Lembo: FHC poderia ter renunciado quando comprou a reeleição; PSDB e DEM estão perdidos, em estado de neurose coletiva

Tempo de leitura: 2 min

lembo e fhc

Lembo ataca o impeachment

27/10/2015  02h00

por Bernardo Mello Franco, na Folha de S. Paulo

BRASÍLIA – O ex-governador Cláudio Lembo entrou na campanha contra o impeachment. Aos 77 anos, ele escreveu um parecer sobre o tema. Sustenta que o afastamento de presidentes se tornou “uma nova patologia” na política da América Latina.

“Os golpes militares da época da Guerra Fria estão sendo substituídos pelo impeachment. A função do Congresso é fiscalizar os governos, e não derrubá-los. Isso é o mesmo que bater às portas dos quartéis”, diz.

Professor de direito da USP e do Mackenzie, Lembo cita o jurista Pontes de Miranda (1892-1979) ao afirmar que o afastamento de um presidente “só se permite, nas democracias, em caso de extrema necessidade”.

“Não se deve buscar interromper o mandato eletivo. Isso é um desrespeito à população, seja quem for o eleito. O impeachment é um instrumento violento, que causa instabilidade à economia e ao país”, afirma.

O ex-governador contesta a tese de que o impeachment é um instrumento legal, diferente de um golpe. “A lei exige um crime de responsabilidade, o que não vejo. Ninguém diz que a presidente enriqueceu. Sua honra está preservada”, defende.

Lembo também critica a ideia, já sugerida por Fernando Henrique Cardoso, de que Dilma Rousseff deveria renunciar. “Um ex-presidente não devia falar isso. Eu também acho que ele poderia ter renunciado quando comprou a reeleição”, provoca.

Conhecido pela ironia, ele desdenha as manifestações que pedem a queda da presidente. “A elite branca está furiosa. Não entendeu que o Brasil mudou, por isso está perdida.”

Aplica o mesmo adjetivo aos políticos de PSDB e DEM, seu partido até 2011. “A oposição não aceitou o resultado da eleição e quer derrubar o governo a qualquer custo. Só sabem falar em impeachment. Estão perdidos, em estado de neurose coletiva.”

Hoje filiado ao PSD, do ministro Gilberto Kassab, Lembo diz que não tem conversado sobre a crise com os antigos aliados. “Estou velho. Não querem mais saber de mim.”

Leia também:

CPI do BNDES é na verdade a CPI do Lula


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Leo V

Assembléia dos bancários de São Paulo, Osasco e região. Sindicato controlado historicamente pela Articulação de Esquerda do PT, um dos pilares sindicais do PT.
A direção sindical além de não fazer votação secreta para os comissionados poderem ter a liberdade de votar pela continuidade da greve, não fez a contagem dos votos que, pelas imagens, na pior das hipóteses estavam divididos.

É preciso entender o olulismo como tecnologia de gestão de conflitos sociais. Uma máquina de cntrole e apassivamento da classe trabalhadora.

O Video é esclarecedor:

https://www.youtube.com/watch?v=dwT6t8wnxis

Romanelli

Acho mesmo que o BRASIL precisa tipificar melhor o que considera como CRIME, ou divulgar
.
por exemplo: o que vem a ser crime de responsabilidade que, no meu entendimento, diz muito mais sobre CAPACIDADE e respeito às leis, regras e ao ordenamento, a transparência, do que propriamente a ENRIQUECIMENTO ilícito como nos faz crer o texto. Sendo assim digo :
.
E daí se DILMA não enriqueceu, mas se sobre suas vestes pudemos presenciar uma série de DESMANDOS e desrespeitos às Instituições brasileiras, quer pelo desrespeito ao orçamento, ou pela guarda e EMPREGO do dinheiro público por exemplo ? ..uai, é um raciocínio válido tb, não é ? ..fosse diferente e qq um chegava lá e fazia o que bem entendesse ? ..aliás, sei de muito prefeito que foi condenado por bem menos (Erundina por ex)
.
ah, mas tem aquela dos que dizem que CRIME de responsabilidade cometido em outro mandato não vale pro de agora ..bem ? aqui eu diria que já teria havido um progresso, o reconhecimento do ATO ..restando-nos pois cuidarmos da HIPOCRISIA e das filigranas
.
em tempo, a lei AINDA EM e 1079 ainda esta em vigor ..portanto, é do tempo do professor
.
pro Franco:
http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1950-1959/lei-1079-10-abril-1950-363423-norma-pl.html
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L1079.htm

.

    Cleusa

    Desmandos? Que desmandos? Mais um cochinha querendo justificar o injustificável impitimam. Essa tese sobre o impitimam foi construído com a ajuda dos gilmares “dantas” da vida, rede Globo a divulgadora, cunhas, gdes grupos internacionais. Se vc lesse o que expôs o gde Comparato e outros entenderia o que ocorre. Estão utilizando as tais pedaladas para justificar o afastamento da presidente legitimamente reeleita com mais de 54 milhões de votos. Pedaladas essas que foram usadas para pagar a bolsa famïlia e outros benefícios sociais, os quais não ocasionaram quaisquer prejuízos ao erário. Levando-se em conta que vários governadores, notadamente os tucanos do Paraná e São Paulo, que cometeram um monte de irregularidades e pedaladas e não se pede o impitimam deles. O objetivo desse grupo da oposição tremendamente anti-democrático e desonesto pretendem tomar de assalto o Brasil e destruir todos os direitos dos trabalhadores e entregar o pré-sal da Petrobrás, avaliado em mais de 8 quatrilhões, e desenvolvido no governo Lula, a grupos poderosos norte americanos como a Chevron e Shell! Dilma fica!

    Romanelli

    Cleusa, na democracia, PROMESSA e compromisso, pelos meus valores, existem pra serem cumpridos, ou muito bem justificados ..diga, a quantas andam as creches de Dilma, aquelas de 2010 ?
    .
    Orçamento, numa democracia madura, é pra ser EXECUTADO com esmero ..fato – Dilma descumpriu o orçamento por vários anos ..evidente que há prejuízo sim, é só se consultar os setores que não receberam o que deveria
    .
    ..PIOR, não foram só as pedaladas o problema – em tese tirando dum bolso e pondo no outro – ..verdae é que FALTOU bolso ..problema foi a FRAUDE, o esconder da situação frágil do Estado ..famílias acreditaram, empresários investiram ..o drama foi o querer tapar o sol com a peneira
    .
    Decida, os somos uma democratura madura, ou uma formado por néscios aonde só a mama Dilma sabe o quer ?!
    .
    e depois todos estes desperdícios, Milhão aqui, BILHÃO, ali, atrasos, desvios, estouro de orçamento no PAC ..ele como ministra e presidente e não vendo nada ..BB e CX pagando conta e não sendo reconhecido como gasto do governo ..oras, francamente
    .
    prejuízo pode não ter causado pra vc ..pergunte pra quem investiu na Petrobrás e acreditou ?!

Viviane

Cláudio Lembo é a prova de que ainda existem pessoas de direita com cérebro no Brasil. Registre-se que ELE, Lembo, foi o criador da expressão “elite branca”, e não Lula, como os coxinhas gostam de latir por aí (e essa expressão não é nada racista, apenas escancara a realidade brasileira).

    Romanelli

    Há homens bons tanto na direita, centro, como na esquerda, é só abrir teus olhos e corações pra ver ..e maus TAMBÉM
    .
    ..importante mesmo é deixar de lado esta TORCIDA fanática, cheia de rótulos e de frases prontas que visam HUMILHAR os contrários, ações estas que não nos levam a nada, somente ao fratricídio, tornando-nos presas fáceis a estrangeiro e/ou a interesses de outros poucos, que não o da imensa maioria de brasileiros
    .
    a pergunta que tem sempre que ser feita : O que vc pensa, tens alternativa melhor ? ..e de posse da resposta, discutir pra se chegar a um bom termo ..simples assim
    .
    Convenhamos, o BRASIL é uma NAÇÃO muito grande, tem pra todos – isso, apesar de HOJE nos faltar país, a julgar por tantas cotas e filas, falta disso e daquilo que ainda temos nos mais variados setores
    ,
    em tempo – sou branco, classe média (ganho mais que R$ 1 mil/mês), paulista, paulistano e motorista, logo, um inimigo do povo segundo os ATUAIS “esquerdistas” ..uma pensa, se soubesse não teria votado nem feito campanha pra eles, por décadas, como já fiz (foi meio que judeu defender Hitler, compreende ?!)

    Viviane

    (respondendo ao meu próprio comentário porque não tinha essa opção no comentário do colega)
    Nossa, Romanelli, senta aqui, vamos conversar!… Até quando alguém elogia um político de direita você precisa usar essa agressividade toda?
    Em tempo: você acabou de comprovar empiricamente a “teoria” segundo a qual quem diz que “não existe esquerda e direita” É de direita…

    Romanelli

    eu, violento, em qual parte, bem ?

    Acabei de postar 2 links, um da Chauí e outro do Iasi defendo que se TRUCIDE os adversários ..não passou, censuram ..e depois eu que sou violento ?
    .
    vc mesmo considera “meio que milagre” alguém aqui ser de direita ..como se a esquerda NO MUNDO tivesse nos trazido todas as respostas e de forma clara ..não, não tentei nem considero ter sido violento ..meio que sem jeito talvez, objetivo, franco ..mas agressivo ? longe de mim querer ser

Eduardo

A oposição quer o poder! Ninguém, a não ser eles sabe qual o Brasil que desejam! Certo é que não é um país de inclusão social! Não é um país para o povo sofrido! Não é uma democracia. A meu ver, querem um país para eles e para um povo subserviente é ignorante. São assim todas as mentes que sempre dominaram nossa nação e levaram Getulio a desistir da vida!

Cláudio

:

: * * * * 04:13 * * * * Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando:

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

* * * * * * * * * * * * *

* * * *

Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

* * * *

* * * * * * * * * * * * *

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Messias Franca de Macedo

… Há muito tempo que o jurista Cláudio Lembo vem se notabilizando também por ser a única figura decente – e que pensa – no contexto da turba da, digamos, direita!
Parabéns, doutor Cláudio Lembo!
Parabéns pela coragem e honestidade intelectual!

Francisco

A prova da abestalhação em que o PT se tornou:

Repararam que alguns dos principais marcos de confronto ideológicos do período petista saiu da boca deste homem, Claudio Lembo?

“A elite branca está furiosa. Não entendeu que o Brasil mudou, por isso está perdida.”

Nenhum senador ou deputado do PT usa esse tipo de linguagem que “enquadra” a direita no seu papel histórico patético e retrogrado (além de racista…).

Nelson

Belo texto, Bacellar.

O Estado mínimo é para velhos, crianças e trabalhadores. Para os ricos, é o Estado babá, com afirma o Noam Chomsky.

Cláudio

:

: * * * * 21:13 * * * * Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando:

L uz do povo brasileiro

U m digno e fiel lutador

L astreando com real valor

A honra do Brasil inteiro.

.:.

L ula livrou 40 milhões da pobreza

U m feito memorável sem precedentes

L utando contra a mídia venal, teve a certeza

A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes

.:.

L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros

U m feito sem igual que por si só já bastaria

L ula segue sendo no mundo um dos primeiros

A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia

.:.

Poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos
.

L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor

U m homem simples como as coisas boas da vida

Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor

Z elando sempre pelo bem da humanidade querida

.

I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador

N ascido do povo que muito o ama e admira

Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor

C onsciência plena de tudo que no mundo gira

I magem perfeita do homem de si senhor

O humano defensor de humana lira
.

L uz de nossa gente, lutador incansável

U m verdadeiro herói do povo brasileiro

L úcido e consciente do mais admirável

A mor pelo ser humano e verdadeiro

.

D igno e sincero, fraterno e muito humano

A migo do povo, honesto e sempre lhano

.

S eja o meu/nosso canto para te louvar

I sso que a voz do povo já disse várias vezes

L ula, o Brasil vive mais feliz só por te amar

V itória da melhor sorte no número treze

A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.

.

Autor: Cláudio
Carvalho Fernandes (anarcoexistencialismo)

.:.

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

* * * * * * * * * * * * *

* * * *

Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles
! ! ! !

* * * *

* * * * * * * * * * * * *

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Cláudio

:

: * * * * 20:13 * * * * Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: Lula, feliz aniversário !!!!
.:.
L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros
U m feito sem igual que por si só já bastaria
L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *

Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Cláudio

:

: * * * * 19:13 * * * * Ouvindo A Voz do Bra♥♥S♥♥il e postando:

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

* * * * * * * * * * * * *

* * * *

Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

* * * *

* * * * * * * * * * * * *

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Helenita

Puxa, Bacellar, que beleza de explanação! Eu gostaria de poder adquirir o seu livro; divulgue aqui quando for lançado, ok?
Quanto ao Prof. Cláudio Lembo, sempre o admirei, acho que ele precisa dar uma contribuição efetiva, urgente ao País, onde ele bem poderia ser Ministro da Justiça, pois é constitucionalista e humanista. Está em um partido da base (?) do Governo Dilma, logo, pode ser indicado!

    Bacellar

    Obrigado Helenita, mas a coisa do livro era piada.

Admar

Gostei a mim está sendo muito útil ter lido…

Eduardo

Cada dia admiro mais essa pessoa. Quanto mais velho, mais lúcido. Pertencer à elite branca e ser conservador não é nenhum crime, é o contraponto necessário e democrático à progressistas. Se a oposição tivesse “duzentosréis” de massa cinzenta investiria em pessoas assim e não nos aeciosgeraldosfhcserras, loucos por impeachment e por outras coisinhas mais, que não conseguirão nunca. O PT agradece.

C.Paoliello

Tucanos não conseguem explicar ao TSE graves problemas em 78% das contas de campanha de aécim de Furnas:

http://www.conversaafiada.com.br/politica/pt-quer-investigacao-nas-contas-de-aecio

Bacellar

Vou aproveitar o gancho, já que tangencia marro o menas o assunto, pra postar um textículo que escrevi hoje para um amigo, calicença:

“É importante entender que da mesma forma que o socialismo foi, acertadamente, conceitualmente dividido entre utópico (teorias marxistas) e real (regimes como soviético, chinês ou cubano. Embora na prática cada um tenha particularidades), o neoliberalismo também possui um grande lapso entre teoria e realidade.

Eu chamo de Neoliberalismo Real (e na minha opinião esse sistema suplantou gradualmente o capitalismo dos sécs. IXX e XX à partir da década de 90 impulsionado por grandes mudanças estruturais como o colapso soviético, a revolução das teles, a desregulamentação financeira, a internacionalização das cadeias produtivas, entre outros fatores).

No Neoliberalismo Real os estados teoricamente livres são cooptados pelo capital (leia-se oligarquia e tecnocratas) em suas 3 esferas de poder através dos financiamentos de campanha e corrupção dos sistemas judiciários. Os grandes setores econômicos são regidos por agências estatais (ANA,ANAC,ANVISA,etc) onde o corpo diretivo costumeiramente é composto por operadores de mercado (que já trabalharam na iniciativa privada e voltam a trabalhar quando deixam os cargos). Tratam-se de regimes plutocráticos destarte. O estado mínimo teorizado pelos “chicagueanos” costuma ser saneado apenas no que se refere aos serviços de proteção social e infraestrutura pois são grandes negócios para o capital atuar (afinal as população são obrigadas a usar transporte urbano, tratar da saúde, educarem-se, etc) e inchados nos setores considerados estratégicos (ou o orçamento anual na casa do trilhão de U$s dos ianques, berço da teoria neoliberal, é condizente com um estado enxuto?) e burocráticos. Quando Armínio Fraga, ministro de FHC, chutou a taxa base de juros em 45%, ou seja para cada 1 milhão em TDP que um investidor colocasse o governo pagava 1 milhão e 450 mil R$ (isso é que é eficiência!)… Exatamente como estava-se enxugando o estado? Só se estava enxugando mesmo em recursos.

Outro setor em que no Neoliberalismo Real os estados são inchados é o jurídico-policial (chamemos de setor coercivo). Novamente os ianques, com a maior massa carcerária do mundo (em números absolutos!!! Maior que China e India!!!), dão exemplo de como papagaiar um estado mínimo e praticar um estado enorme. Evidentemente um sistema plutocrático, cartelizado, iníquo e sem proteção social, necessariamente terá de ser fortemente coercivo. Bom eu ia entrar no quesito liberdades individuais no neoliberalismo: Teoria Vs. prática…Mas percebi que já fiz um post gigante…Desculpe! Ao vivo te brindo com mais pérolas do saber botequiano e meu livro (ainda em rascunho) “O Capital Sem Lastro – Crítica da Economia Política Doidêra no Neoliberalismo Real”. Hahahahahaha.”

    Bacellar

    ps*quando me referi ao orçamento anual ianque era sobre o orçamento de defesa.

    Conceição Lemes

    Bacellar, tudo bem publicarmos o teu comentário como post? abs

    Bacellar

    Evidentemente. Seria uma honra. E se puderem colocar os links dos meus blogues de fotografia estudiotmfoto.wordpress.com e arte estudiotm.wordpress.com ficaria imensamente grato, aliás quaisquer imagens contidas nesses blogues ficam à disposição do Viomundo para serem utilizadas na ilustração de qualquer matéria se houver interesse de vcs. Abcs.

    Nahum Pereira

    Caro Bacellar, “liberdades individuais no neoliberalismo: Teoria Vs. prática”… Eu adoraria saber seu pensamento a esse respeito…

Deixe seu comentário

Leia também