Janio de Freitas: ‘Governos petistas’ esvaziam PT

Tempo de leitura: 3 min

Ensaio da posse de Dilma - Agencia Brasil

Ensaio da posse da presidenta Dilma Rousseff. Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

A festa dos desalentos

por Janio de Freitas, na Folha de S. Paulo

O ensaio, na tarde dominical, foi mais autêntico: não tinha povo. Para a posse, o PT providencia a ida de centenas de ônibus, há quem fale em 800 deles, que levem a Brasília forasteiros em milhares suficientes para o que deve ser uma posse presidencial petista.

Mas, a poucas horas dessa posse, o PT ainda luta pelo reconhecimento ao seu direito de uma presença menos inadequada ao novo “governo petista”.

O PT se esvazia. Os “governos petistas” esvaziam o PT.

Os “governos petistas” servem ao PMDB, proporcionam-lhe a nutrição que trouxe de volta o seu predomínio político, perdido quando o governo do PSDB entregou-se ao PFL, o hoje comatoso DEM.

A militância petista míngua, no corpo e no espírito.

Com suas bandeiras relegadas e até contestadas pelos “governos petistas”, nas eleições a militância exibiu a que está reduzida: no seu território, São Paulo, não foi capaz de mobilizar-se, de ser parte efetiva da disputa.

Não para enfrentar as dificuldades paulistas dos candidatos do seu partido à Presidência e ao governo estadual, mas para não ser, como foi, com seu alheamento, a causa fundamental dessas dificuldades.

Os chamados movimentos sociais sentiram os efeitos do desalento petista.

Com a recusa a ser petistas nos “governos petistas”, mesmo em atitudes tão simples como prestigiar o PT no Congresso, Lula e Dilma fizeram o mesmo por modos e em graus diferentes: Lula conteve os movimentos sociais, Dilma desconheceu-os.

Podem ser 800 ônibus, até mais, é provável que lotados. Mas não será o PT viajando neles.

É só aquela lembrança de militância petista, é uma representação da militância que não se moveu nas eleições, porque não foi reconhecida nem reconheceu os “governos petistas”. É uma presença simbólica dos movimentos sociais, imagino que saudosos de si mesmos.

São pessoas que esperariam ouvir falar, quando a eleita falou do novo governo, em ainda mais empregos, em distribuição da renda subindo, subindo, subindo muito mais, e o Minha Casa, Minha Vida se completando, e os empresários sendo chamados a gastar menos bilhões em casas no exterior e investir mais no seu país.

Não foi o que o PT ouviu.

Por certo, grande parte dos petistas e dos componentes de movimentos sociais nem entendeu o que ouviu, nas escolhas ministeriais auspiciosas para a direita e conservadores em geral.

Tudo sugere que a massa dos recém-empregados e dos beneficiados pelo assistencialismo entenderá pelo método prático. É o seu método histórico de aprendizado. Mas são muito diferentes o longo não receber e o perder ganhos. Ainda assim, às vezes dão no mesmo. Às vezes, não.

O que não foi dito quando esperado será dito nos discursos, é o que convém aos discursos dos vitoriosos. E Dilma Rousseff é vitoriosa.

À qual acrescenta uma explicação, para os que não entendem como lida com sua vitória: “Saber vencer é não ter medo de mudar a si próprio, mesmo que isso lhe cause algum desconforto”.

Essa, porém, é a sabedoria conveniente a quem perdeu, não a de quem venceu.

O perdedor é que não deve temer a lição da derrota, e aprender com a reprovação o que deve mudar para vencer.

A sabedoria do vencedor – e, nela, os valores éticos – consiste em ser coerente com o que disse e fez para obter o apoio que lhe deu a vitória.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

RILDO FERREIRA

Quem não é do PT não devia falar de seus militantes. Só acho!

Carlos

Está sendo criado um clima de pessimismo.
O ministério difere pouco dos outros ministérios dos anos anteriores.
Aliás há posturas corajosas.
Com essa forma de fazer política estamos revolucionando o Brasil, erradicar a fome era um sonho, colocar pobres na universidade era outro, tirar o NE da seca era outro.
Há uma revolução em curso no país, e nós estamos sistematicamente na pilha da direita!

Glaucia Oliveira

Janio,
tenho muito respeito e admiração ao que você escreve. Mas dessa vez, devo dizer-lhe que essas observações são circunscritas a São Paulo. O PT dos outros Estados mostrou sua força nas eleições; o de São Paulo continua agindo e pensando em si próprio. Morreu e esqueceram de enterrar.E mesmo assim querem ter todos os Ministérios que são do PT.

Carlos Solrac

O Jânio matou a pau, foi preciso.
Eu mesmo estou inconformado com esse ministério.
No segundo turno eu votei na Dilma e não no Aécio.
Se eu soubesse que ia ser assim teria anulado.

Julio Silveira

Dilma e a elite petista com direito ao poder ganharam, os militantes ideológicos otários, a raia miúda, perderam.

Urbano

… e recheado de tudo quanto há de ingrediente estragado da oposição centenária, inclusive os inúmeros náufragos resgatados do mar de lama ao longo do tempo. E com o naufrágio da barca furada do demo de uma vez por todas, mais parece a época do bipartidarismo de um dia desses. De exceção mesmo apenas uma cereja ou outra da cobertura; e isso até para não contrariar a regra, que deve ficar bem escondida e quieta, senão tchau abraço.

Macunaíma

Vamos aguardar a aprovação das medidas provisórias pelas quais o povo mais pobre terá que pagar a conta pelo déficit público. Sou PT, Lula e Dilma mas estou revoltado principalmente com a questão da pensão por morte. Quando me aposentei fui roubado em cerca de 40% pelo fator previdenciário, agora quando morrer ,minha viúva será roubada em 50%. Enquanto isso, os militares continuam deitando e rolando, com seus privilégios previdenciários intocáveis. Vejam que já fazem 150 anos que participaram de uma guerra (do Paraguai). De lá pra cá, só deram tiro ou em seus compatriotas ou em pombo. Com Mercadante na Casa Civil o governo Dilma está comprometido. Viva o Brasil! Viva a casa grande!

ana s.

Perfeito o texto de Jânio. Babando o ovo da direita, perde-se (ou ao menos enfraquece-se) o apoio da esquerda e continua-se apanhando da direta da mesmíssima maneira, nem um fiapo a menos. Tão cansada…

Correção: O texto não é perfeito não. A militância petista pode não ter funcionado em SP durante a campanha eleitoral, mas aqui em Pernambuco, por exemplo, ela levantou a cabeça e fez muito e bonito no segundo turno. Contra tudo e contra todos, considerando o rolo compressor eduardista no Estado – governo, prefeitura e obviamente 99% dos meios de comunicação explorando da forma mais baixa que se possa imaginar a morte do jovem caudilho. O rádio… Gente, o que é o rádio na campanha contra o PT? Acho que esse aspecto da campanha midiática anti-petista tem sido subestimado ou pouco abordado. É um escândalo!

Zilda

Por que não consigo mais enviar matérias do viomundo para amigos e militantes?

    abolicionista

    Chama-se jornalismo. Envie panfletos, prestam-se melhor a esse propósito. No jornalismo há autocrítica e fica tudo mais complicado…

Deixe seu comentário

Leia também