Marcos Coimbra: “Eu sou o Zé que vai continuar a obra do Lula!” Alguém acredita?

Tempo de leitura: 4 min
Goste-se ou não de Lula, o fato é que o Bolsa Família só nasceu quando ele chegou à Presidência

Goste-se ou não de Lula, o fato é que o Bolsa Família só nasceu quando ele chegou à Presidência

por Marcos Coimbra, em CartaCapital, encaminhado via e-mail por Julio Cesar Macedo Amorim

O pensamento conservador brasileiro – na política, na mídia, no meio acadêmico, na sociedade – tem horror ao Bolsa Família. É só colocar dois conservadores para conversar que, mais cedo ou mais tarde, acabam falando mal do programa.

Não é apenas no Brasil que conservadores abominam iniciativas desse tipo. No mundo inteiro, a expansão da cidadania social e a consolidação do chamado “Estado do Bem-Estar” aconteceu, apesar de sua reação.

Costumamos nos esquecer dos “sólidos argumentos” que se opunham contra políticas que hoje em dia são vistas como naturais e se tornaram rotina. Quem discutiria, atualmente, a necessidade da Previdência Social, da ação do Estado na saúde pública, na assistência médica e na educação continuada?

Mas todas já foram consideradas áreas interditas ao Estado. Que melhor funcionariam se permanecessem regidas, exclusivamente, pela “dinâmica do mercado”.

Tem quem pode, paga quem consegue. Mesmo se bem-intencionado, o “estatismo” terminaria por desencorajar o esforço individual e provocar o agravamento – em vez da solução – do problema original.

O axioma do pensamento conservador é simples: a cada vez que se “ajuda” um pobre, fabricam-se mais pobres.

Passaram-se os tempos e ninguém mais diz essas barbaridades, ainda que muitos continuem a acreditar nelas.

Hoje, o alvo principal das críticas conservadoras são os programas de transferência direta de renda.

Naturalmente, os que crescem e se consolidam. Se permanecerem pequenos, são vistos até com simpatia, uma espécie de aceno que sinaliza a “preocupação social” de seus formuladores. Mas é uma relação ambígua: ao mesmo tempo que criticam os programas de larga escala, dizem-se seus mentores. Da versão “correta”.

Veja-se a polêmica de quem inventou o Bolsa Família: irrelevante para a opinião pública, mas central para as oposições.

À medida que o programa avançou e se expandiu ao longo do primeiro governo Lula, tornando-se sua marca mais conhecida e aprovada, sua paternidade começou a ser reivindicada pelo PSDB. Argumentavam que sua origem era um programa instituído pelo prefeito tucano de Campinas, José Roberto Magalhães Teixeira, em 1994.

Ele criou de fato o Programa Renda Mínima, que complementava a receita de pessoas em situação de miséria. Por razões evidentes, limitava-se à cidade e beneficiava apenas 2,5 mil famílias, com uma administração tão complexa que era impossível expandi-lo com os recursos da prefeitura.

Tem sentido dizer que o Bolsa Família nasceu assim? Que esse pequeno experimento local é a matriz do que temos hoje? O maior e mais bem avaliado programa do gênero existente no mundo e que serve de modelo para países ricos e pobres?

O que a discussão sobre o Renda Mínima de Campinas levanta é uma pergunta: se o PSDB estava convencido da necessidade de elaborar um programa nacional baseado nele, por que não o fez?

Não foi Fernando Henrique Cardoso quem venceu a eleição de 1994? O novo presidente não era amigo e correligionário do prefeito? Ou será que FHC não levou o programa do companheiro para o nível federal por ignorá-lo?

Quem sabe conhecesse a iniciativa e até a aplaudisse, mas não fazia parte do arsenal de medidas que achava adequadas para enfrentar o problema da pobreza. Não eram “coisas desse tipo”que o Brasil precisava.

Goste-se ou não de Lula, o fato é que o Bolsa Família só nasceu quando ele chegou à Presidência. E é muito provável que não existisse se José Serra tivesse vencido aquela eleição.

Fazer a arqueologia do programa é bizantino. Para as pessoas comuns não quer dizer nada. Como se vê nas pesquisas, acham até engraçado sustentar que o Bolsa Família não tem a cara do Lula.

Não é isso, no entanto, o que pensam os conservadores. Para eles, continua a ser necessário evitar que essa bandeira permaneça nas mãos do ex-presidente.

O curioso é que não gostam do programa. E que, toda vez que o discutem, só conseguem pensar no que fazer para excluir beneficiários: são obcecados pela ideia de “porta de saída”.

Outro dia, tudo isso estava em um editorial de O Globo intitulado “efeitos colaterais do Bolsa Família”: a tese da ancestralidade tucana, a depreciação do programa – apresentado como reunião de “linhas de sustentação social (?) já existentes”- a opinião de que teria ficado “grande demais”, a crítica de que causaria escassez de mão de obra no Nordeste, e por aí vai (em momento revelador, escreveu “Era FHC” e “período Lula” – como se somente o primeiro merecesse a maiúscula).

Para a oposição – especialmente a menos informada -, o Bolsa Família é o grande culpado pela reeleição de Lula e a vitória de Dilma Rousseff. Não admira que o deteste.

Para os políticos, as coisas são, porém, mais complicadas. Como hostilizar um programa que a população apoia?

Por isso, quando vão à rua disputar eleições, se apresentam como seus defensores. Como na inesquecível campanha de Serra em 2010: “Eu sou o Zé que vai continuar a obra do Lula!”. Alguém acredita?

Leia também:

Telemarketing foi usado para espalhar boato sobre Bolsa Família


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Marco

confesso que este blog não tinha minha preferência,por pura burrice minha.Contudo,examinando outros endereços via internet,me deparei com dificuldades pra postar meus comentários já que os outros,parecem ser vassalos da língua inglesa,pois estão todos escritos em inglês,idioma que eu não domino.Neste blog contudo,consigo entender,posto que noutros,até censurado sou com frequência.Um abraço,e parabéns pelo artigo,cujo conteúdo concordo inteiramente.

Afonsinho

Mas o Bolsa Família não foi um compêndio dos programas que já existiam?

Lei 10.836/2004

“Art. 1o Fica criado, no âmbito da Presidência da República, o Programa Bolsa Família, destinado às ações de transferência de renda com condicionalidades.

Parágrafo único. O Programa de que trata o caput tem por finalidade a unificação dos procedimentos de gestão e execução das ações de transferência de renda do Governo Federal, especialmente as do Programa Nacional de Renda Mínima vinculado à Educação – Bolsa Escola, instituído pela Lei nº 10.219, de 11 de abril de 2001, do Programa Nacional de Acesso à Alimentação – PNAA, criado pela Lei n o 10.689, de 13 de junho de 2003, do Programa Nacional de Renda Mínima vinculada à Saúde – Bolsa Alimentação, instituído pela Medida Provisória n o 2.206-1, de 6 de setembro de 2001, do Programa Auxílio-Gás, instituído pelo Decreto nº 4.102, de 24 de janeiro de 2002, e do Cadastramento Único do Governo Federal, instituído pelo Decreto nº 3.877, de 24 de julho de 2001.”

Está aí a verdade! Para quem tem algum neurônio e quer enxergar a realidade.

Lula deu ênfase ao programa, aumentando seu marketing e os valores em termos absolutos, não relativos ao PIB.

Vamos lá, falar o que agora?

    xacal

    Como é que é?

    Aumentou os números absolutos e não os relativos ao PIB?

    Este cara andou fumando o quê?

    Como assim? Se eu tinha uma base de x pessoas atendidas e elevei este número a 100000x pessoas, como o valor relativo ao PIB não se alterou?

    Santo deus, de onde sai este tipo de gente?

    Sua afirmação é mentirosa por onde quer que se olhe.

    O valor per capita do gasto social no Brasil pulou de 1900 reais/ano para quase 5000/ano.

    O programa bolsa família alterou a pirâmide social brasileira, e como esta alteração se daria sem números relativos maiores?

Eduardo

Discussão inócua. Pai verdadeiro é aquele que dá amor,cria,ajuda a crescer,abre horizontes, dá respeito. O Pai é o LULA e pronto! Os Beneficiários do bolsa familia sabem muito bem que é o verdadeiro Pai! Inclusive na hora de votar! Discutam coisas mais úteis!

Eduardo

Jornais não são concessões, mas não muda o merito!

Eduardo

A proposito o maior partido da oposição o “PIG” apoiado pelo PSDB têm feito campanhas quinzenais, às vêzes semanais abordando de forma superficial sempre um tema para macular as boas realizações e desqualificar novas iniciativas do governo,em qualquer campo, em nítida e irresponsável campanha pré-eleitoral.Haja vistas à eloquência dada aos 15 minutos que site do ENEM ficou fora do ar de madrugada.De politicos inconsequentes dá para aceitar isso, mas de TVs e Jornais que recebem concessão do povo é ilegal, portanto crime!Mas, na visão do MP, STE e outras sopinhadas de letras, isso é um crimezinho atôa!

augusto2

procura-se para fins de informaçoes sobre STP, algum estudante no brasil de SAo Tomé e Principe.Ta até agora dificil de conseguir.

Marcelo de Matos

A Folha publica hoje: “O vice-governador de Pernambuco, João Lyra Neto, anunciou nesta segunda-feira (27) que irá trocar o PDT pelo PSB para ajudar na provável campanha de Eduardo Campos, presidente da sigla, na corrida à Presidência em 2014”. Esse Lyra é usineiro de açúcar ou não? Essa é uma pergunta recorrente sempre que se cita um Lyra integrante da elite pernambucana. É uma confusão danada: alguns o são, outros não. Uma coisa é certa: esse Lyra irá aliar-se à bancada ruralista, tal como o Eduardo Campos, seu líder, muito embora procurem dar um verniz esquerdista à candidatura, doando algumas terras ao MST.

augusto2

o azenha, por favor considere ai fazer um bom post sobre o programa da TV cultura SP , O ‘Legião estrangeira”.
Tanto eles como a âncora, acho q é Monica, estão ja me enchendo o saco.
o que mais me pega é o ar de “ainda superioridade” que infesta o pensamento dos gringos sobre nós, embutido nas respostas.
Fazem ginasticas mas fica sempre claro o vies deles.
Alguem os informe que somos muuito pos-FMI.
Todos sao a voz do dono, o pig de fora. E a Ancora é feita de isopor.

    Renato

    Assiste ontem e tive a mesma sensação.

sulista indignado

O Pai dessa idéia propalada e difundida na época foi sim o Senador Suplicy. Esses caras pálidas tarquemadas aliados ao PIG da ditadura estão achando que vão enganar o povo. São muito caras de pau. Cacete neles. Lei dos Mydios já.

FrancoAtirador

.
.
Alfinetada da Carta Maior

*Em cinco dias, entre 21/05 e 26/05, a mídia conservadora brasileira perde dois líderes empresariais:
Ruy Mesquita, ex-diretor do Estadão, morreu na última 3ª-feira;
neste domingo, faleceu Roberto Civita, ex-presidente do Grupo Abril.
**Sucessores devem manter a orientação corporativa,
piorando-a…
.
.

Valcir Barsanulfo

As ideias e os atos da tukanalha, vão passar a ser o lixo da história.
Nunca, em tempo algum, esses neo liberais pensaram no Brasil e seu povo.
O complexo de vira latas e a subalternidade dos neo liberais brasileiros é tão marcante, que relembra quando o cínico sociólogo fhc(minúsculo)tirava os sapatos ao entrar nos aeroportos dos Yankes.

Julio Silveira

Cada vez mais o Bolsa familia e sómente esse produto fica sendo a marca registrada do antigo PT e da defesa do legado do presidente Lula. E temo que com o andar da carruagem vire apenas propaganda de marketing partidário sem nenhum avanço ou melhoramento no programa ou de outros avanços sociais. Espero que o PT não durma em cima dos louros que o Lula conquistou com seus avanços e não caia na tentação (como tem demonstrado estar ocorrendo) de atender as vozes internas dos classe médias ou altas que frequentam o partido internamente ou por acreção.

augusto2

Oia, alguem lembrou da logica elementar?
para os editorialistas do o Grobo:
1- Se (a Caixa) disponibiliza mas não avisa, a consequencia é SOMENTE que a grana fica lá mais tempo, á disposiçao. Ou 2+2 nao sao quatro?
2-Se uma mulher encontra seu dinheirinho, pra ela precioso, antes da data, fica feliz e ainda espalha que TEM. Nao que não tem.
Passaria pela sua cabeça ser ultima e não haveria mais para o futuro?

Francisco

O principio da máquina a vapor existe desde a Grécia. Mas quem inventou a máquina a vapor foi James Wats, na Inglaterra.

Inventar é dar emprego social a uma ideia. O Programa de Renda Mínima existe na Suécia há décadas, Suplicy escreveu o que parece ser o primeiro livro de brasileiro sobre o assunto. Publicar, na academia, é patente.

Mas quem o fez “fazer diferença” na sociedade? Nem Suplicy e nem o PSDB: o fez o mandato Lula.

Lula poderia ter dado a esse programa a feição de vitrine do tipo “vê que eu me importo com o social?” que o PSDB deu (e, no fundo, ainda dá…). Não o fez, fez ele existir massivamente, ganhar pernas e andar quase à revelia do PT na sociedade.

Se o PT (e mais ainda o PSDB, coitado) tentar acabar com o programa social ponta de lança da redistribuição de renda no Brasil o PT será “finalizado” pelo povo, como num ringue de MMA…

Se o PSDB fosse esperto, reivindicava o “espírito do tempo”, o espírito de um momento, o inicio do século XX e inicio do XXI em que partidos com o social como bandeira (PT, PSDB, PC do B, PDT, PSB, etc.) competiram pelo melhor para o nosso povo e pela manutenção do glorioso recorde histórico de normalidade democrática. Uma “Era de ouro” que, como toda era de ouro, não tem “dono”, tem povo.

Uma Era de Ouro do povo brasileiro.

Porque o PSDB quer o Bolsa Família? Para mantê-lo? Para amplia-lo? Ou para guarda-lo num cofre?

“É meu!!!” – grasna a ave bicuda.

Para guardar num depósito e juntar pó?

Mas a raiz da disputa besta é a própria atitude do PT.

Comparar o mandato petista com o mandato de FHC “já deu” – e talvez isso comece a sair perigoso, uma vez que as pessoas ensaiam se esquecer o inferno que esse país já foi…

Que tal comparar o mandato do PT presidencial petista com os mandatos estaduais tucanos? Os mandatos de hoje. Qual o compromisso social de Alckmin?

Comparando o presente com o presente, os tucanos não sobrevivem nem na imaginação do “poderia ter sido”. O PSDB terceiriza e privatiza a saúde pública dos estados que governa, esse é o fato presente e concreto, o que não faria com o Bolsa Família?

Talvez o PT não faça esse comparativo porque pode suscitar comparações, por outro lado, desagradáveis. Qual o compromisso social dos estados governados pelo PT? Como esta indo Deda em Sergipe? E Jaques Wagner na Bahia? E as prefeituras (ai, ai, as prefeituras…)?

A prova do bolo é come-lo. O dono do Bolsa Família é quem aplica-lo. O PT federal assim o faz. Fez e faz. A vocação dos estados e municípios (talvez por menor visibilidade midiática…) já não é tão entusiasmada com a militância social e socialista…

James Wats simplesmente ignorou os gregos – construiu uma Era de Ouro para a Inglaterra, verdadeira dona do espírito do tempo.

    JOTACE

    ERA DE OURO ?

    O comentarista Francisco define como “Era de Ouro” os tempos que o Brasil vivencia hoje. Faz até uma espécie de curiosa analogia e descobre que o surgimento de tal bonança se deve a um mandatário presidencial, o Lula. Contudo, no seu entusiasmo, o Francisco esqueceu que foi também esse “espírito do tempo” que facilitou fossem arrombadas totalmente as portas pela sucessora para que o neoliberalismo se reorganizasse e se fortificasse no Brasil e assim se apropriasse das riquezas nacionais…E que vão desde os recursos minerais, com os leilões do petróleo para benefício das petroleiras estrangeiras, ao ferro, ao ouro, ao nióbio, à agricultura dos eucaliptais, do algodão, da soja, do agronegócio, dos transgênicos e agrotóxicos que envenenam o povo. Espírito sábio, também, que nos faz esquecer o escândalo do trigo cuja comercialização tornou o Brasil o maior importador do mundo, ainda que tenha solos que permitiram até a exportação do produto. E maravilhoso “espírito do tempo” ou espírito da devotada parelha dos “protetores dos pobres”que, além de permitir a entrega do campo às transnacionais, abandonou a reforma agrária, e mantém dessasistidos os sem-terra que hoje vivem como habitantes de barracos mordendo a poeira na beira da estrada…Espírito polivalente, recheado de sabedoria multifacetada, que promoveu com ‘engenho e arte’ o domínio das telecomunicações pela Globo e das piratas, suas irmãs espanholas…Era de ouro mesmo, ou simplesmente Tempos da Grande Entrega ?

    JOTACE

    OPS!

    Por favor leiam “tenha solos que permitiriam até a exportação” ao invés de “tenha solos que permitiram até a exportação”. Grato, Jotace

    xacal

    Pobre JC ‘tá cada vez mais surtado o menino.

    Sofre da síndrome do relógio quebrado. Vai “marcar” a “hora certa” duas vezes no dia.

    Assim como suas análises. Uma hora ou outra ele acerta algo, e diz, exultante: “viu, eu avisei”.

    Então você esperava mesmo que um governo de um operário semi-analfabeto, com toda carga simbólica que estava implícita, e pelo enorme processo de desgaste para que este governo se concretizasse, com toda sorte de chantagens, ameaças, e jogo sujo, fosse chegar e fazer a revolução socialista, fechar o Congresso, e implantar o “paraíso terrestre”?

    Bom, quem sabe a Amazônia seria nosso Gulag?

    Eu me pergunto: onde é que estão estes ultra-esquerdalhas, que falam em entreguismo, em rupturas, e rotulam toda a política como só eles detivesse o santo graal?

    Por que será que este pessoal só é motivo de piada?

    Onde estão as massas que conduzem?

    Qual é a representatividade social deste pessoal?

    Um bando de comédias!

    JOTACE

    Caríssimo Xacal,

    Sinceras desculpas, mas não sou, nem serei jamais, porta-voz pago pra defender bandalheiras e aqueles que as permitem, possibilitam, promovem, praticam. Se sou apenas um eleitor como queres entender, sou também um brasileiro preocupado com a entrega bandida do patrimônio público. Atente bem, público, quer dizer meu também. Com certeza, sou mais democrata do que aqueles que ganham para servir a vende-pátrias. Nunca invoquei a Democracia pra defender a causa deles. Comédia é estar a gritar com todas as forças que, em se elegendo a candidata do Lula, vai se defender o Brasil da privataria que os outros candidatos irão praticar. Para de dizer bobagens, atenta para o que escreve!

Samira Silva

O Zé e o PSDB e tudo que representam são o lixo que precisamos eliminar para o Brasil e os brasileiros se desenvolverem.

    Fabio Passos

    Sem duvida.
    E nao vamos nos esquecer do PiG.

    Ja passou da hora de remover este entulho da ditadura.

Edgar Rocha

Quem precisa do Bolsa Família se tem o PCC pra transferir renda? Deve ser este o projeto do Serra. Bolsa-farinha, que tal?

Fabio Passos

Todo mundo sabe o quanto PiG-psdb atacou e tentou destruir o bolsa familia.
Agora querem fingir que sao a favor?

Sabotagem!
Para a “elite” branca e rica, o povo pode morrer de fome…

Estes racistas imbecis que leem revista veja nao enganam ninguem.

Sagarana

Outro dia vi uma “miserável” do bolsa “esmola” – como o Lula dizia, querem ver o vídeo? – com belas roupas, joias e cabelo recém saído do cabelereiro, revoltada com os boatos. Voto garantido.

    Manuel Geraldo

    Por que a pessoa recebe o bolsa-família ela deveria se parecer com um indigente???

    Sua pré-concepção é bem arraigada e arcaica.

    Sagarana

    Simples meu caro, porque o DINHEIRO PÚBLICO deveria ser dado APENAS aos que se encontram em estado de miséria aguda. Mais uma prova do caráter eleitoral do “programa”.

    João Paulo Ferreira de Assis

    Você, sem querer acabou por me dar um argumento para denunciar os inimigos do bolsa família. É comum em administrações de partidos contrários ao bolsa família, os prefeitos cadastrarem apadrinhados ricos no bolsa família para desmoralizarem o programa, e assim conseguirem a extinção dele. Essa senhora recém-saída do cabeleireiro deve ser uma das apadrinhadas que recebe sem ter direito, enquanto os verdadeiros necessitados ficam de fora.

Mário SF Alves

Com relação a tudo que lembre a questão social no Brasil, seja o Bolsa Família, ou seja, em perspectiva ampliada, o conjunto de políticas públicas voltadas à superação do maldito subdesenvolvimentismo [capitalista ou não] que há séculos nos aflige, humilha, atormenta e tortura, e, no que tange ao PSDB, PiG e demais ecossistemas associados, podemos ter certeza, é, quando muito, só e somente só discurso, palavrório, enganação.
____________________________________
É, pois, assim. Não que sejam completamente vesgos, tapados/ incompetentes. Não. O problema não é esse. O problema é que, enquanto representantes dos representantes de interesses estrangeiros [leia-se, representantes da pior elite do mundo], eles não serão capazes de absolutamente nada além da velha mesmice de sempre. Aliás, nem a ditadura teve poder suficiente pra reestruturar a posse e uso da terra no Brasil. São incapazes de qualquer política que realmente beneficie a maioria da população brasileira. Nesse caso, sim, são, de fato, total e cabalmente impotentes, travados, engessados. Brasil desenvolvido? Como??? Mediante políticas implementadas pela direita, pelos conservadores? Isso, jamais.

Bruce Guimarães

Como o Aécio disse no programa do ratinho, a primeira inicitiva do Lula foi o “Fome Zero”, sabemos que o tal “Fome Zero” naufragou, o que fez o Lula? Unificou os programas sociais iniciados por FHC (Bolsa-Escola, Bolsa-Gás e outros). Teve mérito na unificação, mas querer a paternidade. Ou seja, o governo petista só teve o trabalho de unificar. Querer a paternidade é demais!!!

    marco

    se for discutir paternidade,… todo mundo sabe que o fhc tá mal pois mesmo o plano real é filho “real”do itamar!

    paulo roberto

    Bruce, então vc acredita no Zé?

Júlio Curvêllo

Caro Moderador,
Permita-me, por favor, substituir o texto anterior pelo que segue, onde detectei e corrigi alguns deslizes no Português.

Não basta ter uma rubrica com nome socialmente orientado para tornar seu criador um gestor verdadeiramente comprometido com nossas urgentes questões sociais.
É igualmente necessário (na verdade, bem mais necessário) que recursos compatíveis com a capacidade do Estado e com a gravidade das questões, sejam devidamente alocados. Sem isso, o “programa” é só uma peça publicitária sem conteúdo.
Já no primeiro ano do Bolsa-Família, os recursos alocados eram mais que o dobro do montante de TODOS os programas “existentes” no governo FHC. E esses recursos ainda aumentaram significativamente nos anos seguintes.
Não sou a favor de dar esmola. E também não vejo esse programa como esmola.
Vejo-o como um programa de reinserção social absolutamente necessário, até para evitar a ecatombe social que, cedo ou tarde, explodiria, ameaçando inclusive o status-quo e as escandalosas vantagens auferidas por boa parte da sociedade bem-posta, beneficiária, há séculos, dos menos divulgados bolsas-iates pagos igualmente com o dinheiro do Erário, e contra os quais não se vê tanta grita.
Júlio Curvêllo

Antonio Vieira

Falem, bem ou mal,o que importa numa democracia, é a posição da maioria e essa, está com o LULA e não abre! Procurem um lugar quentinho para chorar. Vocês, conservadores retrógrados, saíram do poder em 2002 e, como Deus é Brasileiro, creio que não voltam antes de 2222!

    Fabio Passos

    2022?
    Que nao voltem nunca mais… que vao para os quintos dos infernos!
    Livrar-se do Pig-psdb sera uma bencao para o Brasil.

GABRIEL

Realmente ninguém acredita

    Pedro mello

    Só para constar, Marcos Coimbra não ajudou a eleger o Collor?

Júlio Curvêllo

Não basta ter uma rubrica com nome socialmente orientado para tornar seu criador um gestor verdadeiramente comprometido com as urgentes questões sociais de nossa sociedade.
É igualmente necessário (na verdade, bem mais necessário) que recursos compatíveis com a capacidade do Estado e com gravidade da questão, sejam alocados. Sem isso, o “programa” é só uma peça publicitária sem conteúdo.
Já no primeiro ano do Bolsa-Família, os recusrsos alocados eram mais que o dobro do montante de TODOS os programas “existentes” no governo FHC. E esses recursos aumentaram nos anos seguintes.
Não sou a favor de dar esmola. E não vejo esse programa como esmola.
É um programa de reinserção social absolutamente necessário, até para evitar a ecatombe social que, cedo ou tarde, explodiria, ameaçando inclusive o Status-quo e as indevidas vantagens auferidas por boa parte da sociedade bem-posta, beneficiária, há séculos, dos menos divulgados bolsas-iates pagos igualmente com o dinheiro do Erário.
Júlio Curvêllo

FrancoAtirador

.
.
A Rede Globo, Organização Empresarial Midiática que todos os anos recebe mais de meio bilhão de reais do Governo-Equilibrista-na-Corda-Bamba, fez questão de ressaltar que, após o episódio criminoso contra o Programa Social direcionado aos pobres do Brasil, que gerou tumulto nas agências da Caixa Econômica Federal, “Dilma admite falhas no Bolsa Família”:

(http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/t/todos-os-videos/v/dilma-diz-que-vai-aumentar-seguranca-na-distribuicao-do-bolsa-familia/2596649)

Dilma admite falhas no Bolsa Família, mas diz que elas não explicam boato

Temendo fim do programa, milhares correram para agências da Caixa.
Banco admitiu que antecipou saques do programa um dia antes de boato.

Do G1, em Brasília

A presidente Dilma Rousseff admitiu neste sábado (25) que “pode ter tido falhas” no sistema de pagamento aos beneficiários do Bolsa Família mas apontou que essa hipótese não explica o fato de milhares de pessoas, em pelo menos 12 estados, terem corrido na semana passada a agências da Caixa Econômica Federal após boatos sobre o fim do programa.

“Nós somos humanos. Pode ter tido falhas [no Bolsa Família]. O que eu estou dizendo é o seguinte: não é uma falha tópica que explica doze estados [em que foram registradas invasões das agências pelos beneficiários]. Então, a Polícia Federal e a segurança da Caixa vão procurar todos os motivos e vão elencá-los todos”, disse a presidente durante viagem à Etiópia, onde participou da cerimônia do Jubileu de Ouro da União Africana.

Neste sábado, a Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão do Bolsa Família, informou que antecipou o saque do benefício na sexta-feira (17), um dia antes dos boatos sobre o fim do programa que levaram milhares às agências em ao menos 12 estados do país no sábado (18). Durante a semana, o governo havia negado a antecipação de saques.

Reportagem publicada na edição deste sábado do jornal “Folha de S.Paulo” afirma que a Caixa Econômica Federal confirmou ter alterado, sem aviso prévio, todo o calendário de pagamento do Bolsa Família um dia antes dos boatos.

A descoberta da mudança no calendário ocorreu porque uma dona de casa da região metropolitana de Fortaleza, apresentou comprovante da antecipação do pagamento em 12 dias. Confrontada pelo jornal, a Caixa mudou a versão.

Neste sábado, o órgão prestou esclarecimentos por meio de uma nota enviada à imprensa. A Caixa afirmou que a antecipação dos saques de todos os 13,8 milhões de benefícios fora da data prevista no calendário individual pode “ocorrer em situações específicas como casos de calamidade ou necessidade de melhorias de sistemas”. Nesse caso específico, havia em andamento “desde março, diversas melhorias no Cadastro de Informações Sociais, conforme já divulgado”.

“Em consequência desse procedimento, na sexta-feira (17), primeiro dia do calendário de pagamentos de benefícios do Bolsa Família do mês de maio, o banco disponibilizou o saque independentemente do calendário individual”, diz a nota.

Reportagem do jornal “O Globo” afirma que a Polícia Federal descobriu indícios de que uma central de telemarketing com sede no Rio de Janeiro foi usada para difundir o boato de que o Bolsa Família iria acabar.

Leviandade
A presidente apontou que o episódio está sob investigação e disse que seria “leviandade” apontar a causa da corrida de pessoas para sacar o benefício. Questionada se a oposição pode estar por trás dos boatos sobre o fim do programa, Dilma disse que “jamais” se manifestaria nesse sentido.

“Nós não concluímos [a investigação], não há nenhum indício que permita dizer que é A, B, C ou D [a causa da corrida dos beneficiários às agências]. Não há esse indício enquanto não houver nenhuma avaliação concreta”, afirmou a presidente, que desautorizou qualquer comentário de seus auxiliares sobre o assunto.

A ministra Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, disse na última terça-feira que não houve antecipação de recursos e que a liberação do pagamento ocorreu para “evitar tumulto”.

“Nós liberamos o pagamento para evitar tumulto e para garantir a integridade física dessas pessoas”, disse. “No final de semana, exclusivamente, os beneficiários tiraram o dinheiro do Bolsa Família do mês independente se seu numero era 1, 2, 3, 4 ou 5. Isso não está mais acontecendo porque agora, com as agências abertas, temos condições de dar um atendimento qualificado”, afirmou a ministra durante o programa “Bom Dia, Ministro”.

Em nota, o PSDB cobrou neste sábado explicações sobre a antecipação do benefício, sem prévio aviso. De acordo com o líder do partido na Câmara, Carlos Sampaio (SP), disse que o PSDB irá convocar a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, para que ela esclareça se tinha conhecimento da antecipação do pagamento.

Pagamentos
Pela regra oficial, o pagamento do Bolsa Família segue a ordem do último número do cartão do beneficiário. Quem tem cartão com final “1” recebe o pagamento a partir de uma data definida previamente, e o beneficiário com cartão com final “0”, recebe no último dia.

A Caixa diz que o volume de saques na sexta-feira foi inferior ao mesmo período do mês anterior, com um total de 649.018 saques. Em abril de 2013, foram realizados 852.602 saques no primeiro dia do calendário. “Portanto, os dados atestam a normalidade dos pagamentos realizados durante toda a sexta-feira (17) e na manhã do sábado (18)”, diz a nota.

Ainda segundo a Caixa, somente por volta das 13h de sábado foi verificada a anormalidade de saques em alguns estados quando começaram a circular boatos sobre o fim do Bolsa Família.
“Para garantir o acesso aos benefícios e a integridade física das pessoas, o banco manteve o procedimento de disponibilizar os pagamentos, independente da data prevista, durante o final de semana”, diz o texto.

A Caixa informou ainda que tem “total interesse na apuração dos fatos e reafirma que aguarda as investigações da Polícia Federal em relação a origem dos boatos e que prestará todas as informações necessárias às autoridades policiais para colaborar com a apuração”. A origem dos boatos ainda é desconhecida – a Polícia Federal abriu inquérito para apurar o caso.

Cinco vezes maior
Campello afirmou, na última terça, que a quantidade de saques do Bolsa Família realizados no sábado (18) foi cinco vezes maior que a média registrada nos sábados.

Segundo informações da assessoria do ministério, a quantidade média de saques realizados aos sábados é de 100 a 200 mil. No último sábado, porém, quando houve rumores de que o benefício seria suspenso, o número de saques foi de 500 mil. No domingo, houve 400 mil saques, ainda de acordo com assessoria.

Os cerca de 900 mil saques feitos durante o final de semana contabilizaram R$ 152 milhões, de acordo com a Caixa Econômica Federal.

(http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/05/dilma-admite-falhas-no-bolsa-familia-mas-diz-que-elas-nao-explicam-boato.html)
.
.
Leia também a íntegra do discurso do candidato tucano Aécio Neves, festejado pela Mídia Bandida no sábado (18), quando foi eleito Presidente Nacional do PSDB, em meio à consumação do crime praticado pela quadrilha da Direita contra @s brasileir@s pobres.

(http://oglobo.globo.com/pais/integra-do-discurso-de-aecio-neves-na-convencao-do-psdb-8431436)

Nota:
Esse discurso também foi, em parte, patrocinado pelo Governo-Equilibrista-na-Corda-Bamba.
.
.

    xacal

    Franco, responda a uma curiosidade minha: Esta foto em seu perfil, aí em cima, é da Dilma, quando ela estava sendo apresentada a Justiça Militar, após a barra pesada da tortura?

    Se é o caso, eu pergunto ainda:

    O que leva você a manter esta imagem, considerando o governo dela algo dúbio e não-confiável?

    Algum tipo de paradoxo sádico-masoquista, como se quisesse nos lembrar que a única possibilidade de redenção da presidenta é o encarceramento das suas escolhas políticas em alguma cela escura da estreiteza política?

    Ou para dizer que ela aderiu aos algozes, como paciente de alguma síndrome de Estocolmo?

    Ou será apenas uma ironia tão sutil e sofisticada que precisa ser melhor explicada?

Ramalho

Como ensina a química elementar, se combina-se oxigênio com hidrogênio, ambos gases, o resultado pode ser água [2H2 (gás) + O2 (gás) → 2H2O (líquido)]. A combinação de substâncias químicas é criativa e o resultado dela nada tem a ver morfologicamente e, principalmente, funcionalmente, com reagentes.

Poder-se-ia dizer que processos de combinação (reação) químicos que resultam em substâncias totalmente diferentes daquelas que lhes dão origem não são comparáveis a processos de combinação de programas de governo, isto é, que o processo de combinação de programas de governo para a criação de um novo, como é o caso do Bolsa Família, não é comparável a processos de combinação química. Então, considere-se outros processos de combinação.

Um currículo pode, por exemplo, ser a combinação de partes dos currículos de Física, Química, Estatística, Desenho, Computação, Álgebra Linear, Cálculo etc., e da combinação deles resultar o currículo de Engenharia Civil, que tem propósito pedagógico completamente diferente das partes que o constituem, e que é completamente diferente de seus constituintes tomados individualmente.

O resultado da combinação biológica de homem com mulher é, ainda, um ser humano, porém totalmente diferente dos pais, pois outra pessoa. A combinação de rodas, motor, carroceria pode ser um automóvel, objeto totalmente diferente das partes constituintes tomadas individualmente.

Exemplos de que o sistema resultante da combinação de subsistemas e componentes é diferente destas partes há aos montes, o que confirma empiricamente a constatação óbvia de que a combinação de partes resulta sempre em algo diferente das partes, pois o todo não pode ser o mesmo que parte constituinte ou igual a ela. O Universo não é o mesmo que o Sistema Solar. Teria sentido desmerecer o Universo porque seria combinação de galáxias?

A Lei 10836/2004 que cria o Programa Bolsa Família, ademais de tudo visto, unifica os procedimentos de gestão e execução das ações de transferência de renda da União, por meio de novos procedimentos, em relação aos procedimentos definidos em leis anteriores, substituindo os procedimentos anteriores, como se pode constatar lendo os corpos das leis envolvidas. Quer dizer, em verdade, o Bolsa Família nem é combinação de programas anteriores, mas um novo programa que substitui os anteriores, em finalidade, forma e quantidade de beneficiários. Trata-se de um programa novo.

A farsa da direita, como alerta Marcos Coimbra no caso do Bolsa Família, é a mesma do Plano Real, do programa Anti-AIDS e de muitos outros. Consiste em tomar como seus, do PSDB, os sucessos do governo petista.

O Plano Real, por exemplo, criação do governo Itamar mas que o PSDB disse ter sido criado por ele, existiu durante todo o governo psdbista, e, mesmo assim, o Brasil faliu naquela oportunidade, mais de uma vez, em razão de gestão econômica catastrófica e criminosa (elevaram confessadamente a dívida líquida pública em mais de R$ 1,4 tri, ao lado de, ao invés de aumentarem os ativos nacionais como resultado do endividamento, dilapidarem o patrimônio nacional naquilo que ficou conhecido como privataria). Portanto, não foi o Plano Real por si só a causa do sucesso da gestão econômica do governo do PT como costumam dizer os psdbista, pois, se fosse, o governo do PSDB também o teria sido bem sucedido na gestão econômica do país.

Da mesma forma que mentiram no caso do Plano Real, querem apropriar-se infundadamente do sucesso do Bolsa Família, amado e odiado pela direita e simpatizantes (simpatizantes que são em geral pé-rapados aculturados sem noção da posição que têm na sociedade e que se julgam burgueses sem sê-lo)como lembra Coimbra. Como se viu, os sucessos do Bolsa Família e da gestão econômica conduzida pelo governo petista nada têm a ver com o PSDB e seus velhos programas medíocres, ineficazes, minúsculos de transferência de renda e nem com, apenas, o Plano Real que, reitere-se, é criação do governo Itamar.

Ops, deixe-me corrigir-me: a bem da verdade, o PSDB, enquanto geriu o Ministério da Fazenda e o Banco Central, levou a cabo programa de transferência de renda, sim, o maior de nossa história, como fui esquecer disto? Transferiu dos trabalhadores e dos segmentos produtivos em geral para o segmento financeiro e para apaniguados R$ 1,4 TRILHÃO DE REAIS pelo menos, montante em quanto elevou nossa dívida líquida pública sem qualquer contrapartida para o Estado.

Alemao

O grande problema da oposição é que ela se deixa pautar pelo PT. Acredito que nenhum partido político, mesmo que fosse de direita (coisa que inexiste no país) iria acabar com o bolsa família. Se algum deles tentasse algo parecido seria massacrado no pleito seguinte. O que deveria estar em pauta é o que os governantes vão fazer para permitir que essas pessoas saiam desse patamar de pobreza.

Óbvio que ao PT não interessa tirá-los da miséria, senão ficam sem discurso. Aliás, à nenhuma esquerda interessa a melhora da condição de vida dos menos afortunados. A ladainha é sempre a mesma, acusam aszelite de opressão aos índios, negros, homossexuais, sempre se valendo de alguma minoria para caracterizar seu oponente de lobo mau. E a boiada aplaude. Quando se aponta que os dirigentes estão se locupletando armam o circo e defendem-los com unhas e dentes. O PT quer mesmo é continuar no poder pelo poder, a Dilma até agora não fez nada pelo país. Foram os primeiros dois anos distribuindo cargos para deus e o mundo e agora em plena campanha eleitoral fazendo acordos com quem quiser para garantir tempo de televisão. Ano que vem teremos Copa, gastaram bilhões para um evento que julgo eu só servirá para escancarar ainda mais a republiqueta que é o país. Esses bilhões teriam sido melhor utilizados se os houvessem aplicados para a melhoria do país.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Tá bom, alemão.

    E tu vais votar no Aécio ou na Marina em 2014?

    Ah, esqueci, tu és de direta, e não existe Direita no Brasil.

    Então vais viajar para Máiâmi-Flórida-USA em outubro de 2014

    Lá encontrarás teus semelhantes do Tea Party em Máiâmi Bítchi.

    Carentins

    “Óbvio que ao PT não interessa tirá-los da miséria […]”

    Como sempre, você está mal informado…

    “Aliás, à nenhuma esquerda interessa a melhora da condição de vida dos menos afortunados. A ladainha é sempre a mesma […]”

    Você está pensando com a lógica tucana achando que toda lógica funciona assim.

    Não funciona assim.

Luís Carlos

Todos sabemos do ódio de lideranças do PSDB ao Bolsa Família, como nos faz saber, por exemplo, Álvaro Dias, dentre outros. Não bastasse isso, outros ícones de partidos da direita brasileira, como o Sr. Borhausen do DEM não fizeram cerimônia ao esclarecer esse ódio ao afirmar que teriam que “acabar com essa raça”. O próprio FHC se referiu a aposentados como “vagabundos”. Ainda querem que o povo acredite neles. Grande número de contorcionismo e prestidigitação da comunicação neoliberal.

João Brasileiro

Lulipe,

Seus pais estão morrendo de vergonha de você!!!!
Quando você vai ter vergonha e si mesmo????

Um abraço.

    josé lima

    Lulipe,
    Que alcunha!
    Olha só! esse não se emenda.
    Xô, vai para seu habitat, ave sem futuro!

Roberto Locatelli

É por causa dessa ausência de propostas da oposição que há risco de golpe de estado. A direita é ruim de voto. E está ficando mais sem voto ainda. Vide a cidade de São Paulo, que elegeu Haddad.

Aí partem para o tudo ou nada, seja na campanha eleitoral, seja nos subterrâneos da política.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Este é precisamente o ponto nevrálgico no atual momento histórico.
    .
    .

nelc

O Aécio é o maior surfista dos programas sociais, implementados pelo presidente Lula, senão vejamos: Luz de Minas, Farmacia de Minas,etc !Êta cabra que cheira muito e mau.

Elias

Jamais poderia imaginar que um dia iria repetir uma frase de João Figueiredo. À época, ele disse: Tancredo Never. Todos consideraram um trocadilho abominável. Hoje, por mais que me enoje a lembrança do ditador, sinto-me impelido a dizer o mesmo: Aécio Never.

Luana

E agora foram lá na china procurar um suposto economista liberal para dizer que a China terá uma década perdida. RSRsrrrs.

Em outras palavras, internamente a economia está péssima (pior do que a Europa e os EU, este aliás. está em franca recuperação, para eles). Enquanto isso, só país caindo na Europa como efeito dominó e a China emprestando. Mas não é suficiente, a combalida Inglaterra se acha no direito de dizer ao Brasil o que fazer. Combalida Inglaterra ou os capitalistas brasileiros que latem todos os dias querendo recessão,desemprego e aumento da taxa de juros?

Enfim, os americanos salvaram sua economia com o gás de xisto. E a China, o Brasil,os Brics estão mal. A Europa,esta, está a mil maravilhas,inclusive se achando no direito de dizer ao Brasil o que fazer.

Enfim, estes são a mídia e a oposição contando com a ignorância de sempre do povo.

    Tonhão Alves

    OS TUCANALHAS ESTÃO INDÔMITOS EM CAUSAS PERDIDA,EM AUTO-FLAGELO ESTÃO RASGANDO O C… COM AS UNHAS. IMAGINE ATÉ O TÉRMINO DO GOVERNO DILMA. HAJA C… E PENA.

DANIEL BERNARDES

Para o Aecinho, um desocupado que conseguiu, como muitos, virar milionário fazendo politica, pois nunca em sua vida trabalhou de verdade, o melhor SLOGAN e aquele que da titulo a uma exposição de motivos realizada por Mario Chaves, tucano de boa cepa, em 2010. Dizia ele assim: ‘PÓ, para governador”. Imagino que este titulo da matéria, na verdade, era algum tipo de mensagem. E vcs?

Paulo

O jornalista é um irresponsável e inconsequente. Em 1987/88 já se discutia nas academias, inclusive nas de engenharia, muito por causa da constituinte, em como solucionaríamos a pobreza extrema do Brasil.

Basta ler uma tese de mestrado, no banco de teses da FGV, de 1977!
Segue o link: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/10128

Naquela época, é bom lembrar, pela atuação pragmática do PT contra quaisquer propostas de inovações na constituição que ainda estava sendo construída, caraterizou-se uma aversão de muitos brasileiros ao ranço marxista de sua ala intelectual radical. Éramos filhos da ditadura, e por isso, a percepção forte e saudável de que discutindo de maneira crítica e liberal, mas respeitosa, haveríamos de achar o nosso caminho para, de fato, eliminarmos as nossas mazelas no longo prazo. Então, estes assuntos eram corriqueiros e tratados com um espírito democrático, mas sem essa necessidade de se atribuir a paternalidade política de uma boa ideia ao partido X ou Y, ao sujeito Zé ou ao Mané. Sendo assim, o Bolsa Família, conforme se configura hoje, emergiu de um conhecimento coletivo, de uma grande parcela da sociedade e da vontade de brasileiros representados pelo seus míseros votos.

Querer atribuir ao PT a invenção do Brasil de hoje, por meio deste maniqueísmo da história, além de uma falácia com objetivos eleitoreiros, é um desrespeito à imagem do homem comum que permeia a nossa nação. É querer diminuir a democracia, porque, de fato, nunca acreditou nela.

    josé lima

    Discutir tucano, é diferente de implementar e expandir, como fez o Governo Lula.
    As tais discussões a que você se refere, foram, tão somente, mera teorização.

    xacal

    Não, de forma alguma podemos atribuir ao PT a invenção do Brasil.

    O Brasil segregador, excludente, com pobres totalmente marginalizados, com Universidade Pública só para filho de rico, pagando juros extorsivos a banca internacional, sem reservas internacionais, e com níveis de renda subsaarianos foi inventado bem antes, pela elite que legou a democutanalhada e tarefa de passar a régua entre 94/2001.

    O PT, na verdade, RE-INVENTOU este país, que começou a se tornar um lugar mais decente para se viver.

    E olha que não foi realizado ainda nem 20% do que precisa ser feito, mas a diferença salta aos olhos!

    Ou seja, o país “inventado” pelos paulos e apaniguados era mesmo uma merda de dar dó…ao menos para a imensa maioria!

    Paulo

    Então o Brasil foi “reinventado” pelos xacais (ou seriam chacais?).

    E o que a “academia” começa a tecer como história?
    Basta querer ver e entender a matéria colocada aqui no viomundo:

    http://www.viomundo.com.br/politica/armando-boito-jr-grande-burguesia-interna-domina-governo-dilma.html

    E lógico, pela aversão de praxe que parte do PT nutre pelas boas ideias de seus opositores, inclusive às de Suplicy (veja a história), pelo medo ou nojo característico que advém da ala radical de experimentar o capitalismo, estes 80% só virão quando o petismo voltar para a oposição.

    E para findar, nesta “disputa”, pelo que demonstra sua aguerrida militância, nota-se o seu apreço pela democracia!

    xacal

    paulo, paulo, não acho que nem eu, nem alguma parte do PT nutra ódio pelas boas ideias dos opositores, embora elas sejam tão escassas e difíceis de achar como agulhas em um palheiro.

    Este país viveu 500 anos à bordo das “boas ideias” do seu pessoal!

    Também não sou avesso ao capitalismo.

    Só que o capitalismo que você e sua quadrilha são depositários manteve ao longo dos séculos 1% da população com 60% da renda nacional, só para resumir.

    E a oposição que o PT está sofrendo, não é porque está a tentar um golpe socialista, mas só porque está tentado ensinar os nossos capitalistas a comer com talheres, e abandonar a dieta a base de carne e sangue humanos.

    Viu só quando tentamos baixar os juros? Teve gente sua dizendo que era para subir e mandar o pessoal para rua, para manter os fluxos de capitais, e de quebra, criar o bom e velho exército de reserva…Seria uma “grande ideia”?

    Aí, na falta de boas ideias, vocês tentam suprimir ou surrupiar o que nós fizemos.

    Mas tudo bem, de todo modo, a cópia é um elogio ao autor!

    Valmont

    Paulo,

    Os tucanos sempre foram bons de papo (têm um enorme bico), mas, na prática, levaram o povo brasileiro à indigência, à beira do abismo, após uma década de desespero. O mérito maior do Governo Lula foi colocar EM PRÁTICA políticas que efetivamente melhoraram a vida dos trabalhadores e da grande parcela de excluídos deste País.

    Conversa bonita (expertise maior dos tucanos) não enche barriga de ninguém. Assim como esse papo de “paternidade” não chega a lugar nenhum, pois o verdadeiro mérito não é de quem faz discurso, mas de quem REALIZA os anseios do povo.

    PS.: Esse pinguim aí parece um tucano. :D

Rasec

Tem vários textos sobre isso do Marcos Coimbra. São excelentes! Por q vocês não resgatam?

paulo machachado

logico!É Dilma sem pensar duas vezes

Rogério Ferraz Alencar

Lulipe, contra fatos não há argumentos:

“[Eu, Lula], O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o Fica criado, no âmbito da Presidência da República, o Programa Bolsa Família, destinado às ações de transferência de renda com condicionalidades.”

Percebeu? FICA CRIADO! Portanto, quem criou o bolsa-família foi Lula. E chaga de chorumelas!

Paulo

Não é preciso argumentar criticamente enquanto o youtube ainda está livre:

http://www.youtube.com/watch?v=83WUqpvddq8

Fabio Passos

A verdade e que estes racistinhas de m. que leem revista veja defendem abertamente que o bolsa familia acabe… e que milhoes de brasileiros sejam atirados na fome!

O PiG-psdb so criou miseria e desgraca para o Brasil.
Ta na hora de implodir a casa-grande e tomar toda a riqueza que a “elite” branca roubou do trabalhador.

Chupa, PiG!

Carina

Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito booooooooooooooooooooooom

Martins Andrade

acreditaram tanto, que ele perdeu a eleição. Ele e os outros com discursos do mesmo naipe.

lulipe

Contra fatos não há argumentos:

Como se pode verificar aqui – documento oficial da Presidência da República sobre a lei 10.836/2004, que cria o Bolsa Família – o parto do programa social que é o carro-chefe de Lula não teve início no governo petista. O decreto nos traz as seguintes informações:

[Eu, Lula], O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o Fica criado, no âmbito da Presidência da República, o Programa Bolsa Família, destinado às ações de transferência de renda com condicionalidades.
Parágrafo único. O Programa de que trata o caput tem por finalidade a unificação dos procedimentos de gestão e execução das ações de transferência de renda do Governo Federal, especialmente as do Programa Nacional de Renda Mínima vinculado à Educação – Bolsa Escola, instituído pela Lei nº 10.219, de 11 de abril de 2001, do Programa Nacional de Acesso à Alimentação – PNAA, criado pela Lei n o 10.689, de 13 de junho de 2003, do Programa Nacional de Renda Mínima vinculada à Saúde – Bolsa Alimentação, instituído pela Medida Provisória n o 2.206-1, de 6 de setembro de 2001, do Programa Auxílio-Gás, instituído pelo Decreto nº 4.102, de 24 de janeiro de 2002, e do Cadastramento Único do Governo Federal, instituído pelo Decreto nº 3.877, de 24 de julho de 2001.

    Bonifa

    Bobagem. Mas é um avanço, o reconhecimento a ponto da disputa de paternidade. Antes ideólogos que teólogos.

    xacal

    O lulipe é um gênio.

    Ele considera que a simples edição de uma lei dá dimensão e tamanho, de fato, a um programa ou projeto, e não a vontade (e visão) política de quem implementa, conecta e amplia, dando-lhe forma, objeto, metas, etc, ou seja, quem transforma enunciados em POLÍTICAS PÚBLICAS.

    O “jênio” leu o Marcos Coimbra e fingiu não entender. Vamos “traduzir” para o lulipe:

    O que se tinha no Brasil eram esparsas e diminutas experiências, que nunca podem ser comparadas com o gigantismo da iniciativa de LULA.

    Deve ser por isto que os “enunciados” que o “jênio” nos trouxe são os “verdadeiros” responsáveis pela maior inclusão social feita no Planeta, e não o presidente que DETERMINOU que tudo saísse do inferno das boas intenções!

    lulipe, como vemos, é um “jênio”!

    Na verdade, renda mínima, ou imposto de renda negativo, reforma agrária, etc, são coisas conhecidas e antigas!

    Logo não se trata de descobrir quem é o pai da ideia, mas o pai da inciativa em torná-la realidade para um número maior de gente possível!

    abolicionista

    lulipe, meu filho. O trecho que você transcreve não diz nada a respeito da criação do bolsa-família, apenas de seu vínculo com outros programas. Assim fica difícil, né fiote?

    lulipe

    Você deve ter sido reprovado em interpretação de texto, não é abolicionista??

    xacal

    Texto, qual texto? Como interpretar o que não tem sentido?

    edir

    Eu morava em Campinas e era membro do Conselho Local de Saúde (representante dos usuários) e membro da Comunidade Amigos de Bairros no bairro onde morava. Realmente o ex prefeito Jose Magalhäes Teixeira (falecido antes de terminar a gestäo ) implantou esse programa, mas a idéia do programa era do hoje Senador Suplicy. Nós como do movimento social, fomos convidados para um debate onde o Prefeito havia convidado o Senador Suplicy para mostrar e falar um pouco do programa. Näo me lembro muito , mas parece que o Suplicy cancelou o convite por motivo de agenda. Tenho quase certeza que foi do Senador Suplicy o que foi implantado em Campinas. Foi no de 1996 e as famílias recebiam por tempo determinado, se näo me engano dois anos.

Jorge Santos

Talvez seja necessário lembrar do Senador Eduardo Suplicy e de seu:
PROJETO DE LEI DA CÂMARA
Nº 2561, de 1992
(PLS 80/91).
http://www.senado.gov.br/senadores/Senador/esuplicy/Programa/projeto_lei.asp

    Roberto Locatelli

    Ahá!! Na mosca!

    PS.: é por isso que eu adoro a internet.

    Sagarana

    Será que ele consegue se candidatar pelo PT novamente?

edir

Eu morava em Campinas e era membro do Conselho Local de Saúde (representante dos usuários) e membro da Comunidade Amigos de Bairros no bairro onde morava. Realmente o ex prefeito Jose Magalhäes Teixeira (falecido antes de terminar a gestäo ) implantou esse programa, mas a idéia do programa era do hoje Senador Suplicy. Nós como do movimento social, fomos convidados para um debate onde o Prefeito havia convidado o Senador Suplicy para mostrar e falar um pouco do programa. Näo me lembro muito , mas parece que o Suplicy cancelou o convite por motivo de agenda. Tenho quase certeza que foi do Senador Suplicy o que foi implantado em Campinas. Foi no de 1996 e as famílias recebiam por tempo determinado, se näo me engano dois anos.

    Kazuhiro Uehara

    Corretissimo, o senador SuplicY é o pai do projeto que apresentou na Camara e Senado, no gestão FHC que teve de ceder às pressões do movimento popular, nós mobilizamos pela aprovação do Programa de renda minima.

Permanente

“Eu sou o Aécio que vai continuar a obra do Lula”. Alguém acredita?
Ou então “eu sou o Dudu que vai continuar a obra do Lula”. Alguém acredita?
Só cabe essa frase à Dilma: “eu sou a Mulher que vai continuar a obra do Lula”. Aí todo mundo acredita porque é o que ela vem fazendo há quatro anos.

Em 2014 teremos a eleição mais importante desse país. E você, já sabe em quem vai votar?

    Ingmar

    Nulo, como sempre.

    Alexandro Rodrigues

    Espero que tenha segundo turno! A `JK de saias` merece passar por algum aperto… ela ta se achando a Tatcher dos Tropicos!

    Luís Carlos

    Na Dilma. Só mudo ser for pra votar no Lula.

    Tonhão Alves

    EU E TODA A MINHA FAMILIA.

Deixe seu comentário

Leia também