No JN, a “paginação” dos sonhos de Serra

Tempo de leitura: < 1 min

por Luiz Carlos Azenha

O Jornal Nacional escondeu, mais uma vez, o Paulo Preto.

Nenhuma reportagem investigativa, nenhuma entrevista a respeito, absolutamente nada. Nem um segundinho sequer.

Presumo que o PT já sabia que seria assim, nesta campanha: Erenice, 1.435 manchetes e reportagens investigativas; Paulo Preto quem?

Porém, hoje me chamou a atenção a paginação do jornal.

O JN deu longa cobertura ao resgate dos mineiros, com todos os detalhes religiosos (crucifixos, orações, etc).

Break para a propaganda eleitoral.

Propaganda de José Serra com apelo “religioso”.

Propaganda de Dilma Rousseff.

Bloco policial.

Cobertura eleitoral, com José Serra falando em “união nacional”, à chilena.

Pesquisa com queda de Dilma e ascensão de Serra, comparando um Ibope de segundo turno hipotético com o Ibope de um segundo turno real.

Pano rápido.

É conferir para ver se existe nisso algum padrão kameliano.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Alexandre Tambelli

Eu escrevi este texto em abril, virou até post no Nassif. Depois fui corrigindo pequenos detalhes e ajustando o texto, sobre o Jornalismo da Rede Globo. Vale repostar aqui:

OS TRUQUES DA EDIÇÃO JORNALÍSTICA NA REDE GLOBO
A seletividade da denúncia e da informação na Rede Globo sempre existiu. (Eu não assisto mais a Rede Globo – desde o final de 2009).
A grande mídia costuma informar sobre qualquer assunto segundo sua ótica (visão política ou interesses políticos) e ainda pode omitir informações, notícias relevantes, conforme o seu interesse.
As Organizações Globo representada pela TV GLOBO, Revista Época, Jornal O Globo, Portal G1, Rádio CBN, etc. faz parte da grande mídia e pode veicular matérias sobre uma notícia importante, por exemplo: o Mensalão. Durante minutos seguidos, pode o seu telejornal, informar sobre os acusados e acusações do Processo e mostrar os detalhes do seu Julgamento pelo STF e ao mesmo tempo, pode negligenciar a informação de que existe outro Mensalão, anterior ao do PT e batizado de Mensalinho, um processo que não está tendo a mesma celeridade no STF.
A emissora veicula desde sempre notícias sobre o Mensalão aos seus telespectadores, ouvintes e leitores, trazendo informações básicas do seu surgimento, dos políticos envolvidos e das acusações. Já sobre o Mensalinho, pouco ou nada noticia, pelo fato dos indiciados serem seus aliados políticos. Veremos que as notícias veiculadas do Mensalão têm um viés mais de denúncias aos seus opositores do que de espaço para o equilíbrio entre a denúncia e o direito de defesa do sujeito que ela coloca como réu. Durante a enumeração dos truques de edição ficará clara esta afirmação.
Conforme a ideologia política um sujeito ou partido está mais a mercê de ser denunciado do que outro sujeito ou partido pela emissora dos “marinhos”. Mesmo que o primeiro seja honesto e o segundo seja, comprovadamente, corrupto.
É interessante, um Best Sellers como A Privataria Tucana (livro que já vendeu mais de 120 mil exemplares), do Jornalista Amaury Junior, denunciando com provas robustas (vários documentos anexados) como foi uma parte do processo fraudulento das privatizações de empresas públicas no Governo FHC; e colocando até familiares do candidato a Prefeito de São Paulo José Serra do PSDB (incluindo sua filha Verônica Serra) em maus-lençóis não mereceu sequer uma reportagem investigativa por parte da emissora ou de seus jornais, revistas, rádios e portal. Nenhuma indignação, nem cobranças para a Justiça apurar se são verdadeiras as denúncias do livro. Nenhuma mudança de comportamento para com seu aliado político.
Somos diariamente levados a compreender o mundo de forma seletiva pela Rede Globo. A informação que for do interesse das Organizações Globo divulgada será, e a que não for do seu interesse será omitida.
Muitas pessoas honestas têm suas reputações manchadas por uma simples necessidade de destruir os inimigos de suas ideias, ou para favorecer políticos que defendam seus interesses. Além é claro de serem as Organizações Globo a porta-voz do Capitalismo e das Grandes Potências mundiais, dos grandes grupos econômicos mundiais no Brasil. Ela defende a ideologia do capitalismo central (o que não seria problema), se na sua defesa não se utilizasse de diferentes métodos ilegais, inclusive o da denúncia sem uma investigação precisa do que se acusa, da omissão de notícias ou da notícia apenas até a primeira página, da destruição de reputações de pessoas honestas e governos e governantes honestos, e até de posicionamentos antinacionalistas, etc. (Leiam na internet sobre a contenda Brasil X EUA sobre os subsídios americanos sobre o algodão e vejam como se posicionou as Organizações Globo).
É interessante observar um exemplo prático da destruição de reputação, o de Erenice Guerra, ex-assessora da Presidenta Dilma Rousseff, para compreender o Jornalismo das Organizações Globo.
Erenice Guerra foi acusada de diferentes irregularidades em 2010, no exercício da função de Ministra da Casa Civil, após Dilma sair candidata à Presidenta. Era na época da eleição presidencial, então a Revista Veja criou uma denúncia nem um pouco consistente de lobby e emprego de parentes no serviço público e as Organizações Globo repercutiram a notícia com toda a força, porque era uma maneira de privilegiar o candidato que a emissora simpatizava e ainda simpatiza: José Serra. Um ano e sete meses após as denúncias, o MPF – Ministério Público Federal arquiva o Processo contra a Ex-ministra por total falta de provas! E onde está a retratação pública para com a Ex-ministra Erenice, por parte das Organizações Globo? Caso semelhante ocorreu com o Ex-ministro dos Esportes Orlando Silva que foi, também, absolvido pelo MPF das denúncias que pululavam no noticiário da Rede Globo e associadas no ano passado.
A mola mestra das denúncias que fez com que a Presidenta Dilma trocasse Ministros nos seus meses iniciais de Mandato era desestabilizar seu Governo e não uma batalha anticorrupção.
Aliás, a corrupção dos seus aliados políticos é jogada para baixo do pano! Como exemplo temos o escândalo da inspeção veicular, sabem aquele selo que fomos obrigados a colocar no carro? Houve um grande escândalo de corrupção, na realização dessa inspeção, envolvendo políticos do Rio Grande do Norte e de São Paulo, incluindo o subchefe de gabinete da Casa Civil de José Serra, quando ele foi Governador do Estado de São Paulo, chamado João Faustino. O subchefe de gabinete da Casa Civil de José Serra foi até preso junto com outros aliados políticos, na Operação da Polícia Federal Sinal Fechado por causa da “controlar” e foi omitida a informação da íntima ligação do preso com seu aliado político, por parte da TV Globo. (Coloque essas duas palavras e leia mais a respeito: “escândalo controlar”; e muitos outros casos).
Viram a diferença de tratamento dado a Erenice e ao João Faustino pela Rede Globo?
Quem ouviu falar de João Faustino subchefe da casa Civil do Serra? Preso pela Polícia Federal? Se ouviu ou leu o nome dele em algum veículo de mídia das Organizações Globo, soube que era intimamente ligado a José Serra e que coordenou sua campanha para as eleições de 2010 no Nordeste? Sobre a Erenice todo mundo ouviu falar, só que esta foi absolvida por falta de provas. Os dois trabalhavam na Casa Civil, ela no Governo Federal e o João Faustino no Estado de São Paulo.
A informação do “escândalo da controlar” tivemos com detalhes, através da internet, em blogs de Jornalistas, que não mais fazem parte desse círculo fechado, que seleciona as informações a serem noticiadas e que podemos chamar de “grande mídia” ou “velha mídia”, como queiram, da qual as Organizações Globo é a mais forte representante.
Para este processo de ora informar ou ora desinformar, de informar até a primeira página ou de omitir a informação, de acusar uma pessoa sem provas consistentes, manchando sua reputação a emissora dos “marinhos” possui diferentes técnicas (truques jornalísticos).
Acabei listando um conjunto delas, técnicas que fui observando ao longo dos anos, ao assistir seus telejornais, até o final de 2009, quando definitivamente, abandonei quase por completo, a relação com as Organizações Globo em Jornal, Revista, Rádio, TV e Internet, excetuando a área esportiva, quando da falta de outra opção em assistir um evento esportivo, pelo desrespeito dela para com a informação a mais precisa possível, sem a seletividade da informação e pela parcialidade e viés da notícia.

Métodos básicos, que sempre assisti nos seus telejornais (lembrando-me, de memória, do tempo em que assistia com meu pai, já falecido, e em locais públicos, onde acabo assistindo porque está a TV ligada no canal):

1. Seleção. Corrupção no Governo, hospitais públicos com pessoas em leitos nos corredores, obras superfaturadas, etc. existem, quase sempre, nos Governos que ela não apoia; Os telejornais da Rede Globo selecionam os estados ou cidades das matérias. Quanto mais perto das eleições mais evidente fica este modo de agir. Elogios são, na maioria das vezes, para administrações do DEM, PSDB, PPS e demais opositores do Governo Federal. Quase toda reportagem negativa está situada em um Estado ou cidade governado por quem ela não apoia ou na técnica de mostrar problemas em obras ou estabelecimentos “FEDERAIS” no Estado ou cidade oposicionista. Por que nos federais? Porque ela é opositora às ideias do PT e oposição ao(s) seu(s) Governo(s).
Na eleição passada, vendo o Jornal Nacional, próximo da época do voto, observei uma reportagem, apontando problemas na separação do lixo hospitalar no Hospital São Paulo da capital paulista, ele é administrado pelo Governo federal, pois, pertence à Unifesp – Universidade Federal de São Paulo. Fica a impressão de que a Rede Globo faz reportagens investigativas, denúncias em todos os estados e que só se encontram erros em obras e estabelecimentos do Governo Federal no Estado de São Paulo. 1***
1.1. Seleção do comentarista. Todo comentarista e especialista defende a mesma posição. A emissora tem um grupo de pessoas, que revezam nos seus microfones. Eles aparecem umas 8, 10 vezes ao ano, para dar uma disfarçada. No Jornal Nacional, de vez em quando via um Economista, homem de estatura média para alta, utilizava óculos, cabelo branco, peso normal e fala mansa. Vinha para dar respaldo a toda tese econômica da emissora.
1.2. Seleção da pergunta. Todo apresentador e repórter tem um tipo de pergunta e de atitude para com o entrevistado. Se for seu aliado, ameniza todas as críticas e faz perguntas para “encher a sua bola”. Se tiver outro pensamento político, aterroriza nas perguntas, não dá trégua ao entrevistado e busca emparedá-lo.
Em 2010. É só lembrar o tratamento dado pelo JN e seus apresentadores, nas entrevistas da campanha eleitoral. A DILMA quase foi fuzilada pelo apresentador e o SERRA parecia íntimo da casa. Ficou célebre a chamada que a Fátima Bernardes deu no Willian Bonner pela indelicadeza no tratamento de Bonner para com Dilma, vi na internet no dia seguinte ao ocorrido – foi quase um fuzilamento da, então, candidata, perante seus telespectadores. 2***
1.3. Seleção do momento de exposição. Alguns políticos, opositores às ideias da emissora, tem vez e voz na Rede Globo, em determinados momentos.
Se surgir uma denúncia contra o Governo Federal, um político da extrema-esquerda pode ser entrevistado, para falar mal do Governo. Não para expor suas ideias, estas não possuem espaço nos microfones da emissora.
Se for útil, em determinado momento, a exposição de um político e suas ideias, de um movimento social contrário às suas ideias, a emissora aceita sua presença diante de seus microfones, e depois, ao bel-prazer a emissora colocará o político ou o movimento social em total descrédito, como é o caso do MST, que do nada ficou, respeitado e conhecido no Brasil todo, por uma novela e foi para as páginas policiais da emissora algum tempo depois.
Como é o caso da Marina Silva e da Heloísa Helena, espécies de “quarentena” da emissora para atacar seus opositores, por terem saído do PT, seus adversários máximos, segundo a lógica da emissora. Quando precisaram delas para atacar o Governo LULA foi só tirá-las da quarentena e colocar na caixa de entrada. Depois, foi só jogá-las na quarentena novamente. Marina Silva, que teve até suas ideias políticas veiculadas, para tirar votos de Dilma Rousseff em 2010. ***3
1.4. Seleção do entrevistado comum (Dissociação). Este truque consiste em dissociar a matéria dos entrevistados comuns, por motivos ideológicos. Um exemplo típico foi quando morreu o Cazuza. No enterro dele, escolheram senhoras, senhor e até criança para falar sobre a morte do Cazuza. O interessante é que as pessoas escolhidas não pareciam em nada com o espírito contestador e rebelde do cantor e optou-se, apenas em falar da batalha pela vida, por causa da AIDS. Eles foram escolhidos a dedo, porque falar da Rebeldia de Cazuza, dizendo o que realmente importava sobre o cantor e suas posições político-ideológicas, não se encaixaria nos interesses globais. Nem na vestimenta, nem na fala, nem na intimidade entrevistado e personagem da reportagem se pareciam. 4***
1.5. Seleção das imagens favoráveis e desfavoráveis. É comum, em período eleitoral destaca-se. Lembram-se do debate para Presidente entre Collor e do Lula em 1989? A emissora editou a matéria sobre o debate. Filtrou cenas favoráveis ao Collor e desfavoráveis ao Lula para exibir no Jornal Nacional, na véspera da eleição. 5***
2. Omissão. Quando existe uma denúncia grave de corrupção no Governo, seu aliado, diz-se o nome do denunciado, mas se evita falar a sigla partidária; ou simplesmente, ignora-se o fato. E ainda, se acusam envolvidos, o Governante é poupado; já na corrupção dos seus opositores, o Governante opositor, tem partido e é suspeito de prevaricação.
Certo dia no Jornal local da noite, assisti no médico, houve uma reportagem com um Prefeito que recebia propina, o apresentador fez questão de falar o nome do partido do Prefeito: PMDB. PMDB – aliado do Governo Federal; PSDB – oposição. 6***
Obras inauguradas da oposição têm partido, belas imagens, sorrisos e discurso, vide a reportagem de inauguração de trecho do Rodoanel no Jornal nacional***7; quando é do Governo federal geralmente as Organizações Globo não anunciam, como foi o caso da criação do SAMU 2003, em que mostraram o LULA em uma fábrica automotiva do ABCD paulista discursando, mas não disseram o que ele tinha ido fazer lá: criar o SAMU; ou no caso da inauguração em SUAPE, Pernambuco, do Petroleiro Almirante Negro, um momento histórico de recuperação da Indústria Naval brasileira, que não foi motivo de reportagem para a Rede Globo.

3. Edição. Escolha de imagens para ilustrar um ponto de vista da emissora. Subjetividade e propaganda subliminar. A técnica dessa emissora é apurada.
Lembro-me da eleição de 1989, onde, na véspera da eleição, colocaram a imagem do Collor sentado em uma poltrona de couro, dentro de uma biblioteca, lendo um livro; e colocaram a imagem do LULA jogando bola na rua com o filho. Mais editado impossível, aquele era homem culto, preparado, este, um ignorante, que ocupa seu tempo livre jogando bola e pouco preocupado com o cargo que pleiteava de Presidente da República. 8***
Na última eleição, calhou de estar na padaria comendo Pizza, bem na hora do JN. E era uns três dias antes da eleição. Outra edição. Aparecia a DILMA toda suada em cima de uma caminhonete, de baixo de um sol enorme – parecia uma pessoa desesperada a caça de votos; enquanto isso o SERRA aparecia numa moderna sala de reuniões, discutindo “questões importantes” com uma bela assessora, se não falha a memória, sobre o escândalo da licitação combinada do metrô da cidade de São Paulo. Moral da história, idêntica a de Collor e de LULA – o SERRA com a imagem de quem decide as coisas, um homem preparado, sábio e sanando questões de corrupção; a DILMA, em desespero, buscando um último suspiro para ganhar alguns votos, uma candidata derrotada.

4. Divisão. Outro truque da Rede Globo é o truque da divisão. Ela coloca o Brasil, quando não gosta de uma decisão do Governo Federal em âmbito internacional, ao lado dos países que ela considera ser ditaduras, sempre as mesmas: Cuba, Venezuela e Bolívia (principalmente) + o Irã e a Coréia do Norte, Países da Ásia. Em um assunto que casa as posições desses países e a do Brasil, dá-lhe divisão. De um lado a Europa, os Estados Unidos e o Japão; do outro o Brasil e as supostas ditaduras.
Pense em qualquer tema: o Irã e a bomba atômica. Quando o Brasil, no Governo LULA, defende que o Irã poderia utilizar a energia nuclear para fins pacíficos, fomos colocados no grupo dos países que defendem ditaduras e citaram os três países de sempre, como, também, partidários do direito do Irã utilizar do enriquecimento do urânio para a produção de energia nuclear. Nesse truque existe a omissão inclusa. Países como Israel, já possuem, até a bomba atômica, e são uma ameaça à paz no Oriente Médio, e não existe nenhuma menção do fato e grita para com eles, talvez, porque são aliados dos Estados Unidos.
É clássico o que vou dizer: em Países da África e a da Ásia há ditaduras, se forem aliados os seus Governantes aos Estados Unidos, mesmo que seja uma ditadura sanguinolenta, a Rede Globo não coloca estes Países no grupo seleto das ditaduras, omite ou fica do lado do Ditador.
E a técnica da divisão tem o truque da não citação. Se Países de distintas bandeiras políticas possuem uma posição semelhante em determinado assunto e a Rede Globo tem outra, se calhar de fazer uma reportagem dirá assim: Brasil, Cuba, Venezuela, Grécia (está caindo pelas tabelas, inclui para dar um ar de diversidade) são favoráveis; Japão, EUA, Dinamarca são contrários. Só que no grupo em que se encontra o Brasil, podem estar: França, Alemanha, Canadá e a Rede Globo engambela quem assiste o seu telejornal, omitindo a informação. Fica sempre parecendo que o Governo do PT (seu opositor ideologicamente) está do lado de ditaduras e/ou de países subdesenvolvidos.

5. Acusação. A emissora decide fazer uma acusação grave contra uma pessoa, partido político, etc.
Exemplo: um Ministro de Estado. O acusado se tem direito de resposta, não é o último a falar. Vem depois dele a personalidade que respalda a acusação. Geralmente, colocam um político da oposição. As figuras “carimbadas” – os “supostamente” paladinos da moralidade e incorruptíveis, de sempre, aqueles políticos que vivem dos holofotes da mídia, para referendar a matéria acusativa (até serem desmascarados, como é o caso do Demóstenes Torres). O acusado, por exemplo, de corrupção, está, quase sempre, numa pose desesperada e quem respalda a notícia (o último a falar) muitas vezes aumenta a voz e diz: – são fatos gravíssimos e devemos apurar o mais breve possível! Já parece, de antemão, o julgamento final e a culpabilidade do acusado (hoje, o porta-voz oficial e principal da moralidade é o Senador Álvaro Dias do PSDB).

6. Reputação. É clássico na emissora o derrubar de reputações por interesses escusos. Eles dão aos seus opositores políticos um tratamento desrespeitoso.
Quando quiseram atingir o Governo Dilma, as ONGS e por tabela o PCdoB (Partido comunista do Brasil), dá-lhe atacar o Ministro Orlando Silva por todos os lados, sem nenhuma prova contundente, tanto é que o Ministério Público Federal arquivou o processo contra o Ex-ministro dos Esportes por falta de provas. É interessante, que jogam a reputação da pessoa e até de seus familiares se preciso for, de partido político, País, etc. no chão, sem o menor constrangimento. E qualquer acusado fica marcado como corrupto e mesmo que consiga provar sua inocência e honestidade a Rede Globo não faz nenhuma retratação pública.
No quesito reputação é praxe se dizer: Fidel castro, Evo Morales, Hugo Chaves são uma ameaça para a Democracia. Insistem, nos mesmos inimigos, dia e noite. E vivem propalando que qualquer tentativa de se buscar uma moralização da Profissão de Jornalista em suas redações, tendo um código de ética e conduta, uma Lei que garanta ao acusado, o direito de resposta às acusações; que as reportagens se pautem pela verdade dos fatos; que sejam realizadas de uma maneira correta, sem ilicitudes, com o equilíbrio da informação, não tendendo a mostrar a ilicitude só de seus opositores seria um cerceamento à liberdade de expressão e uma afronta à Democracia.

7. Investigação. Quando um político opositor aos seus interesses é acusado de algo, imediatamente a Rede Globo repercute, investiga e condena de antemão; mas quando se trata de um aliado político ela não condena, de antemão, e coloca alguém para falar: – só ao término do inquérito policial, do Processo na Justiça é que poderemos dizer se o Réu é culpado ou inocente.
Geralmente, a emissora, desqualifica a denúncia e dá toda voz do mundo para o acusado se defender.

8. Postergação. Um fato de relevância pulula no País e investigações e mais investigações acontecem. A população toma partido e fica do lado da oposição às suas convicções e parceiros, a Rede Globo finca o pé nas suas convicções até o instante que não dá mais para segurar, então, ela posa de partícipe da causa defendida pela população, a um bom tempo.
Nas Diretas Já e no impeachment do Collor demorou a estar do lado vencedor. E será assim, na CPI do Cachoeira. Quando ela sentir que não dá mais para defender o indefensável, irá posar de defensora da verdade desde o limiar do fato e execrar todos os culpados, que até bem pouco tempo, eram defendidos ardorosamente.

9. Criação. Uma ideia, um personagem é criado no decorrer do tempo. Os dois, ideia e personagem caminham juntos.
A. Vai sendo moldada uma ideia: a do Mensalão do PT, do PT criador de dossiês contra a oposição, etc. Ideia – mensalão, personagem – PT.
B. Vai sendo moldado um político: Collor, o caçador de marajás; Serra, o grande gestor, criador dos medicamentos genéricos, etc. Ideia – Caçador de marajás, personagem – Collor. Ideia – grande gestor, personagem – Serra.
9.1. Apartação. A ideia e o personagem podem ser abandonados no decorrer dos meses, anos.
Exemplos clássicos de apartação: o caso do Ex-senador Demóstenes Torres e do Ex-senador José Inácio Arruda, além do Ex-presidente Fernando Collor, que de Caçador de Marajás virou um sujeito que realiza magia negra. Do nada, a intimidade da emissora com o personagem desaparece e o mesmo some de seus holofotes. Parece que o personagem só serve para garantir os interesses de momento da emissora, são como robôs, descarta-se se tornar obsoleto. E ao haver a apartação, outro personagem ocupa o espaço daquele que não serve mais à emissora.

10. Diferenciação. Tratamento desigual para situações semelhantes. Cai um enorme temporal com várias vítimas fatais, em dois estados distintos, um de seu aliado político outro de um opositor às suas ideias. O tratamento é diferenciado.
Em 2010 choveu uma barbaridade na cidade de São Paulo e na cidade de Niterói. Em São Paulo, o Governador sequer apareceu para dar entrevistas, visitar os locais afetados, após as enormes enchentes nas avenidas marginais e outros locais. A Rede Globo culpou as chuvas torrenciais e a população pelas enchentes, por jogar lixo nas ruas. A emissora não exigiu do Governador, seu aliado, explicações para o ocorrido e nem reclamou de sua conduta, um tanto estranha, de se esquivar de ir aos locais afetados.
Já na cidade de Niterói que fica no Estado do Rio de janeiro, o Governador do Estado, opositor da Rede Globo, foi acusado dos transtornos, das enchentes e das mortes ocorridas, naquele ano, por exemplo, no Morro do Bumba, onde aconteceu grande tragédia. Foram pedidas explicações imediatas para o Governador sobre as chuvas e não se utilizou em defesa do governador do Rio de janeiro, a quantidade de chuvas e nem o lixo jogado pelos moradores da cidade, bem como a população não foi considerada culpada. O Governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral era aliado de LULA e o Governador SERRA oposição e o candidato preferido da Rede Globo nas eleições de 2010.
No Rio de janeiro parecia um jornalismo policialesco, o fato ocorreu pelo descaso do poder público. Em São Paulo, a culpa foi de São Pedro.
Aqui cabe o tratamento desigual da notícia e do acusado. Os 3 mil reais de propina do Waldomiro flagrado em um vídeo (hoje já se sabe que o vídeo foi feito por, nada maia nada menos que, Carlinhos Cachoeira – o famoso bicheiro preso pela Polícia Federal na Operação Monte Carlo e entregue para a Revista Veja publicar e a Globo repercutir o vídeo, no intuito de desestabilizar o Governo LULA) valem muito mais que os 1,4 bilhões de reais desviados da Sudene no Governo FHC, seu aliado, e o primeiro caso, merece muito mais apuração, mais reportagens da emissora, só pelo fato de ser uma corrupção que pode incriminar e desmoralizar seus opositores.

11. Desqualificação e inversão. Se surge uma notícia (denúncia) que não seja favorável aos seus aliados de momento, a emissora corre logo para desqualificar a denúncia e provar que não é verdade o que está sendo denunciado. A Rede Globo pode até inverter a situação, acusar quem fez a denúncia e provar a inocência do denunciado.
Na Operação Monte Carlo está bem claro este processo. Pegaram o Deputado Protógenes Queiroz e começaram a acusar a pessoa que primeiro quis investigar numa CPI o Cachoeira e suas ilicitudes e tentaram incriminá-lo como parte integrante do grupo do contraventor. O Deputado Protógenes Queiroz foi até processado pelo PSDB, para tirá-lo das investigações da CPMI do Cachoeira, e absolvido por falta de provas, pelo Conselho de Ética da Câmara por 18 votos contra 1.
11.1. Desqualificação com mudança de foco. Se surge uma notícia (denúncia), impossível de ser contestada, muda-se o foco das reportagens da emissora e aparecem denúncias outras, envolvendo seus opositores.
Na Operação Monte Carlo está bem claro, também, este processo. Deputado Protógenes, Governo Federal, Governo do PT do Distrito Federal, Governo do PMDB do Rio de janeiro são colocados no meio das denúncias, enquanto os agentes principais são quase esquecidos. Fica a impressão de que políticos de todos os partidos estão envolvidos com as ilicitudes do Carlinhos Cachoeira.
Se não tem como envolver seus opositores na denúncia com provas robustas, cria-se outra denúncia explosiva, mesmo sem prova alguma, e centram todas as reportagens nela. Até o esquecimento quase total da denúncia com provas robustas.
Um exemplo foi no período de efervescência da Operação Monte Carlo. A Rede Globo começou com uma série de denúncias contra o Governo do Rio de Janeiro na área de Saúde, por causa de contratos irregulares. O intuito foi para desviar o foco da Operação que prendeu o Carlinhos Cachoeira, pois, as investigações acertavam em cheio seus aliados políticos.
Passou-se um ou dois dias, e se descobre, por exemplo, que uma das Empresas beneficiadas por estes contratos iniciou suas atividades de prestação de serviços públicos com partido político aliado da Rede Globo, então, a emissora e suas as denúncias foram minguando do noticiário. Sem, é claro, dizer que na cidade de São Paulo, por exemplo, quando o seu aliado maior na política atual, José Serra, era Prefeito, a empresa que a emissora utilizou na acusação contra o Governo do Rio de Janeiro, teve, também, contratos.

12. Associação. Muito comum esta ação. Consiste em combinar ou simplesmente repercutir reportagem da mídia aliada, abrindo uma ótima pauta para atacar os opositores da emissora, o inimigo em comum. Por exemplo, a revista Veja solta uma reportagem, então os meios impressos e sites, as rádios e a TV das Organizações Globo amplificam a reportagem durante o dia, iniciando um processo de chamamento para que nós assistamos seus telejornais, principalmente o Jornal Nacional, onde a audiência é a maior de todas e a notícia surgirá com a maior força possível. Assim, a denúncia fica amplificada e em toda parte se repercute o que foi noticiado.
Pode haver a associação com um político, também, via horário eleitoral. Esta é uma técnica que consiste em jogar uma matéria no Telejornal da emissora e que o político associado à emissora, está pronto para repercutir, seja matéria em seu favor ou contra os adversários da emissora e do político. Na eleição para Presidente de 2010 ocorreu, algumas vezes, em horário nobre. E por que o político está pronto para repercuti-la? Porque a matéria foi feita por ambas as partes: emissora e político associado.

13. Organização. É o truque de como aparecem as reportagens, no decorrer do Jornal.

VÍDEOS DEMONSTRATIVOS:

1*** http://www.youtube.com/watch?v=cGSaPQH63aw
Nesta matéria existem diferente cidades citadas. Ênfase para duas, maiores. Aracaju – SE, administrada pelo PCdoB. E São Paulo, onde foram checados 5 hospitais e 1 deles o da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) encontrou-se problemas. O detalhe é para a ênfase de que o hospital é da Unifesp. Moral: termina a reportagem com a valorização da reportagem/denúncia, onde a Prefeitura de Aracaju diz que irá tomar providências.
(Na matéria condensada do Jornal Nacional a ênfase era para o Hospital São Paulo).

2*** Seleção das perguntas para SERRA e para DILMA.
Tentei encontrar a entrevista mais radical, onde a Fátima Bernardes teve de intervir. Pena não ter encontrado.

3*** Heloisa Helena no Jornal Nacional.
Seria legal fazer uma retrospectiva das aparições de Heloísa Helena nos Jornais da Rede Globo e ver a quantidade de vezes que ela foi entrevistada, apenas para falar mal do PT e/ou de seus políticos.

4*** É possível fazer uma cobertura da morte do Cazuza sem entrevistar um “fã de carteirinha”? Veja como é possível, no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=mgrUhK-exGc&feature=relmfu

5*** Debate entre Collor X Lula. (Não encontrei o vídeo)
A edição do Jornal Nacional é um clássico do Jornalismo parcial da emissora.

6*** Vídeos: um com omissão e outro com citação do partido político.
Seria legal observar no dia a dia este detalhe. Será fácil subsidiar a técnica que apontei.
7*** Aqui aparece o SERRA discursando para a plateia. Diz-se que a obra foi inaugurada sem estar totalmente pronta, mas termina a reportagem com um motorista de carro que diz que tem que inaugurar logo o Rodoanel, para diminuir o trânsito de caminhões na cidade. Moral: Mesmo não estando, totalmente pronta, a Rede Globo tenta incutir a ideia de que era vantajoso entregar a obra inconclusa.
http://www.youtube.com/watch?v=hU07YA5lInM
Se fosse um político opositor às suas ideias, certamente, a reportagem seria sobre os perigos de se entregar uma obra viária inconclusa, onde carros com pessoas trafegam.

8*** Edição JN 1989 – Lula e Collor e 2010 Dilma e Serra.
Pena não encontrar o vídeo. Mais ilustrativo impossível.

Zé Dirceu: JN cola cobertura do mensalão na propaganda eleitoral do PT « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] PS do Viomundo: Isso não é exatamente uma novidade. Veja aqui. […]

Adailton de Souza

O grande problema é que a imprensa é partidária mas finge não ser!
Adailton de Souza

Carlos Pessoa

A ordem do dia na rede globo é a seguinte: Pessoal vamos usar o que for possível na grade de programação em favor da nossa campanha eleitoral pró Serra. O poder dela é algo absurdo, e ela a muito tempo sabe disso, fica agora só aprimorando sua subliminaridade pra tentar passar desapercebida.

Outro dia vi aquelas charges dos aviãozinhos com os candidatos sobre-voando o palácio do planalto que passa no jornal da globo, tal charge terminou (no dia o tema era o aborto) com o narrador fazendo a seguinte pergunta a quem assistia : Então, quem perderá mais votos dos religiosos na reta final? Enquanto o narrador fazia a tal pergunta, a imagem que se via simultaneamente a pergunta era do boneco do Serra balançando a cabeça negativamente enquanto a imagem ia se fechando como nos desenhos animados, em uma clara tentativa mesquinha de passar uma mensagem subliminar.

COVARDIA É APELIDO ! ! !

A verdade é que a rede globo chega tão longe, arrisca tanto sua credibilidade, porque sabe que tem o poder de ludibriar as pessoas depois, a imagem dela é ela mesmo que constrói, ela tenta nos manipular o tempo todo, faz o estrago porque tem capacidade de produzir o próprio remédio, tem mecanismos pra agradar a todos os segmentos, infelizmente!

José Manoel

Azenha: eu não consigo entender como, dos dezoito governadores que se elegeram no primeiro turno, onze apóiam a Dilma, sendo que dois com recorde de votos (+de 80%), não há uma transferência maciça de votos para ela! Ou estão descansados demais ou os votos não são contabilizados pelas pesquisas. Algo está errado!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Cilene

    Eu consigo, aqui na minha região muita gente votou na Dilma, mas votou no Aloysio Nunes para Senador. Muitos são completamente tapados politicamente, não entendem nem que não existe votar na Dilma E no Aloysio, na verdade é votar em um MAS votar em outro… Não conte que eles votaram nos governadores aliados E na Dilma portanto.

Douglas

Gente! Mas cadê a campanha da Dilma??? Ela não sai de Brasília!!! To indignada com a desmobilização e desorganização dessa campanha! O Serra ta correndo o Brasil e a Dilma nada! Assim não dá!

hugo

gente to ficando preocupado , as pesquisas ja tao mostrando que o vmpiro ta chegando , aqui na minha cidade nao vejo ninguem do pt fazer campanha , ta estranho , gente to que nem a regina duarte , to com medo de perder essas eleiçoes e voltarmos ao passado

Gerson Carneiro

O prejuízo é todo do Jornal Nacional.
[youtube ejbFG9ScIYo http://www.youtube.com/watch?v=ejbFG9ScIYo youtube]

Irineu

Azenha , segue o link para que todos os leitores de seu site divulguem na internete……..nele ha uma materia falando que a esposa do serra fez aborto?……….divulguem pessoal……..temos o azenha,pha,rodrigo vianna e muitos outros. Divulguem o link tambem em e-mails , msn, salas de bate papo etc ……..

Mônica Serra fez aborto?
http://correiodobrasil.com.br/monica-serra-ja-fez
http://correiodobrasil.com.br/jornal/

Irineu
sao paulo.

Ricardo Ferreira

Enquanto isso… http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/sandra-c

Nilton

Gente q a glob o é um lixo e veja e estadão e folha tambéms são todos aqui sabem, boicote é obvio quem quer assistir ou ver essas porcarias. O q se trata aqui é do futuro de milhões de pessoas. Estou na grande sp. Que tal uma mobilização gigantesca pelo menos com o maior numero de pessoas na porta da globo na berini, com cartazes, faixa, etc., exigindo uma cobertura isenta, denunciando todas essas falcatruas. Vamos parar o transito, para a cidade. Ir até as outras emissoras denunciando a parcialidade da Globo, O que acham?

bentoxvi-o santo

AZENHA.

Pensávamos que já teríamos ganho no primeiro turno…não deu…agora é ir para a batalha…nossos blogs são pontos de encontro para troca de idéias…más a luta é no dia a dia…consegui reverter alguns votos que não foram para DILMA no primeiro turno…até o de 31 vou tentar reverter muito mais…A LUTA CONTINUA…SEMPRE…

Edson

Serra é o maior falastrão do Brasil. Primeiro disse que não conhecia o tal de Paulo Preto. Depois de ser ameaçado veladamente em uma entrevista à Folha pelo Paulo Preto, Serra recobrou a memória e lembrou-se que Paulo Preto é "um dos melhores engenheiros de SP". Me poupem. Só i.d.i.o.t.a vota em Serra.
Agora pasme mais ainda:
Manchete do Jornal Correio do Brasil de hoje: "Ex-alunas de Monica Serra confirmam relato sobre aborto". Isso mesmo. Pasmem! Monica Serra, mulher de Serra fez um aborto. A mulher que disse que Dilma mata criancinhas, foi quem realmente matou uma criança. Depois de usar tanto o tema aborto na campanha e com essa revelação, Serra deveria ter o mínimo de vergonha na cara e renunciar. Não tem sentido uma canalhice desse tamanho. Serra e sua esposa Monica Serra, devem explicações ao povo brasileiro. Como usa e abusa de um tema desses sabendo que sua própria exposa fez aborto de um filho seu? Injustificável!!! Estou horrorizado!!!

Érisson

Acho que tentar enviar um email pra Rede Globo é completamente inútil. Ela não depende de nós pra se manter.
Mas incentivar a Record eu concordo, pq esse é o seu diferencial. Até a pouco tempo eu não levava muita 'fé' na Record, com o perdão do trocadilho, mas agora eu respeito mais.

Fabio_Passos

Que dúvida?

A rede globo é a direita golpista.
E ainda vem muito mais jogo sujo da globo para favorecer seu boneco: serra.

Impedir o retrocesso e a vitória destes bandidos que sempre sabotaram o Brasil é o nosso dever.

Não há espaço para omissão.

É Dilma Presidenta do Brasil!

Roberto de Paulo

Enquanto ficar com propaganda mansa no rádio e televisão,a militancia ficará a distancia,pois ela está revoltada com os que comandam a campanha,tem que ir a ofensiva a todo os instante,assim como o adversário vem fazendo.

Marcos

Conversando com algumas pessoas mais simples, trabalhadores e perguntando sobre o seu voto, mostram-se muito desanimadas. Mas, na conversa, percebi que o promessômetro do Serra : aumentar o salário, melhorar os aposentados, tem pesado na cabeça dessas pessoas. Trabalhador não tem tempo de acessar Internet e no máximo vê um TV. Não podemos nos descuidar de atacar esse promessômetro demagógico e oportunista nas nossas ações de divulgação!!!!!!!!!!!!

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

Ta lotado de tucano aqui , fantasiado de apoiador de Dilma!

jbmartins

Incrivel, estamos vendo o maior golpe MIDIATICO, de braços cruzados, estõa impondo um Governo onde a maioria manipulada não sabe nem que que vai acontecer após as eleições.

JEAN

A TV passa no norte e nordeste brasileiro. A blogosfera não tem alcance lá. É simples assim. A difamação global ataca Dilma na sua base. É de lá que sai a sangria, é lá que se tem que partir pro corpo a corpo.

Cristiana Castro

Toda eleição é a mesma coisa. Sempre a TV Globo perturbando o processo eleitoral e tentando a todo custo fazer seu candidato para faturar as custas da população. O MP, nunca faz nada, nunca se mexe, e ainda por cima, oferece seus serviços comentando para emissora. Curiosamente, a lei eleitoral estabelece, no art. 242, que " A propaganda, qq que seja a sua forma ou modalidade mencionará sempre a legenda partidária e só poderá ser feita em língua nacional, não devendo empregar meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais."

    Antonio Silva

    Dia 23 de setembro, juntei uns trocados e partí aqui do RJ para participar do "Ato contra a Manipulação Golpista da Mídia", evento este, realizado na sede do Sindicato dos Jornalistas de SP .
    Pois bem, neste ato foi lido um manifesto/denúncia pelo Altamiro Borges, manifesto este, que seria assinado pelas organizações sociais presentes (UNE, CUT, MST,) e seria enviado aos organismos estrangeiros que combatem manipulações golpistas .
    Acontece que esta promessa de denunciar ao mundo esta degeneração midiática com fins eleitorais, NUNCA FOI FEITA, aí eu pergunto :
    Dá pra levar a sério estes movimentos contra a mídia bandida ? .

El Cid

… e ontem a Globo mostrou a Dilma reunida com evangélicos por longo tempo, pra mostrar pros católicos de que lado ela – a Dilma – estaria. Disse que o Lula participou por alguns minutos e depois "saiu pela porta dos fundos". Não mostraram o Lula. O Lula sumiu da Globo, aliás todo o governo sumiu da Globo. Por coincidência assiti ontem o documentário "A revolução que não foi televisionada", sobre a Venezuela, onde aparece um sujeito reunido com senhoras da classe média pra alertá-las do perigo de suas domésticas portarem revólveres nas bolsas e até granadas. Tudo a ver.

    @fernandopanga

    Preocupa-me o fato de que a maioria dos brasileiros não consegue ter claro quais os reais interesses da nossa imprensa.

El Cid

Tem que reeditar a TV Povo

Emendado com o JN mostrar reportagens sobre o tema e perguntar: Por que não querem que você saiba disso?

Obs: na Globo News o assunto também é censurado. O Gerson Camaroti acabou de falar sobre a preocupação da campanha petista com a agenda negativa do aborto e a da reedição do caso Erenice Guerra e não falou nada da preocupação da campanha de Serra com Paulo Preto.

Obs2: A Globo teve reduzida sua verba de publicidade federal. Antes captava 90% dos recursos, hoje capta 48%, detalhe, possui 45% do share de audiência.

Obs3: Em 2004 eu perguntei a um amigo que trabalhava na Globo. Porque eles estão tratando o Lula tão bem?

Resposta: A Globo tá falida, precisa de dinheiro do BNDES. Os tontos emprestaram, agora toma…

filho

Segue um vídeo do jênio dando aula de matemática em um colégio, é de arrepiar… https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=533e21e

italo

Já entendi, se falar mal do PSDB/DEM/PIG é ameaça à liberdade de Imprensa. Se denunciar o PSDB não sai na globo. A Imprensa é livre para informar, se quiser. Se não quiser informar bota leitores para assistir resgate dramático. Nada que afaste o Serra da Presidência o JN conta para seus leitores. Mas é bom ter cuidado, o JN será o primeiro a surpreender a todos, na primeira viagem do Serra ao exterior, eles vão comunicar que o Indio do DEM é o seu Presidente da República, aceite quem quiser, aqueles que não aceitam, que engulam.

anna thereza

a monica serra é chilena, eles ainda vão fazer algo apelativo…
aguardem…
nunca vi uma guerra tão acirrada!

Rodrigues

Em 2006 eles fizeram de tudo para derrotar o Lula, conseguiram levar as eleições para o 2º turno e vencemos um candidato ainda mias reacionário e calhorda do que o atual. Por que tanto pessimismo agora?
A partir desta noite, a propaganda de Dilma na TV começa a passar depoimentos de lideranças evangélicas a seu favor. A partir de manhã, entram, também depoimentos de artistas e intelectuais. Não podemos perder votos no meio urbano e temos garantir ao menos 25% dos votos que foram dados à Marina . Para isso, é fundamental mostramos que Serra está aliado ao atraso e que significa a volta da privataria e o fim dos concursos públicos e do desenvolvimento econômico. Também é importante convencermos a juventude que está votando pela primeira vez de que Dilma e o PT são os mais afins com a Marina. Se ao invés de jogar a toalha, cada um fizer um pouquinho, conseguiremos muito mais!

    @fernandopanga

    Concordo. Nada de pessimismo. Todos tinham o PSDB como fracassado, até que Dona Marina lhe deu a oportunidade de um segundo turno. Caiu de graça no colo! A partir de então… Perna pra quê te quero? O fôlego foi recobrado, e aqueles que nunca engoliram o LULA no comando na Nação (mas faziam de conta que sim) passaram a avançar com toda força! Seria impossível o 'vampiro' avançar até os 50% por cento e a DILMA permanecer incólume! A vitória é certa, todavia, não será tão fácil como muita gente imaginou – inclusive eu que, uma vez no Nordeste (no qual, nenhuma liderança do PSDB ousava tocar no nome do seu candidato), região na qual seria impossível vislumbrar o vampiro ganhando em oito estados.

Josnei Di Carlo

A Globo treinou durante os 8 anos do Governo Lula e agora está conseguindo fazer frente ao adversário. Mas o PT não treinou durante os 8 anos do Governo Lula e agora está treinando no meio do jogo. Qual será o resultado?

    arlindo

    É isso mesmo. Mas vão levar o troco de novo. Dilma presidenta.

    Geísa

    tenho até medo de responder… =/

    não é possível um brasileiro dizer que nada mudou. nada melhorou.
    é ser muito cego mesmo.

Ely

Eu sei que o momento é dificil, mas não devemos disitir, vamos regaçar as mangas e lutar para ganhar ainda a tempo para reverter essa situação.

    Ricardo

    Reverter o que? Dilma está na frente…tem que levantar a cabeça e sair pra rua. Moro numa cidade pequena, mas mandei fazer 200 cds com musicas da campanha e jingles contra Serra (tudo oficial e legal). Paguei do meu dinheiro para os carros de som sairem 3x por dia….Nao importa o que acontece nos subterraneos….temos que fazer nossa parte!
    Tenho pena do Brasil que tem a memoria curta e a cultura restrita….do brasil preconceituoso e raivoso……

    Que Deus se posicione :) ….. por linhas certas ou tortas. Não é possivel que a gente consiga jogar no lixo os avanços e perder para a campanha mais suja da historia das eleiçoes brasileiras. Se isso acontecer ficará a decepção profunda com a igreja (mais ainda), e com os Brasileiros. A cegueira, o preconceito e a falta de moral é monstruosa….que igreja é essa, que pais é esse? è inacreditavel a falta de consciencia geral que domina esse país. Que tudo saia bem e eu não precise me mudar para o atacama ou pra Nazca!

    Geísa

    DEVEMOS PERGUNTAR A TODOS QUE TEMOS CONTATO (COLEGAS DE TRABALHO, PORTEIROS, FAXINEIROS, VIZINHOS) SE JÁ DECIDIRAM EM QUEM VAI VOTAR.

    Eu estou fazendo isso e a maioria responde " sabe que ainda estou em dúvida… mas acho que vou votar no serra. a dilma não dá!"

    E pergunto por quê? "eu sou a favor da família, e da moral" ou então "é tudo igual mesmo"

    Essas cabeças não sabem a diferença entre um e outro.
    Claro! Suas fontes de informação são o JN e o que ouvem por aí.

    DEVEMOS nos mobilizar e desmistificar a imagem que estão fazendo de dilma. Não precisei falar muito e já consegui uns 6 votos. Urge.

R. Anderson

A questão maior de toda as calúnias e boatarias na internet, é mensão do que propõe a rede de TV Aberta citada aqui por você. Ela articula por meio de seus tentáculos que são desde jornalecos sem valor e que obviamente são frutos de "laranjas" aliados a esse canal de TV; que por sinal dias desses, foi salvo pelo Sr. Aécio Neves que articulou a venda da Copasa para adquirir a Light RIO (essa que vive trazendo problemas para o R.J.), bom, nessa articulação sabe-se por meio de um Jornal Mineiro (Novo Jornal) que foi "fechado" por ordens do governador, depois que mostrou a verdade da transacão dessa venda. Essa favoreceu a Rede Globo que estava falida nos E.U.A. (foi usado os fundos credores dessa Rede de TV Aberta para tal transação)… Resumindo: AÉCIO favorece a GLOBO e essa favorece SERRA = ao medo maior que é a LEI DE IMPRENSA que vai ACONTECER independentemente de quem ganhar: porque o povo quando vai as ruas tira até presidente. LEI DE IMPRENSA JÁ!

Péricles Prado

A eleição já está decidida em favor de José Serra. Ela será resolvida da mesma maneira como foi no primeiro turno: fraudando resultados de algumas urnas. Somente a quantidade necessária. Nunca uma pesquisa de boca de urna deu resultado tão diferente. Dilma já era. Tudo o mais é jogo de cena. O sonho acabou. Um abraço.

    Orivaldo Guimarães

    Deixa disso, temos que lutar, a eleição só termina ao final da apuração de todas as urnas, antes não. É exatamente esse comportamento que a direita selvagem quer. Vamos dar o troco.
    E, Viva o Povo Brasileiro!!!!!
    Dilma 13 Presidente!
    Tucanos nunca mais.

francisco.latorre

Eleições no Brasil e a Comunidade de Inteligência dos EUA
NIKANDROV Nil

(…)

A CIA emprega ex-policiais brasileiros demitidos de seus cargos por várias razões para fazer o trabalho de campo como vigilância, invasões de domicílio, roubos de dados de computador e chantagem. Na maioria dos casos, estes são indivíduos com tendências ultra-direitistas que consideram Serra como seu candidato. Ministérios do Brasil, a comunidade de inteligência e o complexo militar-industrial estão fortemente infiltrados por agentes dos EUA. A embaixada dos EUA e o pessoal dos consulados no Brasil inclui cerca de 40 agentes de inteligência da CIA, DEA, FBI e do exército – o us army – e têm planos para abrir 10 novos consulados nas principais cidades do Brasil, como Manaus na Amazônia.

(…)

completo aqui.. traduzido.. http://omarteloo.blogspot.com/2010/10/eleicoes-no

..

Eridan

Não sei por que vocês acham que a Globo um dia vai mudar. A Globo só trabalha mensagens subliminares. Ainda existe alguma dúvida?

Marcelo

Faltou, ainda, uma inserção comercial do Genérico que patrocina Ronaldo "O Gordo", com a mesma voz que narra a propaganda do Serra. Até pensei que iria aparecer o Zé Baixaria fazendo embaixadinha!

Bury

Imagino ainda, depois de ver um negócio nojento desses, ainda ter de deparar com a carinha do casal 20, naquela falsa postura de "somos imparciais sim, apresentamos o principal jornal do país, credibilidade e seriedade é o nosso negócio". Pelo visto, não só os "talentos" da Malhação passam pela escolinha de atores da Globo – apresentadores de telejornal que precisam deixar a car-de-pau em dia também…

VÍDEO: REDE GLOBO OMITE ESCÂNDALO TUCANO, MAS RECORD FAZ JORNALISMO « Educação Política

[…] Vi no Vio o Mundo […]

alex

MATRACAS" DO SERRA PODEM SER O DIFERENCIAL NESTA ELEIÇÃO

O diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, e o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio Andrade, atribuíram a um "processo de difamação" contra a presidenciável do PT, Dilma Rousseff, o aumento da rejeição à candidata, indicado na pesquisa do Instituto Sensus divulgada esta manhã.

Por causa desse "fenômeno sociológico", o instituto decidiu não fazer um prognóstico sobre o resultado final da eleição.

Clésio Andrade chamou a atenção para o uso da internet nesse processo, bem como para a contratação de pessoas com a missão de desconstruir a imagem dos candidatos nas ruas, nos ônibus, nos trens, entre outros lugares de grande fluxo de pessoas, distribuindo panfletos e pregando cartazes em postes. "São as chamadas matracas", definiu.

Às vésperas da votação em primeiro turno, a candidata do PT tornou-se alvo de correntes difamatórias na internet, bem como por meio de panfletos apócrifos, distribuídos em igrejas, afirmando que se ela fosse eleita, endossaria uma lei favorável ao aborto e à união civil entre homossexuais, fecharia templos e proibiria a liberdade de cultos.

Do Estadão.com.br

Difamações ampliaram rejeição a Dilma, avalia Sensus

Jairo_Beraldo

É impressão minha, ou no programa eleitoral do Zé, batendo um pandeiro ele confirma que vai governar só para a elite? Que lugar de pobre é debaixo da ponte, na cadeia? VIVA ROTWEILLER RATZINGER!!!! VIVA HITLER!!!! VIVA FRANCO!!!! VIVA MUSSOLINI!!!

Marcelo de Matos

A censura está de volta? Deu no UOL: “Ministério Público pede multa a jornalista por propaganda irregular em favor de Dilma”. O jornalista Paulo Henrique Amorim, a PHA Comunicação e Serviços e Geórgia Pinheiro enfrentam uma representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por suposta propaganda irregular favorável à presidenciável petista Dilma Rousseff. A propaganda teria sido publicada no site Conversa Afiada, de Paulo Henrique, e constatada pelo MPE (Ministério Público Eleitoral) a partir do trecho que afirmava "tem de ser de goleada! Dilma 13 Para o Brasil Continuar Vencendo!". Segundo o Ministério Público, fica "explícito pedido de votos à candidata Dilma Rousseff, configurando incontestável prática de publicidade eleitoral irregular". A ação se baseia na Lei das Eleições que impede "a veiculação de propaganda eleitoral na internet, em sítios de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos". O MPE pede uma multa que pode varias de R$ 5.000 a R$ 30 mil a Paulo Henrique Amorim, a PHA Comunicação e a Geórgia Pinheiro.

Antonio Silva

Vergonhoso é saber que o povo gasta uma fortuna incalculável para manter um sistema judiciário completamente inoperante e desigual .
Se houvesse justiça estas concessionária públicas de rádio difusão já estaríam lacradas .

    Rafael

    Justiça, verdade, honestidade, dignidade todos esses valores são utópicos. Servem somente para escrever livros ou fazer filmes. Na realidade a mentira, a manipulação, a calúnia é que têm força. Resto é utopia.

    Ricardo

    Fico triste com esse comentrio, mas é o que eu penso ha muito tempo. a humanidade é um lixo. A vida inteira eu apanhei, porque meus pais me ensinaram esses valores….a devolver o troco, a me preocupar com os outros……O mundo é muito diferente, e a redoma de bons conceitos que muitos vivem na juventude, é atropelada pela vida real…..Entendo mais os hippies e suas comunidades alternativas hoje

Celio

E que acha da cobertura da campanha da Dilma no JN ser conduzida pela Délis Ortiz, com aquela empolgação de quem está vendo um jogo do Atlético Mineiro?

Jairo_Beraldo

"Os jornalistas Paulo Henrique Amorim, da PHA Comunicação e Serviços S/C Ltda. e Geórgia Pinheiro enfrentam uma representação do MPE (Ministério Público Eleitoral) por suposta propaganda irregular favorável à Dilma Rousseff (PT), candidata à Presidência. A propaganda teria sido publicada no site Conversa Afiada, de Paulo Henrique, e constatada pelo MPE a partir do trecho que afirmava "tem de ser de goleada! Dilma 13 Para o Brasil Continuar Vencendo!".Segundo o Ministério Público(da Sandra Cureau), fica "explícito pedido de votos à candidata Dilma Rousseff, configurando incontestável prática de publicidade eleitoral irregular"."(amigosdopresidentelula)

Veja, Estadão, Folha de São Paulo, O Globo, Rede Globo, que será o que eles fazem? Libertinagem de Imprensa?

antonio c a santos

O fundamental é que apesar de toda artilharia a Dilma continua com algo em torno de 53% e o Serra em 42% dos votos validos. Esta eleição será decidida pela abstenção. Quem conseguir reduzi-la leva, como rico que vota em Serra viaja e eleitores da Dilma não, é esperado aumento de abstenção em reduto serrista e queda no dilmista. Quanto ao voto religioso, o do evangelico pode ser recuperado, já que é influenciado por suas lideranças. Garotinho e cia em panfleto de apoio a Dilma é importante.

    Lili

    Eu conheço 3 eleitores do Serra que estarão viajando e não votarão!

Zeca

Eu não sei o por que do espanto. Lá só foi uma troca de comando no jornalismo, sai Armando Nogueira e entra Ali Kamel, jamais imaginei que sentiria saudades do Alberico Souza Cruz

DeBarros

E o Presidente esta coberto de razao quando chama o PSDB e o PIG como entidades malignas.

O PSDB e os que apoiam querem apenas cevar o povo Brasileiro em prol de uma minoria de familias ricas que terao acesso ilimitado aos recursos do pais, enquanto o povao sofrera a seus pes.

Votar no Serra sera como colocar uma raposa para vigiar o galinheiro. Sera uma carnificina.

O PSDB, junto com os que os apoiam, mentem descaradamente dizendo que farao um governo voltado para o social. Tao logo eleitos, se eleitos, esquecerao todas as promessas de campanha e retornarao aos velhos habitos que sao:

Vender o patrimonio publico a preco de banana a corporacoes multinacionais;

Fortalecer ainda mais a imprensa de extrema-direita para que o povo continue sendo manipulado;

Aumentar a desigualdade, concentrando ainda mais a renda nos 0.1% da populacao;

Criar pedagios para tudo de norte a sul desse pais, para molhar o bico dos financiadores de campanha;

Sucatear o ensino publico e depois acusa-lo de nao produzier resultados, para avancar com a privatizacao do ensino.

Rafael Nascimento

O melhor da pesquisa divulagada é que é, geralmente, do Data Folha – órgão ligado a que jornal mesmo? que apoia quem mesmo? E o mais engraçado: Dilma não cresce – ninguém, ninguém que votou em Marina irá votar em Dilma no segundo turno. Quando observo meu entorno, vejo o contrário. A maioria dos eleiotores de Marina que conheço agora votam em Dilma. Acho q os veículos de comunicação, como a Globo, que passa 4 novelas de conteúdo crítico Zero (Zero!) por dia, tem no governo Lula um grande prejuízo, e eu espero q as políticas sociais populares deste governo ajudem a arrasar esses magnatas "descomprometidos" e "desvocacionados". Sim… da tendenciosidade destes veículos todos, nem vou falar muito. Só preciso dizer que já vi Arnaldo Jabor, que hoje se indigna com tantos matires da corrupção apoiando Dilma, chamar Lula de "grande estadista" em sua coluna no Jornal da Globo. Será que o calo tava apertado?

Mariana

Alguém já experimentou tentar mandar um e-mail pra rede Globo protestando contra isso?
http://falecomaredeglobo.globo.com/index1.aspx

    Diogo

    Brincadeira?

    Se for é de mal gosto.

Marcos de Almeida

Alguêm pode explicar, porque os últimos debates parece que todas as eleições tem que ser na globo?Fica parecendo um jogo de cartas marcadas.

Fátima Ilha

A Eliane da folha de São Paulo comentando o debate da Band : "A Dilma citou um pessoa " e não falou o nome do engenheiro que jornalista "desinformada". Vejam as manchetes do blog e da coluna da Folha do Josias parece jornaleco de 5ª categoria que vergonha! Querem colocar toda a culpa nos evangelicos alguns estão sendo usados tipo o Malafaia que já é conhecido da midia e sonha em ter um canal de TV , o Pastor da PIB de Curitiba é só elite que frequenta a Igreja montou um video com cenas de pedofilia. prostituição , mortes de crianção e falou que tudo era culpa do PT e pediu abertamente que os membros da Igreja não votem na Dilma. Esse video foi visto por mais de 3 milhões de acesso ate as crianças ficaram assustadas juntou a imprensa falida em todo sos sentidos é só ler as manchetes e deu nisso. Imagine agora a perseguição religiosa , preconceito social , que vai acontecer no Brasil nunca vi nada igual.

ricardo silveira

Por que se permite que a Rede Globo continue com o direito de concessão do sinal de TV se ela usa esse recurso para manipular a população brasileira? Se qualquer um tentar manipular o outro é processado e vai para a cadeia e, porque os jornalistas da Globo enganam a população e não são processados e muito menos vão para a cadeia? Por que isso ainda acontece no Brasil?

Jukinha

Olá Azenha!

Do jeito que a coisa está andando, vamos enfim entrar na IDADE MÉDIA. Puxa! não me aguento de tanta vontade de passar (!?!) por esse período que só os europeus passaram. Ah! os puritanos nos EUA também tiveram a sua Idade Média.
Vamos, enfim, ver as fogueiras da inquisição bem armadas com show pirotécnico na orla carioca (para todo o mundo ver como sabemos fazer bem), especialmente em Copacabana e Ipanema.
Teremos que ir a missa 2 a 3 vezes por semana e nossas mulheres (esposas,irmãs, filhas, etc) terão que usar o véu cobrindo a cabeça. Será bem legal. Ah! teremos que confessar nossos pecados 3 vezes por semana, senão seremos obrigados a enfrentar o tribunal do santo ofício e depois a fogueira!!!

Alexandro

Azenha, sinceramente…

A onda conservadora está muito forte, acho que a Dilma vai ser engolida por ela, estou com medo de 31 de outubro!

O que você acha?

    Oliveira

    O medo é um pessimo conselheiro, mudar essa onda pessimista so depende de nos e, pode apostar o trem volta aos trilhos, todo bom jogador tem que ter uma carta na manga… e a Dilma tem um trunfo muito forte ao seu favor e vai fazer a diferença, por enquanto o Serra respira mais é por pouco tempo.

    Ricardo

    Se liguem nos pessimistas de plantao que estao aparecendo…..isso é orquestrado pra baixar a moral… ESTAMOS NA FRENTE…….e vamos conseguir…..EU ESTOU NA RUA todos os dias….voce está?

lari

acho q todos deveriam entrar em contato com a equipe da globo e fazer pressão… mandei um email alertando q a conduta deles ja esta sendo muito discutida na internet e q a população não é tão idiota quanto eles pensam… estão cada vez mais queimados… o titulo do email foi cade paulo preto??

marlon

Azanha, você leu esta notícia de capa que saiu hoje Correio de Brasil? Não sei se dá para confiar neste jornal (ou em qualquer jornal).

“Monica Serra já fez um aborto e sou solidária à sua dor”, afirma ex-aluna da mulher de presidenciável
http://correiodobrasil.com.br/monica-serra-ja-fez

Mariana

Alguém já experimentou tentar mandar um e-mail pra rede Globo protestando contra isso?

Bem, antes que alguém fale que de nada adianta, acho que de alguma coisa serve sim, falar pra eles que agora só

assistimos à RECORD e que faremos sempre que pudermos campanha contra a Globo. Pode ser uma gota no oceano,

mas o oceano com certeza seria menor sem essa gota…aqui vai o endereço, o único que eu encontrei, para fazer algum

tipo de reclamação pra eles:
http://falecomaredeglobo.globo.com/index1.aspx

VAMOS TENTAR! NÃO CUSTA NADA!

TEM QUE FAZER UM CADASTRO ANTES!

augustodafonseca13

Enquanto isso…

Hoje se instala a 13a. UPP no Rio (Morro dos Macacos): mais um gol da política bem sucedida do Dilma/Lula/Cabral
http://festivaldebesteirasnaimprensa.wordpress.co

***

Tácio Nunes

Azenha, vc viu na Veja? Vão processar a rede Record por suposto privilégio a Dilma em reportagem, que loucura , realmente é o golpe que o PHA sempre falou, dou um doce quem advinhar quem estar envolvida, começa com C.

Mariana

GENTE, PELOS COMENTÁRIOS AQUI, SOMOS 70.

VAMOS COMEÇAR A IR LÁ NO SITE DA GLO.BO PRA DIVULGAR ISSO!

VAMOS COMEÇAR A PERGUNTAR PQ O JN NÃO DEU UMA LINHA SOBRE ISSO!

70 PESSOAS FAZEM UM ESTRAGO VIU…

Armando do Prado

Padrão a la Goebbels, ou seja, repetir mentiras até que se tornem "verdades".

Thiago

Quando os grandes grupos empresariais da imprensa nacional, que se julgam isentos e imparciais, não cumprem o seu papel cabe ao cidadão comum questionar e averiguar os fatos para que tire as suas próprias conclusões sobre o jogo político e os interesses que disputam o poder…
http://www.youtube.com/watch?v=_G6UEV-MJjc

[youtube _G6UEV-MJjc http://www.youtube.com/watch?v=_G6UEV-MJjc youtube]

Thiago

http://www.youtube.com/watch?v=_G6UEV-MJjc

Vídeo baseado em uma fala do candidato José Serra em seu programa eleitoral e em uma série de reportagens em ordem cronológica que levantam a seguinte questão:

Se José Serra defende Paulo Vieira de Souza (Vulgo Paulo Preto) e, portanto ratifica o processo por calúnia e difamação movido por Paulo contra Eduardo Jorge (Vice-presidente nacional do PSDB) e Evandro Losacco (Tesoureiro-adjunto do PSDB) que acusam Paulo de arrecadar dinheiro não declarado para a campanha política de 2010, ação conhecida como caixa 2, e de fugir com 4 milhões de reais por que não retira os caluniadores do núcleo de sua campanha ou ao menos os repreende publicamente??? Serra dará espaço para intrigas em uma eventual vitória no segundo turno por não ter o "pulso firme" para repreender os deslizes de seus aliados??? Serra por favor responda!!!!

Por favor divulguem!!! [youtube _G6UEV-MJjc http://www.youtube.com/watch?v=_G6UEV-MJjc youtube]

    Fernando

    Andam dizendo por aí que metade dos 4 milhões foram usados para pagamento àqueles que aceitaram participar da campanha de difamação da candidata Dilma Rousseff, sendo que a outra metade deverá ser entregue caso José Serra vença as eleições. Se verdadeiro, isso explica a negativa do candidato em conhecer o Paulo Vieira de Souza (vulgo, Paulo Preto), o posterior reconhecimento por parte de Serra após a ameaça velada feita por ele, e a escandalosa insistência nas infâmias contra Dilma. O que o dinheiro é capaz de fazer com a consciência de determinadas pessoas, inclusive religiosos!

easonnascimento

Enfrentar os tucanos, enfrentando Serra não seria problema. Agora enfrentar a mídia desta forma, unida e utilizando-se de todas as ferramentas disponíveis por ela, é complicado. É uma pena que uma concessão pública se preste a este tipo de papel. Fico a imaginar qual seria a solução para este problema. As idéias não são nada simples e agradáveis. Depois falam em democracia.
http://easonfn.wordpress.com

Danilo

FORA GLOBO= E.U.A.=

Marcos C. Campos

José Serra diz que não tem padrinho politico, mente novamente .

Quem é o padrinho politico do Serra ? Melhor perguntar , quais são os PADRINHOS POLITICOS DO SERRA ?

Resposta:

REDE GLOBO, FOLHA DE SÃO PAULO, ESTADÃO (já assumiu), VEJA

ou

Irmãos Marinho, Civitas, Otavinho e os outros da Grande Mídia.

Marco

Ontem deu curto-circuito no jornal das 22hs da Globo News. O apresentador disse que o presidente chileno ficou as 24hs no local com a nítida intenção de elogiar a atitude do presidente de lá par, talvez, "comparar" com alguma atitude do presidente de cá. A correspondente não se deu conta que era para elogiar e disse que o ato tem sido interpretado como demagogia e que o Bush também fez isso por ocasião do atentado às Torres Gêmeas etc. De volta, o apresentador, meio constrangido, disse. É… mas o papel do presidente é esse mesmo, né? E encerrou o assunto. Não ficaria surpreso com a geladeira ou a demissão da Jornalista.

Maria Dirce

Penso que, não é ficar incrédulo (a) com a rede Globo, é sim tomar providencias séríssimas pois a democracia do Brasil esta ameaçada principalmente em São Paulo com mais essa descoberta do engenheiro do DERSA.Somando DERSA, editora abril,qtos milhões foram pelo ralo? enqto isso a educação e saude definha agonizante.Isso é crime contra o povo são ladrões disfarçados de políticos,Alckimin é cúmplice de tudo isso pois faz parte da mesma panela, mas para conveniência sua prefere o silencio e o discurso vazio.O povo de São Paulo caiu novamente no conto do vigário!!!!!!!!!

francisco.latorre

kamel é só o gerente da franquia.

o roteiro vem pronto.

..

    Leider_Lincoln

    Concordo: de Washington/Tel Aviv/City para os "filhos", dos filhos para o capataz…

francisco.latorre

extra-conveniente o show chileno.

piñera. o uribe cheiroso.

fez o show do capitalismo 'solidário'.

mineiros miseráveis.. numa mina sem condições. [ só o datena comentou. aí o neto – o do futebol – completou.. quanto ganham mesmo os mineiros?.. – extra péssimo o midião. só os fora de esquadro dão notícia. ]

o midião exultou. com direito a carlosnascimento mandar.. "muito bem o presidente piñera. sempre sorrindo." e o cara falou isso a sério.

depois do levante policial contra correa.. no primeiro turno..

super piñera.. o capital que sorri.. resgata heróicamente os miseráveis. no dia da américa. dia da padroeira. com show midiático global.

conveniente muito conveniente.

que mais sairá da fábrica de acontecimentos do pentágono?..

faltam três semanas.

..

Ivan Lima

Já no dia 12 de outubro, a cobertura sobre o dia da Padroeira do Brasil foi "extensa", além do habitual, para escrever o mínimo.

    Metheoro

    Eu simplesmente PAREI de ler o PIG, não da mais não gente… nem pra rir da cara deles.

Gerson Carneiro

Não devemos nos esquecer que em março de 2010 o Serra doou para a Rede Globo um terreno de 11 mil metros quadrados avaliado em R$ 12 milhões.

Na época de Lampião muitos fazendeiros, temendo as forças da polícia e do grupo de Lampião, davam abrigo e abasteciam os dois lados. Eram os chamados "coiteiros". Numa clara troca de favor: “dou o que tu quer, em troca tu me protege não me incomodando”. Na minha opinião é o que se passa na aliança Serra/Velha Mídia.

Fefeo

Azenha… Impressionante. Este teu artigo é exatamente o que eu senti ontem vendo o JN.

Raimundo

Contra a campanha que a mídia faz a favor de Serra sugiro que o presidente Lula peça licença da presidência para fazer intensa campanha pra Dilma nos últimos quinze dias. Iria equilibrar o jogo.

Reinaldo

Gostaria tanto de perguntar a Marina o seguinte :
Quem matou o Chico Mendes ? Nesta eleição de que lado estão os mandantes do crime ?no lado do Serra ou da Dilma? Me tire esta dúvida atroz

    francisco.latorre

    no fígado. matador.

    ..

    malu

    A Marina perguntaria de volta: quem é mesmo o Chico Mendes?

Regina

Difícil comentar e suportar isso tudo. É muita cara de pau, não há o que dizer.
E um grande desrespeito com os brasileiros, que são constantemente manipulados por essa mídia vergonhosa.

Владимир Ильич Ленин

De uns dois meses pra ca Globo so a novela das 8 que minha esposa gosta. tirando isso é OFF… ate pq a tv aberta é mediocre seja onde for… Fato

trombeta

Globo não tem credibilidade, eles não fazem jornalismo, fazem política.

Só assisto a Record!

lindivaldo

Azenha,
Se o JN omite, cabe ao pograma do PT trazer o Paulo Preto para o debate ético. Um ator, citando as revistas e jornais, fazer um resumo da ligação do engenheiro com Serra; as insinuações de coleta de propina; a negação do Serra de conhecê-lo; e , depois da ameça, a contradição, insinuando que, na verdade, que há um medo do candidato de que a verdade venha à tona. E é bom que o ator falar etrate o caso como escândalo,!
Por que o programa da Dilma não explora isso? Imagine se isso acontecesse com alguém no governo de Lula?
Este escândalo, bem detalhado no programa, e com boa divulgação na internet , vai trazer a mídia a reboque!

    Maria

    Lindivaldo,

    Concordo com você. Deveria mostrar o caso e falar da omissão da grande mídia. O povo não é bobo.

Gilson Cabral

Costa larga, quem indica, pistolão, padrinho, da hora,se a brasa tá pouca meu pirão primeiro,! É triste , é horrível, ver um exército de soldados "ricos" demagógicamente, em época de eleição que o salário mínimo será de 600.00 reais, que são contra aborto , que são superiores, "melhores em tudo", igualsinho a rede globo. MAS O RESULTADO DO MUNDO ATUAL, não é nada disso , a prova é que as outras emissoras de televisão com grande dificuldade, com luta assim como os excluídos do nosso querido e maravilhoso Brasill, está com um nível excelente, é isso aí , dia 31 , é só inverter, é 13, é DILMA se Deus quiser.Amém…DILMA, DILMA. DILMA. DILMA.DILMA . Até mais, bom DILMA para todoslll, [email protected]

DanielMallone

Se a Record nao entrar de vez na briga é provavel que a Dilma perca as eleicoes para o PIG.

Evanir Gonzaga

Todo mundo sabe que a Globo e a Flôr do Fascio. A mída inteira está o^Çerra, mas isto de nada vai adiantar, nós brasileiros estamos com os votos. Queremos continuar mudando para melhor. Estas boaaria só faz reforçar o prestígio da Dilma. Conversa fiada não bota comida na mesa de ninguém. Vamos de Dilma.

zinguinha2010

Caros amigos, de que maneira ele fará um governo de "UNIÃO" se, em outubro de 2008, ele "jogou" Polícia Militar contra Polícia Civil, durante o período da greve no Estado de São Paulo?
Aliás, bem conveniente a invasão daquele apartamenteo onde haviam duas moças reféns de um bandido, sim, bandido, pois quem entra com um 38 e uma sacola cheia de munição deixa de ser "jovem trabalhador" e assume o risco que premeditou, derrubando todas as atenuantes e excludentes de ilicitude (privação de sentidos, etc…).
De uma hora prá outra, o mundo parou de falar da batalha travada entre as Polícias de SP na porta do Palácio do Chirico (que assistia a tudo sentado no trono) prá falar da invasão desastrada do apartamento.
Acordem!
O que queremos para nossos filhos?!
A volta ao poder dessa CORJA?!

Marat

Eles estão sintonizados. Pena que STF, TST, TSE etc., façam ouvidos moucos e ponham panos quentes! Nossa democracia está ameaçada justamente por aqueles fariseus que dizem defendê-la!

Gerson Carneiro

Ontem, 13/10/2010, resolvi dá uma espiada no JN para medir a que nível anda a propaganda serrista naquele telejornal.

Começa com o William Bonner anunciando "o candidato José Serra", em seguida um aposto "que pretende fazer um governo de UNIÃO NACIONAL" com ênfase no lema. E aparece imagens do Serra abraçando e sendo abraçado por eleitores. Imagens e mais imagens do Serra, sempre na rua.

Depois, o William Bonner anuncia "a candidata do PT", sem aposto e sem lema. E poucas e rápidas imagens de Dilma, em ambiente fechado, normalmente concedendo entrevista, "se explicando".

Ontem compreendi o famigerado lema anunciado pelo William Bonner a cada vez que exibe o seu padrinho político.
De verdade, a União da Turma do Serra com a Turma do Jornal Nacional resulta na tal "UNIÃO NACIONAL".

    Marat

    Essa é a tal "liberdade" de impren$$$a

Fausto Ishiai

Sabe pessoal o que eu descobri? Que é perfeitamente possível ignorar a Rede Globo. Durante muito tempo ela reinou absoluta em função do seu padrão de qualidade técnica. Só que com o advento da transmissão digital, as outras emissoras também foram obrigadas a investir em equipamentos de ponta, de alta tecnologia, tanto quanto a Globo e se equipararam a ela. Portanto, neste quesito já não há grande diferença. O que a difere das demais, é o seu conteúdo, que ultimamente está um lixo. A Fórmula 1 já não desperta mais interesse, seus programas humorísticos plastificados, não tem a menor graça, e o seu noticiário mentiroso e manipulador causa náuseas. Enfim, a TV Globo não faz a menor falta. Nos últimos dois meses, as únicas coisas que assisti neste canal, foram os debates políticos. Simplesmente me recuso a ver esta emissora, não tenho mais estômago para isso. E aprendi que tudo é uma questão de hábito. Faz de conta que a TV está com defeito e não consegue mais sintonizar a Globo, sabe o que acontece? Nada! Ou melhor, tudo! A gente fica bem melhor sem ela. A Globo faz mal a nossa saúde mental e física. Corrompe valores, deforma o nosso caráter, e nos torna burros. Ultimamente vejo a TV Record, Record News, TV Brasil, TV Escola e às vezes a Band e Rede TV. Mas, eu prefiro mesmo, é navegar na Internet, ler um bom livro, ver filmes e ouvir músicas. Se a gente se unir e boicotar a Rede Globo, rapidinho ela quebra. Basta ter atitude!

marx

Caro Azenha,
Você precisava ter visto a edição da matéria sobre os mineiros chilenos, onde o Bom Dia Brasil entrevistou duas mulheres de mineiros e, mera coincidência, os nomes delas eram Mônica e Verônica.
Só faltou colocar no final aquele texto que acompanhava o final das novelas sobre "qualquer semelhança com fatos reais será mera coincidência".

Antonio Lyra Filho

O PIG escondendo a oposição.

pereira

Eles vão ter que falar do paulo preto, a repercução no jornal da record esta forte, e outro ponto possitivo, são os religiosos que dão início a uma mobilização em favor da Dilma.

Claudio Machado

Percebi isso também. Será o padrão do JN nesse tema. Podem crer. Mas alguem teve alguma esperança infantil que fosse diferente? Não há, nesse caso, direito a surpresas quanto ao comportamento da Globo nessas eleições. Quem achou que seria diferente merece um troféu de Alice. Há inclusive candidatos a esse troféu na coordenação da campanha da Dilma. Como já disse em outras oportunidades, se quisermos vencer, temos que ir pro pau. Com Serra e seus aliados não tem outra forma de disputar. Eles não tem escrúpulos. Eles querem voltar a qualquer custo.

Everaldo

Veja o que o Brizola neto, diz sobre o guia da Dilma.

Posso até ser primário, por não ser especialista em técnicas de propaganda e cinema, mas se a linha agora é comparar, temos de ser coerentes desde o primeiro minuto, colocar um “freio de arrumação” do tipo “agora acabou a hora da baixaria e da promessa furada; começa aqui o programa do Brasil que mudou de verdade, o programa de Lula e Dilma, para o Brasil seguir em frente”.

Acho que as coisas têm de ser abordadas mais diretamente, e Dilma reagir exigindo o respeito que merece e tem direito. E falar, como a gente diz aqui no Rio, “na lata”:

Roberto

Sobre a pesquisa IBOPE, Azenha, devemos fazer uma leitura diferente. Se tomarmos a da DATAFOLHA anterior e desprezarmos margens de erro, teria havido um movimento de escolha dos indecisos. Neste movimento, Serra levou vantagem, subiu 2 pontos. Todavia, Dilma também subiu! Não houve a propalada "queda de Dilma"!!! Creio que a tática de defender-se das acusações e ser mais "assertiva" está já colhendo seus frutos. Já há na internet um movimento de reação! Passei a receber mensagens, sempre muito interessantes e inteligentes, a favor de Dilma. O trabalho deve ser de todos. Peço que você estimule o envio de mensagens não ofensivas por parte de seus leitores.

Marco

considero ainda que o pior é que pagamos para o PIG agir assim, se aprovamos este governo ele teria que entender que estamos sendo extremamente prejudicados por esta mídia e agir de forma clara/positiva. quanto a descontruir o Serra não bastaria botar a ficha dele em campo(é o candidato, desde o 1º turno, com maior número de processos e certidões positivas, Ficha Limpa? pra quem?)?

Cássia

Essa contribuição do Laerte Braga, diz tudo:
O dilema do brasileiro é simples. Ou aceita resignado o papel de coadjuvante num processo de recolonização do País, ou continua a marchar como protagonista de sua própria história. José FHC Serra é retrocesso em tudo e por tudo.

Weiland

infelizemente a maioria da imprensa nesse país tem partido…

    Marcos C. Campos

    São os padrinhos politicos do Serra.

Cid

Companheiros,vamos pra rua conquistar votos pra #Dilma13.A coisa tah apertada.Naum vamos chorar depois!

Mário

É claro que tudo isso existe. A Globo só sobrevive as custas do monopólio, da manipulação. A questão é saber o que a coordenação da campanha da Dilma de fazer.

    Danilo

    Jose Eduardo Cardoso, Dutra, Pallocci e Pimentel, essa equipe do pt é muito tucana. Pelo amor de Deus.
    Esses caras querem perder eleição. São uns engomadinhos que evitam o ataque a midia e ao serra.
    Por favor, o PT não é asim….

Zé Raimundo

Diante disso só tenho a dizer o seguinte: Lula tem que entrar em (re)ação !!!!! Vamo lá presidente !!!!

    Antonio Silva

    Infelizmente Lula não vai reagir .
    Eis um grande erro dele .
    Se o Zé mentirinha (toc toc toc) for eleito, pode-se esperar um mandato de investigação emitida por Gilmar Dantas para que o Delegado Marcelo Itagiba "arrume uma prova " irrefutável do cometimento de crime administrativo por Lula .

    Tomara que não, mais este nosso País se tornará um inferno, e o Uruguai não caberá tantos brasileiros .

    vinicius

    Antônio, em momento algum Lula deixou de atuar efetivamente. Ele é excelente presidente e vai agir da forma adequada a um grande Estadista. Calma!!! Nosso time é muito melhor que o deles..

MirabeauBLeal

.
A RGTV só está preparando o terreno para a ex-futura ex-primeira-dama nacional levar a estatueta da santa aos conterrâneos.
.

    Jussara

    Acho que o Lula deve entrar mas sem exagero senão vai reforçar o que eles dizem sobre a Dilma. Acho que mostrar cenas chocantes da ditadura e dizer que a Dilma foi torturada e arriscou a vida pela DEMOCRACIA. Também bater mais no Serra milcaras divulgando o video do debate onde ele afirma com a maior cara de pau que não votassem nele se ele renunciasse a prefeitura. Vamos dilvugar esse video!!!

    Antonio Silva

    Não dá, não adianta tentar desmascara-lo com aquele vídeo do Ze mentirinha .
    A madame Corô ´jamais vai permitirá que a propaganda de Dilma o desmascare .

    PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO, VERGONHA MUNDIAL !

Claudinete Sergipe

A máscara do Serra está derretendo. O povo está percebendo que ele é um dissimulado. Serra é o disseminador de intrigas entre os brasileiros. Nós precismos estar mais unidos em prol do Projeto do Lula e da Dilma. Agora, Lula tem que aparecer mais nos programas da Dilma.

Guto

Galera, vamos combater esse nojo todo!
Vamos boicotar o PiG, fazê-los sentir no bolso que não concordamos e não queremos essa porcalhada toda em horário nobre! Em horário nenhum!
Marinhos, Frias, Mesquitas e Civitas nos fazem de otários todos os dias, nos tratam como baratas tontas, divertem-se com nossas angústias. Vamos parar de dar dinheiro para essa gente cheia de poder e sem nenhum pudor ou responsabilidade social.

    Rodrigo Carvalho

    Eu só entro na Folha para postar contra os tucanos, lá ´pe indecente. Mas raramente vejo a Globo, nada compro deles e mesmo gostando muitod e futebol, já decici que ao terminar meu contrato mudarei TV a cabo (NET) mesmo que não veja futebol. Deve ter ocorrido em nível nacional, mas houve uma briga Globo versus Oi, cuja TV a cabo em BH não mais tem os canais Globosat. Na Net não aprece a Record News que é TV aberta, creio que isso é irregular e na Oi não há TV's abertas da Globo e SBT.
    Em suma, Globo é praticamente pontual para mim, às vezes vou ao jornal para verificar o nível de sujeir ,do caráter negativo deles. Agora um pessoal mais alienado que o brasileiro, mais ainda a mairo aprcela da classe média, que se diz estudada, é de horrorizar, as pessoas mais pobres votam melhor que eles, pois vão em que melhorar algo, mas essa classe média vota em quem os prejudica, acredita em Globo, Veja…nenhuma evolução positiva desde 1964.

SérgioFerraz

Por tudo isso é que o Jornal Nacional e a própria Globo, cada dia, perde mais credibilidade.
Enquanto isso: O Jornal da Record e a Record News noticiaram o caso do Paulo "Preto".

Andre Luis

Hahahahahaha … é hilário !!! Hoje escutei que eu sou um cara muito inteligente pra votar na Dilma … Preciso de uma safena de ego … É inacreditável como as pessoas se deixam enganar. Ao menos, o julgamento de meu amigo não me deixou completamente aborrecido.

MARIA HELENA

Já fui assinante da revista veja Veja, mas comecei a acha-la muito tendenciosa então resolvi cancelar meu vínculo com a mesma para não alienar-me. A globo, nem se fala, sua tendencia e manipulação política chega a ser vergonhosa. Onde está a seriedade nos meios de comunicação?

ruypenalva

Segundo um post do Blog do Nassif parte dos e-mail falsos contra Dilma partem do seguinte link :http://www.tribunanacional.com.br/v2/

Eduardo Lima

É só a Dilma perguntar isso de primeira no próximo debate, ele vai ficar perdidinho!

Claudio Gress

É lamentável o que estamos assistindo . Que o PT aprenda a lição . Que , neste ano , ou depois , quando for poder , que não contemporize com a direita . Não podemos ser moderados . Já deveríaamos ter uma TV sob comando de um pool de Universidades e Sindicatos , competitiva comercialmente . Desde a disputa dos restos da TV Manchete deveríamos ter caminhado neste rumo . Uma lei de democratização da imprensa é imperativa .

luiz antonio fazza

E olhe que não ficou só nisso: creio que terminada matéria eleitoral, dia a dia dos candidatos, após o Serra entrou um comercial dos "genéricos do RRRRRRRonaalllldo", como se fosse o Galvão Bueno narrrrrando! A verificar, se alguém tiver a gravação.

Gerson

O que tem em comum os mineiros chilenos (esperando um resgate à vida) com os que perderam a vida na cratera do Metro de SP ??

Pergunta aos universitários.

TavaresdeMello

Ótimo, pra registro!
E de olho neles, sempre!

Mas, não vamos mais nos envenenar com isso.

Parafraseando Walter Franco…
Agora, pra nós militância,
Tudo vai ser uma questão de manter
A cabeça fria,
A espinha ereta
E o coração tranqüilo.

Vamos pro papo… na boa podemos até ganhar um voto de um pró-serra…

aurica_sp

Só se fala no RESGATE. E AS CONDIÇÕES EM QUE ESTES HOMENS TRABALHAVAM!!!

    Druida

    E, é claro, nenhuma palavra sobre o futuro deles e das centenas de colegas — o governo Piñera só diz que a mina vai ser fechada, o que será de todos eles? Nenhuma linha sobre isso nos jornalões, nos panfletos marrons da "grande" midia, ou na Rede Globo.

Gerson

Tens dúvidas do padrão ?

Paulo Jager

Azenha,
hoje no Bom dia Brasil, a reportagem sobre os mineiros resgatados fixa-se no segundo e terceiro trabalhador a sair da mina e em suas respectivas esposas: Mônica e Verônica. Certamente, coincidência nos nomes, mas seria coincidência a menção às duas e só às duas? Porque não a menção ao primeiro e a alguém de sua família? Estou ficando paranóico ou lé tem a ver com cré?

Antonio C. Aleixo

Azenha, vale atentar também para o termo "nascer" que Serra tem usado sempre e o campo semântico ligado à questão da gravidez. Há um plano fantástico, no campo do discurso, na campanha de Serra. A campanha de Dilma deveria trabalhar com a idéia da morte, que , de fato, a direita representa para o Brasil

    Maria S. Magnoni

    Caro Aleixo,

    Entendo a tua colocação, ela é adequada para nós que sabemos analisar os discursos, mas para a grande massa a idéia de morte manteria a Dilma associada à idéia de " assassina de criancinhas" e nesse momento não podemos dar nenhum passo em falso, porque senão já era, aliás, ou essa campanha termina ou quem termina sou eu, estou a beira de um ataque de nervos, mas ao mesmo tempo tenho de manter a serenidade para desconstruir o Serra e ganhar votos para a Dilma.
    Abraços

Manoel R.Mello jR

Caro Azenha,

Nos temos que fazer a nossa parte em divulgar o Projeto e conseguir os votos para DILMA , dos eleitores de Marina , Plinio , dos Indecisos , para que possamos ter uma triunfante vitoria neste segundo turno , e tirar de vez o pig da MIDIA , apos estas eleições.
Vamos trabalhar e conseguir os votos para elegermos a DILMA, PRESIDENTA DO bRASIL.

pedro – bahia

E porque não falar do Paulo Preto. Vejam:
http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/serra+se+

Rodrigo Ferrari

Imagina! Impressão sua… Aliás, como se chama mesmo o nosso presidente atual? É Itamar (aquele que Veja e Globo tratavam por doido varrido, nos anos 90, quando ele ainda nem era senil) ou é Aécio? Não seria Sérgio Guerra?

Brotas

Nem o reino mineral pensava diferente. Quem o JN iria beneficiar? Agora o destino de Dilma fica mais complicado. Resta pouco para o PT experimentar novamente a oposição, após ter um presidente com 80% de aprovação. Nunca antes na história desse país! Pura irreponsabilidade petista. Como Palocis e Cardosos ainda estão no comando da campanha? Essa é uma questão!

ruypenalva

Há muito tempo que o JN é sincado com a propaganda do Serra. O bloco de notícias ruins vem sempre junto ao PT. A propaganda do Serra coloca mensagens subliminares de mães grávidas, filhos nascendo, para indicar que Dilma é a favor do aborto. Serra também diz que vai fazer o Brasil nascer ou coisas desse gênero. Na propaganda dele usam a Boneca Matrioska primeiro para associar Dilma com uma marionete comunista, a boneca é russa, e Dirceu dentro. As técnicas de edição do programa eleitoral de Serra são puras peças de guerra propagandística, que recebe o auxílio devido do JN. Lula sumiu do JN, estamos sem presidente no Brasil. Eu acho que os marketeiros de Dilma precisam estar mais atentos à propaganda de Serra. No final do JN de hoje, pelo menos aqui na Bahia, entrou o laboratório Neo-Química fazendo propaganda de genéricos. Isso te diz alguma coisa? É pura coincidência? É propaganda de ocasião? Eu acho que não.

renato

Eu vi isto ocorrer,isto mostra que o que eu leio na net é verdadeiro, a globo não presta é serra mesmo…..tá com medo do que? Isto eu ainda não sei ? Mas a RECORD meteu o cacete……Vamos ver no proximo debate. Porque a globo sempre fica com o ultimo debate?

Pedro

Por falar em pano rápido, não consigo acessar a página do Paulo H. Amorim desde sábado. Alguém sabe a razão?

    Daniel

    Deve ser problema no seu navegador, Pedro. Estou acessando normamente

Denise Queiroz

JN passa na hora do jantar. É mais hábito e uma maneira de fazer as crianças ficarem quietas. O povo que tenho falado desconfia de tudo que vem dali. Ainda mais quando tem gente q vê outras emissoras – e graças às boas reportagens da Record muita gente vê e dá mais crédito do que o que aparece na Globo. Com isso não estou dizendo que não é sério eles esconderem Preto e outras tantas coisas, mas não sei se o impacto é o que já foi. Espero e torço que não.

Deixe seu comentário

Leia também