Maria Frô: Como a militância digital do PT perderá votos em 2014

Tempo de leitura: 12 min

Criticou? É inimiga

A cultura do bate-boca e da desqualificação nas redes

por Maria Frô, em seu blog

Mantive o título da Hilde (no texto que reproduzo ao final do meu post), mas não acho que a imensa maioria que defendeu o leilão é falacioso conscientemente.

Vejo que o amor incondicional ao governo Dilma de parte de uma militância nas redes está impedindo a crítica, mas há mais problemas além de a imensa maioria entrar neste debate com o espírito de final FlaXFlu é não entender que a questão é política e não apenas técnica. O governo Dilma fez uma opção desenvolvimentista e não se acanha em fazer uso da lógica do mercado. Nacionalistas como Hilde, Comparato, Ildo, ou petistas como Gabrielli não querem derrubar Dilma, destruir o legado de Lula, mas se opõem à lógica de mercado, porque têm um projeto nacionalista e à esquerda.

Os petistas militantes da rede que se deram o trabalho de ler sobre a questão usam como argumentos a questão ambiental: Marcos Urupá fez uma síntese que  Luiz Müller, ao debater comigo também argumentou:

“Tendo a crer que a realização do leilão de Libra agora pode ter dois motivos:

1- Por conta da gradativa evolução do uso de outras fontes de energias mais limpas, que envolvem tecnologias inovadoras, o pré-sal poderia deixar de ser “bilhete premiado” dentro de algum tempo, e ai o Brasil perderia espaço na correlação de forças mundial sobre as reservas de petróleo;
2 – A Petrobras sozinha não teria condições de realizar esta exploração do petróleo do pré-sal, o que significa uma clara evidência de que não fizemos os investimentos adequados na nossa maior empresa.”

Em relação ao ponto 1 eu sinceramente acho que em 30 anos a energia suja continuará a todo vapor, o capital está se lixando para o meio ambiente. E em relação ao ponto 2, os petroleiros, Gabrielli, Ildo, Fernando Siqueira argumentam que teriam sim como conseguir recursos e argumentam com muita propriedade, primeiro porque tecnicamente é a Petrobras que domina a tecnologia de extração em campos profundos, segundo que BNDES não deve servir apenas para socorrer Eikes e Diniz e Teles e mídia velha, isso só pensando no capital brasileiro, por que qual mercado financeiro recusaria capital farto para quem detém o maior campo de petróleo de primeira linha do mundo?

Mas enfim, o que é inconcebível a meu ver entre os militantes governistas é o modo que tratam os petroleiros e todos no campo da esquerda que se opuseram ao leilão de Libra. Gustavo Gindre fez uma boa síntese do absurdo que foi este debate desqualificador travado nas redes:

Continuo achando que nada a priori pode garantir que Ildo Sauer, Guilherme Estrella, Luiz Pinguelli Rosa e Sérgio Gabrielli estão corretos em sua crítica ao leilão.

Mas, acho que algumas coisas devem ser ponderadas.

Exceto Gabrielli, todos eles são referências internacionais no debate sobre energia. Suas opiniões são tecnicamente respeitáveis.

Todos estão propondo um debate que vai além da questão meramente técnica. Todos defendem uma estratégia geopolítica para o petróleo brasileiro. Não se trata, portanto, de “apenas técnicos” como já li em algum lugar. Há aí um ponto de vista político.

Todos têm profunda relação com o PT. Um deles ainda hoje é filiado ao partido e exerce cargo de secretário estadual no governo da Bahia. Dois eram, até pouco tempo, as principais referências do PT para o debate energético. Não são, portanto, nem a “esquerdalha maluca” nem a “direita golpista”. São pessoas que sempre se viram muito próximas da militância petista.

Eu acho que essas questões somadas deveriam, pelo menos, servir de convite aos petistas para debater o mérito e não entrar nessa onda de desqualificação a priori.

E quando se fala em desqualificação não é pouca coisa. Ao menos no campo da esquerda nunca havia visto (nem contra os inimigos de classe) o baixo nível dos ataques dos governistas acríticos: os petroleiros foram chamados de blackbostas, oportunistas, corporativistas. A categoria operária organizada mais nacionalista que conheço foi chamada de entreguista! As pessoas que tentavam argumentar contra o leilão se fossem mulheres (não importa que tivessem 65 anos) foram tratadas de ‘vagabundas‘.

Não vou printar as barbáries que li que é pra não acirrar ainda mais os requintes de barbárie que transformaram um debate saudável no próprio campo da esquerda num rol de baixarias.

A criminalização de todos que se questionam alguma medida do governo Dilma, mesmo os do campo da esquerda.

Tenho um irmão petroleiro que virou petista me seguindo ainda moleque nas reuniões e nas bocas de urna reais onde carregávamos bandeira e conversávamos com as pessoas mostrando o quanto o PT era diferente dos demais partidos, mesmo sabendo que sem recursos, pequeno e sem alianças  nosso candidato nunca teria voto, mas acreditávamos que convenceríamos e chorávamos a cada derrota.

Meu irmão petroleiro está na Petrobras desde a escola técnica, seu único emprego de toda uma vida. É petista roxo, nunca pôs em questão as decisões tomadas pelos governos Lula ou Dilma. É dos que ocuparam a Petrobras em 1995 quase sem barba na cara.

Eu vi como em Cubatão a organização dos petroleiros na liderança de toda uma cidade não só impediu que o prefeito vendesse um terreno de preservação ambiental para dar lugar a um pátio de containers como nesta luta pela saúde, pelo meio ambiente e pela qualidade do bairro cujo processo rendeu quatro meses ininterruptos de ocupação (curioso, a moçada acha que a tática de ocupação nasceu em junho, esquecendo que movimentos sociais e sindical fazem isso há pelo menos 3 séculos) não apenas resultou na vitória dos moradores do Casqueiro contra a tentativa do prefeito como desta luta saiu e se fortaleceu a candidatura da prefeita petista eleita em 2008 e reeleita em 2012.

Não passou pela cabeça dos detratores pró-leilão que exatamente porque boa parte dos cutistas, fupistas são petistas para eles a decisão de se opor e se mobilizar, entrando inclusive em greve contra o leilão do Campo de Libra foi uma decisão ainda mais difícil?

Não é fácil sendo de esquerda e tendo lutado para eleger Dilma conviver com um governo que não dialoga com os movimentos sociais e com todas as categorias sindicalizadas que igualmente lutaram bravamente para eleger este governo.

Ao recusar a prática do diálogo a presidenta Dilma está caminhando num terreno muito arriscado. Seu governo já afastou professores universitários das federais porque se recusou a debater com a categoria e olhem que só o blog Maria Frô  publicou umas 50 cartas de professores, reitores etc. em apoio à Dilma durante a campanha de 2010.

Em minha avaliação foi um erro político imenso a decisão de fazer o leilão sem antes debater, explicar os pontos do governo, esgotar esta discussão e para piorar fazê-lo num hotel de luxo, na cidade que hoje é o epicentro das revoltas contra um governo truculento do qual o PT é ainda infelizmente aliado e causa inúmeros desconfortos aos petistas que têm compromisso com os movimentos sociais e com bandeiras históricas do PT.

Para completar o governo por meio do Ministério da Justiça mobilizou mais de mil homens da Força Nacional para reprimir o direito legítimo de se manifestarem dos que eram contrários ao leilão.

As cenas que vi ontem via os celulares dos midialivristas ou pela mídia institucional foram deprimentes: a Força Nacional contra 20 gatos pingados na rua. A Força Nacional contra bandeiras vermelhas da FUP, da CUT. A Força Nacional reprimindo uma categoria que tem uma importância histórica na defesa do patrimônio nacional e no enfrentamento da sanha privatizadora da era FHC como poucas vezes se viu.

Quem tem um mínimo de memória sabe que foram os petroleiros que  chegaram a ocupar as refinarias por mais de 30 dias no segundo ano de governo do primeiro mandato de FHC. Em 1995 eles foram criminalizados, ameaçados com exército na porta, todos os dias manchetes criminosas contra eles, mas eles resistiram e a Petrobras foi salva das mãos privatistas tucanas.

Daí ver militantes governistas acríticos tratar Jose Sergio Gabrielli de Azevedo como um ressentido fracassado é de uma crueldade absurda, mas tratar petroleiros como inimigos é de uma inabilidade política sem precedentes. Eles entraram em greve contra o leilão porque defendem que com a tecnologia e a capacidade da Petrobras conseguir recursos, poderíamos ter 100% do pré sal e não 40% como passou a ter pós-leilão.

Eles sabem que a Petrobras é a única empresa do mundo a ter a tecnologia de extração do pré-sal. Na partilha vai haver transferência de tecnologia? Chineses vão chegar com seus trabalhadores (o governo chinês trabalha assim) os milhões de empregos em 35 anos serão também de uma nação que tem quase 1,5 bilhão de habitantes e vem ocupando o continente africano nestes moldes. Qual será o próximo passo, a xenofobia?

E os petroleiros foram colocados na categoria dos ‘blackbostas’

Não se trata uma categoria com a trajetória de luta à esquerda e nacionalista dos petroleiros como bandidos, ‘blackbostas’, ‘oportunistas’, ‘que só sabe defender seus interesses corporativos’ e outros absurdos que li. O Partido dos Trabalhadores foi forjado na luta destes companheiros, o inimigo de classe certamente não é a categoria dos petroleiros.

Assim tratá-los como inimigo botando a Força Nacional pra baixar o cacete neles não me parece só crueldade é de uma inabilidade politica que achava fosse restrita apenas a sujeitos feito Cabral.

Tenho discutido sobre como se criminaliza as manifestações que ocorrem no Brasil a partir de junho. De todos a tática black bloc é a que mais causa repulsa neste grupo à esquerda que não aceita nenhuma espécie de questionamento ao governo sem tratar os críticos como tucanos ou ultraesquerdistas (que para os governistas acríticos são sinônimos).

Esses rapazes e gurias que botam máscaras não podem ser tratados como um bloco único. Aliás, para ir em manifestação desde pelo menos 2009 aqui em São Paulo pelo menos a imprensa institucional usa máscaras (e não só as ideológicas), descrevi isso quando tomei banho de spray de pimenta na frente da prefeitura na época das enchentes em que o Jardim Romano ficou 2 meses submerso.

Foi a primeira coisa que me chamou a atenção: por que fotógrafos e repórteres da Folha e afins com identificação estavam com máscaras. Só depois de quase ter morrido intoxicada é que entendi.

Mas, para quem não sai às ruas e fabrica sua visão de mundo por meio do PIG que tanto critica, mas não deixa de assistir, ler e ouvir, poderia fazer um exercício simples: pergunte aos professores do Rio de Janeiro se eles apanharam da polícia ou dos black bloc.

Pergunte a todos que foram nos esculachos da rede Globo quando trocamos o nome da ponte para Wladimir Herzog e pichamos eletronicamente a Globo se algum black bloc nos agrediu ou quebrou algo. Detalhe, apesar da tropa de choque presente nos acompanhando no 11 de julho, ela não nos atacou.

Não dá para idealizar nada, muito menos jovens revoltados, mas criminalizar é o pior dos caminhos, tem de tentar entender e claro buscar de alguma forma mediar a comunicação com esta juventude que não acredita mais na política institucional.

O caminho certamente é bem mais complexo que só achá-los baderneiros e vibrar quando a mesma polícia que mata Amarildos nas favelas de todo o Brasil desce o cacete neles. Ao invés disso deveríamos estar com um projeto no Congresso para recriar a Força Pública, uma polícia cidadã, e desmilitarizar esta herança da ditadura militar que só serve pra espancar e matar trabalhador.

Neste andar da carruagem como será o debate eleitoral travado nas redes?

A maior parte do debate que vi travado nos dias que antecederam o leilão foi reduzido a uma desqualificação das pessoas, um abandono completo dos argumentos (incluindo técnicos e políticos). Era só xingamento, detratação, parece que parcela destes governistas tomaram da água dos piores estereótipos da direita que conhecemos na rede.

Fico me perguntando se esta será a postura da rede militante pró-Dilma em 2014. Tenho cá pra mim que isso mais afasta que agrega, que isso mais cria repulsa que convence, que isso reduz por demais o espectro que se deseja atingir.

Se os militantes governistas pró-Dilma não ouvem e querem silenciar até mesmo aqueles que apoiam o governo, mas divergem por vezes, como farão para convencer os eleitores sem filiação ou simpatizantes?  Quer categoria mais fiel ao projeto do PT do que a dos petroleiros que enfrentaram Fernando Henrique e sua sanha privatizadora quando ocuparam por 32 dias as refinarias do Brasil?  Como tratar essa categoria como oportunista, traidora e outros epítetos de baixo calão? Tenho certeza que não foi isso que o Lula tinha em mente quando convocou os militantes petistas a irem para a rede defender o projeto político do PT e as conquistas sociais dos governos capitaneados por ele e Dilma.

Para terminar reproduzo o post da Hilde (posso imaginar o que ela ouviu por ter feito a campanha que fez na rede contra o leilão) com os pontos levantados pela Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET) que afirma que a estatal teria como garantir a exploração de Libra. E como ironicamente diz o  Gindre: “Mas, eles também não devem entender nada do assunto. Quem sabe mesmo de Petróleo somos nós aqui no Facebook“.

RESPOSTAS A TODAS AS GRANDES FALÁCIAS DOS QUE DEFENDEM O LEILÃO DO CAMPO DE LIBRA

Do blog da Hildegard Angel

21/10/2013

É chegado o dia. Que poderá mesmo ser chamado de o Dia do Luto Nacional, caso se confirme a realização do Leilão do Campo de Libra. Todo o aparato, até bélico, foi montado para isso na Barra da tijuca, o que acompanho com profunda tristeza e imenso desapontamento. O dia em que nossa pátria entregará o Maior Campo de Petróleo da História do Mundo às mãos estrangeiras.

Lutei o que pude, esperneei o que consegui. Passei o fim de semana combatendo o que considero o bom combate através de minhas armas, a escrita, as mídias sociais, o futuro há de ser testemunha. Espero que com um bom termo, que minhas orações alcancem acolhida e, à última hora, haja uma reviravolta e, em nome dos apelos e do bom senso, a presidente Dilma suspenda esse Leilão rejeitado por parte significativa da sociedade.

Nesses momentos finais, recebi texto elucidativo sobre várias dúvidas levantadas a respeito do Leilão do Campo de Libra, criadas mais no intuito de nos confundir, por aqueles que buscam justificar o injustificável: a entrega aos estrangeiros de um bem nosso, o maior campo de petróleo da História do Mundo, possibilidade de um bom futuro para a nossa juventude.

O autor do texto esclarecedor é o combativo  Fernando Siqueira, vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras – Aepet, que nos diz:

“Muitos equívocos têm sido cometidos pelos que mudaram de Lado e tentam justificar as suas novas posturas neoliberais com sofismas, manipulações ou falácias. Exemplos disto são o PT, o PCdoB o PDT e alguns jornalistas outrora bons”.

Siqueira relaciona as 7 falácias recorrentes mais repetidas pelos defensores do leilão,que ele repele e invalida com sua argumentação sólida de profundo conhecedor dos fatos, que testemunha de perto e por dentro durante toda a sua vida profissional.

Ele discorre:

“1) A falácia maior: “a Petrobrás não tem recursos para explorar Libra”.

Ora, um campo desta magnitude dá a qualquer empresa que for explorá-lo um imenso poder de tomar recursos fartos e baratos no mercado financeiro. Nenhum ativo é mais forte para garantir empréstimos do que o petróleo. O Governo Chinês está oferecendo às suas empresas os recursos para desenvolver Libra. O Governo brasileiro tem tirado da Petrobrás os recursos, obrigando-a a importar gasolina a R$ 1,72 e vender para as suas concorrentes a R$ 1,42 por litro. Isto fere a Lei 6404/76, das SA.

2) “O Governo vai ficar com 75 a 80% do petróleo de Libra”.

Outra grande mentira. Da Forma como foi feito o edital a União vai ficar com, no Máximo, 20,5% do petróleo. O resto ficará com o consórcio (ver item 4)

3) O ministro Lobão, em reunião com a Aepet no MME, disse: “o Governo não pode entregar Libra para a Petrobras porque ela tem acionistas privados, inclusive no exterior, em detrimento de 200 milhões de brasileiros”.

Mas a opção do Governo é muito pior, é a entrega de Libra às multinacionais que tem 100% das ações no exterior. A Petrobrás tem 48% com o Governo, 10% com fundos de pensão de trabalhadores e cerca de 3% com o FGTS de trabalhadores.

4) A turma petista que tenta justificar os leilões sem saber o que está falando: “o leilão de Libra é regido pelo contrato de partilha, que é muito melhor do que o de concessão”.

Falso. O edital de Libra é tão ruim que faz o contrato de partilha ficar igual ou pior do que a péssima concessão. Quando a produção por campo é maior que 95 mil barris por dia, na concessão aparece a Participação Especial que pode chegar 20%, que somados aos 15% de royalties, atingem a 35%. O edital de Libra pode levar a União a receber na faixa de 9,93 a 45,56% do Óleo/lucro, ou seja, aplicando estes percentuais à parte a ser partilhada – 45% – chega-se aos valores entre 4,5 a 20,5%.

Somando-se a isto o royalty e IR, se tem valores entre 20 e 35%. Além do mais a União recebe em óleo só os 4,5 a 20,5. O resto é em moeda. No mundo, os países produtores recebem a média de 80% do petróleo produzido. Num campo já descoberto, o maior do mundo, é uma doação.

5) “A Pré-sal Petróleo SA, criada para fiscalizar as atividades de produção e evitar que as duas atividades passiveis de fraude, superdimensionamento dos custos de produção, e a medição a menor do petróleo produzido, vai garantir a lisura da produção”.

Falso. O presidente nomeado é o Osvaldo Pedrosa, primeiro brasileiro a defender o fim do monopólio do petróleo e ex-braço direito do David Zilberstajn na ANP de FHC. Um dos diretores é o Antonio Claudio sócio do lobista mor João Carlos de Luca, numa empresa recém criada. De Luca é o presidente do IBP, clube do Cartel do petróleo. São varias raposas peludas num único galinheiro.

6) O Bônus de assinatura de R$ 15 bilhões vai aumentar o lucro da União.

Falso. Esse bônus tem vários efeitos maléficos: i) dificulta a participação da Petrobras que, estrangulada pelo Governo, tem dificuldade de pagar agora R$ 15 bilhões e ficar com Libra sozinha; ii) o consórcio que ganhar, tendo que desembolsar R$ 15 bilhões à vista, irá reduzir o percentual do óleo-lucro para a União. E a cada 0,5% reduzido pelo consorcio na sua oferta, a União perde R$ 15 bilhões, ou seja, um bônus; iii) Governo Dilma precisa dos 15 bilhões para completar o superávit primário, pagar os maiores juros do mundo aos bancos e manter a sua credibilidade e se reeleger. Por um motivo eleitoreiro, sob um modelo econômico equivocado, se vende o futuro de três gerações.

7) o Leilão de Libra vai garantir muitos empregos no País.

Falso. Se for vencedora uma estatal Chinesa, ela vai fornecer todos os equipamentos e vai criar empregos na China. Se for a Shell (favorita do Governo) vai gerar emprego na Europa e nos EUA. Quem compra, gera empregos e tecnologia no País sempre foi a Petrobrás, que, antes da onda neoliberal de FHC, chegou a comprar 95 no País.”

Assim encerra, Fernando Siqueira, seus oportunos esclarecimentos.

Meu coração brasileiro sangra. E onde estão nossos artistas e poetas neste momento, que nada cantam, nada declamam, não derramam sua indignação e fúria sobre as folhas de papel?

Leia também:

Dilma: “Repetir sucesso” em futuras licitações do pré-sal


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

flavio jose

Só o tempo dirá quem está com a razão. porque os EUA somente depois do leilão criou a frase ” não vê o fim do domínio do petróleo”. Isto é mesmo que acreditar na globo, na revista veja e na folha de SP. Pq os EUA recriou a IV frota. Vamos deixar o sectarismo de lado e repensar com honestidade que o futuro reserva rapidamente muitas surpresas. Pq os EUA está se apossando do petróleo mexicano. Será que seria justo a Petrobras assumir compromissos financeiros para se endividar acima de sua capacidade de pagamento, nesta caso se der alguma zebra a Petrobras entraria em uma dificuldade sem precedente e talvez fosse a falência.
Pq os EUA com a Europa estão tentando encontra uma maneira de diminuir o preço do petróleo sabendo-se que o preço do pre-sal é alto, para os preços atuais é um excelente negocio. etc. etc. etc.

PT: A despedida de Emanuel Cancela, do Sindipetro – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Maria Frô: Como a militância digital do PT vai perder votos em 2014 […]

João Gabriel

Os artistas onde estão?
Estão de mão atadas numa industria cultural monopolizada pela Globo e outra meia dúzia de fantoches das grandes corporações que dominam o ECAD.

Ora, vá no teatro da esquina ou freqüente o regional do boteco ao lado, pare de reclamar e contribua com sua presença. As manifestações artísticas, engajadas ou não, nunca pararam, o problema foi que privatizaram o salão principal, e com a porteira fechada, levaram até os equilibristas, que agora são bobos da corte, envergonhados de suas biografias.

Mário SF Alves

“Nossa! Quantos substantivos e adjetivos ofensivos? Podes fazer mais que isso e discutir idéias ou somente consegues atacar pessoas que pensam diferente de você?
Sobre “confiar em pesquisador renomado” sugiro leitura de autores que discutem a técnica como ideologia. Podes escolher de Habermas, Marcuse a Mészaros. A confiança não é do campo técnico, mas da política.”
__________________________________________
Prezado Luís Carlos,

Bastou isso e dou por finalizado o que poderia ter sido o segundo tempo do debate. Selou o destino daquele arroubo de superioridade [ainda que, em hipótese, de boa fé].
_____________________________________

Técnicos… sim, técnicos, bons e renomados técnicos. Mas, neste caso, sim, dada a dimensão da coisa, cada macaco no seu galho. Ou será que da noite pro dia os técnicos – ainda que bons, imprescindíveis e renomados técnicos – foram credenciados a assumir a responsabilidade de governar o Brasil? Refiro-me ao BraSil com S mesmo. Mesmo porque o outro, o BraZil com Z, qualquer um governa. É só usar O óleo. Muito óleo. Óleo de PEROBA.

FrancoAtirador

.
.
SEPARANDO O JOIO DO TRIGO, OU MELHOR, RETIRANDO O ENXOFRE DO PETRÓLEO

As informações divulgadas no começo deste ano sobre o primeiro leilão do petróleo do Pré-Sal inicialmente anunciado pela ANP para ocorrer em novembro de 2013, geraram uma única sensação naquelas pessoas que tinham algum conhecimento sobre o tema ou ao menos interesse no assunto: Insegurança. Por motivo óbvio: Dúvida.
(http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE93E07E20130415?sp=true)

Logicamente, esperava-se que, no interregno, até a realização da primeira licitação do Petróleo Brasileiro na área do Pré-Sal pelo regime de partilha, o Governo Federal provocasse e promovesse um amplo debate na sociedade para esclarecimento da população a respeito de evento de extrema importância para o futuro d@s brasileir@s, diante da possibilidade do enorme avanço sócio-econômico que proporcionaria ao Brasil nos anos vindouros.

Mas o que realmente que foi feito na esfera governamental nesse período?

O Governo antecipou a data do leilão de 28 de novembro para 21 de outubro de 2013 e a ANP publicou um edital a toque de caixa, sem dar satisfação alguma a quem quer que seja, aqui no Brasil, a não ser às empresas petrolíferas diretamente interessadas no certame e com pouco ou nenhum interesse nacional.

Assim, com aquela mesma insegurança coletiva causada pelas mesmas dúvidas não sanadas, que foi efetivamente realizado o leilão do petróleo do Campo de Libra, o maior até agora descoberto pela Petrobrás no Polígono do Pré-Sal.

Agora, estamos todos aí nos digladiando com informações desencontradas para obter resposta a uma única pergunta:

A partilha da riqueza natural que pertence ou, ao menos até segunda-feira passada, pertencia integralmente ao Brasil, nos termos e condições expressas no contrato que será assinado, em novembro deste ano, pela União com a Petrobrás e as petrolíferas estrangeiras consorciadas para a extração do petróleo do Campo de Libra, será ou não será benéfica aos nossos filhos, netos, bisnetos e tataranetos?

Se o Governo Federal responder objetivamente a este simples e, ao mesmo tempo, profundo questionamento, e, além disso, comprovar, com ‘fatos e dados’, que o Povo Brasileiro não sofreu prejuízo com esse negócio aparentemente obscuro, com certeza todos ficaremos tranquilos e quem sabe até desistiremos de pagar o seguro de vida ou de apostar na loteria, para garantir o futuro das próximas gerações.
.
.

Luiz Calvvo

Azenha/Conceição!
Acabo de receber noticia por sms que manifestantes da zona sul de São Paulo que tem reivindicado moradia foram presos, junto com eles está o Advogado que tem apoiado os movimentos. O fato ocorreu na Avenida Atlântica – Interlagos.

JORGE

Azenha

Sinceramente, vejo o leilão como um MARCO HISTÓRICO “ENTREGAMOS UM POUCO PARA GANHARMOS EM SOBERANIA E AUTODETERMINAÇÃO DOS POVOS.

Uma estratégia geopolítica do ESTADO BRASILEIRO (PT E PARTIDOS ALIADOS) QUE A GRANDE MÍDIA (DIREITONA DA UDN ATÉ A MORTE) MADE IN USA, TENTA ESCONDER.

Foi TAMBÉM um sucesso porque teremos a partir de agora a China como parceira parceira. Ignorar o tamanho e a importância da China é analfabetismo político.

Também ignorar a participação de uma SHEEL num processo dessa complexidade, além de lamentável demonstra estreiteza política ante o ganho de credibilidade, competitividade e livre acesso a novas tecnologias.

O resto é consequência.

Viva o Lula, o PT e aliados, Viva a Dilma e Viva o povo brasileiro.

    luiz mattos

    VIVA!!!!

assalariado.

O pensamento único pela esquerda é uma merda, matou a criança socialista no berço da história no ventre da mãe Rússia. Essa mesmice ideológica traíra que, nunca passou de uma social democracia e ou/ 3a via, que se julga, se acha, de esquerda mas que, na pratica histórica sempre usaram e usam a teoria socialista, que na verdade, se traveste de pragmatismo social, e apenas tem como fachada governamental de distribuir pobreza enquanto a outra social democracia, leia -se PSDB, distribui miséria para se dizerem governos mais a esquerda, mas que nunca passaram de gerentes e burocratas, assíduos lambe botas desenvolvimentistas do capital, em troca, de algumas migalhas para uma boa parte das massas excluídas, mas que na real, o seu forte ideológico é ser escudo politico econômico dos donos do capital, o governo da vez, apenas continuam traindo os ideais socialistas de sociedade, pragmaticamente.

Saudações Socialistas.

Eurico

Só uma mente fechada não percebe o fogo cerrado sob o qual se encontra o governo Dilma e o PT. A grande imprensa dia e noite trabalha para desastabilizá-lo. Uma cena emblemática foi a Ana Maria Braga com o colar de tomates. Todos sabemos do medo mortal que a sociedade brasileira tem da inflação. Não à toa o FHC conseguiu um lugar na História. Pois a grande imprensa e a elite subalterna e vira-latas usam do terrorismo econômico para ativar este medo do povo brasileiro. Diante disto, quem propuser, ou sequer dar a entender, que a Petrobrás poderia reforçar o seu caixa com o aumento dos combustíveis, como se faz na “primeira falácia” nem merece ser lido até o fim. O aumento dos combustíveis hoje poderia significar o começo do fim deste governo e deste ciclo de mudanças sociais. Só um maluco e sectário pode pensar em fazer isto. Puro suicídio! A globo, os frias e toda a sua caterva, aplaudem. Parem e pensem o que acontecerá se o governo aumentar o preço dos combústiveis hoje! Aumento de inflação, que já é um problema. Aumento do ritmo de aumento dos juros pelo BC. Aumento da parcela do orçamento que governo tem que bloquear para continuar rolando a dívida interna. Aumento das convulsões sociais e demandas justas por parte dos trabalhadores. Querem mais? Os caminhoneiros no Chile também queriam e colocaram o governo Allende na parede. Triste fim!

4aulo Silva

Quem defende a PETROBRAS tá p da vida e com razão. Nem avaliar nossa argumentação querem. Descobrir petróleo é o objetivo principal de qualquer petroleira. Extrair, refinar, transportar e comercializar é consequência da descoberta. Por isto, quem é do ramo sabe : Descobrir é essencial. Descobrir Libra e o pré-sal é prova definitiva da eficiência da PETROBRAS. Não é uma descoberta qualquer. É uma das maiores da história da indústria petrolífera mundial. Motivo de júbilo, euforia e comemoração se fosse em qualquer petroleira do mundo. Na PETROBRAS, está sendo motivo de frustração. O controlador da PETROBRAS chamou suas concorrentes para ganhar dinheiro em cima de suas descobertas e a PETROBRAS, com muito sacrifício e pagando caro, ficou só com 40% do campo que ela mesma descobriu. Mal agradecidos estes controladores! É como o fazendeiro (Governo) que põe o boi rufião (PETROBRAS) no pasto para identificar as vacas no cio (campos de petróleo). Quando o rufião identifica a vaca, se prepara para montar e finalizar, o fazendeiro tira ele de cima e coloca um touro escolhido a dedo (as multinacionais) para finalizar o processo e usufruir do prazer final. Traição à PETROBRAS. Foi isto o leilão de Libra.

francisco pereira neto

Vou tentar escrever o texto que não foi publicado (já sei, pode ser que foi identificado como spam).
Li a maioria dos comentários, e a resposta estão neles.
Maria Frô pisou feio no tomate quando diz que a militância digital petista perderá votos em 2014.
Aqui no blog escreve quem quiser e o que desejar, e só será barrado se for identificado como spam.
Esses ataques horrorosos entre os defensores do leilão e os contras, não pode ser debitado exclusivamente entre eles. Que existem,não tenho dúvidas. Mas não na dimensão em que a autora do texto afirma. São invasores oportunistas se passando como progressistas. Essa é a conclusão que eu cheguei ao ler os comentários.
Quanto ao texto do Siqueira, é de lamentar a preguiça mental do sujeito. Que ele seja contra, é um direito dele.
Ele selecionou na ponta dos dedos sete tópicos para ter o prazer de dizer: é falso e é mentira.
No processo de execução do leilão e os resultados obtidos, não tem nenhuma, nem uma pequenina vantagem a ser considerada?
O meu desconhecimento técnico sobre o assunto, não permite fazer uma avaliação precisa. Só posso tentar entender no aspecto político ou geopolítico, como muitos afirmaram aqui.
Ao invés de trazer toda luz sobre o tema, o que ele fez, foi simplesmente apagar a última lâmpada que estava acesa.
E vem a Maria Frô postar esse comentário para dar subsídio ao que ela pensa!
Textos de especialistas nesse diapasão não convencer leitores desconfiados. Radical demais. Tudo ou nada. Oito ou oitenta.

carlos saraiva e saraiva

Verifico que o blog assumiu um lado, contra o leilão, que deve ser respeitado. Acho, apenas que está atuando, de maneira autoritária e arrogante. E pior, transferindo esta postura para os petistas. Pergunto, os exemplos de respeitados “nacionalistas”, citados, quando em suas defesas, classificam o governo e os petistas de “entreguistas”, não estão sendo sectários e superficiais em suas “denuncias”? Como tratar e analisar, o discurso da direita e sua mídia apoiadora, quando diz que o governo “afugentou” as “grandes petroliferas”, pelo seu “excessivo intervencionismo”? Quando a mesma direita, diz que o Brasil, está caindo nas mãos da China? Como se posicionar agora que a direita e sua mídia, fazem uma verdadeira campanha pela mudança do regime de partilha, voltando para o de concessão? Deixo aqui estas reflexões, pois acho que deveriamos estar discutindo de maneira mais aprofundada, o novo papel do Brasil na geopolitica internacional.

    Mário SF Alves

    Concordo. E é urgente a reflexão.

luiz mattos

Vejam o Editorial de Carta Maior e caiam na real.

rodrigo

Realmente preocupante. Tenho sofrido com isso faz tempo. Desde antes do episódio da USP, quando a polícia fez a reintegração de posse da Reitoria e prendeu os estudantes e eu fui lá como advogado defendê-los, muita gente no PT me criticou por serem majoritariamente do PSTU e PSOL e contra o PT, pouco se importando de também serem estudantes e estarem lutando contra a presença da polícia da ditadura no campus, coisa que nem a ditadura teve coragem de fazer.
Depois, no segundo turno das eleições municipais, eles aderiram à campanha do Haddad com quase sete mil adesões.
Ser petista, antes de tudo é estar do lado certo, do lado que entende como certo, sendo aí, perdoados os erros de visão.
Mas as atitudes panfletárias atrapalham o PT, pois algumas pessoas não entendem que não se trata de um time de futebol, mas de um partido com disputas ideológicas.
Não comentei sobre o pré-sal, pois não entendo do assunto. Achei a vitória política importante para a Dilma, a quem admiro e acho que dá a vida pelo país, mas que pode errar também pois é humana.
A crítica mais interessante ouvi de um amigo, que vincular o pré-sal à educação seria atrelar o desenvolvimento ao atraso, pois seria atrelar a poluição do mundo aos estudantes, etc.
Mas, voltando ao motivo do texto, aprendi a não excluir nem os mais fervorosos críticos do meu facebook, pois ficar conversando com que só concorda comigo é um saco e extremamente perigoso pra minha visão da realidade.
Quanto aos Black’s, sou contra a violência. As eleições ficarão sem bandeiras nas ruas? A população não vai poder manifestar suas preferências políticas?
Coisa de nazista.

    rodrigo

    Lembra do que te falei do ser humano e do intelectual? Pois é, um enxerga a amplitude dos pensamentops alheios, o outro apenas repete constantemente uma imagem mental própria que por qualquer razão ache ser correta. Infelizmente a maior razão individual nestes tempos chama-se dinheiro no bolso…

luiz mattos

Que os contrários demonstrem alternativas concretas ao invés de atacarem o Governo e o o Partido pois estão prestando um grande apoio a oposição.Nunca foi dito como captar os recursos para a extração do óleo e esquecem das necessidades urgentes reclamadas pela Nação.Os contrários,queiram ou não,estão tucaneando!

IGOR TKACZENKO

O texto está muito bem posicionado. Aponta inequivocadamente erros políticos do governo Dilma: a falta de diálogo, e que se extende nos governos de apoio, como o Rio de Janeiro, e uma consequência dessa postura, que é o aspecto arbitrário. Também coloca muito bem a questão das polícias, certeiro ponto de vista! E acredito mesmo que é uma excelente oportunidade de reivindicar esta demanda da reforma das polícias há tempos desejada por quem de fato se inclina nas lutas pelos movimentos sociais, e que estão sim sendo criminalizados, principalmente pelos governos estadual e municipal do Rio de Janeiro. É um risco verdadeiro para o PT a perda de votos no âmbito digital, pois é nesse universo mesmo que as principais mobiliações sociais estão ocorrendo. Outro ponto é a questão do amor: A cegueira do amor já foi há tempos apontada por Sócrates (Platão): o amante não enxerga os defeitos do amado, se ilude e, por isso, não se deve levar em conta seus elogios (ao amado), portanto, as críticas não são enxergadas, o amado fica “protegido”.
Desde Junho que muitos como eu enxergam a oportunidade de se promover mudanças mais efetivas com toda essa mobilização das manifestações. Quem nunca sonhou com apoio popular nas ruas para demandas sociais legítimas em nosso país? Por isso discordei, e ainda discordo, das colocações de qualificação dos manifestantes, achei perda de tempo. O povo está indo às ruas sim, e não saber aproveitar isso é de uma total inabilidade política. Talvez daí toda essa repressão que estamos vivendo. Volto a tocar no ponto da reforma das polícias: é uma enorme oportunidade de se exigir uma polícia mais preparada, mais cívica sim! Não é possível que tenhamos que ficar falando o óbvio, mas, por incrível que pareça, temos sim!
Por fim, é difícil estabelecer uma opinião acerca do leilão. Nunca fui contra a partilha, mas os números e informações estão difusos demais e muitas posições estão se contradizendo, enfim, está difícil. Mas en passant, ou ampassã no bom português, achei que ficou “muito fácil” para o consórcio, porém, o termo entreguismo pode ser pesado demais, não sei.

    luiz mattos

    O texto é digno da oposição.

    IGOR TKACZENKO

    Realmente Luiz Mattos, tenho pensado bastante de maneira opositiva. Agora, se me darei à oposição partidária? Bom, isso é muito mais profundo do que cavar poços em pré-sal ;)mas adianto que estou horrorizado com declarações do ministério da justiça e do ministério da educação, principalmente em relação à greve dos professorese e às manifestações.

Valdeci Elias

Pedir tempo para dialogar e discutir seria um argumento válido, se em 2014 não fosse haver uma eleição presidencial.
Nada pode ser pior , do que um candidato do PSDB ou do PSB ganhando em 2014, e decidindo sobre o pré-sal. Com certeza tudo o que fosse discutido sobre o assunto seria em vão, quando ele fosse tomar a decisão.

Edsel

Esse texto está baseado nos seguintes pressupostos :

1) Uma visão diferente é alienação;
2) Tudo que os defensores da Parceria propuseram no debate era mentira;
3) A militância PeTista na rede social está limitada a “meia dúzia” de iluminados que querem chancela.

se é assim então….
boa sorte…

Carlos Lima

Não concordo com tudo ai descrito, o que há é uma enorme desconexão de tudo, o governo não pode ser apenas desenvolvimentista e nem tão pouco assim tão amigo do mercado, minha mãe falava que agente não podia servir a dois senhores. O governo foi de certa forma cafajeste com que lutou quase uma vida inteira para os trabalhadores chegarem ao poder, parece que os trabalhadores só precisavam da estabilidade. Fecharam as portas para todos menos para o mercado.

Mário SF Alves

“Nacionalistas como Hilde, Comparato, Ildo, ou petistas como Gabrielli não querem derrubar Dilma, destruir o legado de Lula, mas se opõem à lógica de mercado, porque têm um projeto nacionalista e à esquerda.”
_________________________________
Pois é, e aí que mora o problema. Eu também tenho um projeto. Belíssimo, por sinal. Mas ainda não tenho meios para realizá-lo. O que fazer? Parar? Cruzar os braços e entregar tudo pros testas-de-ferro do vizinho mais ao Norte, sovina, arrogante e truculento como ele só?
____________________________________________
E quanto à presidenta Dilma… o que dizer? O que dizer de alguém que tendo tudo – riqueza, tradição, respeito e uma esplêndida herança cultural paterna, capaz de entender até às entranhas as causas do subdesenvolvimento no Brasil – tenha sido capaz de se entregar de corpo e alma em luta mortal contra uma ditadura militar de direita? Quem, dotado de tamanha fortuna, conscientemente, se entregaria a tal embate contra o que há de mais terrível em termos de poder no mundo? O que dizer de uma pessoa como esta? E sem menosprezar o valor de tantos outros valorosos brasileiros que igualmente foram capazes de enfrentar (e morreram enfrentando) tal terrível poder eu diria que, certamente, essa não é uma biografia qualquer.

    rodrigo

    Se teu trabalho depende da máquina governamental inteira para ser efetuado, sinto muito mas te aconselharia a tecer planos um pouco mais modestos…

FrancoAtirador: A tabela que causou debate sobre o leilão de Libra – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Maria Frô: Tem gente tentando encerrar o debate sobre o pré-sal na marra? […]

RONALD

Independente de o PT ser bom ou ruim, a questão é que não sobra alternativa.
Se não votar na DILMA quem poderá ser escolhido:
Serra, Aécio, Marina, Eduardo Campos, Barbosão????????????

mello

Pelos comentários da extrema esquerda ( foi privatização ) e da extrema direita ( foi estatização ) e a torcida de ambos para tudo dar errado….é capaz de a partilha de Libra ter sido uma boa solução….

    Mário SF Alves

    Enfim, tudo muito cômodo, seja por ingenuidade política, seja pela lei do menor esforço, seja por conveniência ou pela força do cachimbo que põe a boca torta, as privatizações de uns (geralmente à esquerda) se entendem com as estatizações de outros (sempre à direita).

    _____________________

    Fazer o quê? “C’est la vie!”

    “É a vida!”, expressão francesa indicando conformismo.

edir

Quando a extrema esquerda (PSOL/PSTU e uns Marineiros) junto com a direita (Milenium/Anonymus e mais uns outros), foram às ruas e atacaram a Dilma ejogando sobre ela todas as mazelas do Brasil, poupando os governadores de estados, prefeitos estes políticos que desviam verbas, os petroleiros näo deram as caras para defender o governo. Os pseudos manifestantes criticavam a saúde e a educacäo. Dilma se comprometeu em melhorar as duas áreas mais cobradas nas manifestacöes. Pergunto ,de onde tirar os recursos ? Se alguém tinha uma sugestäo, porque ficaram calados ? È deste leiläo que os recursos sairäo para atender o que pediram nas passeatas. Agora se levasse o caso para o debate, esse leiläo nunca sairia do papel, porque debater é o que gosta o povo brasileiro. Discutir, discutir, discutir e discutir e ficar por isso mesmo.

    luiz mattos

    É isso aí companheiro!

edir

Hildegard , tenho imensa admiracäo por voce, mas voce disse no seu blog que tudo é falso. Me pergunto : Será a Presidenta Dilma täo mentirosa assi, a ponto de querer enganar 200 milhöes de brasileiros ? Até agora ouvi e li centenas de opiniöes contra e a favor do leiläo, me pergunto, que país é este com tantas gentes opinando diferente. Por favor, gostaria muito que uma pessoa com 100% de conhecimento do contrato para nos explicar o que está correto e o que está errado neste leiläo. Estou ficando pirada.

Felipe

Acho que o tema deveria ter sido melhor explicado pelo governo e debatido pela sociedade.
Se o país vai bem, com pleno emprego, redução da desigualdade social, e todo discurso de marketing do governo, poque ter essa pressa toda?
Lamento não conseguir ter mais informações oficiais que justifiquem esse leilão. Além disso porque iniciar o processo pelo maior campo de exploração?
Sabemos que os contratos melhoram com a realidade, que partilhassem um campo de menor importância, oras.

    edir

    Felipe, se levar a coisa na base da discussäo ese leiläo nunca sairia da discussäo. Seria um blá blá blá interminável. O problema é que ninguem quer abrir mäo da sua opiniäo. O brasileiro é um povo que näo está preparado para viver uma democracia, pois acha que tudo tem de ser discutido com a sociedade. Na Alemanha o govervo as vezes toma atitudes enérgicas contra o povo para fazer a economia andar

Fernando

Essa discussão entre possível e o ideal é bem petista. Porém, na hora que os recursos começarem a entrar, quando o dinheiro chegar na saúde e educação e os empregos surgirem aos milhões quero ver o que vão dizer. A Lei da Partilha é um espetáculo do Presidente Lula. A Petrobrás não teve que arcar sozinha, entraram chineses, franceses e anglo-holandeses. O Siqueira disse que NÃO HAVERÁ CRIAÇÃO DE EMPREGOS (ESSA VOU GUARDAR!) e o resto do mundo diz o contrário e até reclama da exigência de participação da indústria nacional..vai entender. Enfim, que a militância se reinvente, abandone a borda da piscina e comece por fazer um comparativo entre privatização, concessão e partilha..e, se tiver paciência, compare a privatização da Vale com o Leilão de Libra. O pré-sal tem que ser explorado o quanto antes e que bom que será sob o regime de partilha.

    luiz mattos

    Parabéns pela lucides,precisamos reagir contra os achistas.

jcm

Pra mim, a culpa é mais uma vez do Lula e da Dilma, que não enfrentaram os meios de comunicação. Se houvesse um debate, uma explicação, sobre o tema na televisão e rádio, o povo estaria esclarecido. O que gera agressão é principalmente a ignorância.

Luiz Carlos

Eu digo somente o seguinte: Se a rede Globo anda criticando (especialmente a tucana Miriam Leitão) o sistema de partilha e o leilão, com certeza, ambos são essenciais ao país.

    luiz mattos

    Boa!

    Mário SF Alves

    Simples assim. E por que contrariar a lógica, né não?

    ___________________________________
    Bom… ao menos enquanto houver lógica, claro.

Eduardo

Este é e continuará um tema cujo debate será quase sem fim.Se tudo der certo os atuais opositores encontrarão razões para afirmar que os resultados poderiam ser dupla ou triplamente melhores! Que os Chineses ” já tipificados como inteligência a serviço do suspeito que ninguém identifica”foram os que mais ganharam! Se der mal as justificativas começarão pelo argumento de que o inédito pressupõe riscos, tipo os assumidos pela União Soviética e USA para conquistar o espaço.A interrupcão do projeto pode também ser explorada como medida inteligente após verificado que houve erros, mas que o risco precisava ser assumido em busca de um futuro melhor! Me perdoem os sábios, mas este será um eterno Fla x Flu. Um dos dois vencerá depois de longa disputa. A torcida do vencedor se multiplicará e a do vencido talvez fique como os atuais eleitores do DEM ou como os cães que ladram enquanto a caravana passa.

Gilberto

É claro que existe o Fla x Flu, e é claro que existem exageros de ambas as partes, que devem ser sempre denunciados. Mas ao reduzir todo o debate a isso elencando-se do lado “certo”, penso que a Conceição acaba incorrendo no mesmo erro. De tudo o que li, contra e a favor, com gente que respeito em ambos os lados, não consigo elencar um único lado “correto”. No geral, sou favorável ao leilão, na forma como ocorreu, por ser o PRIMEIRO dessa categoria no Brasil e tratar-se de assunto bastante complexo. Acho que o assunto foi tratado com muita paixão, quando é mais técnico, e que há aspectos geopolíticos, por exemplo, importantíssimos, que tem sido negligenciados. E que há, sim, pontos que podem e devem ser melhorados daqui pra frente. Agora, sinceramente, vejo muito mais exageros nas posições dos que são contra do que nos que são a favor do leilão. Porque de um modo geral fazem acusações graves, de entreguismo, de lesa pátria, a Dilma, dizendo inclusive que fez igual ou pior que FHC. PelamordeDeus, um pouquinho de ponderação, se estivéssemos num governo do PSDB a Petrobras nem seria mais do Brasil… não estaríamos nem discutindo o que fazer com o pré-sal, que ele já seria todo das multinacionais estrangeiras…

Cleber

Ótima Leitura!
Porém, de todas as fontes que eu li, nenhuma criticou aqueles contra o leilão de forma tão ignorante.
O que eu vi foram argumentos políticos e técnicos igualmente válidos.
É óbvio que se você ficar lendo argumentos de quem escreve comentários via facebook, vai ver muita coisa sem sentido e ofensiva. Se você escrever sobre qualquer coisa, que gosta de comer de colher, e.g., em algum lugar você vai ser xingado, mas não é isso que nos interessa. É preciso saber o que deve ser relevado.

Uma questão válida aqui exposta é a falta de diálogo.
Realmente houve falta de diálogo, e inclusive a questão foi pouc o esclarecida pelo próprio governo.

O que eu quero dizer é que sempre haverá críticas irracionais e ofensivas, mas é necessário escolher o que deve ser levado em consideração, e nao se ater apenas aos comentarios de usuarios de fb (eu incluso), e sim o que dizem aqueles qualificados ao debate politica e tecnicamente.
Eu, até agora, não vi nenhuma crítica aqui exposta.

Mardones

o Vi o mundo fez uma coisa correta e abriu espaço para o debate. Colocou aqui opiniões pró e contra o leilão.

Lembro que o Paulo Metri vem falando contra esse leilão há muito tempo. No mesmo times estão Carlos Lessa, Gabriellii, Sauer e Comparato. Nem de longe são oportunistas e blockbostas.

Ildo Sauer, Carlos Lessa e Gabrielli dispensam apresentação. Falam com conhecimento de causa.

Li uns jornalistas defendo o leilão como um torcedor qualquer. Defendem o governo e desqualificam aqueles que criticaram o leilão.

A opção pelo mercado, pelos credores e pela reeleição tirou mais crédito do governo Dilma.

O governo federal há muito tempo vem sendo criticado pela opção de comunicação que vem adotando, ignorando o debate com os movimentos sociais e deixando caminho livre para os adoradores do mercado.

Chegamos no ponto de ter um governo e muitos de seus apoiadores que agem igual aos detestáveis políticos da nossa direita reacionária.

Eu, depois de ler Ildo e Gabrielli, fiquei contra o leilão.

    luiz mattos

    Sugiro outras leituras use seu raciocínio e poderá se posicionar melhor.

Silas

Azenha se você ainda tá com duvidas sobre o leilão de libra, pede pra um dos leitores te esclarecer, por que a Conceição nesse post, ao invés de esclarecer, confundiu, pois se vê que carece de mais conhecimentos, principalmente nos números. Ela joga os números e não cita fontes, prefiro ficar com a opinião do Paulo Soares.

    Luiz Carlos Azenha

    Eu tenho todas as dúvidas sobre a necessidade do leilão.

    Priscila maria presotto

    Dê então as diretrizes

Ana Cruzzeli

Hildegard é mais que uma colunista de celebridade com toda a certeza. Muito inteligente, mas aqui ela deu uma escorregada

“1) A falácia maior: “a Petrobrás não tem recursos para explorar Libra”.

O……… tirado da Petrobrás os recursos, obrigando-a a importar gasolina a R$ 1,72 e vender para as suas concorrentes a R$ 1,42 por litro. Isto fere a Lei 6404/76, das SA.¨

=>Se a Petrobras tá regulando o preço interno da gasolina tendo que sangrar seu patrimonio nas importações chinesas não tá na hora de quebrar esse ciclo aumentando a produção interna?Isso não era urgente como bem tantos vem sinalizando e Hilde agora expressou de maneira irrefutável.
Gasolina é o elemento que mais pesa na cesta de inflação não vamos nos esquecer disso.

Essa parte mostra uma confusão.
2) “O Governo vai ficar com 75 a 80% do petróleo de Libra”.

Outra grande mentira. Da Forma como foi feito o edital a União vai ficar com, no Máximo, 20,5% do petróleo. O resto ficará com o consórcio (ver item 4)
=> Pelo que eu entendi da LEI DE PARTILHA , e lei é lei senhoras e senhores, a Petrobras sem participar já fica com 20,5% do petroleo. SEM PARTICIPAR, mas como se viu ela participou então esse valor foi sim aumentado.

Gabriele, antigo diretor da Petrobras foi contra o valor do bonos. Ele achou com isso que a Petrobras iria se descapitalizar demais. Não foi o que aconteceu. Todo mundo deu valor minimo e com isso entre mortos e feridos, por incrível que pareça, todos se salvaram.

A maioria está de acordo que o Lula foi cranio ao fazer a lei da partilha, todo mundo ganha, a Petrobras ganha mais ainda. Na lei de concessão a Petrobras não recebia nadica de nada.O edital por força das regras deve seguir a lei aprovada lá atrás sob risco de ser anulado. Pelo que eu saiba já foram mais de 60 ações protocoladas na justiça. Todas foram derrubadas. Isso aconteceu porque o edital seguiu a lei aprovada no Congresso do qual alguns congressistas hoje reclamam.

Se hoje alguns são contra a LEI DE PARTILHA tinham que ter brigado contra ela lá atrás,mas nada que o tempo não possa ser superado. Haverá novos leilões e esses que está achando tudo errado podem sim acionar seus representantes para sua melhoria.

Até agora, vejam bem, não há nenhum projeto em transito para a tal melhoria. Eu de minha parte estou super satisfeita com a lei vigente, mas se existir uma alma poderosa a ponto de melhorar , me curvarei ao novo projeto. Desde que não seja a pura e simples estatização.

Para criar a empresa PRÉ-SAL foi necessário muito dinheiro capitado no mercado financeiro. Nenhum centavo do tesouro foi desembolsado, naquela epoca ninguém achou ruim, mudar essa capitalização para descapitalização pegando dinheiro do BNDES que paga juros isonômicos é fácil falar que é possivel já fazer são outros quinhentos.
Para mudar a lei no sentido dos que hoje gritam contra é necessário que a empresa PRÉ-SAL compre as ações que foram lá atrás vendidas para totalmente estatal. Esse movimento parece fácil, mas não é não principalmente que a Petrobras não tem todo esse lastro disponivel e vai ter que pegar dinheiro do BNDES que por sua vez vai no fundo do tesouro. Tirar dinheiro do Tesouro é facil falar, nessa epoca de turbulencia esse é nosso colchão de provisão que deve ser usado com muita parcimônia.

Ainda não sabemos como os EUA irão influir na desordem mundial.
O Lula com toda a certeza assim como Dilma queriam uma PRÉ-SAL totalmente estatal, mas nesse cenário de profunda turbulencia que ninguém se atreva a mexer no nosso tesouro assim bestamente. As reviravoltas dos EUA são tão imprevisíveis como recentemente se viu. A coisa lá tá do jeito que o diabo gosta e todo cuidado é pouco que não cabe tamanha sandice de mexer em nossas reservas assim do nada.
Dentro do possivel fez-se o melhor, mas volto a dizer quem quiser melhorar que faça sua parte. Eu já bati cabeça e não vejo nada melhor nesse cenário de horror dos EUA que a PARTILHA. Tudo está sendo seguro por um fio. Se ele se romper será merda para todo lado.

    Luiz Carlos Azenha

    Este texto não é dela, é do Paulo Metri. abs

    Ana Cruzzeli

    Vixe Azenha
    Mais um erro meu? Deus que me proteja, hoje estourei minha propria média de pecados. Haja penitencia.

    Ana Cruzzeli

    Eu deveria ter lido a matéria do Miguel do Rosário antes de escrever besteria do tipo que PPSA( PetrobrásPré-sal) era semi-estatal
    http://www.ocafezinho.com/2013/10/22/as-polemicas-em-torno-do-leilao-de-libra/
    Vivo fazendo essa confusão. Vivo confundindo a empresa Petrobras com a empresa PPSA( PetrobrásPré-sal).Acho que agora eu posso me redimir.

    A PPSA é uma empresa totalmente estatal, contudo altamente dependente da Petrobras que já não é estatal faz tempo graças ao FHC.
    A PPSA no meu ponto de vista, depois de ler o Miguel, poderia assim definir: Ela é uma corporação com grau de liberdade vigiada . Com sua criação a Petrobras evoluiu para incorporadora. Ela seria a tutora da PPSA, enquanto esta não chegar a maior idade. De qualquer forma a PPSA será sempre ligada a Petrobras.
    De qualquer forma o conteudo do meu comentário se mantem sem grandes deformações. A PPSA para ser formada teve que ter caixa que foi tirado no passado pela venda de ações do pré-sal que era e ainda é a tutora a Petrobras. Toda empresa formada tem por força da lei ter um capital inicial e o capital inicial da PPSA foi doado pela Petrobras e foi um senhor capital inicial diga-se de passagem.
    Eu errei no meu comentário, na forma, mas acho que o conteudo se mantem integro. Para mim a Petrobras já é uma incorporadora, tem hoje sua primeira filha dando os primeiros passos. Tão bonitinha a menina.

    luiz mattos

    Disse tudo Ana,parabéns pela consistência.

Mauricio Benedito

O desenrolar da luta de classes expõe e confronta as estratégias históricas dos blocos da esquerda.
O bloco da Frente Popular, Pacto Social, colaboração com a burguesia e
o bloco da Independência de Classe, que propõe o Governo dos Trabalhadores (como a CUT na sua fundação).

jose carlos lima

Harakiri – Esse clima tá me lembrando o linchamento contra Erenice Guerra e Palocci, quando muitos da esquerda fizeram coro com o pig e tempos depois se viu que palocci e erenice eram inocentes e as pessoas sofreram uma espécie de amnésia, nem tocam mais no assunto, enfim, o problema não está na militância digital e sim em quem faz coro com o pig, mais uma vez. Inacreditável que quem esteja fazendo a defesa do governo está sendo visto como desagregador, cumé mesmo. Ah, pensando nisso, criei uma página no FB para compartilhar conteúdos relativos a governantes, não vejo nada demais em se defender um ponto de vista em consonância com o governo, o que me chama a atenção, como disse, é esse clima que lembra o linchamento patrocinado pela direita contra pessoas do campo da esquerda, com a qual muitos da esquerda fizeram coro e depois ficou compravado que Palocci era inocente e ninguém mais tocou no assunto, abram os olhos https://www.facebook.com/pages/Spin-Governante/142742745924528?fref=ts

    luiz mattos

    Longa vida a página Zé,não participarei por ter saído definitivamente do Face.

Luiz

Informação errada é desinformação. E nesse leilão de Libra, só o futuro dirá quem está certo. Por enquanto, pelos argumentos que já li dos dois lados, confio que a presidente Dilma está correta na sua decisão de promover o leilão.

Edson

É extremamente claro que o VIOMUNDO faz campanha contra o leilão, só que a meu ver está passando dos limites . . . . quer dizer que eu tenho que aceitar as criticas? nao posso criticar as críticas? . . . . e eu nao tenho nem irmãos na Petrobras que quase virou Petrobrax . . . . ora ora . . . .

    Luiz Carlos Azenha

    Quem é você para determinar quais são os limites? Deus! Enfim, Deus!

    Matheus

    Não se surpreenda se esses limites tiverem força policia e censura prévia daqui à pouco.

    anac

    Outra visão:
    Regras do ‘Regime de Partilha’, criadas pelo governo Lula, garantem ao Estado Brasileiro uma participação mínima de 73,35% na renda líquida do petróleo do pré-sal. Na China o índice é de 71% e na Rússia é de 69%.http://homemquecalculava.blogspot.com.br/

    anac

    Levando em consideração as condições acima, qual seria a participação do Estado Brasileiro com o barril de petróleo cotado a US$ 100?

    É o que iremos calcular a partir de agora (a partir de dados retirados do ‘Tijolaço’):

    Receita bruta por barril (A) US$ 100:
    Royalties (15%) – US$ 15;
    Custos de Extração – US$ 30;
    Receita Líquida – US$ 55;
    Óleo do Governo (participação de 41,65%) – US$ 23;
    Óleo do Consórcio – US$ 32;
    Imposto de Renda (de 25%, cobrado sobre a renda líquida do consórcio, que é de US$ 32) – US$ 8;
    CSLL (9%, também cobrado sobre os US$ 33 de renda líquida do consórcio) – US$ 2,88.
    Lucro Final do Consórcio – US 21,12 (30,2%).

    Para saber como calcular o lucro final do consórcio basta somar o IR e o CSLL e abater o valor alcançado (US$ 10,88) dos US$ 32 de renda líquida do consórcio.

    Então, 34% (US$ 10,88) dos US$ 32 obtidos pelo consórcio ficarão com o Estado Brasileiro, frutos da cobrança do IR e da CSLL.
    Mas também temos uma participação mínima da Petrobras no consórcio vencedor (não importando qual seja o mesmo) e que é de 30%.

    Logo, a Petrobras ficará com US$ 6,34 destes US$ 21,12 de renda liquida (já descontados o IR e o CSLL) que o consórcio vencedor terá.
    E também não podemos esquecer que quando o Presidente Lula capitalizou a Petrobras, a participação do Estado no capital total da empresa subiu para 48%.

    Logo, destes US$ 6,53 de lucro líquido (que é a parcela mínima que a Petrobras terá no Lucro Líquido do Consórcio vencedor) a parcela do Estado Brasileiro será de US$ 3,17.

    Somando tudo (ou seja: 1) Royalties; 2) IR, 3) CSSL; 4) Participação mínima de 40% do Estado Brasileiro sobre todo o petróleo extraído; 5) Participação mínima de 30% da Petrobras no consórcio vencedor; 6) Participação de 48% do Estado no capital total da Petrobras) a fatia TOTAL do Estado brasileiro na renda obtida com a extração do petróleo no Campo de Libra, nas condições descritas acima (e que são as mais pessimistas possíveis), será de (no mínimo) US$ 52,05.
    Isso representa uma participação total de 74,35% do Estado Brasileiro sobre a Receita Líquida (que é de US$ 70, pois temos que descontar os US$ 30 de custo para extrair o petróleo) obtida com a extração do petróleo do pré-sal do Campo de Libra.”

    Esses 74,35% – VALOR MÍNIMO, repito – que entrarão nos cofres da União são superiores aos ganhos da China (71%) e da Rússia (69%), só perdendo para os ganhos da Venezuela (88%) e do Cazaqustão (82%). Vale lembrar que os 74,35% de ganho para o povo brasileiro é o mínimo, podendo alcançar até os ganhos da Venezuela se a participação da PETROBRÁS no consórcio for superior ao mínimo 30%, como prevê a legislação.

Sagarana

Maria Frô, de Taubaté?

Roberta Ragi

Boa reflexão!

Fernando

A frase final merece ser guardada e cobrada, diz o,seguinte: não haverá criação de empregos no Brasil e sim na china ou nos EUA. Pois bem. Pode-se afirmar que isso é mais torcida que conhecimento. O tempo dirá.

Fabio Passos

Os argumentos do Fernando Siqueira são arrasadores.
Nossa riqueza foi entregue ao capital internacional.

Uma afronta ao povo brasileiro que votou em Dilma porque acreditou no compromisso declarado de não privatizar o pré-sal.

O governo Dilma virou as costas para seus eleitores e entregou o ouro para mega-corporações capitalistas.

Luís Carlos

Inegavelmente houve excessos, de ambos os lados. Ataques e adjetivos foram lidos, sem distinção, dos que defenderam e dos que eram contra o leilão, e não apenas, como faz parecer o texto, de um lado.
Dito isso, outras considerações sobre o texto:
_O percentual alegado pelo engenheiro citado de pouco mais de 20% do petróleo ficar com o Brasil, difere, e muito, dos percentuais alegados pelo governo federal, sem sequer demonstrar como o sustenta. Na manifestação de Dilma ontem a noite, em rede nacional de TV ela cita os valores/percentuais e de onde saem;
_Os argumentos apresentados contra a estatal criada para administrar o pré-sal não são mais que ataques a quem está a frente da empresa, que, ao que parece seria servidor da Petrobrás;
_O termo “turma petista” usado pelo engenheiro parece em tom pejorativo, ou seja, tentando estigmatizar petistas como “bando”, ou algo de menor valor ou desqualificado. Não me parece bom argumento para quem quer fazer parecer seus argumentos meramente técnicos.
Eu conheço alguns petroleiros, não por ser da área, mas porque alguns militavam na saúde, participando de conferências de saúde. Sempre tiveram fortes posições e defesas convictas, daí admiração minha por eles.
Por outro lado, cabe lembrar que a Presidenta Dilma não é leiga nessa área de energia. Pelo contrário, é profunda conhecedora da área. Foi secretária estadual de minas e energia do RS, fazendo com que o RS fosse o único estado que não precisou racionar energia no famigerado apagão tucano. Foi ministra de Minas e Energia e lançou o programa Luz para Todos, defendendo esse importante programa que mudou a vida de milhões de brasileiros, contra posição de muita gente, inclusive dentro do ministério. Foi na gestão dela frente ao MME que a Petrobrás passa a ser resgatada e fortalecida, iniciando ações que possibilitaram a empresa passar a produzir plataformas que antes eram feitas do outro lado do mundo por FHC. Também foi Dilma quem preparou a Petrobrás para o pré-sal e fez de nossa empresa petrolífera uma das maiores potências mundiais do setor.
Vale lembrar que foi Dilma quem enfrentou a tirania de acionistas de empresas energéticas, especialmente em governos estaduais tucanos e baixou a tarifa de energia elétrica, que beneficiou a vida e impactou positivamente na renda das famílias brasileiras.
Dilma não é leiga no assunto. Conhece a área muito bem, e mais, sabe dos interesses internacionais sobre o petróleo brasileiro e o que significavam as espionagens estadunidenses contra ela e contra a Petrobrás, e quem são os aliados dos EUA no Brasil.
Podemos discordar de posições durante o processo, mas sem dúvida, entendo que Dilma acertou no resultado.

    Djijo

    Com as tuas informações penso que a Dilma está muito preocupada em inserir mais o Brasil em outras potências para evitar possíveis ataques dos EUA ao território por conta de “terroristas” e “defesa dos direitos humanos”. Assim, colocando interesses russos e chineses aqui dentro evita o que foi evitado na Síria, quando os EUA mandaram dois mísseis do território espanhol para lá, os russos derrubaram eles. Os russos tem interesses e investimentos na Síria e já disseram que vão se meter caso os EUA se assanhem um pouco mais. O mesmo pode ocorrer futuramente caso os EUA queiram usar desculpas “humanitárias” para invadir.

Dudu Cartucho

O PIG diz que o PT perderá votos desde 2005.
Esses que falam que não votarão no PT, são os que não votam mesmo.
É o leilão do pré-sal, é o preço do tomate,médicos sem revalida, bolsa vagabundagem. Os anti PT teem 1001 motivos pra serem contra.
Comigo essa desilusão não cola.

    Conceição Oliveira

    Dudu vc não lê mais que chamada de matéria, pelo visto.

    Luiz Carlos Azenha

    Maria Frô, admiro sua paciência. Coisa de professora. Você aplica didatismo aos que não se conformam com críticas. Especialmente partindo… de uma mulher. Mulher! Bjs

Elisa

Eu não tenho capacidade técnica para avaliar as questões da exploração em si, por isso preferi não entrar nas discussões sem perceber com mais clareza o que estava acontecendo. Modestamente estou dando agora minha opinião. Também acho, como alguns já comentaram, que o governo não está só pensando na capacidade de extração, mas também levou em consideração a segurança. Acredito que o governo preferiu perder um pouco e ganhar bastante do que eventualmente ter que enfrentar sozinho, sem capacidade bélica nenhuma, uma possível sabotagem americana que reivindicasse essa área marítima de alguma forma, vide as explosões sem explicação das plataformas da Petrobras no passado, que eram parte da justificativa para a venda da empresa. Mas é minha modesta opinião.

RETAS DE VISTAS

Li todos os comentários. Um deles parece ter sido vertido por um grande especialista. Seus argumentos foram todos criteriosamente divididos em “falácias”. Entretanto, em todos eles, fala-se do Brasil como se tais reservas estivessem em terra firme. A questão da sua defesa e o do altíssimo custo da mesma é sistematicamente omitida ou, pior, desconsiderada. Parece que se acredita que se pode defender tais reservas no grito, evocando a nossa soberania ( aonde? Na ONU?). Não tenho dúvida que o maior complicador no caso do pré-sal relativamente aos poços de petróleo localizados no continente é a questão de sua defesa militar. Como os esquerdistas doentes e infantis pretendem tornar essa defesa real e efetiva, em um caso provável de ataque a estes postos de petróleo?

Panino Manino

O texto é ótimo, não é perfeito, mas é isso mesmo, contradições.
Infelizmente o que temos é apenas um governo, que por acaso é do PT. O governo tem suas contradições sim, tem que melhorar muita coisa, poderia ser pior mais não pode se contentar nesse nível.

O governo Dilma não precisa “radicalizar à esquerda” como muitos querem, no entento se contentar com meias vitórias não é o ideial.

    valmont

    Essa percepção de que temos “um governo do Partido dos Trabalhadores” precisa ser examinada de perto.

    Na verdade, o Partido PARTICIPA de um governo de coalizão, em que o maior beneficiário de todos os bônus é o PMDB e quem arca com todos os ônus é ele, o PT, porque tem a cara na vitrine e é apedrejado por todos os lados.

    Quantas proposições do PT foram barradas pelo PMDB? Só para lembrar, a última foi a reforma política, dentre muitas outras.

    O aparte é só para salientar a distinção entre governo e partido, pois muitos equívocos de análise derivam dessa confusão muito frequente. Felizmente, o Partido dos Trabalhadores é muito maior do que os membros que integram o governo e a polêmica ora examinada é justamente uma prova disto.

renato

Credo! Muito papo, em dois segundos eu resolvo isto.
Apresento titulo, me encaminho para a urna, e presto
DILMA- 13.

Alexandre Bastos

Engraçado a Maria Frô agora exigir respeito! No debate sobre o mais médicos, em defesa do Padilha, ela foi a que mais esculhambou quem questionou as posturas do governo, mesmo quando não se colocava contra a vinda de médicos estrangeiros, quando apenas exigia o Revalida.
Agora que usar de dois pesos e duas medidas, só porque ela está pontualmente contra o governo? Há espelho na casa dela? Pois deveria usar.

    J Souza

    Disse tudo!

    Conceição Oliveira

    Renato, não só espelhos como argumentos e cansei de colocar textos explicando que ao fazer o Revalida os #coxinhasdejaleco colocariam em risco sua reserva de mercado. Isso não significou que os médicos estrangeiros não fizessem avaliação. Fizeram.
    Também propus que todos fizessem o revalida, mas estranhamente os #coxinhasdejaleco não aceitaram.

    Luís Carlos

    Disse tudo.

Márcia

Por que só agora aparecem críticas a estes nomes? Estou procurando aqui e não encontro nada desabonador contra estes Osvaldo Pedrosa, Antonio Claudio, João Carlos de Luca. Se alguém encontrasse aoguma coisa, bem que poderia compartilhar.

Julio Silveira

Engraçado como a coisas mudam. Agora vejo gente vir dizer que a militância petista é praticamente inexistente. E noto algo errado, o que até bem pouco tempo atrás foi considerada a força da Dilma, e do Lula, para fazer o contraponto com a mídia tradicional corporativa hoje já não pode nem ser classificada como militância digital. O que esses arraigados militantes petistas veem é apenas uma militância tucana tomando conta da Blogosfera. Mas Isso não é uma verdade absoluta, a militância tucana é o que sempre foi e tem e terá o apelo que sempre teve, ou seja da minoria nacional conservadora. O que ocorre agora é mais um dos enganos dos interpretes deste partido, que por acostumados que estavam ao apoio, praticamente sem criticas, da esquerda, por ser o partido desse lado ideológico que chegou, acreditou que teriam licença dela para matar (uma licença poética feita ao slogan do 007). O que os petistas deveriam começar a fazer é se dar conta de que militância de esquerda não é necessariamente militância exclusiva do PT. Que apoio para reforçar os ideais em comum não significa apoio incondicional. E muita gente como eu, que não pode ser classificado como tucano, já perceber que será de qualquer forma classificado como tal, mais como uma forma de bulling auto defensivo, por que há um claro intuito de formar barreiras de autoproteção. Mas isso só acontece por que sabem que há desvios. Coisas estranhas difíceis de engolir dentro dessa bandeira. Que poderão não ser mais abonados por toda a esquerda, mas principalmente por aquela parte que vive na gravitação deste partido. E nesse aspecto, estarem sendo ainda considerados esquerda hoje é mais uma deferência por pura cortesia saudosista, já que mesmo seus lideres procuram se desvencilhar até publicamente dessa pecha. Na verdade nem poderiam mais ser definidos como tal, para sermos justos. E a enxertia de elementos conservadores usufruindo de benesses que custam caro a muitos esquerdistas doe nos olhos destes. Existir uma nova percepção de um grande numero de militantes esquerdistas, cidadãos brasileiros, que se deram conta da responsabilidade de estarem passando procuração em branco para grupos que não defende os mesmos ideais, mas que camuflados usam de promessas doces que se contrastam com o amargor de diversas realidades é difícil de aceitar. Mas de verdade a abertura para licenciosidades e parcerias esdruxulas, por uma conveniência estratégica particular de gestão e poder como discurso devia vir com prazo de validade, mas renova-se periodicamente e já se tornou o vicio do cachimbo, que vai fazendo o Brasil conviver com bocas tortas, pode ser o motivo para que surjam dentro desta estratégia politica tantos insatisfeitos que parecem, a olhos míopes, tucanos.

    luiz mattos

    A militância está VIVA é esquerda e não recebe dividendos por isso basta-nos um País melhor para todos.

Walter

Nao me assusta a excelente reflexao dos dois textos pois já faz ano ou mais que eu tenho dito isso. Eu semp votei no PT.Eu sempre fiz campanha pelo PT.Eu vi o PT da esperança e abracei a avenida do contorno contra Fernando Collor.Já tinha percebido esse viés autoritário pela forma que o governo Dilma tratou as justíssimas reinvindicações do funcionalismo federal , do qual faço parte.Desde então , não me alinho aos petistas de carteirinha, não tenho condescendência com Vaccarezzas ,Chinaglias ,Suplicys e outros espécimes atucanados dessa ordem.
1 O Pt traiu.
2 O Pt é hoje um partido fisiológico e pior, autoritário.
3 A militância digital do PT é burra , sectária, não admite contradita e trata o jogo político como jogo de futebol.
4 Depois de 7 anos sem sequer reposição da inflação, não conheço ninguém na minha repartição que simpatize com o Pt.E olha que antes de elegermos Lula,o funcionalismo era 100% PT.

Daí meu bordão.
Procuro um candidato que seja a favor do povo brasileiro.
Por que candidatos a favor dos empresarios e banqueiros brasileiros e do mundo todo , todos os que estão aí o são.
Menos impostos, melhores serviços, mais direitos.

    rui

    Papo de tucano, nunca votou no PT é Menem brasileiro roxo.

    luiz mattos

    Todo aquele que se diz um ex Petista é tucano de coração.

    Luís Carlos

    Nem reposição da inflação? Então sua categoria é a única, pois os sindicatos vem conquistando vitórias, seja. Eles de servidores públicos ou da área privada, com reposições, em média superior a inflação.
    O governo do PT é táo ruim assim? Parece que maior parte da população tem discordado de você, desde reeleição de Lula e e.eição de Dilma.
    Não é necessário tentar convencer outras pessoas que você votou no PT para dizer que todos governos federais do PT são tão ruins e não fizeram nada de bom pela classe trabalhadora.

    Panino Manino

    Olha cara, cuidado com isso.
    Eu tenho alergia a essa opisição que temos, mas hoje tenho consciência que o PT é apenas “o menos pior”.
    Se contentar com meias vitórias pode manter a caroça gemendo, mas não poderia ser muito melhor, fazer mais? Vitórias completas e maior “participação” da sociedade ao invés de apenas apoio?

    Para a eleição do ano que vem, não vejo em quem votar além da Dilma, mas eu faria isso não esperando que ela mantesse esse nível de governo, seria torcendo para “melhorar”.
    Algumas coisas precisam ser mudadas sim, quanto mais rápido melhor.
    Por parte de todos.

    Walter

    As duas respostas acima, à minha consideração, são o exemplo de como age a torcida organizada petista de carteirinha.Primeiro eu sou tucano. Porque? Ora , porque discordo da forma que o governo Dilma vem conduzindo as políticas para os contribuintes, os pagadores de impostos.Aí sou Menen roxo, não preciso convencer , a maioria discoda de mim e por isso estou errado e por aí vai.
    Meus amigos sectários:demcracia não é aniquilar a minoria .Se a maioria acha o que o Sr. Luis Carlos argumenta, isso não dá o direito a ninguém de desqualificar a minha opinião ou a de quem quer que seja.
    Quanto à política salarial, apenas para ficar no caso do Judiciário Federal, o governo do PT vetou duas propostas de plano de carreira, interferiu na autonomia do judiciario ao contingenciar recursos no orcamento, caso o amigo não lembre, em 2011 o orcamento foi votado no apagar das luzes, numa armacao de bastidores, exatamente por causa do PCS do judiciario federal que a Dilma empurrou com a barriga e o Chinaglia jogou para debaixo do tapete.
    Desde 2006 com 0 % de reposicao o PJU recebeu em 2013 5 %. A título de primeira parcela dos 15% uniformes em tres anos que o PT concedeu a todos os servidores até 2015. A inflacao de 2006 a 2012 , no caso do PJU, foi debitada na conta dos servidores.E 5 % ao ano com inflacao de 6,5% nao será reposicao sequer da inflacao nos próximos tres anos.E após 2015 vamos ter que brigar de novo, porque o PT , que na oposicao defendia database para os servidores, que na oposicao defendia o direito de greve dos servidores, que na oposicao defendia a regulamentacao dos meios de comunicacao, que na oposicao defendia o fim da republica financisto banqueira, esculhamba trabalhadores públicos, para garantir superavit fiscal de bancos, para garantir isencoes de impostos de mega empresarios.Enquanto isso , as tarifas dos servicos essenciais sao as mais altas do mundo e os servicos os piores do mundo. Enquanto isso vamos bancando casos de ascencao financeira dos quadros do partido, alguns ex sindicalistas, lisos, caixas de banco, escriturarios, e hoje miliardarios, donos de mansoes, carroes, e até avioes, como o caso da troika que governou o Piaui por 8 anos.Concordo com os que dizem que dos que estão aí , Dilma é a menos pior. Mas isso quer dizer que temos que nos contentar sempre com o menos pior? Que quem cobrar coerência de um discurso que contradiz o discurso de quando o partido estava na oposicao, vai ser achincalhado e trollado?Quero quem governe para as pessoas e não para os banqueiros e para os mega empresarios.Quero gasolina barata , ja que temos as maiores reservas do mundo.Quero banda larga barata .Quero comida barata.Quero escola publica e saude publica de qualidade.Para justificar os impostos de primeiro mundo que eu pago.No cenario do menos pior, eu nao fico com nenhum.

    Matheus

    A internet está cheia de torcedores tucanos e petistas. São vermes acéfalos e fanáticos, não dizem nada a ser considerado. Os governos petistas e tucanos seguem iguais: corruptos e autoritários. Óbvio que seus seguidores patéticos não seriam menos que intolerantes e irracionais.

    E aí eu pergunto: você vai confiar na opinião de um lunático qualquer, que não sabe bulhufas sobre economia e tecnologia do petróleo e é conhecido apenas pelo seu fanatismo partidarista (tucano ou petista, tanto faz), ou vai confiar em um pesquisador renomados e representantes dos operários e técnicos do setor industrial?

    Mário SF Alves

    “São vermes acéfalos e fanáticos, não dizem nada a ser considerado.”

    __________________________________________
    Êpa! Peraí. Assim você me dá pleno direito de chamá-lo de boçal.
    __________________________________________________
    Mas, não vou fazer isso. Entendo que o Viomundo e o tempo podem se encarregar de fazê-lo. E, quem sabe, não trazer você de volta à pluralidade de nossa ainda parca democracia.

    Mário SF Alves

    “E, quem sabe, não “trazer” você de volta à pluralidade de nossa ainda parca democracia.”

    ___________________________________
    E já que não ficamos assim tão mal uns com os outros, vai uma ligeira correção (em estrito respeito ao Azenha e à gramática):

    “E, quem sabe, não TRAGAM você de volta à pluralidade [ou multiplicidade?] de nossa ainda parca e singularérrima democracia.”
    _____________________________________________
    Respeitosamente,

    Mário.

    luiz mattos

    Nas eleições você comparece ou paga a multa?Ou ainda;os incorruptíveis são os que recebem seu voto?Não desqualifique a quem não conhece,civilidade e respeito levam ao debate enquanto que a ausência dos mesmos contaminam e nos dão o direito de descer a teu nível.

    Luís Carlos

    Nossa! Quantos substantivos e adjetivos ofensivos? Podes fazer mais que isso e discutir idéias ou somente consegues atacar pessoas que pensam diferente de você?
    Sobre “confiar em pesquisador renomado” sugiro leitura de autores que discutem a técnica como ideologia. Podes escolher de Habermas, Marcuse a Mészaros. A confiança não é do campo técnico, mas da política.

Cristiano Torres

Bem, corporativistas eles foram mesmo. Afinal de contas, aproveitaram a atenção da mídia para pedir aumento de salário.

    Evandro Pereira

    Mentira. A data base do dissidio dos petroleiros eh setembro. Soh chegamos a outubro com a indefinicao porque as “cabecas iluminadas” da empresa nao se dignaram a apresentar uma proposta de reajuste em tempo habil (a qual nao temos ateh agora).

    Conceição Oliveira

    É disso que falo, um monte de desqualificação sem base, sem uma mínima pesquisa.

MariaC

Bem lembrado que a trash militância na NET é do PSDB.
Mas não no site do PSDB. Lá eles não dão espaço, pois são ditadores. Eles postam é no site dos outros.

Alguém já postou no site do PSDB?

Alguém já postou no site do PMDB?

    Avelino

    Cara MariaC
    Por erro meu ou não, nem chego perto dos dois.
    Mas eles estão por aqui.
    Saudações

MariaC

Infelizmente o Brasil está assim. Bate-se o martelo e depois dialoga.
Quando acerta, tudo bem, como no Mais Médicos…e se errar… como bem pode estar acontecendo no leilão?!

Bernardo

Uma militância que vai abandonar o PT agora que o pré-sal vai alavancar investimentos na saúde/educação e ainda gerar milhões de empregos?

Mais fácil o petróleo sair do pré-sal com reza.

    luiz mattos

    ..ou ser sugado a canudinho.

Átila Siqueira

Eu particularmente estava a favor do leilão, por uma série de razões. Mas eu não vim aqui debater o leilão, mas sim, a agressão virtual que foi citada no texto.

Eu realmente acho que uma parte da militância petista tem perdido a razão nos debates. Sempre digo isso para vários militantes amigos meus. Mas também não podemos generalizar, pois nem todos partem para a agressão. Além disso, se alguns Dilmistas agridem, o outro lado, os tucanos, fazem o mesmo e também, dentro da lógica colocada no texto, também perderão votos.

    rui

    Não se iluda Átila, está cheio de tucano dizendo que são militantes, que o PT traiu e nunca mais votarão no PT. Petista coerente não fica agredindo de graça.

    Avelino

    Caro Rui
    Concordo com você, o que tem de tucanos dizendo-se ex petistas, só para dividir e conseguir mais votos,não é brincadeira. A canalhice deles tem que ser interpretada.
    Libra trará ao Brasil R$ 1 tri, as doações das estatais via FHC, foram por menos de R$ 100 bi, só a Vale foi doada por R$ 3,3 bi.
    Saudações deste petralha

Richard

Esses petistas que se vangloriam de detentores da verdade não percebem que boa parte do que foi possível reverter, até agora, das tentativas de golpismo e outras ações direitistas como o julgamento do mensalão se deve, em grande medida, das ações de opiniões e militância de quem hoje critica esse entreguismo barato dos governistas ao capital estrangeiro. Não vão perder apenas votos, vão perder o poder, porque ficará pendurado no pescoço da Dilma o medalhão de uma privateira mais radical que FHC. E, o que representa FHC hoje perante o povo brasileiro? Pode ser que ganhem a eleição, mas estarão cada vez mais parecidos com a direita.

Fabio NS

E é a militância desse mesmo “naipe” que vem conduzindo na rede discussões tortas, agressivas e acusatórias sobre: hidrelétricas e os companheiros desabrigados por elas; ruralistas e seus ataques às áreas protegidas e às terras indígenas; empresários do transporte e os companheiros que lutam pela redução ou extinção das tarifas. Enfim, a lista é longa, e mais do que perder votos, essa turma descontrolada verá ao final o produto de suas ações agressivas e impensadas: um exército de progressistas e militantes de esquerda lutando ferozmente contra o governo petista. Porque depois do choque, depois da sensação de vazio, impotência e desamparo, vem o sentimento de traição, e a conclusão pela necessidade absoluta de mudança. Não consigo imaginar pior cenário do que este para o PT.

ccbregamim

1. quem começou essa de ir contra o leilão foi a espionagem americana.
antes dela ninguém estava interessado nesse assunto. adiar ou cancelar libra, como se viu,
seria ceder aos interesses americanos.

2. os limpinhos de oposição (à libra ou ao governo?) acham que podemos esperar
pra podermos ser 100% nacionalistas. o povo acha que as casas, as escolas, a qualidade na educação e saúde é pra já.

3. o projeto desenvolvimentista do governo é o que temos de mais efetivo na direção do socialismo.

4. o ativismo, seja com máscaras na rua seja com delicadezas na web, se resume à destruição. por isso todos se juntam na véspera tentando impedir alguma coisa.

5. também me preocupo. o fogo “amigo” é uma idiossincrasia, mania, frescura sei lá da esquerda que tem consequências graves. pra que ressuscitar a oposição se teremos que correr pra defender o projeto socialista do governo?

6. essa mania de ignorar a guerra e o inimigo me cansa. então o país que deu 1 milhão ao cara lá pra fazer o golpe, que espiona, interfere e manda grana desistiu de nós? essa mania de abstrair o império, os riscos e a luta contra o golpe diário é igualmente nociva.

7. brinca-se de ativismo, mas pra isso é preciso abstrair uma quantidade inominável de fatos, dados, números e sofrimento real. atenção pessoas: a vida não é só o eu e sua consciência, mas o eu e as CONDIÇÕES OBJETIVAS.

8. digo brinca-se mesmo, porque o fácil é ser do contra. não devia ser desse jeito, devia ser do meu jeito. vamos impedir, vamos lutar pela limpeza dos ideais.. o real não é brincadeira.

9. gostaria de perguntar: imagine você, vocêzinho, tendo que decidir e realizar. aposto que faria muito melhor, não é? claro, sempre que não precisarmos considerar as condições objetivas.

10. eu, aqui, de minha parte, aprendi a lutar menos por minhas ideias e mais pela realidade. minhas ideias me enganam, me fazem defender o inimigo e atacar meus amigos. a realidade não, quando eu a abandono ela me atropela mesmo.

    Panino Manino

    1- não, já se questionava os leilões bem antes.

    2- não é esperar, é apenas começar a explorar com monopólio da Petro no rítmo que ela puder, com conteúdo nacional total.

    9- existe a terceira alternativa

    10- sempre existem melhores caminhos, sempre. Qualquer que seja esse “projeto desenvolvimentista” ele ainda está em andamento, não é possível acelerá-lo? As discussões saem disso, algumas mudanças mais rápido, outras de forma diferente. No final todos tem os mesmos objetivos e desejos, é apenas impossível ter opinião unânime sobre o como, somos uma democracia por isso. “Militante” pode ser quem é sempre 100% de acordo com o governo, de forma incondicional até, mas mesmo que o governo seja esquerdista não quer dizer que todo esquerdista sejam militantes, “tropa de choque”, necessária embora.

    ccbregamim

    eu não disse militante
    disse ativista.

Maria Izabel L Silva

Se tudo é falso, então o governo brasileiro é composto por um bando de canalhas que não sabem o que fazem?? Pelamordedeus. Todo mundo mente. O governo mente, mas os críticos e oposicionistas não mentem menos. Mentem do mesmo jeito, e mais ainda. O que existe é uma enorme intolerância com tudo que não seja o velho estatismo mofado, e com tudo que venha do governo Dilma. Se é pra ser manipulado, eu fico com a Dilma. Só ela sabe o que é enfrentar essa oposição desmiolada, que não lhe concede 1 minuto de trégua ou 1 centavo de credito. Só ela sabe.

    edir

    Maria Izabel, belas palavras, penso assim como voce. Estou com Dilma, confio em Dilma por isso votei em Dilma e por isso votarei em Dilma novamente. Deilm 13 em 2014.

    Tiago Moreira

    Edir e Maria Izabel: sugiro que vocês leiam um textinho curto do Pierre Bourdieu, “A delegação e o fetichismo político”. É interessante pois ajuda a compreender a existência dessa relação de confiança exacerbada entre militantes e seus representantes políticos, que em alguns casos é tão exagerada que ignora dúvidas, argumentos, fatos e impactos políticos amplos das decisões tomadas por esses nossos delegados eleitos.

    Acho que esse exercício pode ajudá-los a entender uma parte do alerta que a Maria Frô e o Azenha vêm fazendo há um bom tempo. É desse entendimento – central na Política – que decorre a necessidade da autocrítica constante, da compreensão das limitações dos políticos (mesmo daqueles que gostamos) e a importância do debate sem determinismos e sem desqualificações a priori.

    Abraços.

    Segue o link: http://ufrgsprocotas.noblogs.org/gallery/1244/A%20delega%C3%A7%C3%A3o%20e%20o%20fetichismo%20pol%C3%ADtico.pdf

Zé Roberto

Militância, seja digital ou na base, é militante bem informado, com ideologia, que não assimila tudo de forma acrítica e fundamentalista. Busca o debate aprofundado e não apenas exterioriza meras opiniões ou propagandas susperficiais. Mas é no que dá o partido optar pela tecnicidade nas redes sociais ou pelo marketing pelo marketing com objetivos eleitorais, descartando e não instigando o debate sobre os grandes temas nacionais, sobre o modelo de país e principalmente sobre a defesa dos interesses da maiaoria dos brasileiros. Não quer ruptura, mas apenas conciliação.

sonia divina

O PT NÃO É MUITO FRACO…É MUITO MANSO!Mas isso se deve a orintação do partido…sempre ouvi que não se deve usar de agressoes pessoais nem usar de argumentos anti eticos nos embates …na maioria das vezes sou e fui contra …sou da teoria “que bala trocada não doi”e tem gente que não entende um argumento que não seja a altura ou a grossura propria…existe sim defesa do governo e do PT nas redes talvez não com a declarada falta de etica e de verdade dos outros pártidos que usam de mentiras agressoes e grosserias contra o PT p/ enaltecer seus candidatos e suas siglas!

Yarus

Militância digital digital boa é essa >>> Líder da OCC Organização de Combate à Corrupção que promove morte de petistas é também agressor de mulheres http://t.co/q1Vmg1EIOV

fernando souto

Obrigado Conceição pelo ótimo texto. Nesses últimos dias, parecia que ter um posicionamento diferente, e questionar os impactos econômicos, geopolíticos e até ideológicos do Leilão implicava em ser anti-petista. Foi realmente bem triste.

Augusto Brito

Concordo que opiniões divergentes devam ser respeitadas. Em relação ao leilão de Libra, fiquei satisfeito com o resultado e, principalmente com a composição do consórcio. Não tenho dúvidas de que a Petrobras poderia, se quisesse, ficar com tudo, mas não seria a decisão mais prudente já que enfrentaríamos, sozinhos, a ganância dos EUA, com a prestimosa ajuda interna da nossa quinta coluna. Com 2 chinesas e 2 europeias no consórcio, o buraco é mais embaixo.

Flavio

Complementando. Assisti agora no YouTube a presidente afirmar que 75$ da receita do petróleo ficara com a União. Se este calculo estiver errado a Pres. terá que demitir no minimo 75$% dos deus assessores, e pedir perdão ao povo brasileiro.
http://www.youtube.com/watch?v=Wxr8nAjr7Ag&feature=youtu.be

Hélio Pereira

Maria Frô tem razão,quem ousou ser contra o Leilão do Pré-sal foi Rotulado de tudo que não presta,muitos tiveram uma vida de lutas jogadas na lama,como se fossem Traidores da Pátria.
Os “companheiros” do PT,deveriam RESPEITAR a opinião de quem achou errado o Leilão do Pré-sal,pois não é jogando pedras e agredindo aliados que iremos garantir apoio a Pres Dilma em 2014.

Flavio

Me perdoem pelo sega, ainda não entendi de onde saiu.

Avelino

Caro Azenha e demais
Sou dos que apoiaram o leilão, li muitos dos artigos, foi um momento intenso, de jogos de diferentes opiniões, sendo que muitas delas se acirraram. De longa data não assistia tv, assisti no Globonews o leilão. Nem todos saíram contentes, e gente boa, bons e conhecidos militantes das causas sociais.Mas faz parte do jogo, se houve erros, ainda se conseguirá fazer a sua correção nos leilões futuros, se é que haverá, se a Petrobras não criar mais musculatura até lá, ou em caso extremo, se não for eleito outra plataforma governamentista e arrebentar com os atuais ganhos.
Não se pode ficar adiando sempre. O Brasil já está 500 anos adiando.
Saudações

Flavio

Votei em Lula e agora em Dilma. Não sou petista, mas acredito no governo do PT e sei que é formado por varias correntes, cabendo ai, entre outros desenvolvimentistas e nacionalistas. Concordo que a momentos em que impera a defesa sega das posições. Me assusta, alarma é a diferença nos cálculos dos resultados de um e de outro, e o pior tudo isso ocorre dentro das ostes do partido.
Cabe ao PT fazer um encontro dessas contas e dar uma satisfação aos brasileiros, ao contrario que pague o preço da inconsistência do discurso.

Paulo Soares

cara Maria Frô,

Desqualificar a crítica da crítica também não agrega. Serpa que todos os que criticaram as críticas de Ildo Sauer, Guilherme Estrella, Luiz Pinguelli Rosa e Sérgio Gabrielli partiram pro xingamento? Mesmo que muitos tenham feito isso, certamente houve considerações mais construtivas.

Lucas F.

digamos que o governo ainda possa ser dito de esquerda, mas os internautas que o apoiam…

Retas de vistas

Duvido que a Maria Frô e os especialistas da e em Petrobrás e Petróleo reúnam em si conhecimentos suficientes para contestar as razões do governo Dilma. O pior é que, até aqui, os que defenderam a iniciativa do governo também não foram convincentes. Resultado: eu , que também me reconheço sem domínio de todos os dados necessários para tomar uma posição, estou a colecionar um enorme leque de artigos superficiais e subjetivistas que , quando parecem ser tecnicamente consistentes, demonstram infantilidade geopolítica inadmissível , quando se trata de um recurso estratégico como o petróleo, no caso do Brasil, situado em águas profundas em regiões de mar aberto,vizinhas ou mesmo pertencentes a áreas por onde singram os navios de guerra da IV frota estadunidense. Existisse todo esse petróleo em terra firme, como na Arábia Saudita, certamente a questão de defendê-lo militarmente não se colocaria com tanta ênfase. Ou, por acaso, os “nacionalistas à esquerda” acreditam que o espírito de rapinagem do imperialismo estadunidense é coisa do passado, assim como guerras pela espoliação e pelo saque dos povos? A questão da exploração de petróleo em águas profundas e situadas para muito além das 10 milhas reconhecidas pelo imperialismo estadunidense e pela nova Doutrina Monroe estadunidense, de defesa daquilo que ele considera como sendo os “seus” recursos estratégicos, colocam de forma acentuada o problema da capacidade militar de se rechaçar um eventual ataque pela apropriação e saque desses recursos. Claramente ( embora isso seja claro apenas para a minha opinião), a exploração de petróleo na chamada área do pré-sal configura uma disputa geopolítica em que se confrontam as duas principais potências econômicas em nossos dias, ou seja , os EUA e a China. O povo brasileiro , tomado em conjunto, constitui um exército brancaleone em se tratando de nossa capacidade presente e de longo prazo de rechaçar ataques em alto-mar. Aliás, a propósito, uma das razões de as Malvinas continuarem sendo ocupadas pelo exército colonial britânico é estarem separadas do continente por braços de mar. Tivessem os britânicos ocupado faixas de terras argentinas no continente e já teriam sido expulsos há muitos anos. Entretanto, não considero que a participação chinesa no consórcio vencedor para exploração do campo de Libra tenha se dado como fruto de uma aliança geopolítica estratégica entre o Brasil e a China. Percebo a presença chinesa como um ato unilateral de seus interesses particulares e não como um gesto concertado em todas as suas consequências. Para tanto, um acordo de cooperação entre a China e não apenas o Brasil, mas toda a Unasul, deveria ter sido estudado, acordado e publicizado com bastante antecedência. Por sinal, falando de Unasul, por que não se procurou envolver todos os estados-membros dessa comunidade nesse consórcio? Por que é que a dimensão estratégica dada pela tentativa de integração regional da América do Sul escapou desta negociação? Isso não poderia ter nada a ver com a nossa integração, não poderia representar um gesto de integração por parte do Brasil que teria grande repercussão política no âmbito dos estados-membros da Unasul? A própria Petrobras e as duas estatais chinesas poderiam ter ensejado parte das condições técnicas e financeiras para a fundação de uma empresa de exploração de petróleo legitimamente unisulina(e que seria a primeira , entre muitas outras em outras áreas necessárias e estratégicas para o processo de integração regional, possíveis de serem instituídas no futuro). Talvez não fosse difícil para essa empresa multiestatal assumir 20% do custo deste consórcio. Enfim, como afirmei, apenas comecei a estudar esse assunto. Trata-se de tema extremamente complexo que exige documentos fundados em conhecimentos multidisciplinares. Nesse caso, os estrategistas geopolíticos, os especialistas em política internacional (e,talvez até os que intuem o futuro das disputas geopolíticas em curso em nosso planeta e em nossos dias, capazes de fazer associações aparentemente estapafúrdias como a exploração do pré-sal e a militarização do mundo patrocinada pelo imperialismo ianque ) pesam muito mais do que os tecnicistas conhecedores da economia do petróleo, e desconhecedores da geopolítica atual.

Paulo Soares

“1) A falácia maior: “a Petrobrás não tem recursos para explorar Libra”.
Ora, um campo desta magnitude dá a qualquer empresa que for explorá-lo um imenso poder de tomar recursos fartos e baratos no mercado financeiro. Nenhum ativo é mais forte para garantir empréstimos do que o petróleo. O Governo Chinês está oferecendo às suas empresas os recursos para desenvolver Libra. O Governo brasileiro tem tirado da Petrobrás os recursos, obrigando-a a importar gasolina a R$ 1,72 e vender para as suas concorrentes a R$ 1,42 por litro. Isto fere a Lei 6404/76, das SA.”

RES.: falácia é a fala de quem escreveu isso. Dizer que qualquer um pode conseguir um empréstimo e portanto a Petrobrás poderia se financiar é falacioso. O endividamento das empresas tem de ser limitado e, a depender de seu tamanho, os juros cobrados variam. Assim, é muito melhor encontrar um sócio a pegar um empréstimo. Sobre o preço da gasolina, outras variáveis devem ser analisadas, e não tenho tempo aqui.

2) “O Governo vai ficar com 75 a 80% do petróleo de Libra”.
Outra grande mentira. Da Forma como foi feito o edital a União vai ficar com, no Máximo, 20,5% do petróleo. O resto ficará com o consórcio (ver item 4)”

RES.: esses cálculos na rede são tão variáveis… o Nassif publicou um que demonstra que a União fica com pelo menos 70%. Nessa guerra de números, falta clareza a quem critica.

“3) O ministro Lobão, em reunião com a Aepet no MME, disse: “o Governo não pode entregar Libra para a Petrobras porque ela tem acionistas privados, inclusive no exterior, em detrimento de 200 milhões de brasileiros”.
Mas a opção do Governo é muito pior, é a entrega de Libra às multinacionais que tem 100% das ações no exterior. A Petrobrás tem 48% com o Governo, 10% com fundos de pensão de trabalhadores e cerca de 3% com o FGTS de trabalhadores.”

RES.: só vi essa citação aqui. A fala atribuída ao ministro não faz o menor sentido. É necessário confirmar se isso foi dito mesmo, se foi, o ministro disse uma besteira… mas isso em nada prejudica outros argumentos favoráveis à partilha de Libra.

“4) A turma petista que tenta justificar os leilões sem saber o que está falando: “o leilão de Libra é regido pelo contrato de partilha, que é muito melhor do que o de concessão”.
Falso. O edital de Libra é tão ruim que faz o contrato de partilha ficar igual ou pior do que a péssima concessão. Quando a produção por campo é maior que 95 mil barris por dia, na concessão aparece a Participação Especial que pode chegar 20%, que somados aos 15% de royalties, atingem a 35%. O edital de Libra pode levar a União a receber na faixa de 9,93 a 45,56% do Óleo/lucro, ou seja, aplicando estes percentuais à parte a ser partilhada – 45% – chega-se aos valores entre 4,5 a 20,5%.
Somando-se a isto o royalty e IR, se tem valores entre 20 e 35%. Além do mais a União recebe em óleo só os 4,5 a 20,5. O resto é em moeda. No mundo, os países produtores recebem a média de 80% do petróleo produzido. Num campo já descoberto, o maior do mundo, é uma doação.”

RES.: de novo a guerra de números. Mas dizer que a partilha é pior que a concessão não me parece fazer sentido. Note-se que o crítico alega que no resto do mundo os países recebem 80% do petróleo e em Libre receberemos no máximo 20,5%. A disparidade é muito grande, especialmente num regime que foi considerado estatista demais… o argumento do crítico, sem dizer que países são esses que recebem 80% do óleo produzido por multinacionais, perde força e fica parecendo um número inventado.

“5) “A Pré-sal Petróleo SA, criada para fiscalizar as atividades de produção e evitar que as duas atividades passiveis de fraude, superdimensionamento dos custos de produção, e a medição a menor do petróleo produzido, vai garantir a lisura da produção”.
Falso. O presidente nomeado é o Osvaldo Pedrosa, primeiro brasileiro a defender o fim do monopólio do petróleo e ex-braço direito do David Zilberstajn na ANP de FHC. Um dos diretores é o Antonio Claudio sócio do lobista mor João Carlos de Luca, numa empresa recém criada. De Luca é o presidente do IBP, clube do Cartel do petróleo. São varias raposas peludas num único galinheiro.”

RES.: Osvaldo Pedrosa começou a trabalhar na Petrobrás em 1973. De fato, trabalhou na ANP, mas, de novo, isso não é argumento contra a PPSA nem contra o leilão.

“6) O Bônus de assinatura de R$ 15 bilhões vai aumentar o lucro da União.
Falso. Esse bônus tem vários efeitos maléficos: i) dificulta a participação da Petrobras que, estrangulada pelo Governo, tem dificuldade de pagar agora R$ 15 bilhões e ficar com Libra sozinha; ii) o consórcio que ganhar, tendo que desembolsar R$ 15 bilhões à vista, irá reduzir o percentual do óleo-lucro para a União. E a cada 0,5% reduzido pelo consorcio na sua oferta, a União perde R$ 15 bilhões, ou seja, um bônus; iii) Governo Dilma precisa dos 15 bilhões para completar o superávit primário, pagar os maiores juros do mundo aos bancos e manter a sua credibilidade e se reeleger. Por um motivo eleitoreiro, sob um modelo econômico equivocado, se vende o futuro de três gerações.”

RES.: a União não tem lucro, pra começo de conversa. De novo, a consideração de que esses 15 bilhões serão retirados do óleo excedente a ser entregue a União, é forçar a barra do argumento. E o cálculo de que 0,5% disso já daria 15 bilhões é outro cálculo mágico.

“7) o Leilão de Libra vai garantir muitos empregos no País.
Falso. Se for vencedora uma estatal Chinesa, ela vai fornecer todos os equipamentos e vai criar empregos na China. Se for a Shell (favorita do Governo) vai gerar emprego na Europa e nos EUA. Quem compra, gera empregos e tecnologia no País sempre foi a Petrobrás, que, antes da onda neoliberal de FHC, chegou a comprar 95 no País.”

RES.: Falácia maior! Os vencedores formam um consórcio, assim, não haverá um domínio chinês que imporá seus equipamentos malvados e submeterá o Brasil à vontade do Imperador do Centro. Os percentis de nacionalização de equipamentos são altos, logo, os empregos serão gerados no Brasil. Do mesmo modo, quem sabe extrair petróleo de águas profundas é a Petrobrás, de novo, empregos serão criados aqui.

    Sidnei Santos

    Meu caro,
    Muito sensato e bem colocado! Parabéns!

    Edson

    Recursos fartos e baratos . . . . k k k k k k . . . . parei de ler ali.

    Flavio Lima

    Muito bom comentário, estou com o Paulo Soares. E vamos la, meus queridos amigos do Viomundo (pelo menos eu considero vocês amigos mesmo sem conhece-los): da a impressão que vocês perderam a esportiva com o volume de críticas contra as criticas. Não vi tanta gente dando baixaria, mas bem “apanha” talvez veja melhor.
    O fato é que todos nós defensores do governo petista temos críticas a esse governo, mas o cerco do pig e da direita em geral é tão cínico e traiçoeiro que qquer crítica acaba sendo usada pelos direitistas, depois de previamente distorcida. Muitos de nós desenvolveram um reflexo reativo que tem que ser melhor trabalhado sim.
    Mas a reação de vocês do Viomundo também esta meio engraçada, desculpa aí.

    Flavio Lima

    Só pra completar: quem perde ou ganha voto é mesmo o jeito de governar para o chamado “povão”. A militância não consegue ter tanta força assim.

    Maria Izabel L Silva

    Azenha e Conceição. Publica essa ao lado da chamada da Maria Frô. Bota la na frente. O negocio é complicado, e tem muita gente se fazendo de “santo estista” para atacar o governo. Minha contribuição vai no seguinte sentido. Que diferença faz entre tomar empréstimo e fazer parcerias para explorar a camada pre-sal??? Que diferença faz??? A conta tem que ser paga do mesmo jeito. Não tem? Empréstimo não é doação. Qual é o problema em selecionar um sócio?? Como é que os sauditas extraem petroleo de seu subsolo há quase 1 século?? Pergute se eles se arrependem disso???

Mauro Assis

Acho que a principal questão a respeito do pré-sal não foi respondida aqui: o Brasil afinal está micando com esse óleo? Dakota do Norte, UM estado americano, produzia, sozinho, 500 mil barris de petróleo dia no fim do ano passado. Hoje está produzindo 900 mil barris diários (https://www.dmr.nd.gov/oilgas/stats/DailyProdPrice.pdf), isso é muito mais do que o Equador e o Catar, países da OPEP, produzem.

Os números indicam que essas reservas de gás são imensas, e durarão por várias décadas. Só nos estado do Colorado as estimativas indicam 1,52 trilhão de barris equivalentes, maior do que a soma dos países da OPEP.

Como a produção nesse caso é bem mais barata que a do pré-sal, melhor será “queimarmos” esse estoque logo, prá ver se conseguimos aplicar algum na melhoria das condições de vida do nosso povo. Afinal de contas a Petrossauro está sentada em cima do pré-sal desde sei lá quando e a nossa produção de petróleo não cresce significativamente. A de refino então, está parada há dez anos, com essa história das refinarias que custam cada vez mais e ficarão prontas num futuro cada vez mais distante.

A única coisa que saiu dessa história de pré-sal foi… o Eike.

Caio

Então, mas quando você diz “AS GRANDES FALÁCIAS DOS QUE DEFENDEM O LEILÃO DO CAMPO DE LIBRA” não estaria fazendo uso do mesmo expediente?

Também acredito que a saída 100% nacional seria a melhor opção (mas eu sou arquiteto com mestrado em geografia, de petróleo nada entendo). Mas seriam tão incompetentes o governo e toda cúpula atual da Petrobrás? Se não são incompetentes, seriam de fato corruptos ou entreguistas! Não acredito. Alguns que defendem o leilão têm argumentos sérios e ponderados e também balizados sobre o assunto.

De fato não sei se foi a melhor alternativa (particularmente teria ficado com a proposta 100% estatal), mas entreguista estamos longe de ter sido!

Uma coisa é que não entendo. O debate de fato não aconteceu, ou na disputa na Câmara o governo teve que se curvar mais uma vez?

Infelizmente os setores nacionalistas à esquerda são minoria e muito pouco representados no congresso.

Temos mais uma vez deficiências do jogo político determinando os rumos do país. E esse problema, não será solucionado com medidas arbitrárias. Esse é o jogo e por mais que desagrade setores progressistas não temos força e poder para quebrá-lo.

Gil

muito complicado. ando dançando. já fui mais pró do que contra o leilão e ainda ando navegando no que teria feito o pernicioso serra com o pré-sal e a chevron. esses textos grudam uma segunda imagem, a imagem de um governo que não soube e não sabe da força que tem e tem medo. pior, medo de si próprio.

é complicado exigir menos paixão e mais razão. quem militou no passado foi atropelado pelo mensalaum. muitos ainda estão atordoados e, ao fim do que se mostrou um sentenciamento, a dúvida permanece: quem realmente deve nesse negócio? são os digamos históricos do PT fritando a pureza política em banho-maria.

Tomudjin

Felizmente, ainda não tivemos tempo de ser a pedra do telhado de vidro, na era digital. Quem sabe, quando este dia talvez chegar, eu já tenha me despedido extremamente feliz.

augusto2

sra. frô: te dizemos que qualquer coisa fortemente contraria a logica do mercado no petroleo do Brasil agora…
será politicamente, socialmente e midiaticamente insustentavel e cairá como castelo de areia logo que um OUTRO governo federal que seja meramente de,digamos, centro assuma o poder. E mais, Lula deve estar seguro da mesma coisa.
Ele quer um legado que se sustente – e se transforme no conhecimento indestrutivel. iSSO é factivel. O teu belo sonhar talvez o seja.
Lá em pyong yang.

claudio

Não creio que se perca votos com isso.
A defesa de um projeto é ponto importante para a manutenção do mesmo.
Mas penso também que a auto crítica deva ter espaço na construção do caminho.
Também não acho que quem seja contrariado em determinados pontos vá virar adversário por isso, porque se assim for, já o era antes e não assumia, pela presunção da certeza absoluta sobre os “demais ignorantes” que se valem da discução de temas de interesse nacional…

jose marcos

Não vou entrar no debate sobre o leilão, só vou comentar um aspecto do seu texto: trabalho no centro do Rio e eu, assim como milhares de pessoas não aguentamos mais o sofrimento que estamos passando com estas manifestações que você defende. De pacíficas não tem nada. Sou totalmente a favor das manifestações sociais, mais o estado tem o dever de defender o direito de quem não quer se manifestar e chegar de volta do trabalho em paz. Já vi minha cara, o que você diz como “meia duzia de gatos pingados”, provocando destruições a patrimônios de pessoas simples e espalhando o terror. Este tipo de vandalismo só alimenta o discurso da extrema direita, a história nos ensina.

paulo bueno

o PT não tem militancia digital,quem acessa a internet Vê em todas as paginas,ali domina a militancia digital tucana ,ali todos os comntarios são contra o PT e a DILMA é muito raro ver na internet um comentario elogioso a DILMA 99% são criticas e criticas pesadas,,na internet hoje o que domina é a militancia digital tucana. o mesmo fenomeno acontece nas redes sociais…de internet o PT é muito fraco.

    carlos quintela

    Concordo com você e acrescento que o artigo da Maria Frô começa mal pois diz que o amor incondicional ao Governo Dilma está impedindo as críticas. Ora, se há amor ao Governo Dilma e existe uma reação às críticas, ao contrário do que ele diz, as críticas estão existindo, assim ninguém as está impedindo. Apenas há uma natural reação quando elas são exageradas ou são apresentadas de forma leviana ou mentirosa, como por exemplo no caso das “casas sem luz e sem água inauguradas às pressas”, segundo a Falha de São Paulo. Ou seria Bolha de São Paulo? Agora me confundi todo…

Deixe seu comentário

Leia também