unidade do PT. Depois, a unidade das forças políticas e sociais que se coligaram conosco.  Nós estamos num momento muito bom e as energias estão soprando de forma muito positiva.

Viomundo — Como é enfrentar um adversário que tem 70% de aprovação e as máquinas da Prefeitura e do Estado à disposição dele?

Patrus Ananias – Antes de tudo, o compromisso que eu tenho com Belo Horizonte, que me acolheu há mais de 40 anos. Uma cidade onde eu me constituí, constituí a minha família, me realizei profissionalmente, vivi as principais experiências políticas da minha vida.

Inclusive, vamos contribuir para o debate na cidade, o que é muito bom. E com isso poderemos debater de forma ética, democrática, os grandes desafios que nós vivemos hoje na capital dos mineiros. Então tem essa dimensão.

Também tenho a convicção de que o nosso projeto é o melhor. A nossa história política e pessoal é uma história de lutas, compromissos, com o povo de Belo Horizonte, de Minas e do Brasil.

Agora, além da disputa eleitoral, tem também a dimensão pedagógica, de construção da cidadania, de diálogo com as pessoas, especialmente com os mais pobres, com aqueles que ainda não têm vez e voz.

Então é uma oportunidade de discutirmos Belo Horizonte, lembrando que é o centro da terceira região metropolitana mais importante do Brasil, é a capital de Minas, que é um estado fundamental no projeto nacional. Vamos discutir Belo Horizonte, mas lembrando sempre que ela está inserida no contexto estadual e nacional.

Viomundo – Até semana passada o PT fez parte da administração do Marcio Lacerda. Como vai ser o seu discurso?

Patrus Ananias – Primeiro, nós temos uma diferença histórica. Diferença de projetos, de prioridades. O Partido dos Trabalhadores apoiou o governo Marcio, eu particularmente tive uma posição diferente em 2008, mas isso são águas passadas.

Viomundo – O senhor não apoiou o Marcio em 2008?

Patrus Ananias — Naquele momento, não. Agora, não vem ao caso o motivo, pois não tem incidência nas prioridades de hoje. O fato é que o partido apoiou. Mas foi, claro, apoio a uma pessoa diferente de nós, sempre enfatizando a necessidade de aperfeiçoar, de ampliar as políticas públicas sociais. E já adianto a você. Não faremos uma campanha negativa. Nós vamos discutir quem pode fazer mais e melhor para o povo de Belo Horizonte.

Viomundo — Quais são as suas propostas nesse sentido?

Patrus Ananias – Há três pontos fundamentais, que sempre orientaram a minha vida, a minha militância política e social. Eles estarão conosco na campanha e, se ganharmos, na prefeitura de Belo Horizonte também.

Primeiro, o compromisso com a ética. Não com uma ética teórica, mas com uma ética concreta, diuturna. O nosso compromisso, por exemplo, é de abrirmos efetivamente as contas da prefeitura e prestarmos contas à população de todos os nossos atos e gastos, o que arrecadamos e onde estão sendo aplicados os impostos pagos pela população da cidade.

O segundo ponto fundamental é a questão democrática. A participação popular. Nós vamos retomar num nível mais avançado a questão do orçamento participativo, do planejamento participativo. O orçamento, por exemplo, é condicionado pela Lei de Diretrizes Orçamentárias e pelo Plano Plurianual. Nós vamos abrir um debate na cidade sobre todas as leis e planos governamentais que incidem sobre a legislação orçamentária.

Nós vamos abrir também um debate sobre a relação de interlocução com a cidade, com os conselhos. Na minha experiência na prefeitura de Belo Horizonte e no Ministério do Desenvolvimento Social, aprendi que a ética, a transparência, a honestidade e a democracia no dia a dia são muito eficazes.  As pessoas – tanto os servidores públicos quanto a população – percebem quando a coisa é séria, é para valer, há um compromisso efetivo com o bem público, com o interesse coletivo. E quando isso acontece, elas aderem. Hoje, nós temos questões, como a ambiental, a do trânsito, o combate à violência e às drogas e tantas outras, que pressupõem uma adesão efetiva, consciente, das pessoas, das famílias, das comunidades, das instituições.

O terceiro ponto, desdobrando, é o nosso histórico. É o nosso compromisso com a justiça social, com os pobres, com os excluídos. Nós vamos governar para todos, dialogar com todos, potencializar todas as vocações da cidade, mas fazendo sempre a nossa opção preferencial pelos pobres.

Viomundo – Saúde é um problema visível em Belo Horizonte.  O que planeja para essa área?

Patrus Ananias – Eu considero que o SUS é uma grande conquista nacional. Como prefeito de Belo Horizonte, nós fomos a primeira capital que municipalizou a saúde no Brasil. Mas hoje nós temos de dar uma atualizada no SUS, para que ele continue cumprindo os seus objetivos de universalidade, integralidade e equidade.

Viomundo – O que significa atualizar o SUS?

Patrus Ananias — Primeiro, se queremos serviços públicos de boa qualidade, eficientes, nós precisamos ter também servidores públicos motivados, qualificados, dignamente remunerados, dentro das possibilidades do erário público. Nós vamos trabalhar para a profissionalização do servidor público, incluindo o servidor da área da saúde. É a questão da carreira.

Depois, vamos trabalhar também o sistema, de maneira que as unidades mais complexas, os hospitais, não fiquem sobrecarregados. Atendimento efetivo, eficaz no nos postos de saúde, assim como nas unidades intermediárias também. Enfim, para que tenha atendimento de qualidade nos diferentes níveis dentro do sistema. Vamos avançar também na experiência da saúde da família, que vem se mostrando positiva.

A experiência que tive na prefeitura, depois no ministério, me ensinou que tanto no plano teórico quanto no prático as políticas públicas devem ser integradas. Então, é claro, que a saúde tem os seus aspectos específicos de atendimento, prevenção, combate às enfermidades, atendimento de urgência e emergência. Mas é preciso integrar a saúde também com outras dimensões.  Por exemplo, com segurança alimentar e nutricional, moradia, saneamento básico…

Viomundo – O senhor citou várias vezes a militância. Que recado gostaria de mandar a ela?

Patrus Ananias – Nós estamos vivendo um grande momento e vamos trazer para as ruas de Belo Horizonte a nossa militância. Nós sabemos que quando a militância do PT, dos partidos coligados, dos movimentos sociais, do movimento sindical e as pessoas comprometidas com a ideia de uma sociedade mais justa e melhor para todos saem de casa,  elas começam a multiplicar o seu voto. E, ao conversar com outras pessoas, parentes, familiares, amigos, vizinhos, colegas, a campanha vai ganhando força.

As pessoas sabem que quando o militante pede o voto a um amigo, a um vizinho, a um colega de trabalho,  ou está com a sua bandeira na rua, ele não está fazendo isso por dinheiro, está fazendo por convicção. Isso cria um clima muito positivo que contagia e mobiliza outras pessoas.

Então, estou vendo com muita alegria a perspectiva de retomarmos as ruas de Belo Horizonte com muita paz, muita celebração, mostrando que estão vivas a militância do PT, a militância social. As pessoas se vestem e saem de casa para um projeto que vai além de cada um de nós.

Outra coisa fundamental para mim é que Belo Horizonte é uma cidade esplêndida. Eu tenho uma relação profunda de amor com Belo Horizonte, porque ela preserva muito a nossa dimensão do interior, do sertão, as nossas raízes rurais, roseanas, para lembrar Guimarães Rosa, mas ao mesmo tempo é uma cidade universal. É uma cidade que dialoga com o Brasil e com o mundo. Uma cidade que produz uma cultura de ponta em todas as áreas: dança, teatro, cinema, literatura, música, teatro de rua.

Então, essa retomada de Belo Horizonte como espaço produtor de possibilidades políticas, sociais, culturais, artísticas, inclusive aproveitando melhor os recursos que estão surgindo no Brasil com as políticas sociais, é um desafio muito estimulante e eu sei que as pessoas vão crescer nesse processo.

Viomundo — Só mais uma pergunta. Na verdade, uma provocação. O apoio do Kassab [Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo-PSD], não constrange o senhor?

Patrus Ananias — Não. Nenhum apoio me constrange. Confesso que não tive nenhuma participação no processo de adesão do PSD à minha candidatura. Tenho um grande apreço por militantes do PSD em Minas, especialmente pelo seu presidente, o Paulo Simão, que é muito amigo, uma pessoa com quem eu dialogo e sempre foi um grande parceiro.  Nós acolhemos todos os apoios.

Leia também:

Jornal mineiro censura coluna de Fátima Oliveira sobre Patrus


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Vanessa Portugal: 50 mil contra 50 milhões « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] a entrevista com Patrus Ananias, do […]

Rafael Goulart

“Patrus Ananias – Eu considero que o SUS é uma grande conquista nacional. Como prefeito de Belo Horizonte, nós fomos a primeira capital que municipalizou a saúde no Brasil. Mas hoje nós temos de dar uma atualizada no SUS, para que ele continue cumprindo os seus objetivos de universalidade, integralidade e equidade.”
Esse ser humano vive em outra dimensão!!! Só pode ser isso.

Francisco Andrade

Em homenagem ao Patrus, penso que a lição de Aristóteles é de que nenhum partido tem razão no seu argumento. O Estado não deve ser governado por uma “parte”. A administração da comunidade política é tarefa do conjunto dos cidadãos. Nenhum partido pode pretender substituir a coletividade inteira no exercício do poder. Quando um partido faz isso, exclui aqueles que não pertencem a ele do direito de participarem da administração do Estado. Neste caso, a comunidade deixa de ser “política” para ser “despótica”. Quer dizer, deixa de ser uma forma de exercício dos poderes em vista do bem geral para tornar-se o exercício do poder em favor dos interesses privados. Em que isto poderia ser útil aos nossos partidos de hoje em dia? Com sinceridade, Não jogue no lixo todo seu trabalho em favor da Cidadania Brasileira. VIVA LULA, VIA DILMA. A lição de Aristóteles é de que nenhum partido tem razão no seu argumento. O Estado não deve ser governado por uma “parte”. A administração da comunidade política é tarefa do conjunto dos cidadãos. Nenhum partido pode pretender substituir a coletividade inteira no exercício do poder. Quando um partido faz isso, exclui aqueles que não pertencem a ele do direito de participarem da administração do Estado. Neste caso, a comunidade deixa de ser “política” para ser “despótica”. Quer dizer, deixa de ser uma forma de exercício dos poderes em vista do bem geral para tornar-se o exercício do poder em favor dos interesses privados. Em que isto poderia ser útil aos nossos partidos de hoje em dia? Com sinceridade, Alexandro Tonon, fique mais proximo da Virtude Política do Governo Lula. Não jogue no lixo todo seu trabalho em favor da Cidadania Brasileira. Seja mais humilde e reconheça o trabalho deste homem, aplaudido no Brasil 83% da população, exceto um bom amigo que saiu do RS e veio para o Nordeste do Lula e seu povo. VIVA LULA, VIA DILMA. Palmas para ele e ela.
8 de Julho às 13:07 · CurtirA lição de Aristóteles é de que nenhum partido tem razão no seu argumento. O Estado não deve ser governado por uma “parte”. A administração da comunidade política é tarefa do conjunto dos cidadãos. Nenhum partido pode pretender substituir a coletividade inteira no exercício do poder. Quando um partido faz isso, exclui aqueles que não pertencem a ele do direito de participarem da administração do Estado. Neste caso, a comunidade deixa de ser “política” para ser “despótica”. Quer dizer, deixa de ser uma forma de exercício dos poderes em vista do bem geral para tornar-se o exercício do poder em favor dos interesses privados. Em que isto poderia ser útil aos nossos partidos de hoje em dia? Com sinceridade, Alexandro Tonon, fique mais proximo da Virtude Política do Governo Lula. Não jogue no lixo todo seu trabalho em favor da Cidadania Brasileira. Seja mais humilde e reconheça o trabalho deste homem, aplaudido no Brasil 83% da população, exceto um bom amigo que saiu do RS e veio para o Nordeste do Lula e seu povo. VIVA LULA, VIA DILMA. VIVA PATRUS.

8 de Julho às 13:07 · Curtir

Caetana

Olhem a matéria do jornal O TEMPO de hoje, o que diz o prefeito lacerda:

“Já está uma onda vermelha na internet com todo o tipo de calúnia, de ataque e de movimentação, e nós vamos precisar da militância de vocês, junto com todas as outras militâncias, inclusive voluntários, para estar na internet contra-atacando”, enfatizou Lacerda, ao discursar para os parlamentares da capital mineira.

Resposta
“Combater a onda vermelha”
Candidato à reeleição quer presença nas reuniões do OP
Publicado no Jornal OTEMPO em 12/07/2012
LARISSA ARANTES
http://preview.otempo.com.br/hotsites/eleicoes2012/noticias/?IdNoticia=207256,OTE

Luiz

Não acho tanta graça no trabalho de Lacerda, prefiro Patrus. E quanto a ganhar de Aécio, depende das pessoas, do povo de BH.

Marcos Vinicius

A cidade vai parar com o Patrus. Político apático e fora da realidade, “sonhou na política” durante 8 anos como Ministro do Desenvolvimento Social do governo Lula. Aliás, o PT em BH com Pimentel, durante os anos do governo Lula, não fez nada pela mobilidade urbana tão carente da capital. Só deu forças aos concessionários urbanos. Para desespero dos companheiros, o último investimento de fato no metrô foi feito na gestão fraca do FHC. Se a gestão FHC foi fraca o que dizer da que veio depois e não fez nada…

    Cassius Clay Regazzoni

    Acho que tem gente que está ficando maluca!

    Patrus foi o melhor prefeito da história de Belo Horizonte (talvez não para a zona sul).

    O que mais investiu em educação e desenvolvimento social e cultural.

    E não se engane doidão, Lacerda vai tomar uma surra de Patrus.

    Alguns se esquecem que mesmo apoiado por Aécio e Pimentel, o poste Lacerda custou a decolar e, não fosse o destempero e despreparo de Leonardo Quintão (outro poste conservador e inexpressivo), teria perdido a eleição, com máquina, aprovação de Aécio, Pimentel e tudo mais.

    Não existe eleição ganha, mas essa está bem perto disso.

    Claret

    Loucura, loucura , loucura, rsrsrsr. Até dois meses atrás Márcio Lacerda do PSB e o PT, governavam BH de mãos dadas e o PT cantava de galo.Márcio Lacerda é um prefeito fraco, assim como todos que o antecederam, inclusive Patrus Ananias. Largou o PT, algo que pode até melhorar sua reputação , e os Petistas caem de pau? Só presta quem é aliado? Serve para o Maluf também?
    Márcio Lacerda é insignificante como prefeito assim como Patrus também o foi. Tenho pena de Belo Horizonte, seja lá qual deles venha a vencer.

    Rafael Goulart

    Você poderia citar todos os projetos, tanto do Patrus, quanto do Lacerda que realmente melhoraram a qualidade de vida da população como um todo? Porque ao meu ver, a segurança, a saúde, o transporte público e principalmente a educação, são dignos de vergonha. Eu não me importo com essa disputa partidária idiota e desnecessária. Num pais em que trabalhamos quase metade do ano apenas para pagarmos impostos, o serviço publico deveria ser melhor que o privado!!!

oziel f. de albuquerque

Patrús será o prefeito de Belorizonte, com 8 dias de campanha já está empatado com o atual prefeito.

anna

Patrus, o melhor prefeito da minha Belo Horizonte. Nós não o esquecemos, realmente foi um grande divisor. Ele nos incluiu na nossa cidade. É o que a coluna não publicada peloPigTempo,de Fatima de Oliveira,disse mais o Orçamento Participativo.

Guilherme Souto

Registrando… Patrus de novo? Conte com o meu voto.

Notade3

Azenha,

Olha que absurdo. O poder publico que tem por lei obrigação de promover o uso de bicicleta esta fazendo campanha acontra o uso da bicicleta na cidade de sao paulo!!!!
Eu que moro na capital e uso a bicicleta como transporte fico revoltado.
Sei o quanto é perigoso e caótico o uso da bicicleta no transito de Sao Paulo. Me aborreço com o tratamento que nos ciclistas recebemos de uma boa parte dos motoristas desta cidade. A lei esta do lado ciclistas. O codigo nacional de transito incentiva o uso da bicicleta. Mas é assustador quando o governo do estado desafia a lei e critica o uso da bicicleta.
Sempre é bom lembrar que nos ciclistas optamos por este meio de transporte por considerar este o transporte mais saudável para cidade. Somos descriminados por motoristas e pelo governo do estado quando estamos agindo por uma cidade mais saudade.
Veja esta noticia do estadao:

Diário Oficial de SP recomenda que ciclistas não devem pedalar na capital

Órgão de imprensa editado pelo governo estadual destacou na primeira página reportagem intitulada ‘Mais ciclistas, mais acidentes’
11 de julho de 2012 | 15h 52
Notícia
    A+ A-
Assine a Newsletter

Nataly Costa e Rodrigo Burgarelli – O Estado de S.Paulo
O Diário Oficial do Estado (DOE), órgão de imprensa editado pelo governo estadual de São Paulo, recomendou que ciclistas não usem a bicicleta para se locomover no trânsito da capital paulista. A recomendação faz parte de reportagem que saiu hoje com destaque na primeira página da publicação, intitulada “Mais ciclistas, mais acidentes”. Segundo o texto, 3,4 mil ciclistas foram internados nos hospitais estaduais no ano passado, o que gerou custo de R$ 3,2 milhões ao governo.

Veja também:
Adolescente morre em acidente de bicicleta em SP
Motorista que fechar bicicletas poderá ser multado
Motorista que fechar bicicletas será multado em SP
Curta a página do Metrópole no Facebook

Reprodução
Reportagem de capa recomenda que ciclistas não usem bicicleta no trânsito
A reportagem ouviu apenas um especialista, o chefe do grupo de trauma ortopédico do Hospital das Clínicas (HC), Jorge dos Santos Silva. O médico afirmou que não é recomendado que ciclistas pedalem no trânsito de São Paulo. Pedalar, segundo ele, “é uma opção segura de lazer em cidades menores, parques públicos e em ciclovias (sic) instaladas na capital, aos domingos.” A recomendação também aparece com destaque na legenda da foto, que mostra um ciclista pedalando em uma rua paulistana.

De acordo com o médico, nesses seis primeiros meses de 2012, houve quase tantas internações de ciclistas acidentados no HC do que em todo o ano passado inteiro, o que seria um reflexo do aumento no número de bicicletas no trânsito da cidade. Outra parte da matéria traz recomendações atribuídas à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para que o leitor “não seja a próxima vítima”. Uma delas diz que “o tráfego em avenidas, apesar de permitido, é prática pouco segura para o ciclista.”

A bicicleta é um dos veículos autorizados a circular sobre as vias urbanas e rurais pelo Código de Trânsito Brasileiro. A legislação federal diz que os ciclistas têm preferência sobre os veículos automotores e estipula dois tipos de multas diferentes para os motoristas que não respeitam a bicicleta: deixar de guardar a distância lateral de 1,5 m ao passar ou ultrapassar bicicleta (infração média) e deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito ao ultrapassar ciclista (infração grave).

Essa mesma lei diz que é dever dos órgãos do poder Executivo, incluindo os estaduais, planejar e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas.

Bandeirantes. A assessoria de imprensa do Palácio dos Bandeirantes afirmou que a opinião do ortopedista do HC é pessoal e que não é possível chegar à conclusão de que o Diário Oficial está recomendando não usar bicicletas a partir do que foi publicado.

claret

Não sabia que o Patrus havia sido um bom Prefeito para Belo Horizonte. Foi de uma insignificância total, e não creio que tenha deixado saudades. Realmente aparelhou a máquina municipal até onde pode, deixando uma prefeitura quebrada. (mais ainda). Infelizmente Belo Horizonte vem sendo governada pelo PT e assemelhados desde o Sr. Patrus e não vejo diferenças entre nenhuma destas administrações passadas. Márcio Lacerda, Patrus, Pimentel, Célio de Castro, todos risíveis. Aliás Célio de Castro deu bem o tom do que seriam os demais , com a patética frase ao assumir a Prefeitura de Belo Horizonte :- Faremos da prefeitura municipal de BH, uma trincheira contra o neoliberalismo. Não entendi bulhufas, rsrsrsr

    Kid Prado

    Claret
    Não temos culpa se você é desinformado ou mal informado. Prefeito bom pra você foi o Sérgio Ferrara, né?

    Claret

    Não fale por mim, meu caro. Alegar que um outro qualquer foi melhor do que aqueles citados, não os tornam melhores.

    jose carlos de souza

    Bom deve ter sido o Cerra e o Kassab em S.P.

    Larissa Dias

    Eheheheheheh a tropa de choque do Menino do Rio acordou. Veio bater ponto aqui como cordeirnhos, ganhando quanto por dia? Ainda é R$ 50,00 pra monitora r a internet? Quem não te conhece é quem te compra. Ganha teus cinquentinhas por dia e vota no patrus que BH merece e agradece.
    Leia o “Roteiro lírico e sentimental da cidade de Beagá”, da Luciana:
    I
    Há um menino, há um moleque
    Morando sempre no meu coração
    Toda vez que o adulto fraqueja
    Ele vem pra me dar a mão

    É meio longe, mas você tem que ir a Pampulha. Ver a Lagoa, a Casa do Baile, os jardins de Burle Marx, a Igreja de São Francisco de Assis, que por mais que você não acredite nessas coisas de religião, vale a pena conhecer pelo traço inconfundível de Niemeyer e pelo mural de São Francisco e a Via Sacra concebidos pelas mãos de Portinari. Se tiver alguma criança boiando na Lagoa, salve.

    (…)

    http://tecnologic.wordpress.com/2008/07/31/roteiro-lirico-e-sentimental-da-cidade-de-beaga/

    Claret

    Mas que papo ruim, rsrsrsrsr. Verificou a bula?

    Xavier

    Claret,
    concordo com vc: realmente, você nao entendeu nada mesmo:bulhufas de nada!!!

    Luiz

    Você não está correto, Patrus foi ótimo prefeito e meu voto é dele.

    Braw

    Como já alertado pelo post da Caetana.

    Claret já está ativamente atendendo a “convoncação”???

    Olhem a matéria do jornal O TEMPO de hoje, o que diz o prefeito lacerda:

    “Já está uma onda vermelha na internet com todo o tipo de calúnia, de ataque e de movimentação, e nós vamos precisar da militância de vocês, junto com todas as outras militâncias, inclusive voluntários, para estar na internet contra-atacando”, enfatizou Lacerda, ao discursar para os parlamentares da capital mineira.

    Resposta
    “Combater a onda vermelha”
    Candidato à reeleição quer presença nas reuniões do OP
    Publicado no Jornal OTEMPO em 12/07/2012
    LARISSA ARANTES
    http://preview.otempo.com.br/hotsites/eleicoes2012/noticias/?IdNoticia=207256,OTE

    ROGER – BELO HORIZONTE

    Não fala umaa besteira dessas não mané. Você é algum et? Patrua, excelente prefeito. Um marco na história política de Belo Horizonte.

Lúcio Pereira

Sem dúvida, Patrús é e continuará sendo uma grande reserva moral dos Belo horizontinos, de Minas e do PT. Vamos prá cima Patrús, vamos com a militância, e o povo de BH, vencer o medo, a arrogância dos poderosos, onde a luz iluminará o caminho das trevas.

Alberto

O Patrus vai surpreender a burocracia petista e a burrocracia psdebista e et caterva. De lavada. Patrus é para além do PT. O Patrus é um político orgulho de Minas. Em Belo Horizonte ele é imbatível, por mereceimento e o povo reconhece, até a classe média tem adoração por ele. É incrível.

Leo V

“Um militante não precisa de cargos”

“Tomei a decisão de me manter na luta e não renunciar ao meu mandato parlamentar […]. Um de meus desafios, perante gerações presentes e futuras, é demonstrar que um militante não precisa de cargos e postos para travar o bom combate”. E assim, cassado da Câmara dos Deputados e proibido de se candidatar por oito anos, José Dirceu demonstrou na prática a inocuidade da democracia representativa. Passa Palavra
http://passapalavra.info/?p=61696

Suzana

Esse aí vai tomar uma bordunada que vai perder o rumo.

Mais um que vai ter que ser “alocado” em algum carguinho destinado aos derrotados nas urnas.

    Joice

    Uma despeitada, com certeza direitiosa, direitosa que odeia povo, gente. Compre a passagem e se mude. Patrus prefeito.

    Marcelo

    Quando os trolls ficam violentos é por que sentiram o golpe. Lacerda e sua mídia vão ter que suar muito pra vencer a eleição.

Vlad

“Só que a minha militância vai além do PT”

Sintomático como os melhores quadros do ex-melhor Partido já escancaram a vergonha de serem petistas.

O PT não merece o Patrus.

    Luiz Eduardo

    Quanta bobagem!
    Se o Patrus tivesse vergonha do PT, por que ainda estaria no PT, saindo candidato a prefeito pelo PT?!
    E por que o Patrus teria vergonha do PT?
    Se o PT for motivo de vergonha, qual partido não é motivo de vergonha?
    O maior político e estadista que o Brasil já teve, o grande Lula, é do PT. Seu governo foi um retumbante sucesso, e um divisor de águas na história do Brasil. E a Dilma, que está se revelando uma grande governante, também é do PT.
    Não há dúvida alguma que o PT, com todos os seus acertos e também erros (e quem não os tem), é o mais importante partido político do Brasil.
    O resto é blábláblá.

Laura V Dias

Será Bruce Guimarães?
Talvez por vc não morar mais em BH é que está tendo essa visão da política municipal daqui.
Quanto ao “e dificilmente o PT terá sucesso!!!”, sobre a política de Minas e Aécio,respondo com o que a presidenta falou na instalação da Comissão da Verdade:
” A força pode esconder a verdade, a tirania pode impedi-la de circular livremente, o medo pode adiá-la, mas o tempo acaba por trazer a luz.”
Vamos esperar a resposta do tempo.

Michelle

Patrus simboliza o retorno de projeto de desenvolvimento com foco no social, nas questões ambientais, nos direitos humanos, no fortalecimento da cidadania ativa que hoje são páginas viradas na capital mineira. Retorno de uma gestão compartilhada, participativa e cidadã. A cidade está eufórica, e um sentimento de esperança e renovação começa a tomar conta da cidade.

Moro em BH, mas voto no interior de Minas para não me distanciar das minhas raízes. Farei campanha lá, e em BH caminharei com Patrus.

Rodrigo Carvalho

Patrus foi bom prefeito em Belo Horizonte e merece voltar, com certeza mesmo que a realidade seja outra, o município irá ganhar e muito com sua eleição.

josaphat

Um dos principais pontos de destaque da prefeitura de Patrus foi na área cultural, que conheci in loco. A invenção do FIT para a classe média, dos CACs nas regionais, do Arena da Cultura e dos Centros Culturais para promover experiências e manifestações artísticas nas comunidades mais pobres da cidade; e do FAN para estabelecer um diálogo entre as diversidades sociais e étnicas da cidade foi um marco.
Pena que após a saída de Patrus e da doença do doutor Célio, tudo isso foi perdendo fôlego e, já na administração Pimentel, com a transformação da Secretaria Municipal de Cultura em Fundação, o jovem e vigoroso movimento artístico surgido com Patrus praticamente morreu com o Lacerda.
Será que podemos ter alguma esperança que Patrus vai reinvestir no setor?
Esperemos que sim.

Marcio wilk

È a política do “café com Leite” sempre atrasando Brasil! Vamos mudar aí minerada e paulistada, no meu Rio Grande do Sul sempre muda, ao menos as moscas né!

Rodrigo Leme

Propaganda política disfarçada de reportagem: você está fazendo isso errado.

    Walber

    rsrsrsrs Rodrigo Lemes: Cada um com seu cada qual. Entrevista é entrevista e publicidade é publicidade. Se aquiete e entenda os conceitos meu amigo.
    Mas seja franco. Patrus arrasou, ou não? Não é pra qualquer um em cinco dias de campanha alcançar o favorito e a pose de Aécio neves, que se acha dono de minas, não é? Deixe de fadiga que Patrus vai dar de lavada.

    Rodrigo Leme

    Recadinhos pra militância, resgate da militância histórica do PT…realmente, jornalístico ao extremo. Se o Patrus fosse do Palmeiras, a entrevista estaria na página da organizada Mancha Verde.

    Cassius Clay Regazzoni

    Te respeito porque você é um dos únicos reacionários (senão o único) aqui do blog que tem coragem de mostrar a cara.

    Na minha opinião é um antipático, conservador, neoliberal e cri-cri, mas, merece ser lido eis que todos devem ter garantidos o direito de opinião.

    Dito isto, com certeza você não é de Belo Horizonte e não sabe nada sobre a administração do Patrus na minha cidade, se soubesse não atacava a entrevista.

    Patrus não precisa de imprensa ou propaganda para se eleger aqui, sua história é suficiente para ser adorado pela grande maioria dos moradores de Belo Horizonte.

    Aecim, Lacerda, Anestesia e congêneres vão tomar uma surra nas urnas.

Filipe Rodrigues

A minha preferência era que Patrus fosse candidato a governador de Minas (2014), não acredito que o PT ainda vai entregar de bandeja para o Pimentécio.
Sou da opinião que Patrus ou Tarso Genro tinham mais condições de suceder Lula que Dilma na presidência da República.

Neide

Patru, melhor prefeito que BH já teve, volta nos braços do povo.

Patrus é a Erundina que deu certo.

    MARCELO

    A Erundina também deu certo,mas os eleitores “politizados” de SP,em
    vez de votar no Suplicy em 92,trocaram por um Maluf.

Mari

Fenômeno: Patrus empata em uma semana!

Pesquisa divulgada pelo Jornal Estado de Minas mostra que em BH já existe empate técnico na eleição. O atual prefeito Márcio Lacerda (PSB) teria 34% das intenções de voto, contra 29% de Patrus Anania (PT). A margem de erro é de 4%.
Extraordinário é que a candidatura Patrus foi surpresa da semana passada! Enquanto Lacerda caminhava para reeleição tranquila, resolveu, junto com Aécio, romper acordo firmado entre PSB e PT locais para coligação na chapa de vereadores com o PSB. O que provocou a candidatura do antes aliado PT.
Outros dados preocupantes para o atual prefeito Lacerda e bons para os petistas, segundo a mesma pesquisa, são que 25% do eleitorado preferem o PT e a rejeição é menor ao nome de Patrus: 24% contra 32% para Márcio Lacerda.
É… As coisas já estiveram melhores para Lacerda e seu aliado Aécio!
Leia a pesquisa divulgada no portal do Estado de Minas aqui:
http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2012/07/11/interna_politica,305369/eleicao-em-bh-comeca-apertada.shtml#.T_1cfcwFOQ0.twitter

FONTE: http://www.blogdadilma.blog.br/politica/37-politica/1853-fenomeno-patrus-empata-em-uma-semana.html

Jose Mario HRP

Acho que P.Ananias seria uma bela opção num futuro próximo para a presidencia do país.
Seu pensamento é moderno mas sem deixar de lado aquela velha e boa opção pelos pobres e sem oportunidades!
Tomára que Belo Horizonte o eleja!

Bruce Guimarães

Gosto do Patrus, fez um bom trabalho quando foi prefeito em Beagá. Mas, o trabalho do Márcio Lacerda também é bom. E ganhar do Aécio em Minas é uma missão impossível.

    Mari

    Home, deixe de bobagem, vá de Patrus! Deixe o Menino do Rio virar Menino de Paris, pois agora ele vive na Ponte aérea Rio-Paris, que assim é que é bom

    Bruce Guimarães

    Votei nele quando foi prefeito. Hoje não moro e não voto mais em BH. Os tempos mudaram, o PT mudou, e quem comanda a política mineira hoje é Aécio Neves. Esse papo de menino do Rio ou menino de Paris é bobagem, o fato é que a eleição de BH vai ser tão importante quanto a eleição de São Paulo, e dificilmente o PT terá sucesso!!!

    Marcelo

    Trabalho do Lacerda é bom? Eu gostaria de saber o que é bom no trabalho do Lacerda, porque estou meio por fora.

    Bruce Guimarães

    É o que diz o povo de Beagá, Marcelo!!!

    Márcio Oliveira

    É o que diz o povo de BH?! O Lamerda tem 32% de rejeição, meu filho! É tão querido quanto o vampiro da Mooca. O teto dele é baixinho, baixinho. E olha que essa pesquisa é do EMData, ligado a um jornal que, sabemos bem, publica o que o Aócio Never manda. Você precisa trocar umas ideias com a turma do Fora Lacerda, um pessoal do barulho.

Deixe seu comentário

Leia também