Matheus Pichonelli: Total falta de coerência

Tempo de leitura: 3 min

por Matheus Pichonelli, em CartaCapital

O que o prefeito Gilberto Kassab oferece ao PT parece tentador. Em troca de um vice, o líder do PSD promete reunir outras siglas em torno de Fernando Haddad, apoio dos vereadores kassabistas e a interlocução com líderes religiosos.

O sonho de consumo do PT é encontrar para Haddad um novo José Alencar. Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central e recém-filiado ao PSD, poderia ser o nome.

Como Alencar na chapa de Lula em 2002, Meirelles ajudaria a acalmar os ânimos da classe média ainda resistente ao PT, sobretudo em São Paulo. Kassab, ao que consta, prefere outros nomes. E tem seu plano A: lançar Guilherme Afif, vice-governador de São Paulo, em uma cabeça de chapa, ou indicar um vice para José Serra, caso o tucano decida se lançar candidato.

No PT, tudo parece negociável, e, apesar da gritaria ensaiada pelo diretório paulistano, a ideia de se aliar ao prefeito parece agradar muita gente no partido. Sabendo disso, Kassab foi direto à rainha do xadrez: Luiz Inácio Lula da Silva.

Nessa época do ano, tempo extra na propaganda de tevê e apoio nas bases eleitorais costumam falar mais alto do que a coerência. Falta combinar com o candidato, aparentemente o mais cauteloso sobre o andamento da negociação.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, Haddad classificou como “um gesto de generosidade” o elogio do prefeito ao PT, mas avisou: “não podemos deixar de ter clareza de que o projeto que está em curso não é esse”. E lembrou que a conversa com o PSD ainda é “muito nova e precária”.

Faltou dizer que é perigosa. Kassab, em seu penúltimo ano como prefeito, praticamente mais cuidou do seu PSD do que dos problemas de sua cidade, como a presepada na cracolândia, as promessas não cumpridas (e as áreas verdes? e os corredores de ônibus?), os absurdos das leis de zoneamento, a moralização da vida noturna por asfixia, a militarização das subprefeituras, as suspeitas na inspeção veicular ambiental e uma implosão malsucedida – que ele negou ser malsucedida.

Chega à reta final mal avaliado e sem ter conseguido mostrar ao eleitor outra marca sua a não ser a habilidade em costurar acordos políticos (é amigo dos tucanos em São Paulo, e dos petistas, no governo federal) e a Lei Cidade Limpa, que já data da gestão passada.

Não por outro motivo, vê sua popularidade cair a cada nova pesquisa de opinião, embora tenha em mãos uma carta potente para reverter o quadro: a possibilidade de acelerar os gastos públicos do Orçamento em pleno ano eleitoral.

Hoje, contudo, sair na foto ao lado de Kassab seria tão ou mais eficaz do que levar ao palanque o Compadre Washington. Em recente pesquisa Datafolha, boa parte dos eleitores demonstrou estar disposto a votar num candidato apoiado por Lula ou Dilma Rousseff – estes, sim, mais populares e mais bem avaliados que o prefeito paulistano.

Na oposição, o PT passou os últimos quatro anos apontado os erros da gestão Kassab, e muitos ainda se lembram da tensa campanha em 2008 entre Marta Suplicy e Kassab, eleito pelo arqui-inimigo DEM. De repente, dizer que estava tudo bem, que tudo foi um engano e que todos cabem no mesmo barco fatalmente soará estranho.

O eleitor pode ser influenciado pelo tempo de tevê. Mas, em política, se tem algo que ele não perdoa é a contradição.

Leia também:

Carta Maior: Saldo da reforma agrária embaraça Dilma


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

luiz pinheiro

Esssa história de que o PT não difere dos demais partidos é papo furado.
O Brasil de hoje difere do Brasil de antes do PT governar. E para muito melhor.
Ponto final.

paulo roberto

Não me espantaria, afinal, o PT de SP não se diferencia muito do PSDB.

Mutuca

PT e Kassab, casamento indigesto. Não dá para engolir tal proposta mesmo ela partindo do Lula. O se esta coligação for estabelecida, o PT será conhecido como o partido que topa tudo por voto.

Não é por aí, senhores PTistas, pois ganhar uma prefeitura como a de São Paulo é que qualquer partido quer, mas vamos manter um mínimo de escrúpulos.

Qual a diferença entre Serra e Kassab?
A riqueza de um passou pelas Ilhas Virgens Britânicas,
e a do outro pelos canos de escape dos carros.
Qual a diferença?

    Neo-tupi

    Esse é o discurso do PIG.
    A maior burrice numa guerra é não aceitar a rendição do adversário, quando ele está sem força para vencer e quer se render.
    Isso é querer a guerra pela guerra, tão nefasto para o povo quanto o poder pelo poder.
    Quando Kassab pleiteia a vice ele está se rendendo, se o PT quisesse entrar como vice, aí sim eu concordaria como você, pois seria o PT quem estaria se rendendo.
    Em tempo: A diferença é grande entre os paraísos fiscais de Serra com a venda da Vale e da Telebras, e de supostas maracutaias em contratos de prefeituras. Mas o mais importante é que uma aliança com o PSD não inocenta Kassab de nada que ele tenha feito, e o vice terá que ser alguém de ficha limpa.

beattrice

Do PT-SP espere-se tudo ou qualquer coisa.
É do PT-SP o germe da destruição da sigla que hj avança em diferentes estados e desfigura o governo federal que já não é progressista e quase deixa de ser democrático.

    Carlos Cruz

    O mesmo posso dizer do PT-CE. Tudo pelo poder, sej como for. A tal "direita", dizem, estava no poder desde 1500, ficando com "a boca torta"… Foram 502 anos de desmandos. O PT, com pouco mais de 8 anos, parece, entortou a boca, as pernas, os braços…

    Marcio H Silva

    E o PT-RJ? que não existe.

Bernardino

SR ZÊ ABDALLA,pelo visto voce é Petista,eu nao!! Quer mais: O PT é um partido traira e covarde e o pt Paulista é o mais covarde dos PTs.Ciro Gomes bem definiu voces.Na crise do mensalao se acovardara e nao defenderam o LULA,Ciro foi a Belo Horizonte e conveceu Aecio Neves a não embarcar no IMPEACHMENT que entao se tramava.Quanto ao ANTA,nao me atinge.Os sapos como voce ,nao podendo viver no MAR se acostumaram ao PANTANO.Modestia à parte tenho conhecimento politico mais que voce disparado.
As premiaçoes do sr LULA nao passa de premiaçao Anglo sionista para condecorar SUBSERVIENTES como ele que faz o jogo do grande Capital,exemplo os Bancos ganhando fortuna no BRASIL.O Brasil melhorou com o LULA,nao nego,Mas dai a faze~lo HEROI nao dá!!Heroi nao se acovarda,diante de um presidente do STF,dentro do PALAcio do PLanalto e por ai vai!!!!!

Ana Cruzzeli

Eu penso assim:
Quem entra de vice é que apoia o projeto do que está na cabeça, afinal na cabeça é que se localiza o cérebro.
Se o PT fosse vice na chapa onde o nunKASSAB , o PSD, fosse o cabeça, o PT deveria se inclinar ao projeto do nunKASSAB . Como o cabeça é o Haddad…

Eu preferiria o Chalita para vice, afinal o apoio do PMDB seria providencial. Só que eles apoiariam o PT hoje na promessa de em 2014 o PT deixar o PMDB ser cabeça de chapa. Isso não tem como negociar, o PT vai ter candidato próprio em 2014.
O unico candidato que não tem nódoa alguma é o Haddad, ele tem o partido individualmente mais forte e é individualmente o que tem mais a dizer que todos os outros candidatos junto.
Haddad já mostrou que pensa grande e realizou coisas grandes, não tem medo do desafio. Já saiu de arapucas da imprensa sozinho, mostrando que tem otimo jogo de cintura.
Qualquer um que seja vice do Haddad terá crédito para o futuro, crescerá e muito. Estamos no momento de pré-campanha onde não cabe mais ao PT puxar alianças, cabem aos outros decidirem agora. Se não se posicionarem deixarão um vácuo para outros partidos e o que é pior, se o Haddad crescer tanto que não precise de um segundo turno, os aliados de primeira hora é que terão mais espaço na prefeitura e os outros ficarão em segundo plano.
Eu tó sentido que é bem provável que não haja segundo turno na prefeitura de Sumpaulo.

Lu_Witovisk

CARACOLES, eu fico no Cretaceo 15 dias e qdo volto é isso! Olha, muitas vezes a realidade é pior que pesadelo.. fala serio.

JOSE DANTAS

O PT é governo porque deixou de ser coerente a partir do momento em que o Lula da "barba preta" entendeu que com aquela cara jamais venceria uma eleição para presidente da república.
Então a coerência aos poucos foi sendo substituída pelo bom senso e aconteceram alianças com José Sarney, ACM e outras figuras impensáveis a princípio num projeto de governo petista, que abriram as portas para o Brasil que temos hoje, no mínimo melhor que o de ontem.
Diante disso, a aliança com o Kassab não pode ser vista como um escândalo político e ideológico e sim como um acordo em torno de interesses comuns no sentido de tentar derrotar os tucanos e que, mesmo assim, não será fácil.
Na verdade esse pretenso acorco para o PT só traz vantagens, já que nesse conchavo – faz parte do profissionalismo político – o partido recebendo uma possibilidade de vitória em troca do nada.

Laura

Sou contra o acordo por motivo de coerencia política. Mas compreendo que amarrar o PSD é amarra-lo para nao se aliar com o Chalita. Na verdade, acho que tudo isso é jogo de cena para um segundo turno ou para segurar o cara. Do ponto de vista estritamente político é uma incerencia completa. Do ponto de vista tático tem lógica.

    beattrice

    Ente o Kassab e o Chalita o diabo que escolha.
    Citando do twitter:
    Quando Deus conheceu o Chalita, tornou-se ateu.

Avelino

Caro Azenha
Alguém sabe como algum partido almeja o governo sem almejar o poder?!Stalin fez um acordo com Hitler para dar tempo de transferir suas indústrias bélicas para além-Caucaso, Prestes fez um acordo com Vargas saindo das cadeias getulistas.Me dá nó no estomago, mas o PT também tem acordos com Sarney.Se o PT não fizer acordos, espúrios digo eu, ficará como o PSOL, PSTU, em eterna luta pelo governo, como era o PT no seu inicio.
SP é uma fortaleza do neoliberalismo, como romper essa muralha?Fazendo pacto com o inimigo?Quem se submete a quem?O PT dita as regras e o PSD acata?O PSD dita as regras e o PT acata?Haverá um governo mesclado?Esse, acredito, será o acordo final. SP está detonado pelos governos direitistas dos ultimos séculos.O PT irá colocar a casa em ordem, sobre uma chuva da oposição da mídia?Não tenha duvida.
Feito isso, caberá ao PT ser mais inteligente e se separando das coligações de direita. Como se isso fosse fácil, é só olhar o governo federal.
Haja estomago. Por favor, sal de fruta.
Saudações ao quadrado

    mad hatter

    É este o problema. Ao se igualar por baixo o PT deixou de representar o pensamento da esquerda.

    O poder pelo poder. Se manter a qualquer custo, se igualando a todos não é o modelo de política pelo qual luto. Eu quero é uma esquerda renovada e que ajude a transformar o mundo. Quero minha utopia de volta.

    Quanto mais cedo a esquerda perceber que o PT já era, deixando de alimentar de votos estes líderes comprados pelas conveniências do poder, mais cedo poderemos resgatar os movimentos sociais em uma nova esquerda que derrote Sarney, Kassab, Cid Gomes e todos os lesa-patria direitistas que são parte deste projeto podre de exploração.

    Pitagoras

    O lado prático se entende mas não se justifica. Não é com uma ou duas eleições que se muda a estrutura política de um país: os parasitas, corruptos, oportunistas estão infiltrados, agarrados em todas esferas e instâncias do Estado.
    Do ponto de vista ético, acordo com o capeta jamais se justifica. O diabo costuma cobrar pesado suas dívidas.
    Pior, uma vez no poder, não muda o rumo, continua de mãos dadas com Belzebu.
    Com PT ou sem PT o país continuará nas mãos dessa caterva fedida que o domina, que o consome de norte a sul, de leste a oeste.
    Veja o ]Ministério da companheira Dilma, ou o que resta dele: a tchurma do sarney, e outras similares. Quem vem de longe nem percebe que seria um governo do PT…

    Paulo

    É complicado e causa revolta, mas concordo com voce Avelino. Sem essas alianças não será possível se eleger nesse eleitorado conservador de SP.
    O governo federal fez alianças consideradas contraditórias e mesmo assim conseguiu impor seu estilo de governar. O resultado dos governos de Lula e o andamento do governo Dilma eu não preciso falar pois todos sabem.
    Acredito que essas alianças são um mal necessário.

Janes Rodriguez

O PT de São Paulo que não me faça passar vergonha! Na verdade as pessoas menos avisadas até perdoam contradição e incoerência: mas os formadores de opinião, não! E não estou falando do PIG que esse vai estar contra o PT de todo jeito. PT com Kassab é pra matar de vergonha!

Evandro

O PT precisa jogar um xadrez inteligente nas eleições em SP. Com a Globo apoiando o PSDB e a Record apoiando o Russomano, o Haddad vai tomar pancada de todos os lados.

Sem falar no Chalita, apoiado pela igreja católica.

Existe uma regra em eleição: não se nega apoio. E com uma eleição disputada como será essa, não se pode desperdiçar um voto sequer.

Discordo profundamente da frase "Mas, em política, se tem algo que ele não perdoa é a contradição."

Se fosse assim, o processo eleitoral seria inviável, pois se tem algo que permeia a política, é a contradição.

Francisco

Se o Brasil andando na direção certa e São paulo remando na direção errada, produziu o Brasil de mudanças que temos, que se pode pensar se conseguirmos botar São paulo para marchar junto com o Brasil?

A tentação é essa.

Zê Abdalla

Matheus Pachonelli: total falta do que escrever! Eu não sei o que é pior, o texto ou comentários do tipo do da anta do Bernardino. Só pode ser uma anta alguém que se refere ao presidente como 'demagogo e farsante". Mais de 80% dos brasileiros aprovaram o governo Lula. O mundo inteiro reconhece a importância dele pagando milhares de dólares por suas palestras e copiando seus programas sociais. O presidente dos EUA chama ele de " o cara". Dia sim, dia não é homenageado em universidades européias e outras. Mas o grande Bernardino acha que ele é demagogo e farsante. É mole? Quanto ao Matheus não é melhor esperar acontecer alguma coisa antes de sair atirando? O Kassab foi procurar o Lula, o resto é coisa da cabeça dele. Já não basta o PIG ?

Andre Luis

Acho que toda essa estória só dá moral para o pior Prefeito desta cidade, depois do Pitta ( … mas esse é hors concour) … Se Maluf foi o precursor em convergir a máquina pública para o atendimento de seus intreresses particulares, Kassab fez o mesmo, mas de forma muito mais eficiente. Kassab foi uma maldição lançada por Serra sobre a cidade de São Paulo e, não há com quem ele se alie e que não se contamine por essa administração desastrosa. Infelizmente, ocultado pela mídia corrupta, este personagem só terá suas atividades conhecidas, de verdade, daqui há uns 10 anos, através de algum jornalista sério, mas quando seus crimes já estarão prescrevendo.

marilamar

em sampa só tem direita e extrema direita, fora Luiza Erundina a unica politica decente, o restos é tudo lixo da pior especie::::?????

    beattrice

    SIM.
    A começar dos que são filiados ao PT-SP, salvo exceções pouquíssimas que apenas confirmam a regra.

Valdeci Elias

O Tucanik está afundando, seus antigos aliados estão fugindo. Parece que finalmente São Paulo vai se livrar do PSDB e voltar a crescer.

Nelson

Quem duvida dessa "endireitada" do PT é lôco, tchê!

walter jr

O PT de Sao Paulo é o cancro da política brasileira.
A propósito, o Secretário da Marta e do Ministério do Planejamento Duvanier bateu as botas essa semana.
Negou tudo para os servidores públicos e aposentados e morreu como um indigente, recusado por dois hospitais de Brasilia porque nao tinha um talão de cheques para pagar a caução.
Esse é o Brasil de verdade, o Brasil do PT de Sao Paulo, o partido da Traição.

Neo-tupi

Uma coisa é o PT aderir. Outra coisa bem diferente é aceitar adesões.
O que o PT perde é o discurso coerente, e só. Mas desde quando coerência ganha eleição? Coerência tipo chapa puro sangue, candidato e vice com mesmo perfil, costumam somar zeros votos eleitoralmente. Em 2004 o PT esnobou e lançou a chapa Marta-Rui Falcão. O eleito foi Serra-Kassab. http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2012

    leandro

    Então vale tudo para ganhar a eleição. O poder pelo poder.

    Neo-tupi

    De jeito nenhum. Para conseguir fazer aquilo essencial que um partido sério se propõe em seu programa, e atender aos anseios populares é preciso arregimentar maioria para o lado dos setores populares chegarem ao poder, senão não se tornam alternativa de poder factível.
    É fácil ser puro ideologicamente, ficando enclausurado ou em movimentos sociais de minorias ou na militância partidária fechada.
    Difícil é interagir com o mundo exterior, ainda adverso ideologicamente, para criar condições de fato para mudá-lo. Para isso é preciso compreender a diferença de movimentos sociais (que tem que ser coerentes em seus objetivos), partidos (que devem ser programáticos em seus princípios), e governos (que devem saber encabeçar as correlações de forças para garantir as conquistas e avanços mais importantes que o partido defende, mesmo que tenha que abrir mão dos item secundários em seu programa).

    Sami

    "O que o PT perde é o discurso coerente, e só."

    Você acha isso "só"?

João-PR

Acho que o PT não precisaria se rebaixar a tanto: aliar-se ao Kassab!!!

Sabemos o que é a "realpolitik", mas….tudo tem limites! E se junto com o Kassab viesse do DEM paulista, será que o PT abraçaria também?

É por isso que outros partidos da base, como o PCdoB, vão lançar candidaturas próprias em São Paulo. O Netinho é candidatíssimo. Essa eleição em Sampa vai dar "pano pra manga".

J.Agapito

Acho que pode ser cavalo de Tróia. Precisamos avaliar bem.

    Lu_Witovisk

    Sei não, Agapito..só sei que se for isso mesmo, coitados dos paulistas

Conceição

Penso que está na hora de criarmos um novo partido, para abrigar os insatisfeitos com o PT.
Dar uma de kassab.
É impossivel suportar o PT. Já vimos o que ocorreu na última eleição.
Precisamos de um clone do Brizola…

    João Carlos

    O novo partido nasce forte se conseguir congregar as dissidencias todas.

Fábio

Qual a razão para espanto? decepção? frustração?
O PT atual em nada difere dos demais partidos.
Aliás é muito pior.Os demais assumem o que são, ao passo que o PT insiste em posar de correto.
O afastamento de inúmeros militantes/filiados, entre os quais eu me incluo, prova que os verdadeiros petistas estão decepcionados e inconformados com a hipocrisia e o oportunismo.
O PT necessita de uma faxina.
(Espero que meu comentário seja publicado).

    Ulisses

    Isto é papo furado de troll querendo convencer trouxa! Pelo menos o PT faz pelo país e seu povo! O resto, como você disse é apenas fisiológico, não estando nem aí para o povo e ainda tem traidores da pátria como o PSDB, que se fosse um país como a China, estariam todos no paredão por traição a pátria! Por isto, apesar de tudo sou PT!

    leandro

    Esse papo de "traição a pátria" é de doer, tem cheiro de ditadorzinho de merda. E a entrega do pré-sal ao Eike?

Bernardino

O PT ´e um partido fisiologico como os outros.Todos os partidos que passarampelo poder ja se queimaram.Eles adoram uma boquinha pra mamar .Este pais nao tem esquerda autentica alias ninguem jno mundo a tem , a europeia esta no lixo!!A demcracia é regime falido no mundo inteiro,quem governa sao as CORPORAÇOES que financiam os politicos e estes lhe devolvem o favor,votando nos seus interesses.
O X SR LULA é um demagogo e farsante,nao fez nenhuma reforma de peso no pais ,so deu migralhas e estas classes C recem promovidas durara ate as COMODITIES do pais com bons preços,logo logo o gigante que ´´e de BARRO vai desmoronar,pois a educaçao de base do pais esta falida e sem quallidade pra propiciar um verdadeiro desenvolvimento industrial como tem a CHINA,COREIA e outros emergentes!!

Murdok

É aquela máxima: quando vc não pode com seu inimigo, junte-se a ele!

Fernando

É totalmente coerente com o que se tornou o PT desde 2003.

kruguer

É necessário pensarmos e apoiarmos um Brasil mais à esquerda do PT.

    Yarus

    Viva a vereadora (apoiada pelo PIG Bhordel 2006) Heloisa Helena!

    Zê Abdalla

    E a tucanalha agradece.

Alberto

Parei de me chocar com as alianças do PT há anos.

FrancoAtirador

.
.
Sonhos roubados

Por Marcos Rolim (*)

Sou do tempo de um PT em que cada panfleto era precedido por uma discussão interminável de "política de finanças".
Quando me filiei, em 1984, o aluguel de uma sede era o mesmo que uma dor de cabeça e campanha não tinha sequer "caixa um", quanto mais "caixa dois".
Grana mesmo só os 30% descontados dos parlamentares, enquanto nossas bancadas devolviam a remuneração extra das convocações extraordinárias. Ingênuos, simplórios, dogmáticos, radicais?
Sim, um pouco de tudo isso mais a virtude de não dever nada.
Nossa palavra foi mais áspera do que o necessário e deveríamos ter tido menos certezas.
Nossas perguntas, é verdade, nunca foram maiores que nossas respostas.
Mas era a nossa palavra, aquela que brotava do nosso peito; do mesmo lugar onde carregávamos uma estrela. Não era uma palavra emprestada, ou calculada para que nenhum conteúdo fosse identificado.
Era uma palavra inteira, nunca um sussurro ou um enigma.
Uma palavra que nascia livre porque dita por homens e mulheres livres.
Uma palavra moral que encantava até parte de nossos adversários.
A palavra de um petista jamais precisou de um habeas corpus preventivo.
A minha palavra e a de milhares de outros militantes do PT, loucos de cara, alucinados de bandeiras, roucos de esperança, inquietos, alegres, malditos, nunca precisou de habeas corpus.
Por nossa palavra iríamos para a prisão orgulhosos; por ela, saímos país afora em busca de bala perdida, estivemos à frente de todas as lutas por justiça e decência, enquanto reinventávamos as avenidas e derrubávamos muros de preconceitos.
Por conta dessa experiência – com tudo o que ela sempre carregou de limitação – trouxemos para a cena política, como protagonistas, centenas de milhares de trabalhadores.
Gente humilde e dedicada que nunca acendeu um gran coronas cubano ou andou de Land Rover.

Este partido não existe mais.
Ele foi sendo substituído por uma máquina de poder capaz de legitimar silenciosamente práticas tradicionais como o aliciamento e a demagogia, o aparelhamento do Estado e o canibalismo interno.
O "modo petista de governar" incorporou, então, sem crise de consciência, a nomeação de notórios incapazes indicados por correntes internas, sem qualquer atenção a critérios republicanos.
Este tipo de prática e o engalfinhamento por cargos sempre me causaram asco.
Neste ambiente, ao invés dos mais capazes e dos mais inteligentes, selecionamos os mais dóceis e os mais inescrupulosos.
E, quando olhamos em volta, estamos cercados por Delúbios e Silvinhos.
Nesta história, há conivência e omissão diante de casos evidentes de abuso de poder econômico em campanhas eleitorais e de indícios de enriquecimento ilícito de uma camarilha que, agora, começa a ser apresentada à opinião pública.
Essa turma não é composta por delinqüentes comuns e o que fizeram é muito mais grave do que crimes eleitorais. São ladrões de sonhos, isso é o que eles são.
Um crime que, parafraseando Hannah Arendt, não se pode punir, nem perdoar.

(*) http://rolim.com.br/2006/index.php?option=com_con

http://rolim.com.br/2006/index.php?option=com_con

Jotage

Aceitar apoio de um partido da direitona podre é uma coisa. Se unir a um deles é coisa bem diferente.
Acredito mais que esta união paulista é mais propalada pelo PIG/psdb no intuito de mostrar que o PT é só mais um partido que só quer o poder e que também não tem ideologia.
Bem, vamos aguardar os acontecimentos e se for o caso votar no PSTU, PCdoB, etc.
Acredito que o PT ganha alguns eleitores do Kassab e perde os eleitores do PT.
É um preço muito alto para salvar São Paulo. Já tiveram todas as oportunidades para se livrar disto que aí está, mas a empáfia paulista não permitiu.
Vamos dar a chance de São Paulo se modificar ou continuar a afundar no lodo do Tietê. Sem uniões espúrias.

    Neo-tupi

    O PCdoB já está na base de apoio municipal ao Kassab. Já ocupa uma secretaria, e seus vereadores deixaram a oposição.

Operante Livre

Juan Carlos Abadia está com a razão. Ele saberia avaliar muito bem esta possibilidade de associação PSD e PT.

Michel Foucault também teria o que dizer: delinquência e poder político e econômica sempre andaram juntos. O que vem mudando, acrescento eu, é o tipo de delinquência à qual se associa os que anseiam pelo poder.

E, também, é claro, quem são os delinquentes, de que lado eles estão, de que partido são, que vantagens esperam. É frustrante ter que se associar a uma agama de delinquentes em nome da governabilidade e da democracia. Também não sei se uma oposição afetada à direita traz alguma vantagem política para os vitimados pela delinquência política que presenciamos em há décadas.

Não dá para ser mais claro em poucas palavras. A política, assim como a religião e as empresas vivem de resultados. E alguns desses resultados, não podem esperar a próxima vida ou uma ressurreição, daí uma teologia da prosperidade se casa muito bem com uma política de alianças em nome da salvação de algo que não consigo identificar.

Não sei o que o PT quer salvar com algumas de suas alianças. Até entendo que quando o adversário é mais forte é melhor manter proximidade e na eventualidade de levar um direto de direita é melhor fazer um clinch. Será que é assim que o PT está administrando a salvação de um projeto de futuro que já não conseguimos mais ler? Apesar da tristeza, ainda tenho esperanças no PT, não muito diferente dos fiéis religiosos que esperam uma salvação em algum tempo, um tempo que não sabem quando será, mas que virá.

Jorge Nunes

será que a classe média paulista vale isso?

    assalariado.

    Jorge, a pequena burguesia, conhecida também como classe média, vale muito mais do que isto. Basta olhar alguns dos petistas, em seus comentários, neste post. Verá que os miquinhos amestrados e seu asssessores mercenários não tem consciencia critica nenhuma. Estes, fabricados nos gabinetes da vida, em momento algum, apresentam em nome desta sagrada aliança, sequer um projeto de governo. O seu negócio é o poder, depois lá (no poder), eles se compram e se vendem. Interessante é observar que, muitos, muitos mesmo, não deixam duvidas, e, como acontece a nivel federal, ganhar o poder a qualquer custo, se faz necessário, mesmo se for para meter neste pacote os reacionários da classe média. Em boa medida, se merecem! Através dos tempos sairam do PT os trabalhadores ideologicos/ socialistas e entraram os parasitas e oportunistas da antiga classe média, carreiristas e oportunistas que, nunca foram à porta de um escritório/ fabrica dialogar com os trabalhadores. Estes são os militontos de gabinete, vazios por dentro, criados no cabresto, a bel prazer, da ideologia parasitária, social democrata petistas, com raizes no século 19.

    Saudações socialistas.

    Fabio SP

    Sem contar que o PT também quer baixar a crista do PSB (que começa a rivalizar o PUDER), vide os levantes de estudantes (comprados pelo Lula por 62 Milhões) contra os governos estaduais do Ceará, Piauí, Pernambuco e Espírito Santo.

FrancoAtirador

.
.
Alguém sabe informar se PCB, PCO, PSOL e PSTU terão candidatos em 2012 ?
.
.

    beattrice

    Quando descobrir me informe logo, por favor.

Marcelo de Matos

O que é coerência em política? Em meu modo de ver é a capacidade de unir forças em torno de um objetivo. Incoerência, ao contrário, é manter-se isolado em nome da pureza ideológica. O PT tem tentado, ao longo de sua história, manter a coerência expurgando quadros importantes do partido. Lá se foram Aírton Soares, Francisco Weffort, Cristovam Buarque e muitos outros irão porque não cessa a sanha dos que pedem a cabeça de ministros como José Eduardo Cardoso, Paulo Bernardo e tantos outros. Tudo em nome da pureza ideológica. A que nos levará essa pureza? É verdade que o burburinho vem mais dos partidos que se desmembraram do PT e não se contentam em manter a pureza em suas próprias fileiras. Querem garanti-la, também, no partido do qual se afastaram. O PT está em uma encruzilhada. Ou opta por alianças e coalizões que o levem a ocupar os principais cargos de governo, ou encastela-se em sua sigla, como fazem os pequenos partidos que querem preservar a “coerência” ideológica. A meu ver, desse mato não sai coelho.

fernando

Sei que o tema deste artigo não é este, mas gostaria que fosse publicado neste espaço que no facebook existe um espaço denominado: RESISTÊNCIA VIRACOPOS
Nele está inserido um documento: Carta Aberta a População http://www.facebook.com/profile.php?id=1609597900
Caso queiram entender o que está por trás deste processo, acessar.
Desde já agradeço a publicação.

Rogério Leonardo

Aprendam, o PT de São Paulo, assim como o de Minas Gerais, não é esquerda, é um partido trabalhista de centro, governa com preocupações sociais, mas, fazendo todos as concessões e agrados possíveis para as nossas oligarquias (banqueiros, grandes produtores agrícolas e industriais, exatamente nesta ordem).

Não se enganem, se alguma medida prejudicar interesse dos banqueiros, do agro-negócio e dos grandes industriais, ela nunca será colocada em prática pelo PT Paulista.

Portanto, tal aliança está longe de representar incoerência por parte do PT de São Paulo.

    Geysa Guimarães

    Infelizmente, tenho que concordar com você no tocante a São Paulo.
    Sobre Minas eu me calo, sapo de fora não chia.

Miguel Freitas

Se isso acontecer é uma vergonha para o PT e para todos os setores da esquerda se reunir com o preposto de José Serra em que ambos destruíram São Paulo. É uma vergonha a maior cidade do País há mais de 15 anos ser ve apenas para negócios $$, catapulta pessoal de projetos políticos e nada mais, Não é a toa que a cidade esta um Lixo.

Marco Antonio L.

sábado, 21 de janeiro de 2012__- No Blog Amigos do Presidente Lula

Gaviões da Fiel repudiam má fé da revista Época, da Globo, a eterna anti-Lula__ __

Nota oficial – Matéria Gaviões Carnaval 2012 – Revista Época__Nós, dos Gaviões da Fiel, repudiamos o conteúdo da matéria publicada pela revista Época, em 21/01/12, em sua edição de nº 714, cujo título é “Cadê a Ala dos Mensaleiros”,e fazemos a questão de apresentar os fatos da forma mais clara e verdadeira possível.__CONTINUA

alexandre

SP não pedir benção a Lula como fez o PT paulistano, que se acovardou e tirou Marta da disputa, de longe o melhor nome do PT. Lula faz de SP o quintal do PT. Mercadante por acaso fez alguma oposição ao Serra/Alckimin quando candidato em 2006/2010? oras se aliar ao Kassab é querer continuar afundando Sp em nome do PODER. Por isso lula que tirou Marta, como ela disse: ela iria na jugular.

E quero ver Marta SUplicy pedir apoio a seus militantes para votar no Haddad ao lado de Kassab?

Não lula, em Sp não, pela primeira vez não votarei no PT, Celso Russomano é o nome.

    beattrice

    Mercadante entregou a eleição para Alckmin, quando tinha o segundo turno nas mãos.
    Será uma presença nefasta no MEC.
    Dias piores virão.

    Geysa Guimarães

    Entregou como, Beattrice? Por favor, explique.
    Não votei em Mercadante e vc sabe, pois até "duelamos" verbalmente.
    Mas daí a ele ter agido de forma espúria, entregando a eleição, não concordo.
    Acho até que ele lutou corajosamente, bateu duro em Alckmin nos debates.

    beattrice

    Sua opinião Geysa, porque vc valoriza e muito o Alckmin o que ambas sabemos.
    Mas discordo, entregou.

    Marcio H Silva

    Não confio nesta urna eletrônica Brasileira. Ganhar com margem tão pequena cheira a roubo.
    E não querem dar o recibo do voto.

Patricio

Confirmado esse acordo espúrio, saiamos às ruas. Rasguemos nossas estrelas vermelhas em protesto.
Melhor não ter partido nenhum do que ter um simulacro daquilo que criamos levando tanta pancada no lombo!

Jair Almansur

Querem saber minha opinião. Vale a pena. Sómente uma ampla política de alianças pode isolar a extrema direita fortíssima em São Paulo, com o Partido da Folha de São Paulo e o Partido do Estadão. Quanto ao Kassab, jamais teve ideologia podendo muito bem se amalagamar a um projetro progressista.

    Marcelo de Matos

    Estou contigo Jair.

    Marcos C. Campos

    ele que se adapte depois …
    Tal presente de Kassab está mais para presente de grego.

    Vlad

    Todos em SP ão de direita, menos a Luíza…

    …Erundina!

    º,..,º

Marcelo

Eu que sou de BH estou achando tudo isso normal. Se o PT de SP se uni-se ao PSBD e apoia-se o mesmo candidato, acharia mais coerente ainda.

    joao

    Nós de BH somos o coco do cavalo do bandido para Lula e para o PT nacional, nos impuseram o Marcio Lamerda com apoio do idiota do Pimentel e de todo o resto, o prefeito dos empresarios e do jatinho ferrou com o povo de bh, há 3 anos governa para a elite a qual pertence e o PT nacional de novo quer enfiar esse vômito goela abaixo dos belorizontinos, tínhamos a prefeitura nas mãos e trabalhando pelo povo com Patrus, mas a ganancia pelas CUalizões é maior q a preocupação com o povo, se insistirem com o Lamerda esse ano faremos campanha contra o PT dia e noite, se quisessem aliança, ok, mas não podiam oferecer um candidato com interesses e preocupações sociais? Não! Nem com isso se preocuparam, pegaram o primeiro MERDA com dinheiro p bancar a campanha e jogaram pra nós! PT TRAIDOR!

Outro Antonio

O que? Que nojo! Como o PT pode se aliar a bandido, que detona SP privilegiando suas máfias, higieniza, limpa a grana da Prefeitura e está à extrema direita. Sou petista e vou gritar até não poder mais se ocorrer essa safadeza. Estarei na porta da casa do Lula para gritar: Com Kassab não.

Será que também perderemos o PT nesse jogo nojento e corrupto?

GilTeixeira

Do Blog do Rovai http://www.revistaforum.com.br/blog/2012/01/19/o-

O esperto dessa história toda é o Kassab
19 de janeiro de 2012 às 17:41

Quando Serra ainda era prefeito e refletia entre deixar a prefeitura para ser candidato a governador ou para presidente da República tive um encontro com um experiente analista político de São Paulo que me disse o seguinte: “o esperto dessa história toda é o Kassab, que já convenceu o Serra que ele tem que ser candidato a alguma coisa”.

A conversa foi se desenvolvendo e o meu interlocutor foi contando histórias do então vice-prefeito. De como tinha chegado, sem carisma, por exemplo, deputado federal e depois a vice de Serra, indicado, aliás, por Alckmin. E ao fim, disse: “se ele virar prefeito, como já está ficando claro, a Marta pode tirar o cavalo da chuva. Ele vai se reeleger”.

Achei a aposta muito arriscada, mas desde aquele dia comecei a prestar mais atenção em Kassab.

Ele de fato assumiu a prefeitura e deu continuidade ao governo de Serra, garantindo apoio no próprio PSDB à sua reeleição. Alckmin, que insistiu em ir para a disputa em 2008, acabou sendo cristianizado pelo seu partido e quase tem sua carreira política encerrada precocemente.

Depois de reeleito, Kassab se manteve fiel a Serra enquanto este era governador e foi tocando timidamente seu governo. Quando a tentativa do Zé da Mooca de ser presidente deu água e Alckmim se elegeu governador, ele surpreendeu a todos pulando fora do barco do DEM e lançando seu partido, o PSD, que não é nem de esquerda, nem de direita e nem de centro, e que conseguiu numa tacada se tornar a terceira força da Câmara dos Deputados, tendo menos deputados apenas do que o PT e o PMDB.

Ao mesmo tempo, dominou a Câmara de vereadores de São Paulo, se livrou das amarras do então Centrão e atraiu até os vereadores comunistas para a sua base. O PCdoB de tantas boas histórias foi para o colo do prefeito em troca de um cargo vinculado à Copa do Mundo.

O PT se manteve na oposição. E passou a ser o único partido que continuou batendo no governo dele, que, aliás, tem baixa aprovação popular. Enquanto isso, Kassab lançava suas fechas de amor eterno para o PSDB, tentando convencer o partido agora liderado por Alckmim a fechar um acordo incluindo 2014 no jogo.

Os tucanos apoiariam Afif e depois o PSD retribuiria apoiando Alckmim, que poderia ter o próprio Kassab de vice.

Alckmin enviava e continua enviando sinais de que não considerava o prefeito alguém confiável. Até porque depois de tê-lo indicado como vice de Serra, tomou um olé do próprio.

Quando Kassab percebeu que estava sendo sinucado pelo governador, de maneira muito inteligente fez uma nova jogada de mestre. Disse a Lula que aceitaria indicar o vice na chapa de Fernando Haddad. E num passe de mágica, conseguiu fazer com que o único foco de oposição da cidade se tornasse um meio foco. Boa parte dos vereadores petistas e das lideranças locais acha que o prefeito já não é assim tão ruim quanto era até a visita que fez a Lula. E alguns têm dito sem nenhuma cerimônia que se ele vier a indicar um candidato a vice razoável, tem jogo.

Como não é bobo nem nada, Kassab já está até enviando sinais de quem é o seu nome para compor chapa. Ele indicaria Alexandre Schneider, seu atual secretário de Educação, pessoa da sua extrema confiança. Quanto a Henrique Meirelles, diz que o banqueiro não aceita a tarefa.

O PSDB, evidentemente, ficou atordoado com essa nova movimentação do prefeito paulistano. E suas lideranças nacionais estão todas neste momento pressionando Alckmin a negociar com ele.

Kassab conseguiu fazer com que os petistas baixassem a guarda e que os tucanos voltassem a se esparramar em elogios a ele. Ou seja, voltou a ter o controle da sua sucessão.

Vai ficar muito ruim para os petistas que estão sinalizando aceitar um acordo com o prefeito se daqui a uns 30, 40 dias ele conseguir o que na verdade quer. Ou seja, ter o apoio dos tucanos para Afif. Ou ainda se Serra vier a ser candidato e o prefeito anunciar seu apoio a ele.

O pior cenário numa disputa é esse, iniciar a campanha refém do possível apoio de um adversário histórico. O PT que começou bem a construção de uma candidatura em São Paulo evitando as prévias, agora está sem saber se vai fazer uma campanha de oposição ou onde não vai poder criticar o atual governo municipal. O meu interlocutor tinha razão, o esperto dessa história toda é o Kassab.

GilTeixeira

Se o PT se assiciar a esse sr. anularei meu voto pela segunda vez na minha vida eleitoral que se iniciou em 1978!

    Sami

    Pode se preparar para digitar 00 na urna.

Pancho Villa

Kassab já disse, todo mundo sabe, que o PT seria uma espécie de última opção. Ser tratado assim por Kassab não é elogio algum. Só espero que o PT paulistano não se meta nessa canoa furada implorando pra naufragar na próxima cheia do Tietê.

Gerson Carneiro

Alô galera do É o tchan! Compadre Washington também está nessa. Não sei se o autor do texto está sabendo ou foi apenas coincidência a citação. Compadre Washington corre por fora para ser candidato à Prefeitura de Salvador. O que não vejo incoerência e contradição alguma. Se ele ganhar, nós baianos vamos descer na boquinha da garrafa e reviver os alegres tempos do É o Tchan.

Quanto ao PT e Kassab em Sun Palo, hei de ver dona Marta subindo ao altar com o Frajola. Mas não irei à festa.

André

"a moralização da vida noturna por asfixia"

Alguém explica o que houve?

Nedi

Alencar e meireles são da mesma TURBA?
O Haddad, assim como o Lula no 1º mandato, teria o seu roberto jeferson.
Bota Incoerência nisso.
MEUS DEUSES!!!
ME INCLUA "FORA" DESSA.

Luci

Kassab, Haddad, Afif, Alkmin são poderosos e eficientes na articulação política.

ZePovinho

Se acontecer,deixo de chamar o Pessuti de Dono da Verdade Esquerdista.

William

"Às favas, senhor presidente, neste momento, todos os escrúpulos de consciência."

Jarbas Passarinho, quando da reunião do AI-5.

    beattrice

    Essa citação doeu, até porque coube como uma luva sob medida.

Deixe seu comentário

Leia também