VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.

Juan Arias, do El Pais, fala em nome de “milhões” de brasileiros

19 de janeiro de 2011 às 16h14

Como o Viomundo divulgou o protesto de um leitor contra trecho de uma reportagem do jornal espanhol El Pais (clique aqui para ler), divulga agora a troca de correspondência entre Eduardo Guimarães, do Cidadania, e o correspondente Juan Arias:

Estimado Sr. Eduardo:

Agradezco su mensaje y le respondo, por mi parte, con mucho gusto.

En primer lugar, nunca intenté ofender a la Presidenta Dilma Rousseff, de quién he publicado en estos 15 días numerosos elogios sobre su comportamiento y su eficiencia en tomar medidas y de quién creo que hará un gran gobierno pues está demostrando tener pulso e ideas interesantes para la transformación de Brasil, lo que no significa que no pueda criticar alguna de sus actuaciones puntuales como ya lo hice con su antecesor, Luiz Inácio Lula da Silva, a quién apreciaba y admiraba en muchas cosas.

Un periodista que no supiera ser crítico con el poder de turno defraudaría a sus lectores y llevo en este oficio 42 años.

En mi crónica me limité a tomar nota de un hecho real que molestó a millones de brasileños. Nadie – ni la Globo – afirmó que ella y los ministros estuvieran riéndose de la tragedia. Hubiese sido monstruoso. Lo que tantos brasileños por mi escuchados aquel mismo día  pensaron fue  que dado que el país estaba de luto por una tragedia  que encoje el alma de millones de personas dentro y fuera del país, dado que sabían que estaban siendo filmados, podrían haberse ahorrado aquellas escenas de alegría, en aquel momento de la filmación. Todo hubiese sido distinto si, por ejemplo, hubiesen comenzado aquella reunión haciendo un minuto de silencio por las víctimas.

Dicho esto, en lo que no estoy de acuerdo es en que el Grupo Globo sea de oposición a la Presidenta Dilma. Cuando tiene que elogiar la actuación del gobierno lo hace abiertamente. Una cosa es ser críticos – y eso tiene que serlo, con cualquier gobierno, cualquier medio de comunicación que se precie de estar al servicio de la libertad de expresión- y otra es ser oposición.

Tengo un enorme respeto por el servício que Globo, tanto el diario como la televisión prestan a la información. La demostración es que los lectores y telespectadores, libremente, siguen  a millones su información y esa audiencia es la mayor garantía de seriedad para cualquier medio al que los ciudadanos pueden dejar de comprar o de ver cuando lo deseen. Tengo una profunda admiración por el plantel de periodistas y columnistas que abraza tanto en sus medios escritos como televisivos.

Para cualquier otra aclaración, me tiene a su entera disposición al mismo tiempo que le felicito por sus éxitos editoriales

Un  saludo afectuoso
Juan Arias

*****

Estimado D. Juan Arias,

Por primer, le quiero agradecer por la prontitud de su respuesta y por el sentido amistoso y respetuoso de su contestación.  Pero debo explicarle que, aun que mi carta a usted y a su periódico pueda tener pasado la idea de que lo acuso de intentar ofender a la presidenta de los brasileños, no fue ese el sentido de lo que dice yo.

Lo que me parece es que le falta algún conocimiento de la realidad política de nuestro país y por eso has caído en un cierto equívoco al haber escuchado solamente a grupos de intereses que le convencieran de que hubo un sentimiento en Brasil en ese caso que jamás hubo, pues le garantizo que, por tener un blog con miles de lectores y de haber otros tantos blogs como el mío con tantos o más lectores que están de acuerdo con lo que le dije,  el sentimiento de indignación con la presidenta Dilma y sus ministros solo pudo existir, para algunos, debido a una trampa política de la Globo.

No voy a discutir sus sentimientos en relación a la Globo porque pertenecen a su derecho de opinión. Todavía, puedo discutir lo que ha pasado en la reunión de la señora Dilma con su ministerio.

La cuestión de comenzar la reunión con un minuto de silencio por las victimas puede ser apreciable para algunos o muestra de intento de hacer un show demagógico para otros. Todavía, objetivamente tengo informaciones que la Globo ha grabado la reunión sin que las autoridades supieran lo que estaba haciendo, y su materia en El País dale a la gente la impresión de que se trataba de la desgracia en Rio de Janeiro haciendo bromas y mascando chicles.

¿Cual es lo mejor, entonces? Creo yo que el buen periodismo obliga a escuchar al otro lado, o traer alguna explicación de las autoridades involucradas para la conducta que has denunciado y que si fuera como usted dijo por cierto sería inaceptable, pues la tragedia mal había ocurrido. De esta forma, creemos, miles de brasileños de la dicha “blogosfera”, que la acusación es muy, pero muy grave.

Sobre todo porque  es público e internacionalmente reconocido que los grandes medios brasileños, a la diferencia do que dices, señor Arias, son parte de la oposición tanto al gobierno Lula cuanto al gobierno Dilma. Y para dejarlo al tanto de lo que pasa en la política brasileña, después de esta respuesta le reproduzco un reportaje de la reconocida Agencia Reuters que muestra lo que son los grandes medios en Brasil.

Pero antes de la materia de la Reuters, le dejo mis saludos respetuosos y la confianza en que su periódico – mejor si por iniciativa suya – venga a dar a sus lectores la oportunidad de conocer al otro lado de la moneda, dejando que decidan, cada uno por el mismo, lo que pensar de lo que has reportado en su crónica en cuestión.

Eduardo Guimarães

Vá ao Cidadania, pois.

Captura de Tela 2016-09-25 às 13.40.33
25 - set 0

Se houver, apuração da PGR sobre Michel Temer nascerá morta

Ileso Da Redação O relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, agora que o impeachment foi consolidado, encaminhou a Rodrigo Janot o pedido de investigações preliminares sobre a delação do ex-presidente da Transpetro, Sergio Machado. Ao PGR caberá decidir se avança ou não nas investigações. As duas denúncias feitas por Machado […]

cut25
23 - set 2

Centrais podem convocar greve geral para o 28 de outubro

Prévia aconteceu em todo o Brasil

 

75 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Augusto

31/08/2011 - 12h27

Acho que estes europeus ridículos, principalmente ESPANHÓIS, PORTUGUESES e INGLESES deveriam METER O RABO NO MEIO DAS PERNAS, porque ELES QUEM COLONIZARAM AS AMÉRICAS e para isso MATARAM, ROUBARAM e ESTUPRARAM nossos índios…..LEVARAM PARA A EUROPA TODO O NOSSO OURO, DIAMANTES E ESMERALDAS (por isso são ricos hoje), alem de nossas melhores madeiras. Mandaram para colonizar o País somente gente da pior espécie do País deles. Grande parte dos europeus ESPANHÓIS e PORTUGUESES , que VIERAM para cá, trouxeram somente a cultura do ROUBO e da CORRUPÇÃO. Hoje os ESPANHÓIS, PORTUGUESES e adjacências, tem MUITA EDUCAÇÃO, MUITA CULTURA e MUITO DINHEIRO, mas MANCHADOS pelo sangue dos índios e dos escravos africanos, que eles estupraram, mataram e corromperam…..pelos roubos de nossas riquezas….de nossos recursos naturais…

Responder

Pedro Maranduba

12/07/2011 - 21h45

Não há mídia de massa conservadora no Brasil, tudo está na mão da esquerda e de liberalóides vendidos. Você sabe disso, jornalista. A farsa psdb já está caindo.

Responder

Pedro Maranduba

12/07/2011 - 21h03

Não há mídia de massa conservadora no Brasil, tudo está na mão da esquerda e de liberalóides vendidos. Você sabe disso, jornalista. A farsa psdb já está caindo. http://quebrandoneoateismo.com.br/2011/01/14/o-fi
Publique!

Responder

mariazinha

23/01/2011 - 10h48

ahahaha
esse post está muito bom!
Mas….Poderiam explicar-me pq todo espanhol pensa que tem um reizinho na barriga? Caindo aos pedaços e não deixam de ser arrogantes! Pela resposta do tal jornalista espanhol notei que, ele tb, pensa que tem uma barriga real. http://www1.folha.uol.com.br/mercado/864731-paise
ahahaha

Responder

    Gustavo Pamplona

    23/01/2011 - 15h30

    mariazinha, gostaria de agradecer por ter me elogiado mais abaixo. ;-)

    É… eu sou assim mesmo… "rasgo" o verbo e não estou nem aí para as consequências…

    A minha "sensatez" e o jeito que eu escrevo podem soar como se eu fosse um "arrogante" ou um "convencido" mas na realidade gosto mesmo é de extrair o máximo possível das pessoas… gosto de incitar e provocar uma discussão.

    Tenho um estilo "peculiar" de escrita que envolve uso abusivo de reticências (…) e "aspas" mas jamais escrevo termos "chulos" ou de "baixo calão" em meus comentários até porque isto denota falta de inteligência por parte do indivíduo.

    Você também pode reparar que jamais "retruco" algum leitor(a) mininizando o comentário dele(a) ou mesmo agindo como se eu fosse o "dono da verdade". Posso "sacanear" mas isto é outra história… (hahahhahaha)

    E te dou uma sugestão: Por que você não se identifica?

    Coloque um segundo nome e coloque uma foto, se caso não tiver interesse em criar uma conta lá no IntenseDebate, registre uma no Gravatar (Globaly Recognized Avatar) já que IntenseDebate e outros blogs suportam Gravatar.

    Isto é feito pelo e-mail. Se o e-mail tiver sido cadastrado no Gravatar o IntenseDebate do "Vi o Mundo" procura o "avatar" no Gravatr e automaticamente coloca a foto aqui no blog.
    http://www.gravatar.com/

    Eu já tive duas contas no IntenseDebate e uma vez já usei uma conta no Twitter aqui… mas agora vai somente de Gravatar.

    Um beijo! :-*

    Aristharco

    24/01/2011 - 17h50

    opus dei, mariazinha, opus dei, o arias é o correspondente para a america latina, o sujeitinho detona o país, posta-se ao lado dos vendilhões que são repercutidos pela mídia dominada para que o opus dei abocanhe com lucro a riqueza brasileira. Já viu os escritos dele em assuntos da OEA e da ONU? Sarrafo no Brasil.

Geysa Guimarães

21/01/2011 - 20h54

Nem perdi tempo com a justificativa do tal Arias, limitei-me às postagens dos comentaristas. Esperar o quê, de um coligado da carcomídia?
Já me basta o jornalixo nativo, do qual ando fugindo em alta velocidade.

Responder

Ygor

21/01/2011 - 10h40

Meu Deus, como essa Juan Árias é ingênuo! Então ele acha mesmo que há uma relação estrita e infalível entre audiência/popularidade e a credibilidade/imparcialidade de qualquer mídia? Ele acha mesmo que não é possível manipular sutilmente como a Globo faz, mostrando aqui e ali um elogio para posar de neutra enquanto faz uma campanha diária de esconder boas notícias e acender tochas em torno dos problemas, uma escolha seletiva até demais das matérias a serem publicadas?

Ou é ingênuo ou é muito dissimulado…

Responder

    Mauro

    21/01/2011 - 12h41

    Ygor
    Concordo contigo. Uma declaração desse tipo, dada por quem diz ter 42 anos no ofício de jornalista, numa época em que todos sabem tudo através da Internet, é um atestado de ingenuidade, incompatível com a profissão que exerce.

Marcelo Fraga

21/01/2011 - 10h05

Aqui vai a resposta para este señor:

¿Por qué no te callas?

Responder

Sandro

21/01/2011 - 00h45

O pessoal está muito radical contra o El País. Este jornal espanhol sempre fez matérias elogiosas ao Lula e ao desenvolvimento alcançado pelo Brasil. Acho que a Dilma deve procurar fazer o mesmo que o Lula fez que foi aproximar-se da imprensa internacional, expor-se a ela positivamente, mostrando um bom governo de continuidade do excelente governo Lula. Assim, sem dúvida, ela também terá boas notícias lá fora. O PIG inclusive várias vezes foi desacreditado justamente por notícias que saíram no El País e outros como o Le Monde e o NYT. Portanto, vamos ter calma, ser inteligentes assim como o Lula e procurar conquistar a mídia internacional e não espantá-la ou odiá-la. Acho que o que o Eduardo fez foi muito bom, contestar o colunista de forma educada, respeitosa, mas firme e enfática, mostrando o erro dele.

Responder

    Jair de Souza

    21/01/2011 - 21h35

    Desculpe-me, Sandro, mas parece que você não conhece bem o jornal El País. Este é o PIG dos PIGs. Um lixo de cabo a rabo.

    Celso

    22/01/2011 - 17h51

    Sandro tem razão. Quem leu o El País ultimamente percebeu o apoio do jornal à candidatura Serra e os elogios ao FHC. Dá a impressão que o correspondente do jornal para o Brasil mora em Madri e não tem como informar-se com um mínimo de credibilidade… Escreveu sobre Lula e Dilma apenas o que não dava para omitir. O jornalista (?) do El País, tão bem informado, esqueceu-se de comentar a vergonhosa frase de Maria Judith Brito, presidente da Associação Nacional de Jornais: “A liberdade de imprensa é um bem maior que não deve ser limitado. A esse direito geral, o contraponto é sempre a questão da responsabilidade dos meios de comunicação e, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. E esse papel de oposição, de investigação, sem dúvida nenhuma incomoda sobremaneira o governo.” E esqueceu que a Globo constitui um dos pilares dessa pouca-vergonha.

    Paulo

    23/01/2011 - 16h36

    Juan Arias conhece muito bem o Brasil, pois está aqui já faz um bom tempo. Tão bem enturmado está que já fez amizades pessoais no ninho do PSDB. É um exemplo acabado de espanhol tucano, e não é exagero dizer isso. Quem tiver paciência pra resgatar seus textos durante a campanha presidencial brasileira (e eu li a maioria) percebe o viés absolutamente favorável a Serra (sempre) e crítico (às vezes maldoso) a Dilma. Não caiam nessa de que ele "não conhece o Brasil" e por isso se equivoca. Ele sabe bem do que está falando e é conscientemente tendencioso. É verdade que o El País fez reportagens elogiosas a Lula (embora, até hoje, elogie bem mais o FHC). O anti-lulismo (e agora a má-vontade com Dilma) não é exatamente do jornal, é específicio do correspondente.

Fernando

20/01/2011 - 20h16

El Pais é um jornal estranho, sempre elogiaram o Lula e criticavam o Chávez.

Agora a Dilma nem começou e eles tão criticando.

Responder

    Quintela

    20/01/2011 - 22h50

    Acredito que não seja o jornal… e sim o correspondente que mora no Brasil há anos… e ainda não conhece o PIG…
    Acredito também que o Sr. Juan Arias conheça sim.. e que mantém relações promíscuas com o PIG…

    Agora ele e o El País sabe que se escrever alguma mentira vai enfrentar algumas centenas de dezenas de e-mails dos brasileiros não subervenientes querendo saber pela verdade…
    apenas a verdade e nada mais que a verdade….

Jair de Souza

20/01/2011 - 19h28

Volto a informar àqueles que ainda não têm conhecimento do que representa o grupo mafioso Prisa, do qual o jornal El País é um elemento destacado. O grupo mafioso Prisa é o baluarte da desinformação e da manipulação na América Latina contra todos os governos progressistas por aqui existentes. Não há por que contemporizar com nenhum representante dessa estrutura de desinformação. Eles são parte da máfia midiática mundial e atuam ao uníssono com seus congêneres do Brasil quando se trata de desprestigiar a todos os que não aceitam submeter-se à hegemonia do capitalismo neoliberal. Por isso, estimado Eduardo Guimarães, você não precisa exagerar na polidez para tratar com um representante do que há de pior nos meios de desinformação. Sem ofensas pessoais, claro, mas também sem deixar de dizer o que eles são.

Responder

    José carlos Gondim

    21/01/2011 - 20h30

    Jair, você disse tudo! O jornal El País é o Globo de lá, sempre foi… O grupo mafioso que é dono do jornal é um dos baluartes do PIG espanhol. Não tem que fazer média com esse Arias, não. Se é correspondente, que exerça sua função com profissionalismo e imparcialidade.

Bonifa

20/01/2011 - 19h27

O problema de El País é que, para falar sobre o Brasil, cita o que diz a Folha de São Paulo. E quando não repete, procura entrar no espírito.

Responder

    Paulo

    23/01/2011 - 16h41

    Se fosse só a Folha… O Arias vive citando a Veja como fonte, e não faz muito tempo chegou a se basear no texto de um dos blogueiros da revista (o mais venal deles) pra emitir opinião. Como se o blogueiro fosse um importante formador de opinião no Brasil. Os espanhóis, que nunca ouviram falara da figura (do blogueiro raivoso), devem ter achado que era uma pessoa ponderada e que o governo Lula, sim, era uma mostruosidade.

Pedro

20/01/2011 - 15h39

Vamos fazer um teste? Vamos perguntar a este sr. Arias sua opinião sobre Franco, o generalíssimo. E que publique no seu jornal a sua opinião.

Responder

Regi

20/01/2011 - 14h53

Será que o jornal dele (El País) também está na conta dos tucanos paulistas?
NaMaria pode responder?

Responder

    Jair de Souza

    20/01/2011 - 19h31

    Claro que sim. Através de sua editora no Brasil (Editora Moderna) que tem um lobby fortíssimo junto à tucanalhada.

Sr. Indignado

20/01/2011 - 14h15

Y para uds. uma foto del Sr. Arias, quando, en visita a Brasil, toma un té con Ali Kamel (sirve ele té) y Alejandro Garcia (el conejo), dos "criticos" de los gobiernos de isquierda e partidarios de los gobiernos e extrema derecha (demo y tucanos).
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ9Py5m-a

Responder

dukrai

20/01/2011 - 14h00

ô maigódi, esse Arias é um cara de pau lustrada com óleo de peroba 3x ao dia.
É de matar de rir a sua sugestão hipócrita de um minuto de silêncio e cara de tristeza na hora das filmagens.
Ainda se faz de besta falando da gLobo, dos mervais e leitoas. gostou? leva pra casa.

Responder

Sr. Indignado

20/01/2011 - 13h59

Y para uds. uma foto del Sr. Arias, quando, en visita a Brasil, toma un té con Ali Kamel (sirve ele té) y Alejandro Garcia (el conejo), dos "criticos" de los gobiernos de isquierda e partidarios de los gobiernos e extrema derecha (demo y tucanos). http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ9Py5m-a

Responder

Dida

20/01/2011 - 12h30

Eu moro na Espanha, e cada dia leio as reportagens do Sr Arias,e é vergonhoso o jornalismo q ele faz,com meias verdades ,suas fontes de informaçao sempre é "O estado de SP e o Globo, ele simplesmente faz eco do q escreve o PIG brasileiro. Eu já tentei escrever comentarios contra as falsas informaçoes,e fui censurado e nao foi publicado.

Responder

Dida

20/01/2011 - 12h27

Eu moro na Espanha, e cada dia leio as reportagens do Sr Arias,e é vergonhoso o jornalismo q ele faz,com meias verdades ,suas fontes de informaçao sempre é "O estado de SP e o Globo, ele simplesmente faz eco do q escreve o PIG brasileiro. Eu já tentei escrever comentarios contra as falsas informaçoes,e fui censurado e nao foi publicado.
Antes havia outro correspondente q era muito bom: o Francho Baron.Que infelizmente já ñ está, pois ele fazia um trabalho serio e comprometido com a verdade.

Responder

Klaus Balogh

20/01/2011 - 12h05

Se pessoas esclarecidas e estudadas que vivem no Brasil ainda acreditam na Globo, imagina um josrnalista espanhol que não conhece a fundo nossa realidade. Não me causou surpresa nenhuma a resposta.

Responder

    Yuri

    20/01/2011 - 13h55

    As melhor coisas da Espanha e de Portugal, é por serem perto da Europa.

    abdelnur

    20/01/2011 - 19h36

    Boa, mas eu ainda acho que são os aeroportos……

    Scan

    21/01/2011 - 01h33

    Que nada!
    Aquilo ainda é norte da África! Erraram a demarcação, só isso.
    Gibraltar é uma ilusão de óptica.

Passollargo

20/01/2011 - 11h58

Que sujeito cínico esse arias…muito cínico mesmo! O Eduardo teve sangue frio colocando ele no seu devido lugar.

Responder

José Maia

20/01/2011 - 11h55

Sr. Juan, não se trata de ser ou não ser favorável a Globo ou a qualquer outra: trata-se do compromisso com os fatos !!!

Responder

Janes Rodriguez

20/01/2011 - 11h54

Eu quero pedir um minuto de silêncio pela desinformação do Juan Arias. Ele quer nos fazer crer que a Globo e o PIG todo fazem jornalismo e não politica partidária. Um minutinho só. De silêncio total.

Responder

Baixada Carioca

20/01/2011 - 10h54

Parece que há um pacto entre estes: "dou um golpe aqui e você dá um golpe aí. Você me apoia que eu te apoio". E não se trata de Ética profissional não. Trata-se de calhordismo mesmo.

Responder

Se Nagao

20/01/2011 - 10h49

Estimados Luiz Carlos Azenha e Eduardo Guimarães esse correspondente espanhol está nos tratando como idiotas, a resposta dele é no mínimo cínica.

Responder

Marat

20/01/2011 - 08h22

Juan Arias, ¿Por que no te calas?

Responder

Gerson Carneiro

20/01/2011 - 03h02

Juan Arias confessa que tem um conceito pigmatizado de liberdade, e prioriza a quantidade em detrimento da qualidade. Desconfio que em breve estará ao lado do Luiz Carlos Prates na RBS em Santa Catarina.

Responder

    dukrai

    20/01/2011 - 18h31

    estará ao lado, não, na vaga do Prates que foi demitido depois que bombou no yutúbi

    Gerson Carneiro

    20/01/2011 - 22h38

    foi mesmo??? qui diliça!
    ins veíz, sirrí da disgraça alêia dá um disgosto ao contrário.

    dukrai

    23/01/2011 - 10h29

    vc é dumar rs

    Gerson Carneiro

    25/01/2011 - 08h37

    quem é dumar é bacaiau, cumpade.

    Gerson Carneiro

    20/01/2011 - 22h39

    toooooma, nojento!

Morvan

20/01/2011 - 01h16

Boa noite. Calunistazinho sorrateiro, este sr. Arias.
Cheio de salamaleques, quer de qualquer modo conduzir o pensamento do missivista, o qual não se mostra nem um pingo propenso a ser "contornado" pelo calunista.
O episódio nos diz coisas estarrecedoras, com relação ao que se habituava chamar de imprensa: o piguismo é cheio de tentáculos, aqui e algures; definitivamente, o que era informação virou definitiva e cabalmente espetáculo; a infalibilidade não é fenômeno só do PIG daqui…
Que tal se mais de nós, brasileiros não-pigados, escrevêssemos a este sr. Arias e ao seu periódico?

Morvan, Usuário Linux #433640

Responder

edson

20/01/2011 - 00h29

Esse cara 'e doido . . . . . entao pra ele a relacao entre o audio e a imagem haveria apenas se houvesse uma referencia direta e explicita ??????? . . . . nao, o cara nao eh jornalista, nao pode . . . . .

Responder

Silvio

20/01/2011 - 00h17

Parece-me que usarão a foto da primeira reunião, com os ministros. Que todo o que aconteceu foi posterior. Si foi de essa forma, e muito grave.

Responder

Gustavo Pamplona

19/01/2011 - 23h40

Acho que vocês adorariam que isto acontecesse com todas as emissoras da Globo.

[youtube AhwYW3tiirw http://www.youtube.com/watch?v=AhwYW3tiirw youtube]

A mudança ocorreu na meia-noite do dia 31 de julho para 1 de agosto de 2008, para os 3:30 do vídeo.

E esqueçam o que eu escrevi abaixo… isto é porque eu lembro uma vez quando o Azenha uma vez escreveu um artigo discorrendo sobre a "etimologia" de seu nome e ele tinha falado de origem portuguesa dele e também nem sei muito bem por que escrevi aquilo… (como se alguém importasse – hahhahaha)

Detalhe: Detesto a Espanha também, espanhóis, etc. ou será que vocês não se lembram de que a Espanha tratou mal os brasileiros nos aeroportos e ainda é considerada uma das entradas de prostitutas na Europa.

Além do mais vivem numa monarquia… saíram de uma ditadura e entraram em outra ditadura, já que toda monarquia não passa de uma ditadura "travestida".

Responder

    Gerson Carneiro

    20/01/2011 - 02h56

    Viva Tiradentes!
    Fundador da TV Leste!

    jefferson

    20/01/2011 - 09h49

    Toda a monarquia é uma ditadura travestida. Quanta bobagem numa só frase. Republicanismo infantil.
    Destesto os espanhois. Eles nem sabem que vc existe e seu ódio mostra quão ignorante vc é.

    Gustavo Pamplona

    20/01/2011 - 14h12

    Gostei deste "jefferson"… ;-)

    Ódio? (Tsc.. Tsc…) Amigo, eu sou um provocador, gosto de incitar mesmo!!!

    Detalhe: Eles nem sabem que você existe também! (hahahahahhahaa)

Regina

19/01/2011 - 23h27

Azenha,vc têm certeza que o correspodente naõ é o PORTANOVA,em seu mais recente papel?O Mercador de almas?

Responder

Marat

19/01/2011 - 23h13

O mais curioso é que os membros do PIG são hipócritas, malandros e embusteiros e ainda assim querem se passar por sonsos. É inacreditável!

Responder

Paulo

19/01/2011 - 23h08

Desculpe…mas por que não escrever em português?

Responder

Edemar Motta

19/01/2011 - 22h42

Prezado José Francisco,

Mas é claro que o Grupo Globo não faz oposição à Presidenta Dilma.

Ass.: Prof. Hariovaldo Almeida Prado.

Responder

Helena

19/01/2011 - 21h55

Como eu já havia dito antes…argumentar com Ël País" ou com "O Globo"…perda de tempo!

Responder

Ivonete

19/01/2011 - 21h50

Pig é pig onde quer que esteja, hipócritas que só se importam com seu umbigo.

Responder

Eduardo Guimarães

19/01/2011 - 21h13

Pensamos a mesma coisa, Azenha. Quanta arrogância, meu Deus. E quanta submissão.

Responder

Denise

19/01/2011 - 21h13

Quanto será a Globo paga para este Senhor? Ou será que ele está pleiteando um emprego lá?

Responder

Gustavo Pamplona

19/01/2011 - 20h32

Detesto o idioma espanhol… para mim sempre foi e sempre será um português TORTO e MAL-ACABADO.

Por exemplo: Para que escrever "de la" se é muito mais curto escrever um "da" ou para que dobrar a língua para dizer "puede" ou "después" se é muito mais simples dizer "pode" e "depois"

Detalhe: Apesar do Pamplona em meu nome já que vocês já devem saber da famosa cidade de Pamplona na Espanha, não tenho ascendência espanhola e até onde eu sei sou de descendência portuguesa da Ilha da Madeira mas isto é século 19 para baixo…

Mas todos nós brasileiros somos descendentes em maior ou menor grau de alguém que viveu na península ibérica.

Responder

    Helena

    19/01/2011 - 21h53

    Se o idioma espanhol fosse tal e qual o português, não seria espanhol, seria português. Ah! Como seria bom se o Inglês fosse como o português..! Tudo seria tão mais fácil! Melhor ainda se o mundo todo falasse o português…rsrsrs Note que os espanhóis também podem considerar o português um "espanhol" mal acabado. E conheço muitos portugueses, que fazem diversas restrições ao "português-brasileiro", portanto isso pode se tornar uma discussão interminável…

    Almeida Bispo

    19/01/2011 - 23h29

    Que nada! Cê é cismado com o espanhol é por causa do basco, de onde vem a origem de seu nome, hehehehehe!
    Coisa desse pessoal do ETA, séculos antes do mesmo aparecer. Hehehehehe!
    Mas, cá pra nós, que é um portuguesinho mal falado, oh!!!

    Aline C Pavia

    19/01/2011 - 23h58

    Gustavo, estive na Espanha em março passado e posso te garantir que eles também não compreendem muita coisa de nosso idioma, seja na gramática, na pronúncia, nos fonemas e na construção de frases.
    Sou linguista e estudei Letras na USP, tanto mais conhecemos as línguas, principalmente as de origem latina que são minha predileção pessoal, mais nos tornamos fascinados pelos rumos que cada idioma tomou ao longo dos séculos para que hoje as pessoas falem e escrevam da forma como o fazem. A árvore genealógica dos idiomas latinos (português, espanhol, italiano e francês), e principalmente, a etimologia do português e do espanhol são simplesmente fascinantes.

    Idioma, como se sabe vem da mesma raiz "idio" = eu, ou seja, o idioma é a forma de expressão de um indivíduo, e a língua é a forma como o idioma se identifica e se apossa de um país, ou vice-versa. O povo espanhol é muito cioso de sua língua, um dos 4 idiomas falados oficialmente na Espanha. A língua espanhola é parte da identidade da Espanha, como a bandeira e o hino.

    "Detestar" o idioma espanhol é, por extensão, "detestar" o próprio povo espanhol, ou ainda, a própria Espanha. É puro preconceito que se dilui e se reverte em paixão quando se conhece melhor a cultura, a história, o idioma, o modo de pensar, a etimologia, as raízes, as miscigenações e imigrações, a culinária, a religiosidade, o futebol, as artes etc.

    Recomendo a vc expressamente que comece pelo Cavaleiro da Triste Figura do Cervantes, em espanhol, escrito quando nós aqui no Brasil ainda nos estapeávamos pelas Capitanias Hereditárias e tinha uma tal história de Tordesilhas ainda começando.

    Abraço.

    Regina

    20/01/2011 - 08h07

    Off-topic… Aline, estou estudando Espanhol… é um idioma riquíssimo e encantador. Adorei sua resposta. Por gentileza, a obra que vc se refere é Don Quixote? Ficarei feliz se puder responder. Obrigada.

    Klaus

    20/01/2011 - 12h01

    Aline, por favor me esclareça uma dúvida. O romeno seria uma língua latina também? Acho meio parecido com o italiano.

    Gustavo Pamplona

    20/01/2011 - 14h15

    Klaus… trollzinho… Sim… o romeno é uma língua latina também.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADnguas_rom%C3%

    Morvan

    20/01/2011 - 16h29

    Boa tarde, Klaus.
    Desculpe a intromissão. Respondendo sobre a sua inquirição, o romeno é sim neolatino. É uma língua que sofreu alguns acréscimos a partir de línguas anglo-saxônicas e eslavas, tornando-a bastante rica (e bela). Ela é língua oficial da Romênia e da Moldávia.

    Morvan, Usuário Linux #433640

    dukrai

    20/01/2011 - 13h48

    xôu, Aline, a Espanha são muitas e se quisermos detestar alguém, que seja Franco.

    Gustavo Pamplona

    20/01/2011 - 14h26

    No livro "As Línguas do Mundo" do línguista Charles Berlitz tem uma parte em que ele fala que para os falantes do português melhor entendem o espanhol dos que os "hispanohablantes" entendem o português.

    O mesmo vale para os holandeses em relação aos ingleses… os holandeses entendem bem mais o inglês do que os ingleses entendem o holandês.

    Se quiser saber quem é Charles Berlitz: http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Berlitz

    Agora sobre "detestar", aquilo é apenas "figura de linguagem", entenda aquilo como uma "provocação" (hahahahhaha)

    mariazinha

    23/01/2011 - 10h24

    Adoro VC, PAMPLONA!
    Gosto de gente assim, sem floreios, fala sem medo de errar. Também acho esse negocio de rei e rainha, no mundo atual, um atraso de vida.
    Tenho um filho cientista e ELE sempre diz que os problemas são colocados de forma complicada para que o SABER se torne restrito.
    Um beijo maternal.

    Francisco Hugo

    20/01/2011 - 01h21

    Gustavo,
    não estive como a Aline na Espanha no mês passado. Mas catalães, andaluzes, galegos, valencianos e bascos só falam o espanhol porque língua oficial. Não gostam tanto quanto você. Têm literatura própria.
    IDIO, étimo de idioma, idiossincrasia, idiotismo… quer dizer 'próprio' e não 'eu'.
    Quanto ao cavaleiro de triste figura, o Quixote, foi ao prelo mais de trinta anos depois de Os Lusíadas, do Camões.
    Muito provavelmente Cervantes leu e curtiu Gil Vicente, Sá de Miranda ou Bernardim Ribeiro. Todos autores portugueses de muita qualidade, cuja obra precedeu Quixote muitas décadas. Há notícia de uma gramática de língua portuguesa na terceira década do século XVI.
    Pamplona fica em Navarra, anexada ao que hoje é Espanha há cinco séculos. Os navarros também têm orgulho próprio (idio).
    Abraço

    Pedro Maranduba

    12/07/2011 - 21h09

    Isso só pode ser conversa de débil mental. Ignorância nem cabe aqui.

JOSE FRANCISCO

19/01/2011 - 16h45

Este correspondente espanhol deve morar em Júpiter e de lá redigir suas "crônicas". Senão, vejamos: o jornalista vive no Brasil e diz uma coisa como esta – "Dicho esto, en lo que no estoy de acuerdo es en que el Grupo Globo sea de oposición a la Presidenta Dilma. Cuando tiene que elogiar la actuación del gobierno lo hace abiertamente"
Com certeza, vai ganhar o prêmio 'ALICE" do ano outorgado por todos aqueles que acreditam em PAPAI NOEL..

FALANDO SÉRIO: COM DOIS DIAS NO BRASIL QUALQUER PESSOA COM 2 NEURONIOS PERCEBE QUE A GLOBO NÃO TEM ISENÇÃO. E PARA ISTO NÃO É PRECISO SEQUER CONSULTAR O HISTÓRICO DA MESMA (PROCONSULT, DEBATE 89, ETC. ETC. ETC.)

Responder

    Klaus

    19/01/2011 - 23h37

    Por favor, José Francisco, nomeie um órgão de imprensa isento no país.

    Tania Silva

    20/01/2011 - 01h21

    Por favor você, Klaus!
    Todos os órgãos de imprensa brasileiros são isentos de verdade.

Deixe uma resposta