Flash ad ID:10

PATROCINE O VIOMUNDO

SOMOS 31.817 FAÇA PARTE !

Justiça condena Folha a indenizar o Inep por vazamento de exame

publicado em 15 de outubro de 2012 às 21:05

Justiça condena gráfica da Folha de S.Paulo a pagar 73,4 milhões ao governo

Publicado em 15 de outubro de 2012 às 12:12 pm

do SpressoSP

A Justiça Federal determinou que o consórcio formado pela gráfica Plural, do Grupo Folha, responsável por editar o jornal Folha de S.Paulo, terá de indenizar o governo em R$ 73,4 milhões em razão do vazamento da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2009.

O ressarcimento será destinado ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que na época teve de recorrer emergencialmente a novo contrato com entidades para repetir a aplicação da prova.

A Justiça Federal determinou prazo de cinco dias para o pagamento da indenização pelo consórcio. O descumprimento da decisão resultará na penhora de bens para garantir o pagamento da dívida.

Em 2009, a aplicação da prova do Enem teve de ser anulada em razão do vazamento de exemplares do exame. A prova foi retirada da gráfica Plural, que funciona em Santana de Parnaíba, em São Paulo.

Em setembro do mesmo ano, o circuito de segurança da gráfica registrou o momento em que um funcionário se retirou da gráfica com exemplares da prova debaixo da blusa. O suspeito tentou em seguida vender os exemplares a emissoras e jornais.

Com informações do Com Texto Livre

Leia também:

Emiliano José: O pesadelo interminável do urubu

David Leigh: Uma taxa mensal para sustentar os jornais

Bia Barbosa: SIP elege Equador e Argentina como alvos principais

Janio de Freitas: A mentira da mesada de Roberto Jefferson

Altamiro Borges: SIP, antro da mídia golpista

Dalmo Dallari critica vazamento de votos e diz que mídia cobre STF “como se fosse um comício”

Altamiro Borges: Dilma no palanque dos golpistas?

Rodrigo Vianna: Dilma, a ilusão de um acordo com a mídia

Comparato: Pretos, pobres, prostitutas e petistas

Rosane Bertotti: Lula e Dilma, muito a desejar na área da comunicação

Altamiro Borges: A SIP vai condenar a censura à Folha Bancária?

 

37 Comentários para “Justiça condena Folha a indenizar o Inep por vazamento de exame”

  1. dom, 28/10/2012 - 20:11
    HYLNARD

    Alguém pode me passar onde encontro essa decisão judicial???

    Agradeço.

  2. ter, 16/10/2012 - 23:06
    Scan

    Não tem como alegar que não tinham provas.

  3. ter, 16/10/2012 - 19:48
    Fabio Passos

    R$ 73,4 milhões

    Agora o frias vai ficar ainda mais desesperado para eleger o serra… e assim poder meter livremente a mão no erário público para recuperar todo este dinheiro.

    • Fábio, não estou torcendo pelos Frias, longe disso, mas na minha modesta opinião e pelo “honroso” histórico da nossa justiça, os responsáveis pelo Grupo Folha não irão perder o seu sono por causa disso.

  4. ter, 16/10/2012 - 19:08
    lauro c. l. oliveira

    Editora da folha, foi contratada com claúsulas de confidencilidade. Elemento da editora furta o material e “tenta” vender a jornalista da folha. Ato contínuo a folha aalém de denunciar a quebra de sigilo mantém insisosa campanha contra o ENEM e o governo federal explorando o evento.A multa aplicada neste caso é irrisória face aos prejuizoa provocados (deliberadamente?) isto mais se assemelha a crime de lesa pátria.

  5. ter, 16/10/2012 - 18:29
    francisco pereira neto

    Oh provocação cara hein!!!
    Bem feito! Quem manda serem idiotas.
    E se o governo retirasse das páginas das escórias do jornalismo piguento a propaganda institucional, aí sim eles teriam que moer cana.

  6. ter, 16/10/2012 - 16:45
    Hélio Pereira

    A “Falha do ENEM” nasceu de uma “Falha da Folha”!

  7. [...] http://www.viomundo.com.br/politica/justica-condena-folha-a-indenizar-o-inep.html Categoria: Notícias 16 de outubro de 2012 at 16:45 Nenhum comentário José Geraldo Fábio Deixe um Comentário ou Cancele a resposta [...]

  8. Baseando-se em casos anteriores, não acredito que essa contenda jurídica termine favorável ao governo. Esse grupo de mídia é muito poderoso.

  9. ter, 16/10/2012 - 14:42

    depois do kit tucano,agora mais esse golpe da falha,privataria tucana,até eu me candidato a encarar o serra no debate,so apertar ele gagueja,se forçar ele treme,se for pra cima ele corre,ainda tava ma esquecendo existe aquele mapa com 2 paraguay e o estados unidos do brasil

  10. ter, 16/10/2012 - 14:32
    Gerson Carneiro

    Domingo passado no twitter tive que esfregar isso na cara do Andrea Matarazzo que atacava Haddad e tentava esconder esse fato.

    Cinismo é a marca registrada do PSDB.

  11. ter, 16/10/2012 - 13:10
    vinicius

    Será que cabe um “domínio do fato” nessa condenação.

    Será que o Otavinho deu a ordem!?!?!??!?

    Será que o Merval tb irá analisar essa condenação!?!?!?

  12. ter, 16/10/2012 - 9:22
    Marco Galo

    O Otavinho na verdade é um Otarinho !!!!

  13. ter, 16/10/2012 - 9:01
    paula bh mg

    Todos os leitores de blogueiros precisamos intensificar esse procedimento. É a nossa chance de continuar lendo notícias como essa. A Folha vai esconder a decisão ou, de forma covarde, soltar uma notícia maquiada.

  14. ter, 16/10/2012 - 8:40
    Fernando Moreno

    É mais uma ação do PIG na tentativa de destituir o governo LULA/DILMA. Haddad, coloca essa notícia no seu programa de televisão!

  15. ter, 16/10/2012 - 8:11
    Luís Carlos

    Os veículos do PIG vão divulgar essa informação ou vão esconder porque é contra eles? Dirão que isso não é notícia?
    Espero que Serra fale mais sobre o ENEM para Haddad responder sobre o assunto.

  16. O que tem que ser investigado é o seguinte: como é que um funcionário que rouba prova do Enem resolve vender para… emissoras de TV e jornais? Foi ideia dele mesmo, ou ele estava agindo sob orientação da direção da empresa?

    A pergunta é bem cabível, pois o mais lógico seria ele vender a prova para alunos que iriam prestá-la. Só que, neste caso, poderia não acontecer o “escândalo” alardeado pelo PIG.

    Aliás, se imperar a “jurisprudência” do STF, o Otavinho é o mandante, pois tinha o.. como é mesmo aquela expressão… “domínio do fato”.

    • ter, 16/10/2012 - 15:04
      Luís CPPrudente

      Será que o STF vai continuar com a tese criada pelo mensalão? Ou eles vão dizer que é necessário provas mais robustas para comprovar que a famiglia Frias é responsável pela fraude no Enem?

  17. ter, 16/10/2012 - 7:06
    Mr. Chance

    CULPADA

  18. ter, 16/10/2012 - 5:47
    Jose Mario HRP

    Tem mais é que se F…….Folha de São Paulo um jornal a serviço do deserviço anti povo!
    PARABENS SENHOR JUIZ QUE A CONDENOU!

  19. ter, 16/10/2012 - 1:36
    Sandro

    E o juiz do Ceará?

  20. ter, 16/10/2012 - 0:44
    abolicionista

    E a Folha ainda tem coragem de culpar o Haddad por isso, desgraçados!

  21. ter, 16/10/2012 - 0:27
    João-PR

    Pegaram o Tavinho naquilo que tem de mais sensível: o bolso!!!

  22. seg, 15/10/2012 - 23:53
    abolicionista

    Alguém sabe se cabe recurso?

  23. seg, 15/10/2012 - 23:05
    Márcio Gaspar

    Esse funcionário da gráfica da Folha, que surrupiou as provas do Enem, deveria estar macomunado com a Folha, pois o sujeito com as provas na mão, poderia fazer qualquer coisa, menos oferecer e tentar vender a prova surrupiada para reporteres, repito, vender para reporteres. Ai tinha coisa. Já sabiam em quem mirar e fizeram está tramóia para liquidar com o Haddad.

  24. seg, 15/10/2012 - 21:47
    Diniz

    A Folha não se cansou de nos seus editoriais, colunas e reportagens, responsabilizar o governo pelo vazamento dos dados do ENEM. Escondeu de todos que a gráfica que vazou os dados pertencia a própria Folha ! No debate do UOL/Folha para a eleição presidencial em 2010, o Serra usou as críticas dos jornalistas da Folha sobre o vazamento do ENEM para atacar a Dilma. Uma incrível história de cinismo, sabotagem e conluio entre Serra e Folha, uma prova cabal da parcialidade desta mídia golpista.

  25. seg, 15/10/2012 - 21:45
    Rose PE

    Ô beleza! Esse pessoal tem que pagar o prejuízo dos cofres públicos, além disso, esse fato não poderia ficar impune, agora o Haddad tem mais um cala boca para os golpistas de plantão.

  26. .
    .
    MAIS UM CAPÍTULO DO IMPRENSALÃO

    SERÁ QUE OS FRIAS SABIAM ?
    .
    .

  27. seg, 15/10/2012 - 21:40
    Diniz

    Será que a Folha vai publicar em primeira-página esta condenação com a manchete em letras garrafais: CULPADA !

  28. seg, 15/10/2012 - 21:36
    trombeta

    O PIG vai recorrer, recorrer, recorrer… até chegar na mão de algum compadre no STF e absolvê-los em última instância.

    Anotem!

  29. seg, 15/10/2012 - 21:35
    ricardo silveira

    Tomara que seja para valer e que eventuais recursos sejam rapidamente resolvidos. A Folha e o resto do PIG faz qualquer coisa para atrapalhar o país.

  30. seg, 15/10/2012 - 21:12
    Fabio Passos

    É muito importante recuperar o prejuízo causado pela incompetência privada.

  31. seg, 15/10/2012 - 21:10
    Mateus

    O PIG vai dizer que o juiz que fez essa condenação é do PT e isso é um atentado à Liberdade de Imprensa.

Comentar