Kotscho: “Educando” os pobres para morar em casas | Viomundo - O que você não vê na mídia
Viomundo – O que você não vê na mídia
 
Política
27 de janeiro de 2012 às 18:38

Kotscho: “Educando” os pobres para morar em casas

Publicado em 27/01/12 às 12h39

CDHU: casa é boa, pobre é que estraga

de Ricardo Kotscho, em seu blog, via Conversa Afiada

Atualização às 17h10:
o diretor regional da CDHU, Milton Vieira de Souza Leite, protagonista do post abaixo, pediu demissão do cargo, segundo informou o portal “Folha. com”, em nota publicada às 16h29 desta sexta-feira.

***

O sonho da casa própria está virando um pesadelo para as famílias do conjunto habitacional Paulo Gomes Romeo, em Ribeirão Preto, interior paulista. As cerca de 200 casas populares,  entregues pelo governador Geraldo Alckmin em dezembro, apresentam variadas falhas de construção, mas mesmo assim foram ocupadas pelos moradores contemplados.

Após receber muitas queixas, o diretor regional da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), Milton Vieira de Souza Leite, foi fazer uma inspeção na manhã de quinta-feira para ver o que estava acontecendo. E chegou a uma inacreditável conclusão: as casas são boas, os pobres que foram morar nelas é que estão estragando tudo.

“A gente conhece o nível de educação dos moradores. O pessoal veio da favela. Não está acostumado a viver em casa”, afirmou o sábio, em entrevista gravada pela repórter Gabriela Yamada e publicada na Folha desta sexta-feira.

E disse mais: “Você não consegue mudar a educação delas somente mudando de local”. Para ele, seria necessário um trabalho social a longo prazo para ensiná-las a morar numa casa.

Entre outras barbaridades, Souza Leite insinuou que, além de ignorantes, os moradores são tarados e vagabundos.

Ao falar do caso de uma moradora que reclamou da pia da cozinha ter caído ao colocar sobre ela uma cesta básica, resolveu fazer graça, como relata a repórter:

“O que ela foi comer era outra coisa, disse, insinuando que a pia caiu durante uma relação sexual. Mais adiante, ao encontrar moradores dormindo, saiu-se com essa: Você viu? Não sei se eles estavam dormindo porque trabalharam à noite ou porque continuam sem fazer nada”.

O dirigente da CDHU também responsabilizou os moradores pelas fissuras encontradas em volta de portas e janelas: “As portas são fixas com bucha. A camada de revestimento é muito pequena, e a forma como vai batendo a porta, em uso comum, vai provocar uma fissura”.

Ao final da inspeção, Souza Leite procurou tranquilizar os moradores, garantindo que as casas do recém-inaugurado conjunto Paulo Gomes Romeo não correm risco de desabar. Menos mal.

Até o momento em que escrevo este texto, não há notícias de que o diretor regional Milton Vieira de Souza Leite tenha sido demitido do cargo.

Uma coisa é certa: os últimos acontecimentos em São Paulo estão mostrando que não se trata de eventuais acidentes de percurso de uma administração pública, mas de um método. A culpa é sempre dos pobres.

A política “policial-higienista”, que já “limpou” as áreas da Cracolândia e do Pinheirinho, agora encontrou os responsáveis pelas casas populares com defeito: os seus moradores. Espera-se que a PM não seja chamada para resolver o problema.

PS do Viomundo: Nos tempos de Bauru, testemunhamos um diálogo entre um homem que havia arremessado um tijolo num adversário, durante uma partida de futebol, e o juiz da liga de futebol amador da cidade. Juiz: “Você atirou um tijolo no cara?”. Réu: “Era tijolo da Cohab. Bateu no peito e esfarelou”. A CDHU é a Cohab dos dias de hoje.

 

Gostou? Compartilhe.

 

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.



leia também

Gilson Caroni Filho: O amargo chá do colonialismo inglês

Ilhas Malvinas

Rosane Bertotti: Governo Dilma assume “receituário fracassado”

Com os cortes no Orçamento

Afeganistão: Ecos do Vietnã

Muitas mentiras para enganar o público estadunidense

Fernando Brito: Os mascates da Petrobras não descansam

Bom seria se fosse privatizada

O Globo descobre itinerário do câncer de Chávez

“Já se alastra em direção ao fígado”

Gilberto Maringoni: Só importa ganhar a eleição

Não há diferença entre partidos

Carta Maior: Dilma corta orçamento para PIB crescer 4,5%

Juros de R$ 140 bi

Gilson Caroni Filho: Outra novela do mensalão vem aí

Memória Globo

ABGLT e 257 entidades aliadas repudiam veto a filme para jovens gays

Campanha de prevenção à aids no Carnaval 2012 une dois grandes movimentos sociais brasileiros

Gustavo Ferroni: Erundina, não Kassab

Prefeitura 2012

Eleonora Menicucci: Autonomia é direito essencial para mulher se desenvolver plenamente

Caminho longo pela frente

Amaury Ribeiro Jr.: Concessão dos aeroportos tira ímpeto da CPI da Privataria

Ouvindo os militantes do PT

O grileiro venceu, Lúcio Flávio Pinto terá de indenizar herdeiros

Em solidariedade ao jornalista, amigos e leitores decidem apoiar campanha de arrecadação de fundos

Joana Tavares: Despolitizando o governo Dilma

Eles amam um “governo técnico”

Emiliano José: Salvador, entregue à privataria

Tristes trópicos

Lúcio Flávio Pinto: O grileiro vencerá?

Disputa na Pará

O “pesado fardo” que ainda cabe ao homem ocidental

Kipling que o diga

Ivone Gebara: Seria o bispo um privilegiado “bem-amado”?

Sobre o desrespeito do bispo de Assis e a liberdade ameaçada pelo obscurantismo religioso

Lincoln Secco: Pragmatismo ou disputa de hegemonia?

Kassab e o PT

Haddad defende uma lei de meios e deixa a porta aberta para Kassab

Para ele, saúde e educação são deveres do Estado; é contra as OSs

Comissão de Cidadania e Reprodução saúda escolha de Eleonora Menicucci

Em carta de apoio enviada à presidenta Dilma

Miguel Urbano: “O socialismo do futuro terá as cores das sociedades que por ele optarem”

Conforme tradições, cultura e peculiaridades de cada uma

Deputada quer ouvir conversas de Cabral com a Delta, a Odebrecht e a Nissan

Pede detalhes sobre as gravações entregues ao Jornal Nacional

O protesto que abalou o shopping

Contra o racismo

Wagner Iglecias: Crise de identidade e de lideranças

Sobre o PSDB



Vi o mundo Reprodução de conteúdo autorizada com menção da fonte. As opiniões expressas no site são de responsabilidade dos autores.