Mauro Santayana: É preciso fechar o passo à direita

Tempo de leitura: 3 min

por Mauro Santayana, via Página do MST

A direita, no mundo inteiro, é acossada pela crise que ela mesma causou, e é nesses momentos que o perigo se torna maior. Os indignados saem às ruas, mas lhes falta direção política consequente. Os protestos, se não são alimentados de projetos claros e definidos, se perdem. Os atos de contestação dependem de ideologia e programas, que só os intelectuais são capazes de elaborar.

Como muitos observam, as agitações podem ser facilmente vencidas pela repressão policial, mas as mudanças sociais – ou os atos de resistência contra o abuso do poder econômico – dependem de esforço intelectual tático e estratégico. O esforço intelectual, bem se entenda, não é o dos filósofos em suas torres de marfim, mas dos líderes experientes, que sabem como reunir e orientar os protestos e as reivindicações das grandes massas.

Já há sugestões de que, passadas as festas de Natal, os dirigentes das principais organizações populares do país – centrais sindicais, MST, entidades religiosas não vinculadas à direita, enfim, os movimentos do centro para a esquerda – reúnam-se em grande encontro, bem preparado, a fim de discutir a situação interna do país, da América Latina e do mundo. Desse encontro deve surgir um plano de ação política que mantenha os direitos que ainda conservamos, e os amplie.

O governo brasileiro se encontra sob a pressão da direita, que usa seus representantes no Congresso a fim de dificultar à presidente o cumprimento de sua vontade. Ainda agora, a senadora e fazendeira Kátia Abreu,  representante da direita rural no Senado da República, e não do povo do Tocantins, está propondo que o seu partido, o PSD – que segundo Gilberto Kassab não é de esquerda, nem de direita, nem de centro, assuma a posição de centro-direita, sem constrangimentos. Ela se baseia em pesquisas com a classe C, que concorda, em seu sofrimento cotidiano, com a pena de morte e outras medidas radicais e irreversíveis.

Todos nos horrorizamos com a insegurança, sobretudo, a dos pobres, as maiores vítimas do narcotráfico, dos assaltos, da violência policial, dos preconceitos e da discriminação. E serão também estes os primeiros a serem executados, como ocorre no mundo inteiro, porque não podem pagar bons advogados.

É preciso fechar o passo à direita, e o caminho melhor é o de retomar o controle dos setores estratégicos da economia pelo Estado. A privatização das empresas estatais terá que ser revista, o conceito de empresa nacional do texto original da Constituição de 1988 deve ser restaurado e as transações brasileiras com os paraísos fiscais, proibidas. Com essas medidas, o país terá condições de combater os seus males antigos, como os da corrupção policial, as deficiências da educação e da saúde, e a força do poder econômico sobre a política. É assim que podemos obter a paz das ruas, não com a pena de morte. Pergunte-se à senadora se ela concorda com a pena de morte contra os fazendeiros que contratam pistoleiros para assassinar trabalhadores sem terra e seus líderes sindicais.

O fato é que a direita, no Brasil e no Mundo, se reorganiza. A classe média é facilmente atraída pelas bandeiras da direita, que lhe promete a “segurança”. Ainda agora se sabe que a crise, na Europa e nos Estados Unidos, atinge com o desemprego também os profissionais mais qualificados. Foi o que se passou nos anos 1930, em que o fascismo, na Itália, e o nazismo, na Alemanha, recrutaram a classe média – e também os mais pobres e desinformados – para os seus quadros. O mesmo ocorreu na Espanha de Franco e em Portugal, com Salazar, com mais facilidade, em razão do apoio total da Igreja o que, felizmente, não ocorre entre nós.

É importante que todos os movimentos populares estejam mobilizados, como se propõe, a fim de sustentar uma política social que vem retirando milhões de brasileiros da miséria e promovendo desenvolvimento econômico sustentado, embora sob o impacto negativo da crise mundial. Essa crise foi provocada pelos banqueiros larápios, em conluio com governantes medíocres, como Obama, Merkel, Sarkozy, Cameron, Zapatero (seu sucessor, Rajoy, consegue ser pior) e outros menos notados.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Cleverton_Silva

A direita é marota, malandra, metida a esperta, mas também faz as suas burrices. Grande parte da sociedade, inclusive da classe C, pode até ficar à parte dos acordões político-partidários e torcerem o nariz para isso, mas as D e E também são bastante numerosas, e cada pessoa conta como 1 voto. O que conta não é apenas conquistar a classe C, mas conquistar a maioria absoluta e servir bem à população em geral, quem votou e quem não votou. Os problemas das nossas instituições são sintomas dos nossos maus sociais. O remédio é não votar em pessoas como Kátia Abreu, Nunkassab e outros.

@orivaldog

… CONTINUAÇÃO. Assim, tem muita lógica a preocupação com a ascensão dessa direita conservadora, moralista e extremamente reacionária. Não podemos esquecer a quantidade de votos que teve a candidata verde (apesar da bandeira ecológica ser moderna, a candidata é representante legitima de um segmento da população que bebe na fonte dessa direita) e tb a votação muito expressiva do candidato demotucano após a sua debandada para o extremismo direitista religioso. Assim, acredito que para continuarmos a ter um Brasil moderno, plural, progressista e com desenvolvimento social, econômico e cultural é necessário abrir um debate político real com todos os setores da população, inclusive mostrando a influência dos meios de comunicação de massa (rádio, tvs e mesmo jornais) na popagação da informação.

@orivaldog

Grande Mauro Santayana, sempre lúcido. A ascensão social no Brasil durante o Governo Lula foi totalmente econômica-financeira, não houve um aprofundamento das discussões políticas inerentes a esse fato, portanto essa denominada "nova classe C" é meramente consumista, não é politizada e a melhoria na condição educacional através do ensino médio técnico e do curso superior, não trouxe mudanças na qualidade cultural dessa população (em todos os sentidos), além da nova formatação religiosa que o Brasil está tomando através do crescimento dos denominados evangélicos, altamente moralistas e conservadores (tb em todos os sentidos). CONTINUA…

LEONARDO

Se aliando a Kassab? É assim que se combate a direita?

ZePovinho

Eu continuo adorando o Obama.Continuo achando que são os EUA que não estão à altura desse Presidente;porém vejo que o medo tomou conta dele e nosso herói quer apenas ganhar a eleição copiando nossas políticas aqui do Brasil:
http://www.sidneyrezende.com/noticia/159834+obama

Obama defende o aumento de impostos para ricos nos EUA
Redação SRZD | Internacional | 25/01/2012 08h45

Em discurso do Estado da União realizado na terça-feira, o presidente norte-americano Barack Obama defendeu a classe média, além de pedir aumento nos impostos dos milionários e um controle rígido de Wall Street.

Durante a fala de uma hora, Obama citou a palavra "impostos" 34 vezes e "emprego" 32 vezes. Para ele, milhões de pessoas, que trabalham duro e seguem regras diariamente, merecem "um governo e um sistema financeiro" que retribuam o esforço.

Em busca do segundo mandato, o presidente tem dado seguimento à mais polêmica discussão desta campanha eleitoral: os benefícios fiscais para os mais ricos que, segundo os democratas, são defendidos pelos republicanos. O governo Obama enfrenta alta taxa de desemprego e lenta recuperação econômica em meio aos protestos do "Ocupe Wall Street".

simas

Hehehehhhhhh!… O q se passa? Estava em recolhimento, forçado, e não estou entendendo essa avalanche de sentimentos de revolta… ou insegurança. O q se passa. afinal? Pelo q sei e entendo o governo do Pres Lula foi de concessões, políticas; uma atrás da outra… Usou e abusou da façanha de cooptar nomes do passado e q poderiam abrir brechas, nas pressões… golpistas. Aliás, o Pres Lula, junto com o seu Ministro da Fazenda, foi aos EEUU, levando no bolso cópia da famosa carta aos brasileiros e retornou livre e desembaraçado pra tomar posse, no cargo q havia sido eleito democraticamente… por nós outros. E de lá voltou, já com o nome do futuro presidente do Bacen; em garantia de q iria honrar o pagamento das dívidas… Lembro q, na época, não aconteceu essa "dúvida", toda; esse quase horror, generalizado. Não aprenderam, ainda, q o Pres Lula fez o mesmo cursinho, nos EEUU, em Washington, ao sabor de financiamento do Congresso Americano; o mesmo onde o prof cardoso pariu o tal do Consenso de Washington? Isso, mesmo: o Pres Lula abandonou o cursinho, pra se candidatar e perder p'ro Collor… Lembram? Ora, ora… É dura essa vida de se fazer política. E a persistência, determinação do "homem" está comprovada em seus… "finalmentes"; Até conseguiu eleger a Pres Dilma… Vc's querem o q? Q a mulher dê um murro na mesa e a vire, de pernas p'ro ar? Bem; na Venezuela, foi assim…. Mas, nos EEUU foi assado; ora, ora…. Por lá; a dita direita inventou um jeito de falir à todos. Atrapalhavam os planos de hegemonia…. E meio-mundo está de pires, na mão. Igual à nós, outros, no final do século… Dependentes, dominados… Sei, não: o Mestre Santayana tem razão; precisamos usar de inteligência, política, da intelectualidade; precisamos, mais do q nada, de aprovação… eleitoral.

Bonifa

É uma luta permanente, onde o inimigo não dorme um único segundo. Rever as emendas vergonhosas e deletérias à Constituição, que destruíram a noção de empresa brasileira, destruíram a proteção da propriedade da terra e até da navegação de cabotagem. Com isso, dissolveram a soberania do país no líquido corrosivo injetado pela aranha neoliberal-internacional, através das presas afiadas dos entreguistas nacionais. É uma bandeira que merece todo o apoio de quem verdadeiramente pensa no futuro do país. Mas agora mesmo há uma ofensiva em andamento contra o Brasil, e ela está se evidenciando cada dia mais fortemente, através da Rede Globo.

Consciência da Nação

Receio que não se trate de alguma "volta à direita" iminente. É presente, já se instalou e agora só se desenvolve. Para variar, estamos atrasados, a direita já construiu suas bases no aparato midiático, jurídico e policial. Já estamos perdendo até na educação (pífia não por acaso) e na propaganda. Não se trata de sair agora fazendo assembleias para "planejamento". A farsa da história conta com um papel para nós: Se repetirmos o que sempre foi feito, obteremos nada melhor do que o resultado que sempre obtivemos. Que m…!

João-PR

A não-politização das conquistas sociais da classe média leva a essa ter a falsa impresão de que com qualquer um teria ascendido socialmente.
É necessário demarcar o campo: esse negócio de que não existe mais direita e esquerda é conversa para enganar o povo (e para boi dormir).
Precisamos, urgentemente, repensar essa questão. Lembremos que no Chile um tal Piñera ganhou as eleições. Por que será que pouco ou nada se noticia no PIG sobre o Chile???? É que a coisa lá tá feia para as classes média e baixas.
Azenha, não poderia nos trazer maiores informações sobre o Chile?? Nada como um exemplo prático para ilustrar o que significaria esta "volta à direita".

JOSE DANTAS

O autor tenta me convencer a adotar o MST como tutor?A extrema esquerda é tão nociva ao povo brasileiro como a extrema direita e prova disso é que após quinhentos anos, não reconhece que o governo que elegeu precisou fazer alianças e ao não admitir esse fato, se volta contra o mesmo e colabora de maneira decisiva para o retrocesso político em 2014. São todos gananciosos, intransigentes e sem compromisso com a maioria que não sabe para onde será levada, pelo PIG ou pelas lideranças sindicais, ambos sem representatividade.

    Miguel

    reforma agraria e coisa de extrema esquerda? esse pensamento retrogrado e' o que tornam necessarias aliancas com o atraso na conducao da modernizacao brasileira.

    Caracol

    Ora, se como você mesmo diz, só depois de 500 anos a "esquerda" conseguiu eleger… então dá pra imaginar o que a "direita" andou pintando por aqui durante meio milênio. Considerando que esse tão demorado governo de "esquerda" finalmente conseguiu ser eleito às duras penas depois de 500 anos, e sendo até compreensível que esse fenômeno tão raro tenha gerado um venenoso ódio da "direita" a ponto dela se deslocar violentamente para a "extrema"… então… você está chiando de quê? da existência de uma "extrema esquerda"? De radicalismos?
    Cara… com Pinheirinhos, Banestados e Satiagrahas da vida temperados com juízes ladrões a granel, eu estou achando que você ainda não viu nada…

PedroAurélioZabaleta

Então, temos que colocar a invenção da Justiça como prioridade número 1 da Nação.
URGENTE!

zwca

Eu só gostaria de saber (1) quem fechará "o caminho" da direita? E (2) como (seja lá quem for o encarregado da missão) fechará o caminho da direita?

A propósito, também gostaria de saber (3) por que, diabos, a direita não faria exatamente isso (ocupar todos os espaços que encontre). Por que a direita não ocuparia todos os espaços que encontre?

E quem, me digam, "proibirá as transações com os paraísos fiscais?" O Congresso, eleito pela Rede Globo? E por que, aliás, proibiria?!

"Fechar a porta à direita" implica CASSAR A CONCESSÃO PÚBLICA que mantém ativa a Rede Globo. CASSAR todas as concessões que mantêm vivos e falantes o jornalismo e os jornalistas que escrevem nos grandes jornais e falam pelas grandes redes de televisão. Cassar todas e todos esses. TODOS.

Para conseguir fazer isso, deve-se, pra começar, NÃO NOMEAR jornalistas formados na televisão e nos jornais que há, para cargos "de comunicação" do estado.

Para que seja possível PROPOR isso, é preciso dar ao governo do Brasil ALGUM DISCURSO SOBRE COMUNICAÇÃO E JORNALISMO PUBLICOS que não seja o que circula no Brasil, construído nas universidades brasileiras udenistas golpistas desde o nascimento.

Se alguma coisa faltasse acontecer para PROVAR o acerto dessa avaliação, bastaria ver acontecer o TOTALMENTE IMPOSSÍVEL.

Pois o totalmente impossível aconteceu ontem: nosso governo Dilma nomeou a jornalista Helena Chagas (jornalista de O Globo) para o ministério da comunicação social, depois de Franklin Martins (jornalista de O Globo). E, ontem, a jornalista (de O Globo) nomeou, como porta-voz do governo Dilma, o jornalista [ñ sei o nome], ex-editor da revista Veja.

Por quê uma ministra do governo Dilma nomeia para um cargo público, o editor de Veja "que cobriu o mensalão" e encheu o Brasil de mentiras e calúnias e loucuras inventadas por Mervais e Williams Waacks?

Respondo: Porque esses jornalistas todos SE VEEM como democráticos. Evidentemente, não são. Aliás… teriam aprendido ONDE, sobre jornalismo democrático e público QUE JAMAIS HOUVE NO BRASIL, nem por cinco minutos?! Na redação de O Globo? COMO?! Só rindo!

E nosso governo Dilma teria aprendido ONDE, a não nomear jornalistas saídos de O Globo e Veja, para cargos de comunicação do governo? ONDE? ONDE? Das "comunicações" da USP udenista tucana arrogante e incompetente? Das colunas de D. Dora Kramer ou Merval Pereira? COMO?! Só rindo!

Estamos ainda no mato sem cachorro. Horridus Bendego acertou, mais que todos: é guerra. Chega de lero-lero liberal.

Chamem chineses para ensinar os jornalistas brasileiros a fazer jornalismo público de boa qualidade. No mundo, hoje, só os chineses sabem fazer e fazem jornalismo público de boa qualidade. Quem não sabe disso — ou tiver opinião diferente — não conhece o jornalismo público chinês (mas acha que conhece).

    Oxaguiam

    Jornalista de O Globo, Época e Revista Veja ocupando cargos nevrálgicos do Governo Dilma… Indefensável. A cada dia vejo que o PT mais e mais prefere caminhar com eles. Que seja, não foi o primeiro nem será o último. Na redemocratização o PMDB (que Deus o tenha) era o que mais se aproximava da representação institucional da vanguarda progressista. Com pouco tempo a "governabilidade", o clientelismo e as composições típicas da nossa "democracia" o jogaram na vala comum das instituições a serviço das elites (generosamente considerando-se que já não o estivesse). (continua)

    André

    Não satisfeita essa mula-sem-cabeça deu cria: o PSDB. Enquanto a carruagem do PMDB virava abóbora, os insatisfeitos, os oprimidos, os explorados voltavam-se para uma nova esperança na figura contagiante de Lula. E com ele veio o PT. Depois de muitas lutas, muitas frustrações, muitas derrotas, veio o poder e eu, sinceramente, acreditei que a esperança tinha vencido o medo. E tinha mesmo. Só que a esperança se institucionalizou. Quando derrubou o regime de Fulgêncio Batista, Fidel proclamou a célebre frase " A Revolução começa agora; a Revolução não será uma tarefa fácil, a Revolução será uma empresa dura e cheia de perigos". Infelizmente, a Revolução para o PT terminou em 27 de Outubro de 2002 quando elegemos Lula – à partir de então a palavra de ordem seria "governabilidade" e isso inclui Sarney, Collor, Ana Maria Braga, Fantástico, homenagem a aniversário da Folha e agora gente do Globo e Veja no Governo que ajudamos a eleger. O certo é que o PT passará e encontraremos outros caminhos para continuar lutando. "Hasta la victoria, siempre".

Ana Paula

A nova classe média está formada na escola da oligarquia coronelista, é consumista e mantém a estrutura da Casa Grande intacta.
A nova classe média não leu Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda e não teve aulas de Direitos Humanosm.
Além da mobilização é preciso escola e aulas de política e história do Brasil que luta, história dos Movimntos Sociais e heróis esquecidos. Mobilizar sem educar para a cidadania ativa é retrocesso.

histlatino

Seria interessante fazer uma clivagem geográfica, regional nesse conceito de "nova classe C". Tenho minhas dúvidas se a classe C do Nordeste é reacionária como a de São Paulo, bem como a classe C das pequenas cidades talvez não pense como a das metrópoles. Realmente não sei, acho que só pesquisas detalhadas podem dar conta disto.
Na minha opinião, a liderança política excelente tem que dar voz aos anseios da população, mas também dar uma forma democrática a esses anseios. Precisa mobilizar o imaginário popular em favor de uma democracia de fato.
Lula era capaz de fazê-lo por seus dotes naturais, mas acho que o Governo Dilma não está compreendendo a importância disso. Só ouço falar de inclusão pelo consumo, crescimento, desenvolvimento, vendemos X milhões de geladeiras no ano passado, o pré-sal bateu recordes… mas não há uma política cultural ou de comunicação voltada à classe C, que seja capaz de familiarizá-la com os princípios democráticos e compensar a falta de carisma pessoal do atual governo.
O quadro atual é um prato cheio para os demagogos da direita, como os pastores fanáticos, políticos hidrófobos e os apresentadores de programas policiais na TV.
Quando chegar lá, a tal nova classe C vai querer apagar os rastros da sua ascensão: vai votar no PSDB (ou coisa pior), dizer que chegou onde chegou pelos seus próprios méritos, vai chutar o PT para fora do poder, cortar os programas sociais do governo, defender os cortes de impostos e execrar os ativistas dos movimentos sociais. A gratidão nunca foi uma virtude da política.
Ou talvez não aconteça nada disso, se o governo do PT recuperar consciência de sua missão histórica; que inclui o bolsa-família, mas vai além de criar os Estados Unidos da América do Sul.

    Silvio I

    Não lembrou de dizer, que a Globo chega a todos os cantos do Brasil. E que faz mais de 40 anos, a cabeça de este povo todo.Por o tanto perca as esperanças de que alguma parte do povo, pode ser diferente.Todos tem na cabeça Plim Plim!

    Caracol

    Eu acho que é por aí mesmo…
    Recentemente eu vi esse filme passar lá nos U.S.: os americanos ganharam babas de grana nos governos Clinton, aí votaram no Bush pra "conservar" o que ganharam. Só que quebraram a cara, pois como novos ricos eles eram na verdade uns barnabés que achavam que tinham grana bastante pra virar elite americana. Aí votaram no Obama com raivinha dos republicanos e na esperança de voltar a faturar algum de novo.
    E assim a roda gira.

Oxaguiam

Esse é um aspecto que realmente incomoda: historicamente, nas horas de crise, em regra, a direita consegue se valer melhor da insatisfaçlão coletiva, talvez por apelar mais ao extinto que à razão humana, consegue atingir o ponto mais sensível das pessoas e levá-las não para o que seria melhor para todos, mas a ratificar as políticas mais absurdas que só beneficiam um número ínfimo de indivíduos. Falta-nos essa "direção política consequente". A direita, mesmo nas crises que ela mesma causa, tem uma direção política ainda que com consequências terríveis. Nossas ideologias e programas por mais humanistas, igualitários e inteligentes que se apresentem, parecem ter imensa dificuldade de frutificar e amadurecer, apesar de não raras vezes germinar. Che uma vez teria dito "derrota após derrota até a vitória final", mas Che é Che. Para mim, mortal, a vitória parece tão distante…

emerson57

o problema reside no judiciário.
se a justiça estabelece diferença entre pobres e ricos, a-c-a-b-o-u.
não há o que fazer quando os ricos tem "facilidades" na justiça.
ps. reclamar para o bispo é improdutivo.

    roger

    O chato é o seguinte, na minha visão (me corrija se falar algo errado):

    Quem legisla – fazem as leis – são deputados e senadores. Enquanto não houver o financiamento publico de campanhas, eles são finaciados por quem tem determinados interesses, seja diretamente, na campanha, ou através de lobby's. Ou seja, há uma forte área de influência aí. Quem tem poder economico elege os legisladores e influencia a criação das leis. Esse é o primeiro ponto.

    Criadas as leis com vários poréns e brechas, entra em cena novamente o poder econômico, na figura de caros e capazes advogados que conseguem burlar as leis sem cair na ilegalidade!! Esse é o segundo ponto.

    O agente economico que elegeu o legislador e utilizou-se do advogado, tem a mídia em seu bolso, seja diretamente – através da participação societária em empresas de comunicação – ou indiretamente – através do domínio pela manipulação de gordas contas de publicidade. Esse é o terceiro ponto.

    Não haverá, no meu entender, democracia de verdade enquanto não criarmos mecanismos para inibi-lo nessas tres esferas de influencia.

    Acho que é por aí.

juarez campos

Esta mudança de modelo deveria ser precedida pelo PT, contudo o partido tem medo de recuperar as estatais vendidas a preço de banana e quando teve oportunidade, como nas distribuidoras Light e Eletropaulo, recuou. Tem medo de dizer que quer de volta e vai administrá-las. Uma pena.

    Diogo

    Brizola falando sobre:
    PT e PMDB
    Olho o futuro com fé, da juventude dos meus 70 anos. O povo brasileiro vai sacudir dos seus ombros tudo isto que lhe colocaram, mesmo porque as estruturas que fizeram isto estão aí, aos pedaços. Esse PMDB é uma caricatura, esse PT criou-se naquele período deformador que foi a ditadura. Numa hora dessa ficam na mesma trincheira. [17-12-91]. http://www.conversaafiada.com.br/politica/2012/01

Bernardino

Como se a DIREITA esta no palacio do Planalto.A D.DILMA ja mostrou a que veio ,agora mesmo lavou as maos na invasao de pinheirinho,bastaria um telefonema ao gorvenador,dizendo que minha casa,minha vida assumiria tudo!!Agora mesmo tirou o pres da Petrobras,llimpo , e colocou uma estupida e grosseira burocrarta sra Graça FORTES QUE GRita com os subordinados nos gabinetes da Empresa!!Consta que a D DILMA adora pessoas bajuladoras e subservientes tal como ela que fazia o quje o sr LULA queria dentro do Planalto ate consguir a presidencia ,sem nenhum curriculo politico.Tá na cara que a Dilma transitou da Guerrilha à PUSILANIMIDADE o que da um estudo PSIcanalitico!!Ela adora posar em CARAS,fazer receitinhas na Globo e ate na FORBES que é um PANFLETO ANglo Sionista pra condecorar SUBSERVIENTES. A M ulher do Ano 2011é dra ELIANE CALMON,corajosa jogou D Dilma para o fim da FILA.
Nao se iludam carso bLOgueiros nao vira CPI da PRIVATARIA,nem tampouco lei di MEDIOS.Isso é para guerreiros como os HERMANOS Argentinos.Infellzmnte io DNA Cultural Portugues é Corrupto e Covarde,nao muda nem com O Projeto GENOMA.
Consta financial Times que Ex marido da D graça Forbes tem empresas e negocios com a PETROBRAs

    mfs

    "DNA cultural português é corrupto". O que se espera? Uma campanha de "aprimoramento genético dos brasileiros", uma eugenia do século XXI? Já ouvimos isso antes, lá na prefeitura de Viena ainda no final do século XIX. Ora, ora, ora, os velhos preconceitos da extrema-direita volta e meia ganham coragem para botar a cabeça para fora…

Rafael

Essa classe média que a Kátia Abreu se refere e que votaria no partido dela não passa de ilusão ou tentativa de ganhar voto no grito, esperneando. Por mais simpatia que uma classe média tenha por "bandeiras" da direita o que a Kátia Abreu oferece a essa classe? O que o partido da Kátia Abreu oferece? nada porque como eles mesmos dizem não somos de esquerda, não somos de direita e não somos de centro, ou seja fisiologia e nada mais. Muito importante lembrar que o nazismo, fascismo foram atraentes porque os países onde se instalaram estava em ruínas, destruído, não havia nada, nem idéia, nem mobilização política da esquerda, o que é exatamente o contrário do que acontece no Brasil, com emprego em alta, economia crescendo. Já vi previsões muito parecidas com essa da kátia Abreu, com isso somente mostra que não entende nada de política e nem conhece o povo brasileiro, em 2006 depois da eleição do Lula todos, simplesmente todos analistas políticos diziam claramente que Lula não faria sucessor, que o PT era Lula e sem Lula não teria candidato que podesse nem sequer ir para um segundo turno com José Serra ou mesmo Aécio.
Quando leio que Kátia Abreu fala que a classe "C" é de direita e que eles ganharão esses votos sempre me lembro da frase do Garrincha "só faltsa combinar com os russos". É bem isso só falta combinar com o povo.

Idigar Sena

Não consigo acessar o Rodrigo Vianna. Alguém sabe o que aconteceu?

ricardo silveira

As posições da direita são eticamente falidas, insustentáveis à luz da razão, mas prosperam porque os governos supostamente à esquerda permitem a manipulação do espaço público e, ainda que não queiram, agem de forma conservadora, são incapazes de assegurar a democracia .

Urbano

E com a mídia imbecilizante que nós temos em sua maioria, então, fica ainda mais difícil a aglutinação dos movimentos sociais.

Caracol

É uma boa receita…
"…as transações brasileiras com os paraísos fiscais, proibidas."

Pô, só isso aí já resolvia 90% dos problemas. Os tais 500 mil, ou 800 mil empresários (não me recordo quantos) que iam "sair" do Brasil caso o Lula fosse eleito (lembram-se?) sairiam de vez e nós, que aqui ficaríamos, tocariamos o barco sem eles. Aliás, vocês viram a lista dos devedores ao governo tornada pública na Grecia? Já pensaram, que barato fazer o mesmo aqui? Ia ser pior que escândalo Banestado e Satiagraha juntos… ia calar a boca de tanta gente que vive enchendo o saco com lições de moral e bons costumes (dos outros)…

eunice

Idem!

Fernando

A nova classe média é atraída pela a direita pois ela ascendeu pelo consumo, e não pela educação.

    Consciência da Nação

    Bingo!!!

Horridus Bendegó

Estou pronto pra guerra!

Basta me convocar.

Deixe seu comentário

Leia também