NOVO CONTATO WHATSAPP: 11 00000-0000
Leia também

Justiça condena Folha a indenizar o Inep por vazamento de exame

publicado em 15 de outubro de 2012 às 21:05

Justiça condena gráfica da Folha de S.Paulo a pagar 73,4 milhões ao governo

Publicado em 15 de outubro de 2012 às 12:12 pm

do SpressoSP

A Justiça Federal determinou que o consórcio formado pela gráfica Plural, do Grupo Folha, responsável por editar o jornal Folha de S.Paulo, terá de indenizar o governo em R$ 73,4 milhões em razão do vazamento da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2009.

O ressarcimento será destinado ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que na época teve de recorrer emergencialmente a novo contrato com entidades para repetir a aplicação da prova.

A Justiça Federal determinou prazo de cinco dias para o pagamento da indenização pelo consórcio. O descumprimento da decisão resultará na penhora de bens para garantir o pagamento da dívida.

Em 2009, a aplicação da prova do Enem teve de ser anulada em razão do vazamento de exemplares do exame. A prova foi retirada da gráfica Plural, que funciona em Santana de Parnaíba, em São Paulo.

Em setembro do mesmo ano, o circuito de segurança da gráfica registrou o momento em que um funcionário se retirou da gráfica com exemplares da prova debaixo da blusa. O suspeito tentou em seguida vender os exemplares a emissoras e jornais.

Com informações do Com Texto Livre

Leia também:

Emiliano José: O pesadelo interminável do urubu

David Leigh: Uma taxa mensal para sustentar os jornais

Bia Barbosa: SIP elege Equador e Argentina como alvos principais

Janio de Freitas: A mentira da mesada de Roberto Jefferson

Comparato: Pretos, pobres, prostitutas e petistas

Rosane Bertotti: Lula e Dilma, muito a desejar na área da comunicação

Altamiro Borges: A SIP vai condenar a censura à Folha Bancária?

Lula - petroleiros

03 - jul 0

Lula: A luta da defesa da Petrobras não é só dos petroleiros. É de quem tem responsabilidade com a soberania do Brasil

Na 5ª Plenária da Federação Única dos Petroleiros. Ouça a íntegra do discurso

dilma 2

29 - jun 17

Governo Dilma ao Viomundo: Modelo de partilha será mantido e Petrobras seguirá como operadora única do pré-sal

Desfazendo zum-zuns e colocando o senador petista Delcídio Amaral no devido lugar

Movimentação intensa de passageiros no saguão do Aeroporto Santos Dumont

26 - jun 15

Mauricio Dias: A direita unida contra o PT e a inclusão econômica dos pobres

Nos aeroportos, a face mais visível da repulsa

HYLNARD

28/10/2012 - 20:11

Alguém pode me passar onde encontro essa decisão judicial???

Agradeço.

Responder

Scan

16/10/2012 - 23:06

Não tem como alegar que não tinham provas.

Responder

Fabio Passos

16/10/2012 - 19:48

R$ 73,4 milhões

Agora o frias vai ficar ainda mais desesperado para eleger o serra… e assim poder meter livremente a mão no erário público para recuperar todo este dinheiro.

Responder

    H. Back™

    16/10/2012 - 22:20

    Fábio, não estou torcendo pelos Frias, longe disso, mas na minha modesta opinião e pelo “honroso” histórico da nossa justiça, os responsáveis pelo Grupo Folha não irão perder o seu sono por causa disso.

lauro c. l. oliveira

16/10/2012 - 19:08

Editora da folha, foi contratada com claúsulas de confidencilidade. Elemento da editora furta o material e “tenta” vender a jornalista da folha. Ato contínuo a folha aalém de denunciar a quebra de sigilo mantém insisosa campanha contra o ENEM e o governo federal explorando o evento.A multa aplicada neste caso é irrisória face aos prejuizoa provocados (deliberadamente?) isto mais se assemelha a crime de lesa pátria.

Responder

francisco pereira neto

16/10/2012 - 18:29

Oh provocação cara hein!!!
Bem feito! Quem manda serem idiotas.
E se o governo retirasse das páginas das escórias do jornalismo piguento a propaganda institucional, aí sim eles teriam que moer cana.

Responder

Hélio Pereira

16/10/2012 - 16:45

A “Falha do ENEM” nasceu de uma “Falha da Folha”!

Responder

A verdade dos fatos: a Folha e o vazamento das provas do ENEM

16/10/2012 - 16:45

[…] http://www.viomundo.com.br/politica/justica-condena-folha-a-indenizar-o-inep.html Categoria: Notícias 16 de outubro de 2012 at 16:45 Nenhum comentário José Geraldo Fábio Deixe um Comentário ou Cancele a resposta […]

Responder

H. Back™

16/10/2012 - 15:15

Baseando-se em casos anteriores, não acredito que essa contenda jurídica termine favorável ao governo. Esse grupo de mídia é muito poderoso.

Responder

ademar

16/10/2012 - 14:42

depois do kit tucano,agora mais esse golpe da falha,privataria tucana,até eu me candidato a encarar o serra no debate,so apertar ele gagueja,se forçar ele treme,se for pra cima ele corre,ainda tava ma esquecendo existe aquele mapa com 2 paraguay e o estados unidos do brasil

Responder

Gerson Carneiro

16/10/2012 - 14:32

Domingo passado no twitter tive que esfregar isso na cara do Andrea Matarazzo que atacava Haddad e tentava esconder esse fato.

Cinismo é a marca registrada do PSDB.

Responder

vinicius

16/10/2012 - 13:10

Será que cabe um “domínio do fato” nessa condenação.

Será que o Otavinho deu a ordem!?!?!??!?

Será que o Merval tb irá analisar essa condenação!?!?!?

Responder

Marco Galo

16/10/2012 - 09:22

O Otavinho na verdade é um Otarinho !!!!

Responder

paula bh mg

16/10/2012 - 09:01

Todos os leitores de blogueiros precisamos intensificar esse procedimento. É a nossa chance de continuar lendo notícias como essa. A Folha vai esconder a decisão ou, de forma covarde, soltar uma notícia maquiada.

Responder

Fernando Moreno

16/10/2012 - 08:40

É mais uma ação do PIG na tentativa de destituir o governo LULA/DILMA. Haddad, coloca essa notícia no seu programa de televisão!

Responder

Luís Carlos

16/10/2012 - 08:11

Os veículos do PIG vão divulgar essa informação ou vão esconder porque é contra eles? Dirão que isso não é notícia?
Espero que Serra fale mais sobre o ENEM para Haddad responder sobre o assunto.

Responder

Roberto Locatelli

16/10/2012 - 07:31

O que tem que ser investigado é o seguinte: como é que um funcionário que rouba prova do Enem resolve vender para… emissoras de TV e jornais? Foi ideia dele mesmo, ou ele estava agindo sob orientação da direção da empresa?

A pergunta é bem cabível, pois o mais lógico seria ele vender a prova para alunos que iriam prestá-la. Só que, neste caso, poderia não acontecer o “escândalo” alardeado pelo PIG.

Aliás, se imperar a “jurisprudência” do STF, o Otavinho é o mandante, pois tinha o.. como é mesmo aquela expressão… “domínio do fato”.

Responder

    Luís CPPrudente

    16/10/2012 - 15:04

    Será que o STF vai continuar com a tese criada pelo mensalão? Ou eles vão dizer que é necessário provas mais robustas para comprovar que a famiglia Frias é responsável pela fraude no Enem?

Mr. Chance

16/10/2012 - 07:06

CULPADA

Responder

Jose Mario HRP

16/10/2012 - 05:47

Tem mais é que se F…….Folha de São Paulo um jornal a serviço do deserviço anti povo!
PARABENS SENHOR JUIZ QUE A CONDENOU!

Responder

Sandro

16/10/2012 - 01:36

E o juiz do Ceará?

Responder

abolicionista

16/10/2012 - 00:44

E a Folha ainda tem coragem de culpar o Haddad por isso, desgraçados!

Responder

João-PR

16/10/2012 - 00:27

Pegaram o Tavinho naquilo que tem de mais sensível: o bolso!!!

Responder

abolicionista

15/10/2012 - 23:53

Alguém sabe se cabe recurso?

Responder

Márcio Gaspar

15/10/2012 - 23:05

Esse funcionário da gráfica da Folha, que surrupiou as provas do Enem, deveria estar macomunado com a Folha, pois o sujeito com as provas na mão, poderia fazer qualquer coisa, menos oferecer e tentar vender a prova surrupiada para reporteres, repito, vender para reporteres. Ai tinha coisa. Já sabiam em quem mirar e fizeram está tramóia para liquidar com o Haddad.

Responder

Diniz

15/10/2012 - 21:47

A Folha não se cansou de nos seus editoriais, colunas e reportagens, responsabilizar o governo pelo vazamento dos dados do ENEM. Escondeu de todos que a gráfica que vazou os dados pertencia a própria Folha ! No debate do UOL/Folha para a eleição presidencial em 2010, o Serra usou as críticas dos jornalistas da Folha sobre o vazamento do ENEM para atacar a Dilma. Uma incrível história de cinismo, sabotagem e conluio entre Serra e Folha, uma prova cabal da parcialidade desta mídia golpista.

Responder

Rose PE

15/10/2012 - 21:45

Ô beleza! Esse pessoal tem que pagar o prejuízo dos cofres públicos, além disso, esse fato não poderia ficar impune, agora o Haddad tem mais um cala boca para os golpistas de plantão.

Responder

FrancoAtirador

15/10/2012 - 21:40

.
.
MAIS UM CAPÍTULO DO IMPRENSALÃO

SERÁ QUE OS FRIAS SABIAM ?
.
.

Responder

    Abel

    15/10/2012 - 23:14

    Eles tinham “domínio do fato”, portanto, são culpados…

    Horridus Bendegó

    16/10/2012 - 07:44

    O Haddad deveria levar essa condenação para um debate e mostrar ao povo como a mídia manipula os fatos para acabar com os governo trabalhistas…

Diniz

15/10/2012 - 21:40

Será que a Folha vai publicar em primeira-página esta condenação com a manchete em letras garrafais: CULPADA !

Responder

trombeta

15/10/2012 - 21:36

O PIG vai recorrer, recorrer, recorrer… até chegar na mão de algum compadre no STF e absolvê-los em última instância.

Anotem!

Responder

    Abel

    15/10/2012 - 23:15

    Os de sempre vão livrar a cara dos de sempre…

ricardo silveira

15/10/2012 - 21:35

Tomara que seja para valer e que eventuais recursos sejam rapidamente resolvidos. A Folha e o resto do PIG faz qualquer coisa para atrapalhar o país.

Responder

Fabio Passos

15/10/2012 - 21:12

É muito importante recuperar o prejuízo causado pela incompetência privada.

Responder

Mateus

15/10/2012 - 21:10

O PIG vai dizer que o juiz que fez essa condenação é do PT e isso é um atentado à Liberdade de Imprensa.

Responder

    Bonifa

    16/10/2012 - 04:30

    O PIG estaria então a aplicar a Lei de Serra, quem não trabalha para mim, trabalha contra mim.

Deixe uma resposta

 
NOVO CONTATO WHATSAPP: 11 00000-0000