Janio de Freitas: Tese da divisão serve aos que buscam terceiro turno

Tempo de leitura: 3 min

IMG_6679

aécio em Pernambuco

Conta de dividir

A soma dos votos em Dilma e Aécio leva a 105,5 milhões; logo, o que está dividido são os votos, não o país

por Janio de Freitas, na Folha de S. Paulo

Entre as incontáveis confusões propaladas a respeito da eleição presidencial, já se tornou lugar-comum a afirmação de que o Brasil dividiu-se ao meio. Afirmação que vem de antes da votação, induzida pelas pesquisas, e dada como definitiva e comprovada pela proximidade dos 51,64% de votos em Dilma e 48,36% em Aécio, ou 54,5 milhões para ela e 51 milhões para ele. Mas o tal país dividido em dois não existe. Ao menos no Brasil.

A soma dos votos em Dilma e Aécio leva a 105,5 milhões de eleitores, equivalentes à metade da população, também em número redondo, de 200 milhões. Logo, o que está dividido ao meio, ou quase, são os votos, não o país. No qual os 51 milhões de Aécio correspondem a 1/4 da população. O mesmo se dando com Dilma. E, portanto, nenhum deles dividindo o país em dois. Cada um é apenas metade da metade dos brasileiros. Além dos totais de eleitores que se aproximam, sobra outro tanto na população do Brasil.

Mas a ideia do país dividido ao meio, rachado, metade contra metade, é necessária. Como diz o velho slogan, “a luta continua” — tão consagrado quanto seu companheiro de derrotas “o povo unido jamais será vencido”. “Fora Lula”, “Fora PT”, “Fora Dilma” foram levados à urna por um símbolo físico, o símbolo que foi possível arranjar, nas circunstâncias ingratas.

Não sucumbem, porém, no desastre do seu representante ocasional. São uma ideia de força. E, mal a contagem concluíra, já um dublê de blogueiro e colunista político lançava, altissonante e global, o brado da beligerância: “O país está dividido e a culpa é do PT”. Beligerância ferida, sim, mas não de morte. Apenas no cotovelo.

Há que considerar ainda, na divisão do país, a quantidade imensa de eleitores que não se manifestaram por um nem por outro candidato. Os ausentes na votação foram 30,13 milhões. Os que anularam o voto, 5,21 milhões. Somados também os que deixaram o voto em branco, totalizam-se 37,27 milhões de eleitores. Ou 27,44% do eleitorado.

Excluídos os possíveis ausentes por morte, não é imaginável que esse povaréu, quase um quinto da população, seja desprovido de toda preferência com sentido político. A propaganda de divisão meio a meio os elimina do cômputo, mas existem e são comprovantes, também, do país multifacetado — como sempre.

As referências de Dilma ao diálogo aproximativo com a oposição e, de outra parte, o espírito da propaganda de país dividido são conflitantes. E não por um instante de sensibilidades contrárias de vitoriosos e derrotados. As divergências são de fundo, na percepção das necessidades e na prospecção de futuros do Brasil. A meta dos derrotados na urna continua a mesma. Os meios de buscá-la, também, se todos os recém-usados continuarem possíveis. E se não vierem a contar com outros, não menos conhecidos.

União, nem em Minas, onde foi feito o julgamento de Aécio, derrotado duas vezes por seus ex-governados. União, só a de Marina, do nome Eduardo Campos, da viúva Campos, de Aécio e do PSB para o vexame presunçoso de perder para Dilma por 70% a 30%, o 7 x 1 em versão eleitoral.

 Leia também:

Terceiro turno: A tentativa de enfiar o “mercado” goela abaixo de Dilma Rousseff


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nelson

Sinto pelos amigos, idealistas, que tenho no PSB, mas esse partido está querendo imitar o PMDB, que esta sempre dando um jeito de por cima, de beliscar uma “tetinha” do poder.

A ideologia foi prás “cucuias” e o velho guerreiro Arraes deve estar se revirando no túmulo.

O PSB estava no governo do Tarso, aqui no Rio Grande do Sul – com o vice, veja bem – e se “bandeou”, “de mala e cuia”, para o lado do Sartori.

Agora, o Sr Beto Albuquerque – para mim, já de triste memória -, que aparece em uma das fotos acima, negocia uma “boquinha” como secretário no novo governo do PMDB.

Mauro Chazanas

Bom, vamos às questões práticas: se dividir mesmo o paīs vai ter tempo pra paulista nascido, criado e vivendo em São Paulo como eu se mandar daqui? Se eu quiser voltar só pra ver um jogo ou outro na Vila Belmiro, eu poderei? Levo água de casa. Aliás, por falar em futebol, poderia existir uma competição em homenagem a esse movimento separatista: Taça Ridículos da América.

José C. Filho

Lukas, meu filho, este jogo está 4X0 pró PT. Certamente, será “5” em 2018 se o LULA resolver jogar. O outro time é seletivo e muito sujo, não conquista a maioria dos “torcedores”.

FrancoAtirador

.
.
AQUARELA DO BRASIL

Eleições Presidenciais 2014

DE ONDE VIERAM OS 51,64%,

MAIS DE 54 MILHÕES DE VOTOS,

QUE REELEGERAM DILMA VANA…

Proporcionalmente Por Região:

Nordeste = 37,0%

SUDESTE = 36,5% [!!!]

SUL = 12,5%

NORTE = 8,0%

CENTRO-OESTE = 6,0%

(http://imgur.com/UU4oJxy)
agoraeserio.com.br/images/2014%20imagens/dilmaresultadoo.png
.
.
O BRASIL É DE TODOS

E A PRESIDENTE TAMBÉM.
.
.

Helenita

Azenha, o eleitorado de Aécio não se compôs só de classe rica e os famosos “intelectuais”, de que o PSDB se vangloria… É desconcertante, é triste, ter visto pessoas pobres, semi-analfabetas, trabalhadores braçais, vigilantes etc, dizendo que iam votar no Aécio “porque a Dilma já tinha ficado muito”, “porque é preciso mudar”, porque tinha “corrupção na Petrobrás”, “porque a gasolina está cara”, “porque os presos do mensalão já estão soltos”; mas não tinham qualquer idéia de quem era o outro candidato, qual era sua postura no Congresso, o que ele pensa dos direitos trabalhistas etc… Iam votar e votaram apenas porque ouviram dizer todas essas coisas, só isso… É claro que muitíssimos pobres votaram em Aécio, às cegas, sem qualquer convicção. Vi o fundo do poço no dia em que um modestíssimo vigilante me afirmou que iria votar em Ronaldo Caiado para o Senado… Esses são os feudos, difíceis de acabar.

Gerson Carneiro

ATENÇÃO

Haverá recontagem de votos.
Está marcada para outubro de 2018.

NUNO PORTO DE SANTOS

Vou salientar um fato, para comentários: Em vários estados, a Dilma ganhou em TODAS as cidades!!! O candidato adversário, mesmo nos estados em que ganhou, perdeu em ALGUMAS cidades… A democracia deles é assim.

carlos

Eu queria agradecer aqui o esforço do povo carioca, e dos mineiros, dos Baianos, pernambucanos, Maranhense, Piauiense Norteriograndense, Paraibanos, Sergipanos e Alagoanos além é claro do meu querido Ceará, por termos juntos dado a vitória a Dilma
afinal de contas somos todos humanos, um abraço a todos.

Urbano

Os da oposição ao Brasil são perversamente escroques. Os pulhas governaram esse país, praticamente, por toda a vida; e a esquerda, nem por isso, nunca falou em dividir o Brasil.

Reinaldo José Mercador Dantas

O jogo foi jogado. Nós ganhamos. A democracia é assim. Respeite o voto da maioria. Até 2018. Tenho dito.

Antonio Passos

Temos de refutar de forma veemente esta tese que, penso eu, visa levar o Brasil à condição em que está a Venezuela, em permanente ebulição e sob ameaça de golpe. Nos EUA todas as eleições são divididas mas ninguém propala esta estupidez de divisão do país.

Léo

Essa divisão tem se propagado mais pelo ideário da direita, que da esquerda.
As pessoas não entenderam o “nós contra eles”. Nós contra a mídia, sim. Para quem não acompanhou, não puderam vê ou estava cego de ódio disseminado pelo senador que desde a década de 70 nunca fez um único projeto em beneficio do país. que ouve um silencio sobre a Petrobras diante do surgimento do PSDB no escândalo da empresa, nas afirmações que pode ter havido desvios desde o inicio dos 90 até hoje.

ayrton

O PT bateu bateu que era nós contra eles. E agora para governar vem com essa lorota. Ah, tenha santa paciência.

Bacellar

Voltando do trabalho umas 20:00h peguei um transito atípico pro horário na entrada da Av.Paulista….ouvi gritos e batuques ao longe e vi sirenes…Pensei xiii…

Fecharam duas pistas da Paulista pra uma manifestação pedindo o impeachment da Dilma, PM fazendo a escolta….A hora que finalmente consegui passar do lado da manifestação, se é que podemos chamar assim, oq eu vi? 20 gatos pingados!!! Isso mesmo 20 indivíduos! Vintinho! E a PM fechou pistas da Paulista…

Imaginem se fossem 20 esquerdistas pedindo o impeachment do Alckmin? Borracha!

Precisamos ficar de olho na PMSP! Foi um dos pilares da desestabilização em 2013. Está infestada até a medula de fascistas e golpistas. Vai ser um ator político importante nos próximos 4 anos. Quem não tem militância vai de PM, sistema judiciário, mídia reaça e empresariado golpista…

jose ademar

Nas eleições dos Estados Unidos de 2004,por exemplo,George W.Bush obteve 3.012.166 milhões de votos de vantagem sobre John kerry e até hoje não se tem nenhuma piada dessas da marca de Merval de Paiva,do cantor sertanejo Lobão,revista Veja,etc,etc,de impeachment e olha que isso nem se compara com as eleições americanas de 1960 e 2000,que foram mais acirradas ainda inclusive com suspeitas de fraudes.Recomendo também aos coxinhas de junho e julho estudar um pouco sobre as eleições presidências na França com maior ênfase em segundo turno para eles verem o quanto estão atrasados aqui no Brasil brasileiro.

Lukas

Parece que agora o NÓS CONTRA ELES do PT não serve mais.

Estranho…

    João Almeida

    O “nós contra eles” propagando pela esquerda se chama luta de classes. E ela existe! Queira nós ou não.
    Agora, essa divisão forçada do Brasil por região, isso não ecziste – como diria o padre Quevedo.

    emerson57

    Sr. Lukas,
    Acaso o sr. não saiba,
    o PT ganhou o jogo.
    O próximo está marcado para 2018.
    abraço.

    Lukas

    Este jogo NUNCA acaba.

Deixe seu comentário

Leia também