Laura Capriglione: Ao apoiar Aécio, Marina decreta sua morte política

Tempo de leitura: 3 min

Marina

por Laura Gabriglione, em seu blog, sugestão de FrancoAtirador

Acabou Marina Silva (1958-2014).

Fundadora da Central Única dos Trabalhadores e organizadora do PT, além de amiga e fraternal companheira do líder seringueiro Chico Mendes, Marina Silva foi durante anos, dentro do campo da esquerda brasileira, a representante de uma utopia que tentou conciliar três vetores quase sempre desalinhados: o desenvolvimento econômico, a inclusão social e o respeito ao meio ambiente e às populações tradicionais.

Sua saída do PT, em 2009, empobreceu o partido e o debate interno sobre qual caminho seguir na busca por um mundo mais justo e solidário.

A figura frágil – sobrevivente da miséria dos migrantes recrutados para trabalhar na extração da borracha; nascida em uma família de onze irmãos (da qual oito se criaram); órfã aos 15 anos; sonhática (conforme a auto-definição); vítima da malária, da intoxicação pelo mercúrio dos garimpos e da leishmaniose (doenças da extrema pobreza) – pereceu no domingo, 12 de outubro, depois de lenta agonia.

Foi nesse dia que ela formalizou seu apoio ao tucano Aécio Neves no segundo turno das eleições presidenciais, contra a candidatura da petista Dilma Rousseff.

Como membro do Partido dos Trabalhadores, onde militou durante 23 anos, Marina ajudou a eleger e a implantar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, em que exerceu o cargo de ministra do Meio Ambiente durante cinco anos e quatro meses. Foi um período importante, que consolidou as condições para o Ceará, terra dos pais de Marina, crescer mais velozmente do que a média nacional –3,4% ao ano, contra 2,3% da média nacional.

Anos também importantes para o Nordeste como um todo, que deixou de ser exportador maciço de mão-de-obra, já que criou oportunidade de emprego e renda “como nunca antes”. Só para efeito de comparação, ainda hoje a atividade econômica nordestina cresce acima de 4% (nos cinco primeiros meses de 2014), resultado superior à média nacional (0,6%), segundo o Banco Central.

Exemplo de superação das dificuldades, Marina Silva conta em sua biografia com uma passagem como empregada doméstica. Dureza. Mas a contribuição de Marina no fortalecimento do governo do primeiro operário na Presidência ajudou a mudar a situação das empregadas domésticas.

Primeiro com a valorização do salário mínimo, que passou de R$ 200, no último ano do governo do tucano Fernando Henrique Cardoso, para os R$ 724 atuais.

Depois, com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição das Empregadas Domésticas, de 2013, que ela, com seu exemplo e luta a favor dos oprimidos, ajudou (ainda que indiretamente) a garantir.

Mais de um século depois da Abolição da Escravatura, 7,2 milhões de empregados domésticos brasileiros foram incluídos na categoria de cidadãos dotados de mínimos direitos trabalhistas, entre os quais o controle da jornada de trabalho, definida em oito horas diárias.

Além disso, a categoria começou a receber horas extras, remuneradas com valor pelo menos 50% superior ao normal.

Marina estudou muito, de modo a formar-se como historiadora, professora e psicopedagoga, em uma época em que o país só oferecia aos membros da elite branca a possibilidade de conquistar um diploma de nível superior.

Como membro do Partido dos Trabalhadores e afrodescendente, Marina ajudou a fazer a revolução educacional que aumentou o acesso dos mais pobres e morenos aos bancos universitários.

Pela via da ampliação no número de vagas nas universidades federais, do ProUni e do Fies, o número de vagas no ensino superior mais do que duplicou de 3,5 milhões (em 2002) para 7,1 milhões (em 2013).

Uma vida de vitórias, exemplos e superações.

Mas Marina Silva acabou no domingo 12 de outubro, quando virou as costas para sua própria trajetória ao declarar voto no candidato Aécio Neves, o representante de uma política econômica ostensivamente contrária à valorização do salário mínimo e à ampliação das políticas sociais e de inclusão.

Com o capital eleitoral que conseguiu reunir no primeiro turno (21,32 % do total de votos, ou 22.176.619 eleitores), Marina poderia ajudar sua Rede Sustentabilidade a se consolidar como a tal terceira via de que tanto falou antes.

Ela preferiu juntar-se a forças bem conhecidas dos brasileiros:

Que criminalizam os movimentos sociais;

que atentam contra a liberdade de imprensa;

que são apoiadas pela chamada “Bancada da Bala”,

por Silas Malafaia e por Marcos Feliciano.

Sem contar que os votos de Levi Fidelix (PRTB, o idiota que fez do aparelho excretor um programa de governo), devem ir para Aécio também.

Marília de Camargo César, autora da biografia “Marina: a vida por uma causa” (editora Mundo Cristão, 2010), conta que, diante de um problema de difícil resolução, a ex-ministra costuma praticar a “roleta bíblica”, que consiste em abrir a Bíblia aleatoriamente, para saber o que Deus recomendaria na situação.

Não é difícil imaginá-la nesse mister quando ela se saiu com a ideia de pedir que o PSDB reconsiderasse a campanha pela redução da maioridade penal, como condição sine qua non a seu apoio.

Aécio respondeu sem pestanejar: -Não!

E assim acabou-se mais uma ‘convicção firmíssima’ de Marina.

Descansa em paz, Marina!

Leia também:

Altamiro Borges: Marina ludibria ambientalistas com falsos ‘compromissos’


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Paulo Rodrigues

Adios, Blablamarina e que leve Aecim junto!

Adilson

Azenha,

“Cientista politico alemão dá 7 motivos para o Brasil reeleger Dilma

Li nos últimos dias que a presidente do Brasil corre o risco de não ser eleita e fiquei chocado com a notícia. Nos últimos 10 anos o governo atual mudou a maneira como o Brasil é visto na Alemanha. Se antes víamos apenas um país de terceiro mundo, agora nós sabemos que o Brasil é uma potência econômica.

Para os brasileiros eu diria 7 simples motivos para reeleger o atual governo.

1. Durante a crise mundial (2008-2013) a economia brasileira cresceu quase 5 vezes mais que a alemã.

2. A taxa de desemprego na Alemanha duplicou durante a crise mundial enquanto a brasileira surpreendentemente abaixou. Na Itália, por exemplo, 12.3% das pessoas estão desempregadas e na Espanha 24.5%. O atual governo brasileiro protegeu o emprego das pessoas enquanto as nações europeias protegeram o DINHEIRO dos bancos.

3. Apesar de a Alemanha ter um bom governo, em 2014 a economia brasileira vai, de novo, crescer mais que a alemã.

4. Durante a crise mundial (2008-2014) o IDH alemão diminuiu de 0.940 para 0.911. EUA diminuiu de 0.950 para 0.914, o espanhol de 0.949 para 0.869. Enquanto as maiores economias do mundo sofreram esses efeitos, Brasil aumentou seu IDH de 0.710 para 0.744. Ainda distante do primeiro mundo? Sim. Mas no caminho certo de ascensão.

5. A desigualdade social cresceu em todos os países europeus enquanto diminuiu no Brasil. Continuando no mesmo caminho, em apenas 10 anos o Brasil alcançará o nível de desigualdade dos EUA.

6. O discurso de Roussef nas Nações Unidas inspirou o mundo inteiro contra a espionagem dos EUA. Depois disso, nossa primeira-ministra Merkel e outros líderes nacionais se pronunciaram contra Obama. Pela primeira vez um país de terceiro mundo teve coragem para enfrentar o governo estadunidense.

7. O atual governo de Lula e Roussef mudou a maneira como o Brasil é administrado. Se antes era um país de terceiro mundo trabalhando para os EUA e o mercado financeiro, hoje trabalha para as pessoas.

A Alemanha tem corrupção. Na Europa temos corrupção assim como nos EUA e no Brasil e, infelizmente, isso nunca vai mudar, não importa quem esteja no governo. Mas se há um país que enfrentou a crise mundial e melhorou a vida das pessoas como nenhum outro no mundo, esse é o Brasil. E isso deve ser levado em conta.

Kurt Neuer”.

PS: Eu acrescentaria mais uns 50 motivos, mas vou acrescentar somente um: o ódio tresloucado da Marina Silva, que a fez apoiar o tucano.

Juliana Werneck

Muito bom prara o brasileiro, eleitor de Marina ver o que aconteceria se esta senhora vencesse as eleições! Em 2018 marina voltará camdidata pelo PSDB! Marina é um engodo, uma farsa, rídicula! Ainda bem que ela nao faz parte do PT! E rezo muito para que se Aécio vencer as eleições massacre bastante Marina Silva! É o que tem pra hoje!

FrancoAtirador

.
.
As Peripécias da MariNéca do Itaú,

Neste Segundo Turno, Estão Surreais:

Ela Esculhambou o PSB.

Depois, Rachou a Rede.

Agora, Só Falta o PSDB.
.
.
Figura do PSB que disse no 1º Turno

que queria distância da MariNécaFaia,

é eleito Novo Presidente do Partido

21 Agosto 2014 | 11h 01
Estadão

Carlos Siqueira deixa coordenação da campanha presidencial
após desentendimento com a ex-ministra, oficializada candidata:

“Da senhora Marina Silva eu quero distância.
Eu não participo de campanha de Marina Silva.
Ela não é do PSB.”

(http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,da-marina-quero-distancia-diz-secretario-geral-do-psb,1547310)
.
.

JOACIL DA SILVA CAMBUIM

Perdoem-me se estiver sendo um pouco cruel, mas não custa lembrar que Marina começou a decolar nas pesquisas a partir do momento em que se apoiou no caixão (para não dizer no morto) de Eduardo Campos. Logo, com a decomposição do cadáver (aqui no sentido figurado), era natural que voltasse à realidade. Isso não retira o mérito dessa ex-seringueira que construiu uma linda biografia. Só por ter cursado o MOBRAL – Movimento Brasileiro de Alfabetização, como eu, já merece o meu mais profundo respeito. Embora nunca tenha votado nela.

Fabio Passos

marina mostrou que as críticas estavam corretas. Ela se vendeu!

Uma fantoche da banca apoiando um fantoche da banca.

Andre

Marina não teve morte política. Pelo contrario, se cacifou fortemente como representante da ultradireita junto as populações pobres e marginalizadas. A serpente saiu do ovo.

FrancoAtirador

.
.
A NeoPolítica NatiMórta

A MariNéca só não apoiou o AérioNéco no 1º Turno,

Porque precisava do 2º Turno para Negociar Cargos.
.
.

Urbano

E como causa mortis, não se pode descartar o suicídio de hombridade…

Adilson

Marina não terá como “descansar em paz”, pois será atormentada pelo resto da sua vida, em razão do infanticídio que cometeu com a “rede”. Ademais, Marina se demonstrou extremamente inábil ao se filiar ao PSB, por conseguinte, não deveria concorrer à eleição em 2014, pois caso o princípio maior fosse se apresentar como a “nova política”, se ficasse fora do páreo em 2014, em 2018 chegaria com um capital político rico de princípios e fortíssimo em coerência, mas infelizmente preferiu jogar tudo na lata do lixo.

Maria

Vamos olhar pra frente e para esta semana.

Maria

Conhecem aquelas mariposas acinzentadas que voam ao redor da lâmpada?

Ficou sem lâmpada por um tempo, mudou de lâmpada. Agora torrou as asas.

Rodrigo

E vocês queriam o que? Que ela apoiasse Dilma depois de tudo aquilo que o PT e sua propaganda fizeram contra ela?

Pintaram o demônio, agora aguentem as consequências.

Donana

Agora, politicamente, jaz no pó! Opa!Pó!? Será que um determinado candidato vai…? Vocês sabem…

Francisco

“Morte política”?

Que nada… Se o PT ganha, a Globo vai estar ai firme e forte e dando golpe de novo…

Elias

Não conheço nenhuma pessoa de direita que aderiu à esquerda. Conheço um bocado de gente que foi de esquerda e hoje é de direita. Marina Silva, desde 2009 vem ensaiando essa decisão. Ontem ela mergulhou de cabeça na direita que em tempos idos ela tanto combateu. Me frustra? Sim, bastante. Só que não mais me surpreende, nem me enoja. Foram tantos que abandonaram a esquerda. O tempo me ensinou a ter paciência (nem sempre) com essa gente. E me ensinou também que uns, durante a vida, mudam de opinião uma, duas ou várias vezes, e outros seguem firme a opinião que construiu na mocidade. Eu me identifico com estes. E assim vou caminhando. Um ano ganho, outro perco. Este ano ganhei com Lecy Brandão e perdi com Adriano Diogo e Suplicy. Agora vou ver se ganho novamente, como ganhei no 1º turno, com Dilma. Só espero que não aconteça nenhuma deslealdade. Que vença quem o povo considerar que deva vencer.

    Elias

    Esqueci de dizer que perdi também com Padilha, infelizmente.

Eduardo

Peço a todos que meditem um pouco sobre o risco que a democracia às vezes nos impõe! Nesse caso, o risco de eleger Marina Silva presidenta do Brasil : Seria o caos! Mas, apesar do Malafaia, do Feliciano, do ódio do Itaú e de milhares de empresários ao PT e da alienacão e alucinações da Marina Silva: Deus é brasileiro, e nos livrou dessa desgraça!

Antonio Santos

Antonio Santos

Peço licença a Sra(Sta.) Laura para transcrever um comentário de sua autoria no artigo: “Terminou a “semana Aécio”. Agora é a hora da verdade”, no “Tijolaço” , esta chama atenção para para esse fato gravíssimo, e deve ser AMPLARMENTE DIVULGADO, denunciado e averiguado .

Laura disse:
13/10/2014 às 9:11 am
E a Engetec do coordenador de campanha de Aecio controlando as urnas eletronicas de MG,PA,PE,RS,RJ,CE,DF? Sem controle algum, sem possibilidade de verificaçao alguma? Fica tudo por isso mesmo? Assim dá Aecio como presidente, facil, independentemente da vontade do povo brasileiro. Pesquisas e midia é só para corroborar a eleiçao ja comprada. Além do mais a embaixadora dos EUA é a mesma que patrocinou golpes pela America latina. NAO da para ficar nesse silencio e nessa abulia. Nao me conformo.
Resta ver QUEM controla o resto das urnas no Brasil. Eu nao acredito MESMO no resultado destas eleiçoes.1o e 2o turnos. Incluindo SP, RJ. RS tá na cara.
Fiscais nas mesas de votaçao, é só encenaçao, pois o que decide mesmo é a urna. E essa é controlada por um dos candidatos. Isso dá sim para ANULAR esta eleiçao. Nao sei como fica tudo na mesma.

    Maria

    ENGETEC? FAVOR NOS EXPLICAR MELHOR.Grata,

edna

Gente eu vi esse artigo no Yahoo. Depois que os “coxinhas de São Paulo” reclamaram, tiraram o artigo do ar. Socorro!!!

Gersier

Tal e qual uma certa Heloisa Helena.Alguem aí ainda lembra da mesma?

Marcos Lima

Morreu!!!
A muito tempo apenas tinha esquecido de cair

jose marcos

E morreu sem agradecer ao José Genoíno por ter atuado junto ao então Presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, para o senado pagar, na época em que era senadora, o tratamento de seu câncer nos EUA. Já ao Senador ACM ela poderá agradecer, pois com a sua morte, muito provavelmente, eles devem estar no mesmo lugar…

Vinicius Garcia

Parte dos eleitores de Marina, necessariamente não seguirão a mesma, o debate político está intenso, mas a grande culpa desse sufoco que agora vivemos com este 2o turno, é por culpa do PT, achou que fazendo média e indo suave, que tudo seria calminho.

Maria Oliveira

Como vovó já me dizia: Marina tem perna curta!

Flavio de Oliveira Lima

É triste mesmo. E o pior é que esta levando a Erundina junto. Erundina vai sair do PSB?

Euler

Politicamente, Marina já havia morrido há muito. Mas, feito alma penada, vivia assombrando o comum dos mortais com a ameça de voltar. Um horror. Parece que agora, finalmemte, terá um enterro digno. O cortejo será comandado por Neca Itaú, Malafaia e Aécio Neves. Que ela descanse em paz.

O Mar da Silva

Se Aécio perder, Marina terá a resposta do povo que se libertou daqueles que deram e apoiaram o golpe de 1964.

Paulo Sergio Silva

Ninguem mais confia nessa tartaruga sem casco, quem votou nela nessa eleição não vota nunca mais. Troca de opinião como quem troca de roupa.

Carlos

Vai, Maria Osmarina, vai ver se estou na esquina…

Carlos Ribeiro

Ela é mesmo uma mulher de palavra!
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=cI01cNlQ55E#t=12

clodoaldo

Eu já previa isso, a Marina, quando ainda no PT, quis sair candidata a presidente, porém o guru do partido lhe, calma ainda não é a sua vez, mas ela ficou com ciúmes da outra escolhida e saiu do partido. Ao se filiar ao quase extinto, moralmente, Partido Verde, arrastou consigo vários votos da esquerda, os mesmo que manteve nessa eleição. Essa guinada para a direita que ela vive no momento, certamente, é o fim de sua carreira política, pois perderá seus votos que são de origem da esquerda e não seduzirá os votos da direita, retrógrada e conservadora. Mas, se depois das declarações do Aécio de que arrebanhará os traidores do governo em um eventual governo seu, ele mesmo disse isso em entrevista sem edição (suguem e suguem o governo, porque depois que eu for eleito eu os acolherei, está lá todos verem, é só pesquisar no google), os seus votos continuarem, somente nesse caso eu acreditaria, que a Marina teria uma sobrevida. Creio que os eleitores da direita não seriam tão burros de aceitar um candidato que faz uma declaração dessas, pois eles querem voltar ao poder, mas com um candidato desses.

Robson

Caraca galera, vocês viram isso: https://www.youtube.com/watch?v=IpTIheiuEpo

Vejam antes que derrubem o canal!!!

Elizabete Oliveira

Seu nome de batismo é Marina Traira da Silva.
Essa Marina é o próprio esgoto do PSDB. Ela trai, de maneira cruel e vingativa, todos os seus eleitores. Eles não te perdoarão Marina. Para você o Ostracismo político. Sua Rede não passou de uma Rede de Intrigas para facilitar a volta da extrema direita ao poder. Você Marina está compactuando com a corrupção, com o racismo, com a miséria do povo pobre do nosso país. Você é traidora de Chico Mendes. Você é traidora da classe trabalhadora. Você é traidora dos jovens que lutaram no 13 de junho. Você só sabe trair.

Elizabete Oliveira

No último suspiro, Marina murmurou…. Aécioporto. E foi-se em paz para o Ostracismo eterno.

Deixe seu comentário

Leia também