Leonardo Ramon: Os protestos em Teresina

Tempo de leitura: < 1 min

Foto de Marcelo Cardoso, no portal AZ, que publicou:

Organização pela internet

As redes sociais são um dos principais meios de organização dos protestos em Teresina. Os estudantes utilizam o Twitter e o Facebook para mobilizar a sociedade para os atos. É também pela internet que eles divulgam imagens das manifestações, denunciam os excessos da polícia e cobram respostas da prefeitura de Teresina.

Azenha,

De forma rápida, posso explicar algo: Teresina é governada por um mesmo grupo desde 1994: PSDB, e com a saída do antigo prefeito para eleição de governador, em 2010, ficou o vice do PTB, sendo que todas as eleições são financiadas pelos donos de empresas de ônibus. Para não perder a boquinha do ano que vem, o prefeito concedeu o aumento de 1.90 pra 2.10 reais. Vale ressaltar que Teresina não tem terminais de integração e que a maioria das linhas está com a concessão vencida, tendo a permissão dos vereadores e do prefeito.

Isso dá nojo!

abs

Leonardo Ramon

Leia também:

Estadão diz que salários de metalúrgicos são inflacionários

Juceli de Castro: Tomara que você morra no caminho!

Pinheiro Salles: Sobre a Comissão da Verdade

Beto Almeida: As duas derrotas no campo da comunicação


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

isabel

O BRASIL FINALMENTE ACORDOU, E VIU AS INJUSTIÇAS, CORRUPÇÃO etc E TAL

E ISSO AI TAMO JUNTO BRASIL!!!

walterthe

sem falar que aqui em teresina os onibus nao cumprem tabela de horario, a cidade faz mais de 30 graus o ano todo e nao tem ar condicionado nos onibus, o povo anda todo espremido.
só um detalhe que ninguém se toca quando soltam esses comentários ideologizados…
PT, PSDB, PSOL, PTB, PR etc… é tudo farinha do mesmo saco.
A revolução que está eclodindo é global e é contra estas instituições anacrônicas, ladronas e injustas: os tais dos poderes legalmente constituidos( constituido por quem ?), o tal do estado democrático de direito( direito de quem ?). Vide Londres, Tunis, Madrid e outras paragens. No Piauí , pobre sofre que nem no Iraque. Por isso que o grito saiu daqui. Viva os estudantes. Se eu tivesse idade tava lá mandando pedra em tudo.

Giordano

As classes dominantes, as antigas, não conseguem ver e ouvir as vozes das ruas. Que o digam os gregos, os árabes, alguma parte dos EUA, e por aí afora… O bicha vai pegar, se eles permanecerem surdos…

Alinson

Além do aumento da passagem de ônibus, que não tem integração de linha e nem licitação, o atual prefeito criou mais três secretarias para alocar os petistas. Essa manobra é apenas político-eleitoreira, PT dá apoio mas quer cargos.

Hellen

temos que continuar o manifesto nao so pela passagem de onibus mais pelos abusos dos nossos governantes que nada têm feito pelos estudantes nem pelos trabalhadores, vamos exigir integração já.

Mariano

E sobre os servidores e professores das federais e do RS (que também ainda não tiveram o teto implantado, a exemplo de Minas) nem uma palavrinha?

Klaus

Pode ser que o transporte público na cidade seja um lixo, mas a coleta de lixo é um luxo.
http://www.viomundo.com.br/politica/teresina-moni

Jason_Kay

O tal Ramon só esqueceu de dizer que o PT se aliou ao atual prefeito (que é teleguiado pelo senador João Vicente Claudino).

    Klaus

    "Com 37 votos a favor e 3 contra, o PT municipal decidiu que vai dar apoio ao prefeito de Teresina Elmano Férrer. Na resolução aprovada no encontro o partido aceita o convite, sem condicionar o apoio a concessão de cargos, porém criando uma comissão encarregada de analisar os espaços a serem ocupados na prefeitura, caso sejam oferecidos. O documento também estabelece que a posição do partido nas eleições 2012 só será discutida no próximo ano, seguindo o calendário do diretório nacional do PT.
    A decisão foi tomada após o senador Wellington Dias (PT) anunciar oficialmente durante o evento, que não vai disputar a sucessão na capital. “Sei do favoritismo apontado nas pesquisas, mas o melhor para o partido é que eu possa permanecer no mandato de senador. Há uma série de projetos em que posso contribuir no Congresso” disse Dias."

ricardo

Aqui na Grande Vitória (ES), as passagens recentemente subiram de 2,00 para 2,30. Isso gerou um protesto dos estudantes, que foi violentamente reprimido pelo batalhão de missões especiais da polícia militar (esse batalhão é treinado para lidar com traficantes nos morros). A passagem aqui é tão abusiva que, fazendo as contas, chega a sair mais barato ir de carro, ou seja, estamos entrando na era do "ônibus para ricos".

[Teresina] Repressão à Manifestação Contra Aumento de Passagem – CMI Brasil | direito de manifestação

[…] 31/08 – Leonardo Ramon: Os protestos em Teresina – Vi o mundo […]

Leo V

Pelo que foi relato, a realidade de Teresina é bastante parecida com a de Florianopolis, e bascicamente com a de todo os Brasil.

Em Floripa as concessões vencem, as empresas dizem há 15 anos que estão no prejuízo mas não largam o osso. E essas mesmas empresas financiam políticos, e acabam sendo um grande poder econômico numa cidade de funcionários públicos.

flipeicl

Sobre as agressões sofridas, vale ressaltar que é necessário parar de culpar "pau-mandado" e começar a responsabilizar os verdadeiros culpados, acionar na justiça os mandantes das agressões é necessário, falo do Governador.

Polengo

1.90 para 2.10 dá mais de 10%.
Que salário aumenta assim, numa canetada?

    Gabriela Nunes

    O salário do prefeito, dos vereadores, deputados e por aí vai…

ZePovinho

Isso sem falar que essas empresas não pagam o imposto municipal sobre serviços,o ISS.

Deixe seu comentário

Leia também