VIOMUNDO

Julian Rodrigues: Será que estamos esperando a prisão de Lula e a cassação de registro do PT para começar a reagir?

13 de fevereiro de 2016 às 21h33

PT

DESALENTO PETISTA (MAS HÁ OUTRO CAMINHO)

por Julian Rodrigues, especial para o Viomundo

Após mais de uma década sob a hegemonia de uma estratégia que elegeu a conciliação como valor absoluto; do pragmatismo consolidado como caminho único para mudanças (sempre graduais); da estigmatização da mobilização social e do enfrentamento ideológico, eis que hoje a maioria dos quadros petistas e boa parte da militância de base se encontra prostrada.

Converso com meus companheiros e companheiras, militantes, quadros intermediários e mesmo dirigentes do PT e, em quase todos, só vejo desalento, pessimismo e desorientação sobre o cenário político-econômico. Sobram derrotismo, passividade, conformismo.

Mas, ora: nunca o PT e o projeto democrático-popular estiveram tão atacados. Estivemos à beira do impeachment de Dilma e Lula pode até ser preso! A conjuntura exige mais do que nunca reflexão, coesão, clareza, disposição de luta, mobilização.

TODAVIA, a responsabilidade sobre esse estado de torpor não pode ser atribuído apenas à militância e aos quadros médios.

Defensivismo, falta de combatividade, burocratismo, acomodação, ausência de formação política, hiper-pragmatismo, distanciamento da luta social foi um arcabouço construído pela maioria da direção petista e pelo nosso Lula nos últimos 20 anos.

O mais grave: mesmo nesse momento de crise mais aguda, nem a maioria da direção do PT, nem Lula, e muito menos Dilma fazem qualquer movimentação assertiva, combativa, de enfrentamento ao tsunami reacionário.

Parecemos todos avestruzes, com nossas cabecinhas docemente enfiadas no chão.

Será que a tática (genial e secreta) é apanhar seguidamente sete rounds e reagir no final do oitavo, com um nocaute espetacular, mimetizando Mohamed Ali – naquela lendária luta contra Foreman?

Um exemplo: alguém sabe explicar o que foram aquelas três inserções do PT veiculadas semana passada?

A protagonizada pelo Rui trouxe bom discurso, mas sem um chamado mais concreto à luta. A outra, reproduziu um senso comum, meio auto-ajuda, na linha “sou brasileiro, não desisto nunca” – inócua. E a terceira, pior de todas: conclamou todos brasileiros, os azuis, os verdes e os vermelhos a abaixarem suas bandeiras, porque o momento agora é de união nacional. Cumã? Será que combinaram com os tucanos isso? Really?

Logo agora, no momento que deveria ser de absoluta resistência, de organizar a contra-ofensiva ao golpismo e à tentativa de destruição do PT e linchamento do Lula?

Nesse quadro crítico, a linha da nossa direção é baixar as bandeiras vermelhas? Fugir do enfrentamento político? Torcer para crise passar? É conciliar com quem quer nos exterminar?

Todos os dias fico me perguntando o que mais precisa acontecer para o governo Dilma mudar sua política econômica ou para a presidenta trocar o Ministro da Justiça e dar um basta aos abusos da Polícia Federal tucana.

E o que ainda mais falta para que Lula e a maioria da direção do PT reajam partam para a disputa aberta contra a direita? Quando vão parar de subestimar a grande mídia, o aparato MP-PF-Judiciário, o PSDB, a burguesia, o imperialismo?

Será que estamos esperando a prisão de Lula e a cassação de registro do PT para pensar em começar a reagir?

Daí por que só restou à maioria da militância petista – forjada na política de conciliação – um governismo acrítico e um profundo desalento.

O que nos salva é que nesse Brasil existe muita esquerda organizada. E existe o petismo, uma ampla massa militante e simpatizante, que pode fazer a diferença.

Temos a Frente Brasil Popular (com CUT, MST, UNE, CMP), temos a Frente Povo sem Medo, temos movimentos sociais, temos o ativismo digital, a juventude progressista, temos PSOL, PCdoB, setores do PDT, PCO, a base petista não entorpecida.

Esses setores barraram o impeachment. Apontaram a possibilidade da construção um campo de resistência e re-afirmação do projeto democrático-popular e socialista no Brasil.

E são esses atores que no dia 17 de fevereiro, 10h, estarão no Fórum da Barra Funda dizendo para as elites: “mexeu com Lula, mexeu comigo”.

‪#‎MudaPT ‪#‎ReageDilma

Julian Rodrigues, professor; jornalista, ativista movimento  LGBT e  de DH, militante do PT-SP.

Leia também:

Patrick Mariano: Sobre Lula, Elis e Cássia

Investigação VIOMUNDO

Estamos investigando a hipocrisia de deputados e senadores que dizem uma coisa ao condenar Dilma Rousseff ao impeachment mas fazem outra fora do Parlamento. Hipocrisia, sim, mas também maracutaias que deveriam fazer corar as esposas e filhos aos quais dedicaram seus votos. Muitos destes parlamentares obscuros controlam a mídia local ou regional contra qualquer tipo de investigação e estão fora do radar de jornalistas investigativos que trabalham nos grandes meios. Precisamos de sua ajuda para financiar esta investigação permanente e para manter um banco de dados digital que os eleitores poderão consultar já em 2016. Estamos recebendo dezenas de sugestões, links e documentos pelo [email protected]

R$0,00

% arrecadado

arrecadados da meta de
R$ 20.000,00

90 dias restantes

QUERO CONTRIBUIR
20 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Rodrigo

15/02/2016 - 16h18

Uma perguntinha solta no ar: Será que a implosão da figura de Lula não interessaria a quadros do próprio ‘Neo-PT’?

Responder

FrancoAtirador

15/02/2016 - 13h04

.
.
Desde o início da OLJ (OC/PPP), em 2014,
.
o Culpado já estava Pré-Determinado.
.
Partindo da Premissa, procura-se o Crime.
.
(http://www.vermelho.org.br/noticia/276259-1)
.
.

Responder

João Paulo Ferreira de Assis

14/02/2016 - 23h09

O PT é uma fortaleza que já foi penetrada pelo inimigo. O PT é o equivalente atual da cidade de Tróia, depois que os gregos fizeram penetrar na cidade um cavalo de madeira cheio de soldados. Observem o caso Delcídio Amaral. Observem Flávio Arns. Eram do PSDB. Foram para o PT e Arns saiu de volta para o PSDB. Tem muitos outros casos. Gente que em Minas era PSDB, foi para outro Estado e se filiou ao PT.

O PT precisa urgentemente fazer uma enquete com muitas perguntas aos seus filiados para identificar as posições deles sobre vários assuntos. E conhecer-se melhor, ideologicamente. Aos que não concordarem com a orientação do partido, solicitar a desfiliação.

Outra coisa: é preciso um código de ética tão rigoroso quanto o dos judeus de Pernambuco durante a ocupação holandesa. Em certo ditame se dizia que quem merecesse ser processado por alguma infração às leis, não poderia ter a solidariedade da congregação. Ele teria que enfrentar a Justiça sozinho.

Responder

Julio Silveira

14/02/2016 - 20h51

De um simpatizante, esquerdista, para um militante petista.
Meu caro, a você toda a minha solidariedade, mas a você meu chamamento a realidade.
A realidade meu caro militante, é que as pessoas sempre seguem exemplos, sempre esperam na firmeza das respostas de suas lideranças a segurança para sua fé.
O que se tem visto? um show de capitulação. Isso legitima tudo que está aí, aos olhos dos realistas. Desde o primeiro governo Lula, vemos a ideologia esquerdista capitular ante os interesses do poder econômico. Nenhuma iniciativa cultural fora dos padrões já conhecidos de se fazer politica no Brasil, nem mesmo nessa questão tão defendida como bandeira, verdadeira por sinal, mas nada nova, da inclusão de muitos brasileiros num outro patamar econômico . Digo nada novo para quem já não é tão jovem, como eu, que já vivi momentos neste país bastante semelhantes. Que faz com que esse mérito não seja assegurado, como estamos vendo hoje. Vi acontecer situação bem parecida no chamado milagre econômico, época referencia para lembranças dos saudosos do regime da ditadura militar. Mas lembro também as crises seguintes, que tornaram as lembranças daquele período, para a maioria, tão ruins. O risco é a mesma ojeriza se consolidar. A cidadania não gosta de contraditórios, não quer viver ilusões, deviam saber. Procura-se firmeza, certeza, segurança, mudar os hábitos do Brasil, coisa que os governos do PT souberam inspirar, mas não souberam garantir, não sabem assegurar.
Portanto, meu caro militante, de forma bastante realista, olhando os fatos com a coerência que se apresentam, devo lhe dizer, não espere grandes movimentos dos nossos cidadãos para essas situações. Por que por mais que possa parecer diferente, são suas próprias lideranças quem indicam esse caminho desde o inicio, a forma como deve se comportar a nação na reação.

Responder

mineiro

14/02/2016 - 20h28

e pode tratar de se mobilizar para 2018 porque esse pt vai para a lata de lixo da historia e o lula vai ser o proximo que é covarde ate o ultimo fio de cabelo, com essa turma que esta ai no poder vai todo mundo afundar. e pode ter certeza de uma coisa esse fantoche de pres. esse poste maldito vai acabar com o que resta desse partido as moscas , vai deixar prender o lula e tambem vai tentar destruir os movimentos sociais. essa mulher que hoje desgoverna o pais odeia todo mundo que a ajudou na eleiçao , a vontade dela mesmo é se aliar ao pig e a direita , so nao aliou ainda nao sei porque. mas que caminha para isso , pode ter certeza disso e nao estou dizendo besteiras nao. a atual conjuntura politica atual , ela para min , no meu ponto de vista , é da direita completamente. e outra coisa esse negocio de impeachment é pura conversa fiada , o golpe ja foi dado a muito tempo , em cima de nos trabalhadores, a direita ja venceu a batalha a muito tempo. é so questao de tempo para apoderar do poder de vez e com a ajuda dessa mulher que hoje desgoverna o pais.

Responder

    Cleyton Angeli

    15/02/2016 - 05h45

    Meu caro MINEIRO, Acaso seria o cheirador de pó Aécio Neves o nome ideal para governar o Brasil ? para o resto que você falou de merda, o meu grande, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, FORA GOLPISTAS.

    mineiro

    15/02/2016 - 10h23

    respondendo ao comentario , a verdade doi, entao é mentira que o poste , o fantoche de pres. nao esta entregando o pais ao capital financeiro , e o pt junto com o lula o covarde mor esta as mil maravilhas com a elite , o pig , o judiciario . a pf do ze desgraça, mp. e tambem é verdade que o pt o dito cujo esta lutando junto com os movimentos sociais e todos nos trabalhadores para evitar que o lula seja preso , e os golpistas nao tome o poder . e tambem é verdade que o pt é o partido mais corajoso e esta lutando na linha de tiro e liderando a batalha com a elite. faça me o favor companheiro enxerga a realidade , e so para lembrar odeio os golpistas e votei no lula desde quando ele candidatou e fiz a imbecilidade de votar nesse fantoche de pres . duas vezes. entao se tiver de criticar e ate cometer erros nas criticas , eu cometo , agora ficar achando que esta as mil maravilhas , ai eu nao sou idiota a esse ponto.

mineiro

14/02/2016 - 20h21

gente nos todos fomos iludidos por esse projeto sem vergonha do pt e nao viamos que realmente esta por tras disso tudo. queremos ou nao o lula e os burrocratas traidores do partido nao reagem é porque tem rabo preso. nao tem outra explicaçao , de chegar ao ponto de baixar as bandeiras? qual o desgraçado , sem vergonha, traidor , covarde que disse isso , esse merece ser linchado. se chegou a esse ponto foi por culpa do lula em primeiro e desse partido covarde e por ultimo esse fantoche de pres. que nao serve para nada. todos eles estao ate o pescoço envolvido com essa corja em prol desse desgraçado pacto sem vergonha de governabilidade e agora nao tem como mais voltar atras , eles todos o lula e o pt se tornou igual aos outros. e o pt salafrario nao tem mais peito nem para cobrar desse fantoche de pres. que nos traiu e esta entregando o pais para o capital financeiro. eu posso ate estar falando muita besteira , mas so pode ser isso para explicaçao de tanta covardia e sem vergonhice, nao tem como.

Responder

OLAVO

14/02/2016 - 19h26

Análise perfeita. Os caras capitularam ao patrimonialismo. E o duro é que quem perde é o povo. Acreditou. Posso arriscar mas para o caso de prisão de Lula, não vai ter reação. Pode ter dois gatos pingados que a polícia logo espanta. E por que isso. Falta chamamento, certeza e até confiança. Não basta ser o presidente que tirou 40 milhões da miséria. Era o mínimo de um governo dito popular. Tem que ter coragem para o enfrentamento. Tem momento que a conciliação não resolve. Quem vai fazer esse chamamento. Tem que ser Lula. Quem não pode com mandinga não carrega patuá, já diz o ditado.

Responder

    mineiro

    14/02/2016 - 20h34

    ele ta pedindo isso so pode , ele quer ser preso e apanhando na cara e ainda defender esse pacto desgraçado de governabilidade. de todo jeito que analisamos so cai nisso , o pt e o lula se tornaram iguais aos outros e nao vai reagir nunca e o pior de tudo,vai ser preso pela pf do ze desgraça min. do fantoche de pres. que ele o lula a ajudou a eleger. precisa de mais alguma coisa.

Helbert Fagundes

14/02/2016 - 12h47

Boa tarde,

pois é até quando? Pois depois do fato ocorrido a coisa se complica, pois para voltar o que era antes e complicado. Isso podemos ver no nosso dia dia a dia. Já passou de hora de uma luta limpa em favor do PT e de Lula. Caso contrario se não sair a luta limpa isso aqui vai ficar e feio e os ratos sairão daqui e voltaram no braço do povo como lenbro na década de 80, ainda criança Miguel Arraes sendo ovacionado nos braços do povo no aeroporto.

Responder

FrancoAtirador

14/02/2016 - 12h02

.
.
Uma Paráfrase de Bilac, por Faissal:
.
Maldição
.
Se por vinte anos, nesta furna escura,
Deixei dormir a minha maldição,
– Hoje, velha e cansada da amargura,
Minha alma se abrirá como um vulcão.
.
E, em torrentes de cólera e loucura,
Sobre a tua cabeça ferverão
Vinte anos de silêncio e de tortura,
Vinte anos de agonia e solidão…
.
Maldita sejas pelo ideal perdido!
Pelo mal que fizeste sem querer!
Pelo amor que morreu sem ter nascido!
.
Pelas horas vividas sem prazer!
Pela tristeza do que eu tenho sido!
Pelo esplendor do que eu deixei de ser!…
.
(https://youtu.be/og5F_duJ07Q)
.
.

Responder

FrancoAtirador

14/02/2016 - 09h32

.
.
Curiosidade
.
Onde se encontrará aquele tal de Senso Crítico
.
que nos faz ponderar sobre o Justo e o Injusto?
.
.

Responder

lulipe

14/02/2016 - 02h28

Vão lotar duas Kombis, no máximo!!!

Responder

    Mauricio Gomes

    14/02/2016 - 11h52

    Pelo menos essas kombis não terão a presença de fascistas patéticos como você. Enquanto defendemos ícones nacionais como Lula e Chico Buarque, vocês defendem escroques como Eduardo CÚnha, Aébrio, FHC. Kim Becil e BolsoASNO. Ainda bem que estamos em lados muito diferentes, continue sendo o fascista patético que você é.

leonel

13/02/2016 - 23h57

Tai, sou mais um, “MEXEU COM LULA, MEXEU COMIGO.”

Responder

marcelo batista

13/02/2016 - 22h40

correto. deixar acontecer o pior pra depois reagir desanimará a muitos.
e daria força aos golpistas, sem contar que poderia os ânimos se exaltarem ao extremo; ruim pra todos . reagir agora é preservar a democracia.;;

Responder

Deixe uma resposta