Nassif: “Cozidão” para criar constrangimento entre ministros do STF

Tempo de leitura: 3 min

sab, 02/04/2011 – 20:41

por Luis Nassif

Um dos princípios jornalísticos mais sagrados à velha mídia é o do gancho – ou seja, uma matéria sai quando tem algum fato novo que justifique sua publicação.

Com poucas novidades, trata-se de um “cozidão”. O lide da matéria está no pé.

As provas reunidas pela PF constituem a última esperança do ministro Joaquim Barbosa e da Procuradoria-Geral para que o Supremo condene os réus do mensalão. Nos últimos anos, as opiniões dos ministros do STF sobre o processo modularam-se ao ambiente político – que, sob a liderança simbólica e moral do ex-presidente Lula, fizeram o caso entrar num período de hibernação. Alguns ministros, que em 2007 votaram por acatar a denúncia do Ministério Público, agora comentam reservadamente que as condenações dependem de “mais provas”. Hoje, portanto, o Supremo se dividiu. Não se sabe o desfecho do processo. Sabe-se apenas que, quanto mais tempo transcorrer, maior a chance de absolvição dos mensaleiros. Se isso acontecer, a previsão feita por Delúbio Soares, num passado não tão remoto, num país não tão distante, vai se materializar: o mensalão virará piada de salão. Será o retorno da ficção: era uma vez um país sério”.

É aí que a matéria se entrega. O que a matéria tem de novo, não é relevante; o que tem de relevante, não é novo. E isto faz toda a diferença.

Segundo a revista, as informações constam do relatório adicional solicitado pelo Ministro Joaquim Barbosa à Polícia Federal.

Há que se conferir melhor, mas as informações novas são as seguintes:

1. O aparecimento de um filho de Marco Maciel na história.

2. A inclusão da filha de Joaquim Roriz.

3. A inclusão de Aécio Neves, em algo que não tem nenhum desdobramento maior: uma cota de patrocínio de um evento que existiu, aconteceu e foi pago. Um factóide.

Todos os demais fatos, anunciados bombasticamente pela Época, são antigos e provavelmente já constam do inquérito inicial, que serviu de base para instruir o relatório de Joaquim Barbosa. A saber:

1. O caso do segurança de Lula. Matéria de 2006, do Estadão.

2. Os assessores de Pimentel, demitidos por ele na época.

3. O financiamento da festa de posse de Lula e outras despesas de campanhas, admitidas publicamente por Delúbio Soares.

Ou seja, os fatos retumbantes são velhos; e os fatos novos são irrelevantes. Se todos os fatos relevantes já estavam no relatório de Joaquim Barbosa, qual a razão para o “cozidão”? O fato de, segundo o Estadão, a denúncia de Barbosa provavelmente ser rejeitada pelo STF, por inepta.

Dias atrás o Estadão publicou matéria dizendo que o julgamento do “mensalão” não daria em nada. A matéria é do repórter Felipe Recondo, do dia 27 de março passado.

Sob o título “Pressões no STF criaram ilusão de condenação”, a matéria diz que na época a denúncia de Joaquim Barbosa foi aceita na íntegra, passando a impressão de que não tinha furo, devido à matéria do Globo, sobre a troca de mensagens entre os Ministros Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia. Ocorre que tinha muitos furos.

Diz a matéria do Estadão:

Quando essa suspeita foi divulgada, houve um clima de constrangimento. O julgamento ficou pasteurizado. De acordo com integrantes da Corte, nenhum ministro sentiu-se à vontade para discutir à exaustão cada ponto da denúncia. O melhor a fazer, disse ao Estado outro integrante do STF, era acelerar a conclusão do julgamento em favor da abertura da ação.

Nesse cenário, o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, teve o trabalho facilitado. A denúncia foi recebida praticamente na íntegra e criou a impressão de que a investigação não tinha furos. Hoje, ministros dizem que vários pontos do inquérito seriam derrubados facilmente se o julgamento tivesse transcorrido em clima de normalidade.

Na outra retranca – “Ônus de absolvição será maior para Barbosa» a matéria diz:

É unanimidade entre os ministros do Supremo que, dos 38 réus que serão julgados, poucos serão os condenados. Como responsável pela ação penal, o ônus de absolver figuras-chave do esquema do mensalão poderá recair, em última instância, sobre Joaquim Barbosa.

Quando o processo chegar ao fim, será preciso lembrar, por exemplo, que o Ministério Público, responsável por produzir as provas necessárias para a condenação, pode ter falhado. Ou que o Supremo Tribunal Federal tem como fundamento a abnegada proteção do indivíduo ante os Poderes – o que no jargão jurídico é definido como garantismo. Assim exige provas cabais para condenar alguém e não aceita uma condenação mesmo que as evidências sejam claras. Ou ainda que a denúncia recebida em 2007 já podia esconder furos, mas que o STF preferiu não atacá-los naquele momento.

O que provavelmente aconteceu? Para requentar o tema, passaram-se algumas informações adicionais para Época que – seguindo o velho modelo de Veja – requentou o cozidão, procurando criar um fato novo. A intenção é criar novo constrangimento entre os ministros.

Leia aqui nota do ministro Joaquim Barbosa, do STF, repudiando “escândalo” produzido pelo Estadão, na linha dos assassinatos de reputação produzidos diariamente pela mídia brasileira.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

José Roberto

"Resultado de inquérito da POLÍCIA FEDERAL sobre o mensalão indica que houve desvio de dinheiro público para favorecer campanhas eleitorais e políticos de PT, PMDB, PTB, PP e PR"

Com a palavra Marilena Chauí, Emir Sader, Zé Dirceu e Delúbio Soares,….

Jorge Rodrigues

Sem escanda-los novos para anúnciar, com a popularidade da Presidenta, do PT, nas alturas e o Lula sem a presidência para se defender das constantes acusações, só resta a direita trazer velhos espíritos do além e assim tentar, desesperadamente, que o governo de Dilma não tenha uma contituidade, ou para eles o pior, que Lula volte. A confirmação de um mensalão condenado pela justiça, talvez se a única esperaça deles. Porém há que lembrarem de Azeredo e Arruda, o tiro pode acerta o pé,

Renato Lira

Não, Klaus, eu é que tenho de lhe pedir desculpas. O único inocente é o Daniel Dantas.

Perdão, Klaus e todos os reaças.

Klaus

São todos inocentes. Peço desculpas por atacar os mensaleiros sem razão.

    edv

    O problema não é ser inocente (nem são).
    É fazer o maior barulho da história com os menos culpados
    E sequer mencionar ou acusar os mais culpados…
    Para retomar-lhes o lugar.
    Questão de qualidade, quantidade e seletividade.
    Falsificar (como sempre) a História.
    Punam-se os envolvidos!
    Mas punam-se antes os (muito) piores, este protegidos.
    O jogo é mais ou menos esse mesmo.
    Ha séculos…
    Em qualquer parte do mundo…
    De resto, indignação hipócrita, pra não dizer fajuta…
    Esse papo de mensalão (na verdade, eventualão) já sobrou em 2005.
    Mera oportunidade (incompetente) de golpe.
    O Dr.Dr.Dr.Cara deu e continuou dando de mil a zero na mediocridade.
    Por isso é Dr.Dr.Dr.

Armando S Marangoni

Caro Nassif,

Deixe-me navegar pelas águas da mineiridade e amparar-me na ingenuidade tão prestimosa numa situação de dúvida ou desconhecimento: o papel da imprensa, não importa o tamanho ou o alcance dela, não é o de informar completamente? Quero dizer, não é obrigação de quem se estabelece na área da informação a de fazê-lo de forma que mesmo os que não acompanham os fatos no dia a dia tenham condições de montar o cenário por si para poder julgar?

Entendi que o termo "cozidão", em evidente pejoração, desmerece a tentativa de oferecer ao leitor um conjunto completo de informações. Apesar de, neste momento parecer um defensor do 'modus operandi' do PIG, estou apenas questionando a postura de um crível formador de opinião para entendê-la melhor.

Um abraço
Armando S Marangoni

Marcelo Fraga

Aquela famosa frase dita por Goebbels tornou-se uma espécie de mantra para o PIG:
"Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade."

Luiz

O fato é que a mídia está com medo da absolvição dos, por ela, condenados, à quem poderá recair o direito de resposta e outros processos de difamação e etc..
Outro caso pode ser a tentativa de proteger Daniel Dantas …

Carmem Leporace

Ué, pararam de publicar aqueles artiguinhos fajutos e """matérias""" exaltando o Doutor Lula???

Gostava tanto…. só queró saber quando começa o nao letivo pra ele e onde ele vai ensinar….

    Emilio Matos

    Por que quer saber onde ele vai ensinar, está interessada em assistir? Faz muito bem, parabéns!

    edv

    Ô seu Carmem…
    Ele já ensinou muito!
    Vc é que não aprende…

Marcelo de Matos

Esse cozidão corre o sério risco de se transformar em um puchero, prato da culinária espanhola. É uma mistura de costelinha de porco defumada e fresca, batata, cenoura e grão de bico. A pronúncia correta parece ser putiero. Uma boa alternativa, aliás, para o clássico virado à paulista das segundas-feiras. Sei que os desafetos preferidos da nossa turma aqui, no Supremo, são o Gilmar Mendes e o Marco Aurélio Mello. Da minha parte, acho que esse Joaquim Barbosa gosta mesmo é de "fazer farol".

Renato Lira

Estava viajando e fieui sabendo que o Esgoto Guy, ex-Veja e agora Época, o golden boy do Millenium e do jornalismo de esgoto quer transformar Daniel Dantas em "vítima" e Lula no bandidão.

Mano, DD deve tá dando um trimensalão pra Época, ou seja, pra Globo, hein?

Aliás, a CBN, da Globo, que só fala nisso, trata o tema como "o mensalão do PT". Na reportagem seguinte, imediatamente seguinte, sobre o mensalão do DEM a mesma CBN, da Globo, chamou a safadeza de "mensalão de Brasília".

Sabem com quem o DD sempre trabalhou, né? o DEM.

É essa a mídia que quer ser levada a sério.

Renato Lira

O "repórter cozidão" Diego "Esgoto Guy" foi importado de veja pra época porque É poca queria seguir a mesma fórmula de esgoto da Veja: sensacionalismo barato, factóides requentados, acusações sem provas, escandalização do nada e nenhuma qualidade jornalística.

Só faltou a Época fazer uma capa com o famigerado polvo, símbolo do mau gosto estético e péssimo jornalismo do golden boy do millenium.

chanceLer

Decerto, que não são santos, mais cadê as provas objetivas contra o Dirceu? Como pode parlamentares do próprio PT receber dinheiro para votar matérias do Governo LULA?
Porque o governo no Congresso não aprovou de fato as matérias que lhe interessavam, sendo por vezes sofrível o encaminhamento de temas sem muita divergência opinitiva e que tanto serviam ao governo quanto à oposição?
A imprensa tem se tornado um perigo, pois, os parlamentares são muito permeáveis à opinião publicada e, após Gilmar Mendes, o STF se tornou também refém.
Este caso é típico de caixa dois, portanto, todos aos bancos dos réus!
Enquanto isso a mesma imprensa que tenta fustigar eternamente o PT com o mensalão, distorce e interdita a discussão sobre a adoção de medidas mais rígidas e imposição do financiamento público de campanha.
Quanto ao DD… ganha todas!

francisco p. neto

A roubalheira sempre existiu.
Esse mensalão só foi rotulado como tal, porque o governo de plantão era do Lula.
Quem manda o PT ser besta e tentar passar todos esses anos como o partido da ética?
Como se em política tivesse ética.
Agora vai ter que provar que era caixa dois e que todos os partidos fazem mesmo. Embora qualquer debilóide sabe disso.
Como o PT foi sempre igual aos outros, ele que tente arrastar o resto para mesma vala, pois é seu nome que está lá no Supremo.
Quem é vidraça sempre corre o risco de levar pedrada.
Se ao menos fosse ilibado…

    Marcelo de Matos

    "A roubalheira sempre existiu. Esse mensalão só foi rotulado como tal, porque o governo de plantão era do Lula. Quem manda o PT ser besta e tentar passar todos esses anos como o partido da ética?" Concordo em gênero, número e grau com as duas primeiras frases. Com a terceira, não. A pregação ética é coisa da direita. Até bem pouco tempo o DEM era o grande batalhador da ética, dividindo essa sua tarefa com o PSOL. Quem trouxe esse discurso ético para o PT foram os marqueteiros, já que o partido decidiu disputar a Presidência da República. Isso é mais obra de Duda Mendonça e do João Santana que do próprio PT.

    Marcio.

    Vc ou tá se fazendo de sonso ou não acompanhou nada da história do PT desde o início dos anos 80.

    edv

    DEM…ética?!
    Um partido filhote da ditadura, que até no nome é enganador ("democratas"…)?
    Víxi! … Tá dôdiu, sô?! … Cacilds!

    Maria Fulô

    Você continua postando como um tucaninho disfarçado de frango d'água… O que ninguém fala é que não havia a menor chance do PT emplacar uma presidência num sistema eleitoral inteiramente baseado no Caixa 2 (aliás, não só o sistema eleitoral mas todo o empresariado brasileiro). Sem a imprensa do seu lado para denunciar, só restou ao PT aderir ao MO da época que, sejamos honestos, persiste até hoje com um pouco mais de travas.

    Simples assim…

aurica_sp

Começo a acreditar que inveja não mata, o gentinha invejosa e RANCOROSA quanto mais querem matar o LULA mais vivo ele fica. Quanto ao outros Ministros do Supremo acho que infelizmente já sabemos o que farão a respeito do processo. O Ministro Joaquim Barbosa ficará parecendo Dom Quixote de la Mancha, lutará contra os moinhos de vento e todos sabemos para onde sopram os vento lá pelos lados do Supremo!!!

O_Brasileiro

O que vocês esperam de ministros que são praticamente todos oriundos da burguesia, do latifundio e da aristocrácia brasileira?
O STF e o congresso nacional representam a elite econômica do país!
Lula foi uma exceção, que chegou lá por sua teimosia e pela catástrofe que foi o governo de FHC.
E, por algum motivo especial, Lula se recusou a se tornar um deles.
Se Lula começar a comer caviar, beber champanhe, passar a gostar de tênis e falar alemão, a mídia golpista esquece de uma hora pra outra sua origem humilde e sua teimosia em ser igual ao povo que o elegeu!

    RONALD CURYTIBA

    O BRASILEIRO..
    na minha ignorancia……você escreveu pouco……mas pra mim você disse quase tudo ….parabens….

Yes we créu !!!

Guia pratico para alunos repetentes (Parte II):

1) O argumento de Dantas – que o juiz Macabu parece inclinado a sacramentar – é que a Operação Satiagraha se valeu de funcionários da ABIN.

2) Quando o delegado Paulo Lacerda foi designado para a ABIN, o sucessor – Luiz Fernando Corrêa –, aquele que, até hoje, não achou o áudio do grampo, se comprometeu a manter as condições para que a Operação continuasse.

3) Paulo Lacerda tinha dito a Protogenes que a Satiagraha era uma Operação que o Presidente Lula se empenhava em prestigiar. E disse a Corrêa, também.

4) Qual não foi a surpresa de Protogenes quando viu que o Correa – cadê o áudio do grampo, Dr Correa ? – tirou a escada do Protogenes.

5) Com a equipe que sobrou, Protogenes não prenderia um ladrão de galinha. A quem recorrer ? A quem a Lei recomendava: à ABIN.

O Prof. avisa que havera prova em 2014. A colacao de grau estah marcada para janeiro de 2015.

Estudem e boa sorte!!!

Marcia Costa

Vamos aos fatos: alguém aqui leu as mais de 1000 páginas do processo? Se leu, por favor indicar onde estão os elementos para condenação/absolvição? Quero apenas a verdade, não fofocas tolas que em nada acrescentam ao nosso porcesso democrático.

dukrai

eu achava que o ZéDirceu ia levar no máximo uma multinha por caixa dois e agora nem isto? com que cara vai ficar uíliam "Gambá"* boner e a sua esposa dando a notícia que era tudo brincadeirinha? e aquele jumento asnático que cobriu o ZéDirceu de bengaladas no Congresso, expressando a raiva que a rede gLobo tem do PT, tal como o atirador da deputada nos EUA, a mando de Sara Palin e o Partido do Chá?
* direitos exclusivos de Gerson Carneiro

Marcio

Que tal um cozidão sobre a SATIAGRAHA e o suspeito de ser der o maior lavador de grana no país, o famoso e bem ( ou seria mal?) relacionado Daniel Dantas.

Carlos Cruz

Acho que está em jogo algo mais sutil… Época começa a política de "emparedar" o governo petista da Sra. Dilma. É o primeiro passo. Depois virão (não)Veja, Globo, Estadão, etc, denuncias e acusações, como fizeram no governo Lula, na tentativa de um golpe branco. Não conseguiram… Mas e agora? Dependendo da repercussão, virão mais e mais assuntos e especialistas sobre o tal "mensalão" e tentativas de ligá-lo ao atual governo petista. A Historia joga no colo de Dilma a chance de destruir o esquema de corrupção instalado no Estado brasileiro. De redesenhar o esquema de poder no Executivo, Legislativo e Judiciário. Tem popularidade alta, inicio de governo, oposição em decadencia, aliados ns maioria dos estados da federação, maioria no Congresso Nacional. Diferente do governo Lula, o seu nada tem com o tal "escandalo". Basta tomar a iniciativa. É o nosso Rubicão, chance que a Historia lhe oferece. Se o ultrapassar, assim como o fez nos porões da tortura, sera a implantação real do Estado cidadão, voltado a sociedade e não aos donos do poder. Terá coragem? Alea jacta est!

Francisco

Aquela TV ligada lá no STF esta criando uma situação inaceitável: a suprema corte do país esta mais volúvel que o juri do Silvio Santos. E menos sensato!

Yes we créu !!!

Guia pratico para alunos repetentes:

1) Gilmar Dantas deu Habeas corpus ao Daniel Dantas.

2) Daniel Dantas queria voltar a mandar na Previ, na Petros e na Funcef – que o Farol de Alexandria e o ACM tinham dado a ele numa bandeja.

3) Dantas “comprou” a Cemig – quando Azeredo era Governador de Minas. O “mensalão” do Dantas começa com Eduardo Azeredo, governador de Minas.

4) O filho do desembargador Anibal Macabu, Adilson Macabu Filho, é empregado de Sérgio Bermudes, que patrocina com a remuneração de 8,8 milhões de reais, as causas de Daniel Dantas.

5) Sérgio Bermudes é advogado do ex-Supremo Presidente Supremo do Supremo, Gilmar Dantas, em causas que ameaçam a liberdade de expressão de jornalistas. Bermudes é advogado de Dantas, de Gilmar, patrão do filho do Macabu.

O Prof. avisa que havera prova em 2014. A colacao de grau estah marcada para janeiro de 2015.

Estudem e boa sorte!!!

Bonifa

É evidente que falta no relatório um capítulo importante: o capítulo referente às (ir)responsabilidades da imprensa partidária, que foi personagem ativa nos acontecimentos, envolvendo-se tanto que sobram motivos para investigação criminal destacada sobre suas atividades. Absolutamente não se trataria de censura, mas de justiça inflexível.

Cristiana Castro

Acho que essa composição é a mais fraca da História do STF. São muito fracos, tem medo de tudo, é de imprensa, de opinião pública… Nunca vi juiz decidir com medo do que o vizinho vai pensar. Imagina a maior isntância jurídica do país, responsável pela guarda da CF, aceitar uma denúncia por crime de " mensalão"!!!??? Fosse uma Corte séria, nem usaria esse termo e exigiria o mínimo de respeito a Instituição. O STF, ou melhor, alguns de seus ministros, gostam mais de jogar prá platéia do que de trabalhar. Se fossem tão éticos pediriam exoneração e tentariam uma vaga na novela das 8. O processo mais " badalado" da tal Corte é o "Mensalão", e o que diabos é Mensalão? Onde já se viu uma coisa dessas? O STF não se respeita, aceitar julgar uma invenção midiática é o fim da linha. Existe um processo com 38 réus no STF e o STF não sabe o que fazer com isso.

João Grillo

O que sobrou do requentado "cozidão", a Renata que fazer uma "sopa de entulho", pra alimentar um posssível constragimento entre os ministros. Só se o STF fosse constituído por sete (que "conta!) Gilmau Dantas.

joao

vejam como a glbo trata os memsalôe diferente, o memsalao do pt passa longe de ser mas explosivo que o memsalão do DEM video do governador recebemdo panetone,e não se esquesam que jaqueline na epoca do video em 2006 ela abastecia, o psdb com panetone mas como eles dividiam com a globo estra tudo certo

Andrea Serpa

Constranger os ministros deve ser sim o foco principal.Mas justo no momento que Lula e Dilma estão com muita moral,exelente avaliação,honrarias,eles precisam jogar uma lama né não?Ô inveja!
O flerte já vai acabar é melhor ter atenção reivindicando a lei das mídias.abs

Yarus

Proteja o Brasil do Bolsonaro.

ABAIXO-ASSINADO.

Mais de 65 mil já assinaram.
http://www.avaaz.org/po/homofobia_nao/?vl

Gustavo Pamplona

Mensalão… Folclore brasileiro!

    Odair Novato

    Fofocas de revista somente pra faturar mais uns trocados nestes tempos "bicudos" que a mídia " vem passando.
    Assunto requentado para enganar trouxas.

    FrancoAtirador

    .
    .
    FOLCLORE MIDIÁTICO BRAZILEIRO

    A Teledramaturgia do JN: Como Montar um Escândalo Político na TV

    http://www.sbpjor.org.br/ojs/?id=622&article=

Renata Buccini

Gostaria de saber onde está o erro da tão respeitosa revista reivindicar o direito legítimo e certo de nossa sociedade em querer punir este presidente seminalfabeto e seus comparsas que tanto mal fizeram ao país.

Está na hora de o STF agir como sempre agiu,ou seja, punir sempre os mais fracos como sempre fez e dá uma satisfação a nossa elite, pois ela está insatisfeita com esse Lula e sua turma. É preciso que o STF aja com o rigor de sempre dentro da lei, ou seja, não punir os colarinhos brancos, mas punir o povo, essa gente malcheirosa que quis um dia conduzir este país.

O STF não pode fugir do seu padrão de justiça, que existe desde a nossa formação. É preciso dá uma satisfação a nossa elite,sempre.

    edv

    Acho que muitos não entenderão seu sarcasmo, Renata…

    SILOÉ

    E a mídia já gosta de cozidão!!!!
    Temos que prestar atenção na lenha que o Gilmar Mendes vai colocar nessa fogueira.

    Odair Novato

    Eu acho que a Renata deve ter perdido alguma "boquinha" , pois nunca vi tanto rancor. Menina, ódio , faz mal pro coração. Dá enfarto.
    Observe o comportamento da multidão (85%) favorável ao homem!

    assalariado.

    Renata,o STF é uma fabrica de habeas corpus para os ricos e uma fabrica de chaves de cadeia para os pobres.O STF é um presente das elites burguesas e seus lacaios para com a nação brasileira,visto que, por mais que este cavalo de tróia e seus integrantes -(em sua imensa maioria)- disfarcem,é notório e publico que,estão a serviço de seus criadores,a burguesia capitalista e seus desejos de dominação e exploração sobre a sociedade.Enfim,o Estado capitalista,burguês e suas instituições "democraticas" são uma cópia/ arremedo,uma colcha de retalhos a serviço do capital.

    Quanto a seu comentário,estou com o edv,muitos talvez não entenderão a seu sarcasmo… basta olhar os pontos negativados…

    Saudações Socialistas.

    Renato Lira

    Ferina e fina sua ironia, xará.

    Professor Hariovaldo diria "alvíssaras".

    Falou e disse.

    Marcelo Fraga

    Achamos o equivalente feminino do grande Professor Hariovaldo!

Deixe seu comentário

Leia também