O Trabalho: PT em alerta com derrota de Dilma no “cinturão vermelho”

Tempo de leitura: 3 min

prefeito

Acima, mapa com as prefeituras conquistadas pelo PT em 2012

Da tendência petista O Trabalho, via e-mail

O números do primeiro turno presidencial são conhecidos, Dilma do PT e Aécio do PSDB vão para o 2º turno, dia 26, quando o PT também disputa vários governos estaduais.

É claro que o povo não quer voltar atrás, como disse Dilma na noite do anúncio do resultado. A máscara de Marina já tinha começado a cair, afinal, as mesmas forças sociais e econômicas que sustentam Aécio é que a usavam de escada.

Na ocasião, também agradeceu ao vice Temer, o que soou estranho, pois o PMDB, quando não ajudou muito, atrapalhou bastante fazendo campanha contra na Bahia, em São Paulo, no Rio Grande do Sul, no Rio ou em Brasília!

Todavia, agora toda energia nas três semanas do 2o Turno deve ser usada para derrotar Aécio.

Uma questão-chave é a urgência da reforma política: quase 8 milhões de brasileiros e brasileiras votaram na semana de 7 de setembro, mais de 97% pelo SIM, no Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana para a reforma política. O próprio PT defende em abaixo-assinado a Constituinte.

Dilma ainda tem os debates do 2º turno, e agora uma oportunidade: nos próximos dias 14 e 15, estarão em Brasília  as entidades populares, sindicais e democráticas que, em nome dos 8 milhões, vão entregar aos “três poderes da República”, a exigência das urnas do Plebiscito.

É uma oportunidade para não desperdiçar: ao receber a delegação dos 8 milhões, Dilma, assuma a Constituinte!

Aécio e os reacionários de diferentes plumagens que agora o apoiarão, são contra uma verdadeira reforma política.

Dilma, convoque a base popular e parlamentar a apoiar o decreto-legislativo de Plebiscito oficial da Constituinte. De norte a sul, na cidade e no campo, os militantes explicarão ao povo que a mudança está de fato em jogo nesta eleição, e assegurarão a completa derrota de Aécio!

É o caminho mais curto para a vitória do povo trabalhador. Se Temer não quer, o povo quer!

A palavra está com Dilma!

Outra reflexão vem do primeiro turno: se o povo não quer voltar atrás, quer avanços e mudanças, por que, então, caiu a bancada do PT dos 86 federais eleitos em 2010, para 70 em 2014? Por que os deputados estaduais eleitos pelo PT caíram de 149 em 2010, para 108 em 2010?

E por que a soma da abstenção, brancos e nulos cresceu de 26,7% em 2010, para 29% em 2014, e em especial em São Paulo, o recorde desde 1989 de abstenção, brancos e nulos, somando 37%?

Será que tudo isso – as quedas e a abstenção – não tem a ver com uma certa decepção?

Sim, tanto que no “cinturão vermelho” — Grande São Paulo e periferia da Capital -–, base histórica do partido, Dilma foi derrotada no 1º turno, com incidência nacional. E todos vimos o ataque ao PT crescer na Ação Penal 470 (“mensalão”), nunca respondida pela cúpula do PT. Hoje, 4 dirigentes históricos, alguns dos puxadores de voto em SP, estão presos.

Ora, uma advertência já tinha aparecido nas manifestações de junho de 2013. E se ela pesa contra o PT, é porque justamente do PT no governo que se espera uma satisfação!

O problema volta agora nas eleições. A melhor resposta deu a própria Dilma na época —  “para dar mais é preciso mudar as instituições”, e propôs uma Constituinte para uma reforma política.

Ela é fundamental para destravar as reformas paradas no Congresso – o fim do superavit fiscal primário para destinar as verbas aos serviços públicos, a reforma agrária, a reestatização, a desmilitarização das PMs, e assim por diante.

Dilma na época recuou para manter o acordo nacional com o PMDB dentro do “presidencialismo de coalizão”, as tais alianças que, agora, cobram o seu preço, amputando bancadas inteiras do PT nos Estados!

No entanto, esta é a questão fundamental: a reforma política para, pelo menos, estabelecer a proporcionalidade da representação e o voto em lista, para acabar com o Senado oligárquico e o financiamento empresarial.

Senão, o Congresso fica cada vez mais reacionário e pró-imperialista: o DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) estima que será “o Congresso mais conservador desde 1964” (OESP, 06/10/14): passa de 220 a 280 parlamentares empresários (+ 27%), 130 para 160 ruralistas (+ 23%), mas os sindicalistas caem de 83 para 46 (- 44%)!

A luta nunca foi fácil para o povo trabalhador, não será agora neste 2º turno. Mas as condições para a vitória de Dilma e dos governadores do PT estão aí!

Leia também:

Bráulio Pedrosa: Imagine se o Nordeste ficar independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Aroeira

Segundo turno, pesquisa feita no Paraná: mais um exemplo de crime eleitoral cometido com a colaboração da revista Época, sistema Globo.

No Blog da Cidadania de Eduardo Guimarães:

http://www.blogdacidadania.com.br/2014/10/tse-desmente-que-epoca-tenha-pago-a-esquisitissima-pesquisa-parana/

TSE desmente que Época tenha pago a esquisitíssima pesquisa “Paraná”

Posted by eduguim on 09/10/14 • Categorized as denúncia
Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

No fim da tarde de quarta-feira (8), a revista Época divulgou em seu portal na internet que contratou “A primeira pesquisa sobre o segundo turno” com um tal “Instituto Paraná”. O resultado dessa pesquisa surpreendeu não só petistas mas também tucanos ao mostrar Aécio Neves disparado à frente de Dilma Rousseff (54% a 46%).

Abaixo, a chamada na home do portal de Época

Pelo inusitado dos números, o Blog procurou a campanha de Dilma Rousseff. Perguntou se o PT já dispunha de trackings ou pesquisas internas sobre o segundo turno, ao que foi informado de que o partido começa a fazer suas sondagens a partir desta quinta-feira (9).

Em seguida, a pergunta foi sobre a confiabilidade da pesquisa. Abaixo, a resposta:

“Picaretagem. Dê uma olhada no site do TSE. [A pesquisa] nem está registrada no TSE como uma pesquisa comprada pela Época. No registro da pesquisa perante o TSE (BR 01064 e 01065), não consta a revista Época nem tampouco a Editora Globo como contratantes, ao contrário do afirmado pela própria Época em sua página”

O Blog acolheu a sugestão da fonte e foi ao site do TSE pesquisar. Abaixo, a reprodução da página de registro de pesquisas do TSE que mostra os números de registro da pesquisa “Paraná”.

Como se vê, a pesquisa custou R$ 62 mil e o contratante é o próprio “Instituto Paraná”.

Pelo que se entende da lei, quando o TSE pergunta a quem registra uma pesquisa eleitoral quem foi que pagou por ela, espera que lhe digam a verdade. Ora, se a revista Época diz que pagou, mas o site do TSE diz que não pagou, só há duas hipóteses: ou mente a revista ou mente o Tribunal.

Enquanto sobrevém esse fato estranho, surgem outros. O blogueiro parananese Esmael de Moraes divulga que o dono do “Instituto Paraná” é alguém chamado Murilo Hidalgo. A partir da informação de Esmael, o blogueiro Miguel do Rosário vai “fuçar” e descobre que o mesmo Hidalgo “já está nomeado para integrar o novo governo de Beto Richa” e que “deverá dirigir a Celepar, companhia de TI do estado do Paraná”.

Para fechar o círculo de estranhezas, o Blog tentou acessar o site do tal “Instituto Paraná” e o resultado você confere abaixo.

Como se vê, não abre página alguma ao digitar o endereço http://www.paranapesquisas.com.br/

A primeira tentativa de acesso foi por volta das 19 horas de quarta-feira (8). Foi tentado o acesso por mais QUATRO computadores diferentes e por dois celulares, e nada. Esperou-se mais SETE horas para tentar acessar o site, e nada.

Nesta quinta-feira (9), deve ser divulgada pesquisa Datafolha registrada no dia 4 deste mês, com campo nos dias 8 e 9. Abaixo, o registro da pesquisa.

Diante da volatilidade nas eleições de 2014, não se descarta a possibilidade de a pesquisa mostrar alguma coisa parecida, mas que a pesquisa “Paraná é “esquisita”, não há dúvida. Além de todo o exposto, Dilma aparece com menos votos no segundo turno do que teve no primeiro.

Seja como for, na tarde desta quinta o PT já terá seu primeiro tracking no segundo turno. Provavelmente, sairá antes do Datafolha. Ou este Blog ou algum outro certamente terão os números para confrontar com as pesquisas “Paraná” e Datafolha.

Independentemente da pesquisa Datafolha e do tracking do PT, entre outros, sobressai uma pergunta – e não é sobre a ligação do dono do “Instituto Paraná” com o PSDB: por que Época disse que pagou essa pesquisa, se não pagou? Será que a revista e o instituto não sabem que fazer esse tipo de coisa constitui crime eleitoral?

sergio

Para a votação de Dilma melhorar em SP não adianta falar dos programas sociais, as pessoas já reconhecem e até a oposição teve que “prometer” que vai continuar. As obras que o PIG escondiam também já foram mostradas à exaustão no primeiro turno.
Aqui o que está pegando é o rótulo de partido corrupto e mensaleiro que foi colado pelo PIG e explorado 24 horas pela oposição.
Para reverter isto tem que ir para a jugular e mostrar, de fato, quem é o partido mais corrupto do Brasil – o PSDB.

FrancoAtirador

.
.
A Executiva Nacional do PSB liberou o Diretório da Paraíba

para que o candidato à reeleição Ricardo Coutinho (PSB-PB),

se engaje oficialmente na campanha de Dilma Rousseff (PT).

Além da Paraíba, onde Ricardo enfrenta o tucano Cássio Cunha Lima
no segundo turno, o PSB também liberou o Diretório do Amapá,
onde o PT integra a coligação que apoia a candidatura
a governador de Camilo Capiberibe (PSB).

Nesta quarta-feira, Ricardo Coutinho confirmou
que votaria em Dilma Rousseff no segundo turno.

O anúncio foi feito durante o evento
em que recebeu o apoio oficial do PMDB.

À noite, participou de evento de campanha da presidente
na Capital, João Pessoa, onde ratificou essa posição.

Fonte: Mídia Virtual da Paraíba
.
.

Donana

Do blog “O Cafézinho”:
http://www.ocafezinho.com/2014/10/08/diretor-do-instituto-parana-e-nomeado-para-estatal-tucana/

Como diria o Chapolin Colorado: “suspeitei desde o princípio!”

Francisco

O que o PT tem que se situar é que não ganhou revolução nenhuma (e nem vai ganhar).

Tem de fazer logo o que está adiando há doze anos, antes que perca e não sobre nada a não ser as versões históricas de William Bonner e cia.

O que achar que não passa pelo Congresso (reforma tributária, imposto sobre fortuna, terras indigenas, etc. ) bota pra plebiscitar ou vai morrer com a brocha na mão.

Nem sei se ainda dá tempo…

    FrancoAtirador

    .
    .
    Caríssimo Francisco, partilho de sua preocupação.

    Do jeito que os tucanos estão atuando impunemente,

    agindo nos subterrâneos da criminalidade eleitoral,

    em São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais,

    talvez não dê mais tempo para coisa mais nada…

    A Assessoria Jurídica da Campanha Nacional do PT

    deve adotar uma série de medidas judiciais urgentes,

    se, de fato e de direito, quer reeleger Dilma Vana (13).
    .
    .

Rodrigo

A queda no ABC é fácil de explicar. As demissões em massa que ocorreram nas montadoras e auto peças com a conivência do governo e principalmente do sindicato dos Metalúrgicos do ABC fizeram o trabalhador perder a paciência com tantas mentiras. Bastou terminarem as eleições para os conselhos do sindicato que o facão passou sem pena.

A promessa do sindicato antes da eleição foi que apenas trabalhadores que já tinham feito o pedido para serem desligados sairiam não foi cumprida, e muitos pais de família foram surpreendidos e pegos de calças curtas, pois o sindicato só se importa mesmo e em fazer politicagem barata, e não em proteger o lado do trabalhador do ABC.

Laura

Será que não fraudaram urnas em São Paulo- entre outras?
Não acho plausivel erro de 11% a favor de Aécio.
DE JEITO NENHUM.
Francamente.
Será que ninguém vai apurar ESTA HIPOTESE?
Tive colega- no caso no NE- que teve dificuldade de votar em urna no NE. Ela NAO FUNCIONAVA DIREITO.
Eles estão fazendo de TUDO.
Até talvez a morte de Campos.

L@!r M@r+e5

Azenha, a coisa tá feia…

Comunidade médica prega holocausto no Nordeste em campanha contra Dilma na web

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2014-10-07/comunidade-medica-prega-holocausto-no-nordeste-em-campanha-contra-dilma-na-web.html

Já tem gente falando em atentado terrorista!

Urbano

Azenha, peço-lhe se possível a autorização para alertar o povo pernambucano do que o PT se livrou, na verdade. Para tanto, é só visitar o seguinte endereço do Blog da Noelia Brito:

http://noeliabritoblog.blogspot.com.br/2014/10/mensalao-pernambucano-grampos-da-pf.html

FrancoAtirador

.
.
VISTO DE LONGE

Além disso, há outro fator não menos importante:

Uma proporção razoável do eleitorado brasileiro

não sabe em quem votar para cargos parlamentares.

É por isso, até, que as tais ‘colinhas’ funcionam

no dia da votação, mesmo com o uso proibido por Lei.

Daí que o ‘boca-de-urna’ no 1º turno é mais intenso.

É regra que o Candidato do Partido ao Governo Estadual

é o principal ‘puxador de votos’ da legenda nos Estados

na eleição proporcional (deputados federais e estaduais),

e serve de ponte, em menor escala, ao voto a Presidente.

É preciso admitir que desta vez, Lula errou na escolha:

Em São Paulo, eleitores ‘históricos’ da Marta (PT),

votaram em Skaff=Governador e MariNéca=Presidente.

Compare-se, por exemplo, com o nº de votos para Senador.

O postulante petista ao Governo do Estado de São Paulo

deveria ser um dos dois Suplicy, e o Mercadante ao Senado.

E agora, no 2º Turno, os três serão fundamentais para Dilma.

(https://br.noticias.yahoo.com/elei%C3%A7%C3%B5es-2014-apura%C3%A7%C3%A3o-s%C3%A3o-paulo-133046317.html)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Em tempo

    É preciso deixar claro que este não é o momento

    de acusações internas para encontrar culpados

    vindos de dentro do Partido dos Trabalhadores.

    O Desempenho Ruim do Candidato do PT ao Governo

    não foi culpa individual do Haddad, nem do Lula,

    nem da Marta, muito menos do próprio Padilha.

    O que houve foi um Erro de Avaliação de Perfil

    para combater radicalmente o PSDB em São Paulo.

    É Hora de União de todas as Forças de Esquerda.
    .
    .
    Adendo

    Mensagem ao Comando da Campanha Presidencial:

    Tragam imediatamente a Marta para São Paulo!

    Pois ela é uma das únicas lideranças petistas

    que, neste momento, pode fazer o contraponto

    ao discurso canalha do PSDB e da Mídia Tucana

    no Estado Paulista, que inclusive está prestes

    a entrar em colapso na Região Metropolitana.
    .
    .

Leandro_O

“Outra reflexão vem do primeiro turno: se o povo não quer voltar atrás, quer avanços e mudanças, por que, então, caiu a bancada do PT dos 86 federais eleitos em 2010, para 70 em 2014? Por que os deputados estaduais eleitos pelo PT caíram de 149 em 2010, para 108 em 2010?”

Ah sim, curioso ver como alguns blogs apoiadores chegaram a noticiar que o PT tinha perdido 18 deputados, MAS AINDA ERA A MAIOR BANCADA. Pára né! Perdeu 18 porque perdeu representatividade, não adianta enrolar e querer enganar. Não vê quem não quer. E outra: aposto que muita gente vota na Dilma votando no partido e não votando na pessoa dela, que, ao contrário do Lula, tinha muito mais simpatia. Lugar de gerentona é em Ministério e não na Presidência. Aqui não é questão de aceitar as críticas, não precisa aceitar, mas então aceitem como o povo vem escolhendo.

Fábio

A CartaCapital de 04/06/2014 (nº 802)publicou uma entrevista com o Lula. Nela consta a seguinte frase: “o PT erra quando usa as mesmas práticas dos demais partidos. Não podemos permitir que meia dúzia de pessoas o deformem.”
Fui filiado e militante do Partido e afastei-me quando o Diretório Municipal foi dominado por espertalhões,oportunistas, aproveitadores, interessados unicamente em obter vantagens pessoais.
Como eu, muitos outros se desligaram decepcionados com a falta de coerência e hipocrisia.
Espero que a lição seja proveitosa e o partido volte às suas origens.

    Regina Braga

    Idem,Fábio…o Pt ,mais parece um sindicato…houve um afastamento da sociedade e dos movimentos sociais e fizeram como os demotucanos.Sei que o momento é evitar mais perdas…mas o nacionalismo petista foi usurpado pelos demotucanos.Evitar os danos é assumir agora, a reforma política,e outras reformas que nunca foram tocadas…Confesso que tive dificuldade para votar no pt…tive que fazer um enorme esforço para defender o pt na internet!

Lukas

É muita cara de pau vir com esta história de 97% votaram pelo SIM pela reforma. Há eleiçoes mais honestas na Coreia do Norte.

Leonardo Farabotti

“Por que os deputados estaduais eleitos pelo PT caíram de 149 em 2010, para 108 em {2010}?”

Ricardo Ferrante

Opa. Desculpa, fui atabalhoado e não vi a legenda embaixo. :/

Ricardo Ferrante

Só um adendo, em Guarulhos, o prefeito Almeida cumpre seu 2º mandato, não podendo ser reeleito. Claro que ele poderá tentar fazer um sucessor, mas isso já é outra história. Referente ao artigo, concordo com grande parte, mas tenho notado que a esquerda ou o petista, de uns tempos para cá tem escondido atrás de cadeiras, se omitindo e escondendo, não fazendo o enfrentamento e, quando o faz, o faz na força, como se o ouvinte não tivesse capacidade de pensar por si próprio.

Deixe seu comentário

Leia também