Lincoln Secco: A oposição deseja é o impeachment de Lula

Tempo de leitura: 3 min

Dilma-e-Lula-se-liga

O Que a Oposição quer é o Impeachment de Lula

por Lincoln Secco, especial para o Viomundo

As manifestações da Direita arrefeceram por enquanto. É  que a  classe média age só por impulso, especialmente no outono, quando se irrita com a declaração do imposto de renda.

Ah, é claro que a corrupção é que traz as pessoas às ruas. Afinal, para elas a corrupção explica o déficit público, o filho de Lula é dono da Friboi e a crise econômica é resultado do número de ministérios do governo.

Mas a corrupção é apenas a maneira como se explica à classe média o processo político do país. Como ela é uma classe que não se organiza, seu comportamento social é infantilizado. Ela pode ir à direita ou à esquerda, dependendo da conjuntura. Na atual, ela tende ao golpismo e a crise econômica lhe dá razões materiais para isso. Só não imagina que seus representantes no Congresso agravariam ainda mais o seu padrão de vida, a começar pela terceirização de seus empregos.

Golpe

Uma tentativa de golpe não poderia hoje ser apoiada por uma força armada, como em 1932 ou 1964. E a Direita sabe que mandar seus filhos às ruas não adianta. Ela continua com um problema real. Historicamente, partidos como UDN, PSDB ou DEM não vencem porque seu programa é impopular para um país que ainda exibe um abismo social entre ricos e pobres. Eventualmente, um inepto como Dutra ou um aventureiro como Jânio ou Collor vencem, mas não duram ou não fazem sucessores.

À UDN sobrava o golpismo. Os tucanos de São Paulo, por outro lado, parecem não aceitar o lacerdismo de Aécio, nascido em Minas, mas naturalizado na Guanabara sem saber que aquele Estado não existe mais. O governador paulista talvez prefira ele mesmo ser o desafiante em 2018.

Genuflexo

Por seu turno, o PT está de joelhos e já ofereceu tudo para continuar no governo: “compreendeu o civismo” de quem  saiu às ruas pedindo a sua cabeça; entregou o comando da economia a um chicago boy e o da política aos corruptos de sua base no congresso. Por fim, deu até a garantia de que terá menos dinheiro para fazer campanha (ao tomar a medida certa de recusar doações de empresas). Bastará?

O fator Lula

O que no fundo da alma a oposição deseja não é derrubar agora Dilma. Como o leitor e a leitora poderão ver a seguir, o custo disso seria muito alto, embora não impensável.

A faca no pescoço de Dilma só faz sentido se o PT não for competitivo em 2018. Como sabemos que para os trabalhadores até que surja alternativa real à esquerda, “ruim com o PT, pior sem ele”, o  bloco oposicionista quer mesmo é acabar com Lula.

A operação está em andamento. Enquanto o líder se cala, o judiciário continua a selecionar todas as pessoas que um dia foram próximas dele. Não sabemos se Lula poderá ser candidato em 2018 e a oposição também não. Por isso, o ideal seria torná-lo inelegível. Prendê-lo talvez fosse demais e teria o mesmo simbolismo de um impeachment, só que retrospectivo.

Muitos membros da polícia federal ou do judiciário são pessoas de classe média, vivenciaram 13 anos de TV Globo e Revista Veja e compartilham sua visão de mundo nos almoços familiares de domingo. Para eles, a história recente se explica por uma organização criminosa que se apossou do poder e não por um processo social que levou o PT ao governo.

Como seria o Brasil?

A Direita moderada parece se contentar com suas fortalezas estaduais, as prefeituras e os cargos que o próprio PT lhe oferece. Mas aqueles que projetam no petismo suas frustrações individuais não podem fazer isso e sonharão com golpes de mão o tempo todo. Um processo assim seria o verdadeiro teste da nossa democracia racionada. Um hipotético impeachment destruiria a imagem internacional do Brasil por muitos anos, acabaria de vez com as instituições representativas e geraria um caos social incontrolável.

Há quem sonhe com um país sem PT, sem sociais democratas, sem legislação trabalhista, sem sindicatos, sem direitos humanos. Até que a polícia chute a sua porta na calada da noite, como de resto já faz com os pobres todos os dias.

Leia também:

Maria Inês Nassif: Juiz Moro rasga a Constituição para dar golpe no PT 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Fermino

Sou contra tudo que está aí. Do jeito que está nem Cristo consegue consertar isto.

Raimundo Melo

Frente Ampla Progressista!
Lei de meios já!
Lula 2018!

Paulo Falcão

Parafraseando Lincoln Secco, há quem sonhe com um país em chamas, como o próprio professor da USP. Seu raciocínio não é muito mais sofisticado do que dos descerebrados que pedem intervenção militar. Quer conhecer o verdadeiro “pensamento” de Lincoln Secco? Leia este artigo: O REACIONÁRIO E LIBERTÁRIO: QUEM É QUEM?
http://goo.gl/mlU1W5

abolicionista

Acertou em cheio, é só olhar a capa mais recente da Veja, com a imagem de lula sendo tragada por um torvelinho… O PIG é patético…

Bacellar

Justamente o que prende boa parte da esquerda ao PT é a oposição.

Qualquer paulista que acompanhou as administrações tucanas dos últimos 20 anos, qualquer um que perceba a sanha pela faixa presidencial, as demandas represadas, que o PSDB possui, sabe que um governo tucano na esfera federal seria uma hecatombe social.

Dedicariam cada minuto de seus 4 anos à completa demolição do estado brasileiro.

Ao tentar reenquadrar o Brasil à velha ordem, tarefa impossível na prática mas possível nos devaneios tucanos, implodiriam a nação.

tereza

Que bobagem isso de focar tudo no Lula.

C.Paoliello

O último parágrafo nos remete aos livros de história que narram o terror foi imposto ao povo alemão pelas hordas nazistas, recém-chegadas ao poder. O que veio depois todo o mundo sabe. Ou não sabe?

Véio Zuza

Concordo com o artigo. É uma análise de cenários, possíveis e até prováveis – não é uma bola de cristal. Amanhã ou depois pode surgir um fato novo.
Me agrada principalmente a parte em que aponta o dilema da Direita na América Latina: não tem como ganhar eleições limpas, pois o seu programa é anti-povo. E, acrescento eu, não existe uma centro-direita “séria”, embora aqui e ali existam argumentos para tanto; mas para que tenha base social, tem que diminuir, e muito a desigualdade… e isso, a zelite brasileira não está disposta a aceitar, sendo até mais retrógrada que a de outros países da A.L.

ricardo

Quem é esse aí? Deve ser o Marco Villa do PT, só que argumentos mais rombudos do que seu homólogo tucano. Discípulo de Marilena Chauí não tem jeito: o mal é sempre a classe média. O fato é o seguinte: o PT sem lastro e vai encolher. Talvez não volte ao tamanho que ostentava nos anos 1980, mas vai minguar bastante. A cirurgia bariatrica vai começar no ano que vem. Lembrem-se de que o mastodonte já sente agudamente os efeitos da “falta de oxigênio”. E vai piorar. Logo, logo, essa militância que vive no mundo da lua vai precisar colocar pelo menos um dos seus pés no cão, já que os outros três estão na cova.

    Arthemísia

    Hahhahahaha, agora explica aí porque vcs perderam quatro vezes? O povo NÃO quer PSDB, exceto os paulistas, que não se consideram povo.

Eva

Pois, eu quero mais 500 anos de PT para diminuir, ainda mais, a desigualdade social.

Adilson

Vão ficar querendo, pois para efetivar o seu objetivo, os golpistas terão de combinar com o povo. Pois coxinha não conseguem nem dar golpe na sua sucessora.

luiz mattos

Prender LULA?
Invadiremos e soltaremos.

lulipe

O Brasil será muito melhor sem o PT. Que venha 2016 e, depois, a pá de cal em 2018!!!!!!

    luiz mattos

    Vá sonhando pois seremos seu pior pesadelo.

    Fabio Meirelles

    Lula 2018!!

Afonso Guedes

Há semanas venho confidenciando a meus próximos que essa história de impedimento da presidente Dilma é papo furado, o que eles querem mesmo é não perder para o Lula em 2018. A visão do articulista , a mim , parece perfeita.

Messias Franca de Macedo

Impítimam do Lula e da Dilma
é ‘meuzovos’!

Impeachment… Para a [eterna] OPÓsição ao Brasil!
E ao honesto povo trabalhador brasileiro!

ENTENDA ‘A MATUTADA’!

https://www.youtube.com/watch?v=IcJMLtQMdYY

renato

Gostei demais desta visão, do Brasil sem PT..
Clarissima..

Deixe seu comentário

Leia também