Marcos Coimbra: O Brasil já ganhou a Copa do Mundo

Tempo de leitura: 4 min

O Brasil ganhou a Copa

Lula a inventou e Dilma a realizou com inesperado êxito, a promover o Brasil no mundo

por Marcos Coimbra, em Carta Capital 

No início de 2012, esta coluna propunha que avaliássemos de dois pontos de vista as possíveis consequências da Copa de 2014 na eleição presidencial. Para ficar no jargão futebolístico, o primeiro teria a ver com o que aconteceria dentro das quatro linhas, se a Seleção Brasileira terminaria campeã ou não. O segundo seria extracampo, referindo-se a tudo o que poderia ocorrer antes e depois que a bola rolasse.

Há quem pense, do alto de pretensa superioridade intelectual, que o típico eleitor brasileiro vota com o predomínio das partes menos nobres do organismo. Que vota com a barriga, o bolso ou o coração, nunca com o cérebro. Que é levado para cá e para lá por emoções superficiais.

São os que acham, desde 1994, que o desempenho da Seleção nas Copas do Mundo impacta o resultado das eleições presidenciais coincidentes. Têm até um teorema: “Se a Seleção ganha a Copa, vence o governo; se perde, quem lucra é a oposição”. Nada o demonstra, mas os bem-pensantes gostam de repeti-lo, aproveitando o ensejo para lamentar a incultura e o primitivismo do eleitor comum.

Já fizemos cinco eleições em ano de Copa do Mundo. O conjunto não é grande, mas é suficiente para deixar claro que os dois fenômenos não guardam relação de mútua determinação. Quem, por exemplo, achar que Fernando Henrique Cardoso venceu a eleição de 1994 porque o povo estava feliz com o sucesso na Copa nos Estados Unidos deve morar em Marte. Não percebeu que o Plano Real elegeria qualquer um.

Em 1998, o mesmo FHC voltou a vencer. Só que a Seleção Brasileira havia recém-tropeçado nos gramados franceses. A decepção no futebol não fez com que o oposicionismo crescesse.

Em 2002, a equipe nacional venceu a Copa e José Serra, o candidato do governo, foi derrotado. Mais uma vez, uma coisa não levou a outra. Como na reeleição de Lula em 2006, quando a fraca performance da Seleção na Alemanha não levou as pessoas a desistir de votar no governo. Como em 2010, em que um cenário parecido se repetiu: a Seleção foi mal, mas a candidatura que representava a continuidade foi bem. Dilma Rousseff ganhou, apesar do fracasso no futebol nas canchas sul-africanas.

Trocando em miúdos: em nenhuma dessas cinco eleições o tal teorema se sustenta. Em matéria de bobagens a respeito da política brasileira, a hipotética relação entre Copa e eleição é das maiores.

Mas não é apenas nos gramados que esta Copa acontece. Existe outra, esta sim, significativa e que poderia ter sérias repercussões na eleição. Ela ocorre fora dos gramados e é a Copa que o Brasil já ganhou.

Nos últimos anos, as pesquisas, especialmente qualitativas, mostraram o temor das pessoas de que a Copa no Brasil viesse a ser um vexame aos olhos do mundo. A desconfiança de que a infraestrutura do torneio funcionasse, a incerteza de que tudo ficasse pronto à hora, o medo de que houvesse uma falência múltipla de aeroportos, comunicações e transportes urbanos se somaram ao receio do aumento da violência e, quem sabe, de epidemias.

A isso agregava-se a convicção de que as famosas “manifestações” voltariam, com seu séquito de quebra-quebras, sangue e brigas com a polícia. A Copa tinha tudo para ser péssima. Mesmo se, no campo, o futebol brasileiro até fosse bem.

De onde teria saído uma expectativa tão negativa? Por que era tão generalizado o sentimento de que a Copa talvez viesse a ser motivo de vergonha para o País?

Com o mesmo afã com que pinta a economia como à beira do precipício, a política como um covil de ladrões e a administração pública como falida, nossa imprensa conservadora esmerou-se na caracterização desta Copa como exemplo máximo de incompetência, descalabro e falsas promessas. Levou o pessimismo da população às alturas e alimentou a imprensa internacional com seu negativismo.

Só que nada do que previa (ou desejava que ocorresse) se confirmou. A vasta maioria do povo chega à reta final do torneio orgulhosa e convencida de que, independentemente do campeão, a Copa foi um sucesso.

Honra a quem merece. Se Lula e Dilma seriam impiedosamente crucificados como os responsáveis pelo fracasso, devem ser homenageados como os grandes artífices do êxito. Ele, que “inventou” a Copa no Brasil, e ela, que tomou as providências para que acontecesse, merecem o reconhecimento dos que estão hoje satisfeitos. Incluindo os turistas estrangeiros, que se revelam encantados com a experiência de visitar o Brasil.

Isso não significa que, quando terminar a Copa no gramado, Dilma poderá ser considerada a vencedora da eleição de outubro. Mas que o resultado da Copa extracampo foi uma vitória para ela, disso não há dúvidas. Nem que seja apenas por ter ultrapassado com garbo algo que poderia ter se tornado um grave problema.

Com esse saldo positivo para Dilma das primeiras semanas do torneio, encerra-se a fase do calendário eleitoral que a legislação chama de pré-campanha. Seus adversários têm pouquíssimo o que festejar. Aécio Neves e Eduardo Campos não estavam bem quando o ano começou e assim permanecem.

Vai depender do desempenho da Seleção se a campanha propriamente dita começará logo ou apenas depois do dia 13 de julho. Não que isso mude muito o quadro, pois o eleitor é perfeitamente capaz de fazer duas coisas ao mesmo tempo, festejar (ou lamentar) o resultado do futebol e resolver como votar na eleição. E a propaganda eleitoral na televisão só se iniciará em 15 de agosto. Quando lá chegarmos, a Copa do Mundo já será uma lembrança.

Tomara que boa.

Leia também:

PML: Chocante a falta de indignação diante da agressão contra Neymar


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

El Cid

Quando alguém se acha esperto do que a própria esperteza, dá nisso:

http://www.dailymotion.com/video/x210w9m_quando-alguem-se-acha-mais-esperto-do-que-a-propria-esperteza_news

Urbano

A Copa do Mundo em si já é uma das inúmeras vitórias dos Governos da Presidenta Dilma e do Eterno Presidente Lula. Só o maledicente dos mais crassos não consegue ver tais vitórias.

Alexandre Costa

Antes de Neymar se lesionar contra a Colômbia:

A Copa é o espelho…

“Quero ganhar,
Mas não de qualquer jeito,
Quero com os dribles e a ousadia de Neymar
E a garra de Júlio César, mirando quantos pênaltis catar.
Meu Brasil nunca esteve tão bonito,
Tomado pelo verde e amarelo,
Nos estádios, ruas e ladeiras,
De gente festeira, a celebrar cada lance da Seleção Brasileira.
A vitória mais bonita já chegou,
Quando o complexo de vira-latas caiu,
A autoestima do brasileiro aumentou
E Nelson Rodrigues sorriu.
Meu Brasil é lindo, com sua gente, natureza,
Paisagens e cores,
Um verdadeiro caldeirão
De etnias e gente sorrindo.
Foi preciso o estrangeiro elogiar,
Para no espelho o povo brasileiro se ver e acreditar
Que aqui é o melhor lugar para se morar.
E não há no mundo inteiro,
Um jeitinho tão cativante como o do brasileiro,
Uma razão qualquer para se alegrar,
Com a beleza das fintas de Neymar”.

(Alexandre Costa, julho de 2014)

Luís Carlos

Sim. O Brasil já ganhou a Copa. E os que eram contra já perderam. Se queriam associar possível fracasso da Copa a Dilma, agora, seguindo a mesma lógica, deveriam associar o sucesso da Copa a Dilma.

augusto2

ao Pinedo gaspar:Aqui
não existe escolha alternativa … de prioridades, cara palida.28 bilhoes em uns tres anos é quanto por cento do orçamento triaanual? faça as continhas, tá bom?
Reduçao da arrecadaçao neste momento? Ué, que bom que te preocupas com a arrecadaçao! A arrecadaçao de Sao Paulo nao ajudou a fazer um misero plano faz dez anos para minimamente garantir a AGUA na torneira.
Nao te preocupes, o Bolsa Familia vai continuar com os mesmos 0.45% do Pib…
Digite ai Ernst &Young/Fipe e Copa”
NAO tem nada a ver, mas se ocorresse o previsto -e desejado- fracasso teria tudo a ver com isso, não é?

    J.F. de Pinedo Kasper

    Acho que a gestão do PSDB precisa trocar, também. 20 anos é tempo demais para um partido ficar no poder. Torço pelo Skaff, que é um empresário e tem uma visão diferente da administração. A Copa deve gastar 35 bilhões de reais entre estádios, mobilidade urbana, gastos com a copa em si (segurança, etc). Não é pouco dinheiro. Seria possível construir cerca de 200 hospitais, com 200 leitos, bem equipados, em cidades de porte médio brasileiras, liberando os que estão sobrecarregados nos grande centros, por exemplo. Claro que é uma questão de prioridades. Quem tentou sabotar a Copa foi aquele pessoal do Gilbertinho, o MPL. Eles é quem começaram a estória do #nãovaitercopa. Mas quem menos tem mérito no inegável sucesso da Copa é o governo federal. Apesar de Lula ter contratado com a FIFA em 2008, muitas das obras foram concluídas no último momento, cercade 50 % nem foi, ainda…E o povo brasileiro foi quem deu um show de hospitalidade, gentileza e cortesia com os estrangeiros. Mas, em suma, cada um cada um.

Juvencio

A presidenta Dilma disse que o Brasil “VENCEU” a copa, e é verdade, esse evento proporcionou grandes investimentos em obras mobilização urbana em todo o país, a melhoria substancial dos nossos aeroportos, portos e etc., a construção e reformas dos estádios, que trouxe mais conforto para as pessoas que vão assistir jogos nos estádios, além é claro, a geração de milhares de empregos e renda, bem como aumento na arrecadação de impostos, é esse Brasil que a presidenta Dilma afirma que já “GANHOU” a copa, ela não disse que a seleção da “FAMILIA” scolare já ganhou ou ira ganhar a copa, como governanta, ela não pode “TORCER” contra a seleção da “FAMILIA” scolare, pois a população ficaria revoltada, achando que ela estava “TORCENDO” contra o Brasil, porem eu como cidadão brasileiro, posso “TORCER” contra a seleção da “FAMILIA” scolare, “POIS ELA NÃO É NENHUMA INSTITUIÇÃO GOVERNAMENTAL DO PAÍS”, apenas uma “ENTIDADE” privada sediada no solo brasileiro, essa entidade (CBF), pode ter sua sede em outro país, o presidente da CBF não o Faz, porque “RECEBE” inúmeros benefícios do governo federal (DINHEIRO PUBLICO”, e nada faz para o torcedor brasileiro, que é tratado como “CACHORRO”, basta observarmos o horário dos jogos noturnos, e como “ESCRAVOS” os jogadores que disputam o campeonato brasileiro, onde uma emissora de “TV”, é quem manda e desmanda, e a “CORRUPÇÃO” rola solta na CBF e nas federações estaduais, com clubes “FALIDOS”, jogadores, dirigentes esportivos e empresários “MILIONARIOS”, e para esses, o governo é muito “BONZINHO”, “PERDOOU” uma divida “BILIONARIA” de quase 4 bilhões de reais, que os clubes deviam de: “IMPOSTO DE RENDA, FGTS E PREVIDENCIA SOCIAL – INSS”, e você cidadão brasileiro que ganha uma “MERRECA” de 2,5 salários mínimos, “PARA IMPOSTO DE RENDA”, e os clubes não, o dinheiro do INSS, pertence aos trabalhadores e aposentados, e o INSS, paga “APOSENTADORIA AVILTANTE AOS APOSENTADOS QUE GANHA MAIS QUE 01 SALARIO MINIMO, A CADA ANO, MAIS DE 200 MIL APOSENTADOS, QUE GANHAVA MAIS QUE 01 SALARIO MINIMO, PASSA A GANHAR APENAS 01 SALARIO MINIMO”, o dinheiro do FGTS, pertence aos trabalhadores da ativa, e é esse dinheiro que paga o “SEGURO DESEMPREGO, FINANCIA CONCTRUÇÃO DE MORADIAS E EMPRENDIMENTOS COMERCIAIS”, o dinheiro do “IMPÓSTO DE RENDA”, pertence a toda a população brasileira, pois é dividido entre os estados e municípios, no que ajuda o pagamento dos funcionários públicos, obras e prestação dos serviços essenciais, tais como: “SAUDE, EDUCAÇÃO, SANEAMENTO BASICO, SEGURANÇA E ETC.”, e quem vai “REPOR” esse dinheiro nos “COFRES” da previdência social – INSS, no cofre do FGTS, e nos cofres públicos da união, estados e municípios, ainda não “ADIVINHOU” cidadão?, será todos nós, notadamente os mais pobres, pois somente esses pagam “IMPOSTOS”, enquanto os ricos e poderosos, “SONEGAM”, enquanto isso, os jogadores de futebol “RIEM” do nossa cara, realmente somos “IDIOTA”, esse “PERDÃO DA DIVIDA BILIONARIA FORA VOTADA E APROVADA NO CONGRESSO NACIONAL (CAMARA E SENADO)” e infelizmente a presidenta é forçada a assinar essa lei, porque senão, ela não mais poderá governar, “NENHUM PROJETO DO GOVERNO SERIA APROVADO NO CONGRESSO NACIONAL”, precisamos aprender a votar, para que as “REFORMAS” necessárias sejam aprovadas, tais como: “REFORMA POLITICA, REFORMA FISCAL, REFORMA TRIBUTARIA, LEI DA MIDIA, REFORMA DO PODER JUDICIARIO, E REFORMA DO CODIGO CIVIL”, sem essas reformas, os mais pobres é que sofrerão muito mais, e não pensem em votar no aecio ou Eduardo, pois a situação só iria piorar, com os cortes dos benefícios sociais, e direitos trabalhistas, voltaríamos a condição de “ESCRAVOS”

Arthur

De Rui Costa Pimenta:
Do “não vai ter Copa” ao “não vai ter hexa”

http://www.pco.org.br/esquerda/do-nao-vai-ter-copa-ao-nao-vai-ter-hexa/asbp,e.html

Juvencio

Acabou de sair uma pesquisa das 04 seleções finalistas, a seleção que menos tem domínio de bola , é a Holanda, mas tem o melhor aproveitamento com 12 gols, a seleção de mais comete falta é a seleção brasileira, cometeu 98 faltas, e recebeu 95 faltas, e quem dizia que o neymar é quem mais apanhava, errou, quem mais sofreu falta nesta copa foi o Alexis Sanches jogador da seleção do Chile sofreu 24 falta em 04 jogos, o segundo mas caçado é Arjen Robben da seleção da Holanda, sofreu 21 faltas em 05 partidas. O neymar sofreu apenas 18 faltas em 05 partidas, é o sexto colocado, está a frente dele o James Rodrigues da seleção do Chile, por isso, vocês que querem crucificar o Camilo Zúñiga, olhem para a atuação dos jogadores da seleção brasileira, é a mais violenta da competição das 04 que estão disputando as semifinais, se vocês observarem o lance que acidentou o neymar, verá que ele contribuiu também, ele queria “CAVAR” uma falta para retardar o jogo, no lance, os dois jogadores correm em direção a bola, porem o neymar “BRECA” violentamente a corrida, curva-se para que o jogador colombiano o atinja, se o neymar ficasse em pé do modo normal, o jogador colombiano o derrubaria, porem não ocasionaria lesão alguma, apenas um “CHOQUE”, que o próprio neymar contribuiu para acontecer, se o neymar não parasse no lance, nada disso teria acontecido, se os árbitros observassem mais atentamente, muitas da faltas que ele marca, fora “PROVOCADA” pelo jogador que fora atingido, o lance do “PENALTY” do fred, foi o próprio fred que se jogou emcima do jogador adversário, essa jogada é “MANJADISSIMA”, o atacante encosta seu corpo no adversário, e quando a bola é lançada para ele, ele força seu corpo para trás com força, “RESULTADO”, o jogador adversário para não cair procura se segurar, e “SEGURA” o corpo do atacante, e aí o arbitro marca falta do zagueiro (defensor), viram a “MALANDRAGEM”, como “CAVAR” falta. O “PENALTY” sofrido pelo jogador Robben da seleção da Holanda no jogo contra o México, fora uma “ENCENAÇÃO TEATRAL”, o Robbem toca a bola , e quando ela foge do seu domínio, “JOGA-SE AO CHÃO”, o domínio da bola já estava com o jogador mexicano Rafa Marques, e o arbitro marca um penalty “INEXISTENTE”, que desclassifica a seleção Mexicana, ainda na fase de inicial, tentaram uma “ARMAÇÃO” contra o México no jogo contra Camarões, quando o arbitro invalidou 02 gols legítimos, a seleção do México não poderia vencer a seleção de Camarões de goleada, porque poderia “CONPLICAR” a classificação da “SELEÇÃO BRASILEIRA”, só cego que não viu essa “ARMAÇÃO”.

sergio

Os vira-latas e raivosos que antes sabotavam a “Copa das Copas” agora tem usar raciocínio da física quântica e dar um salto duplo carpado para tentar, frisa-se tentar, tirar o mérito do governo federal na organização do evento mundial.

Fernando

Marcos Coimbra, o melhor de todos. Viva Dilma, viva Lula,Viva o Brasil!!!

celso

“honra ao povo que merece este bem organizado campeonato mundial”. Se não fosse pelo povo (não elitizados), os dois não estariam no poder e pelo povo, continuarão no poder.
“demos honra a quem merece honra, o sofrido povo brasileiro”. Esses dois senhores, não fazem mais que obrigação em dar ao povo, no mínimo, essa alegria de poder estar assistindo, pela tv, a uma copa do mundo em seu país.
Honras a você POVO BRASILEIRO.

Francisco (o anônimo)

A única relação entre a Copa do Mundo e a eleição deste ano será:

“Quem tem competência para organizar uma Copa, organiza um país?”.

PS. Com a resposta, o governador e prefeito(s) de São Paulo e o governador e prefeito(s) de Minas/Belo Horizonte.

Leo V

Trecho de 3 minutos de entrevista com Pablo Ortellado, professor da USP. Vale a pena:
“Vamos viver muito tempo sob a sombra desse regime de exceção”

https://www.youtube.com/watch?v=meq9yslchq4

    Luís Carlos

    Ortellado diz que PSDB e PT teriam acordo para evitar manifestações. Esqueceu de avisar Aécio que queria garantir espaço nos estádios junto ao STF para isso.
    O entrevistado diz que manifestações são proibidas em todas as cidades sede da Copa. Que tipo de manifestações? As que depredam, incendeiam e até matam pessoas? Em todas cidades surgiram multidões que não foram impedidas nem agredidas. Porto Alegre foi tomada de multidões nas ruas nos dias dos jogos (argentinos, holandese, argelinos, alemães…) milhares de pessoas sem problemas e em grandes caminhadas de solidariedade e confraternização, sem incidentes e agressões. O que ele chama de “regime de exceção” não é em nada um regime de exceção, a menos para quem viveu em um por anos. Discurso bom para falar de regime de exceção para jovens, como o próprio professor, que não deve ter vivido anos de chumbo para experiênciar o que significa “regime de exceção”, ter sua casa invadida, parentes levados presos, torturas, mandatos cassados, imprensa censurada assim como manifestações artísticas, sem direito de greve, universidades invadidas pelo exército, etc.
    O “regime de exceção” que vivemos é imposto pelo autoritarismo da mídia corporativa empresarial que mente, omite, torce e agride vergonhosamente, e tenta vender imagem de libertária. Só para quem lê El País e acredita.

Deixe seu comentário

Leia também