Mídia inventa crise para dizer que Dilma sobe por “ineficiência” alheia

Tempo de leitura: 3 min

[Gráfico da Folha: Mais cedo ou mais tarde o bicho desaba! Ilustrações acrescentadas pelo Viomundo]

Imprensa engasgada em números

por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa


A pesquisa Datafolha sobre intenção de voto para a Presidência da República, publicada pela Folha de S.Paulo no domingo (1/12), produz conclusões controversas e induz à constatação de que há uma relação entre o clima de pessimismo induzido pela imprensa e tais levantamentos de opinião. Resumidamente, o que o instituto constatou foi que a presidente Dilma Rousseff continua a recuperar sua popularidade, cujo crescimento foi interrompido após as manifestações do mês de junho. Paralelamente, afirma-se que a oposição não sabe aproveitar um suposto descontentamento geral da população.

Os dados da consulta aos eleitores mostram a chefe do governo ampliando a vantagem sobre todos os candidatos lançados, mantendo a trajetória ascendente já verificada na versão anterior da pesquisa, realizada no dia 11 de outubro.

Em qualquer um dos nove cenários observados, contra o senador Aécio Neves, do PSDB, contra Marina Silva ou Eduardo Campos, possíveis candidatos do PSB, ou mesmo caso o ex-governador tucano José Serra seja lançado, a vitória seria da atual presidente. O mesmo acontece nas combinações em que se supõe uma candidatura do atual presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.

No entanto, reportagem publicada na edição de segunda-feira (2/12) pelo Estado de S.Paulo revela que 16 dos 32 partidos rejeitariam filiar o presidente do STF para lançá-lo candidato ao governo em 2014. Segundo o jornal paulista, Joaquim Barbosa só seria bem recebido nos partidos de menor expressão, justamente aqueles que o ministro chama de “partidos de mentirinha”.

A possibilidade de a eleição presidencial ser resolvida já no primeiro turno, em favor de Dilma Rousseff, aparece em todos os cenários pesquisados pelo Datafolha, exceto no caso de Marina Silva ser apresentada como cabeça de chapa na aliança com Eduardo Campos. Ainda assim, essa é uma hipótese a ser mais bem analisada, em função do contexto em que foram feitas as consultas, ou seja, considerando-se os efeitos da prisão de ex-dirigentes do Partido dos Trabalhadores condenados na Ação Penal 470.

[Três manchetes principais da Folha Online na noite de 02.12.2013]

O “pessimismo” da imprensa

Pesquisas de intenção de voto representam pacotes de especulações bem embaladas, e costumam servir mais aos marqueteiros de campanha do que ao eleitorado. No caso desse levantamento feito pelo Datafolha nos dias 28 e 29/11, é interessante observar a análise feita pelos diretores do instituto e ponderar suas convicções com a observação da própria imprensa.

Dizem os analistas que a presidente Dilma Rousseff termina o ano de 2013 com a popularidade em alta graças à “ineficiência da oposição”, que não teria sabido explorar um “desejo de mudança” identificado no eleitorado. Os responsáveis pela pesquisa também afirmam que a oposição não produz a estratégia adequada para se valer de um suposto “maior pessimismo quanto ao desemprego e à inflação, em patamares próximos aos verificados no início de junho, antes dos protestos”.

Para começo de conversa, é preciso questionar essa afirmação: no início de junho os números conhecidos da inflação eram os de abril, que se mantiveram em torno de 6,5% até o fim de maio. Em outubro passado, a inflação era de pouco mais do que 5,8%, e nA segunda-feira os analistas reduzem a expectativa inflacionária para 2013.

Além disso, não há cenário pessimista quanto ao desemprego, ao contrário: considerados os aspectos demográficos, com grande número de famílias que preferem ver seus jovens buscando maior escolaridade, há especialistas afirmando que o Brasil vive em situação de pleno emprego há pelo menos dois anos. A própria imprensa tem registrado que o financiamento da educação cresce entre os itens de consumo das famílias, priorizando-se o estudo em vez do emprego.

Ora, quais seriam, então, os sinais de “um maior pessimismo quanto ao desemprego e à inflação” detectados pelos diretores do Datafolha, que os estrategistas da oposição supostamente deveriam explorar?

Na segunda-feira (2/12), os sites especializados e alguns informativos da chamada mídia tradicional informam que os economistas do mercado “baixaram novamente” as expectativas para a inflação deste ano, ao mesmo tempo em que ajustaram para cima as previsão de crescimento da economia brasileira, de acordo com o relatório de mercado do Banco Central.

A conclusão é a seguinte: a imprensa inventa uma crise que não existe, e o Datafolha lamenta que a oposição não tenha aproveitado o noticiário para ganhar eleitores.

Leia também:

Saul Leblon: Seleção de alvos expõe partidarismo da mídia


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jose Mario HRP

Crédito/foto: Divulgação/MME

Vermelho
“Luz Para Todos é exemplo a ser seguido”, declarou o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon. O secretário-geral participou de reunião do Conselho Consultivo sobre a iniciativa Energia Sustentável para Todos, realizada no dia 27 de novembro.

A metodologia e as conquistas do programa “Luz para Todos” foram apresentadas na reunião da ONU pelo Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Em sua intervenção, aplaudida por Ban Ki-moon, o ministro brasileiro disse que a iniciativa está provocando “uma verdadeira revolução no campo, com a chegada da energia elétrica e todos os benefícios que ela proporciona”.

O secretário-geral elogiou as conquistas do programa brasileiro “Luz Para Todos”, que este ano atingiu a marca de 15 milhões de pessoas beneficiadas. Segundo Ban Ki-moon, iniciativas como a do Brasil servem de exemplo para as demais nações: “Agora precisamos que outros sigam e construam exemplos como esses”, acentuou.

As Nações Unidas e o Banco Mundial anunciaram, na ocasião, um esforço concertado por parte dos governos, agências internacionais, sociedade civil e o setor privado para aumentar o fornecimento de energia sustentável para todos.

Na oportunidade, o presidente do Grupo Banco Mundial, Jim Yong Kim, ressaltou que o financiamento é fundamental para atingir esses objetivos. “Estamos começando [a iniciativa da Energia Sustentável Para Todos] em países onde a demanda pela ação é mais urgente”, disse. “Em alguns desses países, apenas uma em cada dez pessoas tem acesso à eletricidade. O momento para mudar isso é agora.”

Da Redação em São Paulo
com informações do Ministério de Minas e Energia
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=230753&id_secao=1
Postado há 4 hours ago por Blog Justiceira de Esquerda

Francisco

Tem umas distorções engraçadas que são fruto do monopólio da mídia…

“60% dos brasileiros estão descontentes”.

A mídia se pergunta: “porque não aproveitamos essa insatisfação com o governo?”.

E quem disse que essa insatisfação é com o governo FEDERAL?

Desde Lula que o governo federal tem aparecido para resolver barbeiragens da esfera estadual e municipal.

Normalmente, os governos estaduais e municipais ficam radiantes de empurrar o pepino para adiante.

Quem disse que o povo esquece que a Boate Kiss é um problema municipal?

Quem diz que a inexistência (deixemos de rodeios…) de metrô em São Paulo é um problema estadual?

O descontentamento está na ponta. Duas horas de horário eleitoral gratuito e o povo é informado de que os estados e municípios aderem e executam aos projetos federais que querem ou criam os que desejarem.

O SUS só vai funcionar se a prefeitura funcionar!

O argumento de segurança pública “as fronteiras do país é obrigação do governo federal!”, cai por terra quando lembramos que a obrigação do governo estadual inclui as suas próprias fronteiras… estaduais!

A gente nem se dá conta de que a interpretação dos tais “60%” pode ser outra porque…

Porque há uma e somente uma linha de interpretação.

J Souza

Apesar da tentativa de “injeção de otimismo”, o estrago já está feito!
Dilma governou como um “tucano”. Colherá frutos de “tucano”!
A “venda” do patrimônio público para “estimular o crescimento” e “fazer superávit fiscal” foi rejeitada nas urnas porque o povo já havia verificado sua ineficácia no governo do “tucano” FHC.
Mas, Dilma realmente admirava FHC… Mais do que todos gostaríamos. E deu no que deu!

Depois vieram os pseudo-estímulos do “levantador de PIB”: desonerações e aumento de crédito. Graças àquelas, este não levou a inflação (e as “bolhas”) a um patamar insuportável… Ainda, pois causaram um rombo nas contas públicas que só não agravaram o quadro inflacionário por causa do aumento dos juros! Como os banqueiros estão felizes!

    Rogerio

    Mesmo assim continuarei a votar na Dilma. Um abraço

    Sávio Maciel

    Puro chôrôrô!!!

Urbano

O pessoal do pig é tão burro, que mesmo sabendo que está em rota de colisão com um rochedo e mesmo assim pisa ainda mais forte no acelerador do bólido.

Jose Saguy Tenorio

Que a grande imprensa é contra esse governo federal nano a menor sombra de dúvida,
mas o que eles não percebem é que a sociedade em sua maioria vem torcendo o nariz
para essa imprensa. É observar o que vou relação do que a imprensa disse a tentou fazer:

Cadê a epidemia da gripe aviária?

Cadê o Caos aéreo?

Cadê a epidemia da febre amarela?

Cadê o apagão de energia elétrica?

Cadê a hiperinflação?

Cadê o desemprego galopante?

Cadê o tratamento causado pela falta de mão-de-obra qualificada?

Cadê o sucateamento da indústria

Cadê a pandemia da dengue?

A inadimplência da família Brasileira aumentou.
Claro, quantos milhões de pessoas nano compraram
imóveis financiados pelo programa Minha Casa minha Vida?

As obras da Copa vano todas atrasar.

O capital exteno não vem mais para o Brasil

Mais médicos é um programa eleitoreiro

Bolsa Família torna o povo acomodado

O Enem tem falhas

O Sistema de Cota prejudica o ensino no país

A Petrobras atende ao Mercado (que bom).

Engarrafamento monstro… Claro… todo mundo tem condições
de comprar carro. E antes não periodizaram transportes coletivo.
Pode perguntar ao pessoal da Alston, Siemens… etc.

Mas parte dessas crises é culpa do próprio, pois tem uma área de comunicação fraca.

Sem contar que uns Petisstas babacas, que adoram dar milho pra bode.

jõao

ucano se licenciará do cargo para reassumir o mandato como deputado federal, para atacar ministro

O secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, se licenciará do cargo por dois dias para reassumir o mandato como deputado federal e ser a principal voz do PSDB contra o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O ministro estará amanhã na Câmara, em audiência conjunta das Comissões de Segurança Pública e Fiscalização e Controle, para falar sobre as investigações sobre o cartel dos trens em São Paulo. “Eu quero olhar nos olhos desse ministro e perguntar por que ele se transformou em menino de recados de um deputado estadual do PT”, disse Aníbal ao jornal Correio Braziliense. Ele assumirá o mandato no lugar do deputado Carlos Roberto (PSDB-SP).

A manobra mostra a preocupação e a artilharia pesada que o PSDB prepara contra o ministro da Justiça. Estratégias dessa natureza são utilizadas com frequência em casos de votação de projetos importantes em plenário ou em comissões. Mas a exoneração momentânea de um secretário de estado para participar exclusivamente de uma audiência pública no Congresso não é um fato corriqueiro.

O secretário de Energia do governo de Geraldo Alckmin está sendo processado por Cardozo por chamá-lo, entre outras coisas, de “vigarista” e “sonso”.

O nome de Aníbal, aparece com um dos beneficiários de um suposto esquema de pagamento de propina da Procint, uma empresa de consultoria que atuou junto à Siemens em um possível esquema de cartel na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e no Metrô de São Paulo.

Eleições Líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE) afirmou que nem o governo nem o partido temem o embate com Aníbal amanhã. “É bom para reforçar que estamos em lados opostos. Quem pariu Mateus que o embale. São os tucanos que estão sendo acusados de cartel, não nós”, devolveu o petista.

A audiência de hoje na Comissão de Constituição e Justiça do Senado deve ser mais tranquila. O líder do PSDB na Casa, Aloysio Nunes Ferreira (SP), pediu ontem à assessoria técnica que levantasse os principais pontos para questionar Cardozo. “Não ficarei nervoso nem tornarei o encontro tenso. Mas ele terá que responder alguns questionamentos”, admitiu Aloysio. Um deles será as razões que levaram o ministro a não encaminhar a denúncia ao Ministério Público ou ao Supremo Tribunal Federal – pelo aparecimento de nomes com foro privilegiado – optando por entregar o dossiê à Polícia Federal.

leandro

Esse pig….até o ministro faz parte dele

“Somos o país que menos cresceu no trimestre, diz Mantega”

Vinicius Garcia

Ora, esperar o que de ‘coveiros’, a ideia de imprensa vigorante desses núcleos, é antiga e retrógrada, posto que só acredita em catástrofe para audiência. Se for de governo voltado a causas populares, então, não precisa nem de um peido, que já anunciam a…

FrancoAtirador

.
.
Carta Maior
Hora à Hora

A família Marinho é uma das maiores acionistas da Petrobras.

Esse detalhe explica a faiscante manchete em três colunas e duas linhas no site do Globo, na noite desta 2ª-feira: Ações da Petrobras caem 10%, e empresa perde R$ 24 bilhões em valor de mercado.

Para a república dos acionistas o que conta é o saldo dos dividendos na carteira.

O País fica com o que sobrar, se sobrar…
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    17/08/2013
    Editorial Carta Maior

    MÍDIA E MERCADOS: É HORA DE TIRAR UMA LASCA DO BRASIL

    Por Saul Leblon

    O capital parasita – leia-se, rentistas, especuladores e a república dos acionistas sem pátria – acha que chegou a hora de tirar uma lasca do Brasil.

    Um pedaço do pré-sal, talvez. Ou um naco das reservas em dólar. Quem sabe um escalpo extra da população para atingir ‘a meta cheia’ do superávit fiscal.

    Os preparativos para o assalto começaram há algumas semanas; deixaram os rastros de sempre nas manchetes nada sutis do jornalismo ‘especializado’.

    A interpretação que a mídia e consultorias oferecem para o salto do dólar nesta 6ª feira, quando a moeda norte-americana avançou 2% e beirou R$ 2,40, inclui-se nesse esforço de achacar a nação por asfixia.

    O jornal Valor Econômico foi originalmente um veículo conservador com apego à exatidão útil aos mercados.

    Rasgou a fantasia este ano; hoje é mais um clarim estridente dessa ordem unida de achacadores.

    Para se credenciar, limou a redação da competência heterodoxa de que dispunha e despediu a seriedade.

    Ajustou-se.

    Agora é o porta-voz dos administradores de carteiras.

    Uma gente sôfrega que se move por impulsos irrefletidos em relação ao próximo e ao distante; sejam eles a sorte da economia ou os destinos da sociedade.

    É desse circuito algo reptiliano que saltou o bote desfechado esta semana contra o pré-sal.

    Coube ao Valor atribuir ao governo aquilo que a ganância parasitária pleiteia: abdicar dos 30% cativos da Petrobrás no pré-sal.

    Um balão de assalto.

    A república dos acionistas gostaria de ‘realizar’ depressa o valor potencial das maiores reservas de petróleo descobertas no planeta nos últimos 30 anos.

    O nome do atalho é petroleiras internacionais.

    O método: remeter in bruto o óleo, sem refino.

    E gerar caixa. Somas elevadas.

    A república dos acionistas ganharia duas vezes.

    Se a Petrobrás deixa de gastar como investidor universal da exploração, com pelo menos 30% em cada poço, como manda a lei, sobra mais para distribuir dividendos aos detentores das carteiras.

    Que ganhariam de novo se o petróleo fosse bombeado direto para fora do país, sem alimentar impulsos industrializantes, sem expandir polos tecnológicos, sem engatar cadeias de equipamentos com elevados índices de nacionalização e prazos mais largos.

    Entre os favorecidos nessa elipse do interesse nacional, figura a família Marinho, dona do jornal Valor, juntamente com os Frias, e um dos maiores acionistas da Petrobras.

    Transitamos, como se vê, no campo da injeção de interesses direto na veia do noticiário.

    Nesta 6ª feira foi a vez do ataque especulativo contra o câmbio.

    O chamado ‘over shoot’ do dólar – uma desvalorização abrupta e pronunciada– vem sendo urdido em ladainha, há várias semanas, pelo mesmo noticiário especializado .

    A esperança, confessa, é que o ajuste cambial –que o país precisaria fazer para devolver competitividade a sua indústria e refrear o déficit externo– desembeste. E ocupe o lugar do tomate no jogral do ‘descontrole dos preços’ , lubrificando a defesa do choque redentor dos juros .

    O conjunto atenderia ainda à determinante política do mutirão conservador.
    Qual?

    Decretar o necrológio do governo Dilma e disso injetar algum oxigênio às candidaturas anêmicas da oposição.

    Fatos.

    As moedas emergentes – todas elas – perderam valor no mundo nesta 6ª feira.

    Motivo: a expectativa de uma mudança de ciclo econômico mundial, com a recuperação dos EUA.

    O BC norte-americano pode apertar um pouco menos o espirrador de liquidez por lá, se a recuperação, de fato, acelerar o passo de forma consistente (hipótese ainda controversa).

    Se isso acontecer, os juros norte-americanos tendem escalar níveis capazes de gerar uma fuga de investidores do resto do mundo, Brasil inclusive.

    Os juros futuros dos títulos do Tesouro dos EUA flexionaram nessa direção na 6ª feira.

    Mas não há fuga de investidores do Brasil, por enquanto.

    Nem há razões para tal. Ao contrário.

    A brasileira foi uma da raras economias ocidentais cujo consumo de massa se manteve em expansão durante a crise. Ademais de ser dotada de um robusto pacote de investimentos pesados. E de um fiador de futuro de liquidez inquestionável: os bilhões de barris do pré-sal que os patriotas do jornalismo e dos mercado querem capturar de qualquer jeito.

    O que fez a ganancia infecciosa nesta 6ª feira foi aproveitar a onda externa e ‘antecipar’ o cenário de uma fuga, precificando-o nas cotações do dólar.

    O que eles querem?

    Querem que o governo atue para apagar o fogo da avidez, dando um pedaço das reservas de US$ 380 bi à fome descabida aos mercados especulativos.

    É agora ou nunca.

    A verdade é que o mote do descontrole econômico, alardeado como a contra-face ‘estrutural’ dos protestos de junho, não pegou.

    Fanhosas apresentadoras de refogados na TV foram para o sacrifício, pendurando legumes no pescoço.

    O ridículo lhes cai bem, mas não prosperou: em julho, houve deflação de alimentos.

    O custo da cesta básica caiu em 18 capitais. A indústria cresceu. O PIB se arrasta, mas estamos longe do alarmismo inscrito no noticiário.

    A popularidade da Presidenta Dilma desenhou uma inflexão de alta em agosto. Segundo o Datafolha, ela vence qualquer adversário no 2º turno.

    O conservadorismo, ao contrário,mimado pela mídia, não tem nenhum candidato de fôlego.

    Seu núcleo duro foi atropelado pelas revelações de corrupção sistêmica no metrô de São Paulo.

    Se é para tirar uma lasca do país, há que ser agora, na turbulência que o ajuste de ciclo internacional provoca nos portfólios especulativos.

    Depois pode ficar tarde.

    Um jornalismo rudimentar no conteúdo, ressalvadas as exceções de praxe, mas prestativo na abordagem, reveste esse assalto com uma camada de verniz naval de legitimidade incontrastável.

    A crise mundial açoitou impiedosamente a sabedoria excretada dessa endogamia entre o circuito do dinheiro especulativo e o noticiário conservador.

    Para dizê-lo de forma educada, a pauta dos mercados autorregulados revelou-se uma fraude datada e vencida. De um mundo que trincou e aderna, desde setembro de 2008.

    Todavia, nada se colocou em seu lugar.

    O governo, ao que parece, continua a acreditar que vencerá a luta pelo desenvolvimento armado de ferramentas exclusivas do paiol economicista.

    Deixa, assim, o campo livre para o mercado fazer política.

    Tirando uma lasca do Brasil, em nome de interesses que a mídia equipara aos de toda a sociedade.

    (http://www.cartamaior.com.br/?/Editorial/Midia-e-mercados-e-hora-de-tirar-uma-lasca-do-Brasil/28886)
    .
    .

    leandro

    E você acha errado isso??? Se você compra ações de uma empresa é para ter lucro, ou não?? Só para lembrar. a petrobrás tem milhares de acionistas pequenos que botam lá suas economias com o mesmo objetivo.

walter rodrigues

Ué, pensei que elles iriam colocar no gráfico da “kryze PIG”, o HELIPÓPTERO do Perrellinha em vez de um avião de carreira.

    Gersier

    Sabe não? O PIG já deu um jeitinho.O nome do amiguinho do senhor aécio já sumiu do noticiário,agora dizem eles:”o helicóptero da “agroprecuária”…pertencente ao sócio do “deputado mineiro”.
    Cínicos com cara de peroba.

    Museusp Jose

    Pelo menos as investigações em Minas avançaram e a Policia Federal já trabalha com foco no principal “suspeito” que será indiciado nas próximas horas. Eh o Robinson 44!! O helicóptero!! Todos sabem que com a evolução das tecnologias a aviação vem produzindo cada vez mais DRONES capazes de voar e realizar operações não tripuladas. Parece que há provas (indícios) de que o piloto tentava durante o tempo todo recuperar o controle da aeronave enquanto falava ao telefone com o impoluto Deputado Perrela que ordenava o aborto imediato daquela operação “suspeita”!!!

Alex de Moraes

Há um erro na data, onde entendo que deveria ser 02.12…

[Três manchetes principais da Folha Online na noite de 02.02.2013]

[ ]

    Luiz Carlos Azenha

    Tks.

Romanelli

A bem do BRASIL, Dilma, por favor, pede pra sair.

Evidente que o governo de LULA foi melhor que o de THC.

Com ele vimos o OTIMISMO voltar, a inflação, divida pública, crescimento, emprego e contas externas no lugar. FMI e intervenção arrogantes, crises constantes, viraram má lembrança.

Com ele, promessas foram feitas, metas traçadas, mas, a bem da verdade, TODOS sabemos que quando falamos de PROJETOS e reformas, LULA pecou como todos os outros, no excesso da fala, da falta de equipe e de prática.

Ao final, flertando com correntes CRIMINOSAS e a[éticas, cedendo a tentação dum cambio represado, com desindustrialização caminhando e subsídios artificiais se cruzando (gasolina e importação por exemplo) muitas promessas e reformas foram esquecidas, projetos tiveram prazos explodidos, desvios de objetivos ficaram flagrantes, e os custos cresceram..

..desperdícios e corrupção então !? Ficaram tudo no superlativo.

Porém, convenhamos, LULA é o melhor líder que temos ..e se DILMA hoje se sai bem na pesquisa, é sim, ao meu entender, por falta de concorrente, por uma oposição e críticas medíocres.

Mas isso não quer dizer que ela é o melhor, e o que o país precisa.

Ademais, LULA nos deve um adendo e complemento a sua biografia que quase sempre foi preenchida com excesso de propaganda, idolatria e otimismo fantasioso.

Afinal, pro nosso antigo presidente eu perguntaria:

LULA cadê os submarinos, navios, caças, a trans nordestina, a ferrovia do AÇO, a transposição, as estradas, portos e aeroportos repaginados que vc prometeu até pra Marisa ?

Cadê a revolução pras cidades pela Copa e Olimpía que, diga-se, seriam bancadas com dinheiro PRIVADO.

Cadê a auto suficiência em petróleo, a nova plataforma de lançamento acompanhada de satélites nossos ? Cadê a saúde que estava quase perfeita?

Então ..com LULA voltando, e quem sabe ele se dedicando a SEGURANÇA e violência (um tema que nunca tocou, mesmo diante das 509 mil mortes anuais que temos) penso que seria tudo de bom, ou de menos pior

..aqui, ele finalmente teria tempo pra cumprir as promessas ..e, quem sabe, lá na frente, daria tempo prum novo líder surgir, deixando pra este, ou mesmo pra DILMA, a TAREFA de prosseguir, só que com idéias próprias.

Assim, por W.O. do time adversário, e por DESESPERO em ter que conviver com este governo, sexista e medíocre, em que nos meteram, aqui eu reitero: sai DILMA, volta LULA !!!

    renato

    DILMA, fica, Dilma é um poste.
    Estática, não sabe falar, mas vai ganhar.
    É isto que transforma a oposição abestalhada.
    Não tem como corromper um poste.
    Um poste foi feito para passar fio de LUZ.
    E a oposição não faz sombra com tanta luz.
    Meu presidente, vai assistir a copa sossegado.
    Só em 2018.Mas acho que ele instala outro poste.
    E eu acho que depois que a barata esta esmagada dificilmente
    vai sobreviver a radiações.

    Rogerio

    Obrigado pelos esclarecimentos. Continuo votando na Dilma.

Julio Silveira

Dá para perceber o peso que a voz conservadora de São Paulo tem tido na construção deste Brasil arcaico e psicologicamente dependente. Por que entre tantos jornais de grande circulação do Brasil essa Folha, com seus tantos desserviços prestados a cidadania, ainda encontra espaço par ter sua voz em debate?

Mardones

O Datafalha está desesperado porque os crimes contra o ISS/SP-SP e o cartel do trensalão SP/SP não aconteceram em administrações petistas.

E nesse cenário, dourar a pílula é quase impossível.

ANDRE

enquanto isto na republica do pó:
http://www.novojornal.com/minas/noticia/valdirene-proibe-divulgacao-de-pesquisa-sobre-governo-de-min-02-12-2013.html
“Valdirene” proíbe divulgação de pesquisa sobre Governo de Minas
Censura comandada por “Valdirene” ocorreu após a pesquisa do Ibope encomendada pela CNI, demonstrar uma rejeição de 59% do Governo de Minas Gerais
Nas redações dos grandes jornais do Rio de Janeiro e São Paulo, a censura imposta pela irmã do senador Aécio Neves já se tornou motivo de deboche, devido à grande semelhança fisíca e de trejeitos com a personagem Valdirene, vivida pela atriz Tatá Werneck. Após anos censurando todas as matérias jornalísticas desfavoráveis ao Governo de Minas e à seu irmão, Andréa voltou-se desta vez, contra a divulgação de pesquisas que demonstram a insatisfação popular do Estado com seu Governo.
O início à caça dos institutos de pesquisa, começou após a divulgação no mês de julho da pesquisa Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Nela foi demonstrado que apenas 36% dos eleitores avaliaram como “bom” ou “ótimo” o governo de Antônio Anastasia (PSDB) em Minas Gerais e 33% consideraram a gestão “regular” e 26% “ruim” ou “péssima” totalizando 59%, enquanto 6% não sabem ou não responderam. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O Ibope ouviu 812 eleitores no estado com mais de 16 anos entre 9 e 12 de julho.

O Ibope também perguntou aos eleitores se aprovavam a maneira de governar de Anastasia: 50% responderam que aprovavam, 42% que desaprovavam e 8% não responderam ou não souberam. Em outra questão, 49% disseram que confiam no governador, 43% disseram que não confiam e 8% não responderam ou não souberam.Entre os entrevistados, 71% acreditam que o governador e secretários utilizam “mal ou muito mal” os recursos públicos.

Foi a primeira vez que a CNI, comandada pelo principal braço industrial de Aécio, Robson Andrade, encomendou uma pesquisa sobre desempenho de governos estaduais. O levantamento foi realizado após as manifestações de rua, em todo o país, que pediram melhores condições de vida e o fim da corrupção, ocorridas no mês de junho.

A censura imposta à divulgação completa da pesquisa transformou-se em um enorme escândalo. Fato que obrigou o gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, a justificar o porquê de inicialmente não ter sido divulgado o percentual de eleitores que consideraram o governo ruim ou péssimo e informado somente os percentuais de “ótimo/bom” o excesso de dados da pesquisa. Esses, só foram disponibilizados tempos depois.

Osvaldo Ferreira

Se você acha que é preciso ação política para reverter a situação na TV Cultura, se você acha que é preciso chamar os deputados de oposição ao Governo Estadual para que ajam como deputados e assumam suas funções políticas e de fiscalização, próprias de quem recebeu seus votos, de modo que a TV Cultura não seja apropriada por setores que desejam propagar ódios, preconceitos e opiniões que não condizem com a cultura política do país, de respeito aos direitos fundamentais, de crença na democracia, de cordialidade mesmo diante da divergência política, entre neste espaço: https://www.facebook.com/groups/618165711571251/ e se manifeste!

Márcio Gaspar

Mas…quem lê a Folha e dá bola para aquilo que a Folha tenta, na sua visão neoliberal, mostrar?

FrancoAtirador

.
.
02/12/2013
Jornal da Paraíba

PGR VAI INVESTIGAR DENÚNCIA DE FAVORECIMENTO POLÍTICO
NO SORTEIO DE 1.400 APARTAMENTOS PELA PREFEITURA DE CAMPINA GRANDE

A Procuradoria Geral da República – PGR vai iniciar uma investigação para apurar denúncia recebida na semana passada de favorecimento político e inobservância de critérios definidos pelo Governo Federal e pelo Governo Municipal no sorteio de apartamentos, por parte da Prefeitura de Campina Grande, dos residenciais Major Veneziano I, II, III e IV, construídos através do programa Minha Casa, Minha Vida no bairro Três Irmãs.

A denúncia foi protocolada por Gilson Nunes, presidente da Associação dos Servidores Públicos do Norte e Nordeste– Asprenne e membro da Comissão de Seleção dos Apartamentos, instituída pela PMCG para acompanhar o processo, e entregue ao Procurador Geral da República, Rodrigo Janot Monteiro de Barros.

Segundo a denúncia, protocolada com caráter de Urgência, a PMCG teria descumprido critérios estabelecidos pela Portaria nº 610 do Ministério das Cidades, de 26 de dezembro de 2011, estabelecendo 3% dos 1982 apartamentos reservados a portadores de necessidades especiais e 3% para idosos, além de famílias residentes em áreas de risco, famílias com mulheres responsáveis pela família e famílias com pessoas com deficiência.

Da mesma forma, o sorteio, denuncia a entidade, desobedeceu os critérios estabelecidos na Resolução nº 002, de 04 de julho de 2013, emitida pela Secretaria Municipal de Planejamento de Campina Grande, colocando como prioridade os servidores públicos, operários da construção do residencial e os inscritos no aluguel social, com publicação do Semanário Oficial do Município.

Prefeitura admite erros
Na denúncia, Gilson alega “apadrinhamento político”, “bilhetinhos de políticos e de assessores de políticos”, “presença de políticos nas salas de seleção” e “completa inobservância dos critérios nacionais e locais” para sorteio dos apartamentos.

Ele disse que a Prefeitura de Campina Grande admite os erros na não observação dos critérios, mas diz que eles foram involuntários.

“Eles me procuraram, pediram desculpas e disseram que não tinha mais o que fazer, pois os apartamentos tinham que ser entregues na data certa, pois a Presidente Dilma viria à cidade e não dava tempo de promover nova seleção até a data da visita”, afirmou Gilson Nunes.

Para o ele, a Prefeitura atuou no sorteio dos beneficiados “violentando o papel do Conselho Gestor, empossado pelo próprio Prefeito Romero Rodrigues (PSDB) [!!!]; e da Comissão de Seleção dos Apartamentos”.
A Comissão é formada por três membros: um da Asprenne, um do Orçamento Participativo e um do Sintab.

Servidores prejudicados
Gilson diz que a Asprenne resolveu pedir providências à PGR porque um dos critérios era a destinação prioritária para servidores públicos.
Porém, segundo ele, dos 75 servidores inscritos para ocupar um dos 1.400 apartamentos sorteados, dos 1.982 que integram os quatro conjuntos habitacionais, apenas três foram contemplados.
“Cadê a prioridade do Governo Municipal para os servidores? Não teve. Está tudo errado”, disse o presidente da entidade.

Gilson diz que alguns servidores chegaram a questionar a PMCG quanto aos critérios e ao baixo número de funcionários contemplados.
“Mas eles foram intimidados, tiveram documentos recolhidos e ninguém sabe o que a Prefeitura vai fazer com eles”, disse Gilson.

A PGR tem 15 dias para analisar a denúncia e abrir procedimento investigatório.

(http://migre.me/gRkHE)

O ex-deputado federal Romero Rodrigues (PSDB) é o prefeito de Campina Grande no estado da Paraíba.
Ronaldo Cunha Lima Filho (PSDB) é o vice-prefeito.

Como candidato a prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues contou com o apoio dos senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Aécio Neves (PSDB-MG).

(http://portalcorreio.uol.com.br/politica/politica/eleicoes/2012/10/28/NWS,216117,7,207,POLITICA,2193-ROMERO-RODRIGUES-ELEITO-PREFEITO-CAMPINA-GRANDE.aspx)
.
.

Marat

Nunca vejo na impren$$Sa pessimismo com relação ao governo de SP!

J Souza

Está “tudo bem”… É tudo “invenção” da mídia…

Luís Carlos

Oposição sem rumo, como sempre. Quando PSDB era situação o país estava sem rumo. Antes apenas eles do que todos nós.

Marat

Começo pela conclusão, do sempre lúcido e atento Luciano: “[…] a imprensa inventa uma crise que não existe, e o Datafolha lamenta que a oposição não tenha aproveitado o noticiário para ganhar eleitores”.
Talvez a imprensa ainda tenha uma força considerável, especialmente em SP, onde vive uma considerável parcela de burgueses mesquinhos, porém, o que deve irritar esta imprensa conservadora e entreguista, é seu poder de fogo cada vez mais fraco em locais distantes de SP. Eles se parecem com religiosos que pararam no tempo, e tentam, com seu proselitismo arcaico, convencer uma parcela do povo que evoluiu e já sabe pensar sozinho, sem se curvar à influências.

    Romanelli

    por favor camarada, não tem nada de invenção não

    ..as contas externas estão derretendo ..o país esta voltando rapidamente a ser agrícola, fornecedor de MP e bens primários, rústicos. A industria ano a ano perde importância e participação e sequer temos perspectivas.

    ..o NÚMERO DE PESSOAS trabalhando formalmente esta caindo – não confunda com índice de desemprego que é medido por cima de quem procura e nos grandes centros – isso enquanto os informais (mais no ramo de serviços) insistem em ficar nas alturas

    O cambio continua represado, o que permite remessas, viagens internacionais e importações exageradas ..a FARRA com preços públicos nos combustíveis continuam ( e depois não querem que a FROTA arrebente com as cidades) ..e os incentivos localizados, assim como a escolha dos campeões nacionais, a exemplo de EIKE, se mostraram um fiasco

    NO quesito combate a inflação o país continua batendo BUMBO com o PLACEBO da SELIC ..aqui, não vemos NADA de incentivo ao enfrentamento de cartéis e monopólios por exemplo, ou a fusões deletérias à livre concorrência ..muito menos uma política SÉRIA, que necessita de CREDIBILIDADE dum governo, uma que proponha o combate a indexação de preços, tarifas, contratos e salários

    enfim …falar que é tudo invenção, desculpe, mas é uma insanidade ..e PIOR, uma perda de tempo precioso que poderia estar sendo dedicado à crítica e a formação de PROPOSTAS alternativas pra este governo medíocre que estamos quase que fadados a nos submeter por mais 4 anos..

    Marat

    Prezado Romanelli.
    Li sua missiva. Lerei mais tarde com mais calma. Precisamos ouvir muitas e muitas opiniões nesta área pantanosa que é a economia.
    Obrigado.

FrancoAtirador

.
.
NO BRASIL, A MÍDIA EMPRESARIAL NÃO É SÓ ANTIPETISTA,

É IMPATRIÓTICA: TORCE CONTRA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS.

E CAOS É ESSA MÍDIA QUE PRATICA O BANDITISMO À LUZ DO DIA.

Não se pode admitir que os Três Poderes da República

se curvem incondicionalmente a essa situação caótica,

sem adotar providência alguma para coibir esse desparate.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Leia-se: Disparate, Despropósito, Absurdo!!!
    .
    .

Antonio C.

A crise é a forma. O conteúdo até varia. É o flaflu jornalístico.

Messias Franca de Macedo

… E sobre o PÓ tucano, a globo soNEGA! E por sonegar deve 01 bilhão de reais à Receita Federal do Brasil! E mais de 6 MILHÕES de reais ao Banco do Brasil: recebeu dinheiro [privado!] do esquema do ‘valerioduto’!…

Viu, estropícios malignos golpistas/terroristas/fascistas de meia tigela &$ CORRUPTOS Marinhos da ‘ditabranda’ dos Frias da Folha de São Paulo e dos mafiosos Civitas da revista do esgoto da MARGINAL do Tietê em São Paulo!

PAPUDA ‘nelles’! Sem dó nem piedade, para esses malandros da DIREITONA que cometeram crimes HEDIONDOS!…

Deixe seu comentário

Leia também