O apagão de Dilma e o caos no Metrô provocado pelos passageiros

Tempo de leitura: 2 min

As escolhas da Folha, ontem e hoje: Dilma acusada; Alckmin acusando 

por Luiz Carlos Azenha

No meu tempo o jornalismo servia para esclarecer. Hoje, propaga qualquer bobagem dita por internautas como se fosse verdade factual.

A queda de energia que deixou milhões de brasileiros sem luz por algumas horas, ontem, não foi causada pelo calor. Nem tem relação com a declaração do ministro, no dia anterior, de que não há previsão de desabastecimento. Tanto não há que o abastecimento foi retomado.

Um apagão causado por uma falha do sistema de distribuição — qualquer falha — não tem relação com a capacidade de produzir energia.

A Folha, como se vê acima, logo deu um jeito de colocar o problema no colo da presidente Dilma.

Ela tem de responder, sim, pelos investimentos no sistema elétrico, tanto quando o governador Geraldo Alckmin pelos investimentos no Metrô paulistano.

Mas, curiosamente, quando houve pânico no Metrô de São Paulo causado pela falha em um dos trens na estação da Sé a Folha não citou Alckmin.

Pelo contrário. A nota oficial do Metrô atribuiu o problema a usuários que acionaram o sistema de emergência de sete composições, sem explicar que não o fizeram por capricho.

Só lá no miolo é que veio esta informação:

O vendedor Washington Ormundo, 42, contou que estava dentro de um trem entre as estações Anhangabaú e Sé quando houve o problema. Após a composição ficar parada por 40 minutos, com o ar condicionado desligado, passageiros quebraram as janelas e desceram no túnel. Durante o percurso até a Sé, ele diz que seguranças do metrô também circularam pela linha, pedindo aos passageiros que retornassem ao trem e dizendo que, caso contrário, a situação não seria normalizada. “Foi total falta de preparo. Sabiam do problemas desde 18h30 e não impediram a entrada de pessoas nas estações. O povo foi se acumulando e a situação piorou. Não temos como receber Copa do Mundo coisa nenhuma”, afirmou.

Ou seja, a culpa é da Copa.

Leia também:

 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Maria Thereza

Vamos ver o novo chefe da secom, como se sai. E tudo cada vez mais esquisito. E parece que o stf vai aceitar uma denúncia contra o Lula, por propaganda eleitoral antecipada, há 300 anos. Mas, tá valendo. O relator é o MAM

Elias

“As escolhas da Folha, ontem e hoje: Dilma acusada; Alckmin acusando” Azenha

A Folha Mente. A Folha desinforma. A Folha acoberta tudo o que para ela merece ser acobertado. Tudo contra a Dilma. Nada contra Alckmin. Tudo contra o PT. Nada contra o PSDB.

“…jornalismo para esclarecer”, não é papel da Folha de papel, nem da Folha digital. A Folha segue a direita, a direita segue a Folha.

José Eduardo

Alguém sabe por que o Conversa Afiada está offline?

henrique de oliveira

Metrô é problema dos tucanos que roubaram a grana e não é de hoje , quanto a falta de energia que durou 30 minutos (pelo menos em São Carlos SP) foi normal pois o sol estava alto e água fria nesse tempo é uma coisa bem vinda.
Apagão dura seis meses e vem acompanhado de um racionamento , lembra do fhc?

Luiz (o outro)

Ô Azenha, essa matéria não deveria estar na seção de humor?

Luís Carlos

Pois é! A culpa é da Copa?!? E protestos somente contra a Copa!? Contra desmandos, corrupção nas obras do metrô de SP nada? E a culpa pelo funcionamento do metrô de SP é da Dilma? Quais são as relações mesmo entre grande mídia e últimas manufestações de rua?

Claudio-SJ

Tudo o que acontece no país é culpa da Dilma. Bem feito pra ela porque tem medo de enfrentar a midia.

Gerson Carneiro

Acompanho todas essas notícia pelo Folia de Sun Paulo.

http://foliadesunpaulo.tumblr.com

Gerson Carneiro

Agora as imagens do “tumulto” que segundo a Folha de São Paulo paralisou o metrô em São Paulo no dia de hoje.

O metrô não funciona e a imprensa tucana atribui culpa ao povo, que está voltando do trabalho, que é “baderneiro”.

Detalhe: imagens extraídas do próprio portal da Folha de São Paulo.

Marat

Para que serve o STF? Para passar a mão na cabeça do PSDB?
A questão do desvio de verbas do Metrô é algo grave, e certos ministros do STF parecem brincar com fogo! Ah se o povo fica bravo!
Falando em bravo, todos aguardam os presídios servirem em seu cardápio Vinhos, Champagnes e Salmões, para receber, com tapete vermelho o Bob Jeff.
Além do exposto, quero lembrar mais uma coisinha: E o mensalão tucano? Só será julgado quando todos os Acusados/Réus/Suspeitos completarem 70 anos?
Acorda povo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

PAULO

Parece que quem está tendo um apagão é a comunicação do governo, porque qualquer pequeno problema vai se avolumando e tornando-se um caos, sem resposta imediata, e aparentemente sem estratégia de mídia.

Marat

De acordo com uma reporcagem do Estadão, “um trem ficou parado 15 minutos sem ar condicionado e um passageiro acionou o botão de emergência”… O “jornalista” não disse quantas pessoas estavam na composição… E se fossem 300?
Outra coisa, já está na hora do povo, que revidou à violência, com quebra-quebra, EXIGIR do STF e outros órgãos dito de Justiça, tirarem a bunda dos sofás e começarem a julgar os desvios de verba do Metrô.
Se o dinheiro do Metrô fosse utilizado para manutenção, aquisição de máquinas e criação de estações, não haveria tantas quebras e tanta imundície nos trens!

    Edgar Rocha

    Marat, acho que o judiciário nunca é lembrado por uma manifestação por ser ele, blindado pela desinformação da imprensa. Nunca se cobra do judiciário nada de nada. Quando ele aparece, é sempre atuando (da forma como nós sabemos). Dá a impressão que a única instância que trabalha neste país seja nosso judiciário. Este é o maior indicador do epicentro de todas as questões deste país. Pra ser tão protegido, é porque lá é que fica a “caixa preta” de toda maracutaia e da impunidade generalizada que assola o país. Esperar que o povo vá ligar o lé com cré num momento de fúria ou reação espontânea acaba nos dando a sensação de que o povo é burro. É importante não fazer este juízo de valor. Esta é uma fronteira ainda a ser quebrada por aqueles que se esforçam em mostrar a verdade. O rei não vai ser desmascarado antes que os peões (corruptos e criminosos) e a Rainha (a imprensa PiG) sejam devidamente desarticulados. O que mata é saber que o Rei desta História é quem protege todas as outras peças inimigas.E que dependemos dele pra levar adiante qualquer mudança e qualquer denúnica, por mais que estas sejam legítimas. Nó difícil de desatar… Se ao menos o Lula tivesse um “dedo bom” pra indicar juízes pro STF, não teríamos Graça Foster, nem JB mandando lá. Acho que o dedo bom dele pra isso é justamente o que foi cortado.

Gerson Carneiro

E esse apagão de água no Estado de São Paulo…

Imprensa não acusa quem governa São Paulo há vinte anos de ter negligenciado investimentos.

Ah se fosse o Governo Federal.

    Luiz (o outro)

    Meu caro Gerson, ontem à noite só não dei uma resposta bem mau educada a um conhecido porque iria arrumar uma briga em hora imprópria… na falta do que falar sobre a possibilidade de racionamento de água aqui no estado de SP, disse que “a culpa é da Dilma que fica dando dinheiro para os cubanos fazerem porto..”
    É um daqueles membros da “classe mérdia” que adora meter o pau no governo e nos próximos meses sai correndo atrás de nota fria pra sonegar IR…

Leia também