Jeferson Miola: Único caminho de Temer é o da renúncia, abrindo espaço para eleições diretas já

Tempo de leitura: 3 min

temer

Diretas já!: fim de linha do Temer

por Jeferson Miola

No comunicado sobre a denúncia do ex-ministro da Cultura Marcelo Calero, surge cristalino o artifício usado por Michel Temer – encampado pelo ministro Eliseu Padilha e pelo subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil Gustavo Rocha [indicado para o cargo por Eduardo Cunha] – para patrocinar os interesses imobiliários do agora ex-ministro Geddel Vieira Lima.

No item 3 do comunicado, consta que “o presidente buscou arbitrar conflitos entre os ministros e órgãos da Cultura sugerindo a avaliação jurídica da Advocacia Geral da União, que tem competência legal para solucionar eventuais dúvidas entre órgãos da administração pública, já que havia divergências entre o Iphan estadual e o Iphan federal”.

Está claro que o conflito era entre o interesse imobiliário privadíssimo do Geddel e a postura técnica e ética do ex-ministro Calero, que validou o procedimento administrativo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [IPHAN].

Não era, portanto, um conflito político-administrativo que justificasse a arbitragem e, menos ainda, a interferência do presidente usurpador para favorecer Geddel.

Temer sugeriu “a avaliação jurídica da AGU” para salvar o interesse imobiliário do Geddel que havia sido contrariado na esfera técnica do IPHAN, e assim poder transferi-lo para a AGU, “porque a ministra Grace Mendonça teria uma solução”.

Para tanto, Marcelo Calero teria de contrariar a decisão técnica do IPHAN e determinar a remessa do processo à AGU, sob o pretexto bizarro de “divergências entre o Iphan estadual e o Iphan federal”. Calero, contudo, optou pela renúncia ao cargo de ministro.

Com as explicações dadas no comunicado, Michel Temer acabou confessando pelo menos dois crimes tipificados no Título XI [Dos Crimes Contra a Administração Pública] do Código Penal brasileiro:

– “Artigo 321 – Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário” [advocacia administrativa]; e

– “Artigo 332 – Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função” [tráfico de influência, redação dada pela Lei 9127/1995].

As penas para tais crimes são, respectivamente, de detenção de três meses a um ano e multa; e de reclusão de dois a cinco anos e multa. No tráfico de influência, a pena é aumentada da metade, se o agente alega ou insinua que a vantagem é também destinada ao funcionário –segundo Calero, Geddel foi “contundente”: “não gostaria de ser surpreendido com qualquer decisão que pudesse contrariar seus interesses”.

O governo golpista Michel Temer chegou ao fim da linha; está inviabilizado e desmoralizado. Em média, um ministro cai por mês por corrupção, e quase todos os remanescentes são citados e implicados em denúncias de corrupção, porém protegidos pela seletividade da Lava Jato, do MP e do Judiciário.

O governo golpista está causando a maior recessão da história do Brasil, com desemprego atingindo 25% da população economicamente ativa jovem. O terrorismo econômico e político criado no país por Cunha, Aécio, Temer, Padilha, FHC, Serra, PMDB, PSDB, DEM, PTB, PP, PSB, PSD etc para ambientar o golpe de Estado, fugiu ao controle e adquiriu uma gravidade muito superior à capacidade de reversão por este governo ilegítimo e impopular.

A atividade econômica está paralisada, o PIB decresce e a dívida pública aumenta.

O único caminho para Temer é o da renúncia, abrindo espaço para a realização de eleições diretas já. A parceria nos negócios do Geddel faz dele um personagem ainda menor que a caricatura que já era. Ele não reúne condições políticas, éticas e legais para continuar ocupando o cargo usurpado da Presidente Dilma com o impeachment fraudulento. O Brasil não terá a confiança e o respeito do mundo com ele no comando.

A oligarquia golpista dá sinais de que pretende arrastar o cadáver do governo até 2017, para então remover Temer do cargo e eleger um sucessor indiretamente pelo Congresso, onde tem maioria, mesmo que esta irresponsabilidade leve o Brasil ao abismo.

Os crimes cometidos por Temer são mais que suficientes para a abertura de um processo de impeachment – este sim, ao contrário da farsa contra Dilma, com sólido fundamento jurídico. A situação dramática do país, entretanto, exige uma solução urgente. É fundamental realizar-se eleição presidencial imediatamente, para que o povo escolha um governo com legitimidade e apoio social para recuperar o Brasil.

O país não agüenta esperar o encerramento de um processo demorado de impeachment. A incerteza política agravará sobremaneira a crise atual. A única contribuição positiva que Temer poderia dar neste momento grave seria a renúncia, para a convocação de eleições diretas já!

Veja também:

Lindbergh: Saída de Geddel não resolve a crise que envolve o presidente Temer 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Luiz Carlos P. Oliveira

Pode ser. Delcidio era do PSDB e participava da roubalheira na Petrobrás. Quando Lula ganhou a eleição ele mudou para o PT e continuou com sua influência na petroleira. É um xadrez tão dificil que nem Bob Fischer ou o Karpov entenderiam. Existem mais coisas no céu de Brasilia além dos aviões de carreira. O tempo vai desenterrar das profundezas o que realmente acontece lá.

FrancoAtirador

.
.
Neste Exato Instante,
Fidel está em 6 (Seis)

dos 10 Top Trends
do Twitter Mundial:
.
.
Assuntos do Momento: Mundial

Fidel Castro
692 mil Tweets

#Cuba
63,7 mil Tweets

#HastaSiempreComandante
7.326 Tweets

#一発でバレる嘘言う
15,6 mil Tweets

#العرس_الديمقراطي
5.759 Tweets

#당신은_집사와메이드_어느쪽
3.615 Tweets

Raul Castro
59,2 mil Tweets

Hasta la Victoria Siempre
11,9 mil Tweets

R-TYPE
14,2 mil Tweets

キューバ
43,4 mil Tweets

© 2016 Twitter

FrancoAtirador

.
.
“A Idéias Não Necessitam das Armas
na Medida em que sejam Capazes
de Conquistar as Grandes Massas”

FIDEL CASTRO
Líder Latino-Americano

https://actualidad.rt.com/actualidad/224515-celebres-frases-fidel-castro
.
.

FrancoAtirador

.
.
E aí a Corrente do ‘Bem’
Da Mídia Jabá do PSDB
Elege o GenerAlckmin.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Sem Revolta Popular
    Não Haverá Solução
    Contra o Monopólio.
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    “O Aumento dos Plebiscitos e Referendos pelo Ocidente

    Reflete Muito Mais a Crise da Democracia Representativa

    do que o Avanço dos Mecanismos de Democracia Direta.

    Yanina Welp
    Diretora para América Latina do Centro de Investigação
    Sobre Democracia Direta da Universidade de Zurique
    Após Análises das Principais Convocatórias de 2016.

    https://mundo.sputniknews.com/entrevistas/201611261065118818-referendos-demuestran-fallos-democracia-representativa/
    .
    .

Vivi

Não dá mais tempo para uma eleição direta ainda esse ano!
Precisamos pressionar o STF a ANULAR o impeachment de Dilma!

Marivaldo

Cabe ao povo escolher um novo presidente não podemos deixar este congresso de ladrões notar outro canalha ladrão no planalto. Fora traíra direto pra cadeia.

Marcelo Gaúcho

Diretas Já SEM Globo.
Tira a Globo do ar, pois ela manipula.

Bel

Estão notando o que eu estou notando? Aí tem MAIS coisa do que uma gravação do Calero. Em 2010, foi candidato a deputado federal, na campanha de José Serra, pelo PSDB. P-S-D-B. Apesar do serviço prestado á nação, será Calero amigo de Aécio Neves? Parece briga entre dois partidos políticos que tramaram para tirar Dilma a todo custo. E será que tem alguém orientando Calero? Quem será que será? Hummm…

    Eu

    Parabéns pelo lúcido comentário. Eu vinha achando que, a partir da citação ao usurpador à imprensa, a exposição buscada pelo ex-ministro estava ficando formado padrão, até por ser ele um dos escolhidos do gabinete golpista. Imaginava que fosse medo de ver-se arrolado em (mais) um dos escândalos desta impostura atualmente mandatária da Nação, mas é simbólico o fato dele ter tantas ligações com o partideco emplumado. Talvez seja mesmo mais um movimento no tabuleiro do xadrez partidário, na luta pelo butim. De toda forma, este movimento pode reverter favoravelmente à oposição ao golpe, agora mais que nunca é hora de encampar o grito por eleições diretas já. Saudações!

Deixe seu comentário

Leia também