Marcos Coimbra: Se Dilma vai ganhar em 2014?

Tempo de leitura: 3 min

Desde 1998, todos os favoritos foram eleitos

por Marcos Coimbra, em CartaCapital, enviado por Julio Cesar Macedo Amorim

Adotado no Brasil desde 1997, em condições inesquecíveis (com o jogo em pleno andamento, a apenas a um ano para a eleição seguinte, Fernando Henrique Cardoso per$uadiu o Congresso a alterar a Constituição para que pudesse se manter no cargo), o instituto da reeleição no Executivo foi rapidamente aceito. As pesquisas mostram que 80% da população o aprova.

Desde então, tivemos oito eleições. Se contarmos as escolhas de prefeitos, governadores e presidentes da República, são alguns milhares de processos eleitorais. Quantidade mais que suficiente para podermos identificar os fatores a explicar sucessos (e fracassos) dos candidatos em busca de um segundo mandato.

O que leva alguém a se reeleger? Em que circunstâncias o mandatário tem maiores chances de permanecer no cargo?

A questão é central para avaliar as perspectivas da próxima eleição presidencial, pois Dilma Rousseff é candidata. Não precisava, mas Lula deixou isso claro e assim “precipitou”a eleição para “surpresa” (fingida) de alguns.

A partir do ocorrido nas eleições entre 1998 e 2012, pode-se constatar a elevada e crescente proporção de êxitos dessas candidaturas. Para não ficar somente nas eleições presidenciais, em que é de 100% (dois disputaram e ambos se elegeram), vejamos as demais.

Para governador, fomos de 66% de reeleições, em 1998, para 81%, em 2010, quando 11 tentaram e 9 venceram. O que era alto (dois terços de vitórias) tornou-se quase universal (quatro resultados favoráveis em cada cinco tentativas).

O mesmo aconteceu nas eleições de prefeito de capital. Em 2000, cerca de 70% daqueles que buscaram um novo mandato o conquistaram. Em 2004, a proporção subiu para 73% e chegou a 95%, em 2008 (20 procuraram e 19 foram bem-sucedidos). Em 2012, a taxa caiu para 50%, entre outros motivos pelo fato de que vários daqueles que disputaram tinham assumido as prefeituras havia apenas dois anos, em razão da renúncia do titular.

Ganhar, portanto, é muito mais comum do que perder. Quais os motivos? De acordo com a nossa experiência, a vantagem de um candidato à reeleição pode advir de combinações variadas de cinco fatores. Às vezes, um só basta.

A “inércia”

Em geral, no mundo inteiro, quem está no cargo tem vantagem. Para o cidadão comum, que tende a ter interesse secundário por questões políticas, escolher o conhecido é mais simples do que buscar alternativas. Some-se a isso o estereótipo de que mudar implica desperdício. Os eleitores acreditam que quem chega interrompe o que o anterior fazia e demora a ter em mãos as rédeas da administração. Como se percebe nas pesquisas qualitativas, os eleitores preferem deixar as coisas como estão a se aventurar pelo desconhecido.

A boa administração

Se o governo é bem avaliado, a tendência natural é a continuidade.

Argumentos hipotéticos de que “tudo estaria melhor com fulano” esbarram no ceticismo popular em relação às “promessas de políticos”. Quanto mais vota, mais o eleitor se convence de que mudar só é bom quando as coisas vão mal (e, para derrotar quem está no exercício do cargo, têm de estar muito mal).

A simpatia

Os eleitores podem gostar de um prefeito, governador ou presidente mesmo se não o considerar um gestor exemplar. Podem admirar suas qualidades de caráter e personalidade, ter carinho por seu modo de ser, se emocionar com sua trajetória.

A força do símbolo

Já tivemos muitos governantes eleitos e reeleitos pelo simbolismo do que representavam: o “homem do povo” que enfrenta a “elite”, o “fraco” que desafia o “forte”, o desprivilegiado que confronta o privilegiado. Na reeleição, candidatos com esse perfil são julgados com critérios distintos dos que os eleitores, com razão, aplicam aos “poderosos”. Têm, por exemplo, mais prazo para “mostrar seu trabalho”.

A fragilidade dos adversários

Perante oponentes fracos, todo candidato se fortalece. Nada melhor que lutar contra adversários desconhecidos, que andam em má companhia ou de biografia incipiente.

Qualquer um desses fatores, mesmo isolado, pode explicar uma reeleição, até a pura e simples inércia. Mas isso raramente acontece. O mais comum é que ela seja acompanhada de, ao menos, outro requisito.

Quando vários se conjugam, temos os grandes favoritos. Desde 1998, todos esse venceram.

E Dilma?

Tem a inércia a favor. Faz a mais bem avaliada administração de nossa história em momento igual. Goza do respeito e do afeto de mais de 80% da população. É a primeira mulher a chegar à Presidência. Contrapõe-se a candidatos regionalmente circunscritos e de agenda limitada.

Vai ganhar? Certeza só teremos em 2014. Mas é favoritíssima!

Leia também:

Jandira Feghali: A perseguição começou?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

magno

O jeito é uma guerra civil black block é pouco o jeito é se armar e sair matando todos os políticos com histórico de corrupção ……tudo a moda antiga

eu

eu fico indignado como pode esse povo ser tão burro de apoiar o pt depois de tudo que o pt fez se tem uma coisa que ninguém me tira da cabeça é que o povo brasileiro é muito burro isso eu tenho certeza,lamentavél

    josé maria monteiro filho

    Infelizmente o PT vai ganhar de novo as eleições, tudo por que a oposição também é uma merda seca de corruptos. Até Marina fez a maior cagada de se aliar com o mafioso do PSB. O nosso Brasil precisa urgentemente de homens de valores para resgatar nossa pátria das mãos desses larápios. Me parece que nem no meio evangélico do qual eu faço parte tem. A coisa tá feia. Por isso eu creio que o PT vai ganhar de novo em muitas capitais do Brasil.

    luith santos -Goethe-Br.

    …ha pessoas que ao fazer um julgamento sobre alguma coisa se põem inconscientemente frente a um espelho e daí começa o xingar por xingar…-a “malhação ao PT”se tornou um bode espiatório para os que não se dão ao “estafante trabalho” de pensar…preferindo pensar como a “Maria vai com as outras”, digo,preferem que a mídia geral nem sempre responsável pense por elas…-o modismo em geral, quase sempre alcança o desocupado mental,primeiro a pederastia global…a quebra dos bons costumes e das tradições que para quem não as tem, causa inveja fazendo-os
    inimigos dos que as respeitam e zelam pelas tais…-desestabilizar um governo constitucionalmente democrático é mais fácil que n’um regime autoritário…-é só conduzir uma juventude má orientada a pensar que o mundo não tem fronteiras e se as tem,não interessa aos nacionais…-tendo acessoá cola,ao fumo,ás drogas de um modo geral,o resto que se dane…-“querem viver toda uma vída em alguns momentos banais …e todas as gerações n’uma só…” -o Marcos Coimbra,tenta assim como outros acordar uma juventude que vive de recordações…de adorar cadáveres…-eu o felicito,por tentar fazer a sua parte como bom patriota que imagino ser…e aproveito para agradecer por este espaço de responsabilidades democráticas…-SHALLON !…-Goethe-Br.

SILVINA MACEDO

OS BRASILEIROS E AS BRASILEIRAS, AS LES, TRANS, BI E HOMOSEXUAIS, APOIOAM A PRESIDENTA DILMA E O PROJETO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES, RECONHECENDO O TRABALHO DE LULA DANDO CONTINUIDADE NO FORTALECIMENTODAS POLITICAS DEFENDIDA PELO PARTIDO.

J Souza

Com os candidatos a presidente que temos ai já temos garantido um governo medíocre até 2018…
Vai ser a mesma corrupção… Não teremos outro Paulo Lacerda na PF…
A mesma mídia medíocre…
O mesmo ensino fundamental fraco… “mercadejante”…
As mesmas campanhas de vacinação que não operam cataratas, nem vesículas, nem fazem cirurgias ortopédicas, nem consultas especializadas…
Os mesmos celulares que funcionam porcamente… só que com tarifas mais caras…
A mesma concentração de terras nas mãos de poucos latifundiários…
A mesma violência emergindo da revolta da periferia das grandes cidades e da mídia que incita o ódio e o consumismo…
O mesmo “crescimento” lixo que visa manter os lucros das grandes corporações…

Ao invés de estimular a geração de empregos de qualidade em áreas críticas, como Educação, Saúde e Segurança, o governo, seja de que partido for, seguirá estimulando o consumo de supérfluos para gerar empregos precários…

Aqui poder-se-ia ter pelo menos um “Melenchon”, para trazer à campanha eleitoral uma visão crítica sobre a realidade do país…

    Omas

    Você vive na Espanha rapaz???

Luis Henrique – MG

Marcos Coimbra podia parar de escrever estes textos, que acabam insuflando o ego sem tamanho de muitos do PT e do governo.
Ele deve ser o culpado (coitado!) do governo não tomar atitude em relação às barbaridades cometidas pela pequena grande mídia.
Os míopes só leem o que é bom, as críticas à esquerda, principalmente, sao ignoradas.

    Luis Campinas

    A ampla maioria dos eleitores não está se importando para o que pensamos, sem mesmo o que a grande imprensa fala.
    O que vale mesmo é a realidade do dia a dia.
    Se mesmo com essa bateria de matérias fabricadas pela imprensa, o PGR e o judiciário afinados com a oposição e a presidenta com os índices de aprovação que tem, uma coisa é certa, só um golpe tira de Dilma a reeleição. Seguindo o diapasão de outras eleições, o máximo que conseguirão será levar para o segundo turno. O máximo!
    Como disse, as pessoas votas em alguém que entendam se preocupar com suas vidas. Dilma tem essa identificação. A oposição nem consegue falar com os pobres.

José Ricardo Romero

Vai haver eleições, sim. Mas Dilma será candidata? E em que condições? O golpe jurídico/midiático que está em andamento e se acelerando vai botar o Lula na cadeia, tentar impedir a candidatura da Dilma pela lei da ficha limpa, com a imprensa acusando-a de alguma coisa, a PGR aceitando e mandando a denúncia ao STF e este a condenando e o PT poderá ser suspenso e impedido de concorrer, se bem que isto não faz muita diferença porque este partido é, na melhor das hipóteses, de tamanho médio tendendo à diminuir (vide eleições passadas e a porcentagem de participação no congresso). Haverá eleições então, vendidas como justas e democráticas com candidatos apenas da atual oposição. Aqueles que analisam as possibilidade de reeleição da Dilma acham que tudo vai ocorrer no reino da legalidade democrática, mas golpe é golpe. Judiciário, imprensa velha e oposição estão se lixando para a democracia. E o PT, a Dilma e o Lula continuam dormindo acreditando na idiotice do comportamento republicano. Em contraposição à análise acima, creio que haverá segundo turno entre, por exemplo, Serra e Campos.

Marcio H Silva

O que assusta é o discurso do Senador Americano. Vão querer seu quintal de volta de qualquer maneira………

Francisco

É muito provavel que Dilma se eleja.

A questão que fica é:

Exatamente para fazer o quê?

    Alexandro Rodrigues

    Na mosca Francisco… O PT se acomodou! Esse é um governo enfadonho! Dilma Controle Remoto provavelmente terá meu voto, mas por falta de opção, não por convicção!

    Julio Silveira

    Faço minha as suas palavras.

    Omas

    Não deixando a tucanada voltar já está de bom tamanho…

pedro – bahia

A Presidenta é, de fato, favorita. Vai enfrentar uma bateria enorme de opositores e aproveitadores. Vai enfrentar uma oposição composta não somente de políticos como também de uma imprensa viciada em criar embaraços com denúncias vazias e com o apoio de grande parte da justiça – STF em particular – onde alguns de seus membros interferem com declarações estapafúrdias como aconteceu hoje com Gilmar Mendes. Veja que o embate estava a desenrolar entre o Judiciário e o Legislativo. O descompassado ministro julgou conveniente atacar o Executivo falando de medidas provisórias. O Judiciário é mesmo, na atualidade, o maior entrave para que tenha e se viva com normalidade no país. A Presidenta precisa, com urgência, recompor o STF, nomeando o substituto de Aires Brito.

raymond

Dá gosto ler artigo de Marcos Coimbra.

pereira

o povo votou em outros candidatos para prefeitos, e não nos mandatários dos mantados, deu esse resultado de 50%. Dilma leva fácil no ano que vem, aqui na minha região no interior da Bahia, é uma tristeza só os novos prefeitos estão arrebentando tudo, o ano que vem eles não vão mudar o voto para o novo velho do aécio, a marina de uma corda só, e o novo gato de olhos verde. já estão levando porrada agora com os novos prefeitos, muitos já falam, olha a ir no que deu a tua mudança.

renato

Não quero saber de conversa!
Mas os olhinhos da minha presidenta
parece os olhinhos do gato de botas
do Sherek.
Já ganhou meu voto, minha querida!
Não precisa mais nada.

Carlos Lopes

Sei.

Alexandro Rodrigues

Faria bem ao PT e ao próprio Brasil se Dilma perdesse a eleição. Eu mesmo, ao ver ela e os idiotas que ela tem em alguns ministérios, chego a pensar: vou votar em outro candidato em 2014! Mas…

O grande problema é: o PT, mesmo tendo se rendido as práticas de corrupção
(as chamadas regras do jogo que fazem parte não só do mundo político nacional, mas do caráter e da identidade do brasileiro que é sim corrupto e sempre quer levar vantagem), continua sendo o único partido capaz de promover a trinca crescimento econômico, desenvolvimento social e projeto soberano de país. Tudo isso apesar dos Cardozos, dos Bernardos, das Gleisis, das Helenas, etc, etc…

Como já disse aqui, não voto no PSDB nem amarrado. Sempre soube que o Menino de Engenho do Paulo Henrique Amorim (que agora que eles não são mais amiguinhos é chamado lá no blog de Tucanuardo) seria uma versão de olhos azuis do Collor. À esquerda do PT infelizmente não tem nenhuma boa opção. O PSOL ainda não se concretizou e ao invés de formular políticas para melhorar a vida dos brasileiros e o país, está mais preocupado em defender teses de pensadores usadas no longínquo 1917!!!

Marina Silva, mesmo com os lulistas mais fanáticos chamando-a de traíra, poderia ser uma opção. Mas, ao exemplo da extrema esquerda, ainda não apresentou nada de concreto. Não sei o que Marina pensa em relação à necessidade de investimento em infra-estrutura no Brasil, a necessidade de uma revolução radical no sistema educacional, no sistema de defesa nacional, investimento em ciência e tecnologia, reforma urbana, etc. Ela, até hoje, só fala em sustentabilidade. Não que isso não seja importante, mas pautar uma proposta de país apenas com este termo, ainda mais num país complexo como o Brasil, é muito pouco, é quase nada!

O que sobre? Vou ter que votar (infelizmente) a mãe da tese do controle remoto novamente. Séria e objetiva no que concerne ao que pensa ser melhor pra economia do país. Fraca e covarde politicamente. Ser Presidente da República, requer muito mais do que conhecimentos em números e planilhas, requer capacidade de organização e pensamento político. Isso, Dilma Controle Remoto, nunca terá!

    resposta

    Quando não há opções que satisfaça meus anseios, voto nulo. Acho o mais coerente.

    Alexandro Rodrigues

    Respeito quem vota nulo, mas tenho total consciência da importância que o voto tem. Aliado a isso, é totalmente contra a minha personalidade não tomar posição diante de qualquer situação.

    Portando, mesmo num marasmo político, prefiro que a Dilma Controle Remoto sim mas de viés desenvolvimentista se reeleja, do que colocar lá o 4º senador do Rio de Janeiro, o muso do bafômetro ou pior ainda o Menino de Engenho do Paulo Henrique Amorim…

    E mesmo votando nela, repito por falta de opção, isso não me impede de criticar e de achar que a Dilma está iniciando por total fraqueza e covardia política, o fim do atual ciclo do poder do PT. Ou Lula toma novamente as rédeas da situação ou em 2018 o PT será apeado do Planalto (e olha que não me surpreenderia se isso ocorrer em 2014).

Rasec

Que vai ter segundo turno todo mundo sabe que vai ter. O PT nunca ganhou no primeiro turno para presidente! É sempre eleição difícil. O que o artigo diz é que é favoritíssima! E isso, pelo contrário, não acomoda a militância, incendeia! Aqui já estamos conversando com famíliares, vizinhos e amigos. Pessoas que não imaginávamos procurando se esclarecer sobre alguma coisa. A mídia também faz com que as pessoas pensem: espera aí, porque isso tudo contra Lula, Dilma e o PT? E procuram se informar melhor!
Vai ter segundo turno, mas Dilma é favorita e isso não quer dizer q já ganhou!

Urbano

No panorama vigente, só quem poderia modificar o meu voto para ela, nem preciso dizer quem seja, até pela obviedade. Afora essa possibilidade, os meus reclamos até o momento não permitem que eu faça diferente do que fiz em 2010.

Ronaldo Silva

Será que é por isso que ela está dando uma grande banana à lei de comunicações? Nada como se aproveitar da condição de 80% de aprovação. Me faz até lembrar de uma frase antiga, “às favas com o povo”, e viva a rede globo.

wagner paulista de souza

Só falta mobilização popular, para garantirmos que realmente HAJA ELEIÇÕES em 2014, pois com o visível e crescente desespero da Direita, é de se esperar um golpe ‘à la Paraguay’ ou ‘à la Guatemala’. O PSTF é uma sombra que paira sobre os eleitores, assustando-os com a judicialização da política. SE houver eleições, voto DILMA. (Mas, não me amedrontem muito não, pois senão, vamos de LULA CÁ (SP). Capitche ?

    Roberto Locatelli

    Concordo, Wagner. Artigos como esse do Marcos Coimbra acabam sendo contraproducentes porque acomodam a militância de esquerda (petista ou não petista) a continuar nessa toada de “2014 está no papo”.

    Há um golpe de estado em andamento. As ferramentas dos golpistas são a trupe midiática do Joaquim Batman e o procurador (“prevaricador”, segundo Collor) Roberto Gurgel. O motor do golpe é a mídia golpista (PIG). E quem está no controle remoto do golpe é o Tio Sam.

    Anibal Paz da Silva

    Não tem mistério nenhum, esse é o “fato” Locatelli.

    francisco

    Quem é PT vota até num Bode pra eles não importa o Animal, os principais não ficaram soltos, se houve prisões ai durma com o barulho.

Cancão de Fogo

E depois todos sabem que essa oposição, com o apoio incondicional da mídia golpista, vai querer mudar todo o programa social do governo trabalhista e colocar o país de joelhos diante dos norteamericanos. Aliás, quem vem orquestrando toda essa festa da oposição é o dinheiro do império do norte. O Eduardo Campos está sendo incentivado e tem o objetivo de levar a eleição para o 2º turno, assim como a Marina Silva. Na oposição é tudo jogo com cartas antecipadamente marcadas. Alguns servem de inocentes úteis aos propósitos da direita. Abram os olhos cambada de energúmenos!

Deixe seu comentário

Leia também