Najla Passos: O debate sobre levar a Veja à CPI

Tempo de leitura: 3 min

Política| 17/05/2012 | Copyleft

Convocação de Policarpo para depor na CPMI divide parlamentares

A convocação do diretor da revista Veja em Brasília ainda nem entrou na pauta de discussões da CPMI do Cachoeira e já divide os parlamentares, a ponto de se tornar o assunto mais discutido na reunião administrativa desta quinta (17). Enquanto a oposição tentava blindar a grande mídia, a bancada do governo insistia que todos os envolvidos serão investigados.

Najla Passos, na Carta Maior

Brasília – A convocação do jornalista Policarpo Junior, diretor da revista Veja em Brasília, ainda nem entrou efetivamente na pauta de discussões da CPMI do Cachoeira e já divide os parlamentares, a ponto de se tornar o assunto mais discutido na reunião administrativa desta quinta (17). A entrada em pauta de um requerimento do senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) envolvendo o jornalista deu a medida do tamanho da polêmica que o assunto enfrentará, com a oposição tentando blindar a grande mídia e o governo insistindo que a CPMI investigue todos os envolvidos.

No requerimento, protocolado na secretaria da CPMI na última segunda (14), Collor propunha que fossem solicitadas à Polícia Federal (PF) ”todas as partes das gravações telefônicas dos inquéritos correspondentes às Operações Monte Carlo e Vegas, em que o jornalista Policarpo Junior se comunica com Carlos Augusto Ramos, vulgo Carlinhos Cachoeira, ou algum dos seus colaboradores, bem como as partes das gravações entre o grupo de Cachoeira nas quais o nome do referido jornalista é citado”.

Na justificativa, o senador alegava que o contraventor, com o propósito de influenciar decisões favoráveis a ele por parte da administração pública, repassava “informações para importantes órgãos de imprensa como meio de chantagear autoridades”. “Uma dessas associações evidentes entre a quadrilha de Carlinhos Cachoeira foi com o semanário ‘Veja’ por intermédio de seu editor-chefe, Policarpo Junior”, apontava o documento. 

O requerimento não chegou nem mesmo a ser colocado em votação pelo presidente da CPMI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PA). Conforme explicou depois à Carta Maior o deputado Cândido Vacarezza (PT-SP), as providências solicitadas já haviam sido tomadas pelo relator, deputado Odair Cunha (PT-MG) e os documentos se encontram à disposição dos parlamentares. “O requerimento ficou prejudicado”, esclareceu.

Ainda sim, suscitou debates acalorados que consumiram mais de uma das quatro horas de trabalho da Comissão. O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) considerou o requerimento de caráter “persecutório” e reforçou sua tese, já diversas vezes manifesta, de que a “convocação de um jornalista constitui atentado à liberdade de imprensa”. Somaram-se a dele às defesas do líder o PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR) e do senador Pedro Taques (PDT-MT). O último considerou o requerimento como “inconstitucional”. 

Quem também saiu em defesa da blindagem de Policarpo foi a musa da bancada dos ruralistas, senadora Kátia Abreu (DEM-TO). Notabilizada por sua defesa intransigente dos interesses dos latifundiários, ela justificou que jornalista tem que ir onde está a informação, “nem que seja no inferno”, sem poder ser penalizado por isso.

Os parlamentares da bancada do governo enfrentaram a discussão. O deputado Paulo Teixeira (PT-MG) ressaltou que Policarpo já prestou esclarecimentos à Comissão de Ética do Senado, em 2005, em depoimento que favoreceu Cachoeira. Além disso, fez questão de pontuar que o pedido de Collor não significava uma investigação da imprensa, mas da conduta inadequada de um jornalista.

O senador Humberto Costa (PT-PE) criticou o fato de parte da Comissão querer blindar o jornalista. “Não há intocáveis aqui. Tudo virá à tona”, acrescentou. Mais tarde, ao fazer a defesa da quebra dos sigilos da filial da construtora Delta no Centro-Oeste, foi a vez de Vacarezza se posicionar: “Se, no decorrer dos trabalhos, encontrarmos links com qualquer pessoa que seja, inclusive o Policarpo, nós vamos investigar”.

Líder do PSOL na Câmara, o deputado Chico Alencar (RJ) considerou o requerimento apresentado por Collor como uma “provocação” do ex-presidente, motivada por suas questões pessoais com a revista. “Se ficar comprovado que há um esquema espúrio de seleções de matérias para atender aos interesses do crime organizado, aí sim o jornalista terá que ser investigado pela CPMI”, disse à Carta Maior. Para Alencar, primeiro, é preciso conhecer o conteúdo integral das gravações e ouvir algumas testemunhas.

Outras decisões


A CPMI aprovou o pedido de sequestro dos bens de Carlinhos Cachoeira, inclusive com o bloqueio de possíveis valores a serem identificados no exterior. E confirmou a convocação do contraventor para prestar depoimento na próxima terça (22). Aprovou, ainda, a convocação de mais 51 pessoas para depor e a quebra dos sigilos telefônicos e bancários de 36 envolvidos e empresas. Um volume de trabalho considerado por muitos como suficiente para consumir os 167 dias que aindam restam aos membros para concluir as investigações.

Apesar da pressão da oposição para que a investigação abranja todas as operações da construtora Delta no país, prevaleceu a proposta do relator, que previa, no momento, apenas as quebras dos sigilos da filial no Centro-Oeste. “Aqueles que quiserem propor uma CPI dos contratos da Delta que proponham. Eu assinarei. Mas aqui nós temos outro foco”, justificou.

A possível convocação dos governadores citados em gravações da quadrilha de Cachoeira ficou sobrestada, para ser definida na próxima reunião administrativa.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

oziel f. de albuquerque

A veja, a folha, o estadão, a globo, o dem, e o psdb todos são farinha do mesmo saco fazem parte do pig.

Danilo

“Para presidente do PSDB, Cachoeira não é um ‘monstro’ e fala demais” tá no Terra … ou seja… tanto o Vaca Louca do PT qto o lider do PSDB são dois …

Paulo Souza Ribeiro

Todo mundo já viu o Álvaro Dias e a Katia Abreu brandindo um exemplar da Veja como inspiração de seus discursos no Senado. Como essa oposição não se inspira no que é bom para Pátria, se arebata com as reportagens desse pasquim que não gosta do Brasil.

Paulo Villas

A presença do Policarpo na CPMI é fundamental. O jornalista , braço importante da empresa Abril , é o chefe da revista Veja no DF e , os indícios indicam , membro integrante da patota do Cachoeira. Tem muito a explicar porque há uma enorme diferença em ter como fonte , um elemento do sub-mundo , para angariar informação e associar-se a esse bandido , chefe de quadrilha , em operações clandestinas , para obter ganhos políticos e econômicos.

Gersier

Teve um baixinho que soltou a franga dando o maior chilic ao defender a não convocação do comparsa do cahoeira,o tal policarmo.Que tal começarmos a divulgar os nomes dos que querem brindar o PIG?
Bando de salafrários.

Cláudio

Kátia musa ? . . . Será a Kátia Flávia (Exo$$et), segundo Fausto Fawcett, a Godiva do Irajá ? Uma louraça belzebu, provocante
Uma louraça Lúcifer.

Não faz o meu tipo: não gosto de oxigeNada$$…

Gerson Carneiro

Pelo pouco que já foi exibido nos grampos da PF não cabe dúvidas para a convocação do Policarpo Junior. O “Poli” é o elo entre Cachoeira e Civita.

    Yacov

    E a Veja era o instrumento de chantagem e achaque usado pela quadrilha do cachoeira para auferir vantagens e derrubar seus opositores. Não convocar ‘poli & civita’ é chamar bem alto pela Pizza. Aonde estamos?? PELAMOR….

    O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo – O que passa na gloBO é um braZil para TOLOS”

Luis Campos

Blindagem de verdade é não se falar sobre a Delta em SP. Neste e em diversos outros casos de corrupção extrema, SP não existe, SP não é Brasil e nunca teve, não tem Delta por lá.

Adilson

Cotas: jornalista devolve convite da Globo. Pela franqueza deve ser replicado.

http://www.fazendomedia.com/mensagem-ao-reporter-da-globo/

Adriana

O policapo e tão criminoso quanto o carlinhos cachueira por que quem se aliá há criminoso ,é criminoso tambem se esses severgonhas a revista vejabandida, policapo junior, marconi pirillo não forem convocados pra depor na proxima CPI!!! é melhor solta o carlinhos cachueira e da há ele um bom cargo no congresso por que não e lá o luga de mafioso golpistas .”Isso foi blindagem ta mais que na cara o PMDB blinda o sergio cabral envolvido com bicheiro,PSDB blinda marconio pirrillo tambem envolvido com o bicheiro é chantageia o PT dizendo que se esses forem convocados pra depor na CPI o Agnelo tambem sera caso tenha algu que o envolva com o bicheiro…mais o PSOL blindou quem?quem acerta ganha um doce?o PSOL blindou o policapo junio se e isso que iriam dizer mais tambem esses tres juntos blindaram a revista lixo vejabandida de se incluida na lista de convocações pra da explicações ao senado é a todos nos.Que dizer que todos se banharão na cachueirado carlinhos cachueira que vergonha viu todo envolvido neste már de lama suja até o pescoço.”Que raiva o povo ta sentindo viu eu mesmo diria um monte de M na cara dos traira da patria se estivesse na frente deles.

    Willian

    Como diria o Didi Mocó: Cumã?

Fabio Passos

Há uma tropa de choque a serviço da sociedade civita-cachoeira na CPI?

Hoje alguns integrantes CPI defenderam explicitamente o policrápula jr com intuito claro de impedir a investigação da sociedade civita-cachoeira.

Quanto a miro teixeira e katia abreu não parece haver dúvida… mas as suspeitas agora vão até o relator odair cunha.

Confiram…

“…a direção da CPI foi acusada de “blindar” o jornalista. Novamente, Odair Cunha respondeu. “Não haverá blindagem para nenhuma pessoa, seja jornalista, deputado, senador, governador, empresário, polícia, procurador, juiz que se envolveu com essa quadrilha”, disse Cunha.”

“Mais uma vez, CPI adia convocações de Perillo, Agnelo e Sergio Cabral”
http://www.cartacapital.com.br/politica/mais-uma-vez-cpi-adia-convocacoes-de-perillo-agnelo-e-sergio-cabral/

Gil Rocha

E “Blindagem” mesmo é o
do governador Sérgio Cabral.
Tem até vídeo do Vacarezza (PT/SP),
mandando mensagem de apoio ao governador
do Rio.
Vamos ver quantos comentários teremos desta
atitude nobre do deputado petista.

    Luis Campos

    Blindagem boa, meu caro, não é para ser vista mas para encobrir. Por exemplo, não se falar sobre a Delta em SP. Neste e em diversos outros casos de corrupção extrema, SP não existe, SP não é Brasil e nunca teve, não tem Delta por lá.

    Yacov

    Que eu saiba o Governador Cabral sequer é citado nas inúmeras gravações da PF, onde o POLICARPO foi pego em mais de 200 ligações com o “Doutor”. Concordo que o governador fez umas festinhas aí com o F. Cavendish, dono da DELTA, que pegam mal e revelam uma certa promiscuidade entre o público e o privado, mas se o problema são os contratos com a DELTA, cerra, kassab, richa, e muitos outros tucanos de alta plumagem também devem explicações, não só o Cabral. Além do mais já está em vigor a Lei de Acesso à Informação, que permite a qualquer cidadão consultar os contratos mantidos pelo poder público com as empreiteiras. Será que ninguém antes de sair atirando em quem quer que seja, não seria interessante consultar os contratos???

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo – O que passa na gloBO é um braZil para TOLOS”

    Gil Rocha

    Pois é, são 200 ligações e onde
    estão?
    Eu ouvi uma, e o Policarpo fala
    meia dúzia de palavras que não
    provam coisa nenhuma.
    Só o que ele já disse, Cachoeira era
    uma fonte.
    São 200 ligações e não aparecem nunca?
    Será que vai aparecer algum dia?
    E o seu Cabral, em viagens e festinhas com
    o dono da empreiteira com a maioria dos contratos
    milionários no estado em que ele é governador, não
    é nada demais não é?
    Quem pagava as mordomias?
    O dinheiro do estado ou talvez obras superfaturadas?
    Que na verdade dá na mesma não é?
    Se a Delta não estivesse toda enrolada nessa história
    de Cachoeira, até que eu concordaria.

Gil Rocha

O Collor queria só as gravações
do Policarpo é?
Que novidade, quer dizer que o resto
não interessa.
Só que se deu mal e deu com os burros
nágua.
E essa conversa do Policarpo ter sido
convocado, antes era na CPI dos Bingos lembram,
no Conselho de Ética da Assembléia do Rio não é verdade.
Policarpo foi convidado pelo conselho, para confirmar
informações não para defender alguém.
Até porque, que eu saiba o Cachoeira não era deputado
e nunca foi.
Policarpo foi apenas confirmar que o ex PMDB deputado
André Luiz, estava chantageando o Cachoeira.
Então podem parar com as inverdades, nunca o Policarpo
foi convocado para qualquer CPI.

    Julio

    “Policarpo foi apenas confirmar que o ex PMDB deputado
    André Luiz, estava chantageando o Cachoeira”……….
    E como policarpo sabia do fato???
    A atitude em defesa do bandido é uma prova de que o relacionamento é longo e intimo, e que traz proveito para a vejabandida e para a quadrilha do cachoeira.

    Gil Rocha

    Olha, eu não sei mas tem gente
    que realmente não entende ou é
    pura má vontade.
    Eu gostaria de saber por exemplo,
    qual defesa é esta que o Policarpo
    fez do Cachoeira.
    Talvez eu não tenha me explicado muito
    bem.
    O Policarpo fez um depoimento a “convite”,
    no conselho de ética.
    Conselho de Ética, não é CPI meu amigo.
    Nem Policarpo ou Cachoeira estavam sendo acusados
    de coisa nenhuma.
    Até porque, nem o Policarpo nem o Cachoeira são deputados.
    O depoimento do Policarpo foi solicitado apenas para confirmar
    a chantagem do deputado.
    Que foi cassado e já foi tarde.
    O depoimento do Policarpo está aí na net, é só conferir.
    Como foi quem recebeu a denuncia, só foi confirmar a denuncia.

Sada Akiyama

PDT é um saco onde estão muitos dos vendaveis, e provavelmente alguns comprometidos comEmpresarios criminosos. Miro quer na verdade estancar a investigação agora para que não chegue no Rio, na Globo, na Band, etc. Dizer que esse bandido que se auto denomina jornalista não é bandido, que o Civita não sabia que sua revista praticava bandidagem, e dizer que texto da Veja onde não há paragrafo que não destile odio contra qualquer ideia progressista, é um texto de reportagem normal, no minimo está comprometido com algo errado. Porque ninguem é idiota a tal ponto de achar que Veja é revista normal.
Já PSOL é pote de contradições, conservadores com palavreado radical irrealizavel, por isso afirma-se qualquer coisa para defender banditismo, Dizer que Collor pratica vingança, é pensar que somos imbecis. Chico Alencar deveria respeitar os brasileiros. Brasileiro tambem sabe pensar um pouco. Não somos retardados mentais. Proprio Collor foi vitima da imprensa. Imprensa que o levou a presidencia praticando bandidagem e depois descartou liderando uma campanha para derruba-lo quando representava uma ameaça a seus interesses. Por que aprovam renovações das concessões no congresso, sem que ninguem toque no assunto pra que a população não fique sabendo. Temos que fazer um CPI dos parlamentares comprometidos com Cachoeira

    eunice

    O acordo com o crime começou justamente no Rio. E justamente com o PDT.
    Não digo que haja algum partido bom.

Fabio Passos

A tropa de choque a serviço do crime organizado: de miro teixeira, alvaro dias, pedro taques, e kátia abreu.

proteger policrápula jr é a primeira barreira para blindar o sócio de carlinhos cachoeira: rupert civita

E qualé a do chico alencar querendo entrar neste time?

Cancão de Fogo

Vamos esperar mais um pouco. Realmente, confesso, sou otimista!

Requião denuncia conluio para proteger a Delta, diz que CPI tem de investigar a mídia e lamenta que TV Senado não transmita ao vivo « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Najla Passos: O debate sobre a convocação da Veja […]

Deixe seu comentário

Leia também