Na pesquisa Datafolha, um dado preocupante para Dilma

Tempo de leitura: 2 min
Foto: Roberto Stcukert/PR

Foto: Roberto Stcukert/PR

por Luiz Carlos Azenha

Um dado bem ruim da pesquisa Datafolha, apontado pelo Antônio David — para quem acredita em pesquisa.

Em caso de segundo turno, Dilma tem 43% entre os entrevistados de renda familiar de 2 a 5 salários mínimos, contra 39% de Aécio Neves. Ou seja, empate técnico.

A presidente ainda lidera com 37%, contra 20% do tucano Aécio Neves e 11% de Eduardo Campos, do PSB.

Vai ao encontro do que escrevi recentemente, de que a eleição será decidida justamente por aqueles que ascenderam ao longo dos últimos 11 anos, que são vulneráveis ao discurso da mídia — especialmente da Globo — de que tudo vai muito mal no Brasil e que não encontram serviços públicos adequados às suas pretensões.

Parte deste contingente se juntou à classe média nas manifestações do ano passado, especialmente nas regiões metropolitanas, onde a crise urbana é grave. Eles querem mudança.

A Copa, neste sentido, é o pior legado que o ex-presidente Lula poderia ter deixado à presidente Dilma Rousseff. Este público vê os estádios maravilhosos recém construídos e certamente se pergunta: se é possível fazer isso para o futebol, por que não é feito para as escolas, os hospitais e as creches das quais precisamos — para não falar do transporte público?

Gente próxima do governo Dilma analisou a pesquisa e viu o copo meio cheio e meio vazio. Vazio porque aumentou a chance de segundo turno; cheio porque a presidente teria deixado de cair.

“O efeito simultâneo de queda [de popularidade] nos municípios pequenos e de subida nos grandes é a ‘curva indicadora’ mais clara do movimento de recuperação”, escreveu um deles.

Eu, Azenha, que não sou analista político mas apenas observador curioso, estou certo de que vai haver segundo turno. O eleitorado está bastante volúvel e será muito difícil fazer previsões. Porém, meus contatos com o público, na condição de repórter, me surpreendem. Não é nada científico, mas tenho a impressão de que a oposição avançou muito no convencimento do que poderíamos chamar de classe média baixa de que chegou a hora de trocar de governo.

Noto que pessoas que seriam eleitores em potencial do PT adotaram o mesmo discurso de criminalização do partido que se vê, ouve e lê na mídia corporativa. Dilma é uma figura extremamente distante do cotidiano destas pessoas, que não parecem ter com ela qualquer identidade de classe como tinham com o ex-presidente Lula.

Trocando em miúdos, será uma campanha de reeleição dificílima, com um potencial de crescimento grande inclusive da chapa Eduardo Campos-Marina Silva, quando e se houver polarização extrema entre Dilma e Aécio Neves.

Leia também:

Lula confirma presença no encontro nacional de blogueiros de esquerda


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Arnaldo Costa

#AecioQuebrouMinas e sua corja são o pior mal que podemos fazer ao país. Ele deixa ACM,Maluf e Collor no chinelo. É um crápula. Sua gangue arrasou com Minas e agora querem deixar esse Estado e pegar o Brasil.

Leila

O povo sabe que a situação está ruim não é pela TV, mas pelo dia a dia, seja quando perde um ente querido na fila de um hospital (e isso invarialvelmente acontece com pobre), seja quando vê que as coisas estão aumentando a cada dia de preço, inclusive os centavos do ônibus que faz muita diferença para quem ganha pouco, seja quando percebem o aumento gritante da violência nas periferias. Não sejam simplista e subestimem a capacidade de observação do povo.

Paulão

Caro Azenha, a pesquisa é muito suspeita e não merece nenhum crédito. No primeiro turno de 2012 eles foram 25% incluindo aí as abstenções. Antes, em abril/14, os brancos e nulos estavam em 25%, agora estão em 14…Uma das duas pesquisas estão erradas. Acredito que seja a de agora pois as antigas estão estes votos estão no mesmo nível (próximos a 25%). Suas conclusões pessimistas só ajudam ao que querem os donos da pesquisa, mudar votos.

Pataxó

O PT cresce no corpo-à-corpo, não tenho dúvida, Dilma vai ascender quando começar a campanha prá valer e subirá mais ainda com a tv, onde terá a chance de se defender dos ataques da grande mídia com as mesmas armas que ela dispõe. 1º turno e tranquilo.

AlvaroTadeu

Fico espantado com a cara de pau de um tal Sergio Damasceno, da UFRJ. Diz que até Aécio seria melhor do que Dilma. Não sei o que Damasceno cheira,mas ele sabe muito bem o que cheira Aécio e finge que não sabe. Se finge, é safado. Um representante da Direita em estato bruto e burro. Ó Damasceno, finge que está contundido e pede pra sair.

Gilson

Nobre Azenha,Se o PSDB tomar o Governo Central,eles darão fezes para o Povo e a Imprensa Golpista dirá que deu Filé.

Francisco Xavier

Para a GLOBO realmente tudo está ruim no Brasil, pois bom mesmo somente para eles com a 3ª posição em CONCENTRAÇÃO DE U$ do mundo e a 1ª no BRASIL quase 30 BILHÕES de U$.rsrsrsrsrsr. E os bobos brigando, se matando por causa de política, é mole??????……

leopoldo

O povo precisar saber que se a oposição vencer as eleições, seja Aécio ou Eduardo, a primeira providência é lançar o país num período de recessão econômica profunda, com inflação progressiva, juros altos, desemprego, crises de abastecimento, ou seja, fazer a classe trabalhadora sofrer bastante nos 2 primeiros anos de (des)governo. Obviamente, atribuirão todas as desgraças à herança maldita do PT. Após 2 anos, a situação vai melhorar um pouquinho, o povo vai poder comer pão e frango, e o presidente eleito será o herói da pátria, claro, com a ajuda máxima da IMPRENSA GOLPISTA, agraciada com a duplicação das verbas publicitárias governistas.

DARCY BRASIL RODRIGUES DA SILVA

A quantidade de pulhas da direita que comenta por aqui é uma festa! A presença deles é tão intensa que o sítio fica indistinguível: não sabemos mais a quem serve.Essa permissividade em relação à direita desequilibra a luta no plano das ideias, na medida que nós, do campo progressista, somos sistematicamente bloqueados nos sítios de direita, não nos permitindo , portanto, borrar as mensagens reacionárias que por lá se veiculam.

Aliás, ando com dificuldades também de ler opiniões plasmadas pela idiotologia do Psol e afins. Esses caras me dão literalmente náuseas. Cazuza estigmatizou um dia o fedor da burguesia. Ultimamente, me embrulha muito mais o estômago o mau cheiro da pequeno-burguesia. Pois é: “a pequeno-burguesia também fede” e o Psol é um típico partido dessa pequeno-burguesia xexelenta.

Vini

Devo muito aos governos do PT. Minha formação, principalmente. As falhas do PT tem origem sistema na síndrome de Peter Pan do nosso sistema político. Para ele crescer, só com pressão popular via movimentos sociais. Depois da ca passar, temos que ir pra rua, defender nossas conquistas e cobrar mais avanços sociais. O Brasil e a AL formam o último reduto desenvolvimentista do mundo, cheio de riquezas minerais e de capital humano a serem explorados impiedosamente pela elite mundial, via a nossa, sempre servil aos interesses metropolitanos. Vamos lutar em todos os flancos, seja na rua, seja nas redes sociais. Chega dessa lorota neoconservadora. Chega de ódio! É A DILMA OU O ABISMO!!

Junior

Azenha,por obséquio,poderia me informar o motivo da não publicação do meu comentário.

Junior

Azenha,menos Azenha,menos.Voce diz não confiar em pesquisas,mas afirma que haverá segundo.Obvio que você está levando em consideração os dados das pesquisas,conversar com gente nas ruas e muito pouco para asseverar que haverá ou não segundo turno.A ultima Datafolha enchem de nanicos e atribui a cada um,1por cento dos votos.Alem de inserirem no formulário,antes de perguntar pela escolha do candidato,perguntas que considero capciosas.Quanto a isso,veja o que fez a pesquisa do Sensus.Evidente que pode ser uma eleição difícil,mas em função de fatores de ordem econômica(inflação,desemprego,perda do poder aquisitivo).Aecio Neves( você acha que aquela história do Helicóptero do Pó está realmente esquecida),Eduardo Campos/Marina gerados no ventre do lulopetismo,não são candidatos com musculatura suficiente para enfrentar Dilma/Lula.Como minha estréia no seu respeitado blog,apostaremos uma garrafa de Wisky.Dilma mata a eleição no primeiro,basta que mantenha sob controle,os fatores de ordem econômica que citei acima.Quanto a mídia,claro fazem barulho,mas comungo com Mino Carta,para decidir eleição e tiro n’agua.Os exemplos estão aí.

Sr. Indignado

Há um efeito: o PARADOXO DO PIG.

Toda vez que a mídia, manipula e desinforma, consegue resultados desejados por ela, mas ao custo da perda de credibilidade de uma parcela da audiência. O difícil é medir a velocidade com que isto ocorre.

José Américo

Azenha, as suas impressões são as mesmas que tenho. A classe média baixa e até os pobres aderiram ao discurso do “fim do mundo” da mídia e está difícil reverter isso, depois de tanta inércia – para dizer o mínimo – da comunicação do governo e do PT.

Vai ser uma eleição voto a voto, braço a braço. Dilma e Lula vão precisar cair em campo com tudo, sob pena de vermos Aécio ou Eduardo levar a fatura. É inacreditável o nível de ignorância e desinformação da classe média – em todas as suas faixas. A maioria parece papagaio de pirata do PIG.

Luiz Carlos

Eu começo a desconfiar que o psdb adotou como tática, pagar um exército de comentaristas mercenários para invadirem os blogs sujos para se passarem por apoiadores arrependidos do governo Dilma e ficarem se lamentando e se martirizando pelo que o governo deveria ter feito mas não fez.
É a única explicação para tanta gente vir aqui para concordar com aqueles que assumem ser contra o PT.
Não acredito que aqueles que realmente apoiaram o PT até agora, estão acreditando nessa história que o país está esse desastre que estão pintando nos comentários desta postagem.
Isso é o que o pig tenta passar para a população. Acho que ele até consegue fazer a cabeça de alguns desavisados.
Mas quem sempre frequentou blogs como este para defender o governo, não vai se deixar levar pelas histórias do pig.
Por isso, eu desconfio que essa imensidão de comentários contra a Dilma, só pode ser de mercenários, pagos pelo psdb, para se passarem por apoiadores arrependidos.
Por isso, acho que precisamos enfrentar está situação, não respondendo aos provocadores, mas mostrando o que os governos do PT fizeram de bom para este país, o que não é nada difícil, basta compararmos o governo Dilma com o do psdb.

    vinícius

    Um post do site amigo dos presidente lula cantou essa pedra sobre os “esclarecidos” que vem com um papo furado de amargar tentando enganar ingênuos.
    A estratégia do pessoal se passar por PTistas arrependidos já é conhecida.

    O Beluzzo escreveu um artigo ótimo sobre uma carta que ele recebeu dos “democratas esclarecidos”. Leiam em:
    http://www.cartacapital.com.br/revista/798/democracia-esclarecida-4825.html

    O que me preocupa, Azenha e Luiz Carlos, é o excesso de palpites.
    Tem muita água para passar debaixo da ponte e pouca água para abastecer São Paulo.

    A Dilma está certa quando ela diz que tem muito trabalho até o final do ano.
    Quem não tem o que fazer é a turma do lado de lá! Para eles sobra tempo para fazer fofocas!

    Abraço Dilmais de apertado para todos!

    Alexandro Rodrigues

    Oh louco, tão pagando para achar a Dilma fraca, burra e covarde? E eu fazendo isso de graça?

    luca brevi

    Sim,eles moram em Miami,ja identifiquei o tal de Damasceno Portillo

edir

Hoje fiz uma longa busca no Google e pensei o seguinte: Pobre que nasce para ser pobre, será eternamente pobre.
Vasculhando fotos de teatros no Google nas cidades sede dos jogos e mais algumas outras cidades de MG.
O luxo dos prédios, muitos deles restaurados me levou a refletir: Como o povo é ingenuo, cansei de ver comparacöes de estádios com escolas e as coparacöes säo feitas por pessoas pobres que nunca tiveram e bem difícil teräo a chance de entrar num teatro e ver uma peca. Näo tem dinheiro para isso. Mas o cidadäo, o assalariado, acompanha nas redes sociais as orientacöes dos coxinhas contra os estádios e vota por causa disso no Ècinho. Porque näo compara uma escola abandonada com um teatro bem restaurado, como o de SP e RJ ? Näo sou contra a cultura, mas o que eles (coxinhas) estäo fazendo com essa gente assalariada dá dó.Sú a restauracäo do teatro do RJ ficou em quase 1 bilhäo, dinheiro público gasto para oferecer conforto näo para eles, equanto o estádio é uma obra popular, para o poväo. Dá para entender ?

Manoel

Azenha, nesses momentos raros vc incorpora o conceito de vira latas. Gosto muito de ver o pais exposto a um evento como a copa. Vamos acabar com isto. Se vcs não gostam de futebol e acham que o melhor é ir pra rua estragar a festa, fazer o que. Eu estarei na torcida e vendo um bom futebol em estádios bonitos e cheios.

Liz Almeida

“Vai ao encontro do que escrevi recentemente, de que a eleição será decidida justamente por aqueles que ascenderam ao longo dos últimos 11 anos, QUE SÃO VULNERÁVEIS AO DISCURSO DA MÍDIA — especialmente da Globo…

Azenha, não duvide tanto da inteligência das pessoas… sem falar que os mais ‘vulneráveis ao discurso da mídia’ são os que já nasceram em berço de ouro, os mais elitistas; não os que ascenderam nos governos Lula e Dilma, esses saberão ser gratos.

Dilma ganha fácil, não existe oposição decente nesse país. É desacreditar muito na inteligência das pessoas achar que Aécio Neves tem alguma chance contra a Dilma.

Paulo Kazão

Pior que a direitalha não há! Estamos avançando com o PT, foram 500 anos de exploração contra 11 de esforço para diminuição das desigualdades sociais e regionais. Obviamente não se conserta 500 anos de arrocho, abandono e descaso com 12 anos, mas que muita coisa melhorou, isso é inegável. Antes do PT era fila de desempregados e quando tinha emprego era com salário ruim. Programa habitacional popular não existia, SAMU não existia, Bolsa Mais Médicos não existiam, financiamento estudantil FIES existia mais era tão burocrático que só conseguia quem não precisava. Investimento em Infraestrutura não existia, mas existia racionamento de energia, de gás, etc. Quem é o demente que quer PSDBosta de volta? Quem em sã consciência votaria em uma retardada aliada de um oportunista safado como Marina e Eduardo Campos? Sai fora! O povo pode ser besta e manipulável, mas a esse ponto seria estupidez demais!

Cleverson

Algúem disse que a Dilma merece perder, mas o Brasil nao.
Eu mudo um pouquinho.
O PT merece perder em todos os lugares, mas o Brasil nao.
Vou votar na Dilma e no PT, mas que dá raiva,dá.
Que mereciam perder, mereciam mesmo!

Luiz Carlos

É impressionante a facilidade com que algumas pessoas que se dizem progressistas, assimilam as teorias da oposição, veiculadas pela mídia. Qualquer acusação da mídia, sem nenhuma prova, apenas baseadas em declarações ou suspeitas, colocam essas pessoas supostamente progressistas na defensiva.
Vejam o que está acontecendo aqui. A imprensa concentra toda a sua força no ataque ao governo e ao PT e logo, pessoas que o apoiam se colocam na defensiva fazendo declarações como: “se está ruim com o PT, pior será com o psdb”
Como está ruim? Compare a situação de hoje com a situação da época dos tucanos no poder. Podemos estar com alguns problemas, mas dizer que está ruim. Só porque a mídia e a oposição dizem, deveremos nos sentir obrigados a repeti-los?
O pior, é que esse comportamento, acaba abrindo espaço para a direita se colocar na ofensiva e vir aqui, num blog progressista, passar a mão na nossa bunda, dizendo que acabou, que a Dilma já era, que a eleição está perdida, etc.
O colega que escreveu o texto postado, parece ter chegado a conclusão, com a pesquisa da falha de são paulo, que a eleição para a Dilma está perdida. Mas será mesmo?
Se a pesquisa mostra isso, então, porque a globo ao falar dela, ontem no jornal nacional, só citou a questão da aprovação do governo? Porque ela não falou da intenção de voto dos pesquisados, do fato de que aqueles que acham que a situação vai melhorar ou que não vai piorar, ultrapassa os 80%?
Acho que o atual governo tem problemas. E o principal deles, é o não enfrentamento da mídia, deixando sem respostas as acusações levianas, o que acaba levando seus apoiadores a defensiva que demonstram aqui.
Mas com todos os defeitos, esse governo é infinitamente melhor do que o da época em que o psdb esteve no poder, ou qualquer outro que possa vir a ser realizado pelos tucanos, pelo eduardo campos, marina, ou qualquer outro partido existente hoje no Brasil.
Nós não precisamos concordar com tudo que lemos, só porque o texto foi postado num blog progressista. O jornalista está tão na defensiva, que chega ao cúmulo de dizer que a Copa é o pior legado que o Lula teria deixado para a Dilma.
Levantem a cabeça, pessoal. Parem de dar motivos para essa turma direitosa vir aqui cantar de galo, quando sabemos que eles mesmos não acreditam no que dizem.
A copa vai ser um sucesso e a população vai acabar percebendo isso.
A Dilma vai ganhar as eleições. Pode não ser no primeiro turno, mas vai ganhar. E fará um governo melhor que este primeiro, assim como aconteceu com o Lula.
Em 2005, o pig também dizia que o Lula estava perdido. Não só Ganhou em 2006, como fez um governo muito melhor e o deixou com índices de aprovação nunca vistos antes.
A oposição, apoiada pela mídia, pois sem ela, não tem capacidade de fazer nada, vai jogar pesado, pois sabe disso. E sabem também que, com a eleição da Dilma, a possibilidade dela eleger seu sucessor em 2018, será enorme.
A única coisa que pode levar a Dilma a perder essas eleições, é o nosso desânimo. Se continuarmos assim, a possibilidade do aécio vencer poderá se tornar realidade.
Obs.: Escrevi vários nomes próprios com letras minúsculas propositalmente. É que eles não merecem respeito suficiente para serem escritos com letras maiúsculas.

    vinícius

    Luiz Carlos, você já leu ou ouviu alguma notícia sobre algo bom que a Dilminha fez?

    Apanhando como ela apanha do PIG, desde o tempo que foi denominada “poste” pelo tal do Montenegro do Ibope, e a mulher tem cerca de 35% de intenção de voto.

    Amigo, não tem desânimo nada! Temos é muita coisa para fazer!
    Hoje conversei com jovens Chilenos que chegaram para a Copa e eles estão impressionados com o Brasil!!!
    Disserem algo interessante quando eu comentei sobre o clima ruim em relação a Copa.
    Eles disseram: “estão vindo milhares de Chilenos, Argentinos, Colombianos mostrar ao mundo o que há de bom na América Latina.
    Está vindo uma energia boa que vai anular esse pessimismo de parte dos brasileiros”

    Abraço Dilmais de apertado!

    Tutameia

    “Escrevi vários nomes próprios com letras minúsculas propositalmente. É que eles não merecem respeito suficiente para serem escritos com letras maiúsculas.??????????????????????????????”
    como pode fazer uma coisas dessas??? como esses coitados vão poder viver com isso????? a maldade humana não tem mesmo limites???

Lafaiete de Souza Spínola

Azenha,

Um recado para você.

Perdi, faz muito tempo, minhas esperanças nessas chamadas esquerdas que militam no Brasil e no mundo. Não me considero um pessimista! Procuro, apenas, expressar minha opinião porque desejo um Brasil melhor. Nunca militei em qualquer partido! Estranho pode parecer a muitos.

Em pleno golpe de 64, ainda um jovem que frequentava a Igreja Batista, tive que exilar-me, na Embaixada do México, ao lado do Presbítero, ambos conduzidos no carro do Pastor, em Catumbi-RJ. O Presbítero era suplente de Deputado Estadual pelo PSB e chegou a assumir a vaga de deputado que lhe foi oferecida para sair da cadeia. Ele era militar e formou-se em
farmácia.

Bem, como exilado fui para o México e de lá para Cuba, onde passei mais de 03 anos. Estudei 01 ano, na Universidade, pertencia às milícias e durante bom tempo frequentei a Igreja, onde chegava, às vezes, fardado como muitos outros membros. Deixei de frequentá-la, espontaneamente.

Foi uma época de muita ebulição política. Na China, com sua revolução cultural que o próprio Mao Zedong teve que frei-á-la devido aos abusos que estavam ocorrendo. O Mao não conseguiu vencer os costumes do confucionismo arraigados naquela sociedade milenar. No rescaldo surgiu o novo líder que deixou sua famosa frase: Não importa a cor do gato, o importante é que ele pegue o rato”. Em seguida, brota a atual China.

Em Cuba, época da OLAS e do CHÊ.

Fui convidado pelo honesto combatente C. Mariguela para participar da luta armada no Brasil. Agradeci o convite e disse-lhe que pretendia continuar estudando. Ele, sério como era, respondeu-me com grande serenidade: “Se esse é o seu desejo, continue, poderá ajudar ao Brasil, mais na frente”.
Num momento como aquele, além do desejo de estudar não falei das coisas que via e sentia, como:

A imagem do grande vazio que presenciei, quando no dia 04 de abril transitei pelas cercanias da Praça Mauá e Av. Getúlio Vargas.Era um quadro desolador! E o medo de ser preso! Soube que me procuraram!

A tristeza que sentia em ver o denominado Cabo Anselmo tratado como um líder na OLAS. Esse homem nunca me inspirou confiança. Considero que já era um agente da CIA. Ele transitava com certa facilidade no meio estudantil e até sindical. Muitos dizem que o usaram por ser um bom orador. Verdadeiramente, foram usados! Muitos não gostam de ouvir isso!

Consegui, dentro de uma certa aventura, chegar até Budapeste, para fazer a Universidade Técnica.
Fiz um curso preparatório e ingressei na Universidade. Morei no meio de jovens húngaros universitários. Pude sentir e conhecer seus interesses. Eles, apesar de pensarem diferente, me respeitavam e consideravam como um idealista. Cheguei a dividir um quarto com um estudante que era contra o regime, mas não se incomodava em viver ao lado se um idealista latino-americano.

Como não era um militante partidário, isso me facilitou ver e distinguir a sinceridade do oportunismo, tanto na Ilha, onde, voluntariamente, fui cortar cana como na terra dos magiares.

Diante de tanta vivência e convivência, conheci um pouco da alma, do pensamento desses dois povos.

Era muito triste, quando, eventualmente, conversava com líderes do Partidão, pessoas até do Comitê Central que por lá passavam. Sentia aquela angústia de vê-los tão distantes da realidade! Não gostavam de ouvir a verdade das coisas, da vida cotidiana. Sentia que necessitavam, desejavam,
não ouvir a realidade, mas o quadro que estava gravado nas suas mentes. Eu era, então, considerado um pessimista! Já esperava tudo que aconteceu, tanto na URRS como no Leste Europeu, só não tinha a ideia da rapidez!

Como viviam num mundo imaginário, falso no todo, chegou-se à desintegração e á proliferação de grupos com todas as matizes, com suas verdades, considerando-as científicas. Outros, para sobreviverem, juntaram-se, por oportunismo, a determinados partidos, recebendo as migalhas do poder.

É por isso que meus comentários são diferentes e nem sempre bem aceitos: Proponho grande investimento na educação; partidos muito diferentes e um País Unitário. Proponho mandato único em todos os níveis e o fim do financiamento privado.

Aceito e é necessária a discussão de todas as mazelas. Só discordo em discussões sem qualquer projeto. A discussão só pela discussão não desagrada aos inimigos externos. Deixem eles se digladiarem! Eles temem é na união do país. O investimento na educação seria um fator preponderante para o fortalecimento da unidade nacional, para amenizar as injustiças sociais e propiciar nosso desenvolvimento tecnológico.

Os blogues deveriam ser mais abertos às ideias, às diferentes experiências de vida. Até o Viomundo tem mudado!

DARCY BRASIL RODRIGUES DA SILVA

Há muita água para rolar debaixo dessa ponte. Primeiramente, Dilma se beneficiará como nunca do quadro eleitoral em cada Estado. Nesse sentido, entendo que candidatos como Padilha, Tarso Genro, Pimentel, Lindbergh Farias ( no caso do Rio, vale a observação de que o PSDB ainda não tem palanque, ou seja, os concorrentes de Lindbergh também podem somar votos à Dilma, desde que não se cometa o erro de desconsiderá-los como peças importantes para assegurar a eleição de Dilma que, a meu ver, terá que negociar a sua divisão por esses palanques) etc, todas , sem exceção, têm grande probabilidade de vencer as eleições ( em 2010 eu não acreditava nessas chances, tanto é que previ a vitória de Anastasia aqui em Minas quando ele estava em segundo lugar nas pesquisas e tampouco cria nas chances de Mercadante, em São Paulo.)

Assim, mais do que antes, essa campanha precisa marcar os apoios estaduais, politizar a ideia de que o eleitor que vota em Padilha, por exemplo, não pode votar em outro candidato para presidente que não seja Dilma, ou seja, deve-se desfulanizar a campanha para valorizar o conceito de programa que vincula os nomes entre si politicamente ( será preciso conter , nesse sentido, os ímpetos dos marqueteiros em suas crenças de que são capazes de vender areia no deserto do Saara). Essa é uma ideia chave que terá que ser trabalhada com bastante apuro pelos comandos de campanha, para acertar a relação entre a política e a propaganda.

A militância terá que se dividir entre as ruas e as redes sociais. As ações de rua terão que ser revalorizadas como na campanha de 2002. O grosso dos eleitores de Dilma ainda está fora das redes sociais e muitos dos que frequentam às redes o fazem de forma pouco importante para a politização, na medida que desconhecem ou não se interessam pelos sítios e blogues do nosso campo ( Aliás, a propósito, a propaganda desses sítios e blogues precisa encontrar um meio de realizar-se. Poderia ser planejada uma grande campanha publicitária fundada em panfletos de rua a ser distribuídos por militantes do PT e do PCdoB, principalmente, de forma voluntária e não remunerada, com o propósito de divulgar alguns desses sítios entre os trabalhadores e o povo. Essa campanha faria parte igualmente da campanha maior em defesa da democratização da mídia).

Quanto a identificação de Lula com os eleitores ( ideia inoportuna que perturbou a unidade do campo governista com a tese do “Volta Lula” que também repercutiu negativamente na confiança dos eleitores em Dilma, levando-a a ser atingida pelo “fogo amigo” ) isso recomenda igualmente uma intensa participação de Lula na campanha de Dilma, maior do que a que ocorreu em 2010.

Por outro lado, uma questão delicada não pode deixar de ser encarada com coragem nessa campanha ( até mesmo porque ela diz respeito ao compromisso do PT em relação à democratização dos meios de comunicação de massas, da mídia): refiro-me a explicitação nas campanhas das manipulações midiáticas para favorecer a eleição de Aécio. A Globo,principalmente, mas também a FSP, Veja, etc, precisam ser denunciados e desmascarados,durante propaganda eleitoral, em suas funções de Partido de Oposição não oficial.Essas denúncias, deve ser parte da pregação em defesa de uma reforma das comunicações, de uma Lei de Mídias. Se os eleitores estão realmente repercutindo a campanha contra Dilma veiculada pela mídia, nada melhor do que arrancar a máscara dessa mídia de forma clara e insofismável para desalienar estes eleitores incautos. É hora de matar dois coelhos com uma única cajadada!

Adelaide

Tudo que o PT fizer será usado contra ele numa campanha midiática massiva. Então a questão não é a Copa. É tão perversa a campanha que conseguem até deixar o brasileira constrangido com uma copa do mundo no país do futebol, com vergonha de torcer pelo Brasil.

Luciano

A onda de pesquisa divulgada amplamente pelo pig (partido da imprensa golpista) sempre foi na direção de levar a campanha para o 2º turno. Como o Aércio não tem discurso e o Dudurina de novo só tem o novo DEM=PFL=PDS=ARENA não conseguirão ir muito longe. Quando forem apresentados os números no guia, o apoio de Lula, com argumentos numéricos, os amiguinhos do pig do mal verão suas penas caírem e cada vez voando rente com o chão…

Antonio Passos

1 – Usando a mesma lógica utilizada para o legado da Copa do Mundo, então o pré-sal e a Petrobrás também seriam “legados malditos” para Dilma ? Pois é por causa dele e através dela que o governo vem sendo atacado.

2 – entre as pessoas que eu conheço Dilma perde a eleição. Isso não quer dizer nada além do óbvio, ou seja, a classe média está contaminada pela mídia. Mas não são estas pessoas que decidirão a eleição.

J Souza

Merece um agradecimento, em cadeia nacional, à Helena Chagas e ao Paulo Bernardo…

    J Souza

    Ao contrário do que dizem seus apoiadores, o PT não fez nenhuma revolução social no Brasil. Muito pelo contrário!

    O PT no poder nunca agiu como um agente de transformação. Com o poder messiânico de Lula sobre as massas, o PT apenas atuou como agente de manutenção do “status quo”, aprofundando o consumismo numa sociedade “ideologizada” pela Rede Globo, que serve aos interesses das corporações, para as quais o consumo acrílico é a base do seu enriquecimento.

    Não tenho a ilusão de que o Eduardo Campos ou o Aécio Neves sejam diferentes do PT. Muito pelo contrário também!

    Mas eles terão o discurso de que o PT não vai promover justiça social através da melhoria dos serviços públicos porque a Dilma não é a boa gerente que o Lula vendeu em 2010. Eles se venderão como melhores gerentes do que a Dilma.

    E cada brasileiro vai ter que continuar engolindo o consumismo barato, e deverá escolher o melhor “gerente” para manter tudo como está!

    J Souza

    Errata: onde se lê “acrílico”, leia-se “acrítico”.

andre muniz

Vi a manchete de O Globo de hj: “Lucro da Petrobrás é 30% menor.” Quantos votos Dilma não perdeu com esta “falsa” notícia? E aí vem a Petrobrás em seu site esclarecer com detalhes “esquecidos” pela grande Imprensa. Igualmente em seu site a Petrobrás esclarece a relação do PDV com o lucrio do 1 trimestre de 2014. Mas a Petrobrás, em seguida, hj a noite, irá fazer propagandas institucionais na Globo, enchendo o bolso desta. Pq não leva os detalhes de Pasadena e do lucro x PDV para a TV? Pq não desmascara esta imprensa? Assim o povo começa a abrir os olhos para o que o JN mostra. Sabe quando a Petrobrás fará isso? NUNCA!!!

    Sérgio Portilho

    Caro André,Na mesma reportagem está explicado que parte da queda no lucro da Petrobras veio do PDV, você não leu não ? Caramba, isso está em letras garrafais bem abaixo do título ! Essa cegueira é a vontade maior de colocar a culpa na mídia. A reportagem também explica que a queda na produção e a defasagem nos preços ( com o óbvio intuito de mascarar a inflação)influenciaram a queda no lucro. O que não está explicado na reportagem, é que, em geral, empresas fazem o PDV quando estão com dificuldades de caixa e precisam reduzir despesas. Fazer um mega PDV de mais de 8 mil funcionários é sinal de fraqueza. E quanto à Pasadena o que foi que a mídia inventou ? Se a própria Graça Foster confirmou que foi um mal negócio e se a Dilma passou um atestado de incompetência e irresponsabilidade ao assinar um contrato sem saber o que estava fazendo ! E a refinaria Abreu e Lima, orçada em 2 bi e que já está em 18 bi e debaixo de suspeitas de superfaturamento ? Se não existe nada disso por que o governo (a começar pela Dilma) se esforçou tanto para impedir a CPI ? A CPI vai mostrar o porquê, não adianta a Petrobras ir à TV.

Fernando

É preciso abrir uma frente forte em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, explorando as questões da falta de água, do escândalo dos trens, do PCC e dos problemas de segurança pública em geral, e do todas as mazelas do governo paulista, atacando o PSDB em SP e colando a imagem de Aécio no tucanato paulista.

O Aécio sabe que precisa ter uma boa votação em SP e deve ter um vice de lá, e todo sabemos a grande porcaria que é o governo tucano de SP

Não esqueçam que mesmo com o pig contra, o PT elegeu o prefeito de São Paulo, derrotando nada menos que o Serra, que por duas vezes disputou o 2º turno para presidente, e já foi eleito prefeito e governador

Em Minas, o segundo maior colégio eleitoral do país, a chapa PT-PMDB, pode ajudar e muito Dilma, e acho que é a primeira vez que o PT vai disputar para valer a eleição com Aécio em MG, o que se ajudou Dilma e Lula, também ajudou o mesmo nas eleições anteriores.

Não pode ficar na defensiva!

Vicente Jr.

O preocupante para Dilma são os palanques oposicionistas nos estados. No RS tem Ana Amélia, favorita. O PSDB é forte no Paraná, São Paulo e sobretudo em Minas, neste eleição. No MS, o PMDB vai de Eduardo Campos e o PT tenta uma aliança “branca” com os tucanos. No MT, Pedro Taques é favoritíssimo. Em Goiás, tem um racha entre PT e PMDB. No DF, Agnelo já era. Na Bahia, a oposição vai fortíssima. Em Pernambuco, Eduardo vai deitar e rolar. Na Paraíba, Cássio Cunha Lima é que deita e rola. No Rio Grande do Norte, Henrique Alves montou uma coligação com 500 partidos, deixando de fora o PT. No Ceará, se caminha para um entendimento entre Eunício e Tasso, dois pesos pesados que, juntos, tem chances de tirar do poder os irmãos Gomes. No Maranhão, o PCdoB do Flávio Dino vai subir no palanque de Campos e Aécio. No Pará, o PT se submete aos caprichos de Jader Barbalho. E por aí vai…

Sagarana

Fiquem tranquilos meus amigos do Viomundo. Dilma vence fácil!

fernando

A heranca maldita do Lula nao e a Copa, mas a falta de educacao. As pessoas ascenderam financeiramente, porem sem nenhuma instrucao. Elas compram tv gigante e assistem Jornal Nacional, sem capacidade de questionar o que e apresentado. Um enorme eleitorado conservador foi formado pela dissociacao entre renda e educacao.

Marcio Ramos

… na minha condição de Zé Ninguem que anda pelo mundão e sabe que a presidenta Dilma sempre esteve longe do povo e dos movimentos sociais e que tem asco da puxa saquice a favor do PT digo que a Dilma vai rachar,,,

diego

Identifico dois problemas centrais na esquerda brasileira:

1)O principal partido da esquerda se distanciou de suas origens e promove diversas agendas que são contrárias aos interesses progressistas.
Os pragmáticos dirão que esse é o governo possível, que para se chegar ao poder é necessário fazer composições e tal e que foi isso q permitiu alguns avanços, etc… Reconheço que houveram avanços e que esse discurso possui lógica mas isso não elimina os problemas e limitações inerentes à essa composição governista. Foi esse modelo que conseguiu trazer alguns avanços economicos e sociais na ultima década, entretanto ele vem demonstrando sérios sinais de esgotamento. Para se aprofundar esses avanços, ou até mesmo mante-los, será necessário desagradar os atuais aliados do PT e o único caminho para isso é uma grande pressão popular. O PT é refém do modelo que o fez alcançar o poder.

2) As oposições de esquerda insistem em querer igualar o PT com o PSDB, dizendo que são todos representantes da burguesia e fazem as mesmas coisas. Considero isso um grande erro. A população não irá se sentir representada por alguém que diz que o Lula é igual ao FHC. Existem diversas criticas a serem feitas, mas qualquer agremiação política que não enxergue o avanço social da ultima década não conseguirá agregar a massa ao seu redor. Até os mais conservadores admitem os avanços sociais conquistados pelo PT e grande parte da esquerda não consegue admitir isso. Na minha humilde opinião, partidos a esquerda do PT deveriam deixar de enxergar apenas as coisas ruins do atual governo e começar a propor q apenas eles tem a independencia necessária para aprofundar as coisas boas, como a distribuição de renda ensaiada.

Finalizando:

Dentro das candidaturas viáveis eleitoralmente acredito que o PT ainda seja a melhor opção e que “demonizar” esse partido, como faz a grande imprensa, irá apenas fortalecer a candidatura aecio/eduardo, mas também acredito que as esquerdas possuem um papel importante a cumprir e um espaço a ocupar. Criticando fortemente a direita e propondo um aprofundamento das mudanças sociais que a coligação petista não permite realizar, acredito que os partidos de esquerda tem muito a crescer. Vislumbro 2015 com o PT no poder, com uma coligação centrista, e uma bancada de esquerda vinculada a movimentos sociais exercendo pressão por mudanças estruturais.

Ivone

EIS O “X” DA QUESTÃO:

” Dilma é uma figura extremamente distante do cotidiano destas pessoas, que não parecem ter com ela qualquer identidade de classe como tinham com o ex-presidente Lula.”

Não só esta pessoas não se identificam com Dilma. Ninguém se identifica com ela. Ela abandonou completamente a militância que a elegeu desde o primeiro discurso da vitória. Nem muito obrigada ela deu.

Mas, a militância vai votar nela e fazer campanha, pois apesar do jeito tucano que ela tem, é o projeto do PT e do povo que está em jogo. Não podemos perder tudo que construímos junto com o PT.

    J Souza

    Esse é um dos comentários mais AUTÊNTICOS, mais SINCEROS que eu já li neste site.
    Muito bom!

Reinaldo

Caros comentaristas deste blog, hoje vou contar inicialmente uma piada, que se contava durante o “DESGOVERNO DO FHC”, começa assim: Deus chamou o presidente dos EUA, da URSS e do Brasil, e pediu a todos eles que comunicasse a população de seus paises que o mundo iria acabar em 07 dias, o presidente norte americano foi à tv e disse ao povo americano que venceria facilmente as guerras que travava no Oriente Medio, o presidente russo foi a tv e disse ao povo que a “UNIÃO” dos estados da federação russa estava mais forte que nunca, e o DESpresidente brassileiro (FHC), foi à tv e disse ao povo brasileiro que a “MONSTRUOSA” divida externa acabaria, o que se viu, foi o EUA matar milhares de pessoas inocentes e destruir completamente o Iraque, e torrar bilhões de dolares em uma gurrra de mentira, afim de se “APOSSAR” do petroleo iraqueano, o idiota do presidente da “URSS” destruir a URSS, com a criação de dezenas de paises, melhor para o EUA, que aumentou o seu dominio militar, no Brasil, o fhc “DESTRUIU” o Brasil por 03 vezes, e a divida externa, triplicou, e quem botou o Brasil nos trilhos foi o presidente Lula, hoje no Brasil há pleno emprego, hoje qualquer cidadão pode ingressar no ensino superior (universidade e escolas tecnicas), pode comprar um eletrodomestico, carro casa e etc., os serviços publicos melhorou e muito, e vai melhorar mais ainda se o PT continuar governando o Brasil, e se a oposição raivosa e golpista voltar ao poder, todo esse ganho será perdido, as poucas empresas estatais que restam, será “PRIVATIZADAS”, inclusive a previdencia social (INSS), e o salario minimo voltará a ser uma “ESMOLA”, voces querem que os “TEMPOS DAS TREVAS” voltem )fhc, aecim, dudu beleza, cerra), mudar é possivel, mas, “MUDAR PARA PIOR”, é burrice.

hamiltonlucio

eAecio neves hoje em minas gerais peder eleições para Dilma Eduardo Campos .
Aecio neves ja era.

renato

Credo, então quer dizer que àecio vai ganhar, JESUS…

Ricardo CP

Concordo com a possibilidade de crescimento de Dudu 3% e Bagrina. Mas se a propaganda eleitoral do PT fizer tudo certo, ou seja, basicamente: (1) mostrar os fatos impressionantes que demonstram o imenso progresso social do Brasil em apenas 12 anos (mas tem também que propor MAIS mudanças!), em contraposição a um grupo político que quebrou o Brasil três vezes em 8 anos, e (2) associar fortemente a imagem de Lula à de Dilma, acho sinceramente que pode dar vitória no 1o turno. Agora, se a dupla Dudu-Bagrina começar a ameaçar ficar acima do Aético, aí é fácil também: basta lembrar o caráter traíra de ambos.

Viktor

Dilma colhe o que plantou

Votei na Dilma em 2010, mas agora não voto nela nunca mais. A marca do governo Dilma é o desastre. Ela não criou nenhum programa de destaque a favor do Brasil. A Dilma só fez trapalhada contra o Brasil e o povo brasileiro. Começou seu governo entregando o programa de banda larga para as teles explorar o povo. Vendeu o maior campo de petróleo do pré-sal (do povo) para os estrangeiros. Está destruindo as empresas estatais (do povo) Petrobras e Eletrobrás. Na economia desvalorizou o câmbio e por causa disso veio a inflação para deteriorar os salários do povo. Abaixou os juros e depois aumentou de novo para conter a inflação. A dívida saltou para valores jamais vistos. Gerou instabilidade na economia e a balança comercial só fecha com déficit diminuindo assim as nossas reservas. Enfim, ela está destruindo o legado de Lula conquistado a duras pena. Diante de todas essas evidências, a Dilma ainda tem a coragem de vir a TV dizer que “está ao lado do povo”. Dilma perdeu a credibilidade porque prometeu uma coisa e fez outra. Acorda Lula. Acorda PT. A Dilma é despreparada para o cargo e põe tudo a perder.

    João Neto

    Voce esta falando de que País?

    Ronaldo

    A pergunta não é essa: Qual o seu partido?

    Luciano

    você conseguiu fazer esse seu comentário em dados pesquisado em qual galáxia?

FrancoAtirador

.
.
Daqui para a frente e cada vez mais, as enquetes do Globope e do DataFrias

vão causar muitas preocupações nos Dilmistas que continuam acreditando

que se ganha eleição só com o uso da calculadora e do controle remoto.
.
.

Fabio Passos

Mais de 100 dias de campanha desesperada do PiG não consegue fazer aécio never decolar.
O datafraude só não mentiu mais porque nem a militância do PiG acredita nestas pesquisas.

    Fabio Passos

    Dudu Cartucho

    …não mentiu mais porque nem a militância do PIG acredita…foi boa.

Paulo Bueno

PT precisa fazer campanha nas redes sociais
com os programas sociais URGENTE e invadir os comentários dos principais jornais e revistas da INTERNET……
se não tiver precisa montar uma militância digital URGENTE senão perde estas eleições………o PSDB tem 20 mil pessoas (que tem cargo de confiança nos governos municipais e estaduais e simpatizantes) criticando a DILMA e o PT 24 horas por dia na INTERNET 7 dias por semana …..e não aparece ninguém pra falar bem da DILMA só criticas ……acorda PT cadê a militância digital?
cadê os petistas,,,,cadê as pessoas que tem cargo de confiança nos governos municipais,estaduais e federais?

    Vini

    Quando vejo estas mentiras deslavadas e insultos descarado eu denuncio logo como spam, incitação ao ódio ou propaganda indesejável. Vamos fazer um movimento de limpeza desse lixo! Vamos fazer propaganda limpa, mostrando o que o PT fez de bom. Só pude me dedicar a vida acadêmica pois estudei nos governos do PT. Viva Lula e Dilma!

Sidnei

Quem me conhece sabe que não sou entusiasta de teorias da conspiração.
Outra coisa que tento evitar é aplaudir pesquisa que é boa pro meu candidato e esculhambar aquela que o derruba. Assim fica fácil, né?
Mas tem uma frase do Brizola que ouvi dia desses que não consegue sair da minha cabeça. É mais ou menos assim: “tem couro de jacaré, boca de jacaré, mordida de jacaré; como pode isso não ser um jacaré?”
Eu tenho evitado, mas não tenho conseguido deixar de achar estranhas essas pesquisas.
Que a Dilma vinha caindo, disso não há dúvidas. O grande desalento para as oposições é que ela caía, mas os adversários não conseguiam capitalizar os votos perdidos por ela.
Cá entre nós, é compreensível, afinal o discurso antipolítica tenta pegar o PT, mas acaba sujando todo mundo no imaginário popular.
Aí, de repente me vem a pesquisa da CNT (do tal de Clesio Andrade – hum), dizendo que Aécio mais e Campos menos herdavam os votos perdidos por Dilma. Que conveniente!
Depois vem o Sensus (que, segundo o marqueteiro de Aécio, tá trabalhando pra eles!?!? – hum) e confirma que a sangria de Dilma tava indo para os dois oposicionistas. Já não era sem tempo!
Outra estranheza é que, embora na margem de erro, o Eduardo Campos ainda conseguia se mexer um pouco nas pesquisas anteriores, mas o Aécio nada.
De repente, o eleitor que desiste de Dilma resolve bandear para a oposição – coisa que, repitamos, não vinha fazendo – e em vez de se abraçar a Campos, que ainda respirava, cai nos braços do Aécio. Hum…
Agora, me vem o Datafolha, que tinha constatado – embora sem fazer estardalhaço – que as perdas de Dilma não traziam boas novas para o oposição, e simplesmente repete a historinha contada pelos outros institutos.
Eu sou crédulo, até confio em pesquisas, passo longe de teorias da conspiração. Mas vai querer me dizer que isso não é um jacaré?

    simas

    Mas, é verdade q ando vendo só gente a dizer q o PT já era… Uns corruptos, iguais aos tantos outros e dissociados de seu discurso de antigamente. É verdade q ando vendo mta gente a repetir a novela da mídia, maldita. É verdade.
    Mas, particularmente, acho q a turma, militante, progressista, está se borrando nas calças ao som do bombardeio, midiático. Ora, gente, qdo chega a hora do pega pra capar… da medo, mesmo. Quer dizer, dá medo àqueles q nunca participaram da luta, ou se esqueceram q a canalha, conservadora, não tendo argumentos, fortes, blefa na maior…
    De tudo q eu vejo, existe, mesmo, uma aparência de q a Pres Dilma seria personagem fraca. Acontece q, as aparências enganam, pra quem está desavisado, ou não acompanha o noticiário intl.
    Gente, meu caro Sidnei, a tal da conspiração não é um sonho, mesmo… É uma realidade, cada vez mais cristalina. Vamos repassar o q acontece no mundo, rapidamente: O império está com suas contas, arrombadas. Primeiro, se comprometeu com o resto (?), a guardar em seus cofres, um ouro q seria contrapartida de sua moeda, elevada ou imposta à categoria de padrão de troca. Mas, ao mesmo tempo, precisava provar q detinha a força; aparentemente, teria ganho uma guerra, contra o mal e devia estacionar seus exércitos pelaê, afora. Não convém, agora, pra não nos estressarmos, mais, q um presidente francês, na época andou contestando, isso… O resto, pelo mundo; bem o resto não valia de nada. Fora, é claro, o outro império, russo; este, realmente, havia ganho a guerra, por seus méritos, reais… Ora, diante dessa armação, urgia mta grana pra montar um poderio incontestável. Mais ou menos, assim, se abriu um buraco nos cofres americanos, da peste. Políticas foram criadas pelo poder dominante, intl, até chegarmos à tal da guerra nas estrelas, q desmantelou o império russo. Pra tanto, mto mais grana foi despendida, na empreitada. Por exemplo, não só no poder bélico; mas, no poder de corrupção e propaganda, foi gasto, tanto, q os nossos heróis, às avessas, se viram às voltas com um desiquilíbrio, fantástico, em suas contas. Washington tinha em suas costas, toda a parafernália do Estado; o tal do pentágono; e mta política externa… Dai, pra sua projetada falência financeira foi um pulo… Mas, vitória, fácil; pois continua com um mundo, igualmente falido, às suas mãos…
    Dai, Sidnei, diante desse quadro, ligeiramente rabiscado, nós temos o esquema imposto pelo poder, intl. Não dá, mais, pra sustentar exércitos pelo mundo. Vamos partir, então, pra propaganda, e tentar influenciar esse mundo de Deus, através do terrorismo, subversão, etc… etc. Continuando, desse modo, nós temos a questão do Iraque, da Síria, do Irã, da Palestina, do Leste Europeu e da atual Ucrânia, do Norte da África… bem, a América Latina não representa perigo; nunca representou. Só q está representando, sim. por aqui, umas Políticas Progressistas estão indo de encontro com os preceitos, determinantes do controle econômico-financeiro, no mundo. Vamos começar a desestabilizar aquela gente, ensurrreita, aos nossos desígnios… Por isso, essa revolta, toda, na Venezuela; as dificuldades enfrentadas pela Argentina, a derrubada do Gov no Paraguay, etc… etc. Como deixar o Brasil, peça importante, na América do Sul, agir, livremente, como anda fazendo? Nada, disso. Vamos incrementar, ao máximo a propaganda… negativa e solapar, junto, se for o caso, a democracia, até.
    Eu não compro jornais e revistas, faz tempo. Não vejo TV, mesmo. Contudo, pra manter meu caráter, decidido e não me deixar envolver; leio, todos os dias, as manchetes jornalísticas… Noooossa! Dá medo; o crescendo do fim do mundo.
    Sidnei, não vivemos uma teoria, não. Estamos no meio de uma conspiração. Pode crer. ‘Tão bem arquitetada, q o diabo está ganhando adeptos, pra serem levados à fogueira; numa boa. É urgente inverter esse sentimento de desânimo, implantado entre nós, desde o exterior. È reagir ou sucumbir ao atraso. Particularmente, eu não gostaria de morrer, continuando a ver tanta miséria, crescente, entre nosso povo. E mais; tome nota; qdo a Presenta parece se mostrar, fraca; não é nada disso, não. Ela tem consciência de q não tem o poder necessário, pra fazer frente ao maligno. Até, aqui, não estamos vendo o terror imperando, materialmente, entre nós. O q assistimos seria, apenas… apenas, a propaganda. Abraço, fraterno

mineiro

ou sai de cima do muro ou perde a eleiçao , ou enfrenta o pig ou perde a eleiçao , eu ja disse isso em varios comentarios. começa a enfrentar o pig , o stf , e os demonios tucanos como inimigo e nao como partido politico . começa a fazer politica porque se nao a vaca vai para o brejo , nao tem a menor duvida . o pig ta ganhando na conversa e essa que eu acho que é pres.nao faz nada , nao diz uma palavra e pelo jeito nao deixa ninguem falar. se o lula nao assumir essa campanha o pt ja era, se depender o pt , dessa pres. e da turma que a cercam, ta todo mundo ferrado. infelizmente eu morro de amores por essa pres. mas se os demonios tucanos dos quintos dos infernos ganhar ai é que nos todos vamos ver a crise de verdade. entao bando da classe media nao se iluda como o playboizinho ditador de minas nao , porque ele entrando la ,a primeira coisa esse escroque maldito vai fazer é cortar todos nosso beneficios . entao se ta ruim com essa pres. vai ser o inferno com o playboi , é bom todo mundo pensar nisso.

Rafael

Alguns aqui falam que é necessário mudança.Como se algum país na história tenha se desenvolvido do dia para noite, como se fosse um processo abrupto. é um questão de evolução. O estado de SP h[a mais de 20 anos com o PSDB na administração e hoje sofre racionamento. Evidência clara que aquele argumento que os tucanos são melhores gestores é mentirosa. Claro que no nosso país está devagar. Preço de o povo votar no PMDB. Quantas reformas são evitadas devido aos interesses de minorias representadas pelo PMDB??

Hélio Pereira

O que eu acho muito preocupante é a Presidente Dilma dizer que é contra as 40 horas semanais por exemplo !
Como o PT lança uma candidata que é CONTRA as 40 horas semanais,que é uma luta histórica do Partido desde sua fundação ?
Eu não conhecia este posicionamento de Dilma em 2010,quando votei e fiz campanha pra ela,se soubesse não teria apoiado (votaria em Branco)!
Se o Pres Lula que sempre disse ser a “favor” das 40 horas semanais não mexeu uma palha pra aprovar esta medida em 8 anos,imagina a Dilma que é CONTRA…

carlos

Eu entendo que o grande vilão atual ainda são as pesquisas manipuladas, que de alguma forma influenciam o eleitor, e o grande problema pra nós eleitores sempre é essa falta de opções boas para a nossa escolha, se no passado fizeram questionamentos como aborto, este ano o que está em pauta são as drogas ilicitas, eu já ouvi uma entrevista do candidato tucano se dizendo usuario de maconha, eu pergunto não teria o PSDB COISA MAIS RELEVANTE PARA DEBATER? Eu particularmente já sou a favor da familia e contra as drogas e voces o que acham.

Francisco

O fato é que Dilma deixou a tarefa de comunicar as realizações do seu mandato (aliás, pleno de realizações notáveis) ao “controle remoto”.

E deixou o controle remoto na mão de quem nunca, nem estádio bonito, fez.

O problema de Dilma (e do PT) é que mesmo o mais atilado petista, sabe, intimamente, que se o PT perder será BEM FEITO.

Colocaram uma amadora (sinto muito, a palavra é essa…) para dirigir um país como se dirige uma sapataria e não colocaram alguém ao lado dela para fazer a parte politica. Nem o PT insistiu e nem ela permitiu.

Deu nisso: o próximo mandato será um dos mandatos com mais inaugurações de obras ciclópicas em beneficio de infraestrutura, combate a seca, energia elétrica, transporte, distribuição de renda, acesso ao ensino e o escambau, da história do país.

Há risco de tudo isso ser inaugurado pelo PSDB. Nem Lula, nem Dilma serão convidados para descerramento das placas… Aliás, nem o povo.

A ÚNICA maneira de Dilma ainda DISPUTAR essa eleição é demitindo SUMARIAMENTE o incompetente que está no Ministério da Justiça e o igualmente incompetente que está no Ministério das Comunicações.

Motivo? Ter, pelo menos, de volta o voto dos petistas.

lincoln andrade

BATA FORTE, presidente DILMA é tudo que pedimos ou chame LULA para o jogo. Esse governo só apanha, parece ¨MULHER DE MALANDRO¨acordeeeeeeeeeeeeeeeee.

    Alexandro Rodrigues

    A Dilma é mulher de malandro… logo…!

Walter

Sou funcionário público federal concursado. Cm nível superior. E duas especializações . Ganho 7 salários mínimos por mês. Quando entrei no serviço público, a dez anos atrás, eu ganhava quase 11 salários mínimos. De lá pra cá tive um plano de cargos que era da época do FHC , 7 anos de 0% e agora! desde o ano passado a esmolinha de 5% com inflação de 6,2% . E a patroa, autoritária, mandona , cercada por gente tosca como ideli salvatti e Miriam belchior e vaccarezza e André Vargas , disse que só volta a conversar com o funcionário federal em 2016.
Ai Dizem: com os tucanos vai ser pior. Não tenho a menor dúvida disso. Se o governo dos trabalhadores fez isso com os seus próprios empregados o que não fará o governo neo liberal entreguista?
A perda sob a égide do PT foi de 38% até agora.
Sempre votei no PT desde meus 18 anos, desde a primeira vez que eu votei. Mas não sou petista, nunca fui sindicalizado. Eu sou de esquerda. Desde aquela época das diretas já que eu espero a auditoria cidadã da dívida. Você se lembra?Era uma plataforma do PT oposicionista. Você se lembra da regulação da mídia através da regulamemtacao dos artigos da constituição federal? E da database do servidor público. .? E do direito de greve do servidor público? E da jornada de 40 horas para todos os trabalhadores? Tinha até um instituto ligado ao PT que mostrava todo ano a diferença do arrocho dos governos e o que deveria ser o salário mínimo . Eu votei no sonho da esquerda e ganhei uma burocracia stalinista , corrupta como seus opositores de direita, rancorosa, segragadora. Uma burocracia que virou as costas pro mérito. Uma burocracia que enquanto me extorque e arrocha meu salário me agride e me ofende através de sua cabeça pensante ideóloga mor, uma velha caquética encastelada na burocracia das universidades onde deve ganhar mais de 20 mil por mês pra filosofar. Uma velha que quer exterminar a mim , a minha família, ao meu filho. Simplesmente porque somos trabalhadoes de classe média. Somos trabalhadores D Dilma . Vai passar . Eu voto Pstu.

    Francisco

    Viu Dilma? Viu PT? É isso.

    Mentiu, não cumpriu o que prometeu, tá ferrado.

    É inteligente? É sensato? Não. Mas… fazer o que?

    Qual a alternativa?

    Acho bom Dilma (e PT) IMPLORAR o voto dos petistas…

    De todos os TRAIDOS, o petista foi o mais traído de todos…

    Jose Renato

    Eu sou de direita, mas tiro chapéu para o seu comentário, coerência é tudo!!!

    simas

    Walter, não foi o seu salário q diminuiu; foi o salário, padrão, q aumentou. A argumentação de q o funcionarismo público não evoluiu, não vigora, não. Na empresa em q trabalhei, cara, até os tempos petistas, os postos de trabalho foram sumindo e desaparecendo; até os serviços da empresa serem repartidos, pelaê. Ou seja, foi-se o posto de trabalho. Olha q tenho curso superior e mto mais. Nunca me furtei a trabalhar, numa boa, pro governo, e ganhar em troca, nem mto obrigado. E isso, pq no serviço público a maioria, ou uma grde parte do funcionarismo é despreparada e incapacitada pra tarefa q realiza. Qdo não entrou pro serviço pela janela, dos fundos… Eu entendo q o Gov Federal tem se esforçado por capacitar o funcionarismo e realizar concursos, públicos, pra compor o quadro. Por exempo: no INSS, antigamente, todas as vezes q eu recorri ao Instituto; todas as vezes, eu não obtinha uma resposta, se quer… pq o sistema estava fora do ar; ou pela simples razão de ter tanta gente pra ser atendida e apenas uns poucos funci’s pra atender… Qdo chegava na hora do expediente terminar, apareciam um sem número de funci’s, não sei de onde, pra fechar o pagode. O serviço público, meu caro, com exceções, poucas, é mto ruim; e não cabe se pagar melhor aos funci’s, além do q já ganham. Isso, eu rabisco, pra as situações, burocráticas. Pq, pra uma polícia, um médico, um professor, etc… do serviço público, esses, sim, são mal remunerados e sofrem com o descaso q sempre sofreram, desde os tempos, coloniais.
    Vc, Walter, fala q os gov’s petistas não trataram e resolveram o problema da dívida pública, pq cabia uma auditoria… Ora, meu caor, o atuais governos não têm força pra impor auditoria, alguma, em dívida pública. Aqui, as Instituições, o Sistema, não permitem ou dão margem pra tanto; tá? Porém, se não me engano, a dívida externa está equacionada, sim. Nosso País tem a Haver, com o exterior; inclusive, nunca se aplicou tanta grana em títulos públicos americanos, como agora. Qto a dívida interna, ela está equacionada, tbm, e está sob o controle. Essa dívida interna anda diminuindo, bastante, nesses últimos anos… Se vc comparar a dívida interna, líquida, nacional, com as similares, mundo afora, vai ver q estamos mto bem, sim. Coisa compatível com o ditado, sugerido; ao contrário, por exemplo, do ocorre na Europa, toda.
    Eu acho q vc está sendo mto injusto com nossos governos progressistas… Se vc fosse um funcionário público, na Europa, vc provavelmente, se empregado, ainda, teria seu salário diminuído. Aqui, no Brasil, vc sabe mto bem q, isso, é impraticável.
    Se insatisfeito, vc deveria fazer o q eu fiz. Pedi minhas contas e fui embora, quebrar pedras, pelaê… Pq, quem não deve, não tem o q temer… No Brasil, pelo q sei, se vc bater de frente com o trabalho, sai vencedor.
    Wagner, vc afirma q o governo federal é corrupto e dominado por uma velha, caquética com a mente, não sei o q… Pois, sabe vc, q nunca, antes, o Ministério Público, a Advogacia Geral da União, todos os órgãos de controle do Estado, tiveram tanta liberdade pra controlar as ações de governo. A Justiça, vc sabe, mto bem, tem toda a liberdade pra prender ou liberar quem ela desejar… Inclusive, vc tem às mãos, ferramentas de transparência, via internet… É só recorrer.
    Vc, realmente, é injusto em seus comentários. Eu, ao contrário, já me vi obrigado a recomeçar a vida, várias vezes; e não fico me lamentando ou curtindo meus possíveis fracassos, envolvendo, inclusive, minha família. Não. Todas as vezes em q me vi obrigado a recomeçar; eu recomecei; minha família continuou seus passos, como antes… Talvez, vc esteja incorrendo em uma falha de ótica. Vc está olhando o mundo, vestido em seus sapatos; descalce-os e pise, firme, com os pés no chão; e pergunte à companheira de vida, o q ela acharia…
    Acho, mesmo, q vc nunca votou no PT. Pq, quem já votou no PT, não fica repetindo, tudo, o q a mídia, maldita e conservadora, diz. Afinal, o PT tem seus defeitos; contudo, é o melhor partido do Brasil…
    Buenas!

    Marcos

    Se você ganha 7 salários mínimos, o equivalente a mais de R$ 5000, então você faz parte do grupos dos 9,2% de brasileiros que ganham mais do que 5 salários mínimos mensais. E o seu salário atual, de 7 salários mínimos, é maior, em termos reais, do que os 10 salários mínimos de 10 anos atrás, porque o salário mínimo atual (RS 724) é muito maior do que o de 2004 (R$ 260).

Hesdras Mororo

Pessoal, concordo com todos vocês, estamos passando por um momento bastante ténue no que tange a escolha de candidatos para as eleições deste ano, a atual presidenta passar por um momento de grande instabilidade devido a vários aspectos ocorridos durante a administração petista, os condenados do mensalão que ainda respinga doses de desconforto em todos os brasileiros, bem como, na presidenta; estádios milionárias para a copa, enquanto os serviços públicos prestados não acompanham o mesmo ritmo; concessões dadas a empresas estrangeiras para explorar o pré-sal, indo na contra-mão do discurso do partido ao longo de anos, que presa pela autonomia nacional frete a empresas estrangeiras, etc, etc.
Por outro lado, temos nesta mesma corrida presidencial candidatos cujo a ideologia de seus partidos não lhes trazem boas recordações, arroxo salarial, inflação a cima do normal, neoliberalismo euro-americano, disparidades abissais entre as classes sociais, etc, etc.
Ambos – governo e oposição-, tem seus prós e seus contra, o que espelha na pesquisa Datafolha, uma grande parte da população que outrora acredita(va) na gestão PT, agora começa a dar sinais de queda, bem como, um olhar de desconfiança numa possível administração tucana -para os próximos anos- devido ao seu passado recente de desvantagem para as classes mais carentes.
Com isso paira no ar certa insegurança dos eleitores brasileiros, pois não se vê o que há do outro lado do muro – os próximos quatro anos- é o que vemos nas “pesquisas” para as eleições de Outubro.

Luiz Clete

Me parece que vai precisar do PT moderado deixar o poder para o movimento popular voltar a vida. A gilma gerentona ta indo pro vinagre por conta próprio e pela inércia contra a midia-partidaria.

César

Água mole em pedra dura, tanto bate … até que fura.

A tática da grande imprensa partidarizada sempre foi essa. E neste momento parace que está cobseguindo algum resultado.

O governo central está sofrendo uma saraivada intensa e contínua de ataques na imprensa e apresenta alguns machucados. Há um certo desgar=ste, sim.

A questão é que uma grande parte desses energentes que estão momenteneamente se alinhando com certos discursos oposicionistas também tem a inteligência necessária pra sacar que há problemas na oposição também. Que se há problemas de corrupção no governo petista, também os há em governos oposicionistas. Parcelas significativas desse povo percebe, sim, a gritante diferença entre o tratamento dado pela imprensa e pelo Judiciário ao PT e aos demais partidos.

Hoje só há um lado da história sendo contada ao povo. Na campanha haverá condições para se expor o outro lado. Para se dar voz a quem não tem voz no dia a dia.

O lado do governo tem muito a dizer, seja para mostrar o que fez, seja para lembrar o que foram os governos apoiados pela hoje oposição.

E quando a Dilma, Lula e cia bela começar a falar com o povo a coisa tende mesmo a mudar bastante.

A oposição está surfando as ondas possíveis de serem surfadas hoje. E, a contar pelo tanto de munição já gasta, o governo está é muito duro de derrubar.

Luiz henrique

Concordo tenho a mesma impressão, acho q Dilma precisa acordar e explicar q a responsabilidade pela ma qualidade da seguranca publica é mais dos governadores do q dela, mostrar q saude e educacao tb sao responsabilidade dos estados e municipios. Mas Dilma nao faz isso p nao estragar a base do governo e coligacaoes p as eleicoes. O PT acredita q poderá reverter essa situação no horario eleitoral, sem a necessidade de criticar a administração dos aliados e repartir a culpa pela ineficiencia dos servicos publicos (e privados tb). Mas tudo isso q esta acontecendo de ruim (tem muito mais coisa boa q ruim) é culpa do partido q assumiu o poder e nao se esforcou p melhorar algumas regras democraticas (reforma politica e regulacao midia), pelo contrario, ficou rico, sentou em cima de sacos de dinheiro e prefere manter as regras q q dao albergue ao poder do capital!!! É claro q aecio nao representa mudanca alguma, pelo contrario é o retrocesso, mas corremos o risco o povao entender q Dilma tb é um caminho errado!

    Francisco

    Depois que uma pessoa forma opinião e a expressa, dificilmente volta atrás.

    O eleitor está formando opinião ANTES do horário eleitoral.

    Quando o horário eleitoral chegar, o eleitor simplesmente vai colocar mudo no horário do PT. Simples assim…

    Dilma (e o PT) criaram essa situação no dia em que nomearam o atual Ministro das Comunicações.

    Agora, baby, já era…

Marcelo Sant’Anna

Eu vejo o Brasil em 4 fases. No governo militar que tb era minha infância, vi abismos sociais com eduação privada ruim e pública muito pior , principalmente se o seu pai teve que aposentar por problemas de saúde e você vivia em um lugar com um dos mais altos de homicidios do Brasil (baixa fluminense RJ). Na segunda fase, já tinha conseguido pagar meus estudos e por Deus e muita força de vontade já trabalhando em multinacional eu ví um Brasil cheio de problemas, mas eu estava muito bem obrigado. Na terceira fase, (fhc) o Brasil estava uma droga, não via perspectivas para o futuro de meus filhos e para pagar contas e ainda estudar em faculdade privada trabalhava 16 horas por dia, calma ai: 16 horas trabalhando+4horas estudando, qd eu dormia e ficava com a familia?
Quarta fase (de 2003 em diante), fiz uma, duas stricto senso (universidade publicas, coloquei meus filhos na universidade publica, e vejo um Brasil bom e eu estou bem.
Agora pergunto pra vocês, que fase eu quero que fique?

Pedroca

Quando começar a campanha na televisão, e a Dilma começar a mostrar o que a TV não mostra no cia a dia, tudo isso vai mudar!! A claramente o agenda negativa em todos os meios de comunicação. É expressamente proibido dar notícias das realizações do governo, salvo se elas forem negativas.

J Tavannes

Engraçado, as pesquisas que estavam escondidas quando Dilma estava confortável, de repente (foi só ter uma queda) e todas as pesquisas resolvem divulgar semanalmente. É preciso ser muito idiota pra não perceber essa realidade, quando algo está dando certo no Brasil, omite-se, deu algo errado, divulgue-se amplamente. “Viva” os papagaios de mídia do Brasil.

    Mauro Assis

    Amigo J,

    As pesquisas estão aumentando por duas razões:

    1) Eleição se aproximando
    2) Parece que a relação de forças está se alterando, então a imprensa e outros atores (PT inclusive, claro) contratam mais pesquisas.

    Simples.

    Fernando

    Pesquisas sempre foram manipuladas, e também a sua divulgação, lembrando como exemplo o sumiço da pesquisa do DATAFOLHA que dava a vitória a Paulo Maluf em 1998 para governador, numa manobra da Folha para favorecer Covas, e ajudou.

    Sérgio Portilho

    Mauro, simples assim, mas pra quem tem a mente aberta, despolarizada. Pensar é um dos maiores prazeres da humanidade, já dizia Galileu.

Rodrigo

“se é possível fazer isso para o futebol, por que não é feito para as escolas, os hospitais e as creches das quais precisamos — para não falar do transporte público?”

Bem, se os governos quisessem teriam mudado, não é mesmo? Tiveram 12 anos para isso(lembrando que o Japão levou um para se recuperar de um desastre nuclear, mas isso é outra conversa).

De qualquer modo ainda torço pela reeleição da Dilma. Não é o que eu queria de um governo, mas, vamos dizer que dos males o menor.

Rafael

O fato que é perceptível em todas eleições é que a oposição sempre tem melhor desempenho antes do iniciar a campanha na TV. Depois que começa o horário eleitoral muda bastante o quadro. A oposição está no seu ápice. É campanha dia e noite, sem parar. O governo e o PT sem responder. Sem espaço.

Lukas

Eu acho que vai haver segundo turno e que Dilma ganha.

– Meus sais, por favor!

Tião Macalé

Azenha, eu sou analista político e afirmo para você: NÃO haverá segundo turno.

Essas pesquisas encomendas,sob medida, foram feitas logo após fortes ataques milimetricamente coordenados pela oposição.

Mesmo neste cenário, a Presidenta venceria no primeiro turno, levando em consideração a margem de erro.

Essas pesquisas são apenas para não secar a arrecadação de fundos da oposição, junto aos empresários.

Veja que os dois candidatos em potencial conversaram e participaram de encontros apenas com empresários e logo, precisavam de um mote para levantar dinheiro para as campanhas.

O mote foi: Vejam as pesquisas, vai ter segundo turno!!!

Todos nós sabemos que essas pesquisas são manipuladas.

Veja que a única candidata que continuou com a sua agenda normal foi a presidenta. Ela continuou entregando casas, diplomas e obras pelo país todo.

O que acontece é que logo depois da Copa2014 começam as propagandas eleitorais…aí eu quero ver essas tais pesquisas rebolarem…rs.

Quero ver qual será o percentual de votação da Dilma quando a verdade, que tanto foi sufocada pela velha mídia, vir a tona.

Sem contar que a CPI do Transporte e uma provável CPI da Cemig/MG, derrubariam os candidatos aos governo de MG e SP, principais colégios eleitorais do PSDB.

A única possibilidade de segundo turno seria se o Mulato Globeleza fosse candidato. Mas como ele teria que explicar muita coisa, desde agressão a esposa até a compra do apto em Miami…ele achou melhor ficar no seu Castelo, o STF.

Pode me cobrar…a Dilma vence no primeiro turno e com larga margem à frente dos outros.

    Antonio Sousa

    Tomara que você esteja certo. Pago a cerveja da comemoração. Abraço.

    ricardo

    E quem é você para ser cobrado, mané?

    Mauro Assis

    É isso aí, Tião: o jogo do contente vai resolver o problema…

Urbano

No momento em que o Eterno Presidente Lula começar a subir nos palanques, nas grandes cidades do país, aí sim é quando teremos condições de aquilatar devidamente a situação. Acredito piamente que não seja possível o Brasil possuir um volume tão grande de deficientes cerebrais, a ponto de trocar a Presidenta Dilma por qualquer dos dois zorraloucas da oposição ao Brasil.

Felipe

O PT não regulou a mídia, e agora corre o risco de ser derrubado pela mesma.

José Augusto Zague

O crescimento do candidato do PSDB é resultado das aparições na propaganda partidária. No caso de Dilma, a oposição ofereceu de “bandeja” o discurso, quando prega “medidas impopulares” ou diz que o salário minimo cresceu além da conta nos últimos anos. Na próxima semana, as inserções do PT com a presidente Dilma á frente deve refletir o discurso da oposição e traduzir para a população que Aécio e Campos, com propostas parecidas com o governo FHC, significam retrocesso, arrocho salarial e desemprego.

Capucho

Boa Azenha! Concordo plenamente, na eleição que Dilma ganhou do “Cerra” também conhecido como o “mais preparado”. Toda aquela avalanche de email fraudulentos
e caluniosos, todos aqueles ataques podres a Presidenta Dilma em relação a Aborto
religião e etcs, foram derramados e atingiu SIM e FUNCIONOU tbm para o que eles queriam. O grande problema para o PSDB na época, é que isso n atingiu a classe “excluída” e essa acabou não digerindo nada dessa baboseira baixa. Mas a classe em ascensão, é o pobre metido a besta!O que come ovo e arrota caviar, o que se acha hoje acima da media que a maioria “pobre” que convive. Que ganha em media de 7 a 15 salários mínimos e se acha, mas se esquece que na primeira dor de barriga financeira, caso fique desempregado(pois a maioria é assalariado)estará novamente em apuros, mal saberá como pagar o financiamento que fez do APTO novo, minúsculo que custa R$4.500 por mês. Essa é a classe que “entra” na da Veja, Foia e Cia
Com todo respeito, são um bando de M….

A grande vantagem para o governo é que a oposição continua sem discurso sem apoio e sem nd.É um grande e imenso vazio de ideias, temos a pior direita do mundo, essa direita só vive da “panela velha” de sempre, e se esqueceu que pra tudo precisa de líder e inteligência.

Hoje ela só tem o PIG ao seu lado junto com os “Neo Reaças” também conhecido como coxinhas atualmente o STF. Mas infelizmente para eles ainda estamos em um estado democrático, e do mesmo jeito que um B#$% do CQC ou qualquer outro membro do PIG, pode ir ao um membro do governo e abordar com perguntas e acusações a esquerda ainda pode fazer o mesmo. A única diferença é o tratamento e a revelação de quem é quem. Como vimos recentemente com o Senador que assina a CPI pra Globo noticiar que ele assina mesmo contra o partido dele, mas n da a noticia que ele riscou depois e foi só pra fazer um MARKETING. LAMENTÁVEL

    Vlad

    Hahaha

    “…é o pobre metido a besta!”
    A esquerda caviar agora está com nojo dos pobres.
    Até nisso aderiram ao catecismo tucano.

    Assaz curioso esse dado do salário da pobreza metida a besta: “em media” de 7 a 15 salários mínimos.
    Seria correto também dizer que o brasileiro adulto tem, EM MÉDIA, de 1,55 a 1,90 m de altura?

Irineu

Acredito que há muito a ser feito no Brasil
Os únicos presidentes que tiveram compromisso como estadistas durante minha existência. Foram Lula e Dilma.
Que tiveram uma visão social e investiram mais nos carentes
Acredito que é muito pouco e precisa fazer mais
E não há outro candidato com essa visão social que o PT sempre teve.
__________________
Por outro lado há uma tremenda manipulação e “toda” a mídia a favor do Aécio.
Esse cara é um playboy sem compromisso algum, não há nada de estadista de compromisso com a nação, infelizmente.
A mídia não revela a verdadeira face desse Aécio.
Se ele vencer, corremos risco de expor nossas opiniões
Ai vocês vão ver quantos blogs saíram do ar
Ele é sensura
Ele é do PIG
E os blogs estão fragilizando o PIG
E se ele vencer, vai jogar com o pig como sempre
Pergunto a vocês
Esses “caras” tem compromisso com o Brasil?
“São caboclos querendo ser ingleses” (Cazuza)
Nem deveriam estar aqui, porque não vão embora?
Saquearam o Brasil e querem saquear o restante.
_________________
Repito, há muito pra fazer no Brasil
Penso que o ideal é seguirmos com a Dilma
____________
Esse Aécio vencendo será o caos
E vai sofrer mais a classe carente, essa classe manipulada pela grande mídia (PIG) onde Aécio esta tirando votos.
Essa classe que o governo do PT permitiu subir degraus.
Votaram no Aécio enganados
Depois desceram os degraus.
________________________
Não quero esse caos
Cabe a nós com informações variadas conversar com nossos conhecidos
Orienta-los a não votar no Aécio.
Vamos multiplicar.

Abraços
Irineu

Daniel

É claro e evidente que haverá segundo turno, inclusive com a possibilidade de Dilma estar FORA dele.

Quem ainda acha que Dilma vai ter uma vitória esmagadora com 70% dos votos válidos no primeiro turno, parece ainda não ter compreendido a NOVA realidade. A eleição será duríssima. E Dilma terá dificuldade para se reeleger.

Dida

Nao é preocupante só para Dilma , e sim para todos os brasileiros, e para esse projeto politico progressista de reformas, e de diminuiçao das desigualdades sociais entre ricos e pobres, distribuiçao de renda, enfins de todas as conquistas sociais, e das maravilhosas politicas publicas que fizeram de nosso Brasil um país mais digno principalmente para as pessoas mais necessitadas. Eu na verdade, nao acredito nessas pesquisas …a Datafolha pertence a Folha de S.Paulo, e isso já é sinonimo de manipulaçao e forças ocultas, maos negras e o diabo a quatro querendo confundir a cabeça do eleitor, … mas temos que estar vigilante, e militar e esclarecer o maximo que pudermos às pessoas que estejam confundidas pela manipulaçao da mídia.
Nao podemos entregar o nosso país ao neoliberalismo, ao capital internacional, e a todas mutretas ocultas dos tucanos e compania, que vao detonar o nosso rico patrimonio publico brasileiro aos gringos

maria utt

A tal da mídia técnica está para Dilma como a bolinha de papel está para o Serra. Causará traumatismos.

Rudá

A primeira eleição da Dilma ela saiu praticamente do Zero. Deixa o Lula começar a falar que todas essas pesquisas vão para o lixo.

Marcos FM

Dilma passou o mandato inteiro, agindo como se fosse alguém do PSDB que estivesse a governar o país, programa de governo completamente conservador, com avanço do neoliberalismo e do eufemismo “concessões” para a iniciativa privada, enquanto tratou os movimentos sociais e os trabalhadores a ferro e fogo. Uma hora ela terá que pagar essa conta.

Carlos

Sempre é hora de trocar o Governo, contanto que haja uma proposta melhor. O que não é o caso agora.

    Marcos

    Exato. Quem tem que sair, agora, são os tucanos, que destruíram SP.

Olha, eu sinceramente já passei dos 40. Conheci vários brasis. Acho que nenhum desses candidatos que se apresentam aí tem competencia e coragem para enfrentar os grandes do BRASIL e do mundo para fazer o nosso país continuar crescendo. Se os tucanos voltarem ao poder, voltaremos a ser os cachorrinhos dos Estados Unidos. No tempo deles não existia dinheiro e eles estavam sempre na porta do FMI. Se eles ganhassem e fossem fazer aquela administração o povo iria fazer uma revolução nesse país. O povo não aceita mais aquele BRASIL.

    joão

    concordo com voce , por isso comecei a pensar que a vitória de aécio pode nao ser de tudo ruim .se ele governasse com certeza o brasil se desestabilizaria e talvez houvesse alguma revolução politica , e quem sabe até midiatica.

    Roberto Gomes

    Olha, gostaria de concordar com a sua afirmação!

    “Se eles ganhassem e fossem fazer aquela administração o povo iria fazer uma revolução nesse país.”

    Mas com o implícito apoio da mídia, acredito que poderiam fazer pior, e ainda sair como santinhos, as vezes sinto vergonha de ser Brasileiro.

Claudio-SJ

Ou realmente é a hora de trocar de governo não é Azenha?

E as coisas não estão esta maravilha toda. Concorda?

    Fernando

    E vc acredita que caso a tucanalha ganhe a coisa vai melhorar???? sinceramente….

    Claudio-SJ

    Acredito que a mudança é extremamente necessária e sinceramente, não é difícil fazer melhor do que temos hoje.

    Seja PSDB, PMDB, ou qualquer coisa, o governo Dilma se perdeu e já disse que continuará as mesmas estruturas nos próximos quatro.

    Julio Silveira

    Você acredita realmente no Aécio, que na depois de aparecer na midia propagandeando a direção segura, quando é parado numa Blitz no Rio dá um carteiraço? é esse tipo de cidadão que você quer presidente do Brasil?
    Se esse é o lado visível dele, imagina o invisível.

    Gilberto

    As pessoas têm memória curta. Se a oposição voltar ao poder, aí sim veremos a maravilha que vai ser.

    Mauro Assis

    Claudio,

    Concordo com vc. O governo Dilma só não foi pior que o governa Sarney. Até o Collor, em termos de política econômica fez melhor que ela. E porque isso acontece? Porque ela, além de não ser nada inteligente, é muito prepotente. Isso a leva a ser cercada de puxa-sacos, que aguentam ouvir desaforos calados.

    Volta, Lula! Aliás, Vai Dilma!!!

    luiz mattos

    Você certamente não sentiu o confisco da poupança pelo Collor,não precisou fazer empréstimos para pagar dívidas,não parou reformas,você era feliz e não sabia?

    Mauro Assis

    Luiz, é claro que senti o confisco do Collor. Eu não disse que o Collor foi uma maravilha, ele é o terceiro pior na minha escala: Sarney, Dilma e Collor.

    Vai, Dilma!

    Fernando

    Achar que o governo Dilma foi pior do que o de FHC com todo aquele desemprego, arrocho salarial, apagão, escândalos como os grampos do BNDES e a compra de votos, privatizações a preço de banana, e foi um governo que aumentou os impostos, criou a CPMF para a saúde, e a saúde levou um calote, não viu a cor do dinheiro da CPMF. E fez o mesmo com a CIDE.
    Os servidores e os aposentados morrem de saudade de FHC.

Deixe seu comentário

Leia também