O jornal alemão que agradeceu ao Brasil pelos protestos

Tempo de leitura: < 1 min

Copa 2014
Jornal alemão agradece manifestações brasileiras contra a Copa

“Finalmente uma democracia se levanta contra a Fifa, uma entidade antidemocrática”, afirmou o Zeit

Redação PLACAR em 28/06/2013 às 12:50, compartilhado pelo Marcelo Branco no Facebook

O jornal alemão Zeit desta semana apoiou e até agradeceu as manifestações ocorridas no Brasil contra a maneira com que a Copa do Mundo está sendo organizada. As críticas foram direcionadas sobretudo à Fifa, uma instituição “antidemocrática”.

“Finalmente uma democracia se levanta contra a Fifa, uma entidade antidemocrática. Os protestos (no Brasil) atestam a maturidade democrática de um País que foi governado por generais por 30 anos”.

A publicação lembra da declaração do secretário geral da entidade responsável pelo futebol internacional, Jerôme Valcke, que afirmou que “menos democracia, às vezes, é melhor para organizar uma Copa”. Além disso, cita os casos de Viena e Graubünden, cidades que se recusaram a receber os Jogos Olímpicos devido ao alto custo do evento.

“As consequências podem ser vistas agora. A Fifa e o COI agora vão se fazer perguntas diante das imagens das ruas. Os eventos precisam ser humildes, individuais e transparentes. Os contratos restritivos (da Fifa), no valor de bilhões, preveem um completo alívio fiscal, além de prever a exclusividade para patrocinadores bilionários, além de demandas ainda maiores para estádios, hotéis e aeroportos”.

Leia também:

Dilma: Há campanha contra a Copa; capa de revista falando em 2038 prova


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Yacov

Os alemães que me perdoem mas os protestos coxinhas no ‘breZeew’ não são contra a FIFA, que é SIM um antro de canalhas de colarinho branco, mesmo, mas contra os GOVERNOS TRABALHISTAS, que ‘se recusam a tirar os ‘sapatinhos’ nos aeroportos norte-americanos, e ficam fazendo inclusão social e enchendo os nossos aeroportos de pobres, com seus perfumes baratos, chinelos e bermudas ridículas’.

‘SILIGA’, GERMÂNIA !!!

“O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

denis dias ferreira

Os protestos não são contra a FIFA, mas contra o governo Dilma e contra o PT.

    Ronaldo Silva

    vc esqueceu de frisar que é protesto de coxinhas e vândalos.

    Marco

    Ahahaah vcs pensam que enganam alguém ? Quem defende a FIFA e a CBF corruptas e exploradoras do povo ( graças a governos que permitem )não pode querer outra coisa senão tirar o PT pra botar outro grupo tão ladrão ou pior.

    Mário SF Alves

    Cara, quer um conselho?

    Se, de fato, você acredita mesmo que a corrupção é o maior problema do Brasil, então faça o seguinte:

    Vote no PT, pois é o único partido que a mídia fora-da-lei e o judiciário não permite roubar. Todos os demais podem, sobretudo o tucano, queridinho da referida mídia.

    Vai por mim. É verdade.

    Só que há tempos mantenho a certeza de que se isso, corrupção, corruptores e corrompidos, fosse nosso maior problema estaríamos no paraíso. Pode acreditar.

Nat

Pois é, os manifestantes estavam “tão” preocupados com a corrupção na Fifa que saíram por aí exigindo “tudo” no “padrão Fifa”, não é mesmo? Até existe uma cidade no Brasil que tem este modelo de “governo padrão Fifa” há 20 anos e deu no que deu. Agora querem exportar o modelo para todo o Brasil…Valha-me Deus!

Quintela

Aos VIRA LATAS…

Aeroporto atrasado, denúncia de corrupção… É no Brasil?
Não, não: não estamos falando da imagem dos nossos aeroportos, hoje propalada aos quatro ventos pelos coveiros da Copa no Brasil.

Atrasos, erros de planejamento, de management, ou de administração, de execução, multiplicação de gastos, e agora, nesta quarta-feira, para completar, afastamento do Chefe da Equipe Técnica por suspeita de corrupção. Não, não: não estamos falando da imagem dos nossos aeroportos, hoje propalada aos quatro ventos pelos coveiros da Copa no Brasil.

Estamos falando do novo aeroporto de Berlim, o Flughafen Berlin Brandenburg Willy Brandt, previsto originalmente para entrar em funcionamento em 2010 e receber 27 milhões de passageiros por ano.

Hoje já se sabe que ele não entrará em funcionamento antes de 2016. E que provavelmente estará defasado em relação à demanda de então. Terá de ser “socorrido” pelo aeroporto ao lado.

Com a volta da capital alemã para Berlim, depois da reunificação das Alemanhas, previu-se que os três aeroportos então existentes, Tegel e Tempelhof, na antiga Berlim Ocidental, e Schönefeld, na antiga Berlim Oriental, seriam insuficientes.

Ainda em 1991 fundou-se a holding que seria responsável pela construção, e em 1996 decidiu-se pela área ao lado do aeroporto de Schönefeld, na periferia da cidade.

Em 1998 foi decidida a privatização da Holding, da construção e da futura administração do aeroporto, e aí começou a série de equívocos e tropeços. O processo, que inicialmente favoreceu o consórcio Hochtief, foi anulado judicialmente, sob suspeita de manipulação. Em 1999 formou-se um novo consórcio, com participação do Hochtief e do consórcio antes perdedor, o IGV. O prazo de arrendamento previsto era de 50 anos.

Porém em 2003 o contrato foi novamente anulado, e o setor público reassumiu o projeto, pagando 50 milhões de euros como indenização e compensação à Hochtief e a IGV.

Em 2006 estabeleceu-se a previsão de orçamento: 2,83 bilhões de euros. Porém em 2012, sem o aeroporto ter levantado vôo, as despesas já estavam em 4,3 bilhões de euros.

A inauguração, prevista para 2010, foi retardada para 2012. Previu-se então uma abertura com muita pompa, na noite de 2 para 3 de junho de 2012. Numa operação faraônica, os dois aeroportos, Tegel e Schönefeld (Tempelhof já fora desativado), seriam desativados ao mesmo tempo na noite de 2 de junho. Estradas seriam fechadas ao tráfego normal, e verdadeiras caravanas de caminhão fariam o traslado de tudo o que fosse necessário deles para o novo aeroporto. Às 6 horas da manhã do dia 3 o primeiro vôo decolaria para Frankfurt-am-Main. Dez mil convites foram enviados; chefes de estado de toda a Europa e de outras partes do mundo eram aguardados.

Foi um fiasco. Já em maio constataram-se falhas no sistema de segurança contra incêndio. Os convites foram anulados e a festa desfeita. Mas fixou-se uma nova data: 27 de outubro de 2013. Mas logo depois novos problemas surgiram, das esteiras de malas às árvores plantadas ao redor. Falou-se em 2014, e agora as previsões falam em pelo menos 2016. Houve dispensa de empresas contratadas, acusações, demissões e tudo o mais. O prefeito de Berlim, Klaus Wowereit, do SPD, de cuja carreira federal o aeroporto poderia ser a catapulta, renunciou à presidência da comissão diretora do projeto.

E agora, para completar este quadro desolador, o chefe da técnica, Jochen Grossmann, foi afastado sob suspeita de corrupção, envolvendo meio milhão de euros – suspeita, sublinhe-se, que ainda está sendo investigada e deve ser comprovada, ou não.

Por estas e por outras o novo aeroporto ganhou um apelido por parte da população vizinha, parte da qual teve de ser removida para áreas distantes: “Monstro”, “Monster”, em alemão.

Por ironia do destino, Grossmann fora indicado “Empresário do ano” no estado da Saxônia.

Sic Transit Gloria Mundi.

http://www.cartamaior.com.br/?/Coluna/Aeroporto-atrasado-denuncia-de-corrupcao-e-no-Brasil-/31033

elizabeth pretel

Quando a copa ocorreu na Alemanha será que foi diferente? Se não foi, será que o jornal também se manifestou contra a realização do evento no país dele ?

francisco pereira neto

Esse jornal alemão está dando uma de João sem braço, ou é desinformado mesmo.
Dizer que as manifestações são contra a Fifa?
Só pode ser piada né?
Essa manifestações são insuflações de dentro e fora do país, para tentar evitar a reeleição, líquida e certa de Dilma.
Chora mercado financeiro!
Falsários.

Urbano

É… o caráter atual é tal qual há sessenta, setenta anos; só que hoje como figurante e não mais como estrela principal…

Leo V

Pois é, mas por aqui os petistas e pecedobeistas defendem essa entidade antidemocrática contra os trabalhadores. Segundo a visão desse jornal, jogam contra a democracia.

    Mário SF Alves

    Ora, ora, mas não é que o Leo V já anda se apegando a qualquer cavaco como tábua de salvação?

    Quequéisso?!!

    É só um jornal estrangeiro, Leo V. Só isso. Fazer cortesia com o chapéu do outro é fácil, queria ver fazerem isso lá, na terra fria deles.

Romanelli

governo fraco . .prometeu que o dinheiro JAMAIS seria público pros estádios e eventos

Disse que tudo ficaria pronto ..principalmente os entornos .., que éramos capazes, que iríamos nos orgulhar, que era um preço enquanto entregaram outro muitas vezes multiplicado.

Fez-nos ficar de joelhos com as isenções ..permitindo até o álcool

Vergonha, HUMILHAÇÃO ..e não foi só a FIFA que foi culpada não ..SEM ESSA ..ela simplesmente soube trabalhar a ambição dos governantes que a procuraram ..todos ASTUTOS.

    Mário SF Alves

    Romanelli, Romanelli, onde estás que não te escutas?

    Por que insiste em jogar sua melhor oportunidade no lixo?

    O que você teria de melhor pra por no lugar?

    Atenção! Mágica não vale!

    Ronaldo Silva

    Já ouviu falar do mario amato?

Edson

Eu sugiro que só países que investiram com as exigências da Fifa e do coi realizem os próximos eventos pois ja investiram conforme os padrões exigidos assim podemos recuperar o capital investido!!!! Que tal???

Carlos Ribeiro

É o Governo, estúpido!

Silvio Meincke

Muito bem observado, Luiz Fachini Gomes. Essa tua observaçao deveria ser amplamente divulgada.

Carlos N Mendes

Os protestos acertaram a FIFA, mas ela não era o alvo. Uma minoria dos manifestantes estava preocupada com a imoralidade da FIFA, o alvo sempre foi atingir o governo petista. E tenho seríssimas dúvidas se o motor por trás da indignação foi construído e ligado por brasileiros. Tem motor demais pelo mundo, funcionando do mesmo jeito – Tailândia, Argentina, Venezuela, Egito, Grécia, Ucrânia… E agora apareceu o livro do Piketty, acho que essa água turva vai começar a ficar clara, e nós vamos poder enxergar o que tem no fundo. (P.S.: não vi, em nenhum jornal ou telejornal brasileiro, referência ao fato do partido no poder na Ucrânia, o Sloboda, ser neonazista. Essa informação está sendo sonegada até por jornalistas brasileiros sérios, e isso é extremamente preocupante).

    Mário SF Alves

    Parabéns pela lucidez do comentário, prezado Carlos N Mendes.

    edward

    Jornalistas, tem isto aí no Brasil?

    Por falar em jornalistas, no Tio Sam a CNN falou da FIFA e do Brasil, é claro, com Z, Brazil. Quando a repórter falava sobre corrupção, ao fundo estava o estádio Arena Corinthians e, em cima, o local: Rio de Janeiro, Brazil, of course, with Z.

    Acho que jornalistas atualmente, pode até ser que existam, sei lá onde?

Edgar Rocha

Nos dias de hoje, alguém botando pilha nas manifestações durante a Copa, soa meio suspeito. Queria saber qual foi a posição do mesmo jornal quando avaliou a Copa na Alemanha. Isto porque, manifestação na Copa dos outros é refresco, né?

Deixe seu comentário

Leia também