VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.

Justiça condena Folha a indenizar o Inep por vazamento de exame

15 de outubro de 2012 às 21h05

Justiça condena gráfica da Folha de S.Paulo a pagar 73,4 milhões ao governo

Publicado em 15 de outubro de 2012 às 12:12 pm

do SpressoSP

A Justiça Federal determinou que o consórcio formado pela gráfica Plural, do Grupo Folha, responsável por editar o jornal Folha de S.Paulo, terá de indenizar o governo em R$ 73,4 milhões em razão do vazamento da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2009.

O ressarcimento será destinado ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que na época teve de recorrer emergencialmente a novo contrato com entidades para repetir a aplicação da prova.

A Justiça Federal determinou prazo de cinco dias para o pagamento da indenização pelo consórcio. O descumprimento da decisão resultará na penhora de bens para garantir o pagamento da dívida.

Em 2009, a aplicação da prova do Enem teve de ser anulada em razão do vazamento de exemplares do exame. A prova foi retirada da gráfica Plural, que funciona em Santana de Parnaíba, em São Paulo.

Em setembro do mesmo ano, o circuito de segurança da gráfica registrou o momento em que um funcionário se retirou da gráfica com exemplares da prova debaixo da blusa. O suspeito tentou em seguida vender os exemplares a emissoras e jornais.

Com informações do Com Texto Livre

Leia também:

Emiliano José: O pesadelo interminável do urubu

David Leigh: Uma taxa mensal para sustentar os jornais

Bia Barbosa: SIP elege Equador e Argentina como alvos principais

Janio de Freitas: A mentira da mesada de Roberto Jefferson

Comparato: Pretos, pobres, prostitutas e petistas

Rosane Bertotti: Lula e Dilma, muito a desejar na área da comunicação

Altamiro Borges: A SIP vai condenar a censura à Folha Bancária?

O livro da blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

Compre agora online e receba na sua casa!

 

37 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

HYLNARD

28/10/2012 - 20h11

Alguém pode me passar onde encontro essa decisão judicial???

Agradeço.

Responder

Scan

16/10/2012 - 23h06

Não tem como alegar que não tinham provas.

Responder

Fabio Passos

16/10/2012 - 19h48

R$ 73,4 milhões

Agora o frias vai ficar ainda mais desesperado para eleger o serra… e assim poder meter livremente a mão no erário público para recuperar todo este dinheiro.

Responder

    H. Back™

    16/10/2012 - 22h20

    Fábio, não estou torcendo pelos Frias, longe disso, mas na minha modesta opinião e pelo “honroso” histórico da nossa justiça, os responsáveis pelo Grupo Folha não irão perder o seu sono por causa disso.

lauro c. l. oliveira

16/10/2012 - 19h08

Editora da folha, foi contratada com claúsulas de confidencilidade. Elemento da editora furta o material e “tenta” vender a jornalista da folha. Ato contínuo a folha aalém de denunciar a quebra de sigilo mantém insisosa campanha contra o ENEM e o governo federal explorando o evento.A multa aplicada neste caso é irrisória face aos prejuizoa provocados (deliberadamente?) isto mais se assemelha a crime de lesa pátria.

Responder

francisco pereira neto

16/10/2012 - 18h29

Oh provocação cara hein!!!
Bem feito! Quem manda serem idiotas.
E se o governo retirasse das páginas das escórias do jornalismo piguento a propaganda institucional, aí sim eles teriam que moer cana.

Responder

Hélio Pereira

16/10/2012 - 16h45

A “Falha do ENEM” nasceu de uma “Falha da Folha”!

Responder

A verdade dos fatos: a Folha e o vazamento das provas do ENEM

16/10/2012 - 16h45

[…] http://www.viomundo.com.br/politica/justica-condena-folha-a-indenizar-o-inep.html Categoria: Notícias 16 de outubro de 2012 at 16:45 Nenhum comentário José Geraldo Fábio Deixe um Comentário ou Cancele a resposta […]

Responder

H. Back™

16/10/2012 - 15h15

Baseando-se em casos anteriores, não acredito que essa contenda jurídica termine favorável ao governo. Esse grupo de mídia é muito poderoso.

Responder

ademar

16/10/2012 - 14h42

depois do kit tucano,agora mais esse golpe da falha,privataria tucana,até eu me candidato a encarar o serra no debate,so apertar ele gagueja,se forçar ele treme,se for pra cima ele corre,ainda tava ma esquecendo existe aquele mapa com 2 paraguay e o estados unidos do brasil

Responder

Gerson Carneiro

16/10/2012 - 14h32

Domingo passado no twitter tive que esfregar isso na cara do Andrea Matarazzo que atacava Haddad e tentava esconder esse fato.

Cinismo é a marca registrada do PSDB.

Responder

vinicius

16/10/2012 - 13h10

Será que cabe um “domínio do fato” nessa condenação.

Será que o Otavinho deu a ordem!?!?!??!?

Será que o Merval tb irá analisar essa condenação!?!?!?

Responder

Marco Galo

16/10/2012 - 09h22

O Otavinho na verdade é um Otarinho !!!!

Responder

paula bh mg

16/10/2012 - 09h01

Todos os leitores de blogueiros precisamos intensificar esse procedimento. É a nossa chance de continuar lendo notícias como essa. A Folha vai esconder a decisão ou, de forma covarde, soltar uma notícia maquiada.

Responder

Fernando Moreno

16/10/2012 - 08h40

É mais uma ação do PIG na tentativa de destituir o governo LULA/DILMA. Haddad, coloca essa notícia no seu programa de televisão!

Responder

Luís Carlos

16/10/2012 - 08h11

Os veículos do PIG vão divulgar essa informação ou vão esconder porque é contra eles? Dirão que isso não é notícia?
Espero que Serra fale mais sobre o ENEM para Haddad responder sobre o assunto.

Responder

Roberto Locatelli

16/10/2012 - 07h31

O que tem que ser investigado é o seguinte: como é que um funcionário que rouba prova do Enem resolve vender para… emissoras de TV e jornais? Foi ideia dele mesmo, ou ele estava agindo sob orientação da direção da empresa?

A pergunta é bem cabível, pois o mais lógico seria ele vender a prova para alunos que iriam prestá-la. Só que, neste caso, poderia não acontecer o “escândalo” alardeado pelo PIG.

Aliás, se imperar a “jurisprudência” do STF, o Otavinho é o mandante, pois tinha o.. como é mesmo aquela expressão… “domínio do fato”.

Responder

    Luís CPPrudente

    16/10/2012 - 15h04

    Será que o STF vai continuar com a tese criada pelo mensalão? Ou eles vão dizer que é necessário provas mais robustas para comprovar que a famiglia Frias é responsável pela fraude no Enem?

Mr. Chance

16/10/2012 - 07h06

CULPADA

Responder

Jose Mario HRP

16/10/2012 - 05h47

Tem mais é que se F…….Folha de São Paulo um jornal a serviço do deserviço anti povo!
PARABENS SENHOR JUIZ QUE A CONDENOU!

Responder

Sandro

16/10/2012 - 01h36

E o juiz do Ceará?

Responder

abolicionista

16/10/2012 - 00h44

E a Folha ainda tem coragem de culpar o Haddad por isso, desgraçados!

Responder

João-PR

16/10/2012 - 00h27

Pegaram o Tavinho naquilo que tem de mais sensível: o bolso!!!

Responder

abolicionista

15/10/2012 - 23h53

Alguém sabe se cabe recurso?

Responder

Márcio Gaspar

15/10/2012 - 23h05

Esse funcionário da gráfica da Folha, que surrupiou as provas do Enem, deveria estar macomunado com a Folha, pois o sujeito com as provas na mão, poderia fazer qualquer coisa, menos oferecer e tentar vender a prova surrupiada para reporteres, repito, vender para reporteres. Ai tinha coisa. Já sabiam em quem mirar e fizeram está tramóia para liquidar com o Haddad.

Responder

Diniz

15/10/2012 - 21h47

A Folha não se cansou de nos seus editoriais, colunas e reportagens, responsabilizar o governo pelo vazamento dos dados do ENEM. Escondeu de todos que a gráfica que vazou os dados pertencia a própria Folha ! No debate do UOL/Folha para a eleição presidencial em 2010, o Serra usou as críticas dos jornalistas da Folha sobre o vazamento do ENEM para atacar a Dilma. Uma incrível história de cinismo, sabotagem e conluio entre Serra e Folha, uma prova cabal da parcialidade desta mídia golpista.

Responder

Rose PE

15/10/2012 - 21h45

Ô beleza! Esse pessoal tem que pagar o prejuízo dos cofres públicos, além disso, esse fato não poderia ficar impune, agora o Haddad tem mais um cala boca para os golpistas de plantão.

Responder

FrancoAtirador

15/10/2012 - 21h40

.
.
MAIS UM CAPÍTULO DO IMPRENSALÃO

SERÁ QUE OS FRIAS SABIAM ?
.
.

Responder

    Abel

    15/10/2012 - 23h14

    Eles tinham “domínio do fato”, portanto, são culpados…

    Horridus Bendegó

    16/10/2012 - 07h44

    O Haddad deveria levar essa condenação para um debate e mostrar ao povo como a mídia manipula os fatos para acabar com os governo trabalhistas…

Diniz

15/10/2012 - 21h40

Será que a Folha vai publicar em primeira-página esta condenação com a manchete em letras garrafais: CULPADA !

Responder

trombeta

15/10/2012 - 21h36

O PIG vai recorrer, recorrer, recorrer… até chegar na mão de algum compadre no STF e absolvê-los em última instância.

Anotem!

Responder

    Abel

    15/10/2012 - 23h15

    Os de sempre vão livrar a cara dos de sempre…

ricardo silveira

15/10/2012 - 21h35

Tomara que seja para valer e que eventuais recursos sejam rapidamente resolvidos. A Folha e o resto do PIG faz qualquer coisa para atrapalhar o país.

Responder

Fabio Passos

15/10/2012 - 21h12

É muito importante recuperar o prejuízo causado pela incompetência privada.

Responder

Mateus

15/10/2012 - 21h10

O PIG vai dizer que o juiz que fez essa condenação é do PT e isso é um atentado à Liberdade de Imprensa.

Responder

    Bonifa

    16/10/2012 - 04h30

    O PIG estaria então a aplicar a Lei de Serra, quem não trabalha para mim, trabalha contra mim.

Deixe uma resposta