VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas
Cartas de Minas

Michel Zaidan Filho: Lula está sendo julgado pelos seus acertos, não pelos seus erros

15 de janeiro de 2018 às 15h18

O JULGAMENTO DE LULA

Por Michel Zaidan Filho*, no blog de Roberto Almeida

Se fosse o ex-presidente Lula que possuísse um luxuoso apartamento na prestigiada Avenida General Foch, em Paris, registrado no nome de um “laranja” chamado Jovelino de Carvalho, e por acaso sócio dos filhos de Fernando Henrique Cardoso na Fazenda Buritis, ele estaria muito encrencado.

Afinal, um ex-metalúrgico não teria como adquirir um imóvel tão caro na França.

Se fosse o ex-presidente Lula que tivesse suas contas no exterior denunciadas pela ex-amante, pedindo inclusive uma investigação policial dessas contas, estaria frito.

Se fosse o ex-presidente Lula que tivesse comprado os votos da sua reeleição ao preço de 500.000,00, pagos em “cash” pelo Banco Itaú, não sobraria nada de sua integridade moral e política.

Mas nada disso abalou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que continua lépido e fagueiro condenando Lula.

A respeito desse sociólogo paulistano, é preciso reconsiderar as observações feitas por Celso Furtado sobre a sua conduta, quando Cardoso, com uma só penada, extinguiu a SUDENE.

Trata-se de uma pessoa mesquinha, invejosa e despeitada.

Nunca gozou do imenso respeito que os franceses tinham por Furtado, como o grande teórico do subdesenvolvimento latino-americano.

Embora tenha sido ajudado pelo nosso grande economista no exílio voluntário parisiense.

E em relação a Lula, a inveja foi publicamente confessada numa entrevista a Marília Gabriela, quando perguntado pela imensa aprovação popular com que Lula deixava a Presidência da Republica, muito ao contrário dele.

A essa altura dos acontecimentos, só os cegos acreditam na imparcialidade da Justiça no Brasil, porque não contemplam a face da iniquidade do Poder Judiciário.

Para uns, tudo: presunção de inocência, absolvição, prisão aberta, tornozeleira eletrônica etc.

Para outros, suspeição, condenação in limine, preconceito e discriminação.

Direito Penal, direito dos pobres.

É inadmissível que um estadista tão bem sucedido, no Brasil e fora do Brasil, não tenha reunido condições para ter ou usufruir ou pretender comprar um apartamento tríplex em Guarujá ou um sítio em Atibaia ou outra coisa qualquer.

Como Bill Clinton, que fez inúmeras palestras ao custo de 11.000 dólares para pagar aos advogados que o livraram do “impeachment”, Lula foi frequentemente solicitado por universidades e personalidades do mundo inteiro, para falar sobre o êxito da sua liderança mundial (“global play”), como político, como árbitro, como liderança regional na América Latina, como líder sindical etc.E foi bem remunerado por essas palestras.

Não se conhece contas externas de Lula onde esse dinheiro foi depositado, como alega Fernando Henrique Cardoso, a respeito das suas.

Um patrimônio de um ex-presidente da República que constasse apenas de um apartamento tríplex e um sítio, ai sim, dir-se-ia que era um fracassado.

Mas o patrimônio de Lula é imaterial, e sumamente mais valioso (e temerário para as elites brasileiras) do que esse tríplex e esse sítio.

É o patrimônio político, social, ideológico.

Depois de Getúlio Vargas, nunca houve um presidente tão popular como Lula.

Carismático, identificado com o povo, e titular de um capital político de fazer inveja a qualquer sociólogo.

Lula está sendo julgado, não pelos seus erros, mas sim pelos acertos, inúmeros acertos.

A nossa elite tacanha e apátrida não suporta o tamanho do êxito de um filho do povo, tornado Presidente, não por um golpe, mas pela vontade soberana do Povo brasileiro.

Esse é o pecado cometido pelo ex-presidente Luiz Inácio LULA da Silva.

*Michel Zaidan Filho, natural de Garanhuns, é cientista político e professor na UFPE

Leia também:

PSOL condena o julgamento de Lula

 

7 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA

16/01/2018 - 12h42

levou agua ao nordeste.
colocou pobre na faculdade
descobriu a maior reserva de petróleo dos ultimos 30 anos,maior do mundo inteiro.
construiu mais casas populares que os outros tudo junto
erradicou a fome.
acho que ainda estou em dúvida!!!!!!
Tô nada e lulaaaa!!!!!

Responder

Cláudio

16/01/2018 - 04h13

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando:

“A Frente Brasil Popular está organizando um grande encontro de solidariedade ao presidente Lula nos dias 23 e 24 de janeiro em Porto Alegre. Lá reuniremos movimentos sociais e populares, juristas, intelectuais, artistas, partidos de esquerda, e nomes internacionais em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato. Para garantir as condições de infraestrutura e receber as Caravanas que virão de diferentes locais do Brasil, estamos realizando uma vakinha virtual. Caso seja de sua livre e espontânea vontade e disponibilidade financeira, acesse o “site” Vakinha e, lá, na busca interna, procure por EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DE LULA SER CANDIDATO FBP/RS, de Misiara Oliveira,] e saiba como contribuir [o valor mínimo de contribuição é igual a 20 reais], “vamos todos às ruas em defesa da democracia!”, diz a frente.

.:.

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *

Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !

* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Responder

Luiz Carlos

15/01/2018 - 20h38

O PT errou feio ao se aliar ao partido mais desonesto e corrupto do Brasil, o PMDB e colocar para vice da Dilma esse ser desprezível e sem carater que eh Temer . Lembram-se quem era o vice do Lula? Jose Alencar, figura honesta e honrada que ajudou Lula em seu governo vitorioso.

Responder

Julio Silveira

15/01/2018 - 20h03

O que estão fazendo com o Lula é uma baita sacanagem. Uma sacanagem continuada, e logo contra o cara que mais fez pelo sistema judiciario do Brasil. Aparelhou, equipou, valorizou, mas errou. Errou quando avaliou que a estrutura do sistema, feita pelos homens que lá estão, e sempre estiveram passando seus legados retrogrados como por bastão numa corrida, queriam essa evolução, que queriam acelerar processos, que queriam fazer justiça. Na verdade não queria, não querem, como todos os outros poderes, querem a hipocrisia, a enganação, o rolo. O sistema judicial é mais um agente que trabalha com seus socios, dos demais poderes, na manutenção do atraso. De tantos beneficios que trazem, principalmente, aos mais graduados na hierarquia, assim como os do topo das hierarquias dos demais sistemas. Por que isso dá a eles essa aura que firmaram para sí, de superioridade sobre um povo que nunca aprendeu, por conta disso, seu papel como agente principal e motivador da necessidade da existencia da estrutura de um estado. No país inverteram a logica, e pouco se faz ou se fez para corrigir essa aberração, que tem feito dos agentes do estado os senhores do povo, e fazendo do povo os que pagam, serviçais que sustentam essa aberração cortesã.

Responder

Luiz Carlos

15/01/2018 - 19h59

Nosso povo, o povão trabalhador e sofrido, merece e como merece, o nosso LULA de novo.

Responder

Luiz Carlos

15/01/2018 - 19h51

Falou e disse, companheiro! LULA 2018 para a alegria do povo.

Responder

ana s.

15/01/2018 - 16h31

Aí, conterrâneo(s)!

Responder

Deixe uma resposta