Merval defende entrevista de Huck ao Faustão fazendo comparação bizarra com Oprah Winfrey

Tempo de leitura: 3 min

Líderes do PT vão ao TSE contra Huck por abuso de poder econômico na Globo

do PT na Câmara

Os líderes do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), e no Senado, Lindbergh Farias (RJ), entraram nesta segunda-feira (8) com representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contra as Organizações Globo de Televisão, contra o pré-candidato à Presidência da República e apresentador de TV Luciano Huck e contra o apresentador da emissora Fausto Silva por abuso dos meios de comunicação e de poder econômico, em favor de Luciano Huck.

Na representação, os líderes Paulo Pimenta e Lindbergh requerem à Corregedoria-Geral Eleitoral que seja declarada a caracterização de abuso do poder econômico e dos meios de comunicação, com a aplicação das penalidades cabíveis, inclusive a inelegibilidade do apresentador Luciano Huck ou a cassação do registro da respectiva candidatura, se for o caso.

O programa “Domingão do Faustão”, exibido para todo o Brasil no último domingo (7), teve como convidados em um dos quadros o casal de apresentadores Angélica e Luciano Huck.

Durante vários minutos em que o casal foi entrevistado e respondeu, em cadeia nacional, perguntas do apresentador Fausto Silva, da plateia e de populares nas ruas, o que se viu foi a demonização da atual política, dos políticos, dos pré-candidatos ao cargo presidencial, e de forma subliminar, a exaltação da pré-candidatura de Luciano Huck, como sendo algo de novo capaz de mudar a realidade vigente e trazer a “felicidade” esperada pelo sofrido povo brasileiro.

“Embora sem assumir ainda a candidatura de seu funcionário, a Globo, o apresentador Fausto Silva e o pré-candidato Luciano Huck, durante vários minutos, em rede nacional, discorreram acerca da necessidade dos brasileiros darem espaço para uma candidatura nova (a dele Luciano Huck), diferente de tudo e de todos que aí se encontra, capaz de agregar novos valores à política e à vida nacional, de modo que somente através de candidaturas por ele representada o País e as futuras gerações poderiam vislumbrar um futuro melhor”, enfatizam os líderes na representação.

Paulo Pimenta e Lindbergh alertam ainda na ação que “as organizações Globo, de modo objetivo e direto passou a promover, desde logo, a pré-candidatura de seu funcionário Luciano Huck, utilizando-se de uma estrutura midiática que nenhum outro pré-candidato terá acesso, causando interferência antecipada na lisura e na igualdade da disputa presidencial que se avizinha”.

“Trata-se de conduta desproporcional, que visa à pavimentação de uma candidatura que já nasce turbinada pelo poderio econômico e que, através da utilização indevida dos meios de comunicação, objetiva conquistar a simpatia e o apoio político do eleitorado”, reforçam os líderes do PT na Câmara e no Senado.

Segundo a legislação, as emissoras de televisão devem se manter isentas durante o pleito eleitoral e pré-eleitoral, tendo em vista serem prestadoras de serviço público em regime de concessão ou permissão.

“Ou dão espaço para todas as pré-candidaturas em igualdade de condições ou se mantenham distante da disputa pré-eleitoral e eleitoral, sob pena de comprometimento, como ocorre na espécie, da isonomia de que deve nortear as candidaturas”, destacam os líderes na ação.

E acrescentam que “é exatamente por esse motivo que a legislação eleitoral é muito mais restritiva em relação a esses meios de comunicação (rádio e televisão), que se sujeitam a um controle muito superior àquele exercido sobre a imprensa escrita.

PS do Viomundo: Hoje, em O Globo, o colunista que fala em nome dos donos, Merval Pereira, comparou Huck à apresentadora norte-americana Oprah Winfrey, sobre a qual agora se especula que vá disputar cargo eletivo.

Mas, haveria uma diferença, segundo Merval: nos Estados Unidos, Oprah seria resultado do desgaste de Donald Trump; no Brasil, existiria um “clamor popular” pelo novo.

O que ele não admite é que este “clamor” foi forjado pela própria Globo.

Curiosamente, à versão online do artigo de Merval foi acrescentada uma frase que não aparece no jornal impresso: “Mas lá, o Partido Republicano não está pensando em processar a Oprah, ou o Seth Myers ou a NBC”. Uma forma de rebater o PT.

Merval sonega a informação de que o poder da NBC nos Estados Unidos é relativamente muito menor que o da Globo no Brasil. Além disso, ao que se saiba Oprah nunca fez proselitismo em defesa de sua candidatura na NBC, ao contrário, quando se especulou no passado ela sempre disse que nunca concorrerá a um cargo público.

PS do Viomundo 2: Caso a entrevista de Huck não tenha sido fortuita, o episódio se parece com a véspera do lançamento de um produto, quando ele é colocado na vitrine para apreciação de um grande público. Logo depois começam as pesquisas de opinião secretas, com o objetivo de avaliar a aceitação.

Leia também:

Lenio Streck, o “terror” da Justiça e a violência simbólica contra Lula


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Irion

O poder real gosta de canditados fantoches, como esta tal de “OPRAH!” (dos iluminatis…), ou este tal de mauricinho (da Globo, e tbém dos iluminatis…). O povo tem que deixar de ser bobo e votar naqueles que realmente estão do lado do povo, ou seja NO PT!

Julio Silveira

Bizarro é ver Merval numa academia brasileira de letras. O que já era dificil ficou ridiculo. Por isso o Brasil é piada mundial. As clãs da elite cleptocraticas nacional se articulam para assoar em unissono sobre o país.

Cláudio

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando:

“A Frente Brasil Popular está organizando um grande encontro de solidariedade ao presidente Lula nos dias 23 e 24 de janeiro em Porto Alegre. Lá reuniremos movimentos sociais e populares, juristas, intelectuais, artistas, partidos de esquerda, e nomes internacionais em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato. Para garantir as condições de infraestrutura e receber as Caravanas que virão de diferentes locais do Brasil, estamos realizando uma vakinha virtual. Caso seja de sua livre e espontânea vontade e disponibilidade financeira, acesse o “site” Vakinha e, lá, na busca interna, procure por EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DE LULA SER CANDIDATO FBP/RS, de Misiara Oliveira] e saiba como contribuir [o valor mínimo de contribuição é igual a 20 reais], “vamos todos às ruas em defesa da democracia!”, diz a frente.

.:.

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *

Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !

* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

robertoAP

Ele é tão mais burro que o próprio Bolsonaro que possui meio neurônio solteiro, que talvez até o colocasse como ministro da Economia.
Seria muito mais fácil desmembra-lo do que o Bolsa, já que nem os papagaios,nascidos à sua imagem e semelhança,votariam no bicudinho da globo ,a qual urdiu o golpe que hoje destrói o país, gerou ele na barriga do JN e o pariu no intestino da Leitão.
Ele seria um cagalhão natimorto.

Eduardo

Acho que chegou a hora da TV Record e os evangélicos escolherem seu candidato dentre Xuxa,Faro,Dallagnol e outros e fazer sua campanha. Alguém imagina que os evangélicos se submeterão ao Huck, Marinhos e Faustão? Quanto ao Merval, tem dinheiro, bigode, terno xadrez feio, titulo de imortal, mas felizmente é tôlo!

Elias

A Folha de São Paulo publicou: Lula quer “disputar com alguém com o logotipo da Globo na testa”. E a Globo? Quer disputar com alguém com o logotipo do PT? Não. Golpistas preferem candidato único.

Guilherme

Espalha para os evangélicos mais fanáticos que Huck é um pervertido que destruía os valores da família brasileira com a Tiazinha.

Vai derreter igual a sorvete num vento quente de verão. Só vai sobrar o nariz.

    Luiz (o outro)

    Boa e eficiente dica. Esses imbecis da direita acreditam em qualquer coisa mesmo…

Deixe seu comentário

Leia também