Morvan: Os limites da faxina alcançam o ministro da Defesa?

Tempo de leitura: 3 min

por Morvan Bliasby

Vinte e seis (26) de julho do ano de dois mil e onze. Este dia pode não ser de nenhuma relevância para os anais de qualquer país, mas, no Brasil, este dia representa uma efeméride, daquelas a nunca mais ser olvidada: o dia em que o Ministro da Defesa peitou (mais uma vez) a Presidente.

O Ministro Jobim, em entrevista à Folha de São Paulo, afirmou “… ter votado em José Serra (PSDB) na eleição de 2010. Segundo ele, a então candidata Dilma Rousseff (PT) sabia de sua preferência pelo tucano. Depois de se eleger e de convidá-lo para o ministério, a petista não teria mais tocado no assunto…”

Leia aqui: oposição diz que outros ministros de Dilma votaram em Serra

Tal fato em si não evoca qualquer surpresa, mesmo para os que não acompanham a política no dia a dia, os quais sabem sobejamente que o Ministro Jobim declara simpatia pelo Projeto político derrotado nas últimas eleições e já é sabido pelos mais avisados que este político não goza de qualquer simpatia junto aos militantes do PT e nem mesmo entre os eleitores de Dilma Roussef, por vários motivos. As declarações do sr. Jobim com relação a determinadas posturas já são bastante corriqueiras; o próprio Ministro falou, há pouco tempo atrás, não haver mais documentos sigilosos a publicar, pois os mesmos teriam sido consumidos (sic!)…

O que causa espécie é a maneira acintosa com a qual o sr. Jobim emite suas ideias (o próprio veículo para transmissão de tais pensamentos já é acintoso, pois o Exmo. Sr. Ministro da Defesa sempre utiliza os canais do PIG para repercutir seus pensamentos), num claro tom de desafio à Presidente, como se dissesse: “Duvido que tu me demitas”.

Há que se ressaltar que a postura do sr. Jobim apresenta uma ambivalência: por um lado, ele é bastante homem para admitir não ter votado em Dilma Roussef; mesmo que o voto seja secreto, é de bastante arrojo declarar ter votado no adversário, principalmente quando não instado a fazê-lo (declarar seu voto). Numa cultura personalista como a nossa, o fato de não ter votado em A ou em B via de regra gera sequelas, ou, na melhor das hipóteses, pequenas pontas de ciúme político. Por sequelas entenda-se o que se quiser, inclusive ostracismo.

Por outro lado, o sr. Jobim poderia ter tido mais hombridade e [ter] declinado do cargo ofertado, afinal, o que se pode fazer em um Projeto preterido por este, ou seja, o outro Projeto, o derrotado, é que contemplava a minha (dele) visão de poder? Como se trabalha com alguém com quem não se concorda, ideológica e politicamente falando? Trabalhar acima do Projeto, pelo bem do país? Bela tentativa; conte-me uma mais plausível! Outra coisa: a expressão “cargo de confiança” nos diz alguma coisa? Muitas. É de confiança por ter o critério de quem o convida, baseado na confiança de fazer (ou de não fazer) algo. É de confiança também porque quem pode nomear pode também, por critérios seus, demitir.

Então, o que leva um ser humano a aceitar um cargo de confiança quando ele mesmo não pode provê-la, por pensar diferente de quem o quis nomear? Vaidade, gana, oportunismo, tudo ao mesmo tempo? Não parece nada enobrecedor, qualquer que seja o motivo que fez o sr. Jobim aceitar o cargo de Ministro da Defesa.

O problema do voto secreto é que ele se assemelha muito a um casamento com relações extraconjugais: o (a) cônjuge pode até tolerar a infidelidade, mas não tolera os relatos…

A Caixa de Pandora está aberta; Jobim abriu-a, mais de uma vez e agora de forma contundente, definitiva, cabal, peremptória, ao peitar a Presidente, mais uma vez.

A Presidente vai demiti-lo ou vai roer a corda? Quais são os percalços ocultos da não demissão do sr. Jobim, caso esta, mais uma vez, não se concretize?

O que há, no Brasil, de tão inconfesso, que faz um simples Ministro peitar o mandatário maior do país e ficar por isto mesmo?

Nestes últimos dias, a palavra faxina tem sido o mote da direita brasileira. Pois bem. Não seria a hora certa de se fazer uma faxina em alguns Ministros claramente destoantes, até adversários, do Governo e, sem prejuízo de tempo, fazer uma faxina na nossa história oficial? Vamos discutir o Brasil com todos os brasileiros, Presidente Dilma!

Morvan Bliasby é pedagogo, especializado em orientação educacional e em recursos humanos e psicologia organizacional e ganha a vida como servidor público (é agente de administração e trabalha na Seplag – Ce como técnico e especialista autodidata em Software Livre)


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Morvan

Bom dia.
Após novos e orquestrados ataques de Jobim a componentes do Governo Dilma, os principais órgãos de desinformação do PIG, como o IG, o "Globo" (sítio) e a "Foia" dão como iminente a demissão do Ministro parlapatão.
Depois da entrevista à Revista Piauí, onde Jobim ataca Ideli Salvatti, tida por este como "muito fraquinha", e Gleisi Hoffmann, a qual "sequer conhece Brasília", todos apontam a sua saída como a ser consumada ainda neste final de semana.

Volto a perguntar: Dilma vai defenestrá-lo ou vai amarelar; e o que continuo a perguntar, e suponho que você também, leitor: o que há de tão grave que obrigue o povo brasileiro a ser representado por este antipatriota?

Morvan, Usuário Linux #433640.

Roberto Locatelli

Há um lado bom nessa franqueza mal-educada do JohnBin: tira o argumento daqueles que tentam arrumar desculpas para todos os vacilos do Governo.

– Dilma foi à festinha da ditabranda — Ah, mas é uma estratégia inteligente, de bater com luvas de pelica.

– Dilma deu entrevista, a portas fechadas, para o PIG — É para que eles se sintam intimidados e sem jeito de criar escândalos contra o Governo.

– Dilma mantém no Governo partidos de direita — Ah, mas lembre da governabilidade.

E agora? Qual a justificativa de manter um partidário do Zé Bolinha de Papel DENTRO da estrutura do Governo?

Alberto

Morvan Bliasby, quero morrer teu amigo. Ô língua srrssrsr

Maria Amélia

Seria mais ético ele se demitir, está buscando holofote já que está sem prestígio, o negócio dele é não perder as mordomias saindo do governo ele tem uma boquinha em São Paulo junto ao seu padrinho, Serra.

Brasília, 28/7/2011

Paulo

Rabo preso eh uma m….!

Bonifa

A atitude é típica do Jobim. Ele faz o mal-feito e não se contenta com isso: Sai para dizer a todos o que fez, e até de maneira detalhada. Gaba-se, delicia-se com esta atitude. Foi assim que ele enfiou uma idéia (a idéia, insignificante – o gesto, terrível) sua no corpo da Constituição brasileira, sem autorização dos demais constituintes, ou seja, do povo brasileiro, para tanto. E depois saiu em frêmitos de riso a ecoar para todos sua proeza. Um indivíduo capaz de tal conduta super-criminosa, por qual razão não seria capaz de enfiar uma idéia pessoal sua, esta bem mais perigosa e nociva aos interesses da Nação, na condução das altas responsabilidades exigidas pela pasta da Defesa nacional? É uma cunha de insegurança dentro de nossa segurança, sobretudo quando se sabe que ele não é propriamente o que se poderia chamar de pessoa que coloca os interesses de sua Nação acima de tudo. Ao contrário. Já manifestou desprezo por seu próprio país em encontro com representantes de outro país, este sim, o país que ele parece querer representar e defender.

ricardo silveira

Será, mesmo, que esse senhor é ministro desse governo? Como é que ele participa do governo se já achava que o projeto do adversário era melhor? Quem sustenta a permanência dele? Serão os militares? E por que o fariam? É muito estranho. Mas já que, parece, não pode ser demitido, podia ser um pouco mais educado com a Presidente.

Tânia

Presidenta, está na hora de fazer uma faxina no Ministério da Defesa. Mas não esqueça de limpar bem os cantinhos.

Nelson Jobim desafia autoridade da presidenta Dilma Rousseff » O Recôncavo

[…] Por Morvan Bliasby no Viomundo […]

Luiz A. C. Nalin

Se a president"A" em quem votei não demitir este nefasto, nunca mais terá meu voto. Fraqueza não combina com estadista.

ADILSON SANTOS

Quem convidou este Lixo para ser Ministro ? Quem o manteve durante todos estes anos ? Por que o escolheram ? Por que o mantem ? Mêdo ? Pãnico em relação aos Milicos ? Terror dos Editoriais da Mídia Venal ?

Este Governo como o anterior , tiveram e tem muitos méritos, mas existem algumas situações absolutamente nebulosas e sem explicação lógica , como a manutenção de um fraudador confesso da constituinte e quinta coluna declarado .

O Psdbunda ( de onde só sai M…) é o mais Venal dos Partidos e o PT o mais covarde !

Eduardo Oliveira

A solução para essa abjeta figura seria a meu ver como farmacêutico bioquímico e eleitor da Dilma, a liofilização com celeridade, ou seja, desidratação de substâncias realizada em baixas temperaturas. Isso só demonstra incoerência e insensatez, que por convicções próprias já deveria ter pedido exoneração do governo que, declaradamente, ele não ajudou a construir.

Regina Braga

Gerson,seu comentário foi brilhante…Mas TUTOR é sempre tutor,antes de ir para uma subprefeitura.Cuidado,presidenta,lembra do conto?O sapo e o escorpião…sempre pica,é a índole dele.

Carlos.

Demissão imediata, ampla, geral e irrestrita. Johnjobim passou dos limites irremediavelmente.

fatimacoelhosantanna

pessa para sair,ficou muito vergonhoso para o sr ministro da devesa.isso nao é ter coragem ,é colocar o paiz nalama.

fatimacoelhosantanna

mistritro da defesasem quere faltar-lhe com o respeito .por favor entregue o cargo.ou pessa para sair ,nao envergonhe o nosso brasil eem os brasileiros.o sr. é mais um que atrapalhar ocaminhr da nossa nasao.caia fora vai ser onesto de sua para.nao espere que a desisao venha da presitente ,sai foraaaaaaaaaaaaaa.

Eduardo Vieira

Sou favorável à demissão do Jhonbin. No entanto, se a presidenta demití-lo agora, morderá a isca da oposição (que o ministro desejava ter sido a situação), dando início a uma outra crise gerada pelo PIG.

Falando em PIG, eles já perceberam que a Dilma reverteu para ela essa "crise" do Ministério dos Transportes, e por isso eles querem "partir logo para outra". A presidenta saiu mais forte com as demissões e o tiro da oposição saiu pela culatra.

Para a demissão do Jhonbin, eu espero que, quem sabe no fim do ano ou no ano que vem (quando muitos saem do governo visando as eleições), a Dilma faça uma faxina com um eufemismo de "reforma ministerial" e coloque o Nelson Jobin para fora. Seria mais sutil, e a pouparia de um desgaste com a opinião pública.

Sobre o Ministério da Defesa, não sei se vocês repararam, mas os assuntos ligados à este ministério, desde à época do Lula, dizem respeito muito mais ao Marco Aurélio Garcia, do que ao Jobin.

LULA VESCOVI

Sobre esse assunto,ou só Freud explica a permanência ou tem muito o que falar se sair.Mudando de saco pra mala,o Viomundo não vai debater esse imbroglio no instituto do Nicolélis?

Cunha

Por que não um twittaço?
Encheram a paciência do Galvão.
O Teixeira Bribe está na hit parade!
O Johnbin ficaria bom no 2o lugar da "Parada de Insucessos"…

Domingos

Foi uma afronta à presidenta DILMA. Precisa sair imediatamente.

eduardo

Esaa história me cheira a blefe. Jobim deve estar envolvido de alguma maneira nos escândalos do transporte ou em algum outro que está vindo a tona. E fez essa confissão desnecessária para que não seja demitido, por que fatalmente a oposição e a mída cairia em cima da presidenta acusando-a de revanchista.

Cunha

Qual deve ser a exigência e de quem, para manter esse tal no lugar? É um peça não autêntica, que agrada conservadores das pastas que ele figura como ministro. Não duvidem: é peça lobbista de privatistas. Encaixou a idéia como a única solução para a adequação dos aeroportos "filé mignon" ao novo perfil de usuários.
No meu ponto de vista, se houver privatização ( parcial?) dos referidos cortes de 1a, com suporte de 70% do BNDES , não farão ampliação nenhuma, só aumentando tarifas e criar novas,afastando os novos usuários e resolvendo a super-utilização dos aeroportos.

eroni spinato

Jobin está humilhando a Presidenta junto aos seus eleitores…uma vergonha nacional…que deveria provocar medidas urgentes e saneadoras da Presidenta…Diga-me com quem andas que te direi quem és…

    milton

    Tá todo mundo sentadinho? Acomodemo-nos todos porque nós pobres mortais não alcancamos o enigma da presenca de vários JOAQUINS SILVÉRIOS no governo, mas ele, o governo, garante que é para o bem do Brasil, portanto vamos aprender um novo esporte: engolir sapos! O grande vencedor é aquele que engolir mais e maiores sapos no menor tempo possível e exibir uma cara e explicacões bizarras e incompreensíveis para parecer que está num patamar superior para a compreensão da gentalha!

João Ronco

Bem, o Lula e a Dilma sempre souberam da simpatia e do voto do Jobim, e não obstante isso o aceitaram como ministro. Mesmo que o Jobim tenha sido cota do PMDB indicado pela coligação o fato é que a relevância dele no governo é praticamente nula. Aliás, o ministério da defesa sempre foi uma incógnita desde sua criação no governo FHC. As três armas ainda mantém seus comandos gerais, verdadeiros "ministros" de sub-pasta. A idéia de um ministério da defesa era de diluir o poder de comandantes gerais, o que ainda não aconteceu.

leandro

Ainda acho que ele não sai porque sabe demais. Ele pode votar em quem ele quiser, é um direito dele. Mas como funcionário do governo não pode expor isso sob o risco de constranger o patrão. Mas, nesse pais é assim mesmo, todo mundo que tem rabo preso, engole sapos pra não perder a mamata. Ontem mesmo o jucazinho foi exonerado, ia bater o recorde do palloci, 8 milhões em menos de um mes e o Jucá continua lider do governo no senado.

Ana Cruzzeli

Na verdade esses recem-ataques do ministro tem um explicação mais simples.Não é politica , é psiquiatra.

Quem conheceu, mas principalmente conviveu com MACHISTA, vai me entender. Meu pai era um homem extremamente inteligente, capaz e muito trabalhador, contudo extremamente MACHISTA e discontava isso na minha mãe. Quando um machista se sente desafiado, contrariado, frustado ele parte para o ataque. Quando minha mâe começou a ascender do papel de mãe e esposa para outros papeis meu pai se sentiu desafiado e se tornou um homem agressivo. Depois de muito tempo observamos que ele era assim com todas as mulheres que já havia convivido.

A explicação para o comportamento machista pode residir na primeira infancia. Meu pai perdeu a mãe aos 5 anos de idade, isso lhe traumatizou para sempre. No caso do ministro pode ter acontecido algo parecido uma perda real ou simbolica ( mãe viva, mas ausente).

Bom, vamos aprofundar freud mais um pouco…

Analisemos o ministro e sua trajetoria de AMOR AO SERRA, sim o ministro DECLARA a toda hora AMOR AO SERRA de maneira publica.
– Eu votei no Serra
– Eu gosto do Serra
– Ele é meu amigo e patati e patata…
Não sei o que a MULHER do ministro acha disso, mas eu colocaria as barbas de molho. É MUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIITO AMOR PARA UMA PESSOA SÓ. Posso até dizer quando começou esse AMOR, quando eles dividiram o apartamento aqui em Brasilia enquanto congressista.

Freud recomendaria: DEIXA O MINISTRO DECLARAR, DECLARAR E DECLARAR seus sentimentos quem sabe um dia ele… sei lá entende…

    Bonifa

    É uma hipótese excelente, que soma sem anular as outras. Entre as outras, há quem diga também que Jobim está chamando pressão para sí com o objetivo de aliviar os outros alvos da faxina.

    Jô Freitas

    Ana Cruzzeli, quanta imaginação, mas até eu agora fiquei em dúvida……
    Será???… De onde não se espera daí é que sai… Viiiiixi…..

Luiz Fortaleza

Como podemos colocar o lobo para cuidar das galinhas? Demite esse pernóstico, Dilma.

Douglas O. Tôrres

Há 2 projetos em curso no país,que se conflitam e atritam porque algumas de suas metas são divergentes.Um é o projeto iniciado por Lula de resgate economico e social de sua população e do país,que esta sendo continuado de uma maneira,digamos mais tímida pela presidente.Outro projeto é de poder,e este de autoria de grande parte da cúpula petista,que resultou no escandalo do mensalão que na verdade era um caixa 2,mas condenavel do mesmo jeito.Este projeto do PT tem atendido aos reclames da elite(tai a permancia do Jobim),com ortodoxia economica,o não enfrentamento da midia tradicional,(mais por mêdo)alias tenta-se coopta-la(mas a realidade mostra que esta não aceita e numa atitude suicida vem tentando por todos os meios,ascender os "seus" ao poder).Com isso a presidente e o PT vem perdendo suas bases e se distanciando dos movimentos socias que foram fundamentais ao crescimento do partido e a sustentação do governo Lula.E este volta a cena política para não deixar esta "manada social" se espalhar,debandar,usando do seu carisma e sua popularidade.Mas quem está presidente é a Dilma,e o que me preocupa é que em uma crise mais séria,que pode ocorrer via cambio-juros,em um mundo que as nações ditas ricas estão caminhando para insolvencia,ou outra cise em que a velha mídia esta em alerta constante para dirigir suas baterias incessantemente contra o governo,qual base da apoio terá este governo?.Tera que se submeter a uma obrigatória agenda de um lado ou outro,enfraquecido e com forte oposição.Fala-se em estratégia,mas qual é naõ percebi.

    leandro

    Faz-se o jogo da oposição, melhor que governar é ser amigo do rei, melhor que ser amigo do rei é ter o rei no bolso . Os bancos lucram como nunca, a mídia tem munição a vontade para toda semana expor um escandalo e o governo ta de mãos atadas. Não pode baixar os juros porque a inflação explode e assim a industria nacional perde. Só quem ganha são os corruptos que proliferam como nunca e enriquecem em tempo recorde.

    milton

    SE BAIXAR OS JUROS A INFLACÃO EXPLODE! MENTIRA! Os juros nao baixam porque a bolsa BANQUEIRO/RENTISTAS deve ser garantida em detrimento do povo brasileiro e de suas necessidades que nao podem ser implantadas porque os 300 BILHOES da bolsa miionario nao pode ser diminuida e é assim desde sempre, nao mudou nadica de nada nem c Lula, com Dilma entao parece que vai é piorar, os 300 BI já nao sao suficientes p eles, querem que trabalhemos de graca para mante-los como nababos.

Gerson Carneiro

O cargo ideal para o sr. Jobim é como chefe de milícia, ops!, chefe de subprefeitura do Município de São Paulo, nomeado por Gilberto Kassab, mais precisamente para cuidar da Feira da Madrugada. Seria apenas mais um a somar os 55 militares ocupando posições no alto escalão administrativo do Município de São Paulo.

Além das subprefeituras há comando militar na Secretaria de Transportes, na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), no serviço funerário, no serviço ambulatorial municipal, na Defesa Civil, e na Secretaria de Segurança. É o Estado Policial promovido por Gilberto Kassab. O lugar perfeito para o sr. Jobim.

Guanabara

Falou tudo.

SILOÉ -RJ

Nenhuma novidade no voto, e a declaração além de jogar confetes com claras intenções, no PSDB, é uma tentativa malandra de prorrogar o mandato.
Só agora, acho que Dilma também quer o mesmo.
Quer pior tortura pro Jobim em ter que ficar na geladeira e engulir o JESUÍNO diariamente!!!

Hell Back™

Na minha modesta opinião, ninguém está peitando ninguém. Isso tudo não passa de "jogo de cena" para manter os otários ocupados, enquanto isso, a presidenta vai fazendo o que precisa ser feito.

Deixe seu comentário

Leia também