Pablo Vilaça: Pedir apoio eleitoral em Hollywood é viralatice

Tempo de leitura: 3 min

Captura de Tela 2014-10-01 às 00.04.25

O vídeo em que Ruffalo apoia Marina continua no ar

por Pablo Vilaça, no Facebook

Ontem aconteceu algo atípico no Twitter: logo cedo, recebi de um leitor um vídeo que trazia Mark Ruffalo manifestando apoio a Marina Silva. Achei aquilo ao mesmo tempo natural e surpreendente.

“Natural” por saber que Ruffalo é um sujeito que se dedica a várias causas sociais, inclusive o ambientalismo — e Marina vende muito bem a imagem de ser uma ambientalista embora sua passagem pelo Ministério do Meio Ambiente tenha sido decepcionante (o desmatamento no país despencou DEPOIS que ela saiu), sua ideia de plantar eucaliptos para repopular áreas desmatadas seja desastrosa segundo todos os especialistas (o eucalipto suga os minerais da terra e cria um deserto verde) e sua política sobre áreas voltadas para transgênicos e não-transgênicos (que já representa uma mudança de sua postura mais radical anterior) seja igualmente absurda por criar um desequlíbrio perigoso de pragas específicas, além de não fazer qualquer sentido.

Além disso, Ruffalo trabalhou com Fernando Meirelles no belo “Ensaio Sobre a Cegueira” e Fernando (que considero um amigo e sei por constatação própria que é uma ótima pessoa) apoia Marina.

Por outro lado, a surpresa se devia ao fato de que Marina, por mais que tente se vender como “pró-gay”, usa a desculpa de apoiar a união civil homossexual (que nem precisa de seu apoio, já que é legal) como forma de evitar a discussão sobre o casamento gay e suas implicações sociais.

Além disso, como todos sabemos, ela voltou atrás ao ser pressionada por Malafaia — e não é à toa que este e Feliciano, dois dos mais vocais evangélicos antigay do país, já manifestaram apoio PESSOAL à campanha de Marina. (Não estamos falando aqui de apoio do PARTIDO aos qual Feliciano pertence, mas de apoio pessoal).

Pois bem: depois de ver aquilo, disparei uns três ou quatro tweets para a conta de Mark Ruffalo, explicando a postura de Marina com relação aos homossexuais, já que sabia que ele acompanha seu Twitter pessoalmente, e esqueci daquilo.

Algum tempo depois, ele publicou um texto retirando o apoio à Marina e pedindo que esta removesse seu vídeo da campanha. (Algo que, 24 horas depois, a campanha de Marina ainda não fez, vale apontar.)

Pois bem. Quando disparei os tweets iniciais, vários eleitores de Marina ironizaram minha atitude com um bobo “vê lá se o ator de Hollywood vai ouvir o crítico brasileiro”. Quando Ruffalo ouviu, estas mesmas pessoas vieram me chamar de “canalha”.

Além disso, há a questão: interessa realmente o apoio de um ator norte-americano?

A resposta é um retumbante “não”. Nem mesmo se Marlon Brando voltasse ao mundo dos vivos e apoiasse Marina Silva ou Aécio isto me faria hesitar um segundo.

Acho absurdo que um estrangeiro que mal conhece o país se manifeste com relação ao processo eleitoral democrático deste — e o fato de Marina Silva buscar apoio de um ator de Hollywood exibe um viralatismo impressionante e, sejamos honestos, entrega a maneira como subestima seus eleitores por julgar que o apoio do Hulk poderia influenciá-los.

Não, meus tweets para Ruffalo não se deveram a qualquer preocupação eleitoral, mas ao meu carinho pelo ator. Não só o considero um profissional brilhante, mas sua performance em The Normal Heart me comoveu profundamente (algo que discuti em um post por aqui). Vê-lo ser enganado a apoiar uma candidata que contraria sua visão de mundo é algo que me impeliu a alertá-lo. Só isso. Não foi uma motivação política (não desta vez), mas de fã.

E fico feliz que ele tenha se mostrado mais atento ao contexto real do que representa Marina Silva do que muitos de seus eleitores, que preferem ignorar a implicação real do fato desta ser considerada a melhor candidata por criaturas como Malafaia e Feliciano.
(E antes que alguém grite “Maluf” ou o que quer que seja: no dia em que Dilma mudar de ideia depois de ler dois tweets do Maluf, me avisem.)

Estou louco para esta eleição passar logo. Quero ficar sem discutir política por uns dois anos no mínimo.

PS do Viomundo: Pouco conhecíamos de Ruffalo antes deste episódio, além do nome. Mas, pelo vídeo que ele gravou de apoio a Marina Silva, é mais um daqueles chatíssimos atores de Hollywood, que querem “transformar” o mundo sem nadar contra a corrente. Coloca-lo-íamos no mesmo escaninho dos “revolucionários” de sapatênis com jeans apertado e camisa larga, que à noite adotam o look dirty-clean. Se é assim, prefirimos o Sean Penn, que coloca a carreira em risco ao fazer o que faz e ao menos tira a roupa que veste direto da máquina de secar. Próximo!

Leia também:

Por recuo em casamento gay, ator retira apoio que havia dado a Marina


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

ma.rosa

Ahhh!Ruffalo, que coxinha,”coxinha”você é!!!! Também sou mais Sean Penn!E Viva O Brasil, Viva Dilma!!!!

Nat

Outro dia uma mídia estrangeira comparou a coitadinha `a Gandhi. O surreal foi que a pobre Marina acreditou e usou isto em seu programa eleitoral. Conclusão:Ela não só conta mentiras para agradar aos outros como também acredita nas mentiras que os outros contam para agradá-la .

João

Se pedir voto em Hollywood é viralatice, o Lula em rede nacional venezuelana pedindo votos pro Hugo Chavez e depois pro Maduro é o quê mesmo?

    Jonas

    Viralatice dos venezuelanos?

Gerson Carneiro

Eu também não conhecia esse coxinha.

Cláudio

Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

Fernando Lopes

A melhor é essa do blog do Miro, diz em imagens tudo sobre o fato … rss

http://altamiroborges.blogspot.com.br/2014/09/mark-ruffalo-retira-apoio-marina.html

    Fernando Lopes

    A imagem do Hulk diz tudo !

Bruno Moraes

Gosto muito do Viomundo, jornalismo da melhor qualidade. Mas achei o PS desnecessário. Tudo estava dito na explicação do Villaça e, factualmente, o que é importante dizer é que uma personalidade pública estrangeira não deveria dar pitaco na situação política de um país sem entendê-la. Apelar pra estereotipificação (o cara é um “chatíssimo” ator de Hollywood e usa sapatênis) só empobrece o debate. Abraços.

    Samyra

    Também achei desnecessário. Imagino agora, que ele muito acertadamente retira o apoio a Marina por entender que direitor ambientais andam lado a lado com direitos humanos, o que seria dito. Talvez uma questão mais interessa é porque ele, estranho nessas terras, acha que pode depor contra ou a favor desse ou aquele candidato.

Luiz Aldo

O PS do Viomundo é seminal: Sean Penn é um sujeito MUITO EXTRAORDINÁRIO MESMO!

Eduardo

Acho que Marina foi se ajoelhar e pedir apoio ao Wall Street, ao The Economist, ao PIG-pai dos Pigs, e aos seus gurus ambientalistas internacionais além de reuniões no FMI e no citibank!

Alexandre Costa

Síndrome de mazombo. Não tem outra explicação para esse bambástico e fracassado apoio.

Leandro_O

No dia em que Dilma mudar de qualquer ideia, avise-nos.

Deixe seu comentário

Leia também