Lula corre o risco de ser preso antes de caravana pelo Sul e Globo dobra aposta para mantê-lo na cadeia

Tempo de leitura: 2 min

Da Redação

O ex-presidente Lula corre o risco de ser preso antes da caravana programada para acontecer pelo Sul do país a partir de 19 de março, começando por Bagé, onde está prevista visita ao campus da Unipampa.

Segundo informou hoje a jornalista Mônica Bergamo, a defesa de Lula corre contra o relógio porque “o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) marcou audiências para os dias 14 e 21 de março”.

De acordo com a nota, “o caso de Lula pode ser apreciado em qualquer uma das duas datas —resultando em sua prisão caso o STF não vote antes o habeas corpus preventivo que os advogados dele apresentaram para impedir a detenção”.

Assim que os embargos de declaração de Lula forem negados, o TRF-4 pode comunicar sua decisão ao juiz Sérgio Moro, que expediria o mandado de prisão.

Mônica Bergamo, em sua coluna na Folha de S. Paulo, acrescenta que “além de [Edson] Fachin, também Ricardo Lewandowski tem pedidos de habeas corpus que questionam a prisão de um condenado em 2ª instância, antes de o caso transitar em julgado”.

Diz também que “qualquer um dos dois magistrados poderia, portanto, levar o assunto à mesa —o que obrigaria Cármen Lúcia a pautá-lo, mesmo contra a sua vontade”.

Enquanto isso, a família Marinho, controladora do Grupo Globo, faz intensa pressão pela prisão e manutenção de Lula preso.

Em editorial, antevendo o julgamento de um habeas corpus do ex-presidente pelo plenário do STF, ameaçou:

Há grande pressão para que a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, paute a questão, o que não deseja fazer. Como ela mesma diz, porque “apequenará” o Supremo. Sem dúvida. Mas o assunto deverá chegar ao STF, nem que seja por meio de um pedido de soltura de Lula (habeas corpus). Se assim for, cada um dos 11 ministros não dará apenas um voto nesse julgamento, mas, na verdade, marcará sua posição contra ou a favor do mais sério enfrentamento da corrupção que o Estado brasileiro fez na República.

Merval Pereira, a voz dos irmãos Marinho na Globo, já havia advertido anteriormente que o tema da prisão depois de condenação em segunda instância poderia ser pautado pelo STF independentemente do caso Lula, já que existem ações a respeito esperando julgamento.

Mas, Merval fez uma ameaça velada, ao escrever que “qualquer ministro pode levar à pauta o assunto, apresentando a questão à mesa do STF. Nesse caso, ele teria que assumir a responsabilidade”.

Com o editorial publicado hoje, a Globo dobrou a aposta: o STF não só não deve discutir a questão da prisão em segunda instância em geral, mas deve negar HC a Lula, mantendo o ex-presidente preso.

Leia também:

Feito família do patrão, Huck mandou cercar praia para fazer “maricultura”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

RONALD

Globogolpe, seus dias de poder estão acabando…

Fernando

Esses juízes do supremo são uma vergonha para a nação, são covardes. Muito covardes. Tão com o ru atrás da mesa morrendo de medo da opinião pública e da rede globo.

leonel

Ministros do STF não devem temer ameaças dos covardes da globo!

Francisco de Assis

É sabido que a ministra Carmén Lúcia, presidente do stf, aceitou receber um premio da Globo – o Faz Diferença – e é paparicada o tempo todo por essa Organização Criminosa, sabendo perfeitamente que a ORCRIM assim age para que a ministra paute e decida em favor de temas de interesses da ORCRIM. Da mesma forma, Carmén Lúcia aceitou receber de petroleiras estrangeiras um jantar de glorificação, no qual, ato simultâneo, prometeu a essas empresas que permitirá a prisão de Lula, não pautando a questão no supremo.
.
Ao aplicar um “CALA A BOCA” nos outros 10 ministros do stf, impedindo-os de julgar e reavaliar uma interpretação escrota da Constituição feita anteriormente, a presidente do supremo, ministra Carmén Lúcia, sabe perfeitamente que sua atitude resultará em milhões de dólares de lucros e outras vantagens para a rede Globo, na forma de audiências, patrocínios e outras vantagens que terá com a prisão de Lula, e também sabe perfeitamente que o mesmo fato trará bilhões de dólares de lucros e outras vantagens para empresas estrangeiras, em especial as petroleiras internacionais.
.
Isso não é corrupção? Ou corrupto é só quem aceita grana? Algum jurista aí, por favor, me responda.

Rafabala

QUE ASSIM SEJA; NINGUÉM ESTÁ ACIMA DA LEI, QUE AQUELES QIE COMETERAM CRIMES POR ELES PAGUEM CONFORME A SENTENÇA QUE LHES SEJA IMPOSTA. O BRASIL E OS BRASILEIROS TRABALHADORES, HONESTOS E PAGADORES DE SEUS IMPOSTOS MERECEM QUE ESSA RESPOSTA LHES SEJA DADA PELA JUSTIÇA!!!
#LULANACADEIA

    Mauricio

    Deixa eu adivinhar, é eleitor do Bolsonazi né?

    Nelson

    “Isso, isso, isso!”

    Nada menos de 600 juristas, a grande maioria sem vinculação alguma com o PT ou Lula, apontam os desvios e safadezas cometidos por Sérgio Moro, seus procuradores e outros membros do Judiciário e você vem aqui invocar que “ninguém está acima da lei”.

    O que estão a fazer as “autoridades” que citei senão se postarem acima da lei, para imputarem culpa sem provas a alguém?

    “Ninguém está acima da lei”, meu chapa? Isto inclui Aécio, FHC, Serra, Jucá, Temer, Gilmar Mendes e tantos outros corruptos que andam por aí livres, leves e soltos?

    Como tenho dito no debates que procuro fazer com as pessoas, eu não vejo problema algum na condenação e prisão do “Barbudo”.
    Ele não é diferente ou melhor do qualquer outro cidadão normal.
    Se pisou na bola, tem que arcar com as consequências.

    Mas, eu sempre enfatizo que essa condenação deve ser embasada em provas concretas, cabais, “uma em cima da outra”. Diz que disse e as tais convicções deltandallagnolianas não podem ser aceitas.

    Se não há provas, não há culpa, não há condenação. É assim, bem simples, como deve funcionar um país em que o Estado de Direito esteja vigindo. Mas, como estamos vivendo um golpe, que implantou uma ditadura…

    Mas, isto você não enxerga ou optou pela “cegueira intencional”, não é meu chapa?

    leonardo-pe

    mais 1 Midiota passando recibo. inacreditável o nível de idiotice! e ainda tem a cara de pau de dizer que não vai atrás da imprensa. a lei é para todos. COITADO DESSE Rafabala.

ana s.

Que nojo!

bARACHO

DOM Sebastião nunca morreu nem vai morrer. Ele vive em cada um de nós,feito da mesma matéria dos sonhos, aquele sonho impossível, que sabemos impossível,mas que vive dessa impossibilidade material ,por isso ele é eterno, vive num futuro longínquo. Prender um homem é fácil,até destruí-lo. Mas não se pode prender um sonho,nem existe cadeia para a HISTÓRIA

João Lourenço

Meninos ,mais uma vez perdendo tempo atacando os Marinho e a dona Globo e a Direita vai mastigando e cuspindo vcs.É uma perda de tempo e assim eles vão avançando e ganhando terreno .Esqueçam aquele patrocínio de antes ,já foi ,já era e se guardam um pouco aproveitem e vamos atras de soluções pra reviver a Esquerda!!!!!!!!Onde esta a luta garotos????

    leonardo-pe

    Passou Recibo DE NOVO. amigo, é a imprensa SIM que temos que atacar diariamente. essa imprensa só tem compromisso com os Estados Unidos. afinal é a”terra adorada”,inclusive de Bolsonaro”o nacionalista”,que bateu continência para a bandeira ianque. estamos caminhando para uma humilhação histórica.

Valdeci Souza

E foi lula, quem assinou a Lei da Ficha Limpa. Os gregos antigos estavam certos, quando diziam “Não concordo com oque você diz, más vou lutar até a morte pelo direito de você falar.” .
Faltou espirito democrático, ao PT. Se quando estava no poder, impediu outros de serem presidentes, hoje é o PT que não vai poder eleger um presidente.

    Valdeci Souza

    PS. José E. Cardoso é coautor da Lei da Ficha Limpa. Alem de não proteger Dilma, quando era Ministro da justiça, vai conseguir impedir Lula de ser eleito.

    Julio Silveira

    Meus primeiros comentarios aqui neste blog, lá no seu inicio já criticava as ações tomadas pelo partido para fazer Lula presidente a qualquer preço. Inclusive aceitando a pressão do mesmo que sinalizou com o expurgo dos dissidentes aos seus principios, esse que transformou o PT no partido da aliança com tudo que sempre foi o estorvo do Brasil. E virou o partido da escessão, do republicanismo suicida
    E eu digo isso como cidadão, que nunca foi militante partidario, apenas militante do interesse popular. Então ver essas consequencias, para mim evidentes, de quem não guardou qualquer preocupação com as reconhecidas más companhias, é algo previsivel. A vida ensina isso, más companhias podem ser legais, superficialmente, mas podem te complicar se vc não tomar precauções. Pode ser levado de roldão numa blitz por cumplicidade. A meu ver, faltou e tem faltado um setor de inteligencia neste partido, que tinha tanto potencia transformador, e ainda tem se deixarem de ser tocados por pessoas que acreditam que podem consertar para construir alguma coisa certa, reta, com paus que nasceram tortos.

Deixe seu comentário

Leia também