Inês Nassif: Caminhada dos tucanos para a direita está completa; PSDB se tornou ventríloquo do reacionarismo

Tempo de leitura: 4 min

-beto-richa-geraldo-alckmin-e-aecio

 Beto Richa, Geraldo Alckmin e Aécio Neves:  A truculência à disposição do reacionarismo. Foto: site do PSDB

A caminhada do PSDB para a direita está completa

por Maria Inês Nassif, em Carta Maior

A violenta repressão da Polícia Militar a uma manifestação de professores em Curitiba – que justificadamente protestavam contra o assalto do governo do Estado a um fundo de Previdência que é deles – traz preocupações que transcendem a própria violência. O perfil dos governos do PSDB nos Estados onde, teoricamente, o partido tem líderes de vocação nacional, confluem para um conservadorismo orgânico, para um modelo tucano de governar vocacionado ao fiscalismo, à visão desumanizada do servidor público e do que se considera adversários políticos, ao desprezo pela gestão pública e, fundamentalmente, para uma opção por uma política de segurança pública pautada pela força bruta.

Se isso for considerado no plano nacional, e numa conjuntura em que a esquerda está enfraquecida, a perspectiva futura de poder federal – se as forças no poder não se reerguerem – é de governos altamente conservadores, fiscalistas, desumanizados, alheios à função social da gestão pública e truculentos. Esse é o pior dos Brasis pensados para o futuro.

Os dois governos, de Beto Richa (PR) e Geraldo Alckmin (SP), fecham o ciclo da caminhada perseverante do PSDB rumo à direita. É a linha ideológica, hoje, o principal liame entre os políticos do partido e sua base partidária, e ela foi tecida de fora para dentro, já que o partido nunca conseguiu resolver uma dificuldade histórica de constituir-se em formulador ideológico e formador de quadros.

Na verdade, são as forças sociais conservadoras e os meios de comunicação, apoiadores incondicionais do PSDB, que têm desempenhado o papel de escolher os quadros tucanos e de definir ideologicamente a legenda. Por esse filtro, jamais a qualidade do quadro é colocado como condição para sua ascensão midiática, que por sua vez define as escolhas internas do partido: o apoio é simplesmente proporcional à capacidade ofensiva (no pior sentido) do político, nunca ao que ele pode agregar a um projeto de Brasil ideológico e consistente.

No momento em que se aliou a essas forças de forma radical, o PSDB acabou se tornando prisioneiro de sua própria armadilha. A estratégia de desqualificar a política institucional, usada para minimizar os ganhos eleitorais do petismo, acabou se constituindo na desqualificação de si próprio. Para as forças sociais e para os meios de comunicação aliados ao PSDB por conveniência, o partido é apenas um instrumento na guerra deflagrada para vencer a esquerda, que teve no petismo a sua principal expressão.

Se a esquerda institucional hoje tem sérios problemas de qualidade de quadros, a direita mais ainda. Hoje, os políticos que “repercutem” as denúncias cavadas diuturnamente pela mídia tradicional, numa estratégia perseverante de desconstrução da esquerda, têm uma condição não melhor do que o boneco no colo do ventríloquo: fala o que o dono quer ouvir. Sem condições de alçar voos pela qualidade de seus quadros, o PSDB depende hoje desesperadamente, e unicamente, de ser o escolhido pela mídia tradicional como instrumento de guerra; e de, nessa condição, ser o alvo preferencial dos financiamentos empresariais dentro da oposição. Com dinheiro e com apoio das mídias, não há condições de qualquer outro partido oposicionista concorrer com ele como aparelho ideológico preferencial da direita.

Como força política institucional, o PMDB, hoje, estaria muito mais apto a desempenhar esse papel – a substância ideológica peemedebista, depois de extraído o sumo da fisiologia, é francamente conservador. Mas não vai. Isso porque o PMDB de Eduardo Cunha e Renan Calheiros não é um partido nacional com chances de ser aparelhado por esses grupos, mas uma soma de chefes políticos estaduais e de grandes interesses econômicos comezinhos e particulares. Os peemedebistas sobrevivem do outro lado do balcão, o governista, com mais segurança, hoje com chances de grande autonomia, e a um custo muito mais alto para essas forças sociais do que a que impõe um PSDB sem quadros e sem personalidade própria. As fragilidades tucanas são atrativas para a direita social porque isso o torna altamente manipulável.

A ausência de vida interna do PSDB e o aparelhamento do partido pelos meios sociais e forças políticas conservadoras, ao longo dos últimos 12 anos, produziu um saldo desalentador. O candidato a presidente nas últimas eleições, derrotado, não consegue sequer formular uma estratégia de oposição minimamente consistente para construir uma personalidade própria, sua e do partido. A única estratégia política de Aécio Neves, presidente nacional tucano, é tirar a candidata vencedora nas eleições do ano passado do poder, a qualquer custo, e antes que cumpra o mandato para o qual foi eleita.

Nos Estados, Alckmin e Richa professam o conservadorismo que os apoiam usando a linguagem mais conservadora disponível: o uso da truculência policial, que se submete ao executivo estadual. No Senado, a profissão do preconceito como arma ideológica, e a mesma truculência, se consolidam. E tudo isso leva de roldão o que se considerava, há pouco mais de duas décadas, a nata da inteligência socialdemocrata do Brasil. Não é à toa que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fala, desfala e desordena pensamentos, como uma biruta numa tempestade de ventos. Este não é um cenário propício para o exercício da inteligência.

Leia também:

Dr. Rosinha sobre Beto “Hitler” e Fernando “Fascischini”: A dor não se expressa 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Adriano Medeiros Costa

Mas há muito tempo o PSDB é de direita. Não se esqueçam q ele por várias vezes se aliou ao DEM.

Vitor

Enquanto isso, o “esquerdista” PT não para de aumentar os juros e cortar qualquer outro tipo de gastos… E os bancos continuam batendo recordes de lucros….

Bacellar

Perfeito. O Partido Sorumbático Direitista Bravateiro virou uma gosma. Suas administrações são péssimas, profundamente corruptas e ineficientes.
Suas obras desabam, suas licitações são dirigidas, sua única meta é sucatear o Estado para leiloa-lo.

Almir

Vocês não viram nada ainda. Esperem só quando o PL for finalmente aprovado, e começar a render frutos pros patrões. Quem mandou votar na direita? Ah. foi a rede globo… Então preparem o lombo, escravos!!!

Sr.Indignado

Já estou divulgando o nome dos 31 deputados (mais o presidente da mesa) que foram A FAVOR do massacre quando votaram a favor do projeto. Pobre região sudoeste do Paraná, LItro, Reischenbach votaram a favor.
Enquanto a PL da terceirização, o Serraglio votou a favor (provavelmente por interesse próprio da família). Nelson Meurer votou contra a PL, que surpresa, mas parabéns.
O que os professores do Paraná vão dizer da polícia militar aos alunos? Mostrar as feridas, agora eternas? A instituição da PM, dos praças, dos oficiais, foi permanentemente manchada. Agora só extinguindo a Tropa de Choque não adianta, só demitir o secretário de segurança, não adianta. A cúpula da PM do PR é violenta, politizada, contra movimentos sociais, contra alunos e professores, contra jornalistas e contra tudo o que for de esquerda.
Usar pit-bulls, é uma reação desproporcional, baseado numa doutrina de mostrar o poder para intimidar, treinaram isso onde? Na SOA? O que mais o Richa vai fazer com seu poder soberano, ilimitado? Vamos esperar prisões no meio da noite? Sumiço de pessoas? Prisões arbitrárias? Fim do estado de direito?

    Almir

    Eu quero ver a cara dos coxinhas quando estiverem trabalhando 5 horas a mais, pra ganhar 40% a menos. Nem férias (imagina licença-maternidade?) não vão poder mais tirar, por medo de perder o lugar pra outro terceirizado. Isso não te pertence mais. Quem mandou votar na direita? Ah, foi a rede globo… Então prepare o lombo, escravos!!!

    Museusp Batista

    Eles não vão cair na real nunca porque não se entendem como trabalhadores, Sonham, como todo o CMM (Classe Média Maiami), que o emprego é uma situação passageira e logo serão empresários bem sucedidos, ricos, bilionários e poderosos, iguais aqueles que eles observam e invejam nas novelas em que reforçam seus conhecimentos intelectuais e culturais.

    Nota: Nunca leram o Thomas Piketty (se tivessem lido saberiam que seu sonho não passa de um delírio) e acreditam na interpretação, expressa sobre o “Capital no Seculo XXI”, elaborada pelo seu analista preferido, Rodrigo Constantino.

Adilson

Enquanto o PSDB continuar a ser moleque de recados do PIG vai perder as eleções no plano Federal, por que o povo nāo acredita na mídia.
O timaço de pensadores do PSDB faria turma do Chaves sentir intelectuais e bandidos como Beira-Mar e Marcola se sentirem inocentes, pois vejamos a escalação: O Principe da Privataria, Picolé de Chuchu, Padim Pode Cerra, Belo Hitler, Aecioporto, dentre outros.

Marat

Algumas coisas que o psdb odeia: Pobres, servidores públicos de terceiro e quarto escalões, povo, esquerda e verdade!

renato

http://tijolaco.com.br/blog/?p=26589
Destaco um trecho da notícia publicada há pouco na CBN/PR: “Depois da veiculação de reportagens sobre a rede de corrupção e pedofilia dentro da Receita Estadual do Paraná, um dos jornalistas da RPC TV foi ameaçado de morte, e precisou ser retirado do estado. O produtor James Alberti foi ameaçado por meio de um telefonema no dia 09 de abril. Ele estava em Londrina e recebeu a ligação em que se revelava um esquema para matá-lo por meio de um suposto assalto a uma churrascaria na cidade. Diante da ameaça, a empresa providenciou a retirada do jornalista da cidade onde realizava a investigação que envolve pessoas muito próximas ao governador Beto Richa, como seu parente, Luiz Abi Antoun, e o ex-inspetor geral de fiscalização da Receita Estadual, Marcio de Albuquerque Lima.”

Jose Fernandes

O foco e destruir a imagem do Lula e do PT.

FrancoAtirador

.
.
A Cúpula do PSDB esculhamba a Extrema-Direita,
.
(https://www.youtube.com/watch?v=4bWU7XvI0B0)
.
.

FrancoAtirador

.
.
Aécio Neves (PSDB) concedeu Medalha da Inconfidência a Beto Hitler (PSDB)
.
(http://imgur.com/jt8IjEz)
http://t.co/QZ69CqAE9a
https://twitter.com/stanleyburburin
https://www.facebook.com/pages/Stanley-Burburinho/223843157776973

Wendel

Escelente o artigo de Inês, e como todos eles, escrito por ela, merce nossas reflexões.
Contudo gostaria de acrescentar que realmente estamos sem liderança alguma, pois Lula, em seus dois mandatos fêz concessões às elites, que do contrário seria impossível governar, alem da obrigatoriedade de se fazer um governo de coalizção. Cono todos os governos eleitos no País!
Somos uns analfabetos funcionais, pois ao elegermos os executivos, não lhes damos maioria no Congresso, daí, terem que lotear ministérios e agências!!!
quanto a não termos saída politica no momento, tb concordo, pois o psdb indo aliar-se à direita, para não dizer extrema direita disfarçada, ficamos com a única alternativa possível, qual seja o PT.
O pmdb fisiologico como sempre, não merece análise !
Como todo partido, o PT um dia deixará o governo, e fatalmente e infelizmente, seremos entregues aos abutres!!
disseram que o psdb é um instrumento do império, e para nós, não resta a menor dúvida !!!
Quem viver verá !!!!!!!!!!!!!!!!

Lukas

O PT ainda é de esquerda?

    Jose

    Em países de primeiro mundo a esquerda representa o povo do país enquanto a direita representa os ricos do país. Já em países de terceiro mundo, como o Brasil, a esquerda faz ao mesmo tempo papel de esquerda e direita pois ela defende o povo e é desenvolvimentista, enquanto a falsa direita (PSDB e DEM) do Brasil foi criada e é financiada por extrangeiros e por isso é entreguista, rentista e defende os interesses de outros países (em especial os Estados Unidos). É só ver como a oposição hoje tenta destruir as empreiteiras nacionais.

    Se você é povo mas de direita (só no Brasil mesmo…) então vote no Prona ou outro partido de direita real (desenvolvimentista) em vez de votar na direita submissa, entreguista e rentista que é representada pelo PSDB, DEM, etc.

    roberto

    Caro jose, nao perca seu tempo atirando perolas aos porcos.

    Museusp Batista

    O PT é o Lula e o Lula nunca foi de esquerda. Diga-se, en passant, “esquerda” no Brasil não existe. Como diria aquele estudioso da metafísica, “NO ECZISTE!!” Não sei se existiu nos tempos do João Amazonas, Luiz Carlos Prestes, mas, desde a revolução de 64 simplesmente no ecziste nenhum movimento politico no Brasil que possa ser chamado de “esquerda”. Existem apenas ensaios e tentativas movidas de boas intenções e pouca, ou nenhuma, capacidade de composição politica e mobilização, no PSOL e PSTU, mas, na verdade, “NO ECZISTE” nenhuma iniciativa séria hoje, conhecida, digna de respeito, no sentido de formar um partido de esquerda no país, até hoje, até onde eu consigo enxergar.

FrancoAtirador

.
.
Aébrio Nébulus, Paulinho Boca Suja e o Premiê Ed Cunha
.
sorteiam 39 Carros Zero KM no Palanque da Força Pelegal,
.
sob o Patrocínio da FIESP e da FEBRABAN, em São Paulo.
.
(http://imgur.com/vsGaOkn)
fsindical.org.br/midias/330×236/22036-tis_8904.jpg
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Para Carla Diéguez, socióloga e professora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), …o fato de a Força Sindical apoiar a terceirização
    e de manter as grandes festas a coloca em lado oposto de outros movimentos.
    .
    “Historicamente, a central foca nesse tipo de festa, onde a escolha dos artistas é aleatória,
    são os que fazem sucesso, mas não têm representatividade na luta do trabalhador.
    .
    Esse modelo faz com que se perca todo conteúdo,
    como atividade, no conflito entre Capital e Trabalho.
    .
    Se elimina o conflito, o seminário assume um papel de apenas fazer festa,
    não na busca de questões que do trabalho.
    .
    Ignora toda a luta, como se não tivéssemos conquistado os direitos trabalhistas de maneira fácil, sem batalhas.
    Há uma perda enorme nesse tipo de discurso.”
    .
    Carla lembra que tem ocorrido uma perda geral na taxa de sindicalização.
    .
    “Em 20 anos, o sindicalismo rural cresceu 10%, enquanto o urbano nas grandes áreas caiu 5%.”
    .
    Ela afirma que parte disso é consequência do questionamento da sociedade sobre as representações institucionais e políticas.
    .
    “As pessoas estão mais descrentes em relação aos representantes, mas é importante dizer que é preciso se organizar.
    .
    As últimas manifestações [em 15 de março e 12 de abril], sem líderes,
    acabam deixando tudo muito fluído, se perdem, não promovem avanço.
    .
    A coordenação das entidades sociais e sindicatos são muito importantes…
    Elas foram recebidas nesta semana pelo presidente do Senado, Renan Calheiros.
    Por quê? Porque têm, de fato, representatividade, têm uma causa.
    Se fossem os trabalhadores todos, não poderiam ser recebidos,
    por isso é preciso organização, coesão, unidade.”
    .
    Segundo dados do Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD 2013), no ano 2000, 18,9% da população ocupada era sindicalizada, enquanto em 2013, o número caiu para 14,8%.
    “A relação caiu de um quinto para um décimo neste período”, avalia a socióloga.
    .
    Para a socióloga, a institucionalização dos sindicatos é “uma faca de dois gumes:
    cumprem regras e entram num jogo que não gostariam de entrar, no político.
    Mas conseguem colocar os trabalhadores na mesa de diálogo.
    Nesta semana, houve a reversão das demissões na Mercedes-Benz. Isso é importante.
    .
    As representações têm tido vitórias, estabelecem um caminho.
    Quando não tem isso, perdem a representatividade”.
    .
    Por Maíra Teixeira – iG São Paulo
    (http://economia.ig.com.br/2015-05-01/1-de-maio-terceirizacao-divide-pauta-entre-centrais-e-faz-lula-voltar-a-cena.html)
    .
    .

Arlei Mosmann

O PSDB hoje faz parte de uma estratégia geopolitica do EUA de criar condições de manter sua dominação mundial e aprofunda-la. Este aprofundamento do dominio estadunidense passa pela destruição da Rússia como contrapoder capaz de barra-lo militarmente, pela destruição ou domesticação da China como contrapoder economico a seu dominio economico mundial e chave para recuperação de sua economia em crise no pós-2008.
O Brasil além de ser considerado sua retaguarda de defesa e potencialmente um empecilho para a concretização da ALCA segundo seu modelo, e depósito de recursos naturais vitais para manutenção de sua economia.
A ação dos governos tucanos nada mais é que o papel desempenhado pelos militares golpistas de 1964.
As forças progressista tem que comprender que um golpe (branco) de Estado já foi dado e o papel das tropas militares em 1964 hoje é desempenhado pelas PM’s da vida.
O verdadeiro mapa do DNA tucano está escancarado para quem queira enxergar, chama-se: UDENISMO LACERDISTA.

    Leo

    Prezado Arlei, o PT também é uma estrategia dos EUA. PT e PSDB são irmãos e apenas brigam para ver quem mais chama a atenção do pai. Não se engane.

    Bonobo, Severino de Oliveira

    Caro Arlei. Acredito que vc tem toda a razão no que diz mas, o trabalho que era dos militares golpistas em 64, a favor dos interesses dos EUA, é hoje realizado pelo judiciário corrupto, apoiado pelo MP partidário e a PF fora da lei. E gostaria de observar que esse Leo que responde ao seu comentário, ou traz a visão de outro planeta, ou é emissário de interesses partidários, porque comparar o partido escancaradamente representante de interesses alienígenas no Brasil com o PT ou é um delírio ou ignorância, ou má fé, simplesmente. Como ele nos explicaria que os políticos dos partidos servidores dos EUA são absolutamente inimputáveis diante das leis para o nosso preclaro judiciário ao passo que os militantes e simpatizantes, ou simplesmente ligados de alguma forma ao PT são condenados ou presos, mesmo sem provas e condenações, até por acusações de bandidos como os donos da Editora Abril?

    Me explique, Leo. Vc é servidor de algum partido politico, ou desconhece o planeta Terra, ou simplesmente não tem consideração e respeito mínimos para com a inteligência alheia?

Patricio

Vamos falar claro. Um partido de esquerda nasce no seio da classe trabalhadora. Não há outra hipótese. Mais: quando um partido que nasce na esquerda se institucionaliza, deixa de ser da esquerda libertária. Esse bando da direita que rouba o nome dos social-democratas , nunca foi de esquerda e nunca pretendeu ser. Isso é cristalino, visto pela ótica da esquerda. Agora, não nos prendamos às siglas. O PT está na lista negra da classe dominante desde sua origem. E não está marcado para morrer por ser um partido do Lula. É por sua origem. É o destino do PSOL, do PSTU, do PCdoB, dos anarquistas ou qualquer outro grupo que tenha a mesma matiz – se deixarmos a reação tomar conta. A julgar pelo mutismo da “liderança” de esquerda que ontem marchava junto com o PT, mas que hoje parece querer festejar sua derrota, vamos caminhando nessa direção, infelizmente. Hoje, a esquerda que está fora do PT não viu que o momento é de criação de uma Frente de Esquerda, acima dos programas partidários, com o propósito de organizar a classe trabalhadora, que é afinal o que mais interessa.
Discutir sobre a direção que voam os pássaros bicudos é perda de tempo. Sempre foi para a direita.

    Marcos Ferraz

    Assim seja Patrício. A Frente Ampla é o caminho. Veja o Uruguai. Porém as vaidades pessoais e ideológicas devem ser superadas.

Deixe seu comentário

Leia também