Locatelli e os estraga-prazeres de nossa sociedade “perfeita”

Tempo de leitura: 3 min

por Roberto Locatelli, em comentário no blog

Essa conversa de que “é preciso prender os bandidos” é cortina de fumaça. O que é preciso é combater o crime. Qual é a diferença? É uma diferença de visão entre esquerda e direita. Maluf passou décadas dizendo, com aquela voz anasalada: – No meu governo, os bandidos iam para a cadeia. Eu ponho a ROTA (1) na rua para prender os bandidos.

Zé Bolinha de Papel e os seus pares vivem dizendo que vão aumentar a segurança aumentando o número de policiais “nas ruas”. A questão é que a direita nos tenta passar a visão de que a sociedade é perfeita e que os bandidos são uma espécie de alienígenas que sentem prazer em cometer roubos e assassinatos. Os filmes estadunidenses nos impingem “ad nauseum” essa ótica. Os quadrinhos também. Por que os irmãos Metralha são bandidos? Porque são malvados por natureza, segundo a lógica dos gibis.

Ou seja, a sociedade é uma engrenagem maravilhosa e linda, com cada cidadão feliz e contente, seja ele rico, pobre ou miserável. Então, uns sujeitos desajustados e malvados resolvem atrapalhar tudo, entrando numa vida de crimes. Temos que matá-los ou prendê-los, e seremos felizes para sempre. Assim, basta chamar o Capitão Nascimento e matar os bandidos. Os que não forem mortos, que sejam trancafiados e que se jogue a chave fora.

A parte que está faltando dessa história é que o crime é produto da sociedade capitalista, já doente nessa fase de decadência imperialista.

Assim: * O bandido suborna o policial; * O adolescente de classe média alta – aquele mesmo que espanca homossexuais – compra maconha, cocaína e ecstasy dos traficantes; * O pobre se presta a ser “mula” ou trabalhar na produção de drogas por não ver outra perspectiva; * Alguns juízes são ligados aos grandes criminosos, que não estão nas favelas, mas no Leblon e em Higienópolis, em suas mansões. Estes, por sua vez, são os chefes dos chefes que moram nas favelas.

A solução passa por: * Dar uma vida digna aos policiais. Eles não podem usar botas com sola furada, como uma reportagem mostrou anos atrás; * Intensificar as políticas sociais, que dão perspectiva aos que não tinham perspectiva; * Fazer obras de infraestrutura nas comunidades carentes, impedindo que as favelas sejam um Estado paralelo. Isso está sendo feito no Rio, mas de modo muito embrionário; * Aumentar os efetivos da Polícia Civil, que vai atrás dos grandes criminosos, dos peixes grandes.

Nesses episódios de violência no Rio, há um cérebro por trás. De quem? Prender os peixes pequenos ajuda, sim, mas pegar os grandes traficantes – que não moram na favela, repito – é fundamental.

O governador Cabral tem feito algumas coisas boas, como as obras do PAC nas favelas e as UPPs. Mas faltou material humano de qualidade. Muitos policiais, infelizmente, devido aos salários baixíssimos, se deixam levar pela tentação de ganhar dinheiro fazendo parte de milícias ou se vendendo ao tráfico. Por que Cabral não preparou esse material humano antes? Além disso, Cabral – e todos os governadores – não ataca a questão central: quem são os cabeças? Em quais bairros “nobres” eles moram? E, por fim, uma questão FUNDAMENTAL: é preciso descriminalizar as drogas.

E, por favor, nada de falsos moralismos.

Cigarro é droga pesada e está legalizado. Álcool é droga pesada e está legalizado. Cafeína é droga pesada – é da família dos alcalóides – e está legalizada. Toma-se cafezinho em qualquer barzinho de esquina, nas barbas da polícia!! Aliás, até eles consomem essa droga pesada! Sou contra o uso de drogas, inclusive as legalizadas. Mas sou contra a criminalização das drogas. Acho que seria muito melhor que as drogas hoje ilegais fossem produzidas regularmente como as drogas já legalizadas. E que a sociedade seja informada e discuta os efeitos ruins dessas drogas.

Mas essa legalização demorará muito, pois os traficantes são contra, a polícia é contra, os juízes são contra e os políticos são contra. Continuaremos seguindo assim: as drogas são consumidas, geram dinheiro, que financia armas, as quais geram violência.

(1) ROTA – polícia ostensiva e violenta que atuou em São Paulo nas décadas de 80 e 90.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

gonçalves

desculpe-me as provocacoes fazem parte da DEMOCRACIA sera q foi por q escrevi LOUCATELLI com 1 L só´?

gonçalves

ei ADMINISTRADOR eu nem falei mal da IURD e vc ja me censurou

gonçalves

rarararara censura no site do AZENHA quem serao os ADMINISTRADORES ? ta parecendo a editoria da GLOBO

gonçalves

LOUCATELI cabe perfeitamente a esse sr comentarista q compara cafe com crack mude-se para a holanda onde per sinal essa sua tragica e louca opiniao mata milhares de viciados em tempo prefere o fuzil do traficante q da policia saiba q os trabalhadores da segurança publica sao os unicos representantes do poder publico q a populaçao tem para recorrer nas madrugadas longe dos holofotes e cameras q tanto atraem personalidades como o sr LOUCATELI

Lucas Santos

Pelo que entendi, Locatelli defende um maior uso da polícia investigativa (Civil) do que a ostensiva (Militar, as Rotas e Bopes da vida). Concordo.

Quanto às drogas. Creio que seja possível se discutir o uso de maconha. Mas cocaína e crack, não.
Numa "Marcha da Maconha" que presenciei em Porto Alegre, os manifestantes usavam adesivo: "DIGA NÃO AO CRACK". Ou seja, mesmo o movimento do hemp não aceita o crack.

@sergiobio

O texto foi bem até quase o final. Os últimos parágrafos é que ferraram tudo. Pô, quer defender seu direito de quebrar um béque, ainda vai. Mas dizer que cafeína é droga pesada, para defender esse direito, atropelou o limite do ridículo…

    patrick

    Caro Sérgio, lembra do bordão "RedBull te dá asas"? O "energético" que essa empresa comercializa é pura cafeína. Se é droga? Bom, basta dar uma olhada em qualquer posto de combustíveis de beira de estrada e você verá o público consumidor: caminhoneiros que querem estar "ligados" para ultrapassar os limites humanos de sono e cansaço.

    Marcelo de Matos

    A cafeína faz mais efeito para uns que para outros. Eu nem preciso tomar "RedBull". Se tomar café e Coca Cola já consigo dirigir a noite inteira. Aquele comprimido para dor, Tandrilax, é à base de cafeína. Quando me receitaram eu fiquei ligadão, com vontade de pegar a estrada. Na verdade, saí ultrapassando os outros e custei a me dar conta que estava sob efeito de estimulante.

    @sergiobio

    Na verdade, RedBull é um coquetel, contendo, entre outros, cafeína, realmente. Mas o verdadeiro "princípio ativo" é a Taurina.

    Já a cafeína é onipresente. Aperece em desde chás, passando por quase todos os refrigerantes, até como corretores de efeitos colaterais de antigripais e analgésicos (mas nunca como princípio ativo, inclusive no Tandrilax). Muito difícil encontrar alguma cultura sem alimento que a contenha. É usada realmente para afastar o sono. Mas daí a ser chamada de "droga" e, pior, "pesada", doeu no meu cérebro.

    Roberto Locatelli

    Acho que você precisaria reler o post. Nele está escrito> "Sou contra o uso de drogas, inclusive as legalizadas."

    Pra mim, nada de cigarro, maconha ou cafezinho. Pra quem curte, faça bom proveito. E boa sorte, pois essa pessoa vai precisar…

KBLo

Pois é, enquanto isso…
http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/policia

5 jovens, entre 20 e 25 anos, todos universitários, sem passagem pela polícia, que cultivavam maconha para consumo próprio, são presos. vão responder processo por tráfico e se condenados ficarão presos por, NO MÍNIMO, 5 anos. qual a lição que vai ficar pros colegas de classe?

"melhor comprar daquele favelado, o filho da faxineira do bandejão da universidade. que pelo menos se a polícia pegar quem se fode é ele…"

J,C,CAMARGO

A ROTA era e é uma Polícia Ostensiva com grande poder de fogo. Foi responsável por desbaratar redes de
bandidagem e terrorismo político!

    Ⓐnti

    Foi responsável também por efetuar uma política de eliminação sistemática de seres humanos com baixa renda moradores da periferia da cidade de São Paulo…

Fabio_Passos

Agora que o Estado – sob comando das classes ricas – promoveu uma invasão militar em uma área urbana… o que vai fazer para modificar as condições objetivas que geraram a escalada de violência?

Sim, porque simplesmente não é sustentável manter milico e polícial apontando fuzil prá cabeça da população indefinidamente…

A fábrica que atira a população segregada na marginalidade continua aberta.

    Gerson Carneiro

    Fabão,

    E é sustentável manter traficantes apontando o fuzil pra cabeça da polupalçao indefinidamente? E aliciando as crianças para a função de "vapor" do tráfico?

Leonardo Câmara

O crime existe muito antes do capitalismo. Certamente ele potencializou a miséria e criou as condições para fermentá-lo. Mas supor que o homem é cria exclusiva do meio é ingenuidade, senão tolice.

Pergunto: quantos traficantes ou mesmo criminosos comuns o articulista conhece? Não vale passar na boca para comprar, isso não é conhecer!

Vou repetir a frase de um amigo meu: "Quem fala em legalizar a droga não tem a menor idéia do que a cocaína pode fazer com um homem".

E aí, vamos legalizar a cocaína, LSD, heroína, craque? E quem cuida dos zumbis que vão trafegar a esmo nas cidades? E dos loucos que vão se armar para assaltar e sustentar seu vício após perderem tudo?

Faça-me o favor… Eu conheço o Rio de uma ponta a outra, sou carioca e morei lá mais de trinta anos. Conheço da Zona Sul à Baixada, de Santa Cruz a São Gonçalo, andava na madrugada e sei do desastre que essa filosofia de boteco causou. Cansei de ouvir isso enquanto o interlocutor apertava um. Foi ela que levou a esse caos.

Meia duzia de traficantes põe uma cidade de joelhos por conta de uma classe média que gosta de dar seus tecos e fumar um enquanto toma uma cerva gelada. Va lá na Penha defender esta tese, lá no meio do povo que vivia com medo, vá lá…

Quanto eu era estudante e visitava meus colegas de universidade na Penha, na Abolição, em Bonsucesso, quando eu ia no Bar do Chorinho, aquilo era um lugar tranquilo. A droga transformou aquilo num inferno. Não conheço ninguém cuja vida tenho progredido por conta do uso de drogas. Só naufrágio…

Com relação à droga sempre haverá a lei da oferta e da procura, legalizando ou não as pessoas vão continuar procurando o melhor preço, que é no tráfico, pois não paga imposto. Afinal, por que será que tanta gente compra contrabando de camelô?

A solução é esta que esta sendo posta em andamento, o estado agindo com braço forte para expulsar e prender os criminosos mais encarniçados e levar cidadania para as pessoas de bem viverem em paz.

Por vezes penso que tem gente mais preocupada com o preço do baseado do que com o bem estar da coletivdade. Mas vá lá, o ambiente é democrático, cada um que fale o que pense…

Sinceramente, eu costumo ser um cara tolerante com discursos, mas este aí já está comprovado a 30 anos que não funciona, mas não mesmo.

Parabéns ao secretário, ao governador e excelente trabalho executado pela força de segurança. tem que seguir avançando!

    Marcelo de Matos

    Não entendo nada de droga, a não ser cerveja e vinho. Já gostei de uísque sem gelo, mas, abandonei essa mania. Não era caubói, de virar de vez. Não: eu tomava devagar, degustando. Cigarro nunca tolerei porque eu tinha nove tias que me paparicavam muito e eram todas fumantes. Peguei ojeriza. O Duilio, que tinha um blog na Folha e não sei por anda, dizia que costuma ir a pé da Avenida Paulista ao Brás e, no caminho, encontrava gente fumando maconha em todos os bares. Você se diz contra a descriminalização das drogas e eu concordo nesse ponto, mas, será que a droga já não corre solta por aí? Será que esse problema do tráfico de armas e drogas tem solução? Talvez nem a degradação ambiental o tenha, não é não?

Fabio_Passos

Locatelli simplesmente arrasou.
Análise muito superior ao lixo produzido na mídia-afrikaaner.

É evidente que a legalização seria um caminho para reduzir toda essa violência.

Olha que interessante o posicionamento do DAR – Desentorpecendo a Razão http://coletivodar.org/posicionamento-do-dar-sobr

"O dia que o morro descer e não for carnaval.

Enquanto anônimos ninguéns seguem chorando a perda dos seus, a mídia brasileira louva uma pacificação feita com tanques e sangues"

Luiz Fernando

A propósito, neste ano a Organização Mundial de Saúde divulgou os seguintes dados:

1. O uso abusivo do álcool é a causa estimada da morte de 2,5 milhões de pessoas por ano (mais de 10% são jovens).

2. Cerca de 320 mil vítimas têm entre 15 e 29 anos.

3. O álcool está ainda envolvido em 25% dos casos de homicídios em nível mundial.

4. Em 2009, 1 milhão de crimes violentos foram relacionados ao consumo abusivo de álcool.

5. Metade dos membros da OMS não tem uma política nacional para o álcool.

6. O álcool mata mais que o uso de drogas ilícitas.

7. O álcool mata mais que diversas doenças.

8. O álcool mata mais que o tabaco.

Enfim, só estatísticas trágicas. Ainda que o Estado cobre pesados impostos sobre a produção do álcool, as políticas públicas ainda são precárias para tratar os dependentes.

    @sergiobio

    Esqueceu de contar que praticamente 100% de todos os falecidos na humanidade desde a década de 1920 já tomaram cafezinho alguma vez na vida. Ou Guaraná ou Coca-Cola. Ou outro entorpecente que contém cafeína.

edv

Ora, acho que todos podem entender a diferença entre "prender crimosos e combater o crime".
Mas como fazer um sem o outro.
Desculpem, mas enche o saco ouvir que o que é necessário não é suficiente… mas é necessário!
Propor os complementos, tudo bem.
Todo problema complexo pode e deve ser atacado por partes.
Negar as partes componentes é filosofia inútil.

Gerson Carneiro

O estraga prazer da teoria perfeita do Locatelli.

Teoria do Locatelli: Sensata. Sem delongas. Sem pirotecnia.

Porém, imprescindível, não devendo ser ignorado, e que tem sido a razão de calorosas discussões, urge saber: o que fazer com a leva de traficantes hoje existente?

Sim, porque todas as medidas elencadas pelo sr. Locatelli compõem um conjunto de procedimentos que requer implantação gradativa a longo prazo. E lógico, como aconteceu agora, os traficantes não assistirão passivos toda transformação trazida pela implantação do conjunto de medidas apresentadas no texto. Destarte, o próprio sr. Locatelli admite que "a solução passa por", e não "a solução é". O que é compreensível.

Esse é o primeiro degrau, e o estraga prazeres até aqui, nas discussões e teorias apresentadas.

    Fabio_Passos

    O que fazer com os traficantes hoje existentes?
    Por você creio que seriam submetidos a suplícios em praça pública e então assassinados… prá satisfazer sua sanha de "justiça".

    Gerson Carneiro

    Errou, Fabão.
    Agora nem eu sei o que fazer com os morimbundos.

    Você sabe que eu tenho dito que a oportunidade de sapecar as costas dos morimbundos foi desperdiçada quando da fuga para o morro do Alemão. Não me faça repetir isso, Fabão.
    Porque tem um monte de gente que não gosta que eu digo isso. Você me coloca em cada situação, Fabão.

    Mas sou um homem de bom coração, Fabão. Apesar disso tudo, dessa situação que você me expôe, eu gosto de você, Fabão.

Gustavo Pamplona

Ao ver o Locatelli falando dos adolescentes que espancam homossexuais me deu vontade de dizer isto. (*)

Já repararam que nas novelas da Globo os filhos tratam os pais com "rispidez" ou não são adequadamente educados. Vou dar dois exemplos da novela Passione (**)

1 – Temos o caso da filha da Maitê Proença (***) no caso a filha dela interpretada pela atriz Tammy Di Calafiori (****) em que elas disputam o mesmo rapaz, o ator Daniel de Oliveira que foi amante da Maitê…. bom, o mais interessante não é a bizarrice disso, mas a maneira como a Tammy avança sobre a mãe ao ponto de brigar.

2 – O caso da Bianca Bin, filha da Larissa Maciel na novela é um caso a parte, primeiro a menina engravidou do Cauã Reymond, depois abortou numa clínica clandestina… (já que no Brasil, vocês sabem como é), até aí tudo bem… depois ela se encontrou com o Kaiky Brito e agora pretende engravidar dele O mais bizarro é que ambos são primos (na novela) e até cheguei a ver um pedaço de um capítulo onde ela tinha se encontrado com um médico e ele tinha falado dos perigos de se desenvolver um bebê mal-formado ou com síndrome de down. Já que ambos são quase geneticamente idênticos.

Análises dos casos:

1 – Parece que se esqueceram que a mãe que não somente educa como é a responsável maior (o pai também) pelo crescimento do caráter do cidadão, coisa que entre a Maitê e a Tammy não existe.

2 – Trata de se um caso que eu chamariade criar os filhos "a deus dará" (como se diz aqui em Minas) ou seja pais irresponsáveis não dão a mínima atenção aos filhos, criam os filhos e não se importam muito com eles.

Em outras palavras "Deixam eles fazerem o que quiserem".

Mas até que no caso da Bianca até que entendo já que nem ela sabia que a Larissa era mãe dela e recentemente ela descobriu que o Marcelo Anthony é o pai dela.

Não é toa que hoje vemos estes delinquentes "filhinhos de papai" (e da mamãe também!) cometendo estes atos criminosos

O que eu quis dizer com isto meus caros amigos… "O mau exemplo vem de cima"

(*) Na realidade eu iria escrever isto aqui nesta semana,.

(**) Não sou noveleiro, muito menos perco meu tempo assistindo as novelas, sei o que se passa nas novelas pelos comerciais

(***) Acho que vocês se lembram que foi a Maitê que disse "Machos selvagens, nos salvem da Dilma"

(****) Como não assisto novelas, não sei os nomes dos personagens direito, sei apenas os atores e estou com preguiça de acessar o site da novela Passiona na Globo.com

    Gerson Carneiro

    E passa comercial de novela? Se passa: quanto tempo dura? é possível concluir tudo isso?
    Noveleiro, hein Smurf. Pode admitir. A casa caiu, quer dizer: o cogumelo caiu.
    Eu já reparei esse comportamento sim, mas não em novela. Não acompanho novela.

    Gustavo Pamplona

    "Presto", quando eu disse "comerciais"… digo "as chamadas" entres os comerciais ou propagandas, tanto faz. Mas de vez em quando eu assisto uns pedaços e as da Record também.

    Senão como é que eu converso com as meninas? ;-)

    Não teve uma leitora por aqui que disse que gostava de novelas? Foi num comentário em que ela disse que mulheres depilam porque são vaidosas.

    Gerson Carneiro

    Smurf Ogenio, smurf Ogenio…. Você não entende nada de mulheres.
    Primeiro que não é você quem deve conversar. Tudo que você deve fazer é ficar quieto e só escutar. Elas falam muito e não gostam de ser interrompidas.

    Sabe, smurf Ogenio…. havia duas mulheres que passaram 30 anos presas, isoladas na mesma sela. Só as duas. Quando chegou o dia de libertá-las, o guarda assim o fez. As duas deram as costas um para outra e foram embora. Mas… após andar dois metros uma voltou-se para a outra e, eufórica disse:
    – Ei amiga! Faltou eu contar uma coisinha.

    E elas depilam não porque são vaidosas smurf Ogenio.
    Elas depilam por pura inveja de nós homens. Simplesmente porque elas não têm barba.

    Gustavo Pamplona

    (Ironizando) Interessante, Gargamel… com o seu "machismo" você realmente entende de mulheres… palmas!!! [clap, clap, clap]

    E amigo… não fui eu que disse o lance da depilação, foi a leitora.

    Como eu percebi que você é um pouco infantil eu tinha resolvido uns dias atrás te tratar de maneira infantil também. Beleza? ;-)

wilsoncjunior

Essa coisa de esquerda e direita ainda não está clara pra muita gente no Brasil. Alguns amigos que considero de esquerda me surpreenderam com suas posições nesse caso. "Tem que entrar e matar os bandidos todos", pensamento igual ao do Jair Bolsonaro. "Se a maioria apoia é porque dessa vez uma reação violenta se faz necessário", discurso fácil pois legitima a ditadura da maioria sobre a minoria e livra o camarada do esforço de pensar. "É uma revolução o que está acontecendo", essa é a esquerda que apoia qualquer ação do gov Lula mas seria contra se a mesma coisa fosse feita pelo FHC ou Serra.

Me considero de esquerda e apoio ainda hoje a revolução cubana. Mas não apoio prisão de dissidentes políticos ou perseguições de minorias como homossexuais como aconteceu na ilha. A luta é pra livrar a civilização da barbárie e não substituir os bárbaros.

A violência é inerente ao capitalismo. Tráfico de drogas e armas sempre existirão porque favorecem esse sistema corrupto que não teria durado tanto se não vivesse a margem das constituições federativas.

wilsoncjunior

Essa coisa de esquerda e direita ainda não está clara pra muita gente no Brasil. Alguns amigos que considero de esquerda me surpreenderam com suas posições nesse caso. "Tem que entrar e matar os bandidos todos", pensamento igual ao do Jair Bolsonaro. "Se a maioria apoia é porque dessa vez uma reação violenta se faz necessário", discurso fácil pois legitima a ditadura da maioria sobre a minoria e livra o camarada do esforço de pensar. "É uma revolução o que está acontecendo", Essa é daquela esquerda que apoia qualquer ação do gov Lula mas seria contra se a mesma coisa fosse feita pelo FHC ou Serra.

JCM

. Gostode beber, mas me controlo muito por causa de alguns caos de alcoolismo em minha família…. Ademais estáprovado que nem todo aquee que experimenta uma certa droga se torna adicto dela: a proporção de adcção é de cerca de 15-20% do total dos usuários "recreativos". Todos sabemos e conhecemos quem consuma cocaína ou maconha. O uso da primeira é particularmente expandido entre altos executivos de multinacionais Essa gente nãoq uer confusão, de modo que interpõe várias camadas entre si e o traficante. Quem paga o pato? a sociadade em geral e os pobres em particular: assim deixemos que quem queira cheirar cheire, que isso seja feito às claras, com responsabilidade do sujeito. Na Holanda se compra livremente haschiche e cocaína em "cafés" especiais para tanto e ninguém morre de bala operdida, nem de overdose e o crim organizado e a corrupção policial não são problemas de monta. O que é melhor: o realismo ou o moralismo? pensemos bem antes de resaponder, pois, a continuar esta guerra social de hoja, mais alguns anos vai ser difícil sasair às ruas.

JCM

Parte dois
Descriminalização:

No século XIX, o uso de todas as 'drogas" era descriminalizado: havia – é óbvio – problemas com a saúde pública, mas não havia problemas coma violência e a corrupção policial. Foi o calvinismo quacre dos EUA que convenceu o mundo a entrar nessa da proibição. Deu noque deu:é hoje um segredo de polichinelo o envolvimento da CIA e das organizações policiais com a produção e distribuiçãod e drogas, bem como do sistema financeiro, na gestão dos lucros fabulosos desta atividade. descriminalizar não quer dizer estimular o consumo. Eu posso comprar cigarros livremente em qualquer boteco deste país. Não obstante não fumo- e nunca fumei- por questão de opção pessoal.

JCM

Descriminalização:

Esta, mais uma vez, é a palavra-chave, em qque pese as reações emocionais daqueles que não pensam. Já vimos algo parecido, na campanha eleitoral, com relação ao aborto!… Mas vamos de novo aos fatos: o álcool e a nicotina são sim drogas pesadas: que o diga todo aquele que já teve um alcoólatra na família. Não obstante seria um a bsurdo, fazer como os EUA durante a lei seca: tudo aquilo serviu apenas pra fortalecer as máfias e aumentar o consumo do álcool.

Hans Bintje

jonas de carvalho perguntou: "Agora eu pergunto: por que umas pessoas bebem e dirigem e outras bebem e não dirigem com ou sem leis, com ou sem multas?"

O Ivan Lessa descreveu a "bebedeira monstro" ou "pifão comunal" britânico ( http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/05/… ):

"O nome já diz tudo. Uma porção de gente, de comum acordo, e a horas, ou desoras, marcadas, vai e enche a cara. Mas enche a cara para valer. (…)

O mundo passou a beber mais e mal. Possivelmente culpa dos 'binge drinkers' ingleses. Os franceses, agora, me informam os jornais, entraram nessa onda".

Ironia das ironias: nunca se bebeu tanto por lá e os pubs britânicos estão fechando ( "There is concern that more pubs are closing down than new ones opening." – http://en.wikipedia.org/wiki/Public_house )

É triste notar que o prazer se tornou sinômino de quantidade, não de qualidade. Mais bebida, mas de baixa qualidade, como escreve o Ivan Lessa, "sai depois 'pela aí' fazendo as coisas que o Código de Hamurabi dos bêbedos, e até mesmo dos bêbados, manda que sejam seguidas. Cantam, provocam brigas, ficam sentimentais, quebram coisas, vomitam."

Vou tentar remar contra a maré e lançar uma sugestão: que tal montar um pub para que "feios" (todos nós), "sujos" (os blogueiros) e "malvados" (gente como este leitor) possam se reunir ao som do bandolim do Luis Nassif?

    Gerson Carneiro

    A bebida é o maior inimigo do homem; e o homem que foge do inimigo é um covarde.

    Estou pronto. Pode me chamar que eu vou.

claudio rodrigues

o locatelli está tentando segurar o "oba oba" do senso comum. está certo. as coisas não são tão simples assim. toma-se o morro e tudo estará na santa paz. agora, é preciso reconhecer q tem muito peixe grande sendo preso também. estamos assistindo isso o tempo todo. o governo demorou, ams agiu. o pior é se não agisse; pode ter demorado, inlcusive, pela complexidade de uma operação desse tipo. o q temos q louvar é a iniciativa da fusão de forças para combater o barbarismo. torcer para q isso não seja apenas uma cena de cinema ;e q tantos os grandes quantos os pequenos continume sendo pegos e processados para respoder, legalmente, na justiça. a legalização e descriminalização das drogas são outros 500. agora, é brecar os ataques criminosos q estavam acontecendo. sou a favor de liberar as drogas. pelo motivo mais simples do mundo. a repressão não dá certo. se dá, eu nunca ouvi falar. legalize já.

Rafael J

De agora em diante, veremos cada vez mais textos como o desse pseudointelectual. São os efeitos da síndrome de abstinência.

Roberto Locatelli

A questão da legalização das drogas é de paradigmas.

Na Bolívia, mastiga-se folha de coca. Aqui, bebe-se Coca.

Repito, sou contra o consumo de QUALQUER droga. Pode até me chamar de carola que eu não ligo. Evito até bolo que tenha passas ao rum. Mas acho uma tremenda burrice combater o uso de drogas mantendo-as ilegais.

    Daniel Quireza

    Mas Roberto, acho que não daria para legalizar drogas tipo crack e heroína pois são muito pesadas.

Jairo_Beraldo

"Dar uma vida digna aos policiais. Eles não podem usar botas com sola furada, como uma reportagem mostrou anos atrás"…Não concordo. A PF ganha muito bem, obrigado, e tem o mesmo nível de corrupção das polícias militar e civil. O que tem que se fazer, é um reajuste na formação destes policiais que estarão envolvidos com a comunidade. Se vê falar, os jovens facistas, formados pela Rede Globo, que ser policial é seu objetivo, para bater e matar. E os que fazem a instrução nas academias de policias, são verdadeiros carniceiros, fazem aumentar a sede destes jovens. É como disse Einstein, nasceram com cerebro por engano, bastava-lhes a medula espinhal. O problema não é só salário, é também tirar o título de "autoridade", pois eles nada mais são que funcionários de segurança. Até os seguranças que usam fardas em bancos, etc, se acham no direito de agredir as pessoas. É cultura ditatorial.

    Davi Santos

    Jairo, não sou policial federal, mas conheço bem o trabalho deles. Dizer que o nível de corrupção da polícia civil e militar com a Federa é o mesmol, é não ter conhecimento algum sobre o assunto. Pode observar aqui (http://www7.dpf.gov.br/DCS/Resumo_OP_2010.html) e aqui (http://www7.dpf.gov.br/DCS/Resumo_OP_2009.html) quantos policiais federais foram envolvidos em corrupção em 2009 e 2010, e tire suas próprias conclusões.

    Jairo_Beraldo

    Eu pego por base a PRF do RJ, que toda vez que passo pela região de Magé, me APORRINHAM TANTO, que acabo por dar um café(como eles dizem), para me "liberar"(arrumam os motivos mais absurdos para querer multar). E pergunte aos caminhoneiros, o que eles passam nas mãos deles. Tudo bem, voce vai dizer que PF é uma coisa e PRF é outra. Mas não me convence! E não generalizei. Mas te dou outro exemplo. Colegas do Delegado Protogenes, deixam de fazer obrigações mais necessárias, para aporrinhar a vida dele. DE GRAÇA?

Zé Tavares

Noto que os comentários estão focalizando mais as drogas do que o capitalismo decadente e a hierarquia da bandidagem, e, que cada um defende suas preferências sem observar a coerência apresentada pelo autor do texto. É evidente que tabaco, álcool e cafezinho são drogas equivalentes às demais e que foram entronizadas na sociedade pela cultura dominadora e dominante, através do seus hollywoodianos prepostos. Que impressão posso causar ao comentar ser bem cafona a moda de beber um vinho no restaurante para fechar uma noitada divertida depois do cinema com o filme do Oscar? E olha que acho mesmo beber vinho uma grande bobeira. Para mim, a questão é: "A parte que está faltando dessa história é que o crime é produto da sociedade capitalista, já doente nessa fase de decadência imperialista". Disfarçar e falar de cafeina é desperdiçar tempo e energia necessários para a transformação da tal sociedade "perfeita".

Luan Crespo

Olha,
Tem um tipo de conformismo que está muito em voga hoje, e é o conformismo "inconformado". Explico: o sujeito não procura se informar sobre o que realmente está acontecendo, que atitudes estão sendo tomadas, e assume que o "governo" está fazendo tudo errado, e enfileira suas idéias de forma bem simples (para não dizer simplória), confirma com meia dúzia de manchetes da mídia tendenciosa e pronto! Acha que fez seu papel.

Para começar o PAC no Alemão não está sendo feito "e modo muito embrionário", é só entrar no site do arquiteto Jorge Mário Jaurégui (http://www.jauregui.arq.br/favelas_alemao.html) e dar uma olhada. A retomada do Alemão já está acontecendo há três anos! os projetos são complexos e estruturados em largio pensamento social.

"Porque não prende os cabeças"??? Ora, porque são cabeças! Se fosse fácil já tinha sido feito, esse tipo de grande ação só pode existir se as ações menores forem aos poucos criando aberturas na estrutura do crime organizado.

No mais, concordo com a legalização das drogas (sempre existiram e vão continuar existindo), e pela redução da violência.

jonas de carvalho

Veja bem essa historia de legalizar droga por que o alcool já é, não é bem assim. Muita gente morre no transito por causa de motoristas alcoolizados. Vai dai que acabou surgindo uma campanha muito bacana que constrange o cidadão de bem a beber e dirigir. Também surgiram os bafometros, e as multas são bem salgadas para o motorista que toma umas e outras e dirige simultaneamente.

Agora eu pergunto: por que umas pessoas bebem e dirigem e outras bebem e não dirigem com ou sem leis, com ou sem multas?

Entonces o consumo de coisas em geral é uma questão comportamental. Todo mundo precisa pensar em um jeito de mudar comportamentos. Então o buraco é mais embaixo. Deixar por conta do legalismo é não querer ir fundo.

@jotagebece

Julio Silveira

Não existe sociedade perfeita sob o prisma econômico, nem a capitalista, nem a socialista. A única forma de encontrar o melhor modelo a que permitirá a sociedade encontrar seus caminhos alternativos, é a sociedade democrática. Aqueles, como eu, que nasceram no século XX e se encontram na chamada meia idade no século XXI podem já ter percebido, como eu percebi, que essa retórica sobre esquerda e direita pode ser retórica apenas. Ambos os lados quando pendem para o totalitarismo são sufocantes e alijam a cidadania, criam castas, e muitos beneficiários privilegiados, portanto se igualam nesse ínterim.

Julio Silveira

Evidentemente que utopicamente a visão socialista é mais atraente, permite uma visão de igualdade, acho que ideal para a sociedade, mas por si só não é garantia de que governo socialista é igual. Aprofundar a democracia é a meu ver a grande sacada, a que pode levar-nos aonde queremos. Esse sim é o melhor sistema, nele se traduzirá os interesses da maioria, mas onde a minoria também poder ter sua voz. Cumpre como obrigação àqueles que têm papel no esclarecimento das populações orientá-las a fazer suas escolhas com base em interesses principalmente coletivos. Não esqueçamos que o egoísmo é uma das características humanas.

Robson Moreno

Parabéns pelo post. De acordo.

Marcelo de Matos

Não sei que rumo vai tomar a discussão aqui no post do Locatelli. Se descambar para a descriminalização das drogas, precisamos nos atualizar sobre a matéria. Nesse caso, a bandeira não está com o Lula, mas, com o FH C e o Gabeira. Não tenho opinião formada sobre o assunto, da mesma forma que não sei se é melhor reabrir os bingos ou deixá-los fechados, enquanto o pessoal joga em locais clandestinos. Libera geral? Ou, agora vale tudo, como dizia o saudoso Tim Maia? É preciso não esquecer que por trás dessa idéia de que a descriminalização das drogas vai trazer a paz social está o interesse das mutinacionais. Pensou nisso, Locatelli? A Souza Cruz, segundo a Revista Superinteressante, mantém em depósito a marca Bob Marley. Se liberarem a maconha eles lançam a nova cigarrilha. Viva o capitalismo!

Bruno

Azenha, "violenta" é opinião sua, e a ROTA – Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar – segue sendo o principal batalhão de patrulhamento da cidade. Junto com o Tático e a ROCAM, claro.

André LB

Quanto às drogas, nada de falsos moralismos. Ok. Café destrói alguém? Só se for em altíssimas quantidades. Se for assim, vamos proibir a picanha. E o cigarro? Mata mesmo, e defendo a proibição da propaganda. Entretanto, nunca vi ninguém tirando racha e atropelando 3 porque fumou demais. Bebidas alcoólicas já são um problema e tanto, e a hipocrisia quanto ao uso é disseminada pela quase totalidade da população, que por exemplo dirige e bebe, etc. Entretanto, o fato da bebida ser legalizada não apaga o fato de que MACONHA causa sim sérios danos à saúde. De COCAÍNA e outros eu nem vou falar. Se o álcool legalizado já causa tantos estragos, imagine-se a COCAÍNA LEGALIZADA. Ou alguém é ingênuo o suficiente para imaginar que o usuário de cocaína, ao contrário do usuário de bebidas alcoólicas, seria mais ponderado, não bateria na mulher, não dirigiria "alto"…? Falso moralismo é o do Locatelli e semelhantes, que preferem contrapor ao feio mundo atual um outro em que usar drogas (várias inclusive pesadas) seria inofensivo e "bonitinho".

André LB

Texto extremamente falacioso. Já que muitos olham a pessoa e não os argumentos, adianto que sou sob muitos critérios um esquerdista. Dito isso, óbvio que há ricos chefes de bando, o que não apaga o fato de que há pobres bandidos também. Esquecer isso é apenas inverter o burro e preconceituoso argumento de que pobre é ladrão (assim, "rico é ladrão"). Não se esqueça também que, com ou sem desigualdade social (que no Brasil é muito grande e deve ser combatida), sempre, SEMPRE haverá quem olha as posses do vizinho com olho grande, seja lá em qual classe for. Enfim, muito do crime nem existiria se ninguém passasse necessidade? Ok, que seja, deve mesmo ser assim. Deixaria de haver crimes se não houvesse pobreza? Mentira descarada.

Marcelo de Matos

"E, por fim, uma questão FUNDAMENTAL: é preciso descriminalizar as drogas". Esse é outro grande tema dentro do tema. A esquerda, em geral, é favorável à descriminalização das drogas? Não sei. Este blog precisa fazer enquetes de vez em quando. FHC e Gabeira o são. Eles são de esquerda? Algumas celebridades entre os "verdes" também o são. Será que a maioria deles o é? Acabo de descobrir que temos muitos especialistas em segurança pública no Brasil. Talvez mais que técnicos de futebol. Luiz Eduardo Soares é o mais festejado deles. Na administração pública, porém, sua carreira foi efêmera: 500 dias até ser demitido no governo Garotinho; 300 dias até pedir exoneração no governo Lula.

    @sergiobio

    "Acabo de descobrir que temos muitos especialistas em segurança pública no Brasil. Talvez mais que técnicos de futebol."

    Gênio.

Marcelo de Matos

*(Pacau, no dicionário Aurélio: indivíduo a quem falta um dedo. Pacau, no Dicionário Informal: maconha, baseado)

Marcelo de Matos

O Locatelli está me ajudando a dirimir um drama existencial: afinal, sou de esquerda ou de direita? É verdade que já votei várias vezes em candidatos do PC do B e voto no PT para Presidente. Meus amigos, porém, dizem que tenho idéias de direita. Lendo o texto do Locatelli vejo tudo com clareza: a esquerda é meio anarquista, não preza a autoridade, que confunde com autoritarismo. Sou do tempo em que a escola pública era de ótima qualidade. Eu mesmo entrei na USP sem cursinho (Direito). Os salários dos professores eram baixos, mas, eles eram respeitados, havia disciplina. Não acredito que aumentar o salário dos professores e policiais resolveria todos ou a maior parte dos problemas da educação e da segurança. Sou favorável à disciplina, sim, e acredito que os dirigentes de “esquerda”, lá na China ou em Cuba, também o são. Na URSS também o eram e na Rússia de hoje ainda o são. Por último, esta discussão está tomando outro rumo. A questão não é saber qual droga é mais daninha – o vinho nosso de cada dia ou pacau* lá do morro.

    GUstavo

    Cara pálida, toda ditadura seja de "esquerda" ou de "direita" é autoritária, e pelo seu relato, você é uma pessoa autoritária, simples assim.

bruno_vix

exato..
a valorização dos agentes de segurança pública tem de existir.
mas nunca vi aqui, ou qualquer outro lugar alguém que defenda a PEC 300
só há a retórica.. na hora de ações concretas que melhorarão toda a estrutura policial do Brasil todos se calam
ah.. esses "formadores de opinião"
como diria o Paulo Henrique Amorim, são os comentaristas de tabela, que usam a mesma lógica para “comentar” a situação da violência no RJ e Brasil..

Rafael J

"Cigarro é droga pesada e está legalizado. Álcool é droga pesada e está legalizado. Cafeína é droga pesada – é da família dos alcalóides – e está legalizada. Toma-se cafezinho em qualquer barzinho de esquina, nas barbas da polícia!!" Até cafeína! Nunca vi tanta asneira junta. Muda o repertório. Esse aí tá ridículo. Sabemos que os problemas são mais complexos que os apresentados pela mídia, mas não é com esses seus argumentos falaciosos que chegaremos perto da verdade.

Corrupião

Mais um manifesto pedante da elitezinha "cult", com medo de ter o fornecimento de suprimentos cortado… Entre cafézinho, o vinho e o crack /cocaína /ecstasy há uma distância enorme… Ponha-se no lugar dos habitantes das favelas, diariamente constrangidos pela criminalidade.

    Roberto Locatelli

    Corrupião, os moradores das favelas são diariamente constrangidos pelos policiais. Constrangidos, extorquidos, humilhados e até roubados.

    Os traficantes da favela não são bobos, tratam muito bem os moradores. Afinal, são seus vizinhos.

    Davi Santos

    Trata bem os seus vizinhos?
    Seu texto até tava bom, mas descriminalizar as drogas o fez incoerente.
    O mundo inteiro luta contra o uso do cigarro, pois faz milhões de vítimas a cada ano, legalizar as drogas como crack, cocaína, é o mesmo que deixar os doentes (viciados) entregues à própria sorte e vê-los morrer, causando assim um verdadeiro genocídio de limpeza da humanidade.

    Roberto Locatelli

    Davi, entendo seus argumentos. Meu sogro morreu de câncer de pulmões. Foi muito triste.

    Mas o governo não pode tutelar a sociedade. Veja só: acidentes de carro matam e aleijam pessoas. Vamos proibir as pessoas de dirigir? Álcool mata pessoas aos milhões, conforme lembrou o Luiz Fernando. Então vamos criminalizar o consumo de álcool?

    Esse tipo de atitude estatal de pajear adultos para que eles não usem drogas não tem futuro. Serve apenas à direita para que ela a utilize a seu favor. Por exemplo: os EUA implantaram bases militares na Colômbia, com a desculpa de combater o tráfico de drogas.

    Drogas devem ser combatidas com educação e conscientização da sociedade.

Neno Baggo

Bem, do mesmo modo como antidepressivos e ansiolíticos são vendidos em farmácias, desde que, em tese, o usuário apresente receita médica, não creio que adoção de tratamento idêntico a determinadas drogas ilícitas possa ser pior do que a situação atual. Na pior das hipóteses, o usuário poderia ter mais confiança na qualidade do produto ("Eu prefiro a cocaína da Bayer!").

    Ed Döer

    Antidepressivos são vendidos para tratar uma doença com recomendação médica. Já o pó é vendido para deixar as pessoas doentes. São outros 500.

    Eduardo Gustavsson

    Isso mesmo! e eu prefiro a maconha orgânica, plantada no canteiro lá do quintal. Na realidade, deveríamos iniciar a discussão sobre as drogas – todas as drogas! Ou alguém acredita que não morrem pessoas vítimas do álcool, mesmo as que não bebem – levando em consideração qual é o menor estrago que elas provocam. Sim, por que desde que o homem é homem, ele consome drogas e acredito que não vai deixar de consumir. Então, que este consumo tenha o mínimo de prejuízo ao indivíduo e à sociedade como um todo.

    edv

    Sim, desde que o homem é homem, também comete crimes, desde o furto até o homicídio.
    Liberar (por ex.) o crack, só vai fazer baixar o preço em "x" e aumentar o volume em n vezes "x".
    Será uma beleza!
    Literalmente… "legal"!

    (mas talvez venha interessar grandes corporações e redes de suprimento e comecialização, propaganda e marketing. Puxa, vai melhorar o PIB! As pessoas? Que se danem, o negócio é "numros"!

Deixe seu comentário

Leia também